SEXTA-FEIRA, 07/11/2025

Em destaque

Inovação, sem exclusão – por Renata Fabris e Alex Cavalcante Alves

Os avanços obtidos para a transparência por meio do Processo Judicial Eletrônico, do sistema de processo administrativo eletrônico (SEI) e de instrumentos para a obtenção de informações sob a égide da Lei de Acesso à Informação, são expressivos.

Por Assessoria

Publicado em 

Foto: Freepik

Renata Fabris1
Alex Cavalcante Alves2

O Brasil tem se tornado referência mundial em governo digital. São louváveis os esforços de modernização dos softwares e da ampliação de serviços disponíveis à população para o exercício dos atos de sua vida civil e seu relacionamento com a Administração Pública por meio de ferramentas eletrônicas. Esses esforços tiveram seu ponto de partida normativo com a edição de Decreto em 18 de outubro de 2000, que criou o Comitê Executivo do Governo Eletrônico, no Conselho de Governo, tiveram marco importante com o Decreto nº 8.638, de 15 de janeiro de 2016, que instituiu a Política de Governança Digital no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal, e culminaram com a edição do Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que instituiu a Estratégia de Governo Digital, ainda vigente. Os avanços obtidos para a transparência por meio do Processo Judicial Eletrônico, do sistema de processo administrativo eletrônico (SEI) e de instrumentos para a obtenção de informações sob a égide da Lei de Acesso à Informação, são expressivos.

Em paralelo aos avanços tecnológicos, os esforços de inovação em geral na Administração Pública também têm ganhado espaço na última década, com criação de Comitês, Coordenações e mesmo Diretorias e Secretarias dedicadas ao assunto. Nelas, servidores públicos buscam, por meio da aplicação de técnicas e consolidação de reflexões, construir, “prototipar” e implementar soluções inovadoras para os problemas da população. Entretanto, todos esses esforços, sejam de tecnologia de informação, sejam de mudança de cultura organizacional e implementação de soluções inovadoras, muitas vezes esbarram em fatores como a ausência de uma gestão comprometida com sua efetiva implementação e, consequentemente, interpretações de agentes públicos restritivas dos direitos à informação, o que pode culminar numa espécie de análise de admissibilidade do requerimento, negando o seu recebimento por não ser o local ou a forma adequada para a protocolização.

Foto: Freepik

Além disso, é usual não haver padronização, seja dos requerimentos administrativos, seja da forma para se efetivar o acesso à pretendida informação. E mais, há também os casos em que a Administração não oferece alternativa para aqueles que não tenham condições de utilizar os meios eletrônicos disponibilizados, promovendo exclusão por fatores como falta de poder aquisitivo e dificuldade no manuseio de novas tecnologias, o que afeta, por exemplo, pessoas com deficiência e idosos, obrigando-os a se socorrer da ajuda de terceiros. Promove-se, dessa forma, a invisibilidade digital e, por sua vez, a violação aos direitos e garantias fundamentais do cidadão, risco já apontado pelos professores Justo Reyna, Emerson Gabardo e Fábio de Sousa Santos no artigo “Governo Eletrônico, Invisibilidade Digital e Direitos Fundamentais Sociais”.

Há ainda casos em que o processo é eletrônico, porém, exige-se que a protocolização ocorra em ambiente virtual, por meio de envio de e-mail ao endereço eletrônico disponibilizado e, também, fisicamente, no balcão do órgão, o que vai de encontro ao princípio da desburocratização positivado pela Lei nº 14.129/2021 (Lei do Governo Digital). Com essa ausência de padronização e de oferta de alternativas, o que deveria ser uma vantagem para o cidadão acaba dificultando o acesso aos serviços públicos o que, por sua vez, gera demandas administrativas totalmente desnecessárias e caras para o povo, que sustenta a máquina administrativa.

O controle prévio de conteúdo ou forma de atos/requerimentos das partes praticados nos processos eletrônicos, e que não ocorra nos próprios autos, afigura-se inconstitucional e gera insegurança jurídica, ainda mais se for o caso de duplicidade de atos por meio da reprodução física dos processos digitais, pois não há garantia de que os atos praticados em qualquer dos ambientes, virtual ou físico, serão reproduzidos integralmente em ambos os volumes.

Não é demais lembrar que, apenas em processos cujo sigilo tenha sido decretado, torna-se legítima porventura limitação de acesso a quem não seja parte, terceiros interessados ou seus representantes sem a apresentação de procuração. Criar barreiras onde não deveriam existir no acesso à informação significa o descumprimento do princípio da legalidade, porque a atividade administrativa realizada contrariamente ao assinalado pela lei é vedada e, por sua vez, ineficiente, sem falar que o ideal republicano exige que o Poder Público atue consoante ao princípio democrático na persecução das suas atividades meio e fim, como bem salientado por Maurício Zockun, Carolina Zancaner e Gabriela Bandeira de Mello em “A participação popular no Direito Administrativo e o princípio da eficiência”, no qual assinalam que a participação popular no desempenho das atividades estatais não é uma faculdade outorgada aos titulares do Poder, mas sim uma garantia constitucional.

Contudo, como qualquer cidadão poderá exercer seu direito de controle se o Administrador dificultar, indeferir e limitar o acesso a processos? Os dirigentes públicos precisam estabelecer o acesso à informação como objetivo de governança, e assegurar que os diversos níveis de gestão estejam cumprindo essa determinação legal. Assim, a fim de prevenir dispêndios ilegítimos e abusos de autoridade por violação a direitos dos cidadãos, recomenda-se que, mediante cadastro prévio realizado diretamente pelo cidadão, no próprio sistema, com uso de CPF, senha ou token, o acesso, bem como o protocolo/peticionamento, seja permitido e desburocratizado, garantindo-se resposta aos seus pedidos por agente competente, e de forma motivada. Deveria ser essa a regra, mas se não houver gestão sobre a efetividade das ferramentas e ofertas de alternativas de contato ao uso dos sistemas, todo o empenho em inovar terá se demonstrado ineficiente.

Em entrevista concedida por um dos autores deste artigo ao jornal A Gazeta, do Espírito Santo, em novembro de 2017, foi destacada a necessidade da Administração Pública se reestruturar, até mesmo para fazer frente ao grau de exigência – e de celeridade – cada vez mais elevado das demandas da população, em especial com o surgimento das novas tecnologias. Essa modernização, entretanto, não pode esquecer da sua razão de ser: prestar um serviço de excelência, da melhor forma possível. Isso diz respeito a oferecer ferramentas modernas para uma população que domina ferramentas tecnológicas, tem plenas condições e deseja utilizar-se delas em sua relação com a Administração; e oferecer atendimento igualmente eficiente e desburocratizado à significativa parcela da população que não dispõe de acesso efetivo a essas ferramentas.

Se os esclarecimentos demandados pela população sobre algum serviço público podem ser fornecidos por e-mail, é justo que determinado órgão se recuse a responder e- mails, obrigando os usuários a utilizar sistemas de processo que demandam até mesmo a leitura de um extenso manual de operação? É justo que um órgão se furte de disponibilizar telefones para contato, com vistas a esclarecer dúvidas sobre determinada situação, mantendo apenas canais tecnológicos impessoais? Quem está gerenciando o atendimento desses canais, zelando pela tempestividade, qualidade e completude das respostas às informações requeridas? São perguntas legítimas, para as quais muitas vezes faltam respostas – ou a transparência necessária, que talvez seja propositalmente.

A inovação, portanto, é muito salutar e bem-vinda, tendo alcançado grande avanço no período pandêmico com o cadastro para acesso a serviços públicos por meio da plataforma Gov.br, mas, apesar disso, é preciso que a sociedade esteja vigilante para que essa não acabe se tornando, por vias transversas, o oposto do espírito que permeou os incessantes trabalhos de seus dignos idealizadores na academia, na classe política, na advocacia e no serviço público, que tanto se dedicaram a implementar inovações com vistas a tornar os serviços públicos mais céleres, acessíveis, transparentes e eficientes, em consonância com o que estabelece a Constituição Federal. Inovação não pode, de maneira alguma, significar exclusão.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Fim de semana de música, lazer e pôr do sol no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

A programação gratuita, que começa nesta sexta-feira (7) e segue até domingo (9), promete diversão para todas as idades e uma experiência especial para toda a população de Porto Velho.
L
Literatura amazônica: "Jornada Literária de Nina Macaca" leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Literatura amazônica: “Jornada Literária de Nina Macaca” leva encanto e leitura a escolas de Candeias, Itapuã e Ariquemes

Com patrocínio da CAIXA e apoio da Lei Rouanet Norte, projeto percorre Rondônia promovendo inclusão, imaginação e o prazer de ler entre crianças da rede pública
L
Igualar facções ao terrorismo pode "matar" investigações, diz relator da CPI

Igualar facções ao terrorismo pode “matar” investigações, diz relator da CPI

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, argumenta que a equiparação “simples” das facções criminosas ao terrorismo, sem cuidados técnicos, pode prejudicar os inquéritos em curso ao forçar a migração de processos da Justiça estadual para a federal.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: entrevista com Carla Letícia, presidente da Liga de MC’s de Rondônia

Na entrevista, ela compartilha sua trajetória no hip-hop, os desafios de promover batalhas de rima no estado e o papel da cultura de rua na formação de jovens talentos.
L

Rondônia conquista o 2º lugar no Coffee of the Year Brasil 2025

A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião – Café Sauá, em Seringueiras, garantiu a segunda colocação no concurso nacional e reafirmou o protagonismo do café rondoniense entre os melhores do país.
L

“É realização de um sonho”, revela vencedora de Rondônia do Florada Premiada 2025

Ângela Pessoa, do Café Sauá em Seringueiras, leva o primeiro lugar no Florada Premiada 2025 e coloca Rondônia no topo da cafeicultura feminina brasileira.
L

Na SIC, secretário Tchê destaca o desafio de produzir café com sustentabilidade no Acre

José Luís Tchê destaca na SIC o café como símbolo de dignidade e transformação para as famílias rurais do Acre.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L

POLÍTICA

Lula afirma que "A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis"

Lula afirma que “A Terra não comporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis”

Em sessão da COP30 sobre transição energética em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a descarbonização global deve ser estruturada em um tripé: cumprimento de acordos internacionais, eliminação da pobreza energética e incentivo a combustíveis sustentáveis.
L
Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Dr. Gilber e secretário da SESB discutem ações de limpeza urbana e urbanização em Porto Velho

Reunião entre o vereador Dr. Gilber e o secretário Giovani Marinni alinhou medidas conjuntas para intensificar a limpeza urbana em Porto Velho e melhorar a infraestrutura nos bairros.
L
Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Pedro Fernandes comemora licitação de projeto de pavimentação entre Cujubim e Machadinho D’Oeste

Deputado destaca avanço técnico da obra e agradece apoio do governo estadual e do DER.
L
STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

STF forma maioria para manter condenação de Bolsonaro por golpe

A Primeira Turma do STF formou maioria de 3 a 0 para manter a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis aliados na trama golpista. A rejeição do recurso de embargos de declaração abre caminho para a decretação da prisão.
L
Lula realiza encontros bilaterais com Alemanha, Portugal e Moçambique na COP30

Lula realiza encontros bilaterais com Alemanha, Portugal e Moçambique na COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em Belém sua agenda de reuniões à margem da Cúpula do Clima, com expectativa de que a Alemanha anuncie contribuição ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF).
L
Publicidade

POLÍCIA

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Mecânico é baleado por criminosos durante ataque em oficina no centro

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando dois bandidos chegam de moto em frente da oficina, em seguida, um deles desce e faz um disparo em direção da vítima e foge com o comparsa.
16
Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Tribunal do Júri: MPRO garante condenação por tentativa de feminicídio em Colorado do Oeste

Ministério Público de Rondônia obteve condenação de réu que tentou matar a ex-companheira e feriu duas pessoas. A pena será cumprida em regime fechado.
12
Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Visitante é presa ao tentar entrar com drogas no Presídio 603, em Porto Velho

Uma mulher de 32 anos foi flagrada com substância entorpecente escondida no corpo ao passar pelo escâner corporal da Penitenciária Jorge Thiago Aguiar Afonso, o Presídio 603, na manhã desta sexta-feira (7).
12
Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

Criança vítima de grave acidente é socorrida em helicóptero dos Bombeiros para o JPII

De acordo com as primeiras informações, a criança junto com os pais sofreram um acidente de moto, deixando os três em estado grave, sendo necessário a intubação de todas as vítimas.
16
Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Homem é preso após espancar companheira com cabo de vassoura e ameaçar incendiar casa com crianças na zona Leste

Vítima foi agredida na frente dos filhos, dois deles autistas, e o agressor foi capturado em flagrante após tentar fugir.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Brasil e México fortalecem parceria em políticas públicas e abastecimento alimentar

Intercâmbio técnico promovido pela Conab, Sader e FAO reforça cooperação bilateral e troca de experiências em gestão de mercados e agricultura familiar.
L

Sicredi reforça presença na SIC e amplia apoio ao produtor rural

O Sicredi reforça sua presença na Semana Internacional do Café com um estande ampliado e foco no atendimento humanizado, oferecendo crédito e apoio aos produtores rurais de todo o Brasil.
L
Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Crea-RO reforça importância da prevenção e do cuidado com a saúde durante campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Palestra voltada a colaboradores destacou prevenção, diagnóstico precoce e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
L
Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

Cashback de impostos beneficia mais a população pobre de regiões mais ricas

O novo cashback de impostos, criado pela reforma tributária, deve elevar a renda das famílias mais pobres em 10% em média, mas o benefício será maior nas regiões Sudeste (11%), Centro-Oeste e Sul, devido ao maior nível de consumo e menor informalidade, segundo pesquisa da FGV.
L

Recebimento da Licença Ambiental: RAULINO DE MATTOS,

LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO Nº 016.00027.003/2025-SUL
L
Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Porto Velho recebe neste sábado (8) a 1ª edição do Titan Fight com luta internacional de Kickboxing

Evento promovido pela Lirka, com apoio da Semtel, reunirá atletas do Norte do país e terá entrada solidária no Ginásio Dudu, na zona Sul da capital.
L
Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Alunos da rede municipal conhecem a história de Rondônia em visita ao Museu da Memória Rondoniense

Mais de 100 estudantes já participaram do projeto “Turista Aprendiz”, criado pela Semtel para promover o turismo pedagógico e o sentimento de pertencimento em Porto Velho.
L
Produtoras de Rondônia conquistam os dois primeiros lugares no maior concurso de café do Brasil

Produtoras de Rondônia conquistam os dois primeiros lugares no maior concurso de café do Brasil

Ângela Maria Coutinho e Fabiana Souza Leal garantem o topo do pódio no Florada Premiada 2025, consolidando o protagonismo feminino e a excelência do café rondoniense.
L
Acadêmicos avançam à semifinal do III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Acadêmicos avançam à semifinal do III Concurso de Júri Simulado do MPRO

Equipes da Unisapiens e da Faculdade Católica garantem vaga na próxima fase da competição jurídica promovida pelo Ministério Público de Rondônia.
L
Campanha Papai Noel dos Correios começa oficialmente em Rondônia

Campanha Papai Noel dos Correios começa oficialmente em Rondônia

Solenidade no Teatro Banzeiros marcou o início das ações que incentivam a adoção de cartinhas de crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.