SEGUNDA-FEIRA, 08/12/2025

Em destaque

Dia Mundial sem Carro: pandemia reforça uso de transporte sustentável

Andar a pé foi a modalidade que se tornou mais popular no período

Publicado em 

O uso de transportes sustentáveis, como bicicletas, patinetes e caminhadas, foi reforçado no mundo desde o ano passado, em consequência da pandemia de covid-19. No Dia Mundial sem Carro, celebrado nesta quarta-feira (22), estudo mostra que andar a pé foi a modalidade que se tornou mais popular no período, com 78 pontos de satisfação em uma escala de zero a 100.

De acordo com o estudo Mobility Futures 2021: The Next Normal, da empresa de consultoria Kantar Insights, o maior aumento foi observado na Europa, onde houve incremento de 4,8% entre 2019 e 2020. O uso de bicicletas e patinetes também mostrou alta de 3% no mundo.

O uso de veículos coletivos teve queda. Transportes públicos, como ônibus e metrôs, tiveram redução global de 5,6% porque, apesar de contribuírem para o controle de poluentes, não são boas opções em um contexto de pandemia, já que aumentam o risco de contágio, informou a Kantar. Isso foi observado especialmente em São Paulo, onde as pessoas disseram não se sentir confortáveis usando transportes públicos, com medo da contaminação. Do mesmo modo, as iniciativas de compartilhamento de carros caíram 2,2%.

Para que a utilização de transportes coletivos aumente, é preciso que a pandemia “esteja, no mínimo, sob controle”, disse Luciana Pepe, gerente de Atendimento Sênior da Kantar Insights. “As pessoas desejam uma viagem que seja confiável, rápida, segura, que seja acessível dentro da cidade onde elas moram. Então, qualquer medida que apoie algum desses fatores vai ajudar a melhorar essa preferência pelos meios de transporte, sejam públicos ou mais alternativos, como a bicicleta e andar a pé”. É preciso, contudo, que os governos e iniciativa privada garantam segurança para os pedestres nas ruas e para os ciclistas, nas ciclovias, além de avanço tecnológico na questão da mobilidade, para ganhar maior confiança da população. Eles têm que caminhar juntos nessa mesma direção”, afirmou Luciana.

Desafio

O estudo mostra ainda que os automóveis continuam sendo o maior desafio em relação à mobilidade. “As longas distâncias e uma cultura que tem o veículo como principal meio de transporte, aliadas às medidas de distanciamento social e ao risco de contágio, fizeram com que o uso de automóveis crescesse 3,8%”. Aqui, o crescimento se refere ao uso do carro como motorista ou como passageiro.

O estudo ouviu mais de 9.500 habitantes de 13 cidades: Berlim e Munique (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Chicago e Nova York (Estados Unidos), Copenhague (Dinamarca), Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), Milão (Itália), Mumbai (Índia), Paris (França), Pequim (China) e São Paulo (Brasil).

No caso de São Paulo, Luciana Pepe destacou que foi observada grande abertura das pessoas para usar diferentes meios de transporte para ir e vir do trabalho e nos deslocamentos por lazer. “A gente está falando de táxi, motocicleta, compartilhamento de carro. Tudo o que pode melhorar o deslocamento diário das pessoas acaba sendo bem-vindo”. Percebeu-se ainda muita semelhança de São Paulo com cidades de rápido desenvolvimento, como México e Mumbai, cuja infraestrutura não acompanha o desenvolvimento das populações, acarretando problemas de poluição do ar, congestionamento nas ruas e estradas, e transportes públicos no limite, com atrasos e falta de capilaridade.

Recuperação

Dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) revelam que apesar da pandemia, o ano de 2020 trouxe bons resultados para o mercado de bicicletas, com média de 50% de aumento nas vendas em comparação ao ano anterior. Segundo disse à Agência Brasil o diretor executivo da Aliança Bike, Daniel Guth, a forma de lidar com a pandemia acabou por favorecer o uso da bicicleta. “Como as pessoas precisavam manter a atividade física e queriam evitar as aglomerações, a bicicleta acabou se tornando um dos elementos importantes para viabilizar nossa vida. Por isso, ela ganhou tanto destaque no mundo inteiro”.

No primeiro semestre de 2021, não foi diferente. O Brasil teve expansão média de 34,17% nas vendas das bikes em relação ao mesmo período do ano passado. E a tendência continua para o resto do ano. “A procura continua muito alta”. Guth observou, porém, que desde o segundo semestre de 2020 para cá, ainda são muitos os problemas de fornecimento de insumos para a montagem de bicicletas no Brasil. O mercado ainda não normalizou a entrega de muitos componentes para fazer face à demanda. “Tem muita gente em lista de espera pela bicicleta de modelo específico. Em alguns casos, é preciso esperar semanas e até meses”, disse o diretor.

A perspectiva até o final de 2021 é ter ainda uma procura elevada, bem mais alta do que no momento pré-pandemia, “mas talvez não tão alta como o consolidado do ano passado inteiro”. O diretor da Aliança Bike destacou que no primeiro semestre de 2020, o setor sofreu impacto do fechamento das lojas nos meses de março e abril, além do consumo represado das famílias e do fechamento das fábricas na Ásia. Mesmo assim, o mercado começou a se recuperar a partir de maio, registrando pico nas vendas em julho, que mostrou crescimento de 118% sobre o mesmo mês de 2019. “Julho foi o pico”, comentou Guth. Em julho, os estoques acabaram e a partir de agosto, o mercado começou a ter problemas de entrega de produtos para os clientes.

Importação e emprego

Em 2021, a situação está bem melhor para o comércio varejista do setor. No primeiro semestre deste ano, foram US$ 199,5 milhões de recursos envolvidos no comércio exterior, somando exportação e importação, número 122% superior ao do mesmo período do ano passado. É o maior volume desde o início da série histórica em 2010. Daniel Guth revelou que componentes principais de uma bicicleta, como freio, câmbio e quadro, tiveram aumentos entre 150% e 200% na importação. “Este é um ano de recuperação do que nós perdemos no segundo semestre do ano passado. Muita gente está acelerando a montagem e a importação para atender a quem está em fila de espera. São praticamente vendas que já ocorreram”.

O incremento observado nas vendas do setor se refletiu também no mercado de trabalho. Em 2020, foram criados no comércio varejista do país 1.119 novos empregos formais. Em 2021, até julho, as novas vagas com carteira assinada somaram 1.259 no Brasil. Ele informou que no estado de São Paulo, considerando um ano e meio de pandemia, os empregos com carteira assinada no comércio varejista de bicicletas subiram 18%, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O estado que registrou o maior incremento em termos de novos empregos, no período, foi o Paraná (32%), seguido de Mato Grosso do Sul e do Tocantins (30% cada). O setor, no Brasil, contabiliza mais de 14 mil empregos formais diretos, totalizando quase 9 mil lojas especializadas.

Origem

O Dia Mundial sem Carro é celebrado em 22 de setembro. A data foi criada na França em 1997, e passou a ser adotada em vários países do continente no ano 2000. O objetivo é estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis e fazer as pessoas experimentarem meios de deslocamento alternativos, menos poluentes e mais sustentáveis.

No Brasil, o movimento chegou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Na capital paulista, as atividades começaram em 2003.

Ações

Muitas ações estão programadas para comemorar a data. Em Niterói, região metropolitana do Rio, será realizado, a partir das 8h, o Passeio Ciclístico com a Educação, organizado pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta e pela Fundação Municipal de Educação. O passeio sairá da fundação e percorrerá algumas das principais ciclovias da cidade, dirigindo-se até a Escola Municipal Julia Cortines, onde haverá inauguração de novos paraciclos instalados na instituição.

Outra pedalada coletiva para incentivar o uso da bicicleta no deslocamento diário das pessoas será promovida pelo Consulado dos Estados Unidos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, de cujo calendário já faz parte desde 2009. A pedalada coletiva está alinhada à agenda mundial pela mobilidade urbana sustentável. A concentração está marcada para as 7h, no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, zona sul da cidade. O passeio ciclístico terminará na Praça XV, no centro da capital fluminense, passando pela Enseada de Botafogo e Aterro do Flamengo. O retorno começará na Praça Manuel Bandeira, também na região central, e terminará novamente no Arpoador.

Participarão do trajeto funcionários brasileiros e estrangeiros de consulados de diversos países, sediados no Rio de Janeiro, e membros da comunidade ciclista, para simbolizar a integração das nações em prol de uma mobilidade mais saudável e sustentável. "Usar a bicicleta para se locomover na cidade é uma forma ideal de alcançar isso. Quanto mais pedalamos, mais limpa e segura a cidade será, e, consequentemente, o bem-estar urbano resulta numa economia mais próspera. Como representantes de países ao redor do mundo, precisamos fazer nossa parte no enfrentamento da crise climática, tendo resiliência para responder aos grandes desafios com pequenas atitudes no nosso dia a dia", afirmou Paco Perez, diretor da Seção de Imprensa e Cultura do consulado americano.

Em Curitiba (PR), às 18h30, acontecerá a Marcha das 2021 Bicicletas. A concentração será na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O movimento propõe “vamos todos pedalar juntos por uma cidade mais humana, limpa e saudável”. Os organizadores do evento, que pertencem à Bicicletada Curitiba, recomendam que os ciclistas usem máscaras e álcool em gel.

Às 20h, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, haverá uma pedalada em defesa das ciclovias no bairro da Freguesia e adjacências. O passeio sairá da Praça Professora Camisão, na Freguesia, e é promovido pela Associação de Moradores e Amigos do bairro. A pedalada visa à expansão da rede cicloviária da região, assim como à melhor manutenção da ciclovia já existente”, disseram os organizadores.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novas regras para a Carteira de Motorista começam a valer esta semana

Novas regras para a Carteira de Motorista começam a valer esta semana

Medidas aprovadas pelo Contran dispensam aulas obrigatórias em autoescolas e preveem a redução de até 80% no custo total da CNH.
L
Paramount faz oferta hostil de US$ 108,4 bilhões pela Warner Bros. Discovery

Paramount faz oferta hostil de US$ 108,4 bilhões pela Warner Bros. Discovery

Estúdio tenta superar proposta da Netflix e elevar pressão sobre acionistas e reguladores.
L
Governo de Rondônia encerra Projeto Estudante Auditor com premiação e entregas institucionais no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Governo de Rondônia encerra Projeto Estudante Auditor com premiação e entregas institucionais no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Evento no Teatro Guaporé celebra estudantes e marca avanços na governança pública..
L
Planejamento de resultados marca atuação em orçamento e gestão do governo de RO em 2025

Planejamento de resultados marca atuação em orçamento e gestão do governo de RO em 2025

Gestão pública reforça planejamento, monitoramento e participação social ao longo do ano..
L
Sine Municipal é o caminho para garantir o seguro-desemprego em Porto Velho

Sine Municipal é o caminho para garantir o seguro-desemprego em Porto Velho

Serviço atende trabalhadores com orientação completa.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

'Pode ser um problema': Trump fala sobre compra da Warner pela Netflix

‘Pode ser um problema’: Trump fala sobre compra da Warner pela Netflix

Presidente questiona aquisição e avalia riscos da operação no mercado de mídia.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Jovens apresentam o maior risco de suicídio, aponta estudo da Fiocruz

Jovens apresentam o maior risco de suicídio, aponta estudo da Fiocruz

O 2º Informe Epidemiológico da Fiocruz revela que a juventude tem taxa de 31,2 por 100 mil habitantes, sendo a população indígena a mais afetada, com risco crescente entre mulheres de 15 a 19 anos.
L
Operação Codajás completa 30 anos e garante gás de cozinha no Norte

Operação Codajás completa 30 anos e garante gás de cozinha no Norte

Ação da Petrobras e Transpetro assegura o abastecimento de GLP e petróleo na Região Norte durante o período de seca dos rios da Amazônia, contribuindo para a segurança energética local.
L
Mais de 70% dos terreiros foram alvo de violência por racismo religioso

Mais de 70% dos terreiros foram alvo de violência por racismo religioso

Pesquisa de 2025 sobre racismo contra povos de axé revela que 76% dos terreiros no Brasil sofreram algum tipo de ataque, como invasões e ameaças, evidenciando o componente racial da violência.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cristiane Lopes anuncia retomada de investigação sobre leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Cristiane Lopes anuncia retomada de investigação sobre leite importado e reforça defesa dos produtores de Rondônia

Decisão do Ministério da Indústria e Comércio Exterior reacende esperança para milhares de famílias do setor leiteiro..
L
Prefeitos de Rondônia realizam movimento na ALE/RO para pedir aprovação do projeto de transação tributária

Prefeitos de Rondônia realizam movimento na ALE/RO para pedir aprovação do projeto de transação tributária

Gestores municipais pressionam pela votação da transação tributária para recuperar créditos devidos ao Estado e aos municípios..
L
Vereador Dr. Santana celebra 26 anos de União Bandeirantes e apoia emancipação

Vereador Dr. Santana celebra 26 anos de União Bandeirantes e apoia emancipação

O parlamentar de Porto Velho prestigiou a festa de aniversário do distrito, destacando o potencial econômico e agrícola da região e defendendo a emancipação político-administrativa.
L
Rondônia no topo do Brasil: Cássio Gois celebra prêmio nacional do cacau e reforça apoio ao setor

Rondônia no topo do Brasil: Cássio Gois celebra prêmio nacional do cacau e reforça apoio ao setor

Estado conquista dois dos três melhores cacaus do país, reforçando protagonismo na produção especial.
L
Militares presos expõem fragilidade institucional diante de liderança radical

Militares presos expõem fragilidade institucional diante de liderança radical

Adesão a decisões extremas revela impacto político dentro das Forças Armadas.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Delegado flagra furto de caminhonete e prende suspeito em RO

Tiago A., de 43 anos, foi detido no Centro de Ji-Paraná após quebrar o vidro de uma Ford Ranger; o suspeito tentou agredir e subornar o delegado antes de ser contido com apoio da PM.
12
Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Jovem é encontrado morto após ser alvejado por múltiplos disparos em RO

Kaléfe Miguel Conrat Barbosa, de 21 anos, foi assassinado na Avenida Rio Branco; Polícia Civil investiga o caso após a perícia encontrar drogas e objetos pessoais nas vestes da vítima.
18
Jovem é agredida com barra de ferro na cabeça em briga por aluguel em RO

Jovem é agredida com barra de ferro na cabeça em briga por aluguel em RO

Vítima deu entrada na UPA com um corte profundo após ser atacada pelo proprietário de uma vila de apartamentos durante uma discussão sobre dois meses de aluguel atrasado.
16
Polícia apreende drogas e prende moradora após atender denúncia em RO

Polícia apreende drogas e prende moradora após atender denúncia em RO

Ação policial no bairro Setor 4, na Rua Goiás, resultou na apreensão de porções de crack e maconha e na detenção de uma mulher que assumiu a posse dos entorpecentes e materiais de preparo.
10
Bebê de três meses morre após tomar leite prescrito por médico em RO

Bebê de três meses morre após tomar leite prescrito por médico em RO

Théo Vieira de Assunção, filho de radialista, tinha síndrome de Down e APLV e sofreu reação grave ao ingerir fórmula contraindicada, além de ter transferência hospitalar negada.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jiu-Jitsu de Rondônia registra 500 inscrições em Campeonato Estadual

Jiu-Jitsu de Rondônia registra 500 inscrições em Campeonato Estadual

O Campeonato Estadual “Gigantes da Periferia”, realizado em Porto Velho pela Liga Esportiva de Jiu-Jitsu (LDJJRO), bateu recorde de participação com mais de 500 atletas inscritos.
L
Conab e BNDES lançam programa “Amazônia Viva” com investimento de R$ 96,6 milhões

Conab e BNDES lançam programa “Amazônia Viva” com investimento de R$ 96,6 milhões

Iniciativa financiada pelo Fundo Amazônia vai fortalecer cadeias produtivas e impulsionar comunidades tradicionais..
L

Edital de Convocação AGO: COOPCUNIÃ

Cooperativa dos Moradores, Agricultores, Pescadores e Extratrivistas da Resex do Lago Cunã – COOPCUNIÃ
L
Projeto cultural promove oficinas de fotografia para estudantes do Cristo Rei em Vilhena

Projeto cultural promove oficinas de fotografia para estudantes do Cristo Rei em Vilhena

Atividade do projeto Lentes da Periferia atende cerca de 50 alunos do Colégio Cívico Militar Almirante Tamandaré..
L
Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Rondônia recebe 7ª edição do concurso e reforça protagonismo na produção de cacau especial..
L
Exageros nas festas: como o corpo reage ao excesso de comida e álcool, alerta nutricionista

Exageros nas festas: como o corpo reage ao excesso de comida e álcool, alerta nutricionista

Especialista explica impactos imediatos da sobrecarga alimentar e alcoólica e orienta sobre recuperação segura..
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.