SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Rondônia discute aplicação da escuta especializada para atender crianças e adolescentes em situação de violência

O Encontro segue até o final da tarde desta quinta-feira (8).

Publicado em 

Autor – Veronilda Lima

A aplicação da escuta especializada no atendimento da rede de proteção à criança e ao adolescente vítima ou testemunha de uma situação de violência, com base na Lei n° 13.431, de 4 de abril de 2017, regulamentada pelo Decreto n° 9.603, de 10 de dezembro de 2018, é o foco do Encontro que o Governo do Estado realiza durante dois dias, por meio da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas, no Hotel L’ Acordes, em Porto Velho, com a participação de cerca de 200 agentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente em Rondônia. O Encontro segue até o final da tarde desta quinta-feira (8).


Fotos: Thaíssa Brandão e Veronilda Lima

Representando a secretária Luana Rocha na abertura do evento na manhã desta quarta-feira (7), o diretor de Políticas Públicas da Seas, Bruno Afonso destacou a importância do evento para a troca de experiências para que cada agente do sistema de garantia de direitos compreenda melhor o seu papel diante de uma situação de violência.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações voltadas para atender crianças e adolescentes são fundamentais e reforça as atenções para o assuntos que objetivam acolher a vítima ou testemunha de violência, para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados. “O Governo do Estado tem atuado firme nessa questão de proteção às crianças e adolescentes. Estamos fortalecendo políticas públicas voltada ao público-alvo, em situação de vulnerabilidade, a exemplo do programa “Criança Protegida”, visando aprimorar o atendimento, a assistência e a proteção deles. As pontuações são destacadas por estabelecer mecanismos e princípios, que garantem maior proteção para crianças e adolescentes”, reforçou o governador Marcos Rocha.

Bruno Afonso fez, ainda, uma ressalva ao Dia Nacional da Assistência Social, celebrado neste dia 7, data da promulgação da Lei Orgânica Nacional de 1993, citando avanços da área em Rondônia, que até 2019 ocupava as últimas colocações em nível nacional, e que hoje desponta com iniciativas socioassistenciais do governo estadual voltadas à melhoria do atendimento às pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

AMBIENTE MELHOR

Como representante da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, o adjunto Hélio Gomes enfatizou a atuação da Seas, em especial da secretária Luana, no sentido de preparar os agentes para um atendimento mais humanizado, visando combater ou pelo menos amenizar as práticas que possam causar dor e sofrimento à criança ou ao adolescente, resguardando, também, as testemunhas. “É importante que cada um busque orientar as crianças para um ambiente melhor, assim como fazemos com nossos filhos”, pontuou.

Para a coordenadora-geral de Serviços Especializados a Famílias e Indivíduos, vinculada ao Ministério da Cidadania, Márcia Pádua Viana, que abriu o Encontro com a palestra magna: “Os Parâmetros de Atuação da Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes no Âmbito do Sistema Único de Assistência Social – Suas”, o diálogo e a troca de experiências, além da assistência social, ou seja, envolvendo agentes de forma intersetorial, é importante e desafiador para que a proteção seja efetiva e não revitimizante. Segundo ela, o público mais afetado pela violência física ou abandono, são as crianças de 0 a 6 anos.

DIREITOS

No ano de 2018, de acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, as principais denúncias de violações de direitos humanos recebidas foram de situações envolvendo crianças e adolescentes, representando uma média de 209 denúncias por dia e 55,28% do total das denúncias realizadas aos canais, como o Disque 100. A situação se agrava com a frequente revitimização dessas crianças e adolescentes durante o atendimento nas instâncias públicas governamentais e da sociedade civil, que constituem o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – SGD.

Aspectos como o despreparo de alguns profissionais para lidar com essas situações, a falta de fluxos instituídos formalmente para compartilhamento de informações, a dificuldade de estabelecer ações articuladas entre os órgãos do SGD, a limitação de recursos financeiros, estruturais, materiais e humanos, entre outras questões, também contribuem para expor crianças e adolescentes à repetição do relato sobre a violação sofrida e, ainda, para a morosidade e descontinuidade do atendimento e à baixa qualidade dos serviços.

A expectativa de encontros como este, que debatem a lei, a qual normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente é evitar o reavivamento de momentos traumáticos de violência, assegurando às crianças e aos adolescentes uma acolhida cuidadosa e respeito à dignidade com a escuta especializada e o depoimento especial, com métodos adequados.

COMPROMISSO

A lei reforça ainda,  o compromisso na coordenação de esforços e na sinergia entre os diferentes atores que integram o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente; para a adoção de melhores medidas, procedimentos e práticas à garantia do superior interesse deste público.

Conforme lembrou a coordenadora de Políticas de Direitos Humanos da Seas, Ana Carolina Marques, no âmbito do Estado de Rondônia, em 2019, foi instituído o Programa “Criança Protegida”, por meio da celebração do acordo de cooperação n° 5/2019/MMFDH, entre o governo Estadual e a União, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com vistas ao fortalecimento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e ao aprimoramento do atendimento, da assistência e proteção da criança e do adolescente com direitos violados. “Por meio desse programa, a Seas ratifica o compromisso com a implementação de estratégias que promovam a garantia dos direitos das crianças e adolescentes em Rondônia”, reforçou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Escuta ativa governo de Rondônia é ampliada em 2025 com ações de diálogo e participação social

Escuta ativa governo de Rondônia é ampliada em 2025 com ações de diálogo e participação social

A escuta foi fortalecida ao longo de 2025 por meio de eventos, pesquisas e iniciativas da OGE, reforçando transparência, ética e participação cidadã.
L
Acordo com o Governo Federal facilitará regularização de áreas no município

Acordo com o Governo Federal facilitará regularização de áreas no município

A regularização ganhará mais agilidade com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o Incra, integrando o município ao programa Terra Cidadã.
L
Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Núcleo comunitário Defesa Civil chega às comunidades ribeirinhas com primeiro Nupdec no médio Madeira

Defesa Civil iniciou ações no médio Madeira com a capacitação de voluntários para fortalecer a prevenção de riscos e o apoio às comunidades ribeirinhas.
L
Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

Semtran novo endereço passa a funcionar em nova sede a partir desta segunda-feira em Porto Velho

A Semtran novo endereço começa a atender no prédio da avenida Guaporé, nº 214, em frente ao Cemetron, oferecendo estrutura ampliada e ambiente moderno aos usuários.
L
Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Sem recepção e 100% digital: hotéis autônomos chegam ao Brasil com diárias de R$ 119

Com um modelo de negócio 100% digital e sem recepção, a rede de hotéis autônomos que chegam ao Brasil oferece hospedagem segura e rápida em rodovias, com quartos montados em até 45 dias para quem viaja pelo país.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

A vacina já está disponível para gestantes a partir de 28 semanas em Porto Velho e reforça a proteção dos bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
L
Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Os Ministérios da Gestão e das Mulheres publicaram portaria conjunta que confere o direito de remover servidores em casos de violência doméstica, sendo que o risco pode ser comprovado pelo deferimento de medida protetiva.
L

Arregou, negociou…, mas voltou atrás: o vaivém presidencial do 01

Após anunciar pré-candidatura e sinalizar desistência em menos de 72 horas, Flávio Bolsonaro recua novamente e reacende críticas de uso político para pressão e impunidade.
L
Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o Celular Seguro, permitindo que o usuário registre o furto ou roubo de seu aparelho a partir de outro dispositivo, sem a necessidade de informar o IMEI ou ter o Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado.
L

EM CIMA DA HORA: entrevista com o prefeito Flori Cordeiro

A entrevista procura ampliar o olhar sobre a administração, oferecendo espaço para contextualizações, justificativas, indicadores e informações que muitas vezes não chegam ao grande público.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Novo edital de Acordo Direto em precatórios disponibiliza R$ 124 milhões para pagamentos em Rondônia

Programa reforça compromisso fiscal e garante celeridade no recebimento dos valores.
L
Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

Moraes vota por perda imediata do mandato de Zambelli e pede anulação da votação da Câmara

O ministro Alexandre de Moraes do STF votou nesta sexta-feira (12) por manter a anulação da votação na Câmara dos Deputados e determinar a perda imediata do mandato de Zambelli, alegando que a decisão judicial de condenação à prisão é automática.
L
Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Ieda Chaves participa da cerimônia do 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ neste sábado (13), em Porto Velho

Evento gratuito reúne imprensa, autoridades e empreendedoras para fortalecer a liderança e a inovação feminina.
L
Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Ieda Chaves destina mais de R$ 360 mil ao 1º Festival Empreende Mulheres BVQQ em Porto Velho

Evento gratuito reforça inovação, economia criativa e empoderamento feminino na capital.
L
Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Ieda Chaves encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Deputada reforça desafios das mulheres amazônicas no enfrentamento da violência e na busca por condições dignas de trabalho.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Vítima, que não mora na cidade, foi resgatada por populares na manhã seguinte com múltiplas lesões e relata ter sido jogada dentro de canal pelo companheiro, após uma discussão durante a noite.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

MPRO apresenta balanço da Operação Aruanã e reforça ações de proteção ambiental

Coletiva detalha etapas, resultados e continuidade das ações para retomar a Estação Ecológica de Samuel.
L
Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Sebrae em Rondônia eleva padrão de gestão e infraestrutura com modernização e obras estratégicas

Instituição avança em projetos, amplia presença no estado e reforça atendimento aos empreendedores.
L
'Clair Obscur: Expedition 33' vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

‘Clair Obscur: Expedition 33’ vence Game Awards 2025 e se torna maior ganhador da história

O RPG “Clair Obscur: Expedition 33” foi o grande vencedor do Game Awards 2025, levando o prêmio de Jogo do Ano e um total de nove estatuetas, tornando-se o maior ganhador em uma única edição na história da premiação.
L
Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Refrigerantes zero e diet aumentam risco de doença hepática em 60%, diz estudo

Um novo estudo revelou que refrigerantes zero oferecem risco maior ao fígado que os tradicionais, com o consumo de bebidas com baixo ou sem açúcar elevando em 60% o risco de desenvolver a doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD).
L
Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Ação reforça consumo consciente, preservação ambiental e valorização da cultura amazônica.
L
Resultados da Prova Nacional Docente 2025 são divulgados hoje

Resultados da Prova Nacional Docente 2025 são divulgados hoje

O Inep divulga nesta sexta-feira (12) os Resultados da Prova Nacional Docente 2025, que ficam disponíveis no Sistema PND, auxiliando estados e municípios na seleção de futuros professores.
L
Reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar moderniza estrutura e fortalece atuação da unidade em Porto Velho

Reforma do 9º Batalhão da Polícia Militar moderniza estrutura e fortalece atuação da unidade em Porto Velho

Obra amplia eficiência operacional e garante melhores condições de trabalho para policiais.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.