QUARTA-FEIRA, 08/10/2025

Inovação, sem exclusão – por Renata Fabris e Alex Cavalcante Alves

Os avanços obtidos para a transparência por meio do Processo Judicial Eletrônico, do sistema de processo administrativo eletrônico (SEI) e de instrumentos para a obtenção de informações sob a égide da Lei de Acesso à Informação, são expressivos.

Por Assessoria

Publicado em 

Foto: Freepik

Renata Fabris1
Alex Cavalcante Alves2

O Brasil tem se tornado referência mundial em governo digital. São louváveis os esforços de modernização dos softwares e da ampliação de serviços disponíveis à população para o exercício dos atos de sua vida civil e seu relacionamento com a Administração Pública por meio de ferramentas eletrônicas. Esses esforços tiveram seu ponto de partida normativo com a edição de Decreto em 18 de outubro de 2000, que criou o Comitê Executivo do Governo Eletrônico, no Conselho de Governo, tiveram marco importante com o Decreto nº 8.638, de 15 de janeiro de 2016, que instituiu a Política de Governança Digital no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal, e culminaram com a edição do Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que instituiu a Estratégia de Governo Digital, ainda vigente. Os avanços obtidos para a transparência por meio do Processo Judicial Eletrônico, do sistema de processo administrativo eletrônico (SEI) e de instrumentos para a obtenção de informações sob a égide da Lei de Acesso à Informação, são expressivos.

Em paralelo aos avanços tecnológicos, os esforços de inovação em geral na Administração Pública também têm ganhado espaço na última década, com criação de Comitês, Coordenações e mesmo Diretorias e Secretarias dedicadas ao assunto. Nelas, servidores públicos buscam, por meio da aplicação de técnicas e consolidação de reflexões, construir, “prototipar” e implementar soluções inovadoras para os problemas da população. Entretanto, todos esses esforços, sejam de tecnologia de informação, sejam de mudança de cultura organizacional e implementação de soluções inovadoras, muitas vezes esbarram em fatores como a ausência de uma gestão comprometida com sua efetiva implementação e, consequentemente, interpretações de agentes públicos restritivas dos direitos à informação, o que pode culminar numa espécie de análise de admissibilidade do requerimento, negando o seu recebimento por não ser o local ou a forma adequada para a protocolização.

Foto: Freepik

Além disso, é usual não haver padronização, seja dos requerimentos administrativos, seja da forma para se efetivar o acesso à pretendida informação. E mais, há também os casos em que a Administração não oferece alternativa para aqueles que não tenham condições de utilizar os meios eletrônicos disponibilizados, promovendo exclusão por fatores como falta de poder aquisitivo e dificuldade no manuseio de novas tecnologias, o que afeta, por exemplo, pessoas com deficiência e idosos, obrigando-os a se socorrer da ajuda de terceiros. Promove-se, dessa forma, a invisibilidade digital e, por sua vez, a violação aos direitos e garantias fundamentais do cidadão, risco já apontado pelos professores Justo Reyna, Emerson Gabardo e Fábio de Sousa Santos no artigo “Governo Eletrônico, Invisibilidade Digital e Direitos Fundamentais Sociais”.

Há ainda casos em que o processo é eletrônico, porém, exige-se que a protocolização ocorra em ambiente virtual, por meio de envio de e-mail ao endereço eletrônico disponibilizado e, também, fisicamente, no balcão do órgão, o que vai de encontro ao princípio da desburocratização positivado pela Lei nº 14.129/2021 (Lei do Governo Digital). Com essa ausência de padronização e de oferta de alternativas, o que deveria ser uma vantagem para o cidadão acaba dificultando o acesso aos serviços públicos o que, por sua vez, gera demandas administrativas totalmente desnecessárias e caras para o povo, que sustenta a máquina administrativa.

O controle prévio de conteúdo ou forma de atos/requerimentos das partes praticados nos processos eletrônicos, e que não ocorra nos próprios autos, afigura-se inconstitucional e gera insegurança jurídica, ainda mais se for o caso de duplicidade de atos por meio da reprodução física dos processos digitais, pois não há garantia de que os atos praticados em qualquer dos ambientes, virtual ou físico, serão reproduzidos integralmente em ambos os volumes.

Não é demais lembrar que, apenas em processos cujo sigilo tenha sido decretado, torna-se legítima porventura limitação de acesso a quem não seja parte, terceiros interessados ou seus representantes sem a apresentação de procuração. Criar barreiras onde não deveriam existir no acesso à informação significa o descumprimento do princípio da legalidade, porque a atividade administrativa realizada contrariamente ao assinalado pela lei é vedada e, por sua vez, ineficiente, sem falar que o ideal republicano exige que o Poder Público atue consoante ao princípio democrático na persecução das suas atividades meio e fim, como bem salientado por Maurício Zockun, Carolina Zancaner e Gabriela Bandeira de Mello em “A participação popular no Direito Administrativo e o princípio da eficiência”, no qual assinalam que a participação popular no desempenho das atividades estatais não é uma faculdade outorgada aos titulares do Poder, mas sim uma garantia constitucional.

Contudo, como qualquer cidadão poderá exercer seu direito de controle se o Administrador dificultar, indeferir e limitar o acesso a processos? Os dirigentes públicos precisam estabelecer o acesso à informação como objetivo de governança, e assegurar que os diversos níveis de gestão estejam cumprindo essa determinação legal. Assim, a fim de prevenir dispêndios ilegítimos e abusos de autoridade por violação a direitos dos cidadãos, recomenda-se que, mediante cadastro prévio realizado diretamente pelo cidadão, no próprio sistema, com uso de CPF, senha ou token, o acesso, bem como o protocolo/peticionamento, seja permitido e desburocratizado, garantindo-se resposta aos seus pedidos por agente competente, e de forma motivada. Deveria ser essa a regra, mas se não houver gestão sobre a efetividade das ferramentas e ofertas de alternativas de contato ao uso dos sistemas, todo o empenho em inovar terá se demonstrado ineficiente.

Em entrevista concedida por um dos autores deste artigo ao jornal A Gazeta, do Espírito Santo, em novembro de 2017, foi destacada a necessidade da Administração Pública se reestruturar, até mesmo para fazer frente ao grau de exigência – e de celeridade – cada vez mais elevado das demandas da população, em especial com o surgimento das novas tecnologias. Essa modernização, entretanto, não pode esquecer da sua razão de ser: prestar um serviço de excelência, da melhor forma possível. Isso diz respeito a oferecer ferramentas modernas para uma população que domina ferramentas tecnológicas, tem plenas condições e deseja utilizar-se delas em sua relação com a Administração; e oferecer atendimento igualmente eficiente e desburocratizado à significativa parcela da população que não dispõe de acesso efetivo a essas ferramentas.

Se os esclarecimentos demandados pela população sobre algum serviço público podem ser fornecidos por e-mail, é justo que determinado órgão se recuse a responder e- mails, obrigando os usuários a utilizar sistemas de processo que demandam até mesmo a leitura de um extenso manual de operação? É justo que um órgão se furte de disponibilizar telefones para contato, com vistas a esclarecer dúvidas sobre determinada situação, mantendo apenas canais tecnológicos impessoais? Quem está gerenciando o atendimento desses canais, zelando pela tempestividade, qualidade e completude das respostas às informações requeridas? São perguntas legítimas, para as quais muitas vezes faltam respostas – ou a transparência necessária, que talvez seja propositalmente.

A inovação, portanto, é muito salutar e bem-vinda, tendo alcançado grande avanço no período pandêmico com o cadastro para acesso a serviços públicos por meio da plataforma Gov.br, mas, apesar disso, é preciso que a sociedade esteja vigilante para que essa não acabe se tornando, por vias transversas, o oposto do espírito que permeou os incessantes trabalhos de seus dignos idealizadores na academia, na classe política, na advocacia e no serviço público, que tanto se dedicaram a implementar inovações com vistas a tornar os serviços públicos mais céleres, acessíveis, transparentes e eficientes, em consonância com o que estabelece a Constituição Federal. Inovação não pode, de maneira alguma, significar exclusão.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura abre consulta pública sobre lei que regulamenta uso de cão-guia

Prefeitura abre consulta pública sobre lei que regulamenta uso de cão-guia

População de Porto Velho pode enviar sugestões até 24 de outubro para aprimorar projeto de lei que garante direitos de acesso e circulação a pessoas com deficiência acompanhadas de cães-guia ou de suporte emocional.
L

Como encontrar passagens aéreas baratas e aproveitar mais suas viagens

Descubra como planejar com antecedência e usar estratégias simples para garantir passagens aéreas baratas, evitando pagar caro e aproveitando mais viagens ao longo do ano.
L
Fim de semana será de cidadania e serviços públicos no distrito de Nova Conquista com o programa Rondônia Cidadã

Fim de semana será de cidadania e serviços públicos no distrito de Nova Conquista com o programa Rondônia Cidadã

Ação do governo de Rondônia levará atendimentos gratuitos, emissão de documentos e orientações à população de Nova Conquista, em Vilhena, nos dias 11 e 12 de outubro.
L
Termina nesta quarta prazo de inscrições para comércio ambulante do Dia das Crianças

Termina nesta quarta prazo de inscrições para comércio ambulante do Dia das Crianças

Documentação deve ser entregue até as 14h pessoalmente ou por e-mail no chamamento público da Prefeitura de Porto Velho.
L
DER-RO realiza manutenção na RO-135 para melhorar trafegabilidade

DER-RO realiza manutenção na RO-135 para melhorar trafegabilidade

Obras incluem rebaixamento de morro e recuperação de 20 km da rodovia no trecho entre Ji-Paraná e Rondominas.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Segunda chamada do CNH Social de Rondônia já está disponível

Segunda chamada do CNH Social de Rondônia já está disponível

Programa social convoca 425 contemplados para retirada da primeira CNH nas unidades do Detran-RO.
L

Conexão RH: João Roberto explica consórcios, regras e estratégias

Aos 31 anos, engenheiro e empresário, João Roberto Gonçalves detalha funcionamento, formas de contemplação, prazos e taxas, alerta para golpes, e mostra quando consórcio pode servir para investir com planejamento
L
Antídoto contra intoxicação por metanol chega a nove estados com nova remessa

Antídoto contra intoxicação por metanol chega a nove estados com nova remessa

Ministério da Saúde distribuiu 1.125 ampolas de etanol farmacêutico e aguarda lote de 2,6 mil unidades do medicamento Fomepizol.
L
Câmara aprova projeto que amplia colaboração entre órgãos para fiscalizar crimes

Câmara aprova projeto que amplia colaboração entre órgãos para fiscalizar crimes

Deputados aprovam mecanismos de integração e endurecem o Código Penal contra crimes de associação criminosa e obstrução da Justiça.
L
Aprovado no Senado projeto que cria portabilidade automática de conta-salário

Aprovado no Senado projeto que cria portabilidade automática de conta-salário

O texto segue para a sanção de Lula e estabelece débito automático interbancário e modalidade de crédito com juros reduzidos no país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU tem prazo final para contestar questões até hoje (08)

CNU tem prazo final para contestar questões até hoje (08)

Candidatos do CNU têm até as 23h59 desta quarta-feira (8) para entrar com recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva; o processo é individual e deve ser feito online.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 264 vagas de emprego para diversos níveis de escolaridade

Sine Municipal de Porto Velho oferece 264 vagas de emprego para diversos níveis de escolaridade

As oportunidades abrangem desde o ensino fundamental ao superior e reforçam o compromisso da Prefeitura em ampliar o acesso ao mercado de trabalho.
L

Vaga para Instrutor de Informática com salário de R$ 1.800,00

Max Cursos Jaru abre oportunidade para profissionais atuarem em tempo integral com jovens e adultos, desenvolvendo atividades de ensino e aprendizagem na área de informática.
L

Vaga para Assistente Social com experiência mínima de 6 meses

Oportunidade para profissionais formados que desejam atuar no acolhimento e acompanhamento de pacientes renais, em parceria com equipe multiprofissional.
L
Gabarito preliminar do CNU 2025 está disponível para consulta dos candidatos

Gabarito preliminar do CNU 2025 está disponível para consulta dos candidatos

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado podem acessar o gabarito preliminar das provas objetivas a partir desta segunda-feira (6) e têm 48 horas para interpor recursos contra questões e respostas.
L

POLÍTICA

Sílvia Cristina denuncia injustiça com professores do ex-território e pede ação do TCU

Sílvia Cristina denuncia injustiça com professores do ex-território e pede ação do TCU

Deputada alerta que docentes com dedicação exclusiva são obrigados a trabalhar mais cinco anos e acionará Ministério da Gestão e TCU.
L
Haddad sela acordo para votar MP que taxa investimentos e compensa revogação do IOF

Haddad sela acordo para votar MP que taxa investimentos e compensa revogação do IOF

Concessões a setores econômicos reduzem a arrecadação prevista em R$ 3 bilhões, mas garantem a votação da medida que precisa ser aprovada até esta quarta-feira.
L
MP de compensação fiscal que taxa investimentos segue para a Câmara dos Deputados

MP de compensação fiscal que taxa investimentos segue para a Câmara dos Deputados

Comissão mista aprova por um voto o parecer do relator sobre a Medida Provisória 1303/25, crucial para compensar a revogação do aumento do IOF.
L
Ministro Flávio Dino mantém resolução do CFM que limita tratamento hormonal para jovens trans

Ministro Flávio Dino mantém resolução do CFM que limita tratamento hormonal para jovens trans

Decisão do STF valida regras que proíbem bloqueadores hormonais e terapia hormonal cruzada em crianças e adolescentes.
L
Programa Agora Tem Especialistas vira lei e acelera atendimento de especialistas no SUS

Programa Agora Tem Especialistas vira lei e acelera atendimento de especialistas no SUS

Lula sanciona integralmente MP 1301/2025 para ampliar médicos especialistas e reduzir a espera por cirurgias, exames e consultas na saúde pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar prende foragido e comparsa com munições e droga na zona Sul de Porto Velho

Polícia Militar prende foragido e comparsa com munições e droga na zona Sul de Porto Velho

A dupla recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Central de Flagrantes para as providências cabíveis.
10
Rondônia se torna referência nacional com 92% de homicídios esclarecidos

Rondônia se torna referência nacional com 92% de homicídios esclarecidos

Rondônia alcança o 2º lugar no ranking nacional de esclarecimento de homicídios, ficando atrás apenas do Distrito Federal, segundo relatório do Instituto Sou da Paz.
L
Avião de pequeno porte cai no Rio Andirá e piloto é resgatado por moradores

VÍDEO: Avião de pequeno porte cai no Rio Andirá e piloto é resgatado por moradores

O acidente ocorreu na comunidade do Açú, zona rural de Barreirinha, e o piloto saiu consciente e sem ferimentos graves.
10
Incêndio atinge sede da PRF em Roseira e destrói quatro viaturas

VÍDEO: Incêndio atinge sede da PRF em Roseira e destrói quatro viaturas

O fogo começou em vegetação próxima à Rodovia Presidente Dutra e se espalhou rapidamente para o pátio da corporação em São Paulo.
10
Comerciante é denunciado por importunação sexual contra funcionária menor de idade

Comerciante é denunciado por importunação sexual contra funcionária menor de idade

Adolescente de 14 anos, que trabalhava há dois dias na padaria, relatou à mãe ter sido agarrada e beijada à força pelo patrão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até o dia 16 em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até o dia 16 em Porto Velho

A iniciativa do Idep oferece qualificação gratuita em diversas áreas, com aulas presenciais em três polos da capital e certificação para os participantes.
L
Ação do Outubro Rosa leva atendimentos e arte às servidoras do Palácio Rio Madeira

Ação do Outubro Rosa leva atendimentos e arte às servidoras do Palácio Rio Madeira

Iniciativa da Sesau oferece mamografias gratuitas e exposição artística para conscientizar servidoras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
L
Rondônia envia delegação de estudantes para Jogos Escolares Brasileiros 2025

Rondônia envia delegação de estudantes para Jogos Escolares Brasileiros 2025

Estudantes participam de 17 modalidades em Uberlândia, com apoio total do governo do estado.
L
EcoRondônia normaliza coleta de resíduos em Porto Velho após liberação de Incinerador e Aterro

EcoRondônia normaliza coleta de resíduos em Porto Velho após liberação de Incinerador e Aterro

Concessionária informa que recebeu o Incinerador de Resíduos de Saúde e o Aterro de Jirau, ampliando a capacidade operacional e retomando gradativamente os serviços.
L
Hospital de Base cria Cantinho da Brincadeira para crianças no centro cirúrgico

Hospital de Base cria Cantinho da Brincadeira para crianças no centro cirúrgico

Espaço foi pensado para reduzir medo e ansiedade de pacientes infantis antes de procedimentos cirúrgicos.
L
Bombeiros devolvem preguiça e jiboia resgatadas em Porto Velho à natureza

Bombeiros devolvem preguiça e jiboia resgatadas em Porto Velho à natureza

Animais resgatados no perímetro urbano foram libertados no Parque Natural Municipal Raimundo Paraguassu de Oliveira.
L
Porto Velho consolida posição de destaque na pecuária brasileira

Porto Velho consolida posição de destaque na pecuária brasileira

Rebanho bovino chega a 1,79 milhão de cabeças e reforça importância econômica da capital rondoniense.
L
ExpoTurismo 2025 reúne atrações nacionais e impulsiona turismo em Rondônia

ExpoTurismo 2025 reúne atrações nacionais e impulsiona turismo em Rondônia

Evento com entrada gratuita ocorre de 22 a 24 de outubro em Porto Velho, destacando turismo sustentável e negócios da região.
L
Tecnologia e inovação marcam Sertic em Cerejeiras

Tecnologia e inovação marcam Sertic em Cerejeiras

Seminário estadual destaca projetos de robótica e práticas inovadoras em escolas do Cone Sul de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.