DOMINGO, 25/01/2026

Em destaque

Emeron abre inscrições para 1º Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia, que acontecerá em 24 e 25 de novembro

A carta será apresentada pelo relator, desembargador do TJAM João de Jesus Abdala Simões, aos demais participantes.

Publicado em 

Autor: Assessoria de Comunicação – Emeron

Estão abertas, até o próximo dia 11 de novembro, as inscrições para o I Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia, com o tema "Educação Judicial na Amazônia – Caminhos e Perspectivas", realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Além de diretoras e diretores das demais Escolas da Magistratura, o evento é destinado a representantes das escolas de governo ou unidades educacionais do Tribunal Regional do Trabalho da 14º Região (RO/AC), Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado.


Foto: Assessoria de Comunicação – Emeron

O Encontro será na sede da Emeron em Porto Velho (Av. Rogério Weber, 1872, Centro) e contará, entre conferencistas e painelistas, com nomes de destaque na educação judicial do país. As inscrições devem ser registradas no hotsite do evento, na página Inscrições.

Encontro

O I Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia tem o objetivo de promover o conhecimento e o debate sobre a formação de magistrados e magistradas com o olhar para as especificidades da Amazônia, analisando a importância de oferecer uma formação humanística, cultural e crítico-valorativa para atuar e atender as necessidades da região em sua expressiva diversidade, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento humano com o uso racional dos recursos naturais sob a ótica da sustentabilidade da relação do homem com a natureza.

"É de suma importância que os juízes possuam formação técnico-jurídica e social, consciência política da sua função, ética humanística, além de serem dotados de conhecimentos culturais, sociológicos, filosóficos, econômicos, administrativos e, ainda, conhecer a realidade em que atuam, a fim de entendê-la e inserir-se no contexto de vida do jurisdicionado, e o Encontro proporcionará a reflexão sobre esses temas", diz o diretor da Emeron, desembargador Raduan Miguel Filho.

Programação

O Encontro será constituído por apresentação de painéis, debates, relato de experiências exitosas e a elaboração da Carta de Porto Velho (Carta do Rio Madeira).

As atividades acontecerão no Auditório da Emeron, bem como no Pleno Histórico da sede da Escola. A conferência de abertura, com o tema "Educação Judicial na Amazônia: caminhos e perspectivas", será proferida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques, diretor-geral da Enfam. Na sequência, serão realizados o Painel 1, "Formação Inicial de Magistrados na Perspectiva Amazônica", com o juiz do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) Jorsenildo Dourado do Nascimento, secretário-geral da Enfam; e o Painel 2, "Papel das Escolas Judiciais no Preparo dos Magistrados e Magistradas para Atuação Focada na Realidade das Comunidades Tradicionais", com o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Caetano Levi Lopes, diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura.

No segundo dia, a programação traz o Painel 3, "O Papel das Escolas de Magistratura na Formação Ética dos Magistrados – Desafios para a construção de uma agenda", com o desembargador presidente do TJRO Marcos Alaor Diniz Grangeia. Após o intervalo, será realizado o Painel 4, "Pontes Digitais: a Educação a Distância Conectando a Amazônia", com o desembargador Alexandre Miguel, do Tribunal de Justiça de Rondônia. Na sequência, ocorrerá o Painel 5, "A Agenda 2030 e o Novo Perfil de Formação Judicial", com o desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem).

À tarde, o evento seguirá com o Painel 6, "Um Olhar para as Especificidades da Educação Judicial na Amazônia", com a desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) Regina Célia Ferrari Longuini, diretora da Escola do Poder Judiciário do Acre. Logo após, haverá o Relato de Experiências com o tema "Redes de Cooperação: peculiaridades, obstáculos, superações e experiências exitosas", com a exposição dos diretores das Escolas Amazônicas previamente credenciados pela organização, que contarão com o tempo de 10 minutos para suas apresentações.

Ao final, será apresentado o produto nomeado "A Carta de Porto Velho (Carta do Rio Madeira)", que será redigida durante a realização do Encontro, consolidando as propostas aprovadas durante o evento. A carta será apresentada pelo relator, desembargador do TJAM João de Jesus Abdala Simões, aos demais participantes.

À noite, o Encontro encerrará no Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Judiciário de Rondônia, com apresentações artísticas de servidor da unidade e da Banda Agravo de Instrumento, institucionalizada pela Emeron. Ao término do evento, os participantes serão certificados pela Escola em 12 horas-aula.

Mais informações podem ser obtidas pelo número (69) 3309-6473 (telefone/whatsapp).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Personalidades recebem Comenda Madeira-Mamoré em solenidade oficial

Maior honraria do município foi concedida a cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico da capital rondoniense.
L
Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Capital rondoniense completa 111 anos de instalação com obras em infraestrutura, lazer, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento econômico
L
Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Capital de Rondônia completa 111 anos de instalação com investimentos do governo estadual em mobilidade, saúde, educação e qualidade de vida
L
Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Primeira reunião do comitê debateu a atualização do plano de ação e a realização do 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, previsto para março.
L
Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

O Crea-RO e representantes do setor produtivo enviaram uma carta à bancada federal manifestando preocupação com os reflexos econômicos do modelo de pedágio na rodovia federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Um homem foi preso na noite deste sábado após colidir com dois veículos e atingir uma motocicleta no bairro Tancredo Neves, resultando no socorro de duas vítimas.
10
Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Um homem de 30 anos que cumpria pena sob monitoramento eletrônico e um cúmplice foram detidos após assaltarem vítimas em sequência usando um simulacro de arma de fogo.
16
Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste domingo após fugirem da polícia em uma motocicleta sem placa e trafegarem pela contramão em avenidas movimentadas.
14
Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Força tática evita roubo e apreende jovens em Porto Velho

Policiais do 1º Batalhão patrulhavam a região central da capital quando flagraram uma mulher sendo rendida por dois adolescentes armados com uma faca no sábado.
12
Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Força tática apreende adolescentes por assalto em Porto Velho

Policiais militares do 1º Batalhão flagraram o roubo contra uma mulher no centro da capital rondoniense durante a noite de sábado, apreendendo uma faca usada na ação.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Feira Compre Mais Aqui movimenta economia no Complexo da EFMM

Evento reuniu empreendedores de diferentes segmentos e integrou a programação comemorativa da capital
L
Locomotiva 18 integra programação dos 111 anos de Porto Velho

Locomotiva 18 integra programação dos 111 anos de Porto Velho

Exibição ocorreu neste sábado (24), no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e reforçou a preservação do patrimônio histórico da capital
L
Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Atividade integrou a programação oficial da Prefeitura e levou moradores e turistas ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste sábado (24)
L
Feira do Sol entra no clima dos 111 anos de Porto Velho e valoriza artesanato local

Feira do Sol entra no clima dos 111 anos de Porto Velho e valoriza artesanato local

Evento integra programação de aniversário da capital e reúne 25 artesãos, fortalecendo a economia criativa e o empreendedorismo local.
L
VÍDEO: Mulher pede café em loja e aproveita distração para furtar celular

VÍDEO: Mulher pede café em loja e aproveita distração para furtar celular

Câmera de segurança flagrou o momento em que suspeita se aproveita da distração de funcionária e furta celular em loja no centro da capital
10
Motorista de pick-up foge após grave acidente na Avenida Carlos Gomes

Motorista de pick-up foge após grave acidente na Avenida Carlos Gomes

Jovem ficou gravemente ferida após colisão; motorista fugiu sem prestar socorro.
16
Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Governo de Rondônia entrega reforma do Cemetron com implantação de UTI

Unidade de referência em doenças tropicais passa por ampliação estrutural e recebe 10 leitos de UTI
L
VÍDEO: Câmera filma bandidos fazendo roubo de moto na capital

VÍDEO: Câmera filma bandidos fazendo roubo de moto na capital

Crime ocorreu no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
10
Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível mobiliza órgãos estaduais com ações educativas e preventivas em todas as zonas da capital
L
Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Passeio ciclístico reuniu mais de 100 participantes e percorreu pontos históricos da capital rondoniense neste sábado (24), abrindo a programação de aniversário da cidade.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.