Em Rondônia, um dos atos contra a aprovação do (PL 490/07) que pede aprovação do marco temporal de terras indígenas começou com um manifesto, na manhã desta terça-feira, (30), em frente a Assembleia Legislativa (Alero). À tarde, os indígenas liderados pela ativista, Txai Suruí, (Walela Soet Xeige), bloquearam o trânsito da BR-364, na entrada de Porto Velho.

Pneus foram queimados em protesto que fechou os dois lados da pista. A manifestação segue pacífica e até o momento não houve nenhum incidente. A PRF está no local, mas os indígenas declaram que não vão desbloquear a rodovia.
Em todo o Brasil, indígenas pedem a suspensão do marco temporal. Se aprovado, o PL só concederá a demarcação de terras indígenas, a partir da data de promulgação da Constituição brasileira aprovada em 05 de outubro de 1988.
Na Câmara, o relator, presidente, Artur Lira (PP AL) prometeu analisar o PL ainda nesta terça. No estado, as manifestações também têm o apoio da Organização dos Povos Indígenas de Rondônia e Noroeste do Mato Grosso, Associação das Guerreiras Indígenas de Rondônia (Agir) e Movimento da Juventude Indígenas de Rondônia (MJIR).