DOMINGO, 08/02/2026
Publicidade

Em destaque

PEC DA PRISÃO: em Segunda Instância continua engavetada no Congresso. Algum dia será votada?

PERGUNTINHA: Com o rio Madeira aumentando todos os dias e atingindo a cota de transbordamento, você teme a repetição da enchente histórica de 2014 ou acha que ela será muito menor?

Publicado em 

Embora as redes sociais estejam recheadas de Fake News sobre a questão da prisão em segunda instância, a maioria delas dizendo que o ex- presidente Lula pode ser preso a qualquer momento, a verdade é que o assunto continua empacado no Congresso Nacional. E ainda vai longe.  Desde novembro de 2019, o STF decidiu mudar os procedimentos até então válidos e determinou a libertação de Lula, que estava preso em Curitiba, já cumprindo pena de uma das condenações que sofreu. Iniciaria logo o cumprimento de outra. No dia 12 de julho de 2017, o juiz Sérgio Moro, condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal envolvendo um Triplex no Guarujá. Na segunda instância a pena foi aumentada para 12 anos e um mês. Em novembro de 2019, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, julgou o recurso de Lula na segunda instância e, por unanimidade, manteve a condenação no caso do sítio de Atibaia e aumentou a pena para 17 anos, um mês e 10 dias de prisão.  A decisão beneficiou centenas e centenas de réus já condenados em duas instâncias. Tramita no Congresso, um novo projeto de PEC (Proposta de Emenda Constitucional), de autoria do deputado   Alex Manente, do Cidadania de São Paulo, que pretende mudar tudo novamente e autorizar a prisão, tão logo seja exarada uma prisão em segunda instância, sem necessidade do julgamento ser feito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante todo o mandato dos ex-presidentes Rodrigo Maia, na Câmara e Davi Alcolumbre, no Senado, o assunto ficou parado. O autor da emenda entrou com requerimento, pedindo urgência para que o projeto chegue à votação, enquanto ele dormita em gavetas das comissões do Congresso.

Basicamente, na proposta andando pelos complexos caminhos do Congresso, os recursos às cortes superiores deixam de existir. Seriam substituídas por “ações revisionais”, consideradas como um ato independente. Assim, nenhuma ação criminal tramitaria além da segunda instância, o que permitiria a prisão já nessa etapa do processo para pessoas condenadas. Isso tiraria dos tribunais superiores a decisão sobre a prisão. O condenado teria o direito de recursos, claro, mas já cumprindo pena. Como se trata de mudança na Constituição, são necessários 308 votos para a aprovação. Depois disso, a PEC será encaminhada ao Senado. Somente depois de passar pelas duas casas legislativas, a nova lei seria promulgada pelo presidente do Congresso, hoje o deputado Arthur Lira. Ao contrário das leis ordinárias, não cabe sanção do Presidente da República. Desde outubro, o pedido de urgência para votação, feito pelo deputado está engavetado, junto com seu próprio projeto, que não se sabe se um dia andará…

VACINA ZERO. HÁ UMA PEQUENA CHANCE, MAS SÓ DEPOIS DO DIA 15

Nesse momento de tantas más notícias, mais uma: não havia previsão, ao menos até a noite da segunda-feira, para a chegada de mais vacinas para Rondônia. Recebemos, até agora, algo em torno de 117 mil doses, a grande maioria da Coronavac, que precisa ser aplicada mais uma vez, para fazer efeito correto. Na semana passada, recebemos o ridículo número de 5.700 doses, 4.000 delas  da Oxford. Nada mais. Nesta quinta-feira, numa reunião via internet com o secretário nacional de imunizações, Arnaldo Medeiros, os secretários estaduais de saúde receberão informações mais atualizadas. Há uma tênue esperança de que, nesse encontro, o secretário rondoniense Fernando Máximo, possa receber alguma boa nova sobre novos lotes de vacinas. Há a possibilidade de que Rondônia receba, numa próxima etapa (que pode ser a partir de 15 deste mês), um pacote de algumas dezenas de milhares de doses da vacina de Oxford. Mas, a verdade é que não há nada certo. Apenas esperança…

SÃO QUASE 670 INTERNADOS E NENHUM LEITO DE UTI LIVRE

Estamos já com 2.870 mortes. Estamos com 713 rondonienses internados, metade deles lotando em 100 por cento todos os quase 375 leitos de UTI. Cem por cento de lotação nas UTIs dos hospitais Cemetron, Samar, Hospital do Amor, Hospital de Campanha da Zona Leste, Hospital de Campanha Regina Pacis, AMI e Hospital de Base Ary Pinheiro. Perto de 80 pessoas, com gravidade da doença, estavam, nesta segunda, na fila das UTIS em Rondônia. Enquanto isso o que se vê são pessoas andando pelas ruas, muitas sem máscaras; o que se vê são aglomerações em lugares públicos, como o Espaço Alternativo e o Skate Park e, pior de tudo, uma série de festas clandestinas, algumas reunindo dezenas de pessoas, praticamente todas sem qualquer cuidado ou proteção contra o vírus. Os números continuam piorando. No Boletim 346, da Sesau, com os últimos dados do terror que estamos vivendo com esse vírus mortal, que já se dividiu em novas cepas ainda mais agressivas, dão um retrato da situação. Já tivemos 149.513 rondonienses contaminados (131.590 se recuperaram) e ainda 15.053 casos ativos. São 2.870 mortes (1.285 apenas em Porto Velho) e o sistema hospitalar completamente lotado. Enquanto isso, os que tratam a doença com total irresponsabilidade, mesmo sabendo o que ela podem causar, ao invés de diminuir, aumentam.

 GLAUCIONE FICA EM CACOAL. CONTRATO COM A ALE CANCELADO

Não está fácil a vida da ex-prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues, desde que ela se envolveu num escândalo de recebimento ilegal de dinheiro, quando ainda estava no poder. Junto com outros prefeitos e seu marido, ela chegou a ficar presa por vários dias. Servidora pública em Cacoal, ela foi cedida para o gabinete do jovem deputado Cirone Deiró, que foi seu vice, mas nada teve a ver com o caso turbulento que envolveu a agora ex-Prefeita. O caso teve repercussão negativa, principalmente para a imagem do Parlamento. Muita gente considerou que seria um prêmio a uma pessoa ligada à política, suspeita de corrupção e respondendo a processo. O presidente Alex Redano, mesmo em quarentena, por ter sido contaminado pelo coronavírus, entrou na história e não autorizou a contratação de Glaucione.  Documento que cancelou a contratação pela ALE já foi enviado à Prefeitura de Cacoal, onde, então, a ex- prefeita continua, mas apenas como servidora comum.

COMBUSTÍVEL PARA ACELERAR PREÇOS E TIRAR O NOSSO SANGUE

Nesse ritmo, vamos acabar pagando um litro de gasolina em torno de 12 ou até 15 reais até o final deste trágico 2021, quando a pandemia recrudesce em todo o país, causando morte, dor, desespero e trazendo o risco de desemprego em massa. Quando mais a doença se espalha, mais as autoridades fecham as cidades, causando graves danos à economia. Sem emprego, milhares de brasileiros não poderão pagar suas contas. Muitos não terão dinheiro para comprar alimentos, que, aliás, vão aumentar cada vez mais, porque o abusivo aumento dos derivados de petróleo é o combustível, com o perdão do trocadilho, para um aumento em série de todos os preços. Ao anunciar o quinto aumento da gasolina e do gás de cozinha, além do sexto do óleo diesel, a Petrobras continua tratando a questão como se ela fosse apenas técnica e não tivesse a enorme influência que tem na vida dos brasileiros. Não adianta os protestos do presidente da República e nem suas mudanças na bilionária estatal, que se rege pelo mercado internacional do petróleo. Dona de todo o mercado, a Petrobras continuará fazendo e desfazendo. Só a privatização e a concorrência de outras empresas, poderá beneficiar o consumidor. Até lá, vão nos tirar até a última gota de sangue.

GUERRA DE BELEZA NÃO CURA O VÍRUS E NEM CONSEGUE VACINAS

O presidente Bolsonaro está em guerra com os governadores que querem fechar cada vez mais seus Estados e suas cidades, para tentar conter o vírus. Os governadores responderam no mesmo tom, com uma carta agressiva, criticando o Presidente e até dizendo que ele está mentindo. O governo federal diz que inundou os Estados com dinheiro para o combate ao coronavírus. Os governadores, na sua carta, dizem que a União está pondo nesta conta valores constitucionais, que devem ser repassados, obrigatoriamente. Bolsonaro ataca. Seus adversários contra atacam. Nessa guerra política, cada vez mais acirrada, uns jogam a culpa nos outros. No meio disso, está o brasileiro comum, aquele que está sofrendo muito, perdendo familiares amados, filhos, esposas, maridos, pais e mães, enquanto nossas autoridades preocupam-se em trocar farpas. Estamos em 2 de março e até agora, não se tem a mínima ideia de quando teremos mais vacinas para todos os rondonienses e todos os brasileiros. Mas, se o STF deu carta branca a Estados e Municípios para gerirem suas questões da Covid e, se tem dinheiro, por que já não compraram as vacinas? E o governo federal, por que não está cumprindo sua parte nesta questão? Perguntar não ofende…

HOSPITAL NO RIO CUSTOU 82 VEZES MAIS DO QUE O DE BH

No ano passado, o governo de Minas instalou, no prédio da ExpoMinas, na Capital. Belo Horizonte, um hospital e campanha com 700 leitos. O hospital provisório seria utilizado para pacientes que não tivessem sido atingidos pela forma mais agressiva da doença ou em recuperação. Não havia UTI. Custo desse grandioso empreendimento? Cinco milhões e 300 mil reais. Isso mesmo! E ainda com 4 milhões e 500 mil desse dinheiro vindo de parcerias e não dos cofres públicos. Custo médio de cada leito: 7.571 reais. Para se fazer um comparativo, um dos hospitais de campanha do Rio de Janeiro, instalados na mesma época (embora com UTIS) teve o custo individual – ou seja, por leito – de 581 mil reais. Ou seja, 82 vezes mais do que o instalado por Zema em Belo Horizonte. Os bilhões de reais liberados pela União para o combate à doença, em todo o país, foram bem utilizados, na maioria dos casos. Contudo, em milhares de compras, a corrupção correu solta. Por isso já tivemos tantas autoridades presas e tantas outras sob suspeita, respondendo processos. O governador do Rio, Wilson Witzel, perdeu o cargo pelas denúncias de ter se envolvido em irregularidades. Dezenas de outras autoridades estão respondendo a inquéritos. Sabemos apenas da ponta do iceberg. O que a sociedade exige é que toda a roubalheira seja investigada, descoberta, os envolvidos presos e que devolvam o que roubaram. Não é possível que alguns desses criminosos, que roubaram dinheiro que poderia ter salvo muitas vezes, saiam ilesos e sem punição.  

PERGUNTINHA

Com o rio Madeira aumentando todos os dias e atingindo a cota de transbordamento, você teme a repetição da enchente histórica de 2014 ou acha que ela será muito menor?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Após pedido do MPRO, Justiça decreta prisão preventiva do suspeito da morte de professora universitária

A justiça acolheu o pedido e converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva
L

Quando ensinar vira risco: a morte de uma professora em Porto Velho

Tragédia expõe a banalização da violência, o oportunismo político e a pressão cotidiana sobre professores, em um cenário onde discursos inflamados ajudam a normalizar o ódio e a insegurança nas escolas.
L

Políticas públicas em Porto Velho ganham reforço com parceria entre Prefeitura e Ministério do Trabalho

Semagric discute implantação de conselhos municipais e estratégias para garantir acesso a recursos federais para políticas públicas e economia solidária
L

Semtran organiza trânsito e fiscaliza estacionamento no percurso do Carnaval 2026

Secretaria Municipal de Trânsito realiza remoção de veículos em Porto Velho para garantir segurança e fluidez durante os desfiles do Carnaval 2026
L

Proteção às mulheres no Carnaval terá unidade móvel estratégica em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho lança “Van do Acolhimento” para garantir proteção às mulheres e combate à importunação sexual durante os desfiles dos blocos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L
Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Funn Land transforma Porto Velho em polo de lazer gratuito para famílias

Parque temático temporário reúne atrações inspiradas em grandes parques do mundo, oferece entretenimento gratuito e reforça a importância de acesso organizado ao público.
L

Morte de professora dentro da Faculdade FIMCA reacende debate sobre segurança e assédio no ambiente acadêmico

Caso investigado pela polícia gera comoção, expõe fragilidades na segurança dos campi e levanta denúncias de assédio moral contra docentes dentro da instituição.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L
STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Coronel Crisóstomo recebe prefeitos de Rondônia para discutir projetos em Brasília

Deputado federal reforça compromisso com o desenvolvimento de Rondônia ao atender gestores municipais na Câmara Federal
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeitos de ataque na Mamoré são detidos após perseguição

Suspeitos de ataques a tiros contra provedora de internet são presos

Dupla foi presa após perseguição no bairro Lagoa
10
Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Tráfico de drogas no Orgulho do Madeira resulta em apreensão de adolescente

Os policiais localizaram 12 invólucros de maconha no bolso do adolescente.
10
Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

Operação integrada apreende mais de 5 kg de pasta base de cocaína

A equipe recebeu informações sobre um motociclista em uma Yamaha Lander preta que transportava drogas por uma estrada vicinal.
10
Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Acadêmico afirma que planejou ataque após ver foto de professora com ex-marido

Crime ocorreu dentro de sala de aula em faculdade de Porto Velho e é investigado como feminicídio; suspeito relatou relação amorosa e premeditação do ataque.
18
Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Vítima foi atacada pelo padrasto após discussão que começou em um estabelecimento e terminou em uma residência no bairro Boa Esperança.
16
Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Rio Madeira; condutores foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à UPA com ferimentos leves.
12
Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Suspeito de 32 anos, já detido no ano passado, foi flagrado pela Polícia Militar com maconha, cocaína, dinheiro e materiais usados no comércio de entorpecentes.
10
Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Chamas destruíram o andar superior de um imóvel desativado no bairro Jardim Primavera; não havia pessoas no local e as causas do fogo ainda serão investigadas.
14
Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Veículos transportavam resíduo de soja para produtor rural, e chefe de gabinete afirma que ação faz parte de programa legal de apoio à agricultura familiar.
10
Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Teste do bafômetro indicou índice de álcool três vezes acima do permitido, e condutor de 59 anos recebeu voz de prisão após atendimento médico no Hospital Regional.
12
ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade
L
Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Investigações indicam que agressões contra mulher boliviana podem ter sido motivadas por conflito pessoal envolvendo relacionamento após separação, segundo apuração policial
16
Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil identificou dois homens ligados ao Comando Vermelho e retirou armamento e entorpecentes de circulação no município.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.