TERÇA-FEIRA, 30/12/2025

Em destaque

Chacareiros estão na mira de vereador e deputado por projetos e insumos agrícolas; tudo começa neste sábado 27

Os chacareiros, por mais de duas décadas e meia, se sentiram esquecidos pelo poder público que, ‘em nenhum momento ouviram, plenamente, nossos reclamos’, diz a líder chacareira.

Publicado em 

Porto Velho, Rondônia – Como parte de fortalecimento e desenvolvimento de suas ações para o biênio 2021-22, a Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), recepcionará neste sábado (27), pela manhã, caravana liderada pelo Vereador Paulo Tico e do deputado estadual Jair Montes, ambos do AVANTE.

Os emissários, capitaneados pelo Vereador, segundo a presidente da entidade de caráter rural, acreditada no Cinturão Verde do Setor Chacareiro no Jardim Santana, Gabriela Camargo, nesse dia, ‘celebraremos parceria com ambos os parlamentares e a ação objetiva, ainda, produzir diagnóstico das potencialidades da região’.  

Os chacareiros, por mais de duas décadas e meia, se sentiram esquecidos pelo poder público que, ‘em nenhum momento ouviram, plenamente, nossos reclamos’, diz a líder chacareira. Ela disse ainda que os dois parlamentares, sinalizem poderem contribuir para, de uma vez por todas, ‘repercutam nossas demandas no seio de quem decide no Estado, Município e no Governo Federal’.  

A comitiva, além de visitar a sede da AAPIHGU, vai promover uma verdadeira via crucis por todos os recantos do Setor Chacareiro (vicinais etc) devendo percorrer todos os pontos críticos do quadrilátero dos pólos de plantio, produção e se informar do programa sustentável ligado às atividades sociais, econômicas, agrárias e ambientais. Além de averiguar a atuação de imobiliárias que avançam na tentativa de ‘usurpar terras da União’, declarou experiente produtor rural.  

Paulo Tico e assessores, de acordo com a presidente da entidade, ‘serão instados a assegurar solução ampliada à falta de incentivo à produção, calcário, mudas, sementes, aquisição de maquinários (lâmina de trator, tratorico, carrocinhas, caminhão e madeira à construção de um barracão que irá concentrar a armazenagem e venda de produtos no próprio Setor Chacareiro).  

O Setor Chacareiro ‘não são só hortaliças, criação de animais domésticos e reclamatórios contra a suposta insensibilidade do poder públicos nas três esferas de Governo’, o desabafo do Conselheiro Sirlei Nobre dos Santos. Segundo ele, ‘com estrutura própria, ‘destaca-se a chácara do César das Flores, de Araras, produção de mel, galos gigantes, pescado, tubérculos e o empreendimento de associada Núbia Lafayete’ – uma das bem sucedidas.  

DURA REALIDADE – O Setor Chacareiro, acrescido da extensão territorial de espaços cultivados e habitados ao longo da Estrada dos Periquitos, de acordo com dados colhidos por entidades de defesa de políticas sociais, congregaria, atualmente, mais de 3,5 pessoas – a parte maior é de pequenos proprietários que ocupam, mansa e pacificamente, terras da União.  

Afora esse perfil, que circunda toda a política de habitação e existência de sitiantes e chacareiros que tiram seus alimentos das duas terras sob a responsabilidade da União, os chacareiros apresentam-se, ainda, na condição de candidatos a empreender no meio do agronegócio rural.  

A presidente Gabriela Camargo se diz eufórica com a chegada ao Setor Chacareiro, neste sábado (27), da caravana liderada pelo Vereador Paulo Tico e colaboradores do deputado estadual, Jair Montes (AVANTE). Segundo ela, ‘trata-se de uma prévia da participação, com direito a inteiro teor de conhecimento, do deputado Jair na reunião do dia 14 de março na sede da nossa entidade’.  

Diante desse quadro, todo o levantamento elaborado pelo Vereador Paulo Tico, certamente, ‘irá ser informado ao parlamentar, hoje, no cargo de Secretário Geral da Assembleia Legislativa do Estado, presidida pelo colega Alex Redano’. Ambos, em recente encontro, garantiram apoio ao atendimento das demandas junto ao Governador e ao Prefeito, Hildon Chaves, ara que revejam suas políticas de atenção ao Setor Chacareiro.  

Paulo Tico e os deputados Jair Montes e Alex Redano, também, serão certificados da luta jurídica da AAPIHGU que tenta, na Justiça Federal, reverter à ação de conhecidos ‘grileiros travestidos de imobiliárias e agenciadores’, que segundo a opinião geral de chacareiros, ‘insistem em induzir o Judiciário a erros ‘grassantes’ (?) na luta pela posse de terras que só pertencem à União’. 

PROJETOS PARALELOS – Intencionam ainda os chacareiros com a visita in loco de Paulo Tico e de assessores de Jair Montes, a instarem a Câmara e Assembleia Legislativa, como parte da sua política de fortalecimento e desenvolvimento, obter avanços práticos no Setor Chacareiro, com ajuda de agrônomos e extensionistas a partir desse trimestre.  

Além de celeridade na produção de hortaliças, tubérculos (mandioca, macaxeira, inhame, beterraba e outros), aumento da criação de animais (galinhas, patos, codorna, bode, cabras, ganso e frutíferas), a busca de incentivo à pesca, a presidente da AAPIHGU acredita, contudo, ‘Semagric, Emater e Seagri, se houver maior pressão, devam auxiliar com potência máxima cuja iniciativa seria no viés parceria celebrada com os chacareiros’.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L

Acre decreta situação de emergência em cinco municípios afetados por inundações

Com acumulado de chuvas muito acima da média e alerta de novos temporais, decreto amplia apoio estadual e federal, priorizando assistência às famílias atingidas e áreas ribeirinhas.
L

Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechamento de mil agências

Plano de reestruturação busca reduzir déficits da estatal e economizar bilhões até 2028.
L

Anac intensifica fiscalização em aeroportos de maior fluxo em 15 estados

Operação Fim de Ano reforça direitos dos passageiros durante a alta temporada de viagens aéreas.
L

Taxa de desemprego cai a 5,2%, menor nível desde 2012

Desemprego recua no trimestre até novembro, com recorde de ocupação no país.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho Shopping arrecada alimentos para Natal Sem Fome

Porto Velho Shopping arrecada alimentos para Natal Sem Fome

Campanha segue até 31 de dezembro incentivando doações de alimentos.
L
Horóscopo de Segunda-Feira, 29/12/2025: organização emocional e foco no encerramento do ano

Horóscopo de Terça-Feira, 30/12/2025: reflexões finais e decisões para a virada

O horóscopo de 30 de dezembro de 2025 indica um dia marcado por avaliações profundas, conversas necessárias e escolhas conscientes às vésperas do encerramento do ano
L

Governador Marcos Rocha declara luto oficial após morte de Valdivino Crispim

Governo de Rondônia decreta luto oficial de três dias pela morte do conselheiro do TCE-RO, Valdivino Crispim, em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.
L

Enchente fora de época atinge 12 mil pessoas em Rio Branco: 130 famílias estão desabrigadas

A cheia histórica do Rio Acre ultrapassa 15 metros em Rio Branco, desalojando famílias, inundando comunidades ribeirinhas e mobilizando Defesa Civil, Exército e prefeitura em ações emergenciais de apoio e abrigo.
L
Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

Inflação do aluguel fecha 2025 com queda de 1,05%

IGP-M registra baixa e indica menor pressão de custos para 2026.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR arquiva pedido contra Moraes por falta de indícios

PGR arquiva pedido contra Moraes por falta de indícios

Reestruturação jurídica sem ilicitude conforme decisão da Procuradoria-Geral da República.
L
EUA e Ucrânia avançam para acordo de paz histórico

EUA e Ucrânia avançam para acordo de paz histórico

Acordo de paz ganha força após reunião; acordo de paz é palavra-chave.
L
OEA vê instituições fortes e nega censura no Brasil

OEA vê instituições fortes e nega censura no Brasil

Instituições democráticas são destacadas pela OEA.
L
Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Governo federal destaca avanços sociais e econômicos em Rondônia

Políticas e programas do Governo do Brasil beneficiaram milhares de rondonienses em 2025.
L
Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Termina cirurgia de Bolsonaro para bloquear nervo do diafragma

Ex-presidente passa por procedimento para conter crises de soluços em Brasília.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

DHPP prende irmãos por morte de padrasto em Porto Velho

DHPP prende irmãos por morte de padrasto em Porto Velho

DHPP prende irmãos acusados do crime em Porto Velho.
14
PC-RO alinha Atividade Delegada com prefeitura da capital

PC-RO alinha Atividade Delegada com prefeitura da capital

Atividade Delegada é foco de reunião entre Polícia Civil e Executivo.
10
PF e PM prendem suspeito de tráfico em Guajará-Mirim

PF e PM prendem suspeito de tráfico em Guajará-Mirim

Tráfico de drogas motiva flagrante durante operação integrada.
14
Polícia prende traficante e estoura boca de fumo em Porto Velho

Polícia prende traficante e estoura boca de fumo em Porto Velho

Equipe do 5º BPM deteve “LK do CV” com drogas e materiais para tráfico.
16
Motoboy é preso com 3 kg de cocaína na zona Sul

Motoboy é preso com 3 kg de cocaína na zona Sul

Ação do Denarc interceptou a entrega de entorpecentes no bairro Eletronorte durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carta de Convocação AGE: X-MAR S/A

Data 05 de janeiro de 2026
L
Plano dos Correios prevê demissões e fechamento de 1 mil agências

Plano dos Correios prevê demissões e fechamento de 1 mil agências

Reestruturação dos Correios inclui empréstimo bilionário e PDV para até 15 mil funcionários.
L
EUA adiam tarifas contra chips chineses para 2027

EUA adiam tarifas contra chips chineses para 2027

Chips chineses seguem isentos até junho de 2027, decide governo Trump.
L
Episódio de Stranger Things 5 é o pior da série

Episódio de Stranger Things 5 é o pior da série

Stranger Things 5 enfrenta queda de avaliação no penúltimo capítulo.
L
Sebrae Rondônia fortalece empreendedorismo feminino em 2025

Sebrae Rondônia fortalece empreendedorismo feminino em 2025

Iniciativas valorizam protagonismo e inclusão das mulheres empreendedoras.
L
A Era das Mentiras: Como Boatos.org e as Redes Sociais Degradam a Verdade

A Era das Mentiras: Como Boatos.org e as Redes Sociais Degradam a Verdade

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Mercado reduz previsão de inflação para 4,32% em 2025

Mercado reduz previsão de inflação para 4,32% em 2025

Inflação deve ficar dentro da meta e dólar é previsto a R$ 5,44.
L
Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians domina temporada do futebol feminino em 2025

Corinthians é destaque; corinthians é palavra-chave.
L
São Silvestre chega à centésima edição com recorde histórico

São Silvestre chega à centésima edição com recorde histórico

São Silvestre marca centenário com mais de 50 mil inscritos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.