SEXTA-FEIRA, 31/10/2025

Em destaque

O ex-orçamento secreto, agora com nome do bem, ajudou a mostrar a verdadeira face do nosso parlamento

No total, foram 373 votos a favor, 113 contra e três abstenções.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Houve comemorações quando ficou claro que a oposição ao atual governo teria ampla maioria na Câmara Federal. O PL de Jair Bolsonaro, sozinho, elegeu 99 parlamentares. O maior bloco tinha, no início da legislatura, nada menos do que 173 integrantes. Ou seja, apenas estes dois grupos somariam, na teoria, nada menos do que 272 cadeiras, das 513 que compõem a Câmara. Teria maioria simples, sem contar os votos que poderia cooptar, de partidos mais ao centro, como o Republicanos e o MDB, por exemplo. Ah, mas isso foi no papel! Quando o presidente da Casa, Arthur Lira, que é do PP, portanto a mais pura oposição ao Planalto, na singela imaginação do brasileiro sobre os políticos que elege, com todo o seu poder, sentiu na pele a mexida em sua vida pessoal e pública, com processos abertos no STF, hoje o maior parceiro do governo, Lira, ligeirinho, tratou de deixar claro como são as coisas na realidade. O próprio governo central sentiu que a “oposição” lhe custaria muito caro. Por isso, através das “emendas do relator”, que mudou de nome da noite para o dia, porque nos tempos de Bolsonaro Lula chamava de “essa excrescência do orçamento secreto”, foram liberados alguns bilhões de reais, do dinheiro do contribuinte, com a suspeita de “convencer” parlamentares, alguns até há pouco radicalmente contrários ao governo, a aprovarem a Reforma Tributária, essa que vai tirar mais dinheiro do bolso dos pobres para dar aos ricos e aumentar impostos, ao invés de diminuí-los. No total, foram 373 votos a favor, 113 contra e três abstenções. Para se ver o nível de “oposição!” pelo menos 20 deputados eleitos como ferrenhos bolsonaristas, votaram a favor de Lula. Não precisa dizer mais nada. Esse é o retrato, sempre ressalvadas as exceções, da maioria dos políticos brasileiros!

--Continua após a publicidade--

DOS OITO DEPUTADOS RONDONIENSES, APENAS DOIS VOTARAM A FAVOR DA POLÊMICA REFORMA TRIBUTÁRIA

Da bancada rondoniense, os oito eleitos para a Câmara Federal o foram como defensores da economia de mercado, da liberdade de opinião, do liberalismo bolsonarista. Seis deles, desde o começo, foram às redes sociais, abrindo seus votos contrários à proposta da Reforma, como ela estava pronta para a votação. Fernando Máximo foi um dos que mais usou o Instagram, por exemplo, para contestar vários pontos do projeto. O mesmo o fizeram Cristiane Lopes, Silvia Cristina e o Coronel Chrisóstomo, que, aliás, taxou a proposta como “Reforma da Fome”. Thiago Flores e Lúcio Mosquini também avisaram: não votariam a favor de qualquer proposta que aumentasse impostos, ao invés de diminuí-los. Dois parlamentares de Rondônia não haviam ainda se pronunciado publicamente. O líder da bancada, Maurício Carvalho e o deputado Lebrão decidiram, na votação, ficar a favor do projeto da Reforma, mesmo com todas as críticas que ele recebeu. O voto de Maurício foi uma surpresa, mas o do deputado Eurípedes Lebrão não. Ele tem se posicionado a favor do governo Lula em praticamente todas as votações. Há vezes em que a bancada rondoniense tem votado em peso a favor ou contra. Dessa vez, dois dos oito votos divergiram.

DEPOIS DO “PIRIPAQUE” GOVERNADOR TEM ALTA DO HOSPITAL, MAS PRECISA DIMINUIR RITMO FRENÉTICO DE TRABALHO

Internado no Hospital Prontocordis, no centro da Capital, desde a noite da quarta-feira, quando teve, segundo ele próprio “um piripaque”, expressão bem popular que sintetiza um susto em relação à saúde, o governador Marcos Rocha está bem e teve alta do hospital  embora ainda com algumas restrições em relação ao exagerado ritmo de trabalho que tem mantido há vários meses. Num vídeo divulgado ainda na quinta-feira, o próprio Rocha agradeceu as orações e especialmente à sua esposa, a primeira dama Luana Rocha, por todos os cuidados com ele. Há que se registrar a relação realmente muito especial que o casal mantém há anos. Era notória a preocupação de dona Luana no dia seguinte à internação do marido, quando ela teve que representá-lo num evento importante, reunindo-se com autoridades do governo federal. Também nas redes sociais, onde foi dar informações sobre o Estado de saúde do Governador, a voz preocupada e o semblante carregado, deixavam claro que, embora não fosse algo de maior gravidade, ela estava realmente afetada pelo episódio do dia anterior. Marcos Rocha já está pronto para voltar à normalidade e explicou isso num novo vídeo que gravou para as redes sociais, no final de semana. Mas certamente será vigiado muito de perto por dona Luana, uma mulher/parceira que não quer que o marido dê ou sofra novos sustos.

SÃO 30 MILHÕES PARA CASAS POPULARES E MAIS 30 MILHÕES PARA 56 RUAS DE UM SÓ BAIRRO: HILDON CHAVES NÃO PARA DE ANUNCIAR OBRAS

Não há como não registrar o intenso trabalho da Prefeitura da Capital, em parceria com o Governo do Estado, não só concluindo projetos como iniciando outros tantos. Nesta semana, o prefeito Hildon Chaves, acompanhado da primeira dama e deputada estadual Ieda Chaves, liderou uma solenidade emocionante, com a presença também da secretaria de ação social do Estado e primeira dama, Luana Rocha, entre várias outas autoridades, com o sorteio dos endereços dos futuros moradores do conjunto Porto Belo I, o primeiro dos quatro conjuntos a serem entregues. A obra estava abandonada e o município investiu cerca de 30 milhões de reais para a conclusão e entrega das casas. Um total de 272 famílias serão beneficiadas. Logo depois, outra notícia que mereceu comemoração dos moradores de um grande bairro da Capital, o Nova Esperança. Outros 30 milhões de reais serão investidos  em obras de drenagem e asfaltamento de nada menos do que 56 ruas daquela populosa área da Capital. Mais que isso, será aberta uma nova rua, inclusive passando por áreas pertencentes ao Estado e a União, que serão rasgadas, com as devidas autorizações já dadas, ligando aquele bairro à avenida Jorge Teixeira e ao Espaço Alternativo. Ou seja, numa semana, investimentos de mais de 60 milhões foram confirmados. Recorde-se, ainda, que, até agora, Hildon e sua equipe comemoram cerca de 700 quilômetros de asfalto feitos na Capital.

RONDONIENSE ESPECIALISTA EM MOTOCICLISMO, LUCIANA ALVES ASSUME COMANDO DA PRF NO ESTADO

Pelo menos três meses depois de escolhida pelo presidente Lula para comandar a Polícia Rodoviária Federal, somente nesta última sexta-feira ocorreu a posse oficial de Luciana Alves, como nova superintendente da PRF no Estado, tornando-se a primeira mulher a assumir tal função. A solenidade ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais. Rondoniense da gema, nascida em Ariquemes, Luciana é bacharel em Direito pela Faculdade de Rondônia; pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal, com capacitação para o Ensino no Magistério Superior e vários outros títulos. Em 2014, foi aprovada em concurso da PRF. Atuou em várias funções na instituição, em Rondônia, mas também em Santa Catarina. Uma particularidade que destaca a nova superintendente: ela é uma motociclista com diversos cursos, sempre se destacando na atuação também nessa área, tanto que é instrutora nas disciplinas de Técnicas de Abordagem Policial, Uso Diferenciado da Força e de Motociclismo. A solenidade de posse contou com a presença do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza.

SÉRGIO GONÇALVES, QUE SERÁ GOVERNADOR EM 2026, SE TORNA PERSONAGEM IMPORTANTE NA VIDA PÚBLICA DO ESTADO

Muito mais habituado a trabalhar da porta para dentro, com números e projetos, o vice-governador e secretário de desenvolvimento econômico do Estado, Sérgio Gonçalves, vive um novo momento na sua história pessoal, convivendo agora também com as lides políticas e se tornando uma figura pública que começa a ser conhecida em todo o Estado. É bom que se registre que Sérgio deverá ser o Governador titular pelo menos meio ano, em 2026, quando Marcos Rocha deverá deixar o posto para disputar uma vaga ao Senado. Durante a RondôniaRural Show, em Ji-=Paraná, nem maio passado, o vice-governador andou testando sua popularidade e os resultados foram considerados muito positivos., ainda mais entre gente beneficiada pela série de programas que ele tem criado, na sua secretaria, para melhorar as condições de vida de empreendedores também do meio da produção primária. Pouco afeito até agora a falar em público, Sergio Gonçalves já pratica esta atividade a que não estava habituado. E também começa a receber homenagens. Uma das mais importantes foi proposta pelo deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz, que vai entregar a ele o título de Cidadão Rondoniense, ao paranaense de nascimento que se destaca cada vez mais  na vida pública do Estado.

QUEBRA-MOLAS ILEGAIS E IRREGULARES PODEM CAUSAR GRAVES PROBLEMAS NA COLUNA CERVICAL. MÉDICOS ALERTAM PARA O PROBLEMA

Eles estão por toda a cidade. Raros são os que têm algum tipo de sinalização. Colocam em risco motoristas e motociclistas. Vários deles já sofreram problemas sérios na coluna cervical, porque ela é afetada quando o veículo passa, abruptamente, por um desses quebra-molas que surgem do nada, em locais mais inesperados. Mesmo com o veículo numa velocidade considerada normal, o baque sofrido pelo condutor pode causar sérios danos a ele. Um conhecido ortopedista da Capital, comentando o assunto dias atrás, confirmou que já tratou de vários casos semelhantes. Ora, a sinalização decente de qualquer obstáculo no trânsito é uma obrigação do poder público. Impedir que sejam implantados quebra-molas ao bel prazer de comerciantes ou moradores, ainda mais sem qualquer sinalização, é outra obrigação não  cumprida na Capital. Isso sem falar em quebra-molas com altura muito acima daquela que poderia ser considerada ao menos razoável, como os há até em frente a escolas, em pleno centro da cidade. Está na hora da Secretaria Municipal de Trânsito intervir e acabar com essa prática absurda. Quebra-molas sim, mas muito bem sinalizados, com altura dentro da lógica e apenas com autorização das chamadas autoridades competentes. Senão, vira esculhambação.

COMISSÃO PRESIDIDA POR CONFÚCIO APROVA NOME ESCOLHIDO POR LULA PARA COMANDAR FERROVIAS NO PAÍS

Embora paranaense, o engenheiro/consultor José Eduardo Guidi, o novo comandante da Secretaria Nacional de infraestrutura Ferroviária do Dnit, tem ligação forte com Rondônia. Quem afirma isso é o senador Confúcio Moura, presidente da importante Comissão de Infraestrutura do Senado, onde o nome de Guidi foi aprovado, depois de nomeado pelo presidente Lula. O engenheiro é graduado pela Universidade Federal do Paraná e credenciado pela Caixa Federal como analista de projetos de engenharia públicos e privados, além de ter atuado como projetista e orçamentista fiscal em dezenas de obras públicas.  “Tratará das ferrovias no Brasil, uma área atrasada que precisa melhorar”, disse Confúcio, ao anunciar que o novo chefe das ferrovias nacionais foi aprovado na sabatina feita pelos senadores. A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, comandada pela primeira vez por um rondoniense, trata das questões de aeroportos, hidrovias, ferrovias, portos, petróleo, gás e todas as formas de energia. “Meu papel como presidente da Comissão é superar os grandes gargalos de logística do país. Temos ainda muito por fazer”, analisa o rondoniense, sobre as múltiplas atividades a serem cumpridas na comissão que ele comanda.

PERGUNTINHA

Se você fosse um deputado e tivesse que escolher entre suas convicções e os interesses maiores do país ou receber milhões de reais em emendas para aplicar na sua região, qual o caminho que escolheria?

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

IML do Rio identifica 100 dos 121 mortos na Operação Contenção

IML do Rio identifica 100 dos 121 mortos na Operação Contenção

O IML do Rio de Janeiro identificou 100 das 121 vítimas da Operação Contenção, sendo 60 corpos liberados para sepultamento. Parlamentares criticam a falta de divulgação da lista de nomes por parte da Polícia Civil.
L
Identificação de mortos em operação no Rio deve ser concluída no fim de semana

Identificação de mortos em operação no Rio deve ser concluída no fim de semana

Uma força-tarefa no IML foi montada para acelerar a identificação dos 121 mortos na Operação Contenção. Nomes dos 100 corpos já identificados ainda não foram divulgados.
L
Famílias de mortos em operação no Rio reclamam de falta de informação

Famílias de mortos em operação no Rio reclamam de falta de informação

A demora na liberação e a falta de informação sobre a identificação dos corpos na Operação Contenção revolta familiares no Rio de Janeiro. O IML está dedicado exclusivamente à perícia dos 121 mortos.
L
Megaoperações no Rio geram prejuízos e não trazem paz, dizem especialistas

Megaoperações no Rio geram prejuízos e não trazem paz, dizem especialistas

As megaoperações policiais não conseguem reduzir o crime organizado, segundo advogadas e especialistas. A ação recente no Rio de Janeiro, que teve 121 mortes, gera impactos econômicos incalculáveis e afasta investimentos do estado.
L
CMN regulamenta fundo aéreo para combustíveis sustentáveis

CMN regulamenta fundo aéreo para combustíveis sustentáveis

O Conselho Monetário Nacional regulamentou o uso do Fundo Nacional da Aviação Civil para financiar combustíveis sustentáveis. O crédito totaliza R$ 4 bilhões e exige contrapartidas ambientais e aumento de voos para o Norte e Nordeste.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Deputados pedem investigação federal sobre megaoperação no Rio

Deputados pedem investigação federal sobre megaoperação no Rio

A investigação federal no Rio de Janeiro foi solicitada por deputados e pela Alerj para apurar a megaoperação policial que deixou mais de 120 mortos. O pedido visa garantir uma perícia independente e maior transparência.
L

EM CIMA DA HORA: Daiana Daíra Lanzoni destaca Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual

A participação é gratuita e essencial para quem acredita em um futuro mais seguro e acolhedor para as crianças e adolescentes de Rondônia.
L

Nota de pesar: Antônio Fortunato

Antônio Fortunato, natural de Tupi Paulista/SP e morador de Porto Velho, faleceu aos 81 anos, deixando lembranças de afeto, simplicidade e amor à família e ao Santos Futebol Clube.
L

FALAÊ PODCAST: Lucas Eloy fala sobre fé, empreendedorismo e o mercado imobiliário

A conversa promete inspirar quem busca alinhar espiritualidade, carreira e realização pessoal.
L

Marquise Ambiental suspende serviços de limpeza em Porto Velho após decisão da prefeitura

Marquise Ambiental suspende serviços de limpeza em Porto Velho após notificação da prefeitura e promete recorrer à Justiça para manter a PPP de gestão de resíduos.uos sólido
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Energisa Rondônia abre vagas de emprego com inscrições até quinta-feira (30)

Oportunidades contemplam funções essenciais para operação e manutenção do sistema elétrico.
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas Externa em Porto Velho, Salário R$ 10.000,00

Empresa do setor de tecnologia agrícola contrata consultor de vendas para atuar no campo com comercialização de drones, salário fixo de R$ 10 mil mais bonificações e benefícios exclusivos.
L

Vaga de Auxiliar de Logística com salário de R$ 1.688,00

Porto Velho, bairro Rio Madeira, contratação em tempo integral
L
Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas para atendente de farmácia e outros cargos em Porto Velho

Prefeitura incentiva trabalhadores a aproveitarem oportunidades disponíveis e fortalece o mercado de trabalho local.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Data da Conferência do Plano Diretor de Porto Velho é alterada para dezembro

Data da Conferência do Plano Diretor de Porto Velho é alterada para dezembro

Evento presencial acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro e é aberto a toda a população.
L
Marketing político do “soma ou some” coloca Cláudio Castro no centro da narrativa nacional

Marketing político do “soma ou some” coloca Cláudio Castro no centro da narrativa nacional

Megaoperação policial no Rio e frase estratégica consolidam o governador como protagonista e reforçam seu posicionamento político.
L
STF forma maioria parcial para obrigar PM a informar sobre direito ao silêncio

STF forma maioria parcial para obrigar PM a informar sobre direito ao silêncio

O direito ao silêncio durante abordagens policiais registrou três votos favoráveis no STF nesta quinta-feira (30). O relator, ministro Fachin, defende que a medida evita confissões informais e anula provas obtidas sem aviso.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a procuradores de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a procuradores de Rondônia

Solenidade reconheceu o trabalho dos procuradores autárquicos que contribuem para o fortalecimento da gestão pública estadual.
L
Lula propõe exportar biocombustíveis e incentiva pesquisa no setor

Lula propõe exportar biocombustíveis e incentiva pesquisa no setor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com dirigentes da Be8 e da Mercedes-Benz para discutir o incentivo à pesquisa e a inclusão de biocombustíveis na pauta de exportação do Brasil, sugerindo testes na Alemanha.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Governo Federal envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio

Governo Federal envia 20 peritos da PF para reforçar perícia no Rio

O reforço da perícia no Rio de Janeiro é a primeira ação do escritório emergencial de combate ao crime organizado no estado. Vinte peritos criminais da PF foram mobilizados para análise de locais de crime e balística.
L
Casa desaba com moradores no centro de Porto Velho

Casa desaba com moradores no centro de Porto Velho

De acordo com testemunhas, um forte barulho foi ouvidos por vizinhos, em seguida, o imóvel onde moravam um idoso e o filho dele desabou com os moradores.
12
Polícia Civil apreende grande quantidade de drogas e armas em Porto Velho

Polícia Civil apreende grande quantidade de drogas e armas em Porto Velho

A apreensão de drogas em Porto Velho foi realizada pelo DENARC, resultando na retirada de circulação de 140 quilos de skunk e 15,5 quilos de cocaína. A operação, que faz parte do Protetor de Divisas, também apreendeu quatro armas de fogo.
10
Polícia Civil incinera 147 quilos de maconha apreendida em Cacoal

Polícia Civil incinera 147 quilos de maconha apreendida em Cacoal

A incineração de maconha em Cacoal foi realizada nesta quarta-feira (30) pela Polícia Civil. Mais de 140 quilos da droga foram destruídos em um procedimento autorizado judicialmente, reforçando o combate ao tráfico de drogas.
12
Suspeito de homicídio em Porto Velho é preso em Ariquemes

Suspeito de homicídio em Porto Velho é preso em Ariquemes

Investigado por Homicídio em Porto Velho ocorrido em dezembro de 2024 é detido pela Polícia Civil. O suspeito, A. E. de O., conhecido como “Tio Patinhas”, foi preso em Ariquemes nesta quinta-feira (30) após trabalho integrado das delegacias.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): LEONARDO GONÇALVES DE CARVALHO

Licença Previa, Licença de Instalação e Licença de Operação-LO.
L
Antigo ponto de alagamento em Porto Velho será transformado em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagamento em Porto Velho será transformado em espaço de convívio social

Área na avenida Jorge Teixeira ganhará “Boulevard das Águas”, pista de caminhada e melhorias urbanas duradouras.
L
Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação

Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação

O Fórum Nacional da Indústria pede a taxação de bets por meio de um novo imposto que cobraria 15% do valor apostado. A medida visa financiar as áreas de saúde e educação, além de corrigir a desigualdade tributária.
L
Poupança: hábito que garante segurança financeira e fortalece comunidades

Poupança: hábito que garante segurança financeira e fortalece comunidades

Dia Mundial da Poupança reforça a importância de se preparar para o futuro e investir de forma consciente.
L
Mega-Sena acumula e prêmio principal vai a R$ 34 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai a R$ 34 milhões

A Mega-Sena acumulou mais uma vez no concurso 2.934, com o prêmio principal indo a R$ 34 milhões. Os números sorteados na quinta-feira (30) foram 09, 17, 23, 26, 33 e 59.
L
Lanús enfrentará o Atlético-MG na final da Sul-Americana

Lanús enfrentará o Atlético-MG na final da Sul-Americana

A final da Copa Sul-Americana de 2025 será disputada entre Atlético-MG e Lanús (Argentina). A equipe argentina garantiu a vaga ao vencer o Universidad de Chile nesta quinta-feira (30), no Estádio La Fortaleza.
L
Sete governadores criam "Consórcio da Paz" após operação no Rio

Sete governadores criam “Consórcio da Paz” após operação no Rio

A criação do Consórcio da Paz foi anunciada por sete governadores para integrar o combate ao crime organizado no país. O projeto surge após a operação policial no Rio de Janeiro que resultou em mais de 120 mortes.
L
Flamengo e Palmeiras disputam final brasileira da Libertadores

Flamengo e Palmeiras disputam final brasileira da Libertadores

A Final da Libertadores de 2025 será a sétima disputada entre clubes do Brasil, colocando Flamengo e Palmeiras frente a frente. O jogo está marcado para 29 de novembro em Lima, no Estádio Monumental.
L
Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 8ª parcela

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 8ª parcela

A oitava parcela do Pé-de-Meia é paga nesta sexta-feira (31) para estudantes nascidos em setembro e outubro. O valor de R$ 200 é destinado a cerca de 3,2 milhões de alunos do ensino médio da rede pública.
L
Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda

Receita Federal paga lote da malha fina do Imposto de Renda

O pagamento da malha fina do Imposto de Renda de outubro será feito nesta sexta-feira (31). Cerca de 249 mil contribuintes regularizados receberão R$ 602,96 milhões em restituições.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.