SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

Não tem solução? País registra 600 assassinatos de mulheres em seis meses. Em Rondônia, foram sete mortes

PERGUNTINHA: Qual sua opinião sobre decisão do governo brasileiro de cortar mais de 708 milhões de reais do orçamento de 2024, o que representa mais de 31 por cento a menos, que eram destinados no combate à criminalidade em todo o país?

Por Sergio Pires/NewsRondonia - 35

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA – QUARTA-FEIRA - 13.09.2023
Foto - Assessoria/ Sérgio Pires

Por Sérgio Pires 

NÃO TEM SOLUÇÃO? PAÍS REGISTRA 600 ASSASSINATOS DE MULHERES EM SEIS MESES. EM RONDÔNIA, FORAM SETE MORTES

Como prevenir um caso desses? O marido vai com a mulher numa festa. Ela fica alegre, canta, dança, ri, conversa com várias pessoas. Vive um pouco. Possesso, tomado por um ciúme doentio, o homem pega uma arma e mata a mulher. A sangue frio. Na frente de várias testemunhas. O fato que ocorreu neste final de semana em Candeias do Jamari, foi apenas mais um ato de brutalidade, que ainda coloca Rondônia como campeã nacional de feminicídio, o apelido dado ao assassinato de mulheres, neste país que adora mudar o nome das coisas, como se isso fosse mudar também a triste realidade. Infelizmente não muda, apenas alegra quem adora inventar expressões do politicamente correto, que nada resolvem. A morte em Candeias foi apenas mais uma, entre as 600 registradas no Brasil apenas no primeiro semestre do ano. Mas não foi Rondônia que entrou para este mapa da violência brutal contra elas, nos colocando proporcionalmente nesta triste realidade, com números assustadores. No Ceará, por exemplo, de janeiro a junho, foram mortas nada menos do que 100 mulheres. Alguns dos crimes por motivos fúteis, mas sempre envolvendo ciúme, amor possessivo e doentio, mas, em todos os casos, a mais pura das covardias. Mesmo com leis mais duras, mesmo com ações mais concretas, como pedem, por exemplo, as deputadas estaduais rondonienses Ieda Chaves e Cláudia de Jesus, em pesados pronunciamentos no parlamento, nada detém os assassinos e sua sanguinária covardia.

No ano passado, Rondônia liderou o lamentável ranking de assassinatos de mulheres, com 3,1 casos para cada 100 mil habitantes. Neste ano, a segurança pública registra uma diminuição no número deste tipo de crime. No ano passado, chegamos ao triste total de 23 mortes brutais de mulheres. Neste primeiro semestre, de janeiro a junho, foram sete e a Sesdec diz que trabalha muito para que, no final deste ano, estes crimes tenham caído significativamente. Mas, mesmo que as estatísticas melhorem, como prevenir mortes como as de Candeias? Como saber que um marido tomado pelo ciúme vai ser tomado por um machismo incontrolável, ao ponto de executar sua companheira? A verdade é que, em todo o país, como aqui, ainda estamos longe de uma solução definitiva para tantas vidas destruídas.

HELICÓPTERO, CÃO FAREJADOR E UMA GRANDE EQUIPE DE BOMBEIROS SALVAM HOMEM SUMIDO UMA SEMANA, DENTRO DA SELVA

Foi um evento importante, infelizmente com pouca repercussão. A atuação dos bombeiros e outros organismos de segurança foram mobilizados para localizar um garimpeiro que estava desaparecido numa área da floresta durante quase uma semana. Durante quatro dias pelo menos, uma equipe de bombeiros, usando o helicóptero Falcon dois, percorreu vários trechos da mata, tentando encontrar o homem desaparecido. Todos corriam contra o tempo, porque havia informações de que ele estava doente e faminto. Além das ações pelo ar, uma equipe de vários membros do Corpo de Bombeiros fazia a procura a pé. Foi utilizado também um cão farejador, chamado Black e foi ele quem conseguiu encontrar a localização exata do garimpeiro doente, que estava numa rede, apenas bebendo água, mas sem ter comido nada durante sete dias. O homem foi colocado no helicóptero e levado imediatamente para tratamento médico. Seu estado é bom. O desaparecimento ocorreu na Serra Pacaás Novos, onde se localiza o Pico do Tracoá, o ponto mais alto registrado em nosso Estado, próximo ao município de Campo Novo.

ACORDO EM DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA TEM APOIO DO GOVERNO E PREFEITOS, IVO CASSOL É UMA DAS VOZES CONTRÁRIAS

 Em breve, será votado na Assembleia um projeto dos mais polêmicos. Ele permitirá uma renegociação das dívidas de grandes empresas com o Estado, com descontos que poderão chegar a até 80 por cento das multas e outras incidências financeiras, como é o caso do débito da Energisa. Há, contudo, vozes que criticam essa solução, como a do ex-governador Ivo Cassol. Ele diz ser favorável ao acordo, desde que seja descontado da dívida de quase 2 bilhões e 200 milhões de reais, já existente desde o tempo da extinta Ceron, pelo menos 1 bilhão e 200 milhões que a Caerd deve a agora empresa privada. O Governo do Estado e vários Prefeitos estão esperando um acordo, porque entraria, numa só negociação, nada menos do que 700 milhões de reais para os cofres do Estado, valor para a quitação de toda a dívida, com todos os descontos, que seriam distribuídos proporcionalmente aos municípios. O fato da dívida da Caerd não entrar no acordo é o pomo da discórdia. Por enquanto, o que se sabe é que o projeto estava pautado, mas acabou tendo a votação adiada, com pedido de vistas do deputado Afonso Cândido, de Ji-Paraná. Para o Governo, o acordo é positivo, mas as vozes contrárias, como a de Cassol, também são fortes.

LEI ELEITORAL PODE TER PACOTES DE MUDANÇAS QUE PERMITIRÁ ATÉ BOCA DE URNA DIGITAL NO DIA DA ELEIÇÃO

Ah, nossos políticos! Sempre se ressalvando as exceções, a imensa maioria vive em função do próprio umbigo e para os próprios interesses. Principalmente porque sempre estão de olho na próxima eleição, o evento mais importante do que qualquer outro, incluindo-se aí os grandes interesses nacionais. Por isso, não é surpresa o que está sendo tramado no Congresso, para mudar a legislação eleitoral e já valer para a disputa municipal de 2024. A toque de caixa, estão sendo discutidas mudanças como um pacote de profundas transformações na lei, que permita, por exemplo, o financiamento privado de campanha, a flexibilização da propaganda eleitoral, com a volta dos outdoors nas ruas e pinturas dos nomes dos candidatos e partidos em casas particulares. Afrouxamento na prestação de contas das campanhas e facilitação dos controles sobre uso do dinheiro público, estão no esquema. Há um esforço concentrado para que as mudanças sejam feitas em regime de urgência, porque se não forem votadas até 5 de outubro, não valerão mais para a disputa do ano que vem. Grande parte das mudanças vai representar um retrocesso na dura legislação atual, caso o pacote seja aprovado. Até algo parecido com “boca de urna digital” está também em cogitação. Ela permitiria que o candidato fizesse campanha pela internet até horas antes do fechamento das urnas. É o Brasil da classe política que nós escolhemos nas urnas.

SOMOS AMIGOS DE UM DITADOR CRUEL, QUE AGORA PEDE APOIO PARA QUE A VENEZUELA INGRESSE NO BRICS

O Brasil continua passando vergonha perante o mundo. Depois das trapalhadas do presidente Lula sobre a guerra Rússia e Ucrânica; do seu convite ao presidente Vladmir Putin para vir ao nosso país no ano que vem, sob a garantia que ele não será preso (depois teve que se autodesmentir, dizendo que é a Justiça quem decidirá isso!), foi a vez da ex-presidente Dilma Rousseff, dona do salário milionário comandando o  BRICS, de fazer feio na mídia, trocando abraços e apertos de mão com um dos mais odiados ditadores do Planeta, que está destruindo um país inteiro, de onde já fugiram mais de sete milhões de pessoas. Nícolas Maduro, convidado especial do governo ditador chinês para uma visita de alguns dias, encontrou dona Dilma e pediu a ela apoio para que a Venezuela ingresse no BRICS. Maduro tenta se manter no poder às custas da miséria do seu povo e da violência, usando até tanques de guerra contra a população civil, em caso de protestos. Seus opositores ou estão presos ou proibidos de disputar as eleições, por decisões de um Judiciário servil e partidário, comum nas ditaduras.  Elas não se criam num sistema em que o Judiciário é independente e cumpre a Constituição do país. O ditador venezuelano tem, na América do Sul, apenas o Brasil como aliado. Continua sendo um foragido para os Estados Unidos, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, entre outros crimes. Os americanos, contudo, através do governo Republicano, já teria proposto a Maduro em afrouxar a guerra contra ele, caso o ditador permita eleições livres em seu país. Quem acredita que ele topará?

SAFRA DA SOJA BATE NOVO RECORDE NO ESTADO, COM MAIS DE 2 MILHÕES DE TONELADAS COLHIDAS NA SAFRA 2022/2023

O agronegócio dá saltos em Rondônia, tornando nossa economia muito forte, graças a ele e mesmo com tudo o que está sendo feito, por órgãos ambientais do governo federal, para combatê-lo. E não é só a produção da carne da mais alta qualidade, que está conquistando o mercado internacional a prova disso. O crescimento das lavouras também está sendo um fator claro de expansão nos recursos que inundam nossa economia e ampliam nosso PIB. Neste ano, por exemplo, cresceremos mais de 18 por cento, se somarmos as colheitas de arroz, milho, algodão e soja. Só a produção de soja, para se ter ideia, trará como resultados algo em torno de 2 milhões e 36 mil toneladas colhidas. No ano passado, o total ficou próximo a 1 milhão e 668 mil toneladas. Ou seja, nossa colheita da safra 2022/2023 teve um aumento de 368 mil toneladas, ou 22 por cento a mais. Os dados são oficiais, da Conab. Os demais produtos também tiveram crescimento positivo. O governador Marcos Rocha comemora os números, destacando que sua administração tem sido parceira importante da nossa produção rural, através de uma série de ações, com investimentos significativos, comandadas pelo secretário da Agricultura, Luís Paulo.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: ACIR PODE ENTRAR NA LUTA EM JI-PARANÁ? E QUEM TENTARÁ IMPEDIR A REELEIÇÃO DE CARLA REDANO, EM ARIQUEMES?

A sucessão municipal nas principais cidades rondonienses já movimenta a política municipal. Em algumas localidades, a disputa deve ser acirrada, como em Ji-Paraná, onde os grupos políticos já se articulam. Por lá, os Gurgacz devem lançar um nome para concorrer. Não há ainda uma definição, mas o poderio econômico e político do grupo, certamente trará um candidato fortíssimo para o pleito. Será que o ex-senador Acir Gurgacz, que já foi Prefeito da sua cidade, aceitaria o desafio de voltar a comandá-la? O ex-prefeito Jesualdo Pires pode estar no páreo também, depois de dois mandatos de sucesso. Mas vão surgir, ainda, uma série de nomes de pretendentes. Já em Ariquemes, outra das mais importantes cidades rondonienses, a disputa tenderá a ser acirrada, embora a atual prefeita, Carla Redano, esteja muito bem no conceito da sua população, para mais um mandato. Mas vem gente forte por aí. Fala-se na possibilidade do deputado estadual Delegado Camargo entrar na briga, embora, ao menos até agora, ele negue a intenção. E o ex-prefeito e atual deputado federal Thiago Flores? Estaria em seus planos futuros voltar a comandar a cidade que o consagrou nas urnas? A movimentação recém está começando mas, ao menos até agora, afora Carla Redano, ainda não se definiu nenhum nome para a   rrida municipal de Ariquemes.

VOLTA DO REAJUSTE QUINZENAL DO PMPF SOBRE COMBUSTÍVEIS PODE ELEVAR CUSTO FINAL DA GASOLINA A CADA DUAS SEMANAS

Péssima notícia para os motoristas. Mudança na legislação, com a volta do PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor), determinado pelo governo federal, pode significar a volta do reajuste dos combustíveis a cada quinze dias. Projeto de Lei neste sentido está andando em regime de urgência para votação no Congresso. O Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis de Rondônia e de todo o país, estão se mobilizando para impedir que a proposta seja aprovada, porque ela poderá significar prejuízos para os empresários, mas muito mais para os consumidores. Aqui no Estado, a entidade que representa os donos de postos está mobilizada, tentando convencer nossa bancada federal a não aceitar a volta da cobrança dos tributos a cada duas semanas. É o retorno da famigerada pauta dos combustíveis, que poderá afetar significativamente a economia do país e o bolso dos consumidores. Acordos feitos pelo próprio governo brasileiro, na administração anterior, decidiram sobre a incidência do ICMS, um deles e, outro, o fim do PMPF, ambas ainda em vigor. Com a mudança, solicitada em regime de urgência ao Parlamento, a votação pode acontecer ainda nesta próxima semana e entrar em vigor de imediato. O setor de venda de   combustíveis ao consumidor final, ainda não tem um número exato do que essa medida pode representar no preço  nas bombas, mas não há dúvida que reajustes realizados em menores espaço de tempo, por causa da volta da tributação, cairá como pedra no bolso dos proprietários de veículos. Vamos esperar agora para ver no que vai dar.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ativistas do Pará relembram história da Marcha das Negras

Ativistas do Pará relembram história da Marcha das Negras

Ativistas paraenses resgatam a história da Marcha das Mulheres Negras e preparam nova mobilização em Brasília dez anos depois.
L

Brasil pagará pensão especial a filhos de vítimas de feminicídio a partir de dezembro

Benefício de um salário mínimo será destinado a órfãos menores que perderam a mãe por feminicídio, como forma de reparação social e econômica.
L
Horóscopo de sexta-feira, 21/11/2025: confira as previsões para cada signo

Horóscopo de sexta-feira, 21/11/2025: confira as previsões para cada signo

A sexta-feira, 21 de novembro de 2025, chega com um movimento astral que incentiva finalizações, ajustes emocionais e decisões práticas.
L
Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Agenda News: Chair Dance Experience Natal estreia em Porto Velho

Evento exclusivo para mulheres une coreografia natalina, conexão e diversão.
L
Natal Porto Velho Luz terá acesso antecipado para pessoas com deficiência no Parque da Cidade

Natal Porto Velho Luz terá acesso antecipado para pessoas com deficiência no Parque da Cidade

A abertura do Natal Porto Velho Luz Inclusivo será nesta sexta-feira (21), às 16h30, com entrada prioritária e ambiente adaptado para PCDs e neurodivergentes.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

Cadastro biométrico será obrigatório no INSS a partir de 21 de novembro para combater fraudes.
L
Receita libera consulta a restituições da malha fina

Receita libera consulta a restituições da malha fina

Receita libera consulta a restituições da malha fina
L
EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

Trump anuncia medida após conversa com Lula.
L

Incêndio atinge a Zona Azul da COP30 em Belém e provoca correria entre delegações

Fogo começou no início da tarde desta quinta (20) e foi controlado rapidamente; organização confirma 13 atendimentos por inalação de fumaça
L
Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos benefícios sociais exigirão RG Nacional a partir de maio de 2026

Novos beneficiários de programas sociais sem biometria cadastrada precisarão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) a partir de 1º de maio de 2026, conforme cronograma de modernização e combate a fraudes divulgado pelo Ministério da Gestão.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Emenda já reforça infraestrutura rural e garante avanço para famílias agricultoras.
L
Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Presidente vê redução de tarifas dos EUA como passo relevante e diz esperar “zerar celeuma” nas relações comerciais.
L
Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Presidente diz que decisão reforça respeito entre países.
L
PT questiona saída de Ramagem do país

PT questiona saída de Ramagem do país

Lindbergh aciona STF e Câmara sobre parlamentar condenado.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Câmara aprova mudanças penais e reacende debate na política de Rondônia

Propostas sobre crime organizado geram reação no STF e movimentam a política de Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Professora é assaltada no portão de casa após receber dinheiro na zona sul

Professora é assaltada no portão de casa após receber dinheiro na zona sul

A professora contou que estava em casa quando escutou alguém chamar no portão, e ao abrir foi rendida por dois bandidos. A dupla anunciou o roubo, dizendo saber que a vítima havia acabado de receber um dinheiro.
10

Mulher é importunada sexualmente dentro de posto de saúde no Ceará

O caso de assédio ocorreu em Nova Olinda (CE) na manhã desta quarta-feira (19/11), onde um homem se aproximou da vítima por trás, a agarrou e lambeu seu pescoço enquanto ela estava na fila.
16
Homem é atacado a facadas na zona leste

Homem é atacado a facadas na zona leste

Populares que passavam pelo local avistaram o rapaz caído no chão, sangrando bastante, e sem condições de falar quem teria cometido o crime ou a motivação.
14
PM prende dois homens por tráfico em ponto de venda no Bairro Roque

PM prende dois homens por tráfico em ponto de venda no Bairro Roque

Ação do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Ji-Paraná (RO), motivada por denúncia, resultou na prisão de Oseas B. e Cristian C., foragido da justiça, por tráfico de drogas, após um deles tentar se livrar da cocaína pela janela.
12
Caminhão carregado com toras tomba em Rondônia

Caminhão carregado com toras tomba em Rondônia

O acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira, 19 de novembro, no trevo que liga Jaru aos municípios de Theobroma e Governador Jorge Teixeira (RO). O veículo, que transportava toras de madeira, tombou ao tentar realizar o contorno.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO: Grêmio Carnavalesco e Recreativo Bloco Areal Folia

Data – 29 de novembro de 2025, às 09h00 – Rua Princesa Isabel nº 2137, Areal – PORTO VELHO/RO.
L
Bicampeão de asa-delta morre em acidente de parapente no Rio

Bicampeão de asa-delta morre em acidente de parapente no Rio

Piloto Philip Haegler sofreu colisão após salto na Pedra Bonita.
L
Novo prédio da Emater-RO fortalece assistência técnica em Rolim de Moura

Novo prédio da Emater-RO fortalece assistência técnica em Rolim de Moura

Estrutura moderna amplia atendimento aos agricultores da Zona da Mata.
L
Estudantes-atletas de Rondônia brilham nas Paralimpíadas Escolares

Estudantes-atletas de Rondônia brilham nas Paralimpíadas Escolares

Jovens representam o estado com dedicação e superação.
L

Edital de Convocação – AGE: Associação dos Policiais e Servidores da 1ª Delegacia e Sede SRPRF/RO – APOSER

Data – 29/11/2025 – BR 364 km 698 ( atras Posto PRF) Porto Velho/RO
L
COP30 retoma atividades após incêndio na Zona Azul

COP30 retoma atividades após incêndio na Zona Azul

Trabalhos da COP30 seguem nesta sexta, mas incêndio deve estender negociações.
L
Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Sinara Rúbia diz ser “pantera negra do meu tempo”

Gestora do Muhcab relata trajetória, ativismo e criação da performance Panteras Negras no Rio de Janeiro.
L

Pastor é preso por estuprar enteadas gêmeas por cerca de dez anos

A prisão do pastor ocorreu em Guaratiba, realizada pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande, após uma das vítimas, de 15 anos, denunciar os abusos à mãe.
16
Caixa paga Bolsa Família a inscritos com NIS final 5

Caixa paga Bolsa Família a inscritos com NIS final 5

Beneficiários com NIS final 5 recebem parcela de novembro do Bolsa Família, cujo valor médio neste mês é de R$ 683,28.
L
Homem morre em poço durante limpeza após possível inalação de gás tóxico

Homem morre em poço durante limpeza após possível inalação de gás tóxico

Fabio Ferreira de Oliveira, 44 anos, foi encontrado morto em um poço em Jaru (RO) na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, após descer para realizar um serviço de limpeza. A suspeita é que a causa da morte tenha sido a exposição a gases nocivos acumulados no local.
18
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.