SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

Brasil tem mais de 30 mil câmeras corporais em uso por policiais

Dados são de levantamento feito pelo Ministério da Justiça.

Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil tem mais de 30 mil câmeras corporais em uso por policiais
Rovena Rosa/Agência Brasil
Mais de 30 mil câmeras corporais estão em uso por policiais e guardas municipais de todo o país, segundo levantamento feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os equipamentos são usados em fardas dos agentes das forças de segurança para gravar ações e proteger tanto os cidadãos quanto os próprios policiais.

O levantamento é parte de um diagnóstico feito pelo MJSP, em parceria com universidades, para traçar um quadro sobre o cenário atual do uso das câmeras (também conhecidas pelo nome em inglês, bodycams) no país. De acordo com o ministério, até agosto, 26 unidades da federação já estavam usando o equipamento ou se preparando para começar sua utilização.

Três estados estão com o uso mais difundido, segundo o MJSP: São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Além desses, em outros quatro estados, o processo de implementação já começou: Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima e Rondônia. Minas, por exemplo, está em uma fase de projeto-piloto, com o uso experimental de mil câmeras.

Apenas Mato Grosso ainda não planeja adquirir os equipamentos. Prefeituras, como a de Curitiba, já estão usando as câmeras em suas guardas municipais. A capital paranaense tem cerca de 500 equipamentos em uso.

O ministério deve divulgar, em novembro, uma diretriz nacional para o uso dessas câmeras. O documento deve trazer informações sobre processos como tempo de gravação, rotinas, quem pode acessar as imagens e como essas gravações podem ser guardadas e compartilhadas.

As diretrizes não serão obrigatórias para estados e municípios, já que eles continuarão tendo autonomia para criar suas próprias regras para o uso das câmeras, mas servirão como parâmetro para as forças federais e para financiamentos à compra desses equipamentos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, ajudou a reduzir violência policial,trazendo resultados emblemáticos.
Uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares do estado de São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil

Além das diretrizes para o uso das câmeras, o MJSP está elaborando uma normal de padronização e certificação para esses equipamentos, com critérios técnicos para auxiliar estados e municípios em seus processos de aquisição das câmeras. Também serão oferecidos treinamentos para a operação dessa tecnologia e avaliações do impacto de sua adoção no país.

Juntas, essas ações fazem parte de um projeto nacional de câmeras corporais do governo federal. “A ideia é melhorar a legitimidade e a confiança das pessoas nas polícias. É fazer com que as polícias sejam vistas de uma outra forma. E isso só será possível por meio da melhoria da qualidade do trabalho”, afirma o coordenador-geral de Governança e Gestão do Sistema Único de Segurança Pública, Márcio Mattos.

Segurança de dados

Um dos pontos que constarão na diretriz nacional é a segurança da custódia das imagens, a fim de que possa ser garantida sua integridade e posterior uso em processos judiciais.

“Como é que eu compartilho os dados das câmeras corporais com outras instituições como Ministério Público, Poder Judiciário, defensorias garantindo a integridade das evidências? Porque, se eu perco a integridade dessas evidências, seu valor como prova num processo judicial deixa de existir”, afirma Mattos.

Pedro Saliba, coordenador da Data Privacy Brasil, organização que tem pesquisado o uso dos dados das câmeras corporais, afirma que é preciso demonstrar tecnicamente que as imagens originais estão preservadas.

“Você tem que salvar essas imagens de forma que você consiga demonstrar tecnicamente que essas imagens não foram editadas ou adulteradas de alguma forma. Para isso, a gente precisa de requisitos técnicos específicos”, explica.

Saliba destaca o caso recente de um policial que tentou usar as imagens das câmeras corporais para se defender de um processo judicial. As provas, no entanto, não foram aceitas pela Justiça porque havia indícios de que as imagens tinham sido manipuladas.

O coordenador também que é preciso definir critérios como a possibilidade de registrar a localização de onde as imagens foram gravadas e o controle remoto desses vídeos, por meio de sistemas como transmissão ao vivo.

Na Operação Maré, iniciada na última segunda-feira (9) no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, vários policiais usavam as câmeras corporais. As imagens eram transmitidas ao vivo para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde eram acompanhadas por outros agentes e autoridades.

“A gente tem que pensar na privacidade dos agentes policiais também. Que parâmetros serão estabelecidos para acionar as imagens remotamente? A gente se questiona também como está sendo feita a proteção desses dados do GPS. Porque potencialmente há um risco. Algum incidente de segurança pode, por exemplo, expor a estratégia de inteligência da Polícia Militar. Ou pode haver alguma perseguição política com relação a um agente policial específico”, explica Saliba.

O Instituto Sou da Paz é outra organização que estuda a implantação de câmeras corporais no país. Recentemente, publicou uma nota técnica sobre o uso desses equipamentos.

Para a diretora executiva do instituto, Carolina Ricardo, é preciso haver um controle sobre quem acessa as imagens. Isso é importante para garantir tanto a privacidade dos policiais quanto a integridade desses vídeos como provas.

“Essa imagem não é pública. Ela é uma imagem que, a princípio, está no banco de dados da Polícia Militar. Existem órgãos que podem acessar, que são órgãos do sistema de Justiça. [E para esses órgãos] vale a mesma coisa em termos de rastreamento. Quem usou, quem acessou, quando”, destaca.

“Você precisa ter a dificuldade de baixar a imagem. Essas imagens não são facilmente baixadas, elas são acessíveis no sistema. Ter um sistema de segurança é muito importante na hora de armazenar. E aí você garante que essas imagens vão ser acessadas por, enfim, órgãos jurisdicionais que têm atribuição legal para isso”, completa Carolina.

Direitos dos cidadãos

Outro ponto que precisa ser discutido, na avaliação dos especialistas, é o uso que será feito dessas imagens, uma vez que são gravadas e armazenadas. Pedro Saliba destaca, por exemplo, que há uma discussão sobre se imagens gravadas em uma situação poderiam ser usadas em processos não relacionados à ocorrência que motivou aquela gravação.

Ele explica que nos Estados Unidos houve o caso de imagens capturadas durante o atendimento a uma ocorrência de violência doméstica que foram usadas posteriormente em um processo de tráfico de drogas contra o irmão da vítima.

Saliba também ressalta que o uso dessas imagens pela imprensa deve ser discutido. “Se a imprensa quiser ter acesso às imagens de câmeras corporais por conta de um fato relevante de interesse público, a gente tem que pensar como essas imagens podem ou não ser disponibilizadas. A gente tem que pensar também que as imagens dessas câmeras corporais não podem servir para a espetacularização da violência. A gente vê muito nas plataformas digitais imagens de violência gerando engajamento e principalmente gerando recursos financeiros.”

Já Carolina Ricardo destaca que é preciso tomar cuidado com tecnologias cujos usos na segurança pública geram debates e polêmicas, como o reconhecimento facial e a criação de bancos de imagens de suspeitos (para reconhecimento por vítimas de crimes).

“A gente precisa ter muito cuidado e é preciso que a gente pare a discussão e nem avance. Acho que a gente não tem maturidade nem para avançar mesmo na tecnologia de câmera para monitorar placas de carro. A gente precisa avançar muito na implantação das câmeras como elas são hoje. Elas ainda estão numa grande fase de testes”, disse a diretora do Sou da Paz.

Paulo Cruz Terra, professor de história da Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa a reação de movimentos sociais a tecnologias de inteligência aplicada à segurança pública, como o reconhecimento facial. Segundo ele, historicamente, governos e sociedades costumam acreditar que a tecnologia pode resolver todos os problemas.

“Existe uma visão da sociedade, de forma geral, que costuma atribuir sentido quase mágico à tecnologia. Ela é apresentada por parte do poder público como capaz de solucionar os problemas”, explica Terra.

No entanto, há sempre uma preocupação com o uso incorreto que pode ser feito com essa tecnologia.

“É importante relacionar à própria história que a polícia tem no nosso país. É interessante perceber como os ativistas relacionam, por exemplo, a tecnologia de reconhecimento facial com o racismo presente na história.”

Mesmo com a necessidade de discutir regras e procedimentos para garantir a segurança de dados e seu uso correto, tanto Saliba quanto Carolina acreditam que as câmeras são importantes para proteger os cidadãos de abusos da polícia quanto para defender o próprio policial de falsas denúncias.

“Nesse momento, o grande prejuízo à população é não ter a câmera. Agora você tem como comprovar fatos que antes você só tinha a palavra da polícia da própria polícia. Você tem uma testemunha eletrônica desses fatos”, afirma Saliba.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sala do Empreendedor reforça apoio e agiliza serviços para abertura e regularização de negócios em Porto Velho

Sala do Empreendedor reforça apoio e agiliza serviços para abertura e regularização de negócios em Porto Velho

Espaço oferece orientação, capacitação, emissão de documentos e acesso ao crédito para empreendedores da capital
L

Nova 364 terá 20 pontos de intervenção na rodovia até sábado

Frentes de trabalho irão operar em Pare e Siga entre Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná
L

Leitura Finalizada: Um Experimento de Amor em Nova York — romance lento, mas envolvente

Spin-off de Uma Farsa de Amor na Espanha, novo livro de Elena Armas entrega romance lento, divertido e apaixonante com personagens cativantes.
L
Coleta Itinerante reúne 198 voluntários e coleta 183 bolsas de sangue em São Miguel do Guaporé

Coleta Itinerante reúne 198 voluntários e coleta 183 bolsas de sangue em São Miguel do Guaporé

Ação do governo de Rondônia também registrou 12 novos cadastros de medula e reforçou estoques da hemorrede estadual
L
Selo Unicef: Porto Velho realiza o 1º Fórum Comunitário da edição 2025/2028

Selo Unicef: Porto Velho realiza o 1º Fórum Comunitário da edição 2025/2028

Evento reúne comunidade e gestores para aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alerta em Rondônia: Inpe e CPTEC preveem chuvas intensas para os dias 25 e 26

A partir do norte de Porto Velho, áreas das regiões sudoeste e sudeste serão progressivamente afetadas por chuvas de nível 2 e 3. Esta última, com precipitações mais preocupantes no noroeste, aumenta a possibilidade de ocorrência em setores da capital.
L
Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Defesa tem até o fim desta segunda-feira para apresentar embargos de declaração.
L
Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

Horóscopo de segunda-feira, 24/11/2025: confira o que os astros revelam para cada signo

A segunda-feira, 24 de novembro de 2025, inicia a semana com uma combinação energética voltada para foco, reorganização e decisões importantes.
L
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente, que foi detido após tentar violar a tornozeleira eletrônica. A ministra Cármen Lúcia tem até as 20h para concluir o julgamento virtual.
L
Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro na Polícia Federal

Moraes autoriza visita de filhos de Bolsonaro na Polícia Federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro o visitem na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília. O ex-presidente está em prisão preventiva desde o último sábado (22).
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhorias no atendimento da Sefin em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa cobra melhorias no atendimento da Sefin em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca reclamações de empresários da Pérola do Mamoré e pede reforço urgente no quadro da Secretaria de Finanças
L
Bagattoli entrega maquinário para apoiar pequenos produtores de Vilhena

Bagattoli entrega maquinário para apoiar pequenos produtores de Vilhena

Senador entrega três tratores e duas carregadeiras e investe na capacitação técnica de associações rurais do município.
L
Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

O objetivo foi atestar as condições precárias do local e solicitar o encascalhamento e a compactação imediata da via.
L
Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Em Joanesburgo, Lula alerta para o risco de colonialismo digital e reforça que países com reservas minerais devem ter protagonismo na transição energética.
L
Lula destaca força do multilateralismo após G20 na África do Sul

Lula destaca força do multilateralismo após G20 na África do Sul

Em Joanesburgo, Lula reforça a vitalidade do multilateralismo e confirma que o acordo Mercosul-União Europeia será assinado em 20 de dezembro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Vítima não identificada sofreu queda na via rural e morreu antes da chegada do socorro.
18
Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) recebeu a comunicação do desaparecimento de uma jovem de 12 anos neste domingo (23). O trabalho de investigação resultou na localização da vítima e na prisão em flagrante do homem que a acompanhava.
16
Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de "luva cadavérica"

Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de “luva cadavérica”

O Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICCECF) usou a técnica da “luva cadavérica” para obter as impressões digitais de um corpo em avançado estado de decomposição, encontrado no município de Camutama (AM). O confronto papiloscópico confirmou a identidade do indivíduo.
18
Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

A Polícia Militar de Ji-Paraná prendeu um suspeito após ele atirar em um homem que buscou abrigo em uma igreja. Na residência do criminoso, que usava tornozeleira eletrônica, a PM encontrou arma artesanal, munições e uma balança de precisão, reforçando a suspeita de tráfico.
12
Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Uma motocicleta Honda CG 160 Fan, furtada horas antes, foi localizada e recuperada pela Polícia Militar (PM) de Jaru na manhã deste domingo (23). O veículo foi encontrado abandonado após a denúncia de um morador.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Ação educativa reforça prevenção ao Aedes aegypti e transforma crianças em multiplicadoras de informação
L
Onix LTZ 2016 em Excelente Estado na Zé Veículos

Onix LTZ 2016 em Excelente Estado na Zé Veículos

Conforto, economia e estilo para o seu dia a dia.
L
USF Três Marias promove ação com grupos de motociclistas para reforçar prevenção ao câncer de próstata

USF Três Marias promove ação com grupos de motociclistas para reforçar prevenção ao câncer de próstata

Atividade do Novembro Azul reuniu integrantes dos grupos Claveiras e Insanos e destacou a importância do exame preventivo
L

Requerimento da Licença e Outorga: CONSORCIO INFINITY

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGAS de uso recursos hídricos
L
Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Ação na Fhemeron reúne doadores, equipes de saúde e voluntários em manhã dedicada ao acolhimento e à conscientização
L
Cadastro Único movimenta União Bandeirantes com mais de 180 atendimentos

Cadastro Único movimenta União Bandeirantes com mais de 180 atendimentos

Serviços itinerantes fortalecem inclusão social e garantem atualização de benefícios no distrito
L
Comerciantes e moradores destacam redução dos alagamentos na Av. Rio de Janeiro com Guaporé

Comerciantes e moradores destacam redução dos alagamentos na Av. Rio de Janeiro com Guaporé

Intervenções da Prefeitura aceleram o escoamento da água e mudam rotina de quem vive e trabalha na região
L
IFRO realiza seminário sobre Relações Étnico-Raciais e Literatura na Educação Profissional

IFRO realiza seminário sobre Relações Étnico-Raciais e Literatura na Educação Profissional

Escritora indígena Eva Potiguara será a convidada especial do evento em Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho participa do projeto “Agevisa em Ação”

Prefeitura de Porto Velho participa do projeto “Agevisa em Ação”

Ação realizada em alusão ao Dia Mundial do Diabetes levou serviços de saúde e cidadania a comunidades da capital.
L
Natal Porto Velho Luz é inaugurado com transmissão ao vivo

Natal Porto Velho Luz é inaugurado com transmissão ao vivo

Prefeitura leva estreia do evento para a população pela internet, garantindo acesso em tempo real aos principais momentos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.