QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

Análise da corrida eleitoral para governo de Rondônia – agosto 2021 – Por Dejanir Haverroth*

Antes de começar, é bom esclarecer que em Rondônia os conceitos de "direita", "centrão", "Progressistas" e "esquerda", não se encaixam nos partidos que determinam esses conceitos no contexto nacional.

Publicado em 

A corrida para o Governo de Rondônia em 2022 começa a se desenhar e os eleitores se dividem por regiões e por grupos políticos. Percorri a maioria dos municípios do Estado de Rondônia nos últimos 20 dias colhendo opinião dos eleitores através de pesquisas qualitativas e quantitativas que serão divulgadas na próxima semana.

Antes de começar, é bom esclarecer que em Rondônia os conceitos de "direita", "centrão", "Progressistas" e "esquerda", não se encaixam nos partidos que determinam esses  conceitos no contexto nacional. Isso acontece em Rondônia por conta das atividades econômicas, da história, da diversidade e da cultura regional. Aliás, essa é uma longa história que podemos abordar em outro momento.

Pelo menos quatro grupos começam a se formar, com possibilidade de surgirem mais dois. Vamos avaliar de forma independente cada um desses grupos, e depois veremos as possíveis composições que se formarão até as convenções, podendo, a exemplo da política nacional, haver uma polarização ainda no primeiro turno das eleições de 2022. 

Vamos começar apresentando os grupos:

O ex-governador Ivo Cassol  manifesta sua intensão de concorrer ao governo e conta com o apoio do PP e outros três ou quatro partidos menores. Acontece que Ivo Cassol, segundo análise de alguns juristas, está inelegível para as próximas eleições.

O Senador e também ex-governador Confucio Moura é tido como candidatíssimo pelo grupo liderado pelo MDB e outros partidos progressistas e de centro, mas não confirma e nem desmente a intensão.

O Senador Marcos Rogério busca viabilizar uma candidatura apoiada pela ala bolsonarista, por Expedito Junior (PSDB) e outros partidos, como o PSD. Expedito Junior deve buscar uma vaga ao Senado.

O atual governador, Marcos Rocha (PSL), decidiu tirar os pés do chão nessa reta final de mandato e buscar reeleição.

A esquerda se organiza para eleger deputados e, se for viável, tentar vaga ao Senado. É possível que esse grupo lance candidatura ao governo para dar palanque ao projeto nacional da esquerda no Estado.

Caso haja um "racha" no PSDB, o partido pode abandonar o projeto de Expedito e Marcos Rogério, e compor com outros partidos menores, uma via ao Senado e ao governo.

Essas seis possibilidades de candidatura ao governo de Rondônia existem, mas é pouco provável que aconteça. Se acontecer, os possíveis resultados dependerão das configurações nacionais e dos manifestos de apoios. Como dissemos, neste momento a política no Brasil está polarizada entre Lula e Bolsonaro. Se continuar assim, o resultado daqui vai depender do índice de popularidade de Bolsonaro, já que Rondônia se mostrou bolsonarista nas ultimas eleições.

Segundo as pesquisas do Instituto IHPEC, realizada na ultima quinzena de julho/2022, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados em Rondônia, com uma leve vantagem de 5% para Bolsonaro (43% de Bolsonaro a 38% de Lula) . Na rejeição também seguem tecnicamente empatados, com cerca de 40% cada.

Dentre os nomes que ensaiam lançar candidatura ao governo, três deles almejam o apoio de Bolsonaro:  Ivo Cassol (PP), Marcos Rogério (DEM) e Marcos Rocha (PSL). Destes, o PSL terá mais recursos financeiros para montar uma estrutura de campanha, mas o governador Marcos Rocha não construiu um capital político. Nas pesquisas de opinião, neste momento, é o "lanterna" da disputa dentre os bolsonaristas. Destes, quem tem mais voto é Ivo Cassol, mas seu índice, embora alto, é estável, com pouca chance de crescimento. Marcos Rogério, embora hoje tenha menos voto que Cassol e tenha conquistado, também, um bom índice de rejeição, é o nome, dentre os três, que tem mais chance de crescimento.

Do outro lado, o PT poderá reivindicar sozinho o apoio de Lula e agregar alguns partidos menores para apoio. Embora o partido tenha uma boa fatia do recurso público de campanha, esse recurso não virá para Rondônia com abundância, já que o partido tem pouca representatividade em mandatos por aqui.

O PSDB, caso "desmame" Expedito Junior, deverá seguir o caminho da terceira via nacional, apoiando o nome apontado pelo partido à presidência. Sem Expedito, o partido tem pouca penetração no interior do Estado, mas tem uma grande fatia dos votos da capital.

O MDB é o partido com mais chances de agregar lideranças e outros partidos em torno de um projeto político em Rondônia. Caso Confúcio lance candidatura ao governo vai agregar a maior parte dos partidos que não se atrelaram à esquerda ou a direita, podendo ainda conquistar o apoio maciço dos progressistas.

Tendências e polarização entre conservadores e progressistas

Conservadores – Caso se confirme a inadimplência de Ivo Cassol para concorrer, o Senador Marcos Rogério deverá liderar a direita e o bolsonarismo nessa eleição, tendo Expedito Junior como candidato ao Senado. Se o PSDB não rachar, esse grupo se apresenta como o mais forte ao governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia. Isso, claro, se Bolsonaro se manter na liderança e com prestígio entre os eleitores de Rondônia. Caso contrário, o projeto poderá sofrer um revés.

Uma vaga no segundo turno, neste caso, é garantido, e a vitória vai depender de diversos fatores, dentre eles o efeito Bolsonaro/Lula e a eleição, ou não, do Senador e dos deputados do grupo.

Progressistas – existem pelo menos três possibilidades para os progressistas. A melhor delas é uma candidatura de Confúcio Moura pelo MDB, com Jesualdo Pires (PSB), ou Daniel Pereira (Solidariedade) ambos compondo as candidaturas a vice-governador ou Senado, dependendo de cada interesse. Um segundo turno é garantido para Confúcio, e a vitória também dependerá de vários fatores relacionados ao desenrolar da campanha no primeiro turno, tanto local como nacional. 

Existe ainda a possibilidade de agregar o deputado Leo Moraes (podemos) compor ao Senado. Seguramente o PDT viria nesse grupo com candidaturas a deputados. Outra possibilidade, caso Confúcio não aceite o desafio, é lançar Jesualdo Pires (PSB) ao Governo, com apoio do MDB e dos demais partidos dessa aliança. Daniel Pereira, Leo Moraes também são nomes viáveis caso haja essa polarização. Esse grupo, independente da configuração – com Confúcio, Jesualdo, Daniel ou Leo Moraes, garante uma vaga no segundo turno.

Se não houver polarização no primeiro turno, com certeza haverá no segundo turno. Se diversos grupos lançarem candidaturas, é muito provável que apenas um dos grupos ligados a políticos bolsonaristas chegue ao segundo turno para enfrentar outro grupo, que deve agregar os progressistas. Neste caso os políticos de centro se ajuntarão de acordo com as conveniências, como sempre.

As chances de um confronto entre bolsonaristas no segundo turno é remoto. Isso acontecerá se duas coisas acontecerem: Primeiro, se os progressistas e centrão não se organizarem; segundo, se Ivo Cassol viabilizar candidatura e Marcos Rogério também se candidatar. Na combinação desses dois fatores, um segundo turno poderá ocorrer com o confronto de Ivo Cassol e Marcos Rogério.

Para finalizar, vale lembrar que essa análise é baseada no momento político, podendo mudar de acordo com o movimento dos grupos políticos em consonância com os eleitores. Outros nomes novos poderão surgir no cenário, bem como esses, que estão em evidência, poderão cair. O bom da política é a sua dinâmica, se não, perderia a graça.

 

Dejanir Haverroth é jornalista, pesquisador e Coach de inteligência Política.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presidente Médici: produtor rural ganha scooter elétrica em promoção da Nova 364

Presidente Médici: produtor rural ganha scooter elétrica em promoção da Nova 364

Morador da zona rural, Aparecido Salviano foi o ganhador da campanha “Bem Informado”, criada para ampliar o acesso a serviços, informações de tráfego e benefícios da concessão na BR-364.
L
Enel recebe multa de 14 milhões por falhas de energia

Enel recebe multa de 14 milhões por falhas de energia

O Procon-SP multou a Enel por interrupções no fornecimento que deixaram moradores sem luz por mais de 48 horas em 2025, violando o Código de Defesa do Consumidor.
L
MPRO no interior: Procurador-Geral cumpre agenda de trabalho

MPRO no interior: Procurador-Geral cumpre agenda de trabalho

Alexandre Jésus de Queiroz Santiago visita promotorias de Ji-Paraná, Espigão do Oeste e Pimenta Bueno para alinhar ações, ouvir demandas e acompanhar obras.
L
Carnaval 2026: MPRO e PRF alinham defesa dos direitos humanos

Carnaval 2026: MPRO e PRF alinham defesa dos direitos humanos

Instituições definem ações integradas em Porto Velho para prevenir violência contra a mulher durante o Carnaval, com foco no protocolo “Não é não” e mobilização social.
L
Porto Velho recebe 51 ônibus novos e mantém a menor tarifa entre as capitais

Porto Velho recebe 51 ônibus novos e mantém a menor tarifa entre as capitais

Nova frota zero quilômetro amplia o transporte público, que inicia 2026 com tarifa de R$ 3, a menor entre as capitais brasileiras
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

In Foco Podcast: Da Infância ao Consultório, A Jornada de Sucesso da Dra. Daniele Silva

No In Foco Podcast, ela vai compartilhar sua história, os bastidores da profissão, os desafios de empreender na área da saúde, a conciliação entre carreira e maternidade, além de falar sobre estética, autoestima e o futuro da odontologia em Porto Velho.
L
Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer abre sede oficial

Carnaval 2026: Banda do Vai Quem Quer abre sede oficial

Cerimônia marca início das atividades do maior bloco da Região Norte, com lançamento de campanha contra a violência à mulher e apresentação de novos bonecos gigantes.
L
INSS nacionaliza fila para agilizar concessão de benefícios

INSS nacionaliza fila para agilizar concessão de benefícios

A nova estratégia do órgão utiliza servidores de diferentes regiões para reduzir o tempo de espera, que apresentou queda expressiva nos últimos meses.
L
Prazo para complementar inscrições postergadas do Fies começa nesta quarta

Prazo para complementar inscrições postergadas do Fies começa nesta quarta

Estudantes que tiveram a conclusão da inscrição adiada em 2025 têm até sexta-feira para finalizar o processo e garantir o financiamento para o primeiro semestre de 2026.
L
Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Governo de RO promove simulação de acidente e alerta sobre riscos no trânsito

Ação integrada em Porto Velho reuniu Saúde, Detran e Fhemeron para conscientizar sobre imprudência no trânsito e reforçar a importância da doação de sangue.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Seringueiras: emenda garante R$ 200 mil em saúde visual

Seringueiras: emenda garante R$ 200 mil em saúde visual

Recurso indicado pela deputada Lebrinha, a pedido da vereadora Juliane Crestani, vai custear consultas oftalmológicas e óculos para ampliar o acesso da população.
L
Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

Toffoli aponta indícios de novos crimes cometidos por dono do Banco Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal criticou o atraso da Polícia Federal no cumprimento de mandados da Operação Overclean contra o banqueiro Daniel Vorcaro.
L
Lula e Putin discutem situação da Venezuela após intervenção americana

Lula e Putin discutem situação da Venezuela após intervenção americana

Em conversa telefônica, os presidentes do Brasil e da Rússia alinharam posições sobre a soberania venezuelana e criticaram a operação militar dos Estados Unidos.
L
Cláudia de Jesus propõe apoio técnico à cadeia do cacau em RO

Cláudia de Jesus propõe apoio técnico à cadeia do cacau em RO

Indicação pede especialista para prevenir a monilíase e fortalecer a produção de agricultores familiares em Candeias do Jamari.
L
Dra. Taíssa pede estudo para atender Vila da Penha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa pede estudo para atender Vila da Penha em Guajará-Mirim

Proposta busca reduzir longos deslocamentos até Porto Velho e garantir atendimento mais rápido, próximo e humanizado aos moradores do distrito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática prende suspeito com drogas no bairro Nacional

Força Tática prende suspeito com drogas no bairro Nacional

A ação policial ocorreu no Beco Traíra após denúncias anônimas sobre a comercialização de entorpecentes por um integrante de facção criminosa na zona Norte.
14
Homem é preso com motocicleta furtada na BR-364

Homem é preso com motocicleta furtada na BR-364

De acordo com informações repassadas pelos policiais, a equipe recebeu denúncias de que uma motocicleta com registro de furto estaria circulando pela rodovia.
10
PRF prende motociclista com moto furtada

PRF prende motociclista com moto furtada

Os agentes visualizaram o condutor em atitude suspeita e realizaram a abordagem para verificação dos dados do veículo.
10
PM prende dois foragidos por homicídio na zona leste

PM prende dois foragidos por homicídio na zona leste

Ação do 5º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de dois foragidos por homicídio, furto e roubo no bairro Esperança da Comunidade
12
PM prende casal de Jaru com mais de 2 kg de droga em Pimenta Bueno

PM prende casal de Jaru com mais de 2 kg de droga em Pimenta Bueno

Abordagem na BR-364 terminou com apreensão de tabletes de maconha escondidos no porta-malas de veículo interceptado na área urbana.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa ALI fortalece inovação nos pequenos negócios de RO

Programa ALI fortalece inovação nos pequenos negócios de RO

Iniciativa do Sebrae aproximou orientação prática da rotina dos empreendedores em 2025 e seguirá ampliando o alcance e a inovação aplicada em micro e pequenas empresas em 2026.
L
Agentes do FBI realizam busca na casa de repórter do Washington Post

Agentes do FBI realizam busca na casa de repórter do Washington Post

A operação contra a jornalista Hannah Natanson investiga o suposto compartilhamento de segredos governamentais após reportagens sobre demissões em massa no governo federal.
L
Minecraft solidário: vovó vira youtuber para salvar neto

Minecraft solidário: vovó vira youtuber para salvar neto

Sue Jacquot, de 81 anos, criou um canal jogando Minecraft, conquistou milhares de seguidores e arrecadou doações para custear o tratamento de câncer do neto.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.