DOMINGO, 08/06/2025
Publicidade

Mata Atlântica tem maior número de espécies ameaçadas, diz pesquisa

IBGE avaliou 21.456 espécies de animais e plantas em todos os biomas.

Publicado em 

Mata Atlântica tem maior número de espécies ameaçadas, diz pesquisa - News Rondônia

Por Vitor Abdala 

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro com maior número de espécies de plantas e animais ameaçados de extinção no país. A constatação é da pesquisa Contas de Ecossistemas – Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil 2022, divulgada nesta quarta-feira (24), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mata Atlântica tem maior número de espécies ameaçadas, diz pesquisa - News Rondônia
Imagem Tânia Rêgo

O levantamento tem como base as listas de fauna – elaboradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – e da flora, produzida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), ambas divulgadas no ano passado.

Segundo o estudo, as duas instituições avaliaram 21.456 espécies de animais e plantas em todos os biomas do país, ou seja, cerca de 12% de toda a biodiversidade brasileira. A partir daí, técnicos classificaram as espécies em situação de ameaça, que pode ser, em ordem crescente de preocupação: vulnerável (VU), em perigo (EM) e criticamente em perigo (CR).

As consideradas “com dados insuficientes (DD)”, “menos preocupante (LC)” e “quase ameaçada (NT)” não são ameaçadas. A categoria NT é o último passo antes de a espécie entrar na classificação VU: vulnerável.

Avaliação

A Mata Atlântica foi o bioma com maior número de espécies avaliadas: 11.811. E também é a área com maior total de espécies ameaçadas: 2.845, ou seja, quase um quarto (24,1%). Segundo o IBGE, 43% das espécies ameaçadas vivem na Mata Atlântica. É também o bioma com mais espécies declaradas extintas: oito, segundo o IBGE, sendo a mais recente a perereca-gladiadora-de-sino (Boana cymbalum).

Leonardo Bergamini, pesquisador do IBGE, explica que “isso está relacionado com características intrínsecas ao próprio bioma, com muitas espécies endêmicas, espécies com distribuição restrita, mas também existe um fator que é o histórico de ocupação da Mata Atlântica, o bioma com maior histórico de ocupação e maior perda de área nativa. E há um terceiro fator: a maioria das instituições e centros de pesquisa está localizada nesse bioma, então existe uma maior disponibilidade de informações sobre sua biodiversidade, o que permite avaliar melhor o risco de extinção das espécies”.

Em seguida, aparece o cerrado que, com 7.385 espécies avaliadas, teve 1.199 consideradas em risco (16,2% do total). Outros biomas com mais de 10% da vida selvagem ameaçada entre aquelas espécies avaliadas são a caatinga (3.220 ou 14,9%) e os pampas (229 ou 13,7%).

Os biomas com menor número de espécies ameaçadas entre as avaliadas são a Amazônia (503 ou 6%) e o Pantanal (1.825 ou 4,1%).

Espécies avaliadas

O IBGE também informou que o total de espécies avaliadas em 2022 aumentou em relação à lista elaborada em 2014. As plantas passaram de 9% do total (4.304) para 15% (7.517), enquanto os animais subiram de 10% (12.009) para 11% (13.939).

“Isso é um bom avanço no sentido de ter um quadro mais completo de como está a situação das espécies do Brasil e, consequentemente, como está a condição dos ecossistemas onde elas ocorrem”, disse Bergamini.

As espécies ameaçadas recuaram tanto na flora quanto na fauna. As espécies de planta com risco de extinção passaram de 47,4% em 2014 para 42,7% em 2022. Já os animais ameaçados caíram de 9,8% para 9% no período.

A queda, segundo o IBGE, pode ser explicada pelo aumento do número de espécies avaliadas.

Ambientes

Em relação aos ambientes, a maior parte das espécies analisadas tanto para fauna quanto para flora é de ambiente terrestre, indo de 65% em 2014 para 70% em 2022. As espécies de água doce passaram de 39% para 37% e as de ambiente marinho, de 16% para 15%.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Diminuem os católicos, crescem os evangélicos. Em Porto Velho, os números apontam para um empate técnico

Pelo Censo, são 56,7% de católicos (mais ou menos 120 milhões de almas), enquanto o percentual de evangélicos deu um salto: perto de 48 milhões, que chegariam a quase 25%, segundo o Google.
L

Baía Formosa: onde o Brasil reencontra sua essência natural

Um refúgio no litoral do Rio Grande do Norte onde natureza, simplicidade e autenticidade se unem para proporcionar uma experiência sensorial única.
L
Internas de presídio feminino em RO participam de curso de extensão de cílios promovido pelo governo

Internas de presídio feminino em RO participam de curso de extensão de cílios promovido pelo governo

O curso de extensão de cílios é apenas uma das diversas ações implementadas pela Sejus com foco na ressocialização.
L
Governo estadual comunica começo do vazio sanitário da soja em Rondônia

Governo estadual comunica começo do vazio sanitário da soja em Rondônia

A ferrugem asiática pode provocar perdas de 10% a 90% na produtividade das lavouras.
L
Primeiro Bee Hackathon acontece em Vilhena para promover inovação e desenvolvimento local

Primeiro Bee Hackathon acontece em Vilhena para promover inovação e desenvolvimento local

Os participantes disputarão seguindo o desafio de desenvolver uma solução inovadora que centralize informações positivas, úteis e relevantes sobre Vilhena, promovendo sua valorização e fortalecendo sua identidade local.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fiat Fastback 2025 híbrido oferece eficiência sem comprometer desempenho

T200 Hybrid entrega 130 cavalos de potência e equipa as versões Audace e Impetus
L

Momento Agro | Entrevista Andrio Bertol – Empresa Pescados Rei do Pirarucu

Neste sábado, dia 07, às 11h, o Momento Agro entrevista Elisandrio Bertol — mais conhecido como Andrio — fundador da agroindústria familiar Pescados Rei do Pirarucu.
L
MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

MEC prorroga inscrições do Enem 2025 até 13 de junho; pagamento da taxa vai até 18 de junho

Anúncio foi feito pelo Ministério da Educação neste sábado (7)
L
Anvisa proíbe venda de três marcas de azeite por irregularidades e risco à saúde

Anvisa proíbe venda de três marcas de azeite por irregularidades e risco à saúde

Produtos devem ser apreendidos e retirados de comercialização
L

Pirelli otimiza produção e logística com novo armazém em São Paulo

Unidade integra reduz custos e fortalece a competitividade da marca na América Latina
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L

Rondônia avança na geração de trabalho e renda com integração entre os programas Rondônia Tem Tudo e Geração Serviço

A proposta oferece uma experiência digital única, conectando gratuitamente consumidores a produtos e serviços oferecidos por autônomos, pequenos negócios e empreendedores locais.
L
MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

MGI autoriza e detalha 2.021 vagas na segunda edição do CNU 2025

Três portarias incluem cargos no INSS, Enap e outros órgãos públicos
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula promete ligar pessoalmente para convidar Trump à COP30

Presidente destacou importância da participação dos EUA na conferência
L

Coronel Chrisóstomo realiza reunião com agricultores, pescadores e produtores e comunidade em Costa Marques

Em agenda oficial no município, o deputado visitou unidades públicas e reforçou o vínculo com lideranças e moradores de Costa Marques.
L

Hildon monta no agro e “cavalga rumo a 2026” com discurso afinado e vídeos estratégicos

Com foco nas eleições de 2026, Hildon Chaves investe na imagem de aliado do agronegócio e tenta conquistar a confiança do campo com vídeos, discursos estratégicos e presença digital.
L

Governo de Rondônia acolhe proposta de Cláudia de Jesus sobre servidores da Caerd

Medida visa preservar empregos e conhecimento técnico em meio à possível privatização.
L

Em Costa Marques, Coronel Chrisóstomo revisita suas origens às margens da BR-429

Deputado federal retorna ao município onde cresceu, reencontra a casa da infância, a escola onde foi alfabetizado e o Forte que marcou sua relação com o Exército Brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é baleado enquanto ia cortar cabelo de cliente na zona Leste

O garupa, armado, efetuou cerca de oito disparos em direção à vítima, e em seguida a dupla fugiu.
12

ATUALIZADA: Homem atacado a tiros em varanda de residência morre em hospital na zona leste de Porto Velho

Sérgio Gomes da Silva, 30 anos, foi morto a tiros na noite deste sábado (07), no bairro Ulisses Guimarães, zona leste de Porto Velho.
18

Ladrão é surrado pela população depois de furto em residência no centro

De acordo com testemunhas, o criminoso usou um tesourão para invadir o imóvel e depois fugiu com vários objetos.
10

Motociclista para embaixo de caminhão em grave acidente na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou a vítima com várias lesões para a Policlínica Dr. José Adelino.
14
Homem é atropelado ao se lançar na frente de caminhão e é socorrido pelos Bombeiros

Homem é atropelado ao se lançar na frente de caminhão e é socorrido pelos Bombeiros

O motorista, que não conseguiu evitar o impacto, permaneceu no local e prestou socorro até a chegada do Corpo de Bombeiros.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Interclasse estimula participação estudantil e melhora o desempenho em Extrema

Interclasse estimula participação estudantil e melhora o desempenho em Extrema

A metodologia do projeto envolveu atividades avaliativas em dois eixos principais.
L
Jhon Silva

Abertura do campeonato celebra o futebol de várzea e valoriza talentos da capital

Evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reúne 75 equipes e movimenta comunidades.
L
Com atuação do Ministério Público, membros de facção criminosa são condenados por homicídio qualificado em Ouro Preto do Oeste

Com atuação do Ministério Público, membros de facção criminosa são condenados por homicídio qualificado em Ouro Preto do Oeste

A execução da vítima ocorreu por motivo torpe, porque os réus praticaram o crime para afirmar a imposição e o poder de intimidação, manutenção e disciplina da facção criminosa da qual são membros.
L
ITAPUÃ DO OESTE: Cerca de 140 servidores da educação participam de curso Lei Lucas com Ênfase em primeiros socorros realizado pela Escola do Legislativo

ITAPUÃ DO OESTE: Cerca de 140 servidores da educação participam de curso Lei Lucas com Ênfase em primeiros socorros realizado pela Escola do Legislativo

A legislação foi inspirada na trágica morte de Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que se engasgou durante uma excursão escolar e não recebeu atendimento adequado a tempo.
L
Número de adeptos de religiões afro-brasileiras mais que triplica em 10 anos, aponta Censo 2022

Número de adeptos de religiões afro-brasileiras mais que triplica em 10 anos, aponta Censo 2022

Religiões de matriz africana chegaram a 1% da população no Brasil
L
Lula critica genocídio em Gaza e cobra ação internacional durante coletiva em Paris

Lula critica genocídio em Gaza e cobra ação internacional durante coletiva em Paris

Para o presidente, mundo tem perdido a humanidade diante do assunto
L
Comerciante de Vilhena tem restaurante destruído após colisão entre carretas na BR-174

Comerciante de Vilhena tem restaurante destruído após colisão entre carretas na BR-174

O acidente aconteceu na BR-174, quando uma das carretas, conduzida por um motorista gaúcho, foi atingida por outro veículo pertencente a uma transportadora com filial em Vilhena.
10
Mostra CineMarias abre inscrições para curtas dirigidos por mulheres e pessoas não-binárias de todo o Brasil

Mostra CineMarias abre inscrições para curtas dirigidos por mulheres e pessoas não-binárias de todo o Brasil

Filmes poderão ser vistos em Vitória nos dias 22 e 23 de agosto
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.