Membros da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia, o Diretório Central dos Estudantes da UNIR e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UNIR prometem fazer uma grande mobilização nesta quinta-feira (22) para chamar atenção da sociedade para alguns problemas e bandeiras trabalhistas.
A convocação vem acontecendo pelas redes sociais. O ato foi marcado para às 9h, na frente do auditório Paulo Freire localizado no Campus José Ribeiro Filho. A ideia é chamar atenção da reitoria para três pautas importantes para o meio acadêmico.
Entre elas, a revisão de progressões funcionais dos docentes. Eles também pedem juntamente com os estudantes a abertura imediata do restaurante universitário. Além disso, outra pauta diz respeito às melhorias de infraestrutura nos prédios da instituição.
Sobre o restaurante universitário, no mês passado os estudantes realizaram um manifesto pacífico. Na oportunidade, o DCE lembrou que a UNIR é a única Federal do país que não possui um restaurante universitário para fornecer alimentação de qualidade e a baixo custo para a sua comunidade.
O grupo protestou para o que chamou de “perseguição” aos ambulantes.” Todos assistiram abismados à ordem de expulsão pela vigilância sanitária dos três principais ambulantes do campus José Ribeiro Filho (Dona Margareth, Mata Larica e Pasteloko) que juntos fornecem quase 70% de toda alimentação consumida na UNIR de Porto Velho. Esta é a gota d’água de uma novela que perdura há mais de 30 anos! Neste cenário são os ambulantes que contribuem para diminuir o risco alimentar de professores, técnicos e estudantes obrigados a permanecer o dia todo no espaço acadêmico, seja fazendo ensino, pesquisa ou extensão”, diz trecho da nota.
A Reitoria ainda não se manifestou sobre o ato de amanhã.