QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

Covid-19: 354 milhões de doses de vacinas estão garantidas para 2022

Ministério da Saúde planeja aplicar reforço em toda a população.

Publicado em 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta sexta-feira (8), que o Brasil já tem 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 garantidas para 2022. Queiroga incluiu na conta os acordos fechados para a aquisição de dois imunizantes, dos laboratórios Pfizer e AstraZeneca.

“Estamos ainda mais fortes para, no ano de 2022, fazer uma campanha ainda mais bem consolidada. Nós já temos adquiridas para o ano de 2022, adquiridas ou em tratativas avançadas, 354 milhões de doses de vacina contra a covid-19”, disse Queiroga, em pronunciamento no fim da tarde.

O governo fechou um acordo para compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer e 120 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca. Com os 134 milhões de doses adquiridos neste ano, chega-se às 354 milhões de doses anunciadas por Queiroga. Além disso, existe a possibilidade de compra de 50 milhões de doses adicionais da vacina da Pfizer, caso seja necessário, e 60 milhões de doses da Covishield, da AstraZeneca.

O ministro, que se recuperou recentemente de covid-19, diagnosticada durante viagem oficial aos Estados Unidos, afirmou que 90% da população adulta do país já tomou a primeira dose de vacinas contra a doença e 60%, as duas doses, ou dose única. “E já iniciamos [a aplicação de] uma dose adicional para idosos acima de 60 anos e uma dose de reforço para os profissionais de saúde. Isso é a prova concreta da força do SUS [Sistema Único de Saúde] e do nosso programa de imunização”, acrescentou Queiroga.

A CoronaVac, vacina desenvolvida na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo, não entrou no planejamento de novas aquisições do governo. O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, lembrou que a CoronaVac, assim como a Janssen, ainda é usada no Brasil com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Dessa forma, esclareceu Cruz, assim que a pandemia for declarada encerrada, essa autorização deixa de existir. A CoronaVac foi o segundo imunizante mais aplicado no braço dos brasileiros, com 75,1 milhões de doses.

Sobre o registro definitivo da CoronaVac, o Instituto Butantan divulgou nota afirmando que a Anvisa recebeu, no dia 20 de novembro de 2020, a primeira parte da documentação necessária para oficializar o pedido de registro definitivo de sua vacina

“A partir dessa data, iniciou-se a discussão sobre as metodologias utilizadas, o que fez com que houvesse esse atraso nos resultados dos testes de imunogenicidade. Se tivesse havido consenso nos métodos propostos pelo instituto, o processo já estaria concluído, e o registro definitivo da CoronaVac já teria sido concedido. No momento, com o objetivo de sanar a questão, o Butantan fechou um acordo com a Sinovac para que as análises complementares de imunogenicidade sejam realizadas em parceria com o laboratório. As amostras já foram enviadas para análise no padrão requerido pela Anvisa”, acrescentou.

Planejamento

Para o ano que vem, o ministério planeja vacinar a população com doses de reforço para a população. De acordo com o planejamento da pasta, todos os maiores de 18 anos serão vacinados novamente. Pessoas entre 18 e 60 anos receberão uma dose e maiores de 60 anos e imunossuprimidos (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos), duas doses.

A vacinação será feita por idade, em escala decrescente.

As doses de reforço serão dadas em um prazo de seis meses após a imunização completa, ou a aplicação da dose adicional, caso tenha ocorrido. Além disso, se a Anvisa aprovar a imunização de menores de 12 anos, esta será feita com a aplicação de duas doses.

STF: estados e municípios decidirão sobre vacinação de adolescentes

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou para referendar a decisão individual do ministro Ricardo Lewandowski que confirmou a competência de estados e municípios para decidirem sobre a vacinação de adolescentes maiores de 12 anos contra a covid-19.

São Paulo terá vacinação contra a covid-19 no feriado prolongado

No feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, a capital paulista terá esquema especial de vacinação contra a covid-19. Podem procurar os postos quem precisa tomar a primeira, a segunda ou as doses de reforço da vacina.

Covid-19: casos confirmados no Rio de Janeiro seguem em queda

Pela terceira semana seguida, o risco de transmissão de covid-19 no município do Rio de Janeiro está moderado, com todas as áreas da cidade em amarelo. É o que aponta o 40º Boletim Epidemiológico Covid-19 do Rio, divulgado hoje (8).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OMERON e parceiros promovem ação evangelística no Presídio Feminino

OMERON e parceiros promovem ação evangelística no Presídio Feminino

A iniciativa levou apoio espiritual para internas e policiais penais, destacando a fé como ferramenta de transformação e reforçando o cuidado com a saúde mental durante o Janeiro Branco.
L
Semtel mapeia 18 espaços públicos de esporte e lazer na capital

Semtel mapeia 18 espaços públicos de esporte e lazer na capital

Levantamento detalha equipamentos em funcionamento por zona da cidade
L
Rio Acre volta a subir e atinge 14,43 m em Rio Branco

Rio Acre volta a subir e atinge 14,43 m em Rio Branco

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o nível pode chegar a 14,60 m ainda nesta quarta-feira devido a chuvas na bacia
L

Programa Campo Produtivo beneficia plantio de mais de 2 mil mudas de cacau em Jaru

Iniciativa da Prefeitura de Jaru fortalece agricultura familiar e diversificação produtiva no município.
L
Furto de energia leva 139 pessoas à prisão em RO em 2025

Furto de energia leva 139 pessoas à prisão em RO em 2025

Prática criminosa causa mortes, prejuízos à rede elétrica e interrupções no fornecimento; Energisa intensifica combate com inspeções e tecnologias de monitoramento.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

Prazo para contestar resultado do Selo Alfabetização termina nesta sexta

As secretarias de educação têm até amanhã para apresentar pedidos de reconsideração sobre a classificação preliminar divulgada pelo Ministério da Educação no sistema oficial.
L
Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

Supremo arquiva investigação contra delegados por blitze nas eleições de 2022

O ministro Alexandre de Moraes acolheu o parecer da PGR sobre a falta de provas contra dois policiais, enquanto determinou o trancamento de ações para outros nomes já condenados.
L
Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

Governo propõe que Enamed seja exame de proficiência para médicos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a medida exige alteração na legislação e visa vincular o registro profissional ao desempenho dos estudantes.
L

Agenda News: Rock e feijoada embalam o fim de semana no Grego

De sexta a sábado, o pub recebe bandas locais e clássicos do rock em clima descontraído e muitaenergia.
L
O Agente Secreto garante quatro indicações ao Oscar 2026

O Agente Secreto garante quatro indicações ao Oscar 2026

O filme brasileiro igualou o recorde histórico de Cidade de Deus ao disputar categorias principais, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Wagner Moura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

Governo e ONU realizam ações após três anos de emergência Yanomami

A programação em Roraima inclui a inauguração de novos espaços de acolhimento e o reforço da cooperação internacional para proteção de indígenas e refugiados.
L
Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

Governo federal envia proposta de acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

O vice-presidente Geraldo Alckmin confirmou a intenção de acelerar a internalização do tratado comercial no Brasil, buscando uma vigência provisória para o setor.
L
Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Vereador Pedro Geovar fiscaliza e garante revitalização no bairro Areal da Floresta

Parlamentar protocolou pedido de providência para manutenção da Rua Paraná, que foi atendido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura
L

Nikolas Ferreira relata “pé deformado” e dores em caminhada de 230 km

O deputado federal cumpre trajeto entre Minas Gerais e Brasília em ato de apoio a Jair Bolsonaro.
L
Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Sofia Andrade propõe mais transparência em multas de trânsito em Porto Velho

Projeto de lei da vereadora exige divulgação trimestral de dados sobre radares, revisão técnica anual e relatórios sobre destinação de recursos arrecadados com multas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Segurança no Carnaval em Rondônia terá reforço da Polícia Militar em todo o estado

Comandante-geral da PMRO, Coronel Glauber Souto, detalha operação de segurança no Carnaval em Rondônia que inicia em 31 de janeiro para proteger foliões e combater crimes.
L
Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Mulher de 39 anos está desaparecida após deixar área do Hospital João Paulo II, em Porto Velho

Simone Araújo Gomes foi vista pela última vez dirigindo um Jeep Renegade azul, com destino à BR-364
12
Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

Apenado agride policial penal durante tentativa de saída da cela no Presídio 603

A agressão ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), após detentos simularem uma emergência médica para forçar a saída da cela em Porto Velho.
10
Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Carro incendiado por criminosos havia sido furtado de depósito em Porto Velho

Veículo modelo Celta foi queimado no bairro Planalto; além do automóvel, moto, botijas de gás e mercadorias também foram levadas do depósito.
14
Colisão entre três veículos é registrada no Centro de Porto Velho

Colisão entre três veículos é registrada no Centro de Porto Velho

Acidente envolveu EcoSport, HB20 e Palio em cruzamento movimentado; não houve feridos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

Arrecadação federal bate recorde histórico de 2,89 trilhões de reais em 2025

O resultado representa um crescimento real de 3,75% acima da inflação e foi impulsionado pelo desempenho do setor de serviços e pela taxação de apostas online.
L
Brasil conquista indicações históricas no anúncio do Oscar 2026

Confira a lista completa dos indicados ao Oscar 2026

O filme O Agente Secreto concorre em quatro categorias, incluindo melhor filme e melhor ator para Wagner Moura, enquanto o longa Pecadores lidera com 16 indicações.
L
Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Seis pessoas ficaram feridas após um braço de guindaste atingir as janelas de um trem perto de Cartagena, intensificando a crise de segurança no país.
L
Sisu 2026: Inscrições terminam nesta sexta-feira (23)

Sisu 2026: Inscrições terminam nesta sexta-feira (23)

Candidatos podem concorrer a mais de 274 mil vagas em instituições públicas; resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro
L
Matrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira, 23 de janeiro

Matrícula da rede municipal termina nesta sexta-feira, 23 de janeiro

Responsáveis devem efetivar a matrícula da rede municipal para garantir a vaga; após o prazo, novos alunos entrarão na lista de espera do cadastro reserva.
L
CCAA de Porto Velho inicia período de volta às aulas para crianças

CCAA de Porto Velho inicia período de volta às aulas para crianças

CCAA inicia ano letivo com foco no aprendizado lúdico Matrículas para o Kids Course 2026 estão abertas em Porto Velho com material didático exclusivo focado em interatividade e tecnologia.
L

Requerimento do Licenciamento e Outorga: RODRIGO TEIXEIRA LIMA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO E TERMO DE OUTORGA
L
Mestres do Universo ganha primeiro teaser trailer oficial

Mestres do Universo ganha primeiro teaser trailer oficial

Live-action de He-Man com Nicholas Galitzine tem lançamento previsto para 5 de junho de 2026 nos cinemas
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.