TERÇA-FEIRA, 26/08/2025
Publicidade
Publicidade

A pesquisa participante de vivência – parte II – Por Marquelino Santana

Os mesmos autores esclarecem que as questões e os desafios surgidos ao longo de ações sociais definem a necessidade e o estilo de procedimentos de pesquisa participante.

Publicado em 

A pesquisa participante de vivência – parte II – Por Marquelino Santana - News Rondônia

Por Marquelino Santana

Para os pesquisadores Carlos Brandão e Danilo Streck, a pesquisa é participante porque, como uma alternativa solidária de criação de conhecimento social, ela se inscreve e participa de processos relevantes de uma ação social transformadora de vocação popular e emancipatória. Organização, participação, intervenção, neste caso específico, só se tornou possível em virtude da vivência, caso contrário, poderíamos ter fraquejados ainda no meio do caminho. Segundo Pedro Demo, a vantagem da pesquisa participativa é trabalhar com conjunção desafiadora de conhecimento e participação, talvez a potencialidade mais decisiva do ser humano. Saber pensar e intervir juntos é grande desafio da hora e do futuro. Já que, quer queiramos ou não, o planeta é nossa morada coletiva e o bem comum precisa prevalecer.

A pesquisa participante de vivência – parte II – Por Marquelino Santana - News Rondônia

A pesquisa precisa ser inserida numa dinâmica que possibilite a produção conjunta de conhecimento entre pesquisador e pesquisados. Esta dinâmica fortalecerá as bases da luta de uma coletividade pela conquista de seus direitos. Os desafios nos conduzem a uma ação dialética capaz de transformar uma situação vigente horripilante. Brandão e Streck relatam que a pesquisa participante deve ser pensada como um momento dinâmico de um processo de ação social popular.

Os mesmos autores esclarecem que as questões e os desafios surgidos ao longo de ações sociais definem a necessidade e o estilo de procedimentos de pesquisa participante. O processo e os resultados de uma pesquisa interferem nas práticas sociais e, de novo, seu curso levanta a necessidade e o momento da realização de novas investigações participativas.

Carlos Brandão e Danilo Streck, enfatizam que a pesquisa participante deve ser praticada como um ato político claro e assumido. Não existe neutralidade científica em pesquisa alguma e, menos ainda, em investigações vinculadas a projetos de ação social.

Projetos de ações sociais, devem, portanto, impregnar-se à causa de comunidades excludentes, procurando em suas temporalidades e espacialidades, conhecer cada vez mais o ser dos entes, e desta forma, o pesquisador também, vai se descobrindo com suas ações, e passando a construir o seu ser. Um ser que ao mesmo tempo, vai também, sendo conhecido por outros entes.

Para os pesquisadores Luís Gabarrón e Hernandez Landa, nós devemos estar no mundo e com o mundo, como um ato de entrelaçamento indissolúvel que seja capaz de contribuir decisivamente no advento da dignidade. Segundo os mesmos autores, a pesquisa participante entranha a participação plena e ativa da comunidade na totalidade do processo investigador, abarcando toda uma variedade de grupos sem poder: explorados, oprimidos e marginalizados.

A pesquisa participante de vivência – parte II – Por Marquelino Santana - News Rondônia

A pesquisa participante, além de promover relevantes experiências na vivência com as populações originárias e tradicionais da Amazônia, torna-se algo muito prazeroso, nos trazendo novos episódios na cotidianidade da investigação, e nos contemplando, inclusive, com um espaço vivido onde os mundos material e imaterial se fundem nas apropriações de narrativas mitológicas que brotam entrelaçadas às ações do mundo real.

Mas a vivência numa pesquisa participante, caracteriza o investigador de todas as suas formas. Proporciona na plenitude da vida os sabores e os dissabores. A vivência nos ajuda a construir e reconstruir os valores do ser, e aprender a suportar algumas passagens em caminhos que nunca cessam. Esta pesquisa, portanto, transforma-se numa rede de compartilhamento do ser dos entes. Na cotidianidade sustentada no espaço e tempo, ela torna-se ousada e dinâmica, visto que procura sempre chegar ao resultado esperado com a maior brevidade possível, mas sem, porém, sufocar os laços de vivência.

A atuação do investigador na pesquisa participante, envolve múltiplos detalhes que precisam ser conduzidos através de uma linguagem cidadã que procure ao máximo causar o entendimento e participação da comunidade pesquisada no contexto de apreensão do problema.

O pesquisador é o sujeito que está atrelado à sujeitos pesquisados, onde ambos se tornam atores da transformação. A vivência promove integração e cooperação, os atores constituem-se mergulhados nas conquistas das mesmas metas, onde ambos vivem unidos na mesma causa.

Veja também: A pesquisa participante de vivência – Por Marquelino Santana

A pesquisa participante de vivência – parte II – Por Marquelino Santana - News Rondônia

Marquelino Santana é doutor em geografia, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – Gepcultura/Unir e pesquisador do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito da Universidade Estadual de Londrina.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cinema de animação encanta estudantes em Guajará-Mirim no primeiro dia do FICAR

Cinema de animação encanta estudantes em Guajará-Mirim no primeiro dia do FICAR

Festival Infantil de Cinema de Animação de Rondônia exibe 12 curtas-metragens brasileiros para alunos de escolas públicas da cidade.
L
Rondônia assina Pacto Estadual pela Primeira Infância para fortalecer políticas públicas

Rondônia assina Pacto Estadual pela Primeira Infância para fortalecer políticas públicas

Governo e instituições firmaram compromisso para garantir direitos de crianças de 0 a 6 anos, com foco no desenvolvimento integral.
L
Governo de Rondônia promove militares e concede medalhas em cerimônia do Dia do Soldado

Governo de Rondônia promove militares e concede medalhas em cerimônia do Dia do Soldado

Evento em Porto Velho celebrou o Dia do Soldado com promoções na PM e Bombeiros, além da entrega de medalhas de reconhecimento.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica obras de drenagem para enfrentar alagamentos históricos

Prefeitura de Porto Velho intensifica obras de drenagem para enfrentar alagamentos históricos

Durante o verão amazônico, Prefeitura de Porto Velho acelera obras de drenagem profunda e busca recursos no PAC para solucionar alagamentos.
L

UNIR divulga datas das próximas sessões públicas de seus Conselhos Superiores

Consun, Consea e Consad terão reuniões online com transmissão pelo canal oficial da universidade no YouTube
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Prefeitura de Porto Velho prorroga prazo de homologação do processo seletivo da Saúde

Alta demanda de mais de 22 mil inscritos levou à ampliação do prazo; candidatos devem acompanhar os comunicados oficiais da Prefeitura.
L

Jovem News | Entrevista com Dulia do Nascimento e Gil Andrade

Na próxima segunda-feira, dia 25, às 17h, o Programa Jovem News recebe Dulia do Nascimento Passos, presidente do Cristal da Calama. A entrevista vai abordar as atividades desenvolvidas pelo grupo e sua importância para a comunidade.
L
Situação de rios na Amazônia é crítica por escassez de água, diz ANA

Situação de rios na Amazônia é crítica por escassez de água, diz ANA

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico declara situação de escassez em rios da Amazônia, impactando os estados do Acre e Amazonas.
L

Giro News | Entrevista Anna Carla

Nesta segunda-feira, dia 25, às 15h, o Programa Giro News recebe a médica veterinária Anna Carla, especialista em clínica geral e oncologia. O tema da entrevista será o uso de anti-cio em fêmeas de cães e gatas e os efeitos desse método na saúde dos animais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa prestigia rodeio em Jacinópolis e destaca valorização da cultura local

Deputada Dra. Taíssa prestigia rodeio em Jacinópolis e destaca valorização da cultura local

Evento no distrito de Nova Mamoré reuniu a comunidade, celebrou tradições sertanejas e promoveu reencontros e alegria.
L
Deputada Dra. Taíssa anuncia segunda etapa da Regularização Fundiária no Ramal Cachoeirinha

Deputada Dra. Taíssa anuncia segunda etapa da Regularização Fundiária no Ramal Cachoeirinha

Georreferenciamento começa nesta terça-feira (26) e aproxima famílias da titulação definitiva das terras em Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia Dia do Soldado no 6º BPM de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia Dia do Soldado no 6º BPM de Guajará-Mirim

Solenidade reuniu autoridades, familiares e contou com apresentação da banda do CTPM X, destacando a dedicação dos militares à segurança pública.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia 30º Expoalvo em Alvorada do Oeste e anuncia emenda de R$ 100 mil

Deputada Dra. Taíssa prestigia 30º Expoalvo em Alvorada do Oeste e anuncia emenda de R$ 100 mil

Parlamentar reforça apoio à cultura local e celebra a tradição popular durante evento que reuniu música, lazer e economia para a região.
L
Deputado Edevaldo Neves pede revisão do auxílio-alimentação para servidores socioeducativos

Deputado Edevaldo Neves pede revisão do auxílio-alimentação para servidores socioeducativos

Parlamentar argumenta que o valor atual está defasado frente ao custo de vida e defende valorização da carreira socioeducativa em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso com moto clonada na zona norte

Homem é preso com moto clonada na zona norte

Piloto foi abordado pela Polícia Militar após o veículo ser identificado pelo cerco eletrônico na Avenida Lauro Sodré.
10
Violenta colisão envolvendo ambulância na capital é registrada nesta segunda

Violenta colisão envolvendo ambulância na capital é registrada nesta segunda

A Polícia Militar foi acionada para lavrar o boletim de ocorrência.
10
Grave acidente em Porto Velho | Motociclista sofre fratura exposta após colisão

Grave acidente em Porto Velho | Motociclista sofre fratura exposta após colisão

Motociclista fica gravemente ferido em acidente entre carro e moto em Porto Velho, colisão ocorreu após veículo avançar a preferencial na avenida Amazonas.
14
PRF em Rondônia apreende armas e munições em Vilhena

PRF em Rondônia apreende armas e munições em Vilhena

Trio também foi enquadrado no crime de caça ilegal
12
Jovem de 24 anos morre em terminal rodoviário em Cacoal

Jovem de 24 anos morre em terminal rodoviário em Cacoal

A jovem Bruna Dambreina, de 24 anos, passou mal e desmaiou no terminal rodoviário da cidade, levando a sua morte em Cacoal.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia amplia exportações e fortalece economia com novos destinos internacionais

Rondônia amplia exportações e fortalece economia com novos destinos internacionais

Estado chega a 116 países em 2024 e registra US$ 2,6 bilhões em exportações, promovendo produtos locais e diversificando parceiros comerciais.
L
USF Três Marias é entregue à comunidade de Porto Velho após mais de 13 anos de espera

USF Três Marias é entregue à comunidade de Porto Velho após mais de 13 anos de espera

Unidade de Saúde da Família contará com mais de 50 profissionais e atenderá cerca de 16 mil usuários da zona Leste a partir de 26 de agosto.
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Empresas interessadas têm até 4 de setembro para enviar propostas; obras integram projeto de modernização da unidade armazenadora da Conab.
L

Edital de Convocação nº 04/2025 – AGE: SINDICATO MÉDICO DE RONDÔNIA – SIMERO

28de agosto 2025 – Rua Duque de Caxias nº 518 – bairro Caiari – Porto Velho/RO
L
Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para Centro Social Madre Mazzarello em Porto Velho

Sílvia Cristina destina R$ 100 mil para Centro Social Madre Mazzarello em Porto Velho

Recurso garante continuidade do projeto “Valorizando a Cultura”, atendendo 230 crianças e adolescentes na zona Leste da capital.
L
NASA Space Apps Challenge 2025 é lançado oficialmente em Vilhena durante CoopMind

NASA Space Apps Challenge 2025 é lançado oficialmente em Vilhena durante CoopMind

Cidade do Cone Sul de Rondônia recebe edição local da maior maratona de inovação aberta do mundo, conectando talentos locais a desafios globais.
L
Estiagem força decreto de situação crítica de escassez em rios do Acre

Estiagem força decreto de situação crítica de escassez em rios do Acre

ANA declara situação crítica nos rios Juruá, Purus, Acre e Iaco até outubro, alertando ribeirinhos, produtores e autoridades sobre risco de agravamento da seca
L
Deputado Coronel Chrisóstomo destina R$ 5,4 milhões para fortalecer Forças Armadas em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo destina R$ 5,4 milhões para fortalecer Forças Armadas em Rondônia

Investimentos beneficiam Exército, Aeronáutica e Marinha com obras, equipamentos de saúde e programas de apoio a militares e reservistas.
L

“Vale Tudo”: Raquel retorna às origens e volta a vender sanduíches na praia

Após golpe de Odete Roitman, personagem de Taís Araújo decide recomeçar do zero e surpreende amigos com determinação
L
Decisão sobre dados do Coaf é restrita a casos que anulam provas

Decisão sobre dados do Coaf é restrita a casos que anulam provas

A deliberação do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu processos sobre dados do Coaf agora vale somente para casos que não seguiram o entendimento do STF.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.