O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é uma data celebrada mundialmente e visa conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos independente da orientação sexual. A data também conhecida como O Dia do Orgulho Gay é um reforço para lembrar que todos os gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero, devem se orgulhar de sua sexualidade.
A escolha data deve-se a rebelião de Stonewall de 1969, quando os frequentadores do bar homoafetivo decidiram enfrentar a violência policial. Após o ocorrido, no ano seguinte, o local tornou-se o centro da marcha para o orgulho quando 10 mil pessoas se reuniram para celebrar o aniversário da rebelião.
A sigla LGBTQIA+ é atualmente nomeada como LGBTQIAAPF2K+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, questionando, intersexuais, curioso, assexuais, aliados, pansexuais, polissexuais, familiares, 2-espíritos e kink). O+ representa as demais denominações afetivas que não se encontram representadas na heteronormatividade da sociedade.
No último ano, em 2022, cerca de 4 milhões de pessoas celebram o orgulho homoafetivo na parada de São Paulo, conhecida como uma das maiores do mundo. Esse ano o evento aconteceu em 11 de junho, levou milhões de pessoas para a av. Paulista e reafirmou o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação, além de promover o respeito à diversidade e a construção de políticas afirmativas para a população LGBT+.