QUINTA-FEIRA, 23/10/2025

Em destaque

Irmã porto-velhense tem reunião com o Papa Francisco no Vaticano

Francisco e o seu grande compromisso com a Amazônia e com os pobres

Por Silvonei José - Vatican News

Publicado em 

As indígenas Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi, sendo recebidas pelo Papa Francisco (Vatican Media)

Três mulheres indígenas, Patricia Gualinga e Ir. Laura Vicuña, vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA) e Yesica Patiachi, vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) foram recebidas em audiência pelo Papa Francisco, na manhã desta quinta-feira, 1º de junho.

No início de março, as três indígenas amazônicas enviaram uma carta, entregue pessoalmente ao “vovô Francisco” pelo cardeal Pedro Barreto, presidente da CEAMA. Nela pediam um diálogo presencial entre as três representantes indígenas e o Papa, para fortalecer os caminhos de comunhão e unidade.

Irmã Laura

Dias depois, a Prefeitura da Casa Pontifícia enviou à Ir. Laura, Patricia e Yesica confirmando que seriam recebidas pelo Papa Francisco em audiência privada no dia 1º de junho de 2023.

Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi,  visitaram nesta manhã de quinta-feira a Rádio Vaticano – Vatican News e contaram sobre o encontro com o Papa Francisco.

Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi

Irmã Laura Vicuña Pereira Manso, indígena do povo Kariri, é brasileira, nasceu em Porto Velho, Rondônia. É filha de pais migrantes. Religiosa da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, é formada em antropologia, especialista em psicologia social e mestre em linguística indígena.

“Foi para nós uma grande alegria esse encontro com o Papa, um encontro histórico”, disse ela. “Nós estávamos as três num aeroporto na Colômbia, em um restaurante chamado amazônico, e começamos a conversar que podíamos escrever uma carta ao Papa para ver se ele nos receberia”. A carta foi entregue pelo cardeal Barreto no dia 4 de março e no dia 9 de março elas receberam a resposta de que o Papa as receberia no dia 1º de junho. “De verdade – disse – foi uma grande alegria”.

Falando do Papa, disse que o Santo Padre “nos transmite uma grande paz e sobretudo o seu grande compromisso com a Amazônia e com os pobres”. Papa Francisco representa mudanças, afirmou. “Papa Francisco representa esse novo sopro do Espírito, essa Primavera na Igreja. Mais uma vez mais vivemos essa Primavera e eu sinto que o Papa Francisco impulsiona estas mudanças, mudanças de verdade e não tem como voltar atrás, porque elas são mudanças inspiradas no fundamento que é Jesus Cristo.

Falando especificamente do encontro desta quinta-feira, Irmã Laura disse que a temática que as trouxe para essa conversa, para esse diálogo com o Papa Francisco foi sobre a realidade sócio ambiental da Amazônia socioeducacional, e a realidade sócio pastoral, com uma ênfase para a missão da mulher na igreja e Ministérios para mulher na igreja.

Patricia Gualinga, Ir. Laura Vicuña e Yesica Patiachi

Irmã Laura disse que sobre o papel da mulher o Papa Francisco afirmou que não tem como mais voltar atrás na missão “que nós mulheres já desempenhamos na Igreja desde há muito tempo. E a mulher é justamente esse rosto materno da Igreja: Maria a mãe de Jesus como essa mulher que está a serviço. E as mulheres na Igreja são justamente as que promovem as mudanças que promovem a evangelização promovem o cuidado da vida o cuidado da terra e o cuidado do direito. Então vamos avançar, sem fazer polarizações”. Temos um bonito caminho pela frente – sublinhou a religiosa – aonde vamos avançando nessa missão da mulher na Igreja de ser, de verdade, essa presença materna de Deus na Igreja.

Irmã Laura acrescentou ainda que o Santo Padre as convidou para que continuem essa missão de ser uma Igreja em saída, uma igreja Samaritana, e que esteja nas periferias e ao cuidado da vida onde ela se encontra muito ameaçada.

A religiosa disse também que trouxeram ao Santo Padre, ao Vaticano as vozes da Amazônia. Mas que vozes são essas, o que pedem essas vozes? “Elas pedem – afirmou -, que avancemos para águas mais profundas e pede também que a Igreja tenha esse compromisso incondicional com a luta dos povos originários, com a luta dos povos amazônicos na defesa da nossa mãe terra, na defesa dos direitos e na defesa da vida”. “E nesse momento sobretudo no Brasil – destacou – em que a gente vive uma situação de morte e vida com o julgamento do Marco temporal. E o pedido forte: “a gente pede à Comunidade Internacional para que lute conosco para que de fato se defenda a Constituição Federal, se defenda os direitos que estão assegurados nos acordos internacionais e que assim tenhamos autonomia em nossos territórios e que todos os territórios possam ser demarcados”.

Caminhos de comunhão e novos caminhos

Este encontro, para elas e quem representam, é sinal de que se dá um passo significativo, incluindo mulheres e leigos rumo aos novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral nas comunidades eclesiais amazônicas.

Saiba quem são as mulheres que serão recebidas pelo Papa Francisco

Ir. Laura Vicuña

Laura Vicuña Pereira Manso, indígena do povo Kariri, nasceu em Porto Velho, Rondônia. É filha de pais migrantes e vem de um significativo processo de autoafirmação de sua identidade indígena. Religiosa da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, é formada em antropologia, especialista em psicologia social e mestre em linguística indígena.

Atuou pastoralmente junto a diversas comunidades da Amazônia brasileira e peruana. Atualmente atua no Conselho Indigenista Missionário (CIMI), na defesa da Amazônia, dos seus povos e da casa comum, especialmente com o povo Karipuna. Participou do Sínodo da Amazônia em 2019 e é vice-presidenta da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Esteve em diversos espaços da ONU em Nova York e Genebra, Fórum Permanente dos Povos Indígenas, para incidir diretamente e denunciar a violação dos direitos indígenas e da Amazônia.

Contribuiu com relatórios antropológicos para a identificação étnica e demarcação territorial dos povos Guarasugwe e Cassupá. Realizou estudo linguístico junto a sábios e avós indígenas das línguas Sabanê, Kwazá e Guarasugwe e publicou vários artigos sobre a Amazônia e o Serviço da Mulher na Amazônia.

Yesica Patiachi

Escritora, pesquisadora, pintora e educadora do povo Harakbut, Yesica Patiachi Tayori nasceu na comunidade indígena de San José del Karene, no Departamento de Madre de Dios, Peru.

Formada em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Público de Puerto Maldonado. Em 2015 o Ministério da Educação publicou seu livro “Relatos Orales Harakbut” e em 2019 “El gallinazo y el jaguar”. Ambos são textos bilíngues, em harakbut e espanhol, sendo as primeiras publicações escritas nesta língua por uma mulher indígena do mesmo povo, e traduzidas para o espanhol por ela mesma.

Participou da elaboração de livros de trabalho em Harakbut para o Ministério da Educação para estudantes que falam esta língua. Esteve como especialista em Educação Intercultural Bilíngue (EIB) na Diretoria Regional de Educação do Departamento de Madre de Dios, e Coordenadora Regional de Qualidade da Gestão Escolar do Ministério da Educação.

Em janeiro de 2018, durante a visita do Papa Francisco à cidade de Puerto Maldonado, realizou o discurso, em nome dos povos indígenas, falando da dura realidade socioambiental que enfrenta a Amazônia e seus povos. Em outubro de 2019 participou ativamente do Sínodo Amazônico como auditora.

Atualmente trabalha como professora do ensino médio, em Puerto Maldonado, e é uma das vice-presidentas da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

Patricia Gualinga

Patricia Gualinga Montalvo, do povo Kichwa de Sarayaku, na Amazônia equatoriana, é uma renomada defensora dos direitos humanos e da casa comum.

Ao longo de sua vida, Patricia se dedicou, seguindo o exemplo de seus pais e sábios, a proteger sua comunidade das violações de direitos humanos causadas principalmente pela exploração de petróleo e pela militarização.

Em 2012, foi testemunha perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos em um caso histórico apresentado em 2002 sobre os impactos da exploração de petróleo em sua comunidade, que terminou com a decisão do tribunal em favor do povo de Sarayaku.

Participante de vários espaços nacionais e internacionais de incidência, recebeu importantes reconhecimentos internacionais, incluindo em 2019, o Prêmio Brote Activismo Medioambiental, na Espanha; em outubro de 2021, o prêmio de coragem e liderança ALNOBA, nos EUA; em dezembro de 2021, o Prêmio Al Moumin de Direitos Humanos; e, recentemente, em 2022, o Prêmio Olof Palme de Direitos Humanos, por sua liderança na luta pela melhoria das condições de vida dos povos indígenas.

Atualmente, apoia e lidera o coletivo “Mulheres Amazônicas”, dedicado à proteção do meio ambiente, dos povos indígenas, das mulheres e direito à terra. Participou ativamente do Sínodo da Amazônia, em 2019, e é uma das vice-presidentas da CEAMA – Conferência Eclesial da Amazônia.

Fonte: REPAM

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bia Miranda e Vini Jr. tiveram ‘noite de amor intenso’, diz colunista Fabia Oliveira

A relação entre a influenciadora Bia Miranda e o jogador Vini Jr. foi além das mensagens picantes reveladas, de acordo com a coluna Fabia Oliveira.
L
Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul celebra 35 anos com histórico de compromisso e inclusão

Vara do Trabalho de Cruzeiro do Sul celebra 35 anos com histórico de compromisso e inclusão

Unidade jurisdicional do Vale do Juruá se destaca por eficiência, atuação social e acesso à Justiça.
L

Adriane Galisteu revela ‘fome de viver’ que aprendeu com a morte de Ayrton Senna

A apresentadora Adriane Galisteu, que viveu uma história de amor com o piloto Ayrton Senna, relembrou a morte do atleta em 1994.
L
Lula diz que parcerias Brasil e Indonésia são promissoras

Lula diz que parcerias Brasil e Indonésia são promissoras

O presidente destacou em Jacarta o potencial de cooperação em minerais críticos e bioenergia. Lula adiantou que o Brasil defenderá o aumento de quatro vezes no uso de combustíveis sustentáveis na COP30.
L
Governo de Rondônia antecipa pagamento de servidores em comemoração ao Dia do Servidor Público

Governo de Rondônia antecipa pagamento de servidores em comemoração ao Dia do Servidor Público

Salários referentes ao mês de outubro estarão disponíveis a partir do dia 25, garantindo celebração com tranquilidade financeira.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News: Francisco Virgílio e Charles Costa destacam ações da Associação Conecta Bem

No Giro News desta quinta-feira, dia 23, às 16h, vamos entrevistar Francisco Virgílio e Charles Costa.
L
Governo atinge marca de R$ 200 bilhões em concessões rodoviárias

Governo atinge marca de R$ 200 bilhões em concessões rodoviárias

O valor foi alcançado com o 18º leilão de rodovias realizado desde 2023. O Ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o montante representa dois terços dos investimentos privados contratados pelo governo.
L
Locais de prova do Enem 2025 já podem ser consultados no Inep

Locais de prova do Enem 2025 já podem ser consultados no Inep

O Cartão de Confirmação de Inscrição para o Enem foi disponibilizado nesta quinta-feira (23) pelo Inep, permitindo a consulta do local de prova e informações importantes.
L

In Foco Podcast: João Dalmo Alves da Silveira, a voz que narrou a história de Rondônia

Um ícone da comunicação e do esporte, ele também foi assessor do Tribunal de Contas.
L
Lula destaca potencial econômico do Brasil e parceria com Indonésia em fórum empresarial

Lula destaca potencial econômico do Brasil e parceria com Indonésia em fórum empresarial

Presidente enfatiza protagonismo do país na transição energética, biocombustíveis, minerais críticos e proteção de florestas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Líder Operacional, Salário R$ 3.000,00

D&A Transportes contrata Líder Operacional em Porto Velho
L

POLÍTICA

Dr. Santana e deputada Sílvia Cristina viabilizam cirurgias de catarata em Porto Velho

Dr. Santana e deputada Sílvia Cristina viabilizam cirurgias de catarata em Porto Velho

Mais de 40 pacientes que aguardavam há anos pelo procedimento receberam atendimento completo pelo programa Olhar de Amor.
L
Esposa de ex-procurador-geral do INSS fica em silêncio na CPMI

Esposa de ex-procurador-geral do INSS fica em silêncio na CPMI

Thaisa Hoffmann Jonasson, dona de consultorias e suspeita de movimentar R$ 18 milhões do esquema de fraude, usou seu direito de não responder a quase todas as perguntas da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.
L
Deputado Pedro Fernandes solicita recuperação da RO-459 em Rio Crespo

Deputado Pedro Fernandes solicita recuperação da RO-459 em Rio Crespo

Parlamentar apresenta indicação ao DER-RO para execução imediata das obras e melhoria da trafegabilidade da rodovia.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo pede prisão de Tônia Galetti por falso testemunho na CPMI do INSS

Deputado Coronel Chrisóstomo pede prisão de Tônia Galetti por falso testemunho na CPMI do INSS

Parlamentar de Rondônia protocolou pedido de prisão preventiva na PGR, acusando a ex-dirigente do Sindnapi de mentir sob juramento e contradizer dados bancários sobre repasses milionários.
L
Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo em alusão ao Dia do Servidor Público

Atendimento nas repartições será suspenso na segunda-feira, mas serviços essenciais funcionarão normalmente.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Fim de ano, passagens nas alturas e Rondônia no chão: decisão pode romper o isolamento aéreo

Fim de ano, passagens nas alturas e Rondônia no chão: decisão pode romper o isolamento aéreo

Judiciário analisará dados e pedidos urgentes apresentados pelo Escudo Coletivo e outras instituições para conter a discriminação aérea.
L
PMRO apreende 600 litros de gasolina e botijas de gás em Guajará-Mirim

PMRO apreende 600 litros de gasolina e botijas de gás em Guajará-Mirim

Ação do 6º Batalhão combate contrabando e descaminho na região de fronteira com a Bolívia.
16
Operação conjunta apreende 100 kg de maconha em Rondônia

Operação conjunta apreende 100 kg de maconha em Rondônia

Ação integrada entre PMRO e PRF resulta na prisão de suspeito e reforça combate ao tráfico de drogas no estado.
16
Ação rápida do BPTAR resulta na prisão de jovem armado no bairro Aponiã, em Porto Velho

Ação rápida do BPTAR resulta na prisão de jovem armado no bairro Aponiã, em Porto Velho

Policiais do Batalhão de Policiamento Tático Ação e Reação prenderam homem de 27 anos com revólver calibre .38 e munições intactas durante patrulhamento de rotina.
10
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Guajará-Mirim

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Guajará-Mirim

Ação da Polícia Federal, denominada Operação Occultus, cumpriu mandado de busca e apreensão para combater crimes de armazenamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fígado em alerta: médicas apontam sintomas que indicam que algo precisa de atenção

O fígado é um órgão “silencioso”, e alterações sutis como cansaço e perda de apetite podem ser os primeiros sinais de dano.
L
Aluna e escola de Espigão D’Oeste recebem premiação dos Correios

Aluna e escola de Espigão D’Oeste recebem premiação dos Correios

Maria Eduarda Pitorra conquista 1º lugar no 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas.
L
Mais cinco carretas de saúde da mulher começam a atender no Outubro Rosa

Mais cinco carretas de saúde da mulher começam a atender no Outubro Rosa

Os veículos do programa Agora Tem Especialistas iniciaram as atividades em municípios de Alagoas, Rio Grande do Sul, Pará, Piauí e Distrito Federal, focando no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
L
Afya Ji-Paraná promove atendimentos jurídicos gratuitos à comunidade

Afya Ji-Paraná promove atendimentos jurídicos gratuitos à comunidade

Ação oferecerá orientações em Direito de Família, Consumidor, Previdenciário e Financeiro.
L
Gás do Povo: Caixa inicia etapa de adesão de revendedoras

Gás do Povo: Caixa inicia etapa de adesão de revendedoras

Programa permite que revendedores de gás de cozinha se cadastrem para atender famílias beneficiárias em todo o país.
L
EUA anunciam sanções contra Rosneft e Lukoil; União Europeia impõe 19º pacote

EUA anunciam sanções contra Rosneft e Lukoil; União Europeia impõe 19º pacote

A administração do presidente Donald Trump sancionou dois grandes grupos petrolíferos russos. A União Europeia também anunciou seu 19º pacote de embargos, visando bancos e gás russo.
L
Planeta Água: 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza jovens até domingo

Planeta Água: 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza jovens até domingo

Evento em Brasília une ciência, inovação e cultura oceânica, com foco na popularização do conhecimento científico.
L
Revendas de botijão em todo o país já podem aderir ao Gás do Povo

Revendas de botijão em todo o país já podem aderir ao Gás do Povo

Programa garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para mais de 15 milhões de famílias beneficiárias do CadÚnico.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.