TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

Aposentadoria especial e a cobrança ilegal dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) efetuadas pela Receita Federal

Ana Paula de Raeffray e Franco Brugioni

Por Gabriela Romão/ Imprensa - 35

Publicado em 

Aposentadoria especial e a cobrança ilegal dos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT) efetuadas pela Receita Federal
Foto - Ana magrinha/ Imprensa

Nos últimos tempos, as empresas têm sido fortemente autuadas pela Receita Federal com a exigência de recolherem a contribuição adicional aos Riscos Ambientais do Trabalho (RAT), que incide sobre o valor da remuneração do trabalhador, podendo variar entre 6%, 9% ou 12% e destina-se ao custeio da aposentadoria especial, de que trata o artigo 57, § 6º, da Lei nº 8.213/1991

Essas autuações estão embasadas no Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 02/2019, editado em 23 de setembro de 2019, no qual está estipulado que mesmo que a empresa adote medidas de proteção coletiva ou individual que reduzam a exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância, a contribuição adicional é devida pela empresa quando não puder ser afastada a concessão da aposentadoria especial.

O fundamento para a expedição dessa espécie de ato pode ser encontrado no artigo 100, inciso I, do Código Tributário Nacional, que considera os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas como normas complementares de leis, tratados e convenções internacionais em matéria tributária.

Ocorre que o parágrafo único do mencionado dispositivo deixa claro que o objetivo principal da referida disposição é excluir a aplicação de penalidades, juros de mora e atualização monetária quando o contribuinte observar tais normas. A previsão decorre do princípio da proteção da confiança aplicável à Administração Pública, em prestígio à boa-fé do contribuinte e à segurança jurídica.

Não há no artigo 100 do CTN qualquer autorização para se criar novas obrigações ou instituir tributos, o que esbarraria no princípio da legalidade tributária, que encontra expressão no artigo 150, inciso I, da Constituição Federal, como se vê:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I –  exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; (grifou-se)

Ao contrário do determinado pela legislação, no entanto, verifica-se que o Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 02/2019 não tem por objetivo aclarar qualquer disposição legal tributária, mas sim instituir uma nova hipótese de incidência tributária à margem da Lei e calcado numa interpretação equivocada – para dizer o mínimo – de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de repercussão geral no ARE 590415/SC.

Na verdade, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) é diametralmente oposta a declaração simplista e com fim meramente arrecadatório do Ato da Receita Federal, o que revela não só a violação ao princípio da legalidade, como também o descumprimento literal da tese fixada pela Corte guardiã da Constituição Federal.

Como bem explicitou o STF, o direito à aposentadoria especial pressupõe a efetiva exposição do trabalhador a agente nocivo à saúde. Logo, se foram adotadas pela empresa as medidas necessárias para reduzir ou neutralizar a exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância, não há que se falar  em concessão de aposentadoria especial ao segurado ou, tampouco,  em obrigação da empresa quanto ao recolhimento do  adicional ao RAT.

Mas, contrariando a lei e a decisão do STF,  afirma-se no Ato Declaratório  que, mesmo havendo a redução ou neutralização da exposição, se “não puder ser afastada a concessão da aposentadoria especial”, é devido pela empresa o adicional para o custeio dessa espécie de aposentadoria.

É evidente, contudo, que, se há a neutralização da exposição e, ainda assim, o Poder Público decidiu conceder o benefício (administrativamente ou judicialmente), o que há é um erro na concessão desse benefício, o que deve ser reparado. Ora, não há dúvida, de que o adicional ao RAT tem como fato gerador o dano eventualmente causado ao trabalhador pelo ambiente de trabalho insalubre, onde não foram adotadas as medidas necessárias à sua mitigação. É financiamento de indenização pelo risco de incapacidade laborativa.  Não uma nova forma de custeio da aposentadoria especi al, como pretende a RFB.

E ainda, não se pode perder de vista que o processo de concessão do benefício previdenciário é um processo completamente distinto do processo administrativo fiscal, e que não conta com nenhuma participação ou intervenção da empresa. Dessa forma, o que propõe o referido Ato Declaratório é que um erro da Administração Pública em um processo do qual a empresa não participou tenha seus efeitos estendidos para um processo de constituição de um crédito tributário em seu desfavor. Nada mais absurdo.

A hipótese de incidência do referido adicional – repita-se – consiste na exposição do trabalhador a ruído acima dos limites legais de tolerância, o que precisa devidamente ser demonstrado pelo Fisco, não sendo suficiente para isso a mera comprovação de deferimento de benefício em processo que não possui natureza fiscal ou mesmo sua concessão em processo judicial.

Tal elemento constituí, na melhor das hipóteses, prova emprestada que deve ser devidamente submetida ao contraditório para que possa ter validade. Nesse sentido, o artigo 30 do Decreto nº 70.235/72 (que regulamenta o processo administrativo fiscal) dispõe expressamente que laudos ou pareceres de órgãos federais podem ser utilizados, salvo se comprovada a sua improcedência.

Na hipótese em apreço, diversamente do que está determinado no Decreto, prevalece a cobrança do adicional na hipótese de deferimento “ainda que haja adoção de medidas de proteção coletiva ou individual que neutralizem ou reduzam o grau de exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância”. Em outras palavras, busca fixar uma presunção absoluta de validade da prova emprestada. Nada mais ilegal.

O entendimento expresso no Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 02/2019 contraria ainda o artigo 232, § 2º, da IN RFB nº 2110/2022, que deixa claro que não será devida contribuição adicional quando houver a adoção de medidas de proteção que neutralizem ou reduzam o grau de exposição do trabalhador a níveis legais de tolerância.

Conforme está consignado na primeira parte do artigo 1º do Ato Declaratório, verifica-se a hipótese em que foram adotadas as medidas necessárias para neutralização ou redução da exposição do trabalhador a níveis legais. Nesse caso, a única interpretação possível é a não ocorrência do fato gerador. Tudo que destoe dessa conclusão não passa de puro excesso de exação.

É essencial que as empresas se defendam dessa pretensão da RFB, de criar novo tributo por Ato Declaratório Interpretativo, sempre demonstrando que adotam as medidas eficientes para mitigar o risco ambiental do trabalho, observando o arcabouço normativo, cuja finalidade é proteger o trabalhador e não arranjar meios para custear os erros da Administração Pública na concessão da aposentadoria especial. 

Ana Paula Oriola de Raeffray – advogada, sócia do escritório Raeffray Brugioni. Doutora em Direito pela PUC-SP. Vice-presidente do Instituto de Previdência Complementar e Saúde Suplementar – IPCOM. Membro e Diretora Científica da Academia Brasileira de Direito da Seguridade Social. Membro Titular da Câmara de Recursos da Previdência Complementar – CRPC. 

Franco Mauro Russo Brugioni – advogado, sócio do escritório Raeffray Brugioni. MBA em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Relator Vice-Presidente da Terceira Turma Disciplinar do Tribunal de Ética Disciplinar da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Carnaval seguro: Energisa orienta blocos de rua

Reunião com Funcultural e organizadores reforça cuidados com a rede elétrica, prevenindo acidentes durante desfiles, trios elétricos e eventos carnavalescos.
L
Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

Resgate Heroico: Bombeiros salvam cachorro de afogamento em piscina

O animal foi resgatado em uma residência no município de Sorriso após uma vizinha avistar a cena da sacada de um prédio.
L
Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

Detran encerra teste de baliza em provas práticas para CNH

A nova regra entrou em vigor nesta segunda-feira em São Paulo e outros três estados, passando a permitir também o uso de veículos automáticos nos exames.
L
Defesa Civil Municipal: rede de voluntários é ampliada

Defesa Civil Municipal: rede de voluntários é ampliada

Capacitação promovida pela Prefeitura de Porto Velho prepara moradores dos distritos para atuar como apoio direto em emergências, fortalecendo a resposta rápida e a segurança comunitária.
L
Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Prefeitura de Porto Velho: salário é antecipado

Pagamento dos servidores municipais é antecipado pela Prefeitura de Porto Velho, muda de sexta para quarta-feira e injeta recursos na economia local, beneficiando ativos, aposentados e pensionistas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

UNIR abre inscrições para cursos de pós-graduação em 2026

Universidade Federal de Rondônia oferta vagas para mestrado, doutorado e especialização em diferentes áreas, com editais próprios e prazos distintos.
L
Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

Governo prorroga prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O período para solicitar a devolução de descontos indevidos foi estendido até março após instabilidades no sistema; cerca de 850 mil pessoas ainda podem ter direito ao valor.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alerta ignorado: Cristiane Lopes e pedágios da BR-364

Alerta ignorado: Cristiane Lopes e pedágios da BR-364

Vídeo de fevereiro de 2025 em que a deputada alertava sobre a concessão da BR-364 volta a repercutir em Rondônia, após o estado passar a enfrentar um dos pedágios mais caros do país.
L
Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

Presidente do TSE alerta para riscos da desinformação em 2026

A ministra Cármen Lúcia destacou a necessidade de proteger a liberdade de escolha do eleitor contra o uso malicioso de tecnologias durante o ciclo eleitoral.
L
Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Cláudia de Jesus: mais vagas no transporte intermunicipal

Deputada propõe ampliar assentos gratuitos para idosos e PCDs em ônibus executivos, tornando efetivo o direito ao passe livre previsto na lei estadual.
L
Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Dra. Taíssa Sousa: projeto amplia utilidade da Pestalozzi

Proposta da deputada aprovada na Assembleia Legislativa reconhece a Sociedade Pestalozzi como entidade de utilidade pública em todo o estado de Rondônia.
L
Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

Lula viaja ao Panamá para fórum econômico regional

O presidente brasileiro participa como convidado especial de encontro que discute infraestrutura, inteligência artificial e comércio na América Latina.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Caso Orelha: Suspeitos de matar cão comunitário estão nos Estados Unidos

Dois adolescentes investigados pelas agressões que levaram à morte do animal em Florianópolis viajam ao exterior.
16
Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

Foragidos da justiça são presos em esconderijo no bairro Cai N’água

A Polícia Militar apreendeu drogas e objetos furtados em um imóvel utilizado como ponto de tráfico; um dos suspeitos usava peruca e forneceu nome falso para evitar a prisão.
12
Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

Caminhonetes colidem em cruzamento da avenida JK com a BR-364

O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira durante manobras de acesso à rodovia federal em Jaru; apesar do impacto lateral, não houve registro de feridos.
14
Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Motocicleta é furtada em frente a residência no Setor 03

Uma câmera de monitoramento registrou o momento em que o suspeito levou o veículo na madrugada desta segunda-feira em Jaru; a polícia busca identificar o autor do crime.
12
PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

PF cumpre novos mandados em investigação de tortura em Rondônia

As diligências da Operação Bisturi ocorreram em Porto Velho e Guajará-Mirim para identificar colaboradores que ajudaram na fuga de investigadas para a Bolívia.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: A F CECCON JUCA & OLIVEIRA LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE –LAPP
L
Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Honda Fit EX CVT 2015 Conforto E Confiabilidade na Zé Veículos

Automático, espaçoso e econômico, ideal para quem busca praticidade e durabilidade no dia a dia.
L
Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

Espanha anuncia regularização de 500 mil imigrantes

O governo espanhol aprovou medida extraordinária que beneficia estrangeiros sem antecedentes criminais que residiam no país até o fim de 2025.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

Anvisa proíbe venda de fitas para clareamento dental

O produto 9D White Teeth Whitening Strips foi barrado por falta de registro e autorização de funcionamento da fabricante em território nacional.
L
Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Enamed: Saúde mental e pediatria lideram erros em exame médico

Relatório do Enamed revela falhas graves no conhecimento de estudantes de medicina em temas básicos como manejo da dengue e tratamento de Parkinson.
L
Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Emissão de certificado do ensino médio via Enem gera impasse

Alunos aprovados em universidades enfrentam dificuldades para obter o diploma escolar e temem perder prazos de matrícula devido à falta de sistema digital.
L
Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

Brasil conquista três indicações ao Bafta 2026

O filme O Agente Secreto e o documentário Apocalipse nos Trópicos representam o cinema brasileiro na premiação britânica que ocorre em fevereiro em Londres.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.