TERÇA-FEIRA, 08/07/2025
Publicidade

Irmã porto-velhense tem reunião com o Papa Francisco no Vaticano

Francisco e o seu grande compromisso com a Amazônia e com os pobres

Por Silvonei José - Vatican News

Publicado em 

Irmã porto-velhense tem reunião com o Papa Francisco no Vaticano - News Rondônia
As indígenas Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi, sendo recebidas pelo Papa Francisco (Vatican Media)

Três mulheres indígenas, Patricia Gualinga e Ir. Laura Vicuña, vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) e Yesica Patiachi, vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) foram recebidas em audiência pelo Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 1º de junho.

No início de março, as três indígenas amazônicas enviaram uma carta, entregue pessoalmente ao “vovô Francisco” pelo cardeal Pedro Barreto, presidente da CEAMA. Nela pediam um diálogo presencial entre as três representantes indígenas e o Papa, para fortalecer os caminhos de comunhão e unidade.

Irmã porto-velhense tem reunião com o Papa Francisco no Vaticano - News Rondônia
Irmã Laura

Dias depois, a Prefeitura da Casa Pontifícia enviou à Ir. Laura, Patricia e Yesica confirmando que seriam recebidas pelo Papa Francisco em audiência privada no dia 1º de junho de 2023.

Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi,  visitaram nesta manhã de quinta-feira a Rádio Vaticano – Vatican News e contaram sobre o encontro com o Papa Francisco.

Irmã porto-velhense tem reunião com o Papa Francisco no Vaticano - News Rondônia
Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi

Irmã Laura Vicuña Pereira Manso, indígena do povo Kariri, é brasileira, nasceu em Porto Velho, Rondônia. É filha de pais migrantes. Religiosa da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, é formada em antropologia, especialista em psicologia social e mestre em linguística indígena.

“Foi para nós uma grande alegria esse encontro com o Papa, um encontro histórico”, disse ela. “Nós estávamos as três num aeroporto na Colômbia, em um restaurante chamado amazônico, e começamos a conversar que podíamos escrever uma carta ao Papa para ver se ele nos receberia”. A carta foi entregue pelo cardeal Barreto no dia 4 de março e no dia 9 de março elas receberam a resposta de que o Papa as receberia no dia 1º de junho. “De verdade – disse – foi uma grande alegria”.

Falando do Papa, disse que o Santo Padre “nos transmite uma grande paz e sobretudo o seu grande compromisso com a Amazônia e com os pobres”. Papa Francisco representa mudanças, afirmou. “Papa Francisco representa esse novo sopro do Espírito, essa Primavera na Igreja. Mais uma vez mais vivemos essa Primavera e eu sinto que o Papa Francisco impulsiona estas mudanças, mudanças de verdade e não tem como voltar atrás, porque elas são mudanças inspiradas no fundamento que é Jesus Cristo.

Falando especificamente do encontro desta quinta-feira, Irmã Laura disse que a temática que as trouxe para essa conversa, para esse diálogo com o Papa Francisco foi sobre a realidade sócio ambiental da Amazônia socioeducacional, e a realidade sócio pastoral, com uma ênfase para a missão da mulher na igreja e Ministérios para mulher na igreja.

Irmã porto-velhense tem reunião com o Papa Francisco no Vaticano - News Rondônia
Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi

Irmã Laura disse que sobre o papel da mulher o Papa Francisco afirmou que não tem como mais voltar atrás na missão “que nós mulheres já desempenhamos na Igreja desde há muito tempo. E a mulher é justamente esse rosto materno da Igreja: Maria a mãe de Jesus como essa mulher que está a serviço. E as mulheres na Igreja são justamente as que promovem as mudanças que promovem a evangelização promovem o cuidado da vida o cuidado da terra e o cuidado do direito. Então vamos avançar, sem fazer polarizações”. Temos um bonito caminho pela frente – sublinhou a religiosa – aonde vamos avançando nessa missão da mulher na Igreja de ser, de verdade, essa presença materna de Deus na Igreja.

Irmã Laura acrescentou ainda que o Santo Padre as convidou para que continuem essa missão de ser uma Igreja em saída, uma igreja Samaritana, e que esteja nas periferias e ao cuidado da vida onde ela se encontra muito ameaçada.

A religiosa disse também que trouxeram ao Santo Padre, ao Vaticano as vozes da Amazônia. Mas que vozes são essas, o que pedem essas vozes? “Elas pedem – afirmou -, que avancemos para águas mais profundas e pede também que a Igreja tenha esse compromisso incondicional com a luta dos povos originários, com a luta dos povos amazônicos na defesa da nossa mãe terra, na defesa dos direitos e na defesa da vida”. “E nesse momento sobretudo no Brasil – destacou – em que a gente vive uma situação de morte e vida com o julgamento do Marco temporal. E o pedido forte: “a gente pede à Comunidade Internacional para que lute conosco para que de fato se defenda a Constituição Federal, se defenda os direitos que estão assegurados nos acordos internacionais e que assim tenhamos autonomia em nossos territórios e que todos os territórios possam ser demarcados”.

Caminhos de comunhão e novos caminhos

Este encontro, para elas e quem representam, é sinal de que se dá um passo significativo, incluindo mulheres e leigos rumo aos novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral nas comunidades eclesiais amazônicas.

Saiba quem são as mulheres que serão recebidas pelo Papa Francisco

Ir. Laura Vicuña

Laura Vicuña Pereira Manso, indígena do povo Kariri, nasceu em Porto Velho, Rondônia. É filha de pais migrantes e vem de um significativo processo de autoafirmação de sua identidade indígena. Religiosa da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, é formada em antropologia, especialista em psicologia social e mestre em linguística indígena.

Atuou pastoralmente junto a diversas comunidades da Amazônia brasileira e peruana. Atualmente atua no Conselho Indigenista Missionário (CIMI), na defesa da Amazônia, dos seus povos e da casa comum, especialmente com o povo Karipuna. Participou do Sínodo da Amazônia em 2019 e é vice-presidenta da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Esteve em diversos espaços da ONU em Nova York e Genebra, Fórum Permanente dos Povos Indígenas, para incidir diretamente e denunciar a violação dos direitos indígenas e da Amazônia.

Contribuiu com relatórios antropológicos para a identificação étnica e demarcação territorial dos povos Guarasugwe e Cassupá. Realizou estudo linguístico junto a sábios e avós indígenas das línguas Sabanê, Kwazá e Guarasugwe e publicou vários artigos sobre a Amazônia e o Serviço da Mulher na Amazônia.

Yesica Patiachi

Escritora, pesquisadora, pintora e educadora do povo Harakbut, Yesica Patiachi Tayori nasceu na comunidade indígena de San José del Karene, no Departamento de Madre de Dios, Peru.

Formada em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Público de Puerto Maldonado. Em 2015 o Ministério da Educação publicou seu livro “Relatos Orales Harakbut” e em 2019 “El gallinazo y el jaguar”. Ambos são textos bilíngues, em harakbut e espanhol, sendo as primeiras publicações escritas nesta língua por uma mulher indígena do mesmo povo, e traduzidas para o espanhol por ela mesma.

Participou da elaboração de livros de trabalho em Harakbut para o Ministério da Educação para estudantes que falam esta língua. Esteve como especialista em Educação Intercultural Bilíngue (EIB) na Diretoria Regional de Educação do Departamento de Madre de Dios, e Coordenadora Regional de Qualidade da Gestão Escolar do Ministério da Educação.

Em janeiro de 2018, durante a visita do Papa Francisco à cidade de Puerto Maldonado, realizou o discurso, em nome dos povos indígenas, falando da dura realidade socioambiental que enfrenta a Amazônia e seus povos. Em outubro de 2019 participou ativamente do Sínodo Amazônico como auditora.

Atualmente trabalha como professora do ensino médio, em Puerto Maldonado, e é uma das vice-presidentas da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

Patricia Gualinga

Patricia Gualinga Montalvo, do povo Kichwa de Sarayaku, na Amazônia equatoriana, é uma renomada defensora dos direitos humanos e da casa comum.

Ao longo de sua vida, Patricia se dedicou, seguindo o exemplo de seus pais e sábios, a proteger sua comunidade das violações de direitos humanos causadas principalmente pela exploração de petróleo e pela militarização.

Em 2012, foi testemunha perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos em um caso histórico apresentado em 2002 sobre os impactos da exploração de petróleo em sua comunidade, que terminou com a decisão do tribunal em favor do povo de Sarayaku.

Participante de vários espaços nacionais e internacionais de incidência, recebeu importantes reconhecimentos internacionais, incluindo em 2019, o Prêmio Brote Activismo Medioambiental, na Espanha; em outubro de 2021, o prêmio de coragem e liderança ALNOBA, nos EUA; em dezembro de 2021, o Prêmio Al Moumin de Direitos Humanos; e, recentemente, em 2022, o Prêmio Olof Palme de Direitos Humanos, por sua liderança na luta pela melhoria das condições de vida dos povos indígenas.

Atualmente, apoia e lidera o coletivo “Mulheres Amazônicas”, dedicado à proteção do meio ambiente, dos povos indígenas, das mulheres e direito à terra. Participou ativamente do Sínodo da Amazônia, em 2019, e é uma das vice-presidentas da CEAMA – Conferência Eclesial da Amazônia.

Fonte: REPAM

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fórum econômico Brasil–Índia discute novas parcerias e impulsiona Comércio Bilateral

Fórum econômico Brasil–Índia discute novas parcerias e impulsiona Comércio Bilateral

Evento no Rio de Janeiro, em honra à visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, aponta 385 oportunidades de negócios para produtos brasileiros e anuncia criação de Conselho Empresarial.
L
Mega-Sena sorteia R$ 28 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia R$ 28 milhões nesta terça-feira

Prêmio acumulado do concurso 2.885 será sorteado às 20h, com aposta simples valendo R$ 5 até as 19h.
L
Justiça do Trabalho em RO e AC realiza audiência pública para definir metas do Judiciário em 2026

Justiça do Trabalho em RO e AC realiza audiência pública para definir metas do Judiciário em 2026

Evento híbrido será realizado nesta quinta-feira (10), em Porto Velho, e busca ampliar a participação social nas decisões da Justiça do Trabalho
L
Emdur desmente boato sobre mudança no uso do Parque da Cidade em Porto Velho

Emdur desmente boato sobre mudança no uso do Parque da Cidade em Porto Velho

Empresa afirma que Parque da Cidade seguirá sendo espaço público e multifuncional, e repudia informações falsas divulgadas por veículo local.
L
Venezuelanas enfrentam dificuldades de integração socioeconômica no Brasil, aponta Pesquisa

Venezuelanas enfrentam dificuldades de integração socioeconômica no Brasil, aponta Pesquisa

Estudo da Acnur, UNFPA e ONU Mulheres revela disparidades de gênero na inserção laboral e acesso a serviços para migrantes venezuelanos.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Anvisa suspende venda e determina recolhimento de Azeite, Molho e Polpa de Fruta

Medidas sanitárias foram adotadas pela agência após laudos laboratoriais apontarem irregularidades em produtos de diversas marcas.
L

Conexão RH | Entrevista Isabele Morgado

O programa Conexão RH desta terça-feira, 08 de julho, às 09h, recebe Isabele Morgado, empreendedora cultural e fundadora da marca O Boto Morgado.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

Governador exonera vice-governador Sérgio Gonçalves do cargo de secretário da SEDEC

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio de decreto assinado pelo próprio chefe do Executivo.
L

Trilha voadora observada no céu de Porto Velho: o fenômeno é resultado da interação entre aeronaves e condições atmosféricas

O rastro no céu, na verdade, são cristais de gelo que formam longas linhas brancas na atmosfera. Este fenômeno é conhecido como contrails, ou trilhas de condensação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Dra. Taíssa solicita reconstrução da ponte sobre o Rio Capivari em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Deputada estadual alerta para risco à população e pede ação urgente do governo para recuperar ponte essencial à mobilidade rural
L

Trump afirma que Bolsonaro é alvo de “caça às bruxas” no Brasil

Declarações do ex-presidente dos EUA reacendem debates sobre perseguição política e polarização no país
L
Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega R$ 500 mil para início das obras da nova sede da Apae de Alvorada do Oeste

Parlamentar garante também mais R$ 1,3 milhão para conclusão da estrutura, atendendo pedido da Câmara Municipal.
L
Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação da Polícia Civil combate tráfico interestadual em Porto Velho e DF

Operação da Polícia Civil combate tráfico interestadual em Porto Velho e DF

Departamento de Narcóticos lidera ação contra criminosos em Rondônia, Goiás e Distrito Federal, com apreensões de drogas e prisões já realizadas.
14
Trio que usava salão de beleza como “boca da Gleice” é preso pela equipe do sgt Machado

Trio que usava salão de beleza como “boca da Gleice” é preso pela equipe do sgt Machado

Sargento Machado e equipe desarticulam ponto de tráfico que funcionava disfarçadamente em um salão de beleza na Avenida Raimundo Cantuária, em Porto Velho.
12
Ataque a tiros deixa dois mortos na zona sul de Porto Velho

Ataque a tiros deixa dois mortos na zona sul de Porto Velho

Ataque a tiros resulta na morte de dois jovens no bairro Novo Horizonte, Porto Velho, e a polícia busca por respostas.
18

Sistema de monitoramento da PM identifica veículo roubado na zona rural de Porto Velho

Um Volkswagen Gol branco, com placas do município de Campo Grande (MS), foi identificado como veículo roubado na tarde desta segunda-feira (data atual), após ser flagrado por câmeras de segurança da Polícia Militar na Estrada da Penal, em Porto Velho (RO).
10
Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Acidente grave deixa duas mulheres feridas na Avenida Abunã, em Porto Velho

Colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho resulta em ferimentos sérios para as ocupantes da motocicleta.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fluminense enfrenta Chelsea por vaga na Final do Mundial de Clubes

Fluminense enfrenta Chelsea por vaga na Final do Mundial de Clubes

Tricolor Carioca busca classificação inédita contra o gigante inglês nesta terça-feira, em Nova Jersey, nos EUA.
L

Requerimento de Outorga de Uso Recursos Hídricos e Licença Ambiental (LP, LI, LO): SERVICO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. E OUTORGA.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP – LI – LO): SERVICO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. E OUTORGA.
L
Enchente no Nepal destrói ponte essencial e deixa desaparecidos

Enchente no Nepal destrói ponte essencial e deixa desaparecidos

Chuvas de monção causam inundações devastadoras, arrastam 18 pessoas e destroem a principal ligação terrestre entre Nepal e China, impactando comércio e segurança.
L
Trump anuncia envio de mais armas para a Ucrânia

Trump anuncia envio de mais armas para a Ucrânia

Presidente dos EUA, Donald Trump, decide reforçar o envio de armamentos defensivos para Kiev, visando fortalecer a defesa ucraniana contra avanços russos.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): SERVICO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO

OUTORGA e Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O.
L
Prazo estendido para Tarifas dos EUA gera instabilidade global, alerta ONU

Prazo estendido para Tarifas dos EUA gera instabilidade global, alerta ONU

Decisão de Donald Trump de prorrogar negociações tarifárias até 1º de agosto causa incerteza, enquanto Japão e Coreia do Sul buscam acordos.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LC-LAP-LAI-LAO – LAMP): C A DA SILVA COMERCIO DE CARNES E DERIVADOS LTDA

Licença de Construção – Licenças Ambientais – LAP, LAI E LAO/LAMP
L
Brics amplia produção de medicamentos e Vacinas para o Sul Global

Brics amplia produção de medicamentos e Vacinas para o Sul Global

Parceria visa reduzir dependência externa e fortalecer soberania sanitária dos países membros.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): PAO RECIFE LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 487 SOL/DLA
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.