QUINTA-FEIRA, 15/01/2026

Em destaque

Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável

Andar a pé foi a modalidade que se tornou mais popular no período

Publicado em 

O uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas, foi reforçado no mundo desde o ano passado, em consequência da pandemia de covid-19. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), estudo mostra que andar a pé foi a modalidade que se tornou mais popular no período, com 78 pontos de satisfação em uma escala de zero a 100.

De acordo com o estudo Mobility Futures 2021: The Next Normal, da empresa de consultoria Kantar Insights, o maior aumento foi observado na Europa, onde houve incremento de 4,8% entre 2019 e 2020. O uso de bicicletas e patinetes também mostrou alta de 3% no mundo.

O uso de veículos coletivos teve queda. Transportes públicos, como ônibus e metrôs, tiveram redução global de 5,6% porque, apesar de contribuírem para o controle de poluentes, não são boas opções em um contexto de pandemia, já que aumentam o risco de contágio, informou a Kantar. Isso foi observado especialmente em São Paulo, onde as pessoas disseram não se sentir confortáveis usando transportes públicos, com medo da contaminação. Do mesmo modo, as iniciativas de compartilhamento de carros caíram 2,2%.

Para que a utilização de transportes coletivos aumente, é preciso que a pandemia “esteja, no mínimo, sob controle”, disse Luciana Pepe, gerente de Atendimento Sênior da Kantar Insights. “As pessoas desejam uma viagem que seja confiável, rápida, segura, que seja acessível dentro da cidade onde elas moram. Então, qualquer medida que apoie algum desses fatores vai ajudar a melhorar essa preferência pelos meios de transporte, sejam públicos ou mais alternativos, como a bicicleta e andar a pé”. É preciso, contudo, que os governos e iniciativa privada garantam segurança para os pedestres nas ruas e para os ciclistas, nas ciclovias, além de avanço tecnológico na questão da mobilidade, para ganhar maior confiança da população. Eles têm que caminhar juntos nessa mesma direção”, afirmou Luciana.

Desafio

O estudo mostra ainda que os automóveis continuam sendo o maior desafio em relação à mobilidade. “As longas distâncias e uma cultura que tem o veículo como principal meio de transporte, aliadas às medidas de distanciamento social e ao risco de contágio, fizeram com que o uso de automóveis crescesse 3,8%”. Aqui, o crescimento se refere ao uso do carro como motorista ou como passageiro.

O estudo ouviu mais de 9.500 habitantes de 13 cidades: Berlim e Munique (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Chicago e Nova York (Estados Unidos), Copenhague (Dinamarca), Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), Milão (Itália), Mumbai (Índia), Paris (França), Pequim (China) e São Paulo (Brasil).

No caso de São Paulo, Luciana Pepe destacou que foi observada grande abertura das pessoas para usar diferentes meios de transporte para ir e vir do trabalho e nos deslocamentos por lazer. “A gente está falando de táxi, motocicleta, compartilhamento de carro. Tudo o que pode melhorar o deslocamento diário das pessoas acaba sendo bem-vindo”. Percebeu-se ainda muita semelhança de São Paulo com cidades de rápido desenvolvimento, como México e Mumbai, cuja infraestrutura não acompanha o desenvolvimento das populações, acarretando problemas de poluição do ar, congestionamento nas ruas e estradas, e transportes públicos no limite, com atrasos e falta de capilaridade.

Recuperação

Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) revelam que apesar da pandemia, o ano de 2020 trouxe bons resultados para o mercado de bicicletas, com média de 50% de aumento nas vendas em comparação ao ano anterior. Segundo disse à Agência Brasil o diretor executivo da Aliança Bike, Daniel Guth, a forma de lidar com a pandemia acabou por favorecer o uso da bicicleta. “Como as pessoas precisavam manter a atividade física e queriam evitar as aglomerações, a bicicleta acabou se tornando um dos elementos importantes para viabilizar nossa vida. Por isso, ela ganhou tanto destaque no mundo inteiro”.

No primeiro semestre de 2021, não foi diferente. O Brasil teve expansão média de 34,17% nas vendas das bikes em relação ao mesmo período do ano passado. E a tendência continua para o resto do ano. “A procura continua muito alta”. Guth observou, porém, que desde o segundo semestre de 2020 para cá, ainda são muitos os problemas de fornecimento de insumos para a montagem de bicicletas no Brasil. O mercado ainda não normalizou a entrega de muitos componentes para fazer face à demanda. “Tem muita gente em lista de espera pela bicicleta de modelo específico. Em alguns casos, é preciso esperar semanas e até meses”, disse o diretor.

A perspectiva até o final de 2021 é ter ainda uma procura elevada, bem mais alta do que no momento pré-pandemia, “mas talvez não tão alta como o consolidado do ano passado inteiro”. O diretor da Aliança Bike destacou que no primeiro semestre de 2020, o setor sofreu impacto do fechamento das lojas nos meses de março e abril, além do consumo represado das famílias e do fechamento das fábricas na Ásia. Mesmo assim, o mercado começou a se recuperar a partir de maio, registrando pico nas vendas em julho, que mostrou crescimento de 118% sobre o mesmo mês de 2019. “Julho foi o pico”, comentou Guth. Em julho, os estoques acabaram e a partir de agosto, o mercado começou a ter problemas de entrega de produtos para os clientes.

Importação e emprego

Em 2021, a situação está bem melhor para o comércio varejista do setor. No primeiro semestre deste ano, foram US$ 199,5 milhões de recursos envolvidos no comércio exterior, somando exportação e importação, número 122% superior ao do mesmo período do ano passado. É o maior volume desde o início da série histórica em 2010. Daniel Guth revelou que componentes principais de uma bicicleta, como freio, câmbio e quadro, tiveram aumentos entre 150% e 200% na importação. “Este é um ano de recuperação do que nós perdemos no segundo semestre do ano passado. Muita gente está acelerando a montagem e a importação para atender a quem está em fila de espera. São praticamente vendas que já ocorreram”.

O incremento observado nas vendas do setor se refletiu também no mercado de trabalho. Em 2020, foram criados no comércio varejista do país 1.119 novos empregos formais. Em 2021, até julho, as novas vagas com carteira assinada somaram 1.259 no Brasil. Ele informou que no estado de São Paulo, considerando um ano e meio de pandemia, os empregos com carteira assinada no comércio varejista de bicicletas subiram 18%, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O estado que registrou o maior incremento em termos de novos empregos, no período, foi o Paraná (32%), seguido de Mato Grosso do Sul e do Tocantins (30% cada). O setor, no Brasil, contabiliza mais de 14 mil empregos formais diretos, totalizando quase 9 mil lojas especializadas.

Origem

O Dia Mundial sem Carro é celebrado em 22 de setembro. A data foi criada na França em 1997, e passou a ser adotada em vários países do continente no ano 2000. O objetivo é estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis e fazer as pessoas experimentarem meios de deslocamento alternativos, menos poluentes e mais sustentáveis.

No Brasil, o movimento chegou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Na capital paulista, as atividades começaram em 2003.

Ações

Muitas ações estão programadas para comemorar a data. Em Niterói, região metropolitana do Rio, será realizado, a partir das 8h, o Passeio Ciclístico com a Educação, organizado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta e pela Fundação Municipal de Educação. O passeio sairá da fundação e percorrerá algumas das principais ciclovias da cidade, dirigindo-se até a Escola Municipal Julia Cortines, onde haverá inauguração de novos paraciclos instalados na instituição.

Outra pedalada coletiva para incentivar o uso da bicicleta no deslocamento diário das pessoas será promovida pelo Consulado dos Estados Unidos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, de cujo calendário já faz parte desde 2009. A pedalada coletiva está alinhada à agenda mundial pela mobilidade urbana sustentável. A concentração está marcada para as 7h, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, zona sul da cidade. O passeio ciclístico terminará na Praça XV, no centro da capital fluminense, passando pela Enseada de Botafogo e Aterro do Flamengo. O retorno começará na Praça Manuel Bandeira, também na região central, e terminará novamente no Arpoador.

Participarão do trajeto funcionários brasileiros e estrangeiros de consulados de diversos países, sediados no Rio de Janeiro, e membros da comunidade ciclista, para simbolizar a integração das nações em prol de uma mobilidade mais saudável e sustentável. "Usar a bicicleta para se locomover na cidade é uma forma ideal de alcançar isso. Quanto mais pedalamos, mais limpa e segura a cidade será, e, consequentemente, o bem-estar urbano resulta numa economia mais próspera. Como representantes de países ao redor do mundo, precisamos fazer nossa parte no enfrentamento da crise climática, tendo resiliência para responder aos grandes desafios com pequenas atitudes no nosso dia a dia", afirmou Paco Perez, diretor da Seção de Imprensa e Cultura do consulado americano.

Em Curitiba (PR), às 18h30, acontecerá a Marcha das 2021 Bicicletas. A concentração será na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O movimento propõe “vamos todos pedalar juntos por uma cidade mais humana, limpa e saudável”. Os organizadores do evento, que pertencem à Bicicletada Curitiba, recomendam que os ciclistas usem máscaras e álcool em gel.

Às 20h, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, haverá uma pedalada em defesa das ciclovias no bairro da Freguesia e adjacências. O passeio sairá da Praça Professora Camisão, na Freguesia, e é promovido pela Associação de Moradores e Amigos do bairro. A pedalada visa à expansão da rede cicloviária da região, assim como à melhor manutenção da ciclovia já existente”, disseram os organizadores.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO reforça uso de medida protetiva e app contra violência

Governo de RO reforça uso de medida protetiva e app contra violência

Estado destaca que nenhuma vítima de feminicídio em 2025 possuía medida protetiva ativa e orienta mulheres a denunciar, solicitar proteção judicial e usar o aplicativo SOS Mulher Protegida.
L
Rondônia lidera alta de acidentes: operações reforçam segurança na BR-364

Rondônia lidera alta de acidentes: operações reforçam segurança na BR-364

Mapa da Violência aponta crescimento de 40% nos acidentes em Rondônia, enquanto ações integradas na BR-364 já superam 5 mil atendimentos e reduzem a gravidade das ocorrências.
L
Recicle Mais projeta novos caminhos para o mercado de desmontagem automotiva

Recicle Mais projeta novos caminhos para o mercado de desmontagem automotiva

Encontro nacional apresenta programação voltada à gestão, tecnologia e economia circular
L
Banco Central decreta liquidação da antiga Reag Investimentos

Banco Central decreta liquidação da antiga Reag Investimentos

A autoridade monetária encerrou as atividades da CBSF Distribuidora por graves violações após a empresa e seu fundador serem alvos de buscas da Polícia Federal.
L
Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no segundo semestre de 2026

Acordo Mercosul-UE deve entrar em vigor no segundo semestre de 2026

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o tratado será assinado neste sábado e prevê que a internalização da lei ocorra ainda na primeira metade do ano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

EJA em Porto Velho: inscrições encerram nesta quinta-feira

EJA em Porto Velho: inscrições encerram nesta quinta-feira

Chamada Escolar da Educação de Jovens e Adultos oferece oportunidade para jovens a partir de 15 anos e adultos concluírem o Ensino Fundamental e retomarem os estudos em 2026.
L
Após Copinha, três jogadores do União Cacoalense são transferidos para Corinthians e Internacional

Após Copinha, três jogadores do União Cacoalense são transferidos para Corinthians e Internacional

Apesar da eliminação precoce na Copinha 2026, os jovens talentos da base de Cacoal chamaram a atenção de olheiros e agora reforçam o Corinthians e o Internacional.
L
Portaria federal garante reforço milionário para vigilância em saúde nos municípios de RO

Portaria federal garante reforço milionário para vigilância em saúde nos municípios de RO

Rondônia recebe R$ 14,58 milhões do Ministério da Saúde para reforçar salários e ações de combate a doenças nos municípios em 2026.
L
Top 20 do Norte: Vilhena supera Manaus e puxa exportações de Rondônia em 2025

Top 20 do Norte: Vilhena supera Manaus e puxa exportações de Rondônia em 2025

Vilhena lidera ranking estadual e supera Manaus, enquanto Rolim de Moura e Porto Velho também figuram entre os 20 maiores exportadores da Região Norte em 2025.
L
Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de 400 milhões de reais em emendas

Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de 400 milhões de reais em emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Orçamentária Anual nesta quarta-feira, definindo despesas de 6,54 trilhões de reais e um novo salário mínimo de 1.621 reais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano cobra obras urgentes em estrada de Nova Mamoré

Alex Redano cobra obras urgentes em estrada de Nova Mamoré

Deputado solicita patrolamento e encascalhamento da via que liga o município ao distrito de Nova Dimensão, destacando prejuízos à produção rural, transporte escolar e segurança da população.
L
Cássio Gois destina R$ 47 mil a projeto esportivo em Vilhena

Cássio Gois destina R$ 47 mil a projeto esportivo em Vilhena

Emenda parlamentar fortalece o projeto “Treinando Campeões”, que atende crianças e adolescentes por meio do karatê e promove inclusão social no município.
L
Pedro Fernandes cobra manutenção urgente e avança ponte no Rio Cujubim

Pedro Fernandes cobra manutenção urgente e avança ponte no Rio Cujubim

Estrutura na RO-205 apresentou cedimento parcial; projeto da ponte definitiva de concreto já recebeu ordem de serviço para elaboração.
L
Coluna Espaço Aberto – Bastidores em chamas: silêncio estratégico, PM decapitada e poder em disputa

Coluna Espaço Aberto – Bastidores em chamas: silêncio estratégico, PM decapitada e poder em disputa

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão atende a pedido do procurador-geral e visa garantir a integridade das provas coletadas durante nova fase da Operação Compliance Zero.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é executado a tiros em emboscada na rodovia BR 429

Homem é executado a tiros em emboscada na rodovia BR 429

A vítima foi identificada como Franklins do Reis Freitas e encontrada morta ao lado de um veículo Chevrolet Tracker com diversas marcas de disparos na zona rural de São Francisco do Guaporé.
18
Bicicleta elétrica e carro colidem em avenida de Rondônia

Bicicleta elétrica e carro colidem em avenida de Rondônia

O acidente ocorreu no bairro Cristo Rei e foi registrado por câmeras de monitoramento, mostrando a queda de dois ocupantes que circulavam em alta velocidade e sem capacete.
10
Venezuelano é preso por importunação sexual contra servidora em RO

Venezuelano é preso por importunação sexual contra servidora em RO

O homem de 49 anos foi detido após alisar o braço de uma jovem de 19 anos no Creas e persegui-la de bicicleta, forçando a vítima a pedir ajuda ao pai para voltar do trabalho.
16
Homem agride esposa e tenta esfaquear o filho em RO

Homem agride esposa e tenta esfaquear o filho em RO

O suspeito de 41 anos utilizou um canivete contra o adolescente de 15 anos que interveio para proteger a mãe de um estrangulamento no bairro Jardim Eldorado.
14
Homem é preso após danificar telhados de várias casas em RO

Homem é preso após danificar telhados de várias casas em RO

O suspeito de 28 anos apresentava sinais de surto e uso de entorpecentes ao alegar para a Polícia Militar que estava fugindo de uma tentativa de assassinato no bairro Novo Tempo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Outorga e Licença de Operação: NISSEY MAQUINAS AGRICOLAS LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇA DE OPERAÇÃO
L

Agenda News: Chopp Brahma e música boa no fim de semana do Grego

Com shows ao vivo e Chopp Brahma geladinho, o Grego Original promete um fim de semana animado, cheio de música boa e clima perfeito para brindar.
L
Rondônia bate recorde e fortalece ambiente de negócios entre 2019 e 2025

Rondônia bate recorde e fortalece ambiente de negócios entre 2019 e 2025

Modernização da Junta Comercial, digitalização de serviços e desburocratização impulsionam a abertura de empresas e colocam Rondônia em destaque nacional no empreendedorismo.
L
Polícia Militar prende condenado pela justiça gaúcha em RO

Polícia Militar prende condenado pela justiça gaúcha em RO

O homem de 26 anos possuía um mandado de prisão expedido pela comarca de Santa Maria e foi capturado pelo Núcleo de Inteligência após ser localizado no interior de Rondônia.
10
Porteira Adentro fortalece produção rural: máquinas chegam às propriedades

Porteira Adentro fortalece produção rural: máquinas chegam às propriedades

Programa da Prefeitura de Porto Velho leva terraplanagem, preparo de solo e recuperação de estradas internas a produtores selecionados, reduzindo custos e ampliando produtividade no campo.
L
Janeiro Roxo em Porto Velho: Semusa reforça combate à hanseníase

Janeiro Roxo em Porto Velho: Semusa reforça combate à hanseníase

Campanha da Prefeitura de Porto Velho mobiliza profissionais e população para fortalecer o diagnóstico precoce, garantir tratamento gratuito e enfrentar o estigma da hanseníase na capital.
L
Vírus da Evolução Forçada: entenda o conceito em Fallout

Vírus da Evolução Forçada: entenda o conceito em Fallout

A série Fallout introduz o Vírus da Evolução Forçada como peça central da trama, ligando experimentos da Vault-Tec, mutações extremas e possíveis rumos sombrios para os próximos episódios.
L
Energisa investe R$ 70 milhões: eficiência energética reduz CO₂ em RO

Energisa investe R$ 70 milhões: eficiência energética reduz CO₂ em RO

Projeto regulamentado pela ANEEL alia economia na conta de luz, impacto social e sustentabilidade, beneficiando famílias de baixa renda e instituições em Rondônia.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.