QUARTA-FEIRA, 25/03/2026

Em destaque

Rondon e o patriotismo: a celebração do 7 de setembro

O amor desse patriota supera em valor de inteligência, não pela sua ciência, mas por sua devoção à Pátria e à Humanidade que penetrou no Panteon da Imortalidade...

Por Lourismar Barroso, historiador e escritor - ƒ

Publicado em 

No decorrer de sua trajetória e jornada pelos sertões, Rondon sempre se deixou levar pelo princípio positivista/patriotismo e por sua inspiração a dois grandes mestres da sua vida militar, Benjamin Constant e Gomes Carneiro.

“O patriotismo de Rondon nada é diferente perante o sentimento, o homem se agita e a humanidade o conduz” (Rondon).

Na história eterna do dia 15 de novembro de 1889, quando naquela ocasião de realizou o projeto da República, tão sonhada e defendida por Benjamin Constant, relatou Rondon:

“fazendo-te ultrapassar-te a ti próprio para chegares a ser o patriota que soube por uma sedição militar a serviço dos anseios da jovem nacionalidade, tão nobremente expressos 218 Rondon, uma vida dedicada ao Brasil desde Tiradentes e reafirmados em José Bonifácio, o grande Andrada, esse arquiteto ousado que amassa um povo na robusta mão. Soubeste orientaste esses anseios no sentido da meta da evolução humana: a Fraternidade Universal”.

O amor desse patriota supera em valor de inteligência, não pela sua ciência, mas por sua devoção à Pátria e à Humanidade que penetrou no Panteon da Imortalidade: “O fundador da República, Benjamin Botelho de Magalhães, passou da vida objetiva à imortalidade no dia 22 de janeiro de 1891. Deixaste como ensinamento a Rondon o ideal de servir à Humanidade, servindo à Pátria e à família.

O segundo mestre Gomes Carneiro, era carinhosamente chamado por Rondon de mestre do sertão. Foi com ele que aprendeu a ser soldado, a edificar exemplos cívicos e militares, a ser dedicado ao serviço, inflexível nas maiores dificuldades e sofrimentos para nunca, ante o subordinado, revelar cansaço ou ignorância, porque só assim, dizias, será a autoridade do chefe mantida e respeitada as suas ordens.

“Foi contigo que aprendi a amar o índio, já meditando nas ordens que fizestes cumprir em sua defesa e proteção, ao longo da estrada marginada pela construção da linha telegráfica, onde o bororo mantinha suas aldeias”.

Para o patriota Rondon, o exemplo ensinado por seu mestre o de não insistir contra os avisos que os índios davam ao invasor de suas terras, antes de fazer sentir, materialmente, que sua presença não era aceita e ainda era desagradável.

Em seu gabinete de trabalho no Conselho Nacional dos Índios, Rondon tem em sua sala a figura no quadro de seus dois grandes mestres, sobre a sua cabeça ficava Gomes Carneiro e em sua frente, quando estava sentado, estava o de Benjamin Constant. Essas imagens presentes na vida de Rondon, era uma lembrança autêntica de seu compromisso para com à Pátria e a Humanidade. Seus princípios positivistas/patriotismo estavam estampados na memória daqueles dois quadros, que representava e muito para a vida do Marechal.

Quando se sentava e ficava de frente para a imagem de Benjamin Constant, Rondon todas as vezes que olhava para o quadro, refletia a nobreza moral do mestre, lembrava do timbre da voz que simplificava o seu comunicado, o que tornava um dos homens da mais encantadora presença.

Positivista desde os bancos da legendária Escola Militar, Rondon se tornou membro da Igreja Positivista do Brasil, contrariando os compromissos de ordem moral que lhe aparecia a todos os instantes, convencido que o positivismo teria uma evolução humana e que atingira os primeiros períodos da transição orgânica, não cabendo, portanto, a intervenção positivista nos destinos da política.

Segundo Augusto Comte, “todos os homens são, sobre tudo hoje, positivista, em graus diversos da evolução, que só resta completar, ou aquela que não vêm salvação fora do s sus respectivos credos”.

Dois fatores primordiais deram resultados ao positivismo adotado por Rondon: o primeiro foi a influência persuasiva de sua esposa, Dona Francisca, a quem são devidas as boas inspirações que moveram seu coração; o segundo foi a dedicação insuportável de uma plêiade brilhante de oficiais e civis, de soldados e de trabalhadores que foram o cérebro e o braço realizadores.

Rondon formulou e adotou o lema verdadeiramente religioso que foi a diretriz dos trabalhos de pacificação no serviço de Proteção aos Índios. Durantes as expedições pelos sertões, o patriotismo de Rondon fazia questão de posicionar seus homens em fileiras para cantar o hino nacional com o hasteamento da bandeira, maior símbolo da nossa pátria.

Lembrava aos seus subordinados que devemos sempre obedecer às leis da nação e a ela se curvar, respeitando nossos símbolos e enaltecendo a nossa pátria. O patriotismo do Rondon era adotado também nos aldeamentos por ele conquistado, uma maneira de contagiar desde as crianças aos mais velhos indígenas.

Os ensinamentos de Augusto Comte, levou o Brasil durante a República, a crença da aceitação de um pensamento nacional, um pensamento que pudesse unir todos conforme os princípios morais de sua filosofia, rica e coerente, mais também enérgica e mais generosa ao povo brasileiro.

Durante suas expedições, Rondon tomou como referência alguns valores sociais que o nortearia pelo resto de sua vida, chamados de princípios, esses valores orientavam a política indigenista desde 1910.

1º Princípio – morrer se preciso for matar nunca, foi formulada ainda no começo do século XX (1910), quando juntamente com sua equipe, rasgavam o sertão inexplorado, indo de encontro com dezenas de tribos indígenas, sempre com atitudes de paz, e se negava a revidar qualquer ataque. Rondon entendia que o homem branco naquele momento, estava invadindo as terras dos índios, o que faria dele e de sua equipe, criminosos casos matasse algum índio.

2º Princípio – respeito às tribos indígenas como povos independentes, que apesar de sua selvageria, tem seus próprios direitos de viver suas vidas espalhados pela floresta, de cultuar suas crenças e rituais, e de evoluírem de acordo com suas capacidades, sem se preocupar com compulsões de qualquer ordem ou princípios.

3º Princípio – garantir aos índios a posse das terras que habitam e são necessárias à sua sobrevivência. Muito embora esse princípio consta na nossa Constituição, figura dentre suas páginas como palavra eloquente. Na realidade o que temos visto são contínuas invasões das terras desse povo.

4º Princípio – assegurar aos índios a proteção direta do Estado, não como um ato de esmola ou de favor, mas como um direito garantido na constituição, e que o estado brasileiro possa assistir sua capacidade de competir com a sociedade dotada de tecnologia e muito superior ao seu território.

Toda sua luta em prol da defesa dos índios e de sua capacidade de competição, começou em 1910, quando foi criado o Serviço de Proteção aos Índios, o que lhe custou toda sua vida em devoção por 57 anos, 11 meses e 17 dias, servindo à Pátria e a humanidade como um autêntico positivista. Graças ao esforço de Rondon, temos ainda algumas centenas de milhares de índios ainda em território brasileiro.

O decreto nº 51.190 de 26 de abril de 1963, levou o Exército a proclamar Rondon como o Patrono da Arma de Comunicações. Em 1968, o Ministério da Educação e Cultura criou o Projeto Rondon, com a finalidade de promover estágios de serviço de estudantes universitários em áreas do interior do país.

O Dia Nacional das Comunicações foi criado em 05 de maio de 1971, em homenagem a Marechal Cândido Rondon “que levou as comunicações e o atendimento a distantes pontos do país”.

Nas expedições, implantou o telégrafo, nosso primeiro sistema de telecomunicações, nas regiões isoladas como o Centro-Oeste e Norte, conseguindo integrar dois “brasis”, o “Brasil do litoral” com o “Brasil do interior”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNJ: seminário debate mulheres na Justiça

CNJ: seminário debate mulheres na Justiça

Evento virtual apresenta resultados de pesquisa nacional e reúne magistrados, servidores e especialistas para discutir presença feminina no sistema de Justiça.
L
CNH Social: RO entrega novas permissões

CNH Social: RO entrega novas permissões

Beneficiárias de Ariquemes e Ji-Paraná recebem habilitação gratuita e ampliam oportunidades de trabalho e mobilidade no estado.
L

Jovem News: Luiz Henrique destaca ações sociais em Porto Velho

Fundador da Associação Sorriso do Amanhã fala sobre projetos que ajudam crianças e idosos, desafios financeiros e impacto das ações na comunidade
L
IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

IBGE: Quatro em cada dez adolescentes já sofreram bullying na escola

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024 revela que agressões estão mais persistentes e intensas; aparência física e raça são os principais alvos, atingindo 43,3% das estudantes do sexo feminino.
L
Povo Fulni-ô guiará vivência cultural na Chapada dos Veadeiros

Povo Fulni-ô guiará vivência cultural na Chapada dos Veadeiros

Aldeia Multiétnica promove imersão de quatro dias em abril para compartilhar saberes ancestrais; encontro terá rodas de conversa, palestras e rituais de convivência com indígenas de Pernambuco no coração de Goiás.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks: Dr. Edenir da Rosa destaca papel da Justiça em Rondônia

Juiz do TJRO aborda desafios do Judiciário, judicialização da saúde e aproximação com a sociedade em entrevista ao programa Única Talks
L
Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Senado aprova projeto de lei que criminaliza a misoginia no Brasil

Texto insere o ódio ou aversão às mulheres na Lei do Racismo e prevê penas de 2 a 5 anos de prisão; proposta segue para a Câmara dos Deputados após rejeição de emendas que buscavam flexibilizar a punição.
L

Momento Empresarial: Amanda Monteiro destaca o crescimento da fisioterapia e qualidade de vida

Ela também destaca o papel do fisioterapeuta como profissional essencial na recuperação e no desempenho dos pacientes.
L
Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Aplicativos serão obrigados a detalhar custos de corridas ao consumidor

Portaria do Ministério da Justiça exige transparência sobre a divisão do valor pago entre plataformas e trabalhadores; descumprimento da norma pode gerar multas de até R$ 13 milhões para empresas de transporte e entrega.
L
STF retoma julgamento sobre fim de "penduricalhos" nos Três Poderes

STF retoma julgamento sobre fim de “penduricalhos” nos Três Poderes

Ministros decidem nesta quarta-feira se mantêm suspensão de benefícios que extrapolam o teto constitucional de R$ 46,3 mil; estudo aponta que Judiciário e Ministério Público pagam R$ 17 bilhões em verbas extrateto.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Dra Taíssa: cuidador para aluno com TEA

Indicação solicita apoio especializado em escola de Guajará-Mirim para garantir inclusão, segurança e melhores condições de aprendizagem.
L
Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Ieda Chaves: feira garante 97 adoções em Porto Velho

Evento em Porto Velho reuniu mais de 100 cães e gatos e alcançou alta taxa de adoção, destacando o papel social das ONGs e a necessidade de políticas públicas.
L
A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

A Prisão domiciliar de Bolsonaro: privilégio ou direito humanitário?

Decisão do ministro Alexandre de Moraes reacende debate sobre igualdade no sistema penal e levanta questionamentos sobre critérios aplicados a presos no Brasil.
L
Fernanda Machiavelli assume o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Fernanda Machiavelli assume o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Secretária-executiva substitui Paulo Teixeira, que deixa o cargo para disputar as eleições de outubro; anúncio foi feito pelo presidente Lula durante conferência nacional voltada à agricultura familiar em Brasília.
L
Rondônia: latifúndio é julgado em Tribunal Popular por crimes no campo

Rondônia: latifúndio é julgado em Tribunal Popular por crimes no campo

Entidades e movimentos sociais realizam julgamento simbólico em Porto Velho para expor violência agrária e violações contra comunidades e defensores de direitos humanos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico no bairro Alto Alegre

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico no bairro Alto Alegre

Grupo utilizava rádios comunicadores para monitorar viaturas e receber pedidos de entorpecentes em Vilhena; operação resultou na prisão de uma mulher e na condução de outros três suspeitos à delegacia.
12
Bombeiros de Cerejeiras resgatam homem após dois dias de buscas em mata

Bombeiros de Cerejeiras resgatam homem após dois dias de buscas em mata

Morador de Mato Grosso, de 42 anos, sofreu surto psicótico e fugiu para área de vegetação no Cone Sul de Rondônia; vítima foi localizada desnutrida em Pimenteiras do Oeste, mas passa bem após atendimento.
10
Polícia Civil esclarece execução ligada a guerra de facções em RO

Polícia Civil esclarece execução ligada a guerra de facções em RO

Investigação da Delegacia de Homicídios identifica mandante e executores de crime ocorrido no bairro Alto Alegre; perícia balística em pistola 9mm foi crucial para confirmar a autoria do assassinato de A.F.S.
10
Polícia Civil conclui inquérito de homicídio em Nova Califórnia

Polícia Civil conclui inquérito de homicídio em Nova Califórnia

Investigação da 9ª Delegacia indicia cinco pessoas por crime ocorrido em 2025 no Ramal das Torres; mandante e uma mulher já estão presos, enquanto outros três envolvidos seguem foragidos.
14
Polícia Militar desarticula ponto de tráfico na Vila Samuel

Polícia Militar desarticula ponto de tráfico na Vila Samuel

Mulher de 38 anos, conhecida como “Lane”, foi presa em Candeias do Jamari com cerca de 100 porções de drogas; câmeras de monitoramento e máquina de cartão foram apreendidas no local.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energisa: veja canais para resolver conta de luz

Energisa: veja canais para resolver conta de luz

Clientes podem usar WhatsApp, app e telefone para emitir segunda via, negociar débitos e informar falta de energia sem sair de casa.
L

Conexão RH: Dra. Maria Augusta esclarece uso de canetas emagrecedoras

Endocrinologista explica como funcionam medicamentos como Mounjaro e Ozempic, alerta para riscos do uso sem acompanhamento e reforça importância de mudanças de hábitos
L
Jirau Energia: ações mobilizam 700 no Dia da Água

Jirau Energia: ações mobilizam 700 no Dia da Água

Programação em Nova Mutum Paraná e região reuniu comunidade em atividades de educação ambiental e reforçou combate à poluição plástica.
L
Fecomércio RO: agenda em Brasília fortalece diálogo

Fecomércio RO: agenda em Brasília fortalece diálogo

Presidente Raniery Coêlho cumpre agenda na capital federal com parlamentares e reforça articulação para eventos estratégicos do setor em Rondônia.
L
Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Militares do Irã rejeitam negociações com Trump após novos ataques

Comando das Forças Armadas iraniano nega existência de diálogo e afirma que governo dos EUA “negocia consigo mesmo”; escalada de violência atinge Teerã e Tel Aviv enquanto mercados reagem a plano de paz de 15 pontos.
L
Operação Sorriso realiza cirurgias gratuitas e capacitação em Porto Velho

Operação Sorriso realiza cirurgias gratuitas e capacitação em Porto Velho

ONG inicia programa nesta quinta-feira (26) com expectativa de atender 30 pacientes e qualificar profissionais da rede pública de saúde na capital de Rondônia.
L

Requerimento da Licença Ambiental: JOEL SANTOS VIANA

LAS – LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L