QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

Rondon e o patriotismo: a celebração do 7 de setembro

O amor desse patriota supera em valor de inteligência, não pela sua ciência, mas por sua devoção à Pátria e à Humanidade que penetrou no Panteon da Imortalidade...

Por Lourismar Barroso, historiador e escritor - ƒ

Publicado em 

No decorrer de sua trajetória e jornada pelos sertões, Rondon sempre se deixou levar pelo princípio positivista/patriotismo e por sua inspiração a dois grandes mestres da sua vida militar, Benjamin Constant e Gomes Carneiro.

“O patriotismo de Rondon nada é diferente perante o sentimento, o homem se agita e a humanidade o conduz” (Rondon).

Na história eterna do dia 15 de novembro de 1889, quando naquela ocasião de realizou o projeto da República, tão sonhada e defendida por Benjamin Constant, relatou Rondon:

“fazendo-te ultrapassar-te a ti próprio para chegares a ser o patriota que soube por uma sedição militar a serviço dos anseios da jovem nacionalidade, tão nobremente expressos 218 Rondon, uma vida dedicada ao Brasil desde Tiradentes e reafirmados em José Bonifácio, o grande Andrada, esse arquiteto ousado que amassa um povo na robusta mão. Soubeste orientaste esses anseios no sentido da meta da evolução humana: a Fraternidade Universal”.

O amor desse patriota supera em valor de inteligência, não pela sua ciência, mas por sua devoção à Pátria e à Humanidade que penetrou no Panteon da Imortalidade: “O fundador da República, Benjamin Botelho de Magalhães, passou da vida objetiva à imortalidade no dia 22 de janeiro de 1891. Deixaste como ensinamento a Rondon o ideal de servir à Humanidade, servindo à Pátria e à família.

O segundo mestre Gomes Carneiro, era carinhosamente chamado por Rondon de mestre do sertão. Foi com ele que aprendeu a ser soldado, a edificar exemplos cívicos e militares, a ser dedicado ao serviço, inflexível nas maiores dificuldades e sofrimentos para nunca, ante o subordinado, revelar cansaço ou ignorância, porque só assim, dizias, será a autoridade do chefe mantida e respeitada as suas ordens.

“Foi contigo que aprendi a amar o índio, já meditando nas ordens que fizestes cumprir em sua defesa e proteção, ao longo da estrada marginada pela construção da linha telegráfica, onde o bororo mantinha suas aldeias”.

Para o patriota Rondon, o exemplo ensinado por seu mestre o de não insistir contra os avisos que os índios davam ao invasor de suas terras, antes de fazer sentir, materialmente, que sua presença não era aceita e ainda era desagradável.

Em seu gabinete de trabalho no Conselho Nacional dos Índios, Rondon tem em sua sala a figura no quadro de seus dois grandes mestres, sobre a sua cabeça ficava Gomes Carneiro e em sua frente, quando estava sentado, estava o de Benjamin Constant. Essas imagens presentes na vida de Rondon, era uma lembrança autêntica de seu compromisso para com à Pátria e a Humanidade. Seus princípios positivistas/patriotismo estavam estampados na memória daqueles dois quadros, que representava e muito para a vida do Marechal.

Quando se sentava e ficava de frente para a imagem de Benjamin Constant, Rondon todas as vezes que olhava para o quadro, refletia a nobreza moral do mestre, lembrava do timbre da voz que simplificava o seu comunicado, o que tornava um dos homens da mais encantadora presença.

Positivista desde os bancos da legendária Escola Militar, Rondon se tornou membro da Igreja Positivista do Brasil, contrariando os compromissos de ordem moral que lhe aparecia a todos os instantes, convencido que o positivismo teria uma evolução humana e que atingira os primeiros períodos da transição orgânica, não cabendo, portanto, a intervenção positivista nos destinos da política.

Segundo Augusto Comte, “todos os homens são, sobre tudo hoje, positivista, em graus diversos da evolução, que só resta completar, ou aquela que não vêm salvação fora do s sus respectivos credos”.

Dois fatores primordiais deram resultados ao positivismo adotado por Rondon: o primeiro foi a influência persuasiva de sua esposa, Dona Francisca, a quem são devidas as boas inspirações que moveram seu coração; o segundo foi a dedicação insuportável de uma plêiade brilhante de oficiais e civis, de soldados e de trabalhadores que foram o cérebro e o braço realizadores.

Rondon formulou e adotou o lema verdadeiramente religioso que foi a diretriz dos trabalhos de pacificação no serviço de Proteção aos Índios. Durantes as expedições pelos sertões, o patriotismo de Rondon fazia questão de posicionar seus homens em fileiras para cantar o hino nacional com o hasteamento da bandeira, maior símbolo da nossa pátria.

Lembrava aos seus subordinados que devemos sempre obedecer às leis da nação e a ela se curvar, respeitando nossos símbolos e enaltecendo a nossa pátria. O patriotismo do Rondon era adotado também nos aldeamentos por ele conquistado, uma maneira de contagiar desde as crianças aos mais velhos indígenas.

Os ensinamentos de Augusto Comte, levou o Brasil durante a República, a crença da aceitação de um pensamento nacional, um pensamento que pudesse unir todos conforme os princípios morais de sua filosofia, rica e coerente, mais também enérgica e mais generosa ao povo brasileiro.

Durante suas expedições, Rondon tomou como referência alguns valores sociais que o nortearia pelo resto de sua vida, chamados de princípios, esses valores orientavam a política indigenista desde 1910.

1º Princípio – morrer se preciso for matar nunca, foi formulada ainda no começo do século XX (1910), quando juntamente com sua equipe, rasgavam o sertão inexplorado, indo de encontro com dezenas de tribos indígenas, sempre com atitudes de paz, e se negava a revidar qualquer ataque. Rondon entendia que o homem branco naquele momento, estava invadindo as terras dos índios, o que faria dele e de sua equipe, criminosos casos matasse algum índio.

2º Princípio – respeito às tribos indígenas como povos independentes, que apesar de sua selvageria, tem seus próprios direitos de viver suas vidas espalhados pela floresta, de cultuar suas crenças e rituais, e de evoluírem de acordo com suas capacidades, sem se preocupar com compulsões de qualquer ordem ou princípios.

3º Princípio – garantir aos índios a posse das terras que habitam e são necessárias à sua sobrevivência. Muito embora esse princípio consta na nossa Constituição, figura dentre suas páginas como palavra eloquente. Na realidade o que temos visto são contínuas invasões das terras desse povo.

4º Princípio – assegurar aos índios a proteção direta do Estado, não como um ato de esmola ou de favor, mas como um direito garantido na constituição, e que o estado brasileiro possa assistir sua capacidade de competir com a sociedade dotada de tecnologia e muito superior ao seu território.

Toda sua luta em prol da defesa dos índios e de sua capacidade de competição, começou em 1910, quando foi criado o Serviço de Proteção aos Índios, o que lhe custou toda sua vida em devoção por 57 anos, 11 meses e 17 dias, servindo à Pátria e a humanidade como um autêntico positivista. Graças ao esforço de Rondon, temos ainda algumas centenas de milhares de índios ainda em território brasileiro.

O decreto nº 51.190 de 26 de abril de 1963, levou o Exército a proclamar Rondon como o Patrono da Arma de Comunicações. Em 1968, o Ministério da Educação e Cultura criou o Projeto Rondon, com a finalidade de promover estágios de serviço de estudantes universitários em áreas do interior do país.

O Dia Nacional das Comunicações foi criado em 05 de maio de 1971, em homenagem a Marechal Cândido Rondon “que levou as comunicações e o atendimento a distantes pontos do país”.

Nas expedições, implantou o telégrafo, nosso primeiro sistema de telecomunicações, nas regiões isoladas como o Centro-Oeste e Norte, conseguindo integrar dois “brasis”, o “Brasil do litoral” com o “Brasil do interior”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho
L
Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Campanha Natal Sem Fome segue com arrecadações no Porto Velho Shopping até 31 de dezembro

Iniciativa solidária busca superar 12 toneladas de alimentos arrecadados em Rondônia
L
Nutrição sob medida orienta o futuro de cães e gatos

Nutrição sob medida orienta o futuro de cães e gatos

Acompanhamento veterinário e fórmulas específicas sustentam cada etapa do desenvolvimento dos animais
L
Resultado do Sorteio: Promoção Especial – Combo Lisa em Dobro Depile-se!

Resultado do Sorteio: Promoção Especial – Combo Lisa em Dobro Depile-se!

É com muita alegria que anunciamos a grande vencedora da nossa promoção especial realizada em parceria com o Agenda News, o News Rondônia e a Depile-se!
L
Porto Velho ganha nova unidade do SEST SENAT para fortalecer saúde e qualificação no transporte

Porto Velho ganha nova unidade do SEST SENAT para fortalecer saúde e qualificação no transporte

Estrutura moderna terá capacidade para mais de 128 mil atendimentos anuais e amplia oferta de cursos para trabalhadores do setor
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L

Giro News: Ronaldo Bianchi e os Sabores Artesanais que Estão Conquistando Porto Velho

Um programa imperdível para quem valoriza o agro, a gastronomia e o empreendedorismo local.
L
CPMI do INSS rejeita convocação de Lulinha e Jorge Messias

CPMI do INSS rejeita convocação de Lulinha e Jorge Messias

A CPMI do INSS rejeitou a convocação de Fábio Lula da Silva e do ministro Jorge Messias, em uma votação que representou uma derrota para a oposição, que buscava atingir o governo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Gilmar Mendes nega pedido da AGU sobre impeachment de ministros do STF

Gilmar Mendes nega pedido da AGU sobre impeachment de ministros do STF

O ministro Gilmar Mendes negou a solicitação da AGU para reconsiderar a decisão que restringe à PGR a legitimidade para apresentar pedidos de impeachment contra integrantes do Supremo Tribunal Federal.
L
CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aprovou a convocação de Romeu Zema e Daniel Vorcaro, além da quebra de sigilo do banqueiro, em investigação sobre irregularidades em empréstimos consignados do INSS.
L
Gilmar Mendes nega blindagem e diz que Lei do Impeachment "caducou"

Gilmar Mendes nega blindagem e diz que Lei do Impeachment “caducou”

Decano do STF afirma que lei que trata do impeachment de ministros perdeu a validade e estabelece que só a PGR pode denunciar ao Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Amante do artesanato, Raimunda expressava sua sensibilidade e dedicação por meio das mãos criativas. Devota da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tupi, ela se destacou pela fé e espiritualidade, sendo exemplo para toda a comunidade.
L
Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Usuários relatam dificuldades para acessar serviços digitais
L
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Iniciativa plantará cerca de 2 mil mudas para regeneração urbana e fortalecimento da biodiversidade
L
Superávit da balança comercial é o pior para novembro em 4 anos

Superávit da balança comercial é o pior para novembro em 4 anos

A balança comercial brasileira registrou em novembro o menor superávit desde 2021, de US$ 5,842 bilhões; queda é explicada pelo aumento de importações e baixa nas exportações de petróleo.
L
Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Operação do Defesa Civil Alerta completa um ano com 630 avisos emitidos no Brasil

Ferramenta criada para proteger a população registra maior uso em Santa Catarina e São Paulo
L

Recebimento da Licença Ambiental: PORTO LIFE SAUDE INTEGRADA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP Nº SUL 35
L
Governo do Brasil lança nova seleção para levar internet a 1,2 mil escolas do Norte e Nordeste

Governo do Brasil lança nova seleção para levar internet a 1,2 mil escolas do Norte e Nordeste

Edital de R$ 53,3 milhões promete conectar 410 mil estudantes e reforçar infraestrutura digital em cinco estados
L
Justiça do DF torna Bruno Henrique réu por estelionato

Justiça do DF torna Bruno Henrique réu por estelionato

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios acolheu recurso do MPDFT e tornou o jogador do Flamengo e mais oito pessoas rés por estelionato, após envolvimento em fraude com casas de aposta.
L
PIB varia 0,1% no terceiro trimestre e acumula alta de 2,4% no ano

PIB varia 0,1% no terceiro trimestre e acumula alta de 2,4% no ano

Agropecuária e indústria puxam resultado do período, enquanto serviços registram estabilidade
L
Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Equipe indígena de Rondônia recebe Prêmio de Honra ao Mérito com aplicativo bilíngue que valoriza a cultura ancestral e integra tradição e tecnologia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.