DOMINGO, 05/05/2024

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas

É o que atesta documento a encaminhado, nesta sexta-feira (30), às autoridades acreditadas em órgãos de controle municipais

Publicado em 

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

CANUTAMA, Sul do Amazonas – Para que tenha sua eficácia comprovada, a ‘Operação Tamoiotatá’ lançada pelo Governo do Estado, no mês passado, precisa atingir todos os acusados de botar fogo na floresta, de extração ilegal de madeira e de outros crimes ambientais na tripla divisa do Acre, Amazonas e Rondônia.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

É o que atesta documento a encaminhado, nesta sexta-feira (30), às autoridades acreditadas em órgãos de controle municipais, estaduais e da União sob a responsabilidade de entidades classistas de caráter rural de âmbito agrário, ambiental e de povos tradicionais representativas sediadas nesta parte da Amazônia Brasileira.

Destaca-se, nessa ocasião, a Associação de Produtores Rurais da Comunidade da Região do Igarapé Arara (ASPROCRIA) – devidamente constituída do ponto de vista legal -, que teve três de seus ex-dirigentes assassinados e os corpos desaparecidos no entorno e dentro dos limites da ex-Fazenda Shaloom (hoje, Fazenda Rondônia) em terras da União Federal.

Segundo o documento, ‘existe um suposto consórcio mitigado por madeireiros, fazendeiros e profissionais liberais do lado rondoniense atuando ao menos três décadas e meia em invasões de terras de Canutama, do Estado e da União’. Nessas ocupações, muitas das quais reclamadas por agricultores já cadastrados pelos programas estaduais e nacionais e de reforma agrária, respectivamente.

Apesar da documentação apresentada e enviada ao INCRA regional (Manaus), inclusive com dados socioeconômicos validados pela Unidade Municipal do INCRA em Humaitá, a 200 quilômetros da Capital Porto Velho (RO), ‘a gerência local é acusada de se postar ao lado de invasores e do agronegócio madeireiro e bovino, ao menos por não ter denunciado os crimes ambientais em áreas de fazenda, assentados do Projeto de Assentamento São Francisco nem do aumento das margens de terras acima do limite de cada propriedade’, afirma o documento o documento da ASPROCRIA.

Com relação à Operação Tamoiotatá, os dirigentes da região Sul de Canutama, especificamente, irão nominar às autoridades gerenciais da Unidade do INCRA quanto a uma suposta autorização dada aos três assentados pela então chefia do órgão que morreram na ex-Fazenda Shaloom para que fizessem a homologação dos lotes e lá, ‘foram assassinados e os corpos sumidos até a presente data’.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Para que a operação lançada pelo Governo do Amazonas, com centro de monitoramento na Capital da Zona Franca de Manaus (ZFM), dê certo e atinja seus objetivos, diferentemente das operações atribuídas às Forças Armadas (Operação Ágata e Amazônia), lideranças dos rios Azul, Mucuim, Açuã, Ipixuna, Madeira e igarapés do Camarão, São João e de outros já assoreados pelo avanço da pecuária, da sojicultura e da estação ilegal de madeira, ‘também irão olvidar esforços junto às autoridades federais do Amazonas’.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Além do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, o caso das mortes dos três ex-dirigentes da ASPROCRIA, das comunidades amazonenses do PA São Francisco, Rio Azul, Mucuim (quilômetros 5, 9, 11, 13, 17, 22, 30, 33, 42, 58, 100 e 114, na BR-319), Joana D’Arc e das divisas de Lábrea com os distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Jacy-Paraná, ‘já são do conhecimento da bancada federal e de órgãos de controle, em Brasília’.

A Operação Tamiotatá, na opinião das lideranças locais, ‘pela vez primeira em toda a história da explosão de operações integradas do território amazonense deve obter um grande sucesso, desde que as forças de segurança adentrem as porteiras das fazendas, plantações de soja, eucalipto, pinho, serrarias sob as copas das árvores (tipo tico-tico e pica-pau) e campos ostentando bois considerados piratas ao longo do território amazonense’, diz ainda o documento.

Às forças de segurança amazonenses, o documento pede ainda que ‘a Polícia Civil se muna de mandados de busca e apreensão, a fim de que todos os funcionários de fazendas e madeireiras classificados como supostos seguranças (guaxebas, pistoleiros etc) ‘tenham seus antecedentes checados a partir de sua origem dos quatro cantos do País.  

– Seria por trás dessas supostas funções que foragidos da Justiça nacional estariam escondendo suas verdadeiras identidades, se queixam as lideranças com familiares e amigos já assassinados no entorno de vários empreendimentos rurais na BR-319 e BR-364.

Com investimentos de R$ 9,5 milhões que devem manter as forças de segurança e fiscais do meio ambiente no Sul do Estado durante a Operação Tamoiotatá, ‘governo do Amazonas, segundo fontes civis e militares acantonados nas cidades de Apui e Humaitá, onde foram montadas duas bases de atuação que devem cobrir toda as regiões afetadas por queimadas e desmatamento ilegal, ‘pretende dar um grande baque nos ilegais que insistem em subtrair nosso território’.  

Inclusive, dizimando nossos povos tradicionais, entre nativos e indígenas, arremataram.

Por outro lado, o Jornalismo do NEWSRONDÔNIA – que opera no Sul do Amazonas com a tríplice divisa com o Acre e Rondônia, além das fronteiras da Amazônia boliviana, peruana, colombiana e venezuelana – obteve, nesta sexta-feira (30), parte dos boletins informativos sobre resultados reais de multas em valores que já ultrapassariam R$ 1,2 mi.

Operação Tamoiotatá apresenta primeiros baques nas queimadas e desmatamentos ilegais no sul do Amazonas - News Rondônia

Nesses primeiros dias da operação, serrarias foram multadas e interditadas por funcionarem, ilegalmente, em território amazonense. Houve prisões de pessoas, arrestos de madeiras armazenadas sem comprovação da origem, apreensões de armas e apetrechos usados em rinha (maus tratos a galos de briga em mãos de migrantes sulistas) e registros de infratores lavrados nas delegacias locais.  

Até agora, o maior número de infrações, informou a fonte deste site de veiculação de notícias, vem ocorrendo nos municípios de Município de Apuí (que faz ligação com Mato Grosso e Pará no viés da Rodovia Transamazônica), Humaitá e deve se expandir rumo ao Sul de Canutama ainda no decorrer deste final de semana.

Na cidade de Humaitá, de acordo com lideranças locais, o maior foco de queimadas e desmatamento ilegais ocorre em áreas de proteção (APP) e Unidades de Conservação (UC) ao longo da BR-319 com a estrada que liga o município à Lábrea. Inclusive, em pontos mais afastados onde estar instalado uma unidade do 12º Comando Militar da Amazônia (CMA), em áreas cobiçadas pela especulação imobiliária do entorno do Rio Ipixuna e do distrito de Realidade.

No lado deste município, ao menos 3,5 décadas as queimadas e desmatamentos com extração ilegal de madeiras (espécies nobres de alto valor no mercado asiático, europeu, norte-americano e escandinavo) ocorrem sem, no entanto, ‘ninguém ou quase ninguém parar na cadeia’, apontavam ao Ministério Público Federal (MPF), ainda, em vida, um dos três agricultores assassinados na ex-Fazenda Shaloom, no início de 2017.

Sobre o assunto, um consultor ambiental e agrário – que terá a identidade não revelada nesta reportagem por ter sido ameaçado por um cirurgião plástico e um médico geriatra com largo histórico de terras invadidas da União no Amazonas e em Porto Velho -, ‘o que importa aos ilegais é a madeira nobre que gera riqueza imediata para compra de gado e feitura de pastos relâmpagos nas terras públicas’.

Segundo a fonte, ‘uma vez sacramentada a ocupação ilegal, falsos planos de manejos esquentados e/ou não em órgãos ambientais, sem fiscalização e impunidade à vista, a floresta é posta a baixo e os nativos, ribeirinhos e assentados do PA Arara sob a responsabilidade do NCRA do Amazonas são ameaçados e assassinados’ – como ocorreu com os trabalhadores rurais Flavio Lima de Souza, Marinalva Silva de Souza e Jairo Feitoza.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar
L

A poética estetizante das águas – parte I

Segundo o geógrafo francês, Eric Dardel, o domínio das águas é inseparável do espaço verde e está do lado da vida.
L

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemitismo numa prova do vestibular envergonha o país!

O caso mereceu graves protestos da comunidade judaica e dos brasileiros decentes, que não aceitam que se tente mudar a verdade sobre a tragédia humana que se abateu sobre todo um povo.
L

Nosso café de cada dia

A partir de estudos e pesquisas, vamos explorar a verdade por trás de algumas questões frequentes: o café aumenta o risco de doenças cardíacas? E de osteoporose? Causa insônia? É viciante?
L

Minha Casa Minha Vida: DPU recomenda inclusão de moradores de áreas de risco no grupo de dispensados de pagamento

Em 2023, Ministério das Cidades passou a permitir que beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ficassem isentos das parcelas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12

Criminosos armados são flagrados em carro de aplicativo na zona leste de Porto Velho

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com várias munições.
10

Homem de 41 anos tenta abusar da sogra de 39, enquanto esposa está de resguardo na zona leste

Uma mulher de 39 anos foi vítima de uma tentativa de estupro na madrugada deste sábado (04), em uma residência no bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho. O suspeito é o genro dela, de 41 anos.
10

Traficante é preso com drogas em distribuidora de bebidas usada de fachada na zona sul

Agentes do Departamentos de Narcóticos (Denarc) prenderam Daniel de A. C., vulgo “Escobar”, flagrado com drogas. O flagrante ocorreu em ima distribuidora de bebidas na zona sul de Porto Velho neste sábado (04).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Confira 5 dicas para utilizar eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma econômica e sustentável

Produtos eficientes, fontes de energia renovável e descarte correto são algumas das recomendações da ABREE
L
OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L
Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana.
L
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana.
L
CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L