QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

Ainda estamos numa ilha de prosperidade, num momento de grandes riscos para o nosso país

PERGUNTINHA: Na sua opinião, por que a Justiça não permitiu que o ex-presidente Bolsonaro nomeasse um amigo seu para comandar a Polícia Federal e não considera nada errado o atual presidente Lula nomear seu próprio advogado e amigo de mais de uma década, como ministro do STF?

Por Sergio Pires/Newsrondonia

Publicado em 

Ainda estamos numa ilha de prosperidade, num momento de grandes riscos para o nosso país - News Rondônia

O domingo, dia de reflexão, pode também ser dia de boas notícias, para equilibrar um pouco a sucessão de coisas ruins que estão acontecendo no nosso país. Não há como negar que Rondônia vive um momento diferenciado, em relação a vários outros Estados. Como muitas decisões ideológicas e desastradas tomadas pelo governo federal ainda não nos atingiram, com a força que já chegaram em outras regiões, ainda estamos nadando de braçada. A economia de Rondônia vive um momento especial. A prova mais recente foi o excepcional resultado, muito acima das melhores previsões, dos negócios feitos na Rondônia Rural Show, que cresceram, em volume físico e financeiro, em mais de 75 por cento sobre o ano anterior. Mais de 3 bilhões e 500 milhões em negócios que agora estão andando e que, em grande percentual, certamente serão confirmados. Vínhamos, já há bastante tempo (principalmente nos últimos cinco anos) num crescimento seguido, embora tenha sido durante a administração de Marcos Rocha que se deu o salto maior. Nunca, na nossa curta história como Estado, tivemos tantos avanços: primeiro lugar no país, com o mais baixo nível de desemprego; salários de grande parte do funcionalismo atualizados (ainda falta muito, mas já houve avanços significativos), grandes obras realizadas ou em andamento (o Heuro merece um capítulo à parte); cofres do Estado cheios, graças a um programa de economia muito sério; o agronegócio dando um salto; novas empresas chegando e muitos planos em andamento, certamente dão um tom de ilha da prosperidade, neste conturbado momento que os brasileiros de várias regiões  estão vivendo.

Ainda estamos numa ilha de prosperidade, num momento de grandes riscos para o nosso país - News Rondônia

Está tudo às mil maravilhas? Claro que não! Há ainda falta de oportunidade para muitos rondonienses; precisamos evoluir muito na saúde e na educação; ainda há gente faminta; a distribuição de renda segue distante do ideal. E há os riscos vindos de Brasília. Mas não se pode negar que vivemos um momento de grande desenvolvimento e prosperidade. E o governo Marcos Rocha tem tudo a ver com isso.

ÚLTIMOS PASSOS DA BUROCRACIA E O NOVO PRONTO SOCORRO DA CAPITAL COMEÇA A SE TORNAR REALIDADE

Por falar no Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho, que a população já chama de Heuro, mas o Palácio Rio Madeira prefere dar outro apelido, as coisas começam a sair do papel e encaminham-se para a realidade. Nesta semana, o governador Marcos Rocha voltou à Bolsa de Valores de São Paulo para novo leilão, dessa vez para que o consórcio de empresas que construirá o hospital de pronto socorro, também seja responsável pelos equipamentos e manutenção. Todos os passos burocráticos estão praticamente concluídos e agora resta apenas é aguardar pelo andar da obra. A parte de canalização e infraestrutura para evitar alagações no local já foi concluída e em breve quem mora nas proximidades do local onde o Heuro será erguido, poderá ver as primeiras colunas sendo colocadas. A previsão da obra é de que ela demore ainda cerca de dois anos. Depois da entrega, o Estado pagará mais de 28 milhões e 500 mil reais em 30 anos, para o consórcio responsável. Depois disso, toda a estrutura passa a ser de propriedade dos rondonienses. Esse foi um resumo do que Rocha comentou com o governador paulista Tarcísio de Freitas, seu amigo dos tempos do governo Bolsonaro, quando o visitou, durante sua viagem.

DEPUTADO AMAZONENSE IRONIZA FOME DOS VENEZUELANOS E DIZ QUE ELES SÓ PODEM COMER RATOS VACINADOS

Fosse no governo passado e viesse de um aliado do então presidente Bolsonaro, o mundo teria vindo abaixo com um comentário absurdo e doentio, vindo de um deputado do PT do Amazonas. Ao contestar um dos seus colegas, que protestavam contra a presença do ditador Nícolas Maduro no país, recebido com honras, enquanto seu povo passa fome e tem que comer ratos para não morrer, o deputado petista respondeu, defendo a visita do ditador e ironizando que os venezuelanos famintos poderiam comer ratos, “mas só os vacinados”.  Segundo Sinésio Campos, que diz ter estudado zootecnia. E debochou, dizendo que se for para comer rato, “só se houve vacinação. Porque se ele não for vacinado, tem leptospirose e isso mata. Então eu acho que se o povo está comendo rato, tenho certeza de que não tem ninguém vivo”! Obviamente que o abuso verbal praticado pelo parlamentar contra um povo desesperado não teve repercussão na grande mídia, que raramente comenta algo que não seja de agrado da esquerda e do novo governo. Um rondoniense do mundo da política que é bolsonarista e que acompanhou o episódio, lamentou essa omissão na informação. “Se fosse um apoiador do ex-presidente que cometesse esta heresia, estaria sendo execrado. Mas como ele é do PT, tanto para a mídia quanto para a Justiça, pode tudo”!

MARCOS ROGÉRIO REASSUME CADEIRA NO SENADO, EM PLENO FUNCIONAMENTO DA CPMI DO 8 DE JANEIRO

Marcos Rogério está de volta! Depois de seis meses afastado do Senado e com raras aparições públicas ou pronunciamentos, o parlamentar de Ji-Paraná retoma seu mandato, que vai até fevereiro de 2027. Com isso, a composição da bancada do Estado se mantém com dois bolsonaristas (o senador de primeiro mandato, Jaime Bagattoli e o próprio Rogério) contra um governista, o ex-governador Confúcio Moura, cujo mandato também se encerra no mesmo período do seu colega, que volta a ocupar uma cadeira na Casa. Marcos Rogério se tornou um personagem destacado na política nacional a partir da defesa irredutível que fez do governo do então presidente Jair Bolsonaro, na chamada CPI do Circo, aquele que transformou um tema sério num evento triste e lamentável, para a história do nosso parlamento. Durante toda a CPI, o senador rondoniense sofreu duros ataques e Fake News, vindos da mídia antigoverno, a mesma mídia que hoje é aliada de primeira hora do atual governo. Agora, ele retorna em plena CPMI do 8 de Janeiro e, certamente, sua voz será importante no contexto das investigações. Com a volta de Marcos Rogério, encerra seu período como senador, o suplente Samuel Araújo, que teve boa passagem pela Casa.

AMIN CONFIRMA DENÚNCIAS E DIZ QUE GOVERNO ADULTEROU RELATÓRIO DA ABIN SOBRE OMISSÃO NOS ATOS DE VANDALISMO

Por falar em Senado, um dos mais respeitados membros do parlamento, o ex-governador catarinense Esperidião Amin fez grave discurso na tribuna, nesta quinta passada, oficializando denúncia de que o ex-ministro do GSI (à época dos atos de vandalismo do 8 de janeiro) adulterou relatório da Abin, retirando do texto original nada menos do que onze itens que poderiam incriminar o governo Lula de omissão no lamentável evento. O assunto já caíra como uma bomba no Parlamento, mas foi o discurso de Amin que oficializou as denúncias. No novo texto corrigido, estão os itens que haviam sido excluídos e, todos eles, comprovariam que, desde pelo menos dois dias antes do 8 de janeiro, o GSI e o governo já teriam sido alertados de que os prédios dos Três Poderes. Mesmo sabendo, não foi tomada nenhuma providência para evitar os ataques, já que os alertas da Abin foram ignorados. Com o inicio oficial da CPMI, programado para esta terça-feira, mesmo comandada por governistas, o assunto deve ferver no Congresso. Outro senador, Marcos do Val, já avisou que apresentará uma série de documentos comprovando que o ministro da Justiça. Flávio Dino e o próprio presidente sabiam do que iria acontecer com grande antecedência. Será verdade?

PARQUE DOS TANQUES É PREPARADO PARA A COMEMORADA VOLTA DO ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ

Não só o porto-velhense, mas todos os rondonienses terão dez dias, ainda neste mês de junho, para viverem novamente as emoções daquele que é, sem dúvida, o grande espetáculo da cultura do nosso Estado: o Arraial Flor do Maracujá. Depois de muito tempo sem ser realizado; depois da pandemia; depois de datas estranhas ao evento, como agenda-lo para outubro, por exemplo, o grandioso evento volta a abrilhantar nossas noites, entre o próximo dia 23 e o 2 de julho. Será a 39ª edição, preparatória para a grande festa dos 40 anos, que acontecerá em 2024. O Parque dos Tanques, para onde a festa foi transferida desde que saiu da área onde hoje estão os prédios e vários órgãos públicos, na Esplanada das Secretarias, começa a ser preparado. A Secretaria da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer, nome pomposo da Sejucel, comandará a festa. Serão liberados nada menos do que 1 milhão e 200 mil reais. A grana vem do Governo e de emendas parlamentares, aplicada na infraestrutura do Arraial, como palco, som, iluminação, tendas e premiação para as quadrilhas e os bois-bumbás. Enfim, o Arraial volta, três anos depois.

COMBATE AOS “GATOS”: DENÚNCIAS ANÔNIMAS AJUDAM A COMBATER AS MARACUTAIAS QUE PREJUDICAM A TODOS OS CONSUMIDORES

As coisas mudaram, em relação aos famosos “gatos” e o furto de energia. Cada vez que alguém faz uma maracutaia dessas, está prejudicando a todos os demais consumidores, que acabam pagando a conta, na hora do cálculo dos reajustes e, ainda, porque isso pode causar graves prejuízos ao sistema de fornecimento da energia. Uma série de medidas têm sido tomadas, em parceria da distribuidora, a Energisa, com os órgãos de segurança pública, já que o furto de energia é crime, previsto no Código Penal. Nesta semana, policiais civis, militares e representantes da Polícia Técnica fizeram mais uma ação conjunta, desta feita no centro da Capital, quando denúncias anônimas apontaram duas lojas,  que acabaram autuadas e seus proprietários levados à Delegacia, para abertura do processo a que eles responderão. Mais uma vez, a Energisa tratou de orientar os rondonienses no sentido de que se denunciem os “gatos”, não só pelo risco de incêndios que ligações mal feitas podem causar, como ainda pelo prejuízo real que este tipo de crime significa para o Estado. Os cofres públicos de Rondônia deixam de arrecadar algo em torno de 100 milhões de reais por ano, pelo não recolhimento do ICMS que incide sobre as contas de luz.Com tanto dinheiro perdido, só com o valor do imposto não recolhido poderia, por exemplo, ser investido na construção de mais de perto de 1.100 casas populares por ano. Denunciar no 0800. 647 0120 é ajudar a todos.

FRANCESES RESPONSÁVEIS PELO AEROPORTO VÃO LANÇAR PEDRA FUNDAMENTAL DAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO JORGE TEIXEIRA

Será que desta vez vai melhorar mesmo? Há uma possibilidade concreta de que isso aconteça, porque agora, privatizado, o aeroporto de Porto Velho poderá sim, em alguns poucos anos, fazer jus ao “internacional” que faz parte do seu nome e que, hoje, soa quase como uma piada. Nesta terça-feira, os novos gestores do Jorge Teixeira receberão imprensa e convidados, a partir das 8h30 da manhã, para uma solenidade importante: o lançamento da pedra fundamental do que eles chamam de “obras de ampliação e modernização” do aeroporto de Porto Velho. “Este evento marcará o início de uma etapa significativa para o aeroporto, que receberá melhorias substanciais para atender a demandas de passageiros em Rondônia e aprimorar a experiência de viagem. A Vinci Airports, operadora francesa que venceu a licitação para se responsabilizar por vários aeroportos do norte, como os de Manaus e o de Porto Velho, terá, na Capital rondoniense, um grande desafio pela frente. Desde que o antigo aeroporto Belmont foi transformado no “internacional” Jorge Teixeira, a situação melhorou muito pouco, mesmo com milhões de reais investidos. As brincadeiras inclusive tomaram parte da vida do nosso aeroporto, porque ele é um dos únicos do mundo que não tem uma área em que passageiros e visitantes possam acompanhar decolagens e aterrissagens. A internacionalização real passará ainda pela instalação do alfandegamento, para voos internacionais de cargas e de passageiros, além de obras físicas e várias outras melhorias. Todos estes projetos serão confirmados no encontro da terça-feira.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, por que a Justiça não permitiu que o ex-presidente Bolsonaro nomeasse um amigo seu para comandar a Polícia Federal e não considera nada errado o atual presidente Lula nomear seu próprio advogado e amigo de mais de uma década, como ministro do STF?

Ainda estamos numa ilha de prosperidade, num momento de grandes riscos para o nosso país - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

Moraes prorroga inquérito contra Eduardo Bolsonaro por mais 60 dias

A pedido da Polícia Federal, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, estende a investigação sobre o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução de investigação.
L
Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

Acesso a Vacinas: Sul Global coopera para não ser escanteado novamente, diz Fiocruz

O presidente da Fiocruz, Mário Moreira, revela à Agência Brasil os esforços de cooperação do Sul Global para garantir maior acesso a vacinas após as lições da pandemia de Covid-19.
L

Candidatos à presidência boliviana enfrentam-se em debate televisivo

Candidatos como Eduardo del Castillo, Samuel Doria Medina e Tuto Quiroga participaram do debate presidencial na Bolívia, mas omissão de temas críticos frustrou eleitores indecisos.
L

Coluna do Simpi: FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Relatório da FGV sobre impacto dos MEIs no INSS gera polêmica e expõe debate sobre desigualdade nos incentivos entre pequenos negócios e grandes corporações.
L

Prefeitura de Porto Velho implanta “fura-fila inteligente” para melhorar trânsito na rotatória da Caúla com Guaporé

Medida simples deve reduzir filas, evitar acidentes e dar mais fluidez ao tráfego na zona Leste
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Inteligência Artificial no Brasil: Entre a Inovação e a Proteção de Direitos Fundamentais – Análise do PL 2338/23

Com a chegada da inteligência artificial ao cotidiano brasileiro, o Projeto de Lei 2338/23 propõe uma regulamentação que equilibre inovação, direitos fundamentais e segurança jurídica
L
Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na Final do Super Mundial de Clubes

Chelsea vence Fluminense por 2 a 0 e garante vaga na final do Super Mundial de Clubes

Com dois gols de João Pedro, ex-Fluminense, Chelsea avança para a final do Super Mundial de Clubes 2025. Apesar da derrota, o Fluminense sai de cabeça erguida, sendo o único brasileiro a chegar à semifinal e conquistando mais de R$ 350 milhões.
L

Agenda News | Entrevista Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró

Nesta terça-feira (08), às 17h, o Agenda News recebe Vanderson Arnoud, vocalista da banda Diretores do Forró. Com um som cheio de identidade, tradição e energia, o grupo vem conquistando o público nas festas juninas e eventos culturais.
L

Giro News recebe Mariana Belandi e Priscila Theobald nesta terça, às 16h

Nesta terça-feira, dia 08, às 16h, o Giro News entrevista Mariana Belandi e Priscila Theobald, representantes da loja e clube de tiro Pró Hunter. Com o tema “Segurança, Esporte e Responsabilidade: o tiro no Brasil hoje”, o programa abordará a prática do tiro esportivo, a importância da regulamentação e o papel da mulher no universo das armas. Uma conversa informativa e necessária sobre direito, preparo e consciência.
L
Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Câmara dos Deputados vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais

Em pauta prioritária do governo, a Câmara vota esta semana a urgência do PLP 128/25, que visa cortar em 10% os benefícios fiscais federais para auxiliar no cumprimento das metas fiscais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Ieda Chaves defende metas realistas e mais investimentos na educação durante debate do novo PNE em Rondônia

Parlamentar participou do Seminário Estadual que reuniu autoridades, profissionais da educação e representantes de entidades no auditório da Alero
L

JAIME BAGATTOLI: Senado aprova prorrogação de prazo para a regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Bagattoli é autor de outro PL que unifica o procedimento em todos os estados do país
L
Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 300 mil para contratação de médicos em Itapuã do Oeste

Após ouvir mulheres do município, parlamentar viabiliza recursos para atendimento ginecológico e obstétrico.
L
Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Projeto de lei quer coibir furtos de cobre em Porto Velho e endurecer regras para comércio de metais

Proposta da vereadora Sofia Andrade já foi aprovada nas comissões da Câmara e prevê punições para quem comercializar cobre sem comprovação de origem.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a tiros por dupla em moto na zona leste

Tentativa de homicídio ocorreu na noite desta terça-feira (8), no bairro Tiradentes; vítima foi socorrida pelo Samu
14

Homem é morto a tiros na zona leste de Porto Velho

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (08) no bairro Três Marias; autoria e motivação ainda são desconhecidas
18

homem é preso após invadir apartamento, tentar estuprar e esfaquear moradora na zona sul de Porto Velho

A mulher foi socorrida e levada à UPA da zona sul
16

Polícia identifica jovem morto a tiros com Ex-presidiário na zona sul

Outra vítima foi o Ex-presidiário Matheus Maia Barbosa de Almeida, 25 anos.
18
Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Adolescente invade escola, mata criança e fere outras duas com faca no RS

Um adolescente de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, RS, resultando na morte de um menino de 9 anos, ferimentos em duas outras crianças e uma professora.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho adota Sistema Eletrônico de Informações e inicia era digital na gestão pública

Adesão ao SEI permite integração com outros poderes e elimina uso de papel em processos administrativos
L

Rondônia reforça acolhimento de gestantes com kits do programa Mamãe Cheguei

Mais de 30 mulheres foram beneficiadas com enxovais e orientações sobre cuidados com o bebê
L

Governo de Rondônia participa de audiência sobre Plano Nacional de Educação 2024-2034

Encontro debateu metas e estratégias para a próxima década da educação pública no Brasil
L

Produção científica de Rondônia ganha visibilidade com prêmio no III Simpósio Fapero; inscrições estão abertas até o dia 13

Pesquisadores de Rondônia podem submeter resumos para o III Simpósio Fapero e concorrer a prêmios em dinheiro
L

Governo de Rondônia arrecada mais de 2 toneladas de alimentos durante a 4ª Pedalada pela Natureza

Evento em Alta Floresta d’Oeste uniu esporte, preservação ambiental e solidariedade
L
Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Campanha Junho Vermelho mobiliza mais de 1.400 doadores de sangue em Rondônia

Ações ocorreram em Porto Velho e outras cidades do estado, com coletas externas e voluntariado ativo
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAI): MARIA LINETE PAIVA

Licença Ambiental Instalação – LAI nº 016.00050.004/2024-SUL
L
Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Porto Velho abre inscrições para cursos profissionalizantes com foco em inovação e mercado de trabalho

Cadastro vai até 17 de julho; cursos gratuitos incluem oratória, inteligência artificial, drones, inglês e muito mais
L
Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Detran-RO abre credenciamento para CFCs e clínicas no Programa CNH Social

Editais buscam ampliar rede de atendimento para emissão gratuita da CNH em Rondônia
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental (LP-LI-LO): Mineração Brasil Norte Extração de Metais Preciosos LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.