DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

Concorrência entre telefônicas diminui em 25 anos de privatização

Fusões, aquisições e recuperações judiciais reduzem número de empresas.

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Concorrência entre telefônicas diminui em 25 anos de privatização
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma das utopias da época da privatização das telecomunicações, que completa 25 anos neste sábado (29), a promoção da concorrência entre as operadoras não se concretizou. De uma miríade de empresas em cada estado, com quatro ou cinco operadoras no serviço móvel e pelo menos duas operadoras na telefonia fixa, o número de empresas encolheu após sucessivas fusões, aquisições e recuperações judiciais.

O modelo pensado nos anos 1990 buscou garantir a concorrência. Primeiramente, quebrou o monopólio das telecomunicações, concedendo frequências da Banda B para que empresas privadas constituíssem as companhias espelho de telefonia celular. Posteriormente, na década de 2000, fez o mesmo com as companhias concorrentes da Embratel no mercado de longa distância e das operadoras de telefonia fixa em cada região de atuação. No entanto, uma série de fusões, aquisições e falências tornou o mercado ainda mais concentrado.

Na telefonia celular, o grupo do mexicano Carlos Slim comprou diversas operadoras de celular, principalmente da Banda B ao longo dos anos 2000 para constituir a Claro. O conglomerado também adquiriu a Embratel e a operadora NET para promover a convergência de tecnologias, uma plataforma que fornece telefonia fixa, móvel e televisão a cabo.

O principal fator de concentração, no entanto, decorreu da fusão da Brasil Telecom e da Oi, ocorrida em 2009. Na época, a Oi começava a enfrentar problemas, e o governo do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou a união com a Brasil Telecom como um meio de melhorar a situação da operadora.

Deterioração

Apelidada de supertelefônica, a companhia resultante da fusão prosperou por alguns anos, mas deteriorou-se com a situação da Oi. Com problemas de gestão e dívidas de R$ 65,4 bilhões, a Oi entrou em recuperação judicial em 2016, que reduziu os débitos para R$ 22 bilhões em 2002, e teve uma segunda recuperação judicial autorizada em março deste ano.

“Todo esse processo começou na Europa, quando a empresa Telefônica [espanhola] comprou a parte da Portugal Telecom da Vivo em 2010. Para que a Portugal Telecom não saísse do Brasil, o governo autorizou a entrada da companhia na Oi. O problema é que o Banco Espírito Santo [instituição financeira portuguesa], um dos principais controladores da Oi, quebrou em 2014, prejudicando uma das principais empresas de telecomunicações do Brasil”, diz Murilo César Ramos, professor emérito da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e fundador e pesquisador sênior do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias de Comunicações (CCOM) e do Laboratório de Políticas de Comunicação, na mesma universidade.

Para o coordenador-executivo e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Alexandre Caramelo Pinto, o maior efeito da recuperação judicial da Oi deu-se na concentração de mercado. “Sem dúvida o maior impacto é do ponto de vista concorrencial, já que temos um player de peso que deixou de ter relevância e que possuía muitos clientes, que foram transferidos para TIM, Vivo e Claro que absorveram em regime de consórcio toda a base de clientes e ativos legados da Oi. Sem dúvida perdemos como país, sob a perspectiva de mercado e como consumidores, que passam a ter uma opção a menos”, avalia.

Segundo Murilo Ramos, os problemas da concorrência também decorrem de erros de avaliação tecnológica durante o processo de privatização. “O projeto tucano [governo do PSDB] foi neoliberal envergonhado. Eles privatizaram e queriam uma ampla competição. Eles tentaram fazer uma mágica com uma tecnologia chamada WLL [comunicação de dados e voz por ondas de rádio] a serem usadas pelas empresas espelho, que não prosperou. Foi um fracasso, e as companhias foram absorvidas pelas concorrentes”, recorda.

Futuro

Apesar de ter tido o serviço de telefonia privatizado, a Telebrás continua existindo. A estatal gere a segurança do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, lançado em 2017. O governo anterior tentou privatizar o que restou da companhia, mas a pandemia de covid-19 e divergências políticas adiaram a venda. Em abril, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou a Telebrás da lista de privatizações.

No 25º aniversário da privatização das telecomunicações, o setor lida com a chegada da tecnologia 5G e com o declínio da comunicação via voz. Associação das empresas de telecomunicações e de conectividade, a Conexis Brasil Digital defende a redução da carga tributária do setor, a simplificação regulatória e o incentivo à autorregulação para melhorar a universalização da internet de alta velocidade no Brasil.

A Conexis também pede a igualdade regulatória entre as prestadoras de telecomunicações, que constroem redes próprias, e as empresas que usam essa rede para ofertar serviços semelhantes aos ofertados pelas operadoras, a atualização das leis municipais de antenas e o combate ao furto e roubo de cabos de telecomunicações. Apesar das reivindicações, a tecnologia 5G continua se expandindo em ritmo superior às metas estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Para Alexandre Pinto, da FGV, o amadurecimento do marco regulatório e o avanço das tecnologias podem trazer interessantes oportunidades de progresso. “Pensando em termos de transformação digital, o 5G traz grandes possibilidades de modelos de negócios mais disruptivos já que, a velocidade e estabilidade é significativamente aprimorada. Abrem-se possibilidades para combinações promissoras como inteligência artificial, internet das coisas e o uso de drones. Em ambientes da indústria, logística ou mesmo no agronegócio há grandes entraves que poderão ser solucionados”, diz.

O professor Murilo Ramos diz que a aplicação da tecnologia 5G é uma incógnita. “Para ver um jogo de futebol no celular, o 4G serve bem. A utilização do 5G ainda está sendo pensada e dependerá da evolução de outras tecnologias. Esse é um questionamento que não só o Brasil enfrenta, mas todo o planeta”, avalia.

Segundo Ramos, a telecomunicação no Brasil está conseguindo acompanhar as tendências mundiais apesar das falhas no modelo de privatização, que se concentrou na universalização da telefonia fixa e não pensou na internet. “As empresas conseguiram fazer um trabalho intenso, de modernizar a infraestrutura e de substituir a conversa por vez pela comunicação por dados. Até por uma questão de sobrevivência, elas precisaram se reposicionar”, declara.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Vítima foi atacada pelo padrasto após discussão que começou em um estabelecimento e terminou em uma residência no bairro Boa Esperança.
16
Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Rio Madeira; condutores foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à UPA com ferimentos leves.
12
Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Suspeito de 32 anos, já detido no ano passado, foi flagrado pela Polícia Militar com maconha, cocaína, dinheiro e materiais usados no comércio de entorpecentes.
10
Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Chamas destruíram o andar superior de um imóvel desativado no bairro Jardim Primavera; não havia pessoas no local e as causas do fogo ainda serão investigadas.
14
Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Veículos transportavam resíduo de soja para produtor rural, e chefe de gabinete afirma que ação faz parte de programa legal de apoio à agricultura familiar.
10
Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Teste do bafômetro indicou índice de álcool três vezes acima do permitido, e condutor de 59 anos recebeu voz de prisão após atendimento médico no Hospital Regional.
12
ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade
L
Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Investigações indicam que agressões contra mulher boliviana podem ter sido motivadas por conflito pessoal envolvendo relacionamento após separação, segundo apuração policial
16
Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil identificou dois homens ligados ao Comando Vermelho e retirou armamento e entorpecentes de circulação no município.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.