TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana

No seringal ele construiu no espaço e tempo a sua peculiar e tradicional identidade cultural seringueira.

Publicado em 

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Por Marquelino Santana

Foi através da fronteira do humano onde o seringueiro adentrou na floresta para construir o seu lugar. No seringal ele construiu no espaço e tempo a sua peculiar e tradicional identidade cultural seringueira. A exuberante paisagem natural amazônica foi cotidianamente sendo lapidada pela inserção da mão seringueira que a transformou numa paisagem cultural enfeitada com seus tapiris, suas estradas de seringa e seus utensílios de trabalho como relevantes marcas estabelecidas na colocação: o seu lugar.

Para Eric Dardel a paisagem não é, em sua essência, feita para se olhar, mas a inserção do homem no mundo, lugar de um combate pela vida, tornou-se fruto da manifestação de seu ser. Segundo o referido autor, é desse lugar, base de nossa existência, que, despertando, tomamos consciência do mundo e saímos ao seu encontro.

Foi nas atividades cotidianas da mata que o ribeirinho construiu e sentiu ontologicamente que a sua casa e os seus utensílios de sobrevivência tornaram-se fenômenos que também faziam parte do seu próprio imbricamento humano. Em seus estudos heideggeriano, Lígia Saramago nos diz que é a fenomenologia do utensílio, que constitui uma das mais comentadas temáticas de Ser e Tempo e que traz em suas linhas uma expressiva reflexão sobre o lugar como espaço vivido.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Se espacialidade e territorialidade são indissociáveis da ação humana ribeirinha, a vivência é fruto da experiência desse espaço vivido. Pois de acordo com Yi-fu Tuan, o espaço transforma-se em lugar à medida que adquire definição e significado.

As populações tradicionais impregnam-se no seu espaço de ação e temporalidades, para incorporarem o pertencimento de lugar, e este pertencer fica imbricado à sua identidade ribeirinha. Para Tuan uma identidade de lugar se alcança pela dramatização das aspirações, necessidades e ritmos funcionais da vida pessoal e dos grupos.

Segundo aponta Edward Relph, geógrafo e professor da Universidade de Toronto, Lugar não é meramente aquilo que possui raízes, conhecer e ser conhecido no bairro e não é apenas a distinção e a apreciação de fragmentos da geografia. Para o autor, o núcleo de significado de lugar se estende, segundo ele, em suas ligações inextricáveis com o ser e com a própria existência.

Para Edward, lugar é um microcosmo, é onde cada um de nós se relaciona com o mundo e onde o mundo se relaciona conosco, pois o lugar é parte de um processo em que o mundo inteiro está de alguma forma implicado, e isso, é existencial e ontológico, enquanto que para o geógrafo Eduardo Marandola, estar no mundo fenomênico ontológico é, nessa perspectiva, uma imersão completa que coloca no centro, um ser num mundo circunscrito e circundado pelas coisas e pelos homens, circunstanciado no tempo e no espaço.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

As coletividades tradicionais ribeirinhas amazônicas, carregam seculares modos de vida que foram nesse espaço e tempo, incorporadas ao seu ser, sendo desta forma, metamorfoseadas em imensuráveis experiências que vivificaram a alma e o sentimento ontológico do lugar.

No estudo intitulado “O sentido de lugar”, Lívia Oliveira nos informa que o lugar na geografia, desde o início da geografia humanista, foi sempre a essência propriamente dita da ciência geográfica, e que refletir sobre o lugar é refletir de certa forma sobre o sentido da geografia. Segundo a mesma autora, é o lugar experienciado como aconchego que levamos dentro de nós, isto é, o lugar consciente do tempo social histórico, recorrente e mutável, no transcorrer das horas do tempo em um espaço sentido dentro de um lugar exterior ou interior.

Lígia Saramago no estudo denominado “Como ponta de lança” – O pensamento do lugar em Heidegger – nos diz que uma das primeiras associações que podemos então estabelecer no contexto do pensamento heideggeriano sobre o lugar é sua indissolúvel vinculação com a ideia de significatividade, que pode ser também compreendida como abertura de sentido das coisas. Desta forma a citada a autora nos esclarece que, o que imediatamente se mostra como fundamental nesta passagem é a importância decisiva atribuída à relação entre ser e estar em seu lugar, uma relação de um autêntico e essencial pertencimento ao lugar.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

O pertencimento de lugar do tradicional povo ribeirinho, está principalmente, incorporado na vivacidade das águas e da floresta. Um lugar de apego, e de onde eles arrancam o sustento da família. Nesse sentido, concordamos com Werther Holzer ao dizer que o lugar é o aporte fenomenológico apropriado pelos geógrafos humanistas, ou seja, segundo ele, lugar é o que trata da experiência intersubjetiva de espaço e mundo em seus fundamentos, quais sejam, distância e direções a serem vencidas, fisicamente ou na imaginação, sobre um determinado suporte que ele o chamar de “espaço geográfico”, constituindo-se a partir das vivências cotidianas como um centro de significados, como um intervalo, onde se experimenta intensamente o que pode ser denominado de geograficidade.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

A relação existente entre o ribeirinho e a mata é uma demonstração secular de que é possível viver sem destruir ou matar. O entrelaçamento entre o homem e a terra que era para ser de uma comunhão ao bem viver, transformou-se numa marcha fúnebre hostil e odiosa, levando espaço e mundo a um verdadeiro infortúnio e a extinção do lugar. Ainda sobre a geograficidade, Werther Holzer nos informa que a geograficidade trata do conteúdo existencial do homem com o espaço terrestre e, na medida em que o homem se apropria desse espaço, ele se torna mundo, a partir da fixação das distâncias e das direções, onde os marcos referenciais são o corpo e a matéria onde ele se apoia, um espaço primitivo que, uma vez apropriado pelo homem, se torna lugar.

O lugar como fruto da ação do homem na terra de forma consciente e humanizada, nos levou a crer que esta relação existencial poderia sobreviver de forma douradora como fora historicamente comprovada entre o ribeirinho e o seu espaço de ação, inclusive com a preservação de seus artesanais instrumentos de trabalho continuando sendo úteis a vida, mas a ascensão triunfante e avassaladora da tecnologia reinante nos mostrou ao contrário. Conforme nos relata Lígia Saramago, a ocupação humana do trabalho leva, portanto, às configurações de regiões e lugares do entorno do mundo, bem como à sua rede de encontro, basicamente ao tornar presentes para nós aquilo que está ao alcance direto das mãos: as coisas, instrumentos e utensílios que nos cercam cotidianamente.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Algumas coletividades originárias e tradicionais da Amazônia continuam resistindo aos impactos degradantes do mundo globalizado. Mas essas singularidades e pluralidades sócio – linguísticas – culturais, emergidas do ser do homem ribeirinho, continuam também tendo as suas relações com a natureza cruelmente dilaceradas. A sociedade envolvente continua sendo depreciadora da cultura através de concepções reacionárias estigmatizadoras, a linguagem popular de súplicas continua sofrendo estereótipos, e os saberes e fazeres tradicionais continuam sendo afugentados. Se as novas gerações não estancarem o ecocídio, certamente, as futuras gerações não lembrarão do sentimento ontológico do lugar ribeirinho.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Marquelino Santana é doutor em geografia, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – Gepcultura/Unir e pesquisador do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito da Universidade Estadual de Londrina.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho recebe 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Porto Velho recebe 3ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Evento no IFRO vai debater soluções para fortalecer o campo, proteger a floresta e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.
L
Sistema Defesa Civil Alerta será testado em Porto Velho com demonstração para celulares e alertas sonoros

Sistema Defesa Civil Alerta será testado em Porto Velho com demonstração para celulares e alertas sonoros

Ferramenta visa orientar famílias em áreas de risco e iniciará funcionamento com demonstração no próximo sábado (20).
L
Campanha “Calma, Vai de Boa” alerta para riscos de álcool ao volante em Porto Velho

Campanha “Calma, Vai de Boa” alerta para riscos de álcool ao volante em Porto Velho

Ação educativa do governo de Rondônia orientou 514 pessoas e distribuiu bafômetros descartáveis em locais de grande circulação na capital.
L
Aeroporto de Vilhena recebe obras para ampliar segurança em pousos e decolagens

Aeroporto de Vilhena recebe obras para ampliar segurança em pousos e decolagens

Governo de Rondônia executa adequações no Aeroporto Brigadeiro Camarão, com implantação da Resa e regularização da faixa lateral da pista.
L
Sustentabilidade social: Rondônia lidera ranking de qualidade de vida na região Norte

Sustentabilidade social: Rondônia lidera ranking de qualidade de vida na região Norte

Com programas como Prato Fácil e Mamãe Cheguei, Rondônia alcança 1º lugar em sustentabilidade social no Norte e 12º no Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

Previsão indica mudança no tempo e aumento das áreas de chuva em Rondônia

CPTEC e Inmet aponta chuvas fortes e tempestades isoladas em todo o estado de Rondônia entre os dias 16 e 17 de setembro.
L

Conexão RH: Futuro do Trabalho com Fagner Gonçalves

Nesta terça-feira (16), o programa Conexão RH recebe Fagner Gonçalves, presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
L
Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

Horóscopo de Terça-Feira 16/09/2025: No trabalho, a sua proatividade será notada

O que os astros reservam para o seu signo em 16 de setembro de 2025
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L

POLÍTICA

Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Novo Horizonte recebe 50 manilhas por emenda da deputada Gislaine Lebrinha

Emenda parlamentar viabilizou melhorias em linhas rurais, beneficiando mais de 50 famílias e facilitando o escoamento da produção agrícola.
L
Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Deputada Gislaine Lebrinha participa de encontro nacional sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Evento reuniu parlamentares de todo o país para discutir políticas públicas de proteção e ampliar a participação feminina na sociedade.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 1,9 milhão para a saúde de Castanheira

Recursos garantirão custeio, medicamentos, transporte de pacientes e contratação de especialistas no município.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina emenda para construção de banheiros na Escola Lázara Alves de Lima

Deputada Gislaine Lebrinha destina emenda para construção de banheiros na Escola Lázara Alves de Lima

Em São Miguel do Guaporé, unidade que atende cerca de mil alunos será beneficiada com melhoria na infraestrutura escolar.
L
Deputado Alex Redano prestigia formatura do BPFron e reafirma apoio com emendas para armamentos

Deputado Alex Redano prestigia formatura do BPFron e reafirma apoio com emendas para armamentos

Presidente da Alero destacou a importância do BPFron no combate ao crime organizado e na proteção dos 1.342 km de fronteira de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Viveiro de rosas do deserto é alvo de furto com prejuízo de R$ 2 mil

Um viveiro de rosas do deserto em Theobroma foi alvo de criminosos, que levaram vasos de matriz avaliados em cerca de R$ 2 mil.
10
Carro perde controle e passageira se fere em RO

Carro perde controle e passageira se fere em RO

Um acidente na Linha 010 em Tarilândia, no distrito de Jaru, deixou uma mulher ferida após o carro bater na cabeceira de uma ponte.
16
Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

Polícia Militar apreende cinco porções de crack em Rondônia

A Polícia Militar de Jaru apreendeu cinco porções de crack com uma mulher no Setor 06 da cidade, durante patrulhamento.
14
Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

Polícia apreende moto adulterada em Colina Verde

A Polícia Militar de Jaru apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração em Colina Verde, em Jaru, que estava estacionada em um local conhecido pelo uso de entorpecentes.
12
Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

Polícia Militar apreende moto e arma branca em RO

A Polícia Militar de Jaru apreende uma motocicleta irregular e dois canivetes durante uma abordagem de rotina na cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Governo de RO abre inscrições para 2ª Corrida da Saúde com doação de sangue em Porto Velho

Evento ocorre em 25 de outubro e une solidariedade, prevenção ao câncer e incentivo a hábitos saudáveis no Espaço Alternativo.
L
Irmãos iranianos conquistam bronze por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Irmãos iranianos conquistam bronze por Rondônia nos Jogos da Juventude 2025

Mahdi Rabibi e Amir Abdollahzadeh, da rede estadual, brilham no wrestling, enquanto Vitória Isabelly se destaca na categoria feminina.
L
Alero homenageia profissionais de educação física e abre simpósio internacional em Porto Velho

Alero homenageia profissionais de educação física e abre simpósio internacional em Porto Velho

Sessão solene proposta por Alex Redano celebrou quatro educadores e marcou a abertura do II Simpósio Internacional de Psicologia do Esporte.
L
Cláudia de Jesus cobra pavimentação da RO-472 entre Ji-Paraná e Rondolândia

Cláudia de Jesus cobra pavimentação da RO-472 entre Ji-Paraná e Rondolândia

Deputada aponta que a pavimentação da RO-472 é estratégica para o escoamento agrícola e integração entre Rondônia e Mato Grosso.
L
Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Tecnologia na segurança pública reduz crimes em Rondônia com uso de totens interativos

Com monitoramento por câmeras e botão de emergência, totens instalados em cinco municípios já refletem queda nos índices criminais.
L
Inovações inconstitucionais no julgamento da Ação Penal 2668

Inovações inconstitucionais no julgamento da Ação Penal 2668

Ives Gandra alerta para práticas que, segundo ele, alteram o papel do STF e desrespeitam a Constituição
L
Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Consumidor de energia elétrica: você conhece seus direitos e deveres?

Energisa reforça orientações da Aneel para garantir atendimento justo, seguro e transparente aos clientes.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.