QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

Rondon e o patriotismo: a celebração do 7 de setembro

O amor desse patriota supera em valor de inteligência, não pela sua ciência, mas por sua devoção à Pátria e à Humanidade que penetrou no Panteon da Imortalidade...

Por Lourismar Barroso, historiador e escritor - ƒ

Publicado em 

No decorrer de sua trajetória e jornada pelos sertões, Rondon sempre se deixou levar pelo princípio positivista/patriotismo e por sua inspiração a dois grandes mestres da sua vida militar, Benjamin Constant e Gomes Carneiro.

“O patriotismo de Rondon nada é diferente perante o sentimento, o homem se agita e a humanidade o conduz” (Rondon).

Na história eterna do dia 15 de novembro de 1889, quando naquela ocasião de realizou o projeto da República, tão sonhada e defendida por Benjamin Constant, relatou Rondon:

“fazendo-te ultrapassar-te a ti próprio para chegares a ser o patriota que soube por uma sedição militar a serviço dos anseios da jovem nacionalidade, tão nobremente expressos 218 Rondon, uma vida dedicada ao Brasil desde Tiradentes e reafirmados em José Bonifácio, o grande Andrada, esse arquiteto ousado que amassa um povo na robusta mão. Soubeste orientaste esses anseios no sentido da meta da evolução humana: a Fraternidade Universal”.

O amor desse patriota supera em valor de inteligência, não pela sua ciência, mas por sua devoção à Pátria e à Humanidade que penetrou no Panteon da Imortalidade: “O fundador da República, Benjamin Botelho de Magalhães, passou da vida objetiva à imortalidade no dia 22 de janeiro de 1891. Deixaste como ensinamento a Rondon o ideal de servir à Humanidade, servindo à Pátria e à família.

O segundo mestre Gomes Carneiro, era carinhosamente chamado por Rondon de mestre do sertão. Foi com ele que aprendeu a ser soldado, a edificar exemplos cívicos e militares, a ser dedicado ao serviço, inflexível nas maiores dificuldades e sofrimentos para nunca, ante o subordinado, revelar cansaço ou ignorância, porque só assim, dizias, será a autoridade do chefe mantida e respeitada as suas ordens.

“Foi contigo que aprendi a amar o índio, já meditando nas ordens que fizestes cumprir em sua defesa e proteção, ao longo da estrada marginada pela construção da linha telegráfica, onde o bororo mantinha suas aldeias”.

Para o patriota Rondon, o exemplo ensinado por seu mestre o de não insistir contra os avisos que os índios davam ao invasor de suas terras, antes de fazer sentir, materialmente, que sua presença não era aceita e ainda era desagradável.

Em seu gabinete de trabalho no Conselho Nacional dos Índios, Rondon tem em sua sala a figura no quadro de seus dois grandes mestres, sobre a sua cabeça ficava Gomes Carneiro e em sua frente, quando estava sentado, estava o de Benjamin Constant. Essas imagens presentes na vida de Rondon, era uma lembrança autêntica de seu compromisso para com à Pátria e a Humanidade. Seus princípios positivistas/patriotismo estavam estampados na memória daqueles dois quadros, que representava e muito para a vida do Marechal.

Quando se sentava e ficava de frente para a imagem de Benjamin Constant, Rondon todas as vezes que olhava para o quadro, refletia a nobreza moral do mestre, lembrava do timbre da voz que simplificava o seu comunicado, o que tornava um dos homens da mais encantadora presença.

Positivista desde os bancos da legendária Escola Militar, Rondon se tornou membro da Igreja Positivista do Brasil, contrariando os compromissos de ordem moral que lhe aparecia a todos os instantes, convencido que o positivismo teria uma evolução humana e que atingira os primeiros períodos da transição orgânica, não cabendo, portanto, a intervenção positivista nos destinos da política.

Segundo Augusto Comte, “todos os homens são, sobre tudo hoje, positivista, em graus diversos da evolução, que só resta completar, ou aquela que não vêm salvação fora do s sus respectivos credos”.

Dois fatores primordiais deram resultados ao positivismo adotado por Rondon: o primeiro foi a influência persuasiva de sua esposa, Dona Francisca, a quem são devidas as boas inspirações que moveram seu coração; o segundo foi a dedicação insuportável de uma plêiade brilhante de oficiais e civis, de soldados e de trabalhadores que foram o cérebro e o braço realizadores.

Rondon formulou e adotou o lema verdadeiramente religioso que foi a diretriz dos trabalhos de pacificação no serviço de Proteção aos Índios. Durantes as expedições pelos sertões, o patriotismo de Rondon fazia questão de posicionar seus homens em fileiras para cantar o hino nacional com o hasteamento da bandeira, maior símbolo da nossa pátria.

Lembrava aos seus subordinados que devemos sempre obedecer às leis da nação e a ela se curvar, respeitando nossos símbolos e enaltecendo a nossa pátria. O patriotismo do Rondon era adotado também nos aldeamentos por ele conquistado, uma maneira de contagiar desde as crianças aos mais velhos indígenas.

Os ensinamentos de Augusto Comte, levou o Brasil durante a República, a crença da aceitação de um pensamento nacional, um pensamento que pudesse unir todos conforme os princípios morais de sua filosofia, rica e coerente, mais também enérgica e mais generosa ao povo brasileiro.

Durante suas expedições, Rondon tomou como referência alguns valores sociais que o nortearia pelo resto de sua vida, chamados de princípios, esses valores orientavam a política indigenista desde 1910.

1º Princípio – morrer se preciso for matar nunca, foi formulada ainda no começo do século XX (1910), quando juntamente com sua equipe, rasgavam o sertão inexplorado, indo de encontro com dezenas de tribos indígenas, sempre com atitudes de paz, e se negava a revidar qualquer ataque. Rondon entendia que o homem branco naquele momento, estava invadindo as terras dos índios, o que faria dele e de sua equipe, criminosos casos matasse algum índio.

2º Princípio – respeito às tribos indígenas como povos independentes, que apesar de sua selvageria, tem seus próprios direitos de viver suas vidas espalhados pela floresta, de cultuar suas crenças e rituais, e de evoluírem de acordo com suas capacidades, sem se preocupar com compulsões de qualquer ordem ou princípios.

3º Princípio – garantir aos índios a posse das terras que habitam e são necessárias à sua sobrevivência. Muito embora esse princípio consta na nossa Constituição, figura dentre suas páginas como palavra eloquente. Na realidade o que temos visto são contínuas invasões das terras desse povo.

4º Princípio – assegurar aos índios a proteção direta do Estado, não como um ato de esmola ou de favor, mas como um direito garantido na constituição, e que o estado brasileiro possa assistir sua capacidade de competir com a sociedade dotada de tecnologia e muito superior ao seu território.

Toda sua luta em prol da defesa dos índios e de sua capacidade de competição, começou em 1910, quando foi criado o Serviço de Proteção aos Índios, o que lhe custou toda sua vida em devoção por 57 anos, 11 meses e 17 dias, servindo à Pátria e a humanidade como um autêntico positivista. Graças ao esforço de Rondon, temos ainda algumas centenas de milhares de índios ainda em território brasileiro.

O decreto nº 51.190 de 26 de abril de 1963, levou o Exército a proclamar Rondon como o Patrono da Arma de Comunicações. Em 1968, o Ministério da Educação e Cultura criou o Projeto Rondon, com a finalidade de promover estágios de serviço de estudantes universitários em áreas do interior do país.

O Dia Nacional das Comunicações foi criado em 05 de maio de 1971, em homenagem a Marechal Cândido Rondon “que levou as comunicações e o atendimento a distantes pontos do país”.

Nas expedições, implantou o telégrafo, nosso primeiro sistema de telecomunicações, nas regiões isoladas como o Centro-Oeste e Norte, conseguindo integrar dois “brasis”, o “Brasil do litoral” com o “Brasil do interior”.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar entrega do BPC a pessoas com deficiência

Prefeitura de Porto Velho e INSS unem forças para acelerar entrega do BPC a pessoas com deficiência

Mutirão vai atender 200 crianças das zonas Leste e Norte da capital, reduzindo a fila de espera pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC).
L
Sesi oferece tratamento odontológico gratuito para alunos da rede pública em RO

Sesi oferece tratamento odontológico gratuito para alunos da rede pública em RO

O Projeto Meu Dentinho, aprovado pelo Edital Conexão SESI, vai levar atendimento odontológico, ações educativas e kits de higiene para 1.500 crianças de 6 a 9 anos em escolas de Porto Velho, Cacoal, Ministro Andreazza e Vilhena, promovendo a saúde bucal infantil.
L
PCCS do Iperon é aprovado na Assembleia e garante valorização de servidores

PCCS do Iperon é aprovado na Assembleia e garante valorização de servidores

A aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) pelo Legislativo de Rondônia representa a modernização da estrutura do Instituto de Previdência dos Servidores, oferecendo maior segurança jurídica e transparência aos servidores do Iperon.
L
Governo de RO fortalece caminho para exportar carne a países de alto padrão sanitário, como Chile e Japão

Governo de RO fortalece caminho para exportar carne a países de alto padrão sanitário, como Chile e Japão

Este movimento estratégico, marcado por uma reunião em Brasília, no dia 3 de novembro, chancela a qualidade da produção rondoniense, e busca abrir portas econômicas para a carne do estado.
L
Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Capoeira, berimbaladas, maculelê, danças afro e exposição fotográfica vão animar a celebração do Dia da Consciência Negra em Vilhena.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Com ajuda do SENAR, produtor de Cacoal colhe frutos do planejamento e leva café de Rondônia à SIC

Arildo Ferreira, da Associação Café Ron de Cacoal, representa Rondônia pela terceira vez na SIC e celebra o sucesso do café de qualidade aliado ao planejamento e à sustentabilidade.
L

De RO para o mundo: capacitação do sistema FAPERON impulsiona cafés robustas amazônicos na SIC

O vice-presidente da Faperon, Alex Guaitolini, destacou na SIC o papel do sistema Faperon, Senar e sindicatos rurais na valorização e capacitação dos produtores de café de Rondônia.
L

Casal premiado de Rolim de Moura leva história e emoção à Semana Internacional do Café

João e Débora Fuzinato, campeões do Concafé 2025, celebram em Belo Horizonte o reconhecimento dos robustas amazônicos de Rondônia.
L

Café de Rondônia quebra preconceitos e chega ao topo da carta de cafés do Rio

O empresário carioca Sérgio Kienteca, da Fuzz Experiências em Café, encontrou nos robustas amazônicos de Rondônia uma nova referência de sabor, inovação e sustentabilidade, elevando o canéfora da Amazônia às xícaras do Sudeste.
L

Coluna social Marisa Linhares: Especial CACAU DE OURO 2025

Profissionais de destaque em Cacoal foram homenageados com o Troféu Cacau de Ouro 2025, entre eles o cirurgião-dentista Wesley Lauterte, a educadora Rafaela Ângelo e a tradicional TV Suruí, símbolos de excelência e contribuição à comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa destina R$ 400 mil para compra de ambulância em União Bandeirantes

Dra. Taíssa destina R$ 400 mil para compra de ambulância em União Bandeirantes

Recurso foi destinado após a deputada presenciar emergência no distrito, que conta com apenas uma ambulância para atender a população local.
L
Eyder Brasil se coloca à disposição do Sinjor para ajudar a instituir o piso dos jornalistas em Rondônia

Eyder Brasil se coloca à disposição do Sinjor para ajudar a instituir o piso dos jornalistas em Rondônia

Deputado afirmou apoio ao Sindicato dos Jornalistas para viabilizar o piso dos jornalistas em Rondônia, estimado em R$ 3,5 mil, com data-base em maio.
L
Eyder Brasil promove 4ª edição do Cidadania no Bairro com serviços gratuitos em Porto Velho

Eyder Brasil promove 4ª edição do Cidadania no Bairro com serviços gratuitos em Porto Velho

Ação especial de fim de ano do projeto Cidadania no Bairro reúne Prefeitura e Governo de Rondônia para oferecer atendimentos e sorteio de cestas básicas.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante 395 cestas básicas em Alta Floresta

Emenda de Cláudia de Jesus garante 395 cestas básicas em Alta Floresta

Recurso de R$ 100 mil destinado pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) vai beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social no município, reforçando a segurança alimentar e o papel da política de assistência social.
L
Sofia Andrade retorna à comunidade do Jardim Santana e celebra retomada de obra aguardada há anos

Sofia Andrade retorna à comunidade do Jardim Santana e celebra retomada de obra aguardada há anos

A vereadora Sofia Andrade (PL), que esteve no local no início do ano cobrando providências do poder público, voltou à comunidade para ver de perto o andamento da obra e agradecer pelo avanço.
L
Publicidade

POLÍCIA

Diamantes, esmeraldas e safiras são apreendidas em patrulhamento na BR-429

Polícia Rodoviária Federal flagrou 67 pedras preciosas escondidas dentro de um veículo em Alvorada d’Oeste; ocupantes demonstraram nervosismo e deram versões contraditórias.
10
Polícia Militar apreende dois menores após furto de motocicleta no interior de Rondônia

Polícia Militar apreende dois menores após furto de motocicleta no interior de Rondônia

População ajudou na localização dos suspeitos, que tentavam adulterar o veículo furtado.
14
“Galera do grau” exibe manobras perigosas e fuga da polícia em Jaru

“Galera do grau” exibe manobras perigosas e fuga da polícia em Jaru

Vídeos publicados em perfil do Instagram mostram motociclistas fazendo baderna e manobras proibidas pelas ruas da cidade.
14
Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319 próximo a Humaitá

Soldado do Corpo de Bombeiros morre em acidente na BR-319 próximo a Humaitá

Josué dos Santos Silva, de 23 anos, não resistiu após colisão entre viatura e carreta parada na pista; outro bombeiro ficou ferido.
18
Três moradores de Rolim de Moura são presos no Espírito Santo com 17 kg de cocaína

Três moradores de Rolim de Moura são presos no Espírito Santo com 17 kg de cocaína

Entre os suspeitos estão um sargento reformado da PM e um mototaxista; droga estava escondida em compartimentos secretos de dois carros.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: J B PEREIRA TORNO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL OPERAÇÃO 42 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: C. G. PORTELA

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO
L
Prefeitura leva livro “Mapinguari” a crianças em tratamento e reforça educação ambiental.

Prefeitura leva livro “Mapinguari” a crianças em tratamento e reforça educação ambiental.

Ação cultural chega a hospitais e instituições de acolhimento infantil, levando literatura e consciência ecológica.
L
Semtel realiza 1ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade.

Semtel realiza 1ª edição dos Jogos Municipais da Terceira Idade.

Evento busca promover integração, saúde e lazer para idosos de Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho reforça rede de saúde com entrega de ambulancha e desfibriladores.

Prefeitura de Porto Velho reforça rede de saúde com entrega de ambulancha e desfibriladores.

Equipamentos ampliam a capacidade de atendimento emergencial e fortalecem a estrutura da saúde pública nas comunidades rurais e ribeirinhas.
L

Requerimento da Licença Ambiental: GILBERTO BELMONTE DE ANDRADE

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP , Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação,
L
Conepod promove palestra sobre saúde bucal na Comunidade Terapêutica Acriar em Porto Velho

Conepod promove palestra sobre saúde bucal na Comunidade Terapêutica Acriar em Porto Velho

Ação reforçou a importância da higiene bucal e do autocuidado como parte do processo de recuperação e reintegração social.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.