QUINTA-FEIRA, 18/09/2025

Análise da corrida eleitoral para governo de Rondônia – agosto 2021 – Por Dejanir Haverroth*

Antes de começar, é bom esclarecer que em Rondônia os conceitos de "direita", "centrão", "Progressistas" e "esquerda", não se encaixam nos partidos que determinam esses conceitos no contexto nacional.

Publicado em 

A corrida para o Governo de Rondônia em 2022 começa a se desenhar e os eleitores se dividem por regiões e por grupos políticos. Percorri a maioria dos municípios do Estado de Rondônia nos últimos 20 dias colhendo opinião dos eleitores através de pesquisas qualitativas e quantitativas que serão divulgadas na próxima semana.

Antes de começar, é bom esclarecer que em Rondônia os conceitos de "direita", "centrão", "Progressistas" e "esquerda", não se encaixam nos partidos que determinam esses  conceitos no contexto nacional. Isso acontece em Rondônia por conta das atividades econômicas, da história, da diversidade e da cultura regional. Aliás, essa é uma longa história que podemos abordar em outro momento.

Pelo menos quatro grupos começam a se formar, com possibilidade de surgirem mais dois. Vamos avaliar de forma independente cada um desses grupos, e depois veremos as possíveis composições que se formarão até as convenções, podendo, a exemplo da política nacional, haver uma polarização ainda no primeiro turno das eleições de 2022. 

Vamos começar apresentando os grupos:

O ex-governador Ivo Cassol  manifesta sua intensão de concorrer ao governo e conta com o apoio do PP e outros três ou quatro partidos menores. Acontece que Ivo Cassol, segundo análise de alguns juristas, está inelegível para as próximas eleições.

O Senador e também ex-governador Confucio Moura é tido como candidatíssimo pelo grupo liderado pelo MDB e outros partidos progressistas e de centro, mas não confirma e nem desmente a intensão.

O Senador Marcos Rogério busca viabilizar uma candidatura apoiada pela ala bolsonarista, por Expedito Junior (PSDB) e outros partidos, como o PSD. Expedito Junior deve buscar uma vaga ao Senado.

O atual governador, Marcos Rocha (PSL), decidiu tirar os pés do chão nessa reta final de mandato e buscar reeleição.

A esquerda se organiza para eleger deputados e, se for viável, tentar vaga ao Senado. É possível que esse grupo lance candidatura ao governo para dar palanque ao projeto nacional da esquerda no Estado.

Caso haja um "racha" no PSDB, o partido pode abandonar o projeto de Expedito e Marcos Rogério, e compor com outros partidos menores, uma via ao Senado e ao governo.

Essas seis possibilidades de candidatura ao governo de Rondônia existem, mas é pouco provável que aconteça. Se acontecer, os possíveis resultados dependerão das configurações nacionais e dos manifestos de apoios. Como dissemos, neste momento a política no Brasil está polarizada entre Lula e Bolsonaro. Se continuar assim, o resultado daqui vai depender do índice de popularidade de Bolsonaro, já que Rondônia se mostrou bolsonarista nas ultimas eleições.

Segundo as pesquisas do Instituto IHPEC, realizada na ultima quinzena de julho/2022, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados em Rondônia, com uma leve vantagem de 5% para Bolsonaro (43% de Bolsonaro a 38% de Lula) . Na rejeição também seguem tecnicamente empatados, com cerca de 40% cada.

Dentre os nomes que ensaiam lançar candidatura ao governo, três deles almejam o apoio de Bolsonaro:  Ivo Cassol (PP), Marcos Rogério (DEM) e Marcos Rocha (PSL). Destes, o PSL terá mais recursos financeiros para montar uma estrutura de campanha, mas o governador Marcos Rocha não construiu um capital político. Nas pesquisas de opinião, neste momento, é o "lanterna" da disputa dentre os bolsonaristas. Destes, quem tem mais voto é Ivo Cassol, mas seu índice, embora alto, é estável, com pouca chance de crescimento. Marcos Rogério, embora hoje tenha menos voto que Cassol e tenha conquistado, também, um bom índice de rejeição, é o nome, dentre os três, que tem mais chance de crescimento.

Do outro lado, o PT poderá reivindicar sozinho o apoio de Lula e agregar alguns partidos menores para apoio. Embora o partido tenha uma boa fatia do recurso público de campanha, esse recurso não virá para Rondônia com abundância, já que o partido tem pouca representatividade em mandatos por aqui.

O PSDB, caso "desmame" Expedito Junior, deverá seguir o caminho da terceira via nacional, apoiando o nome apontado pelo partido à presidência. Sem Expedito, o partido tem pouca penetração no interior do Estado, mas tem uma grande fatia dos votos da capital.

O MDB é o partido com mais chances de agregar lideranças e outros partidos em torno de um projeto político em Rondônia. Caso Confúcio lance candidatura ao governo vai agregar a maior parte dos partidos que não se atrelaram à esquerda ou a direita, podendo ainda conquistar o apoio maciço dos progressistas.

Tendências e polarização entre conservadores e progressistas

Conservadores – Caso se confirme a inadimplência de Ivo Cassol para concorrer, o Senador Marcos Rogério deverá liderar a direita e o bolsonarismo nessa eleição, tendo Expedito Junior como candidato ao Senado. Se o PSDB não rachar, esse grupo se apresenta como o mais forte ao governo do Estado, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia. Isso, claro, se Bolsonaro se manter na liderança e com prestígio entre os eleitores de Rondônia. Caso contrário, o projeto poderá sofrer um revés.

Uma vaga no segundo turno, neste caso, é garantido, e a vitória vai depender de diversos fatores, dentre eles o efeito Bolsonaro/Lula e a eleição, ou não, do Senador e dos deputados do grupo.

Progressistas – existem pelo menos três possibilidades para os progressistas. A melhor delas é uma candidatura de Confúcio Moura pelo MDB, com Jesualdo Pires (PSB), ou Daniel Pereira (Solidariedade) ambos compondo as candidaturas a vice-governador ou Senado, dependendo de cada interesse. Um segundo turno é garantido para Confúcio, e a vitória também dependerá de vários fatores relacionados ao desenrolar da campanha no primeiro turno, tanto local como nacional. 

Existe ainda a possibilidade de agregar o deputado Leo Moraes (podemos) compor ao Senado. Seguramente o PDT viria nesse grupo com candidaturas a deputados. Outra possibilidade, caso Confúcio não aceite o desafio, é lançar Jesualdo Pires (PSB) ao Governo, com apoio do MDB e dos demais partidos dessa aliança. Daniel Pereira, Leo Moraes também são nomes viáveis caso haja essa polarização. Esse grupo, independente da configuração – com Confúcio, Jesualdo, Daniel ou Leo Moraes, garante uma vaga no segundo turno.

Se não houver polarização no primeiro turno, com certeza haverá no segundo turno. Se diversos grupos lançarem candidaturas, é muito provável que apenas um dos grupos ligados a políticos bolsonaristas chegue ao segundo turno para enfrentar outro grupo, que deve agregar os progressistas. Neste caso os políticos de centro se ajuntarão de acordo com as conveniências, como sempre.

As chances de um confronto entre bolsonaristas no segundo turno é remoto. Isso acontecerá se duas coisas acontecerem: Primeiro, se os progressistas e centrão não se organizarem; segundo, se Ivo Cassol viabilizar candidatura e Marcos Rogério também se candidatar. Na combinação desses dois fatores, um segundo turno poderá ocorrer com o confronto de Ivo Cassol e Marcos Rogério.

Para finalizar, vale lembrar que essa análise é baseada no momento político, podendo mudar de acordo com o movimento dos grupos políticos em consonância com os eleitores. Outros nomes novos poderão surgir no cenário, bem como esses, que estão em evidência, poderão cair. O bom da política é a sua dinâmica, se não, perderia a graça.

 

Dejanir Haverroth é jornalista, pesquisador e Coach de inteligência Política.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Social Marisa Linhares: Colaboradores da PSV FIAT participam do treinamento “IMERSÃO FIAT” com test drives e novos modelos

Colaboradores da PSV FIAT vivenciaram o treinamento “IMERSÃO FIAT” em Santa Luzia/MG, com test drives off-road e contato direto com os novos modelos da marca.
L
Terra Cura e Cine Orgulho promovem cinema e educação ambiental em Porto Velho

Terra Cura e Cine Orgulho promovem cinema e educação ambiental em Porto Velho

Exibição do curta-documental “Terra Cura” no Residencial Orgulho do Madeira alia cultura, sustentabilidade e inclusão social.
L
STF define regras para autorização de procedimentos fora do rol da ANS

STF define regras para autorização de procedimentos fora do rol da ANS

O Supremo Tribunal Federal decidiu que planos de saúde podem ser obrigados a cobrir tratamentos fora do rol da ANS, mas estabeleceu cinco parâmetros que devem ser seguidos para a liberação dos procedimentos.
L
Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Conab prevê novo recorde de grãos e carnes na Safra 2025/26

Projeção aponta 353,8 milhões de toneladas de grãos e 32,3 milhões de toneladas de carnes, impulsionadas por aves e suínos.
L
Prefeitura de Jaru amplia frota municipal com novo caminhão multifuncional

Prefeitura de Jaru amplia frota municipal com novo caminhão multifuncional

Veículo, avaliado em R$ 1,2 milhão, foi adquirido com recursos próprios e vai reforçar serviços urbanos e rurais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Promoção Depile-se: Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L

Sorteio Delícia da Vó Alzira presenteia com Bolo Red Velvet

A Fábrica de Bolo Vó Alzira lança promoção com Agenda News e News Rondônia para presentear internautas com sabor e afeto.
L

Nota de pesar: Luci Garcia dos Santos

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de Luci Garcia dos Santos, aos 79 anos, nesta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, em Porto Velho, Rondônia.
L

Agenda News: Léo Aidar alerta sobre os riscos de substituir terapia por inteligência artificial

Terapia não é algoritmo! Descubra por que a inteligência artificial não substitui a escuta profissional.
L
Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

Ministério da Saúde lança nova linha de cuidado para autismo

O Ministério da Saúde lançou uma nova linha de cuidado para Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento orienta que o teste para identificar sinais de autismo seja realizado em crianças a partir dos 16 meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa participa da 3ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico no Amapá

Deputada Dra. Taíssa participa da 3ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico no Amapá

Parlamentar rondoniense cobra soluções que unam sustentabilidade e dignidade para as comunidades amazônicas.
L
Dra. Taíssa pede à Sedam informações sobre possibilidade de redução da reserva legal em Rondônia

Dra. Taíssa pede à Sedam informações sobre possibilidade de redução da reserva legal em Rondônia

Deputada Dra. Taíssa busca esclarecer enquadramento de Rondônia no Código Florestal e cobra dados técnicos sobre áreas de preservação.
L
Dra. Taíssa pede caminhão-pipa para Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e busca garantir saúde e qualidade de vida aos moradores

Dra. Taíssa pede caminhão-pipa para Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e busca garantir saúde e qualidade de vida aos moradores

Deputada Dra. Taíssa solicita caminhão-pipa ao DER para reduzir poeira nas vias de Vila Marmelo, em Ponta do Abunã, e amenizar impactos na saúde.
L
Dra. Taíssa pede ampliação da Escola Cívico-Militar Ulisses Guimarães ou construção de nova unidade em Porto Velho

Dra. Taíssa pede ampliação da Escola Cívico-Militar Ulisses Guimarães ou construção de nova unidade em Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa cobra ampliação da Escola Cívico-Militar Ulisses Guimarães ou nova unidade para enfrentar superlotação em Porto Velho.
L
Eyder Brasil participa do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras em Cuiabá

Eyder Brasil participa do 1º Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras em Cuiabá

Deputado Eyder Brasil é idealizador do Congresso Internacional de Segurança de Fronteiras, que reuniu autoridades para debater combate ao crime organizado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminoso é preso com drogas no “Beco da Eletronorte”, no bairro Aponiã

Criminoso é preso com drogas no “Beco da Eletronorte”, no bairro Aponiã

Ao perceber a aproximação da equipe, ele tentou fugir, mas foi abordado.
10

Força Tática do 1° BPM prende traficante “15 do PCC” e usuária “Novata” com drogas no bairro Cai N’Água, em Porto Velho

Policiais do 1° BPM flagraram venda de drogas no Mercado do Peixe; com os suspeitos foram apreendidas 18 porções de crack.
10
VÍDEO: Câmera registra acidente que matou motociclista na zona leste

VÍDEO: Câmera registra acidente de motociclista na zona leste

Tivemos acesso a imagens de uma câmera de segurança que mostram quando Francisco que pilotava uma moto Honda Biz, passa direto no cruzamento e bate forte contra a parede de um estabelecimento comercial.
18
Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Mulher é presa por envolvimento na morte de ex-delegado

Uma mulher suspeita de transportar o fuzil usado no crime foi detida. A morte do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, em Praia Grande, ainda tem outros dois suspeitos foragidos.
10
Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta na zona Leste de Porto Velho

Acidente em Porto Velho na Guaporé com a Rua Tucunaré deixa motocicleta e carro danificados após colisão.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Francisco Leandro Gomes

Francisco Leandro Gomes, nascido em 27 de fevereiro de 1941, faleceu em 18 de setembro de 2025 deixando um legado de fé, justiça e serenidade em Porto Velho.
L
Novo PAC investirá R$ 11,7 bilhões em drenagem e encostas

Novo PAC investirá R$ 11,7 bilhões em drenagem e encostas

O governo federal anunciou uma nova seleção de projetos do Novo PAC para a prevenção de enchentes e deslizamentos, com investimentos em 235 municípios de 26 estados.
L
Lula critica aprovação da PEC da Blindagem

Lula critica aprovação da PEC da Blindagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a aprovação da PEC da Blindagem, que dificulta ações judiciais contra parlamentares, “não é coisa séria” e defendeu que o foco seja a população brasileira.
L
Sofia Andrade assume PL Mulher em Porto Velho e promete fortalecer a direita

Sofia Andrade assume PL Mulher em Porto Velho e promete fortalecer a direita

Posse de Sofia Andrade no PL Mulher em Porto Velho contou com a presença da presidente estadual Sandra Melo e reforçou a participação feminina na política.
L
Jaru sedia reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Cosems com representantes dos 52 municípios de Rondônia

Jaru sedia reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Cosems com representantes dos 52 municípios de Rondônia

Encontro discute avanços da saúde pública e reúne secretários e técnicos municipais para fortalecer o SUS no estado.
L
Seleção brasileira de futebol cai para 6ª posição em ranking

Seleção brasileira de futebol cai para 6ª posição em ranking

A seleção masculina brasileira caiu para a sexta posição no ranking de seleções da Fifa. A queda ocorreu após o resultado negativo nas Eliminatórias Sul-Americanas.
L
EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

EUA liberam visto de Padilha para evento da ONU

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, teve o visto liberado pelos Estados Unidos e poderá integrar a comitiva de Lula em Nova York, apesar do cancelamento dos vistos de sua esposa e filha.
L
Curso de árbitros reúne mais de 60 participantes em Jaru com apoio do Governo de Rondônia

Curso de árbitros reúne mais de 60 participantes em Jaru com apoio do Governo de Rondônia

Capacitação gratuita é promovida em parceria com a Prefeitura e garante formação para atuação em campeonatos e jogos oficiais.
L
Samu de Rio Crespo atende acidente na RO-459 e salva vítimas de caminhão tombado

Samu de Rio Crespo atende acidente na RO-459 e salva vítimas de caminhão tombado

Ocorrência mobilizou equipes locais, Corpo de Bombeiros e central de Ariquemes; município reforça importância do serviço na região.
L
Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Estudo brasileiro busca eliminar transmissão do HTLV-1

Pesquisadores da Fiocruz, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciaram um estudo inédito para testar um medicamento capaz de eliminar a transmissão vertical do vírus que pode causar leucemia e mielopatia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.