QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana

No seringal ele construiu no espaço e tempo a sua peculiar e tradicional identidade cultural seringueira.

Publicado em 

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Por Marquelino Santana

Foi através da fronteira do humano onde o seringueiro adentrou na floresta para construir o seu lugar. No seringal ele construiu no espaço e tempo a sua peculiar e tradicional identidade cultural seringueira. A exuberante paisagem natural amazônica foi cotidianamente sendo lapidada pela inserção da mão seringueira que a transformou numa paisagem cultural enfeitada com seus tapiris, suas estradas de seringa e seus utensílios de trabalho como relevantes marcas estabelecidas na colocação: o seu lugar.

Para Eric Dardel a paisagem não é, em sua essência, feita para se olhar, mas a inserção do homem no mundo, lugar de um combate pela vida, tornou-se fruto da manifestação de seu ser. Segundo o referido autor, é desse lugar, base de nossa existência, que, despertando, tomamos consciência do mundo e saímos ao seu encontro.

Foi nas atividades cotidianas da mata que o ribeirinho construiu e sentiu ontologicamente que a sua casa e os seus utensílios de sobrevivência tornaram-se fenômenos que também faziam parte do seu próprio imbricamento humano. Em seus estudos heideggeriano, Lígia Saramago nos diz que é a fenomenologia do utensílio, que constitui uma das mais comentadas temáticas de Ser e Tempo e que traz em suas linhas uma expressiva reflexão sobre o lugar como espaço vivido.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Se espacialidade e territorialidade são indissociáveis da ação humana ribeirinha, a vivência é fruto da experiência desse espaço vivido. Pois de acordo com Yi-fu Tuan, o espaço transforma-se em lugar à medida que adquire definição e significado.

As populações tradicionais impregnam-se no seu espaço de ação e temporalidades, para incorporarem o pertencimento de lugar, e este pertencer fica imbricado à sua identidade ribeirinha. Para Tuan uma identidade de lugar se alcança pela dramatização das aspirações, necessidades e ritmos funcionais da vida pessoal e dos grupos.

Segundo aponta Edward Relph, geógrafo e professor da Universidade de Toronto, Lugar não é meramente aquilo que possui raízes, conhecer e ser conhecido no bairro e não é apenas a distinção e a apreciação de fragmentos da geografia. Para o autor, o núcleo de significado de lugar se estende, segundo ele, em suas ligações inextricáveis com o ser e com a própria existência.

Para Edward, lugar é um microcosmo, é onde cada um de nós se relaciona com o mundo e onde o mundo se relaciona conosco, pois o lugar é parte de um processo em que o mundo inteiro está de alguma forma implicado, e isso, é existencial e ontológico, enquanto que para o geógrafo Eduardo Marandola, estar no mundo fenomênico ontológico é, nessa perspectiva, uma imersão completa que coloca no centro, um ser num mundo circunscrito e circundado pelas coisas e pelos homens, circunstanciado no tempo e no espaço.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

As coletividades tradicionais ribeirinhas amazônicas, carregam seculares modos de vida que foram nesse espaço e tempo, incorporadas ao seu ser, sendo desta forma, metamorfoseadas em imensuráveis experiências que vivificaram a alma e o sentimento ontológico do lugar.

No estudo intitulado “O sentido de lugar”, Lívia Oliveira nos informa que o lugar na geografia, desde o início da geografia humanista, foi sempre a essência propriamente dita da ciência geográfica, e que refletir sobre o lugar é refletir de certa forma sobre o sentido da geografia. Segundo a mesma autora, é o lugar experienciado como aconchego que levamos dentro de nós, isto é, o lugar consciente do tempo social histórico, recorrente e mutável, no transcorrer das horas do tempo em um espaço sentido dentro de um lugar exterior ou interior.

Lígia Saramago no estudo denominado “Como ponta de lança” – O pensamento do lugar em Heidegger – nos diz que uma das primeiras associações que podemos então estabelecer no contexto do pensamento heideggeriano sobre o lugar é sua indissolúvel vinculação com a ideia de significatividade, que pode ser também compreendida como abertura de sentido das coisas. Desta forma a citada a autora nos esclarece que, o que imediatamente se mostra como fundamental nesta passagem é a importância decisiva atribuída à relação entre ser e estar em seu lugar, uma relação de um autêntico e essencial pertencimento ao lugar.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

O pertencimento de lugar do tradicional povo ribeirinho, está principalmente, incorporado na vivacidade das águas e da floresta. Um lugar de apego, e de onde eles arrancam o sustento da família. Nesse sentido, concordamos com Werther Holzer ao dizer que o lugar é o aporte fenomenológico apropriado pelos geógrafos humanistas, ou seja, segundo ele, lugar é o que trata da experiência intersubjetiva de espaço e mundo em seus fundamentos, quais sejam, distância e direções a serem vencidas, fisicamente ou na imaginação, sobre um determinado suporte que ele o chamar de “espaço geográfico”, constituindo-se a partir das vivências cotidianas como um centro de significados, como um intervalo, onde se experimenta intensamente o que pode ser denominado de geograficidade.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

A relação existente entre o ribeirinho e a mata é uma demonstração secular de que é possível viver sem destruir ou matar. O entrelaçamento entre o homem e a terra que era para ser de uma comunhão ao bem viver, transformou-se numa marcha fúnebre hostil e odiosa, levando espaço e mundo a um verdadeiro infortúnio e a extinção do lugar. Ainda sobre a geograficidade, Werther Holzer nos informa que a geograficidade trata do conteúdo existencial do homem com o espaço terrestre e, na medida em que o homem se apropria desse espaço, ele se torna mundo, a partir da fixação das distâncias e das direções, onde os marcos referenciais são o corpo e a matéria onde ele se apoia, um espaço primitivo que, uma vez apropriado pelo homem, se torna lugar.

O lugar como fruto da ação do homem na terra de forma consciente e humanizada, nos levou a crer que esta relação existencial poderia sobreviver de forma douradora como fora historicamente comprovada entre o ribeirinho e o seu espaço de ação, inclusive com a preservação de seus artesanais instrumentos de trabalho continuando sendo úteis a vida, mas a ascensão triunfante e avassaladora da tecnologia reinante nos mostrou ao contrário. Conforme nos relata Lígia Saramago, a ocupação humana do trabalho leva, portanto, às configurações de regiões e lugares do entorno do mundo, bem como à sua rede de encontro, basicamente ao tornar presentes para nós aquilo que está ao alcance direto das mãos: as coisas, instrumentos e utensílios que nos cercam cotidianamente.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Algumas coletividades originárias e tradicionais da Amazônia continuam resistindo aos impactos degradantes do mundo globalizado. Mas essas singularidades e pluralidades sócio – linguísticas – culturais, emergidas do ser do homem ribeirinho, continuam também tendo as suas relações com a natureza cruelmente dilaceradas. A sociedade envolvente continua sendo depreciadora da cultura através de concepções reacionárias estigmatizadoras, a linguagem popular de súplicas continua sofrendo estereótipos, e os saberes e fazeres tradicionais continuam sendo afugentados. Se as novas gerações não estancarem o ecocídio, certamente, as futuras gerações não lembrarão do sentimento ontológico do lugar ribeirinho.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Marquelino Santana é doutor em geografia, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – Gepcultura/Unir e pesquisador do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito da Universidade Estadual de Londrina.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Do mar do Caribe à beira do Madeira

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

O livro é de autoria da bibliotecária, escritora e pesquisadora Cledenice Blackman, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama.
L

Mamoplastia sem silicone: conheça as técnicas modernas para reduzir e remodelar os seios naturalmente

Cada vez mais mulheres buscam alternativas ao implante de silicone. Dr. Marcelo Almeida explica como é possível alcançar um colo bonito e firme com técnicas avançadas e sem próteses.
L
MPRO organiza reunião para discutir poluição sonora em Porto Velho

Acolhendo manifestação do MP, TJ mantém medidas cautelares contra magistrado aposentado, investigado nas Operações Partialis e Intocável

As restrições judiciais que se buscava reformar incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de viajar para o exterior.
L

Em nota, Azul anuncia suspensão de voo entre Porto Velho e Rio Branco

A linha, que começou a operar em outubro do ano passado, vai ser descontinuada por questões de “ajuste de mercado”, segundo a empresa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tá no DIOF: ALE-RO muda Constituição em tempo recorde para garantir poder remoto a Marcos Rocha

A alteração ocorreu na Emenda Constitucional nº 174/2025, e permite que o chefe do Executivo mantenha o exercício pleno das funções por meio de videoconferências, aplicativos e outros meios tecnológicos.
L

Agenda News | Entrevista Amanda Assis e Bárbara Assis – Soluna Med SPA

Nesta terça-feira, dia 17, às 17h, o Agenda News recebe Amanda Assis e Bárbara Assis, irmãs e fundadoras do Soluna Med SPA, o primeiro SPA natural de Rondônia. Licenciado pela Ayvu Terapias, o espaço une medicina, estética e terapias integrativas para promover equilíbrio entre corpo e mente.
L

Peugeot 208 2025 se renova com versão GT e motor turbo eficiente

Linha é composta por quatro versões e aposta em identidade visual e pacote completo de recursos
L

Giro News | Entrevista André Coelho, presidente – SINJUR

O Giro News desta terça-feira, 17 de junho, às 16h, recebe André Coelho, presidente do SINJUR (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia), e Rafael Campanha, diretor de Comunicação da entidade.
L

Região Norte: Pará e Amazonas entre os nove estados com maior incidência de crimes ambientais

Cálculo pode ser ainda maior, uma vez que o levantamento não considera os crimes contra as populações tradicionais, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS

Mandados judiciais foram cumpridos em municípios de Sergipe
L

Congresso aprova usar emendas para salários de profissionais da saúde

Texto muda rito de apresentação e indicação de emendas parlamentares
L

Toffoli: ações de ressarcimento de aposentados não terão prescrição

Ministro atende a pedido feito pela Advocacia-Geral da União
L
afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

“Compromisso com o bolso do brasileiro” afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

Deputado participou da votação de forma remota, direto de Vilhena, onde cumpria agenda com lideranças locais e recebeu pedidos para ações sociais.
L
Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e encaminha recursos todos os anos para as entidades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Brasil quer se consolidar como polo de vacinas com RNA mensageiro

Ministro ressalta fortalecimento de parcerias com Fiocruz e Butantan
L

Jovem é baleado nas mãos e na perna em condomínio na zona leste

Segundo testemunhas, o jovem chegou à Rua Plácido de Castro pedindo socorro.
14

Pedestre morre atropelado por ônibus escolar na ponte sobre o Rio Madeira

De acordo com informações apuradas no local, o pedestre tentava cruzar a via quando foi atropelado por um ônibus escolar que seguia sentido Humaitá-AM.
18

Mãe e filha ficam feridas após colisão entre carro e moto no centro

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o socorro das vítimas, que foram encaminhadas à UPA para atendimento médico
16

Briga entre caminhoneiro e travesti após suposto calote viraliza em grupos de WhatsApp em Rondônia

Durante a briga, o caminhoneiro, visivelmente em desvantagem, foi agredido com socos e chutes
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Flu domina Borussia, mas fica no 0 a 0 na estreia do Mundial de Clubes

Cariocas voltam a campo no sábado contra sul-coreanos do Ulsan HD.
L
Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

A edição de 2025, que ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro.
L

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: Documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

Os documentários, que dão visibilidade a riqueza cultural rondoniense, serão exibidos nos dias 19 e 20 de junho. A entrada é gratuita e com acessibilidade em Libras.
L

UNIR sedia Encontro de Reitores da região Norte

Objetivo do evento é debater os desafios e avanços na produção científica e no ensino na região Norte.
L
Audiência Pública no TJRO discute melhorias para sistema carcerário com participação social

Plano Pena Justa – Audiência Pública no TJRO discute melhorias para sistema carcerário com participação social

A iniciativa faz parte de um esforço nacional, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
L
Bee Hackathon reúne profissionais em Vilhena; equipe da Dotum Software House apresentou solução que aproxima o cidadão e o município

Bee Hackathon reúne profissionais em Vilhena; equipe da Dotum Software House apresentou solução que aproxima o cidadão e o município

Equipe da Dotum conquista 2º lugar no Bee Hackathon com app que fortalece a conexão entre população e gestão pública em Vilhena.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.