QUINTA-FEIRA, 17/07/2025

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana

No seringal ele construiu no espaço e tempo a sua peculiar e tradicional identidade cultural seringueira.

Publicado em 

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Por Marquelino Santana

Foi através da fronteira do humano onde o seringueiro adentrou na floresta para construir o seu lugar. No seringal ele construiu no espaço e tempo a sua peculiar e tradicional identidade cultural seringueira. A exuberante paisagem natural amazônica foi cotidianamente sendo lapidada pela inserção da mão seringueira que a transformou numa paisagem cultural enfeitada com seus tapiris, suas estradas de seringa e seus utensílios de trabalho como relevantes marcas estabelecidas na colocação: o seu lugar.

Para Eric Dardel a paisagem não é, em sua essência, feita para se olhar, mas a inserção do homem no mundo, lugar de um combate pela vida, tornou-se fruto da manifestação de seu ser. Segundo o referido autor, é desse lugar, base de nossa existência, que, despertando, tomamos consciência do mundo e saímos ao seu encontro.

Foi nas atividades cotidianas da mata que o ribeirinho construiu e sentiu ontologicamente que a sua casa e os seus utensílios de sobrevivência tornaram-se fenômenos que também faziam parte do seu próprio imbricamento humano. Em seus estudos heideggeriano, Lígia Saramago nos diz que é a fenomenologia do utensílio, que constitui uma das mais comentadas temáticas de Ser e Tempo e que traz em suas linhas uma expressiva reflexão sobre o lugar como espaço vivido.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Se espacialidade e territorialidade são indissociáveis da ação humana ribeirinha, a vivência é fruto da experiência desse espaço vivido. Pois de acordo com Yi-fu Tuan, o espaço transforma-se em lugar à medida que adquire definição e significado.

As populações tradicionais impregnam-se no seu espaço de ação e temporalidades, para incorporarem o pertencimento de lugar, e este pertencer fica imbricado à sua identidade ribeirinha. Para Tuan uma identidade de lugar se alcança pela dramatização das aspirações, necessidades e ritmos funcionais da vida pessoal e dos grupos.

Segundo aponta Edward Relph, geógrafo e professor da Universidade de Toronto, Lugar não é meramente aquilo que possui raízes, conhecer e ser conhecido no bairro e não é apenas a distinção e a apreciação de fragmentos da geografia. Para o autor, o núcleo de significado de lugar se estende, segundo ele, em suas ligações inextricáveis com o ser e com a própria existência.

Para Edward, lugar é um microcosmo, é onde cada um de nós se relaciona com o mundo e onde o mundo se relaciona conosco, pois o lugar é parte de um processo em que o mundo inteiro está de alguma forma implicado, e isso, é existencial e ontológico, enquanto que para o geógrafo Eduardo Marandola, estar no mundo fenomênico ontológico é, nessa perspectiva, uma imersão completa que coloca no centro, um ser num mundo circunscrito e circundado pelas coisas e pelos homens, circunstanciado no tempo e no espaço.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

As coletividades tradicionais ribeirinhas amazônicas, carregam seculares modos de vida que foram nesse espaço e tempo, incorporadas ao seu ser, sendo desta forma, metamorfoseadas em imensuráveis experiências que vivificaram a alma e o sentimento ontológico do lugar.

No estudo intitulado “O sentido de lugar”, Lívia Oliveira nos informa que o lugar na geografia, desde o início da geografia humanista, foi sempre a essência propriamente dita da ciência geográfica, e que refletir sobre o lugar é refletir de certa forma sobre o sentido da geografia. Segundo a mesma autora, é o lugar experienciado como aconchego que levamos dentro de nós, isto é, o lugar consciente do tempo social histórico, recorrente e mutável, no transcorrer das horas do tempo em um espaço sentido dentro de um lugar exterior ou interior.

Lígia Saramago no estudo denominado “Como ponta de lança” – O pensamento do lugar em Heidegger – nos diz que uma das primeiras associações que podemos então estabelecer no contexto do pensamento heideggeriano sobre o lugar é sua indissolúvel vinculação com a ideia de significatividade, que pode ser também compreendida como abertura de sentido das coisas. Desta forma a citada a autora nos esclarece que, o que imediatamente se mostra como fundamental nesta passagem é a importância decisiva atribuída à relação entre ser e estar em seu lugar, uma relação de um autêntico e essencial pertencimento ao lugar.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

O pertencimento de lugar do tradicional povo ribeirinho, está principalmente, incorporado na vivacidade das águas e da floresta. Um lugar de apego, e de onde eles arrancam o sustento da família. Nesse sentido, concordamos com Werther Holzer ao dizer que o lugar é o aporte fenomenológico apropriado pelos geógrafos humanistas, ou seja, segundo ele, lugar é o que trata da experiência intersubjetiva de espaço e mundo em seus fundamentos, quais sejam, distância e direções a serem vencidas, fisicamente ou na imaginação, sobre um determinado suporte que ele o chamar de “espaço geográfico”, constituindo-se a partir das vivências cotidianas como um centro de significados, como um intervalo, onde se experimenta intensamente o que pode ser denominado de geograficidade.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

A relação existente entre o ribeirinho e a mata é uma demonstração secular de que é possível viver sem destruir ou matar. O entrelaçamento entre o homem e a terra que era para ser de uma comunhão ao bem viver, transformou-se numa marcha fúnebre hostil e odiosa, levando espaço e mundo a um verdadeiro infortúnio e a extinção do lugar. Ainda sobre a geograficidade, Werther Holzer nos informa que a geograficidade trata do conteúdo existencial do homem com o espaço terrestre e, na medida em que o homem se apropria desse espaço, ele se torna mundo, a partir da fixação das distâncias e das direções, onde os marcos referenciais são o corpo e a matéria onde ele se apoia, um espaço primitivo que, uma vez apropriado pelo homem, se torna lugar.

O lugar como fruto da ação do homem na terra de forma consciente e humanizada, nos levou a crer que esta relação existencial poderia sobreviver de forma douradora como fora historicamente comprovada entre o ribeirinho e o seu espaço de ação, inclusive com a preservação de seus artesanais instrumentos de trabalho continuando sendo úteis a vida, mas a ascensão triunfante e avassaladora da tecnologia reinante nos mostrou ao contrário. Conforme nos relata Lígia Saramago, a ocupação humana do trabalho leva, portanto, às configurações de regiões e lugares do entorno do mundo, bem como à sua rede de encontro, basicamente ao tornar presentes para nós aquilo que está ao alcance direto das mãos: as coisas, instrumentos e utensílios que nos cercam cotidianamente.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Algumas coletividades originárias e tradicionais da Amazônia continuam resistindo aos impactos degradantes do mundo globalizado. Mas essas singularidades e pluralidades sócio – linguísticas – culturais, emergidas do ser do homem ribeirinho, continuam também tendo as suas relações com a natureza cruelmente dilaceradas. A sociedade envolvente continua sendo depreciadora da cultura através de concepções reacionárias estigmatizadoras, a linguagem popular de súplicas continua sofrendo estereótipos, e os saberes e fazeres tradicionais continuam sendo afugentados. Se as novas gerações não estancarem o ecocídio, certamente, as futuras gerações não lembrarão do sentimento ontológico do lugar ribeirinho.

A ontologia do lugar ribeirinho – por Marquelino Santana - News Rondônia

Marquelino Santana é doutor em geografia, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – Gepcultura/Unir e pesquisador do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito da Universidade Estadual de Londrina.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Governo de Rondônia lança edital para distribuir 2 mil kits de EPIs a catadores de recicláveis

Ação faz parte do projeto Rondônia Recicla e garante mais segurança, dignidade e valorização aos catadores de materiais recicláveis no estado.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Prefeitura de Porto Velho realiza obra de drenagem de 500 metros na avenida Raimundo Cantuária

Trecho de 500 metros recebe nova tubulação para evitar alagamentos; obra na Raimundo Cantuária integra ações do programa Tchau Poeira.
L
Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Prazo para transferir saldo do ComCard para Bipay em Porto Velho termina dia 25 de julho

Usuários do transporte coletivo têm até 25 de julho para transferir crédito do ComCard para o Bipay; após essa data, repasse será mais complexo.
L
Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Entenda as novas alíquotas do IOF após decisão de Ministro do STF

Com a reversão de Alexandre de Moraes, câmbio, crédito empresarial e previdência privada VGBL para ricos voltam a ser mais tributados.
L
Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Marina Silva: “PL da Devastação” é um tiro no pé do Agronegócio

Ministra do Meio Ambiente critica projeto que simplifica licenciamento, alertando para prejuízos climáticos e comerciais ao Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, às 18h, o Falaê Podcast recebe Amarildo Ferreira Barros, da Unidade Frei Damião.
L

Quando empreender tem cheiro de bolo quente: Michela Barros é a entrevistada do Agenda News

Nesta quinta-feira, 17 de julho, às 17h, o Agenda News recebe Michela Barros, franqueada da Fábrica de Bolo Vó Alzira, para um bate-papo especial sobre empreendedorismo, sabor e afeto. Michela comanda duas unidades da franquia em Porto Velho — uma no bairro Olaria e outra na Zona Sul — levando aos clientes mais de 50 sabores que conquistam pelo aroma e pela qualidade.
L

Giro News | Entrevista José Rafael Lopes

Nesta quinta-feira (17), às 16h, o Giro News recebe José Rafael Lopes, gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, para falar sobre a 3ª edição do Workshop Potencial da Inovação na Indústria, que será realizado no dia 30 de julho, no Salão de Convenções da Casa da Indústria, em Porto Velho.
L
Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Lula anuncia taxação de Big Techs Americanas em resposta a Tarifas de Trump

Presidente defende soberania brasileira e sinaliza Lei de Reciprocidade Econômica diante da imposição de taxas de 50% sobre produtos do Brasil.
L

Marronzinho leva mensagem pela Amazônia preservada ao Flor do Maracujá 2025

Com tema “Mo’â – Amazônia Preservada”, Boi-Bumbá Marronzinho destaca consciência ambiental no tradicional Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L

POLÍTICA

Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Dr. Fernando Máximo volta a cobrar criação da Comissão da PEC 47/2023

Deputado de Rondônia pressiona a Câmara dos Deputados pela instalação da comissão especial que vai analisar a PEC sobre servidores dos ex-territórios.
L
Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao "PL da Devastação"

Pesquisadores e Povos da Floresta pedem veto ao “PL da Devastação”

Após aprovação na Câmara, organizações e cientistas alertam para “maior retrocesso ambiental em décadas” e risco de colapso de biomas brasileiros.
L
Ivaneide Cardozo da Kanindé critica a aprovação do PL da devastação

Ivaneide Cardozo da Kanindé critica a aprovação do PL da devastação

“O projeto desmonta o licenciamento ambiental, o principal instrumento de controle dos impactos de grandes empreendimentos, e representa o maior retrocesso ambiental das últimas décadas no país”.
L

Quatro dos oito deputados federais de Rondônia votaram a favor do “PL da Devastação”, que fragiliza a legislação ambiental

Ministra Marina Silva critica projeto e afirma que aprovação representa “um abismo” para o país; ambientalistas temem retrocessos na proteção da Amazônia.
L
Câmara aprova PL que simplifica Licenciamento Ambiental

Câmara aprova PL que simplifica Licenciamento Ambiental

Projeto criticado por ambientalistas, que o chamam de “PL da Devastação”, segue para sanção presidencial, alterando regras e prazos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV's em Porto Velho

Câmera flagra quadrilha invadindo loja Gazin e furtando TV’s em Porto Velho

Na gravação é possível ver pelo menos seis criminosos arrombando a grade de proteção na frente do estabelecimento comercial e invadindo a loja, depois o bando foge com duas TVs após o alarme disparar.
12
Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Casal fica ferido em acidente de trânsito na zona leste de Porto Velho

Colisão entre moto e carro deixa vítimas na Avenida Mamoré, bairro Esperança da Comunidade.
16
Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Polícia Civil de Rondônia incinera grande quantidade de entorpecentes

Ação do DENARC em Porto Velho contou com a presença do Ministério Público, reforçando o combate ao tráfico de drogas no estado.
10
Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

Concurso da Polícia Civil de Rondônia é prorrogado por dois anos e garante reforço à segurança pública

A prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia reforça a segurança pública e assegura futuras convocações até 2028.
L
Suspeito de fazer furto na Gazin é preso em mocó na zona leste

Suspeito de fazer furto na Gazin é preso em mocó na zona leste

O suspeito de furto na Gazin confessou o crime e foi preso nesta quinta-feira (17) em uma casa abandonada na zona Leste de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAS): CHECKUP MEDICA LTDA

Licença Ambiental SIMPLIFICADA.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LP, LI, LO): Larissa M. dos S. de Souza

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO E CONVENIÊNCIA OLARIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO.
L

Recebimento de Licença Ambiental (LI): TRR ESTRELA LTDA

Licença Ambiental de Instalação – LAI.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LAO): COMÉRCIO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO ZONA SUL LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L

Centro Educacional de Bom Jesus, em Jaru, entra na fase final de obras de ampliação

Com investimento de R$ 1 milhão em recursos próprios, a nova estrutura vai beneficiar estudantes do distrito de Bom Jesus com melhorias em salas, banheiros e área de lazer
L

UNIR abre inscrições para especialização em Gestão em Saúde com 150 vagas em Rondônia

Universidade oferta vagas para alunos, tutores e professores em curso de pós-graduação a distância em polos da UAB/UNIR em cinco municípios
L
Receita Federal não cobrará IOF retroativo de Instituições Financeiras

Receita Federal não cobrará IOF retroativo de Instituições Financeiras

Decisão da Receita ocorre após ministro Alexandre de Moraes validar parcialmente decreto que elevou alíquotas do imposto; situação dos contribuintes ainda será avaliada.
L

Justiça do Trabalho inspeciona realidade de catadores após fechamento do lixão em Porto Velho

Ação coordenada pela 7ª Vara integra processo estrutural e busca soluções para garantir inclusão de catadores na coleta seletiva
L

Montagem de palco e som: Energisa alerta empresas sobre riscos com rede elétrica

Com aumento dos eventos na seca, Energisa Rondônia reforça cuidados que empresas devem tomar para evitar acidentes graves durante montagem de estruturas
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.