TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

Nada mudou, a não ser o vírus. Continuamos divididos, enquanto amontoamos corpos nos cemitérios

Tanto governo quanto a oposição se digladiam em furiosos confrontos, enquanto os corpos dos brasileiros mortos vão sendo amontoados em cemitérios superlotados.

Publicado em 

Quando o dedo da História apontar para os maus brasileiros que estão priorizando seus interesses pessoais, suas ideias e suas ideologias, em detrimento da salvação de milhões de vidas, será tarde demais para que eles sejam julgados pelos erros que cometeram. Tanto governo quanto a oposição se digladiam em furiosos confrontos, enquanto os corpos dos brasileiros mortos vão sendo amontoados em cemitérios superlotados. Nesse grupo que tem o poder de mando (infelizmente, muito mais de desmandos), não se aprendeu nenhuma lição durante a pandemia. Como por exemplo, a necessidade de união de forças, de todas as forças, não importam quem sejam e o que defendam, para que possamos superar essa tragédia. Depois dela, que voltem à sua pequeneza e vivam de confrontos e brigas. Mas, agora, a hora é de guerrear contra o inimigo comum. Estamos perdendo milhares de brasileiros, caminhamos célere para os 300 mil mortos e o que se vê é um festival de irresponsabilidades, de guerra de egos, de incompetência absurda. Vacinamos cerca de 2,8 por cento dos brasileiros, enquanto já deveríamos estar muito melhores neste quesito. Não se sabe exatamente quanto teremos mais vacinas, porque as promessas não são cumpridas. E não se sabe quantas doses estarão disponíveis. Somos um país dividido, em guerra permanente, porque não estamos acostumados a conviver com a democracia. Se um governo que não é o que concordamos se elege, temos que derrubá-lo, seja como for, porque isso é mais importante do que combater o vírus, buscar mais vacinas, salvar o povo abandonado. Se nem uma tragédia como a pandemia pode nos unir, nada mais pode fazê-lo. Vamos acabar entrando num confronto mesmo, num conflito civil, que, parece, é o que muita gente sonha e gostaria de ver acontecer.

De um lado, um governo que se perdeu em relação à corrida das vacinas e que agora corre atrás para tentar ao menos amenizar os enormes erros de previsão cometidos. De outro, uma minoria barulhenta, que está pouco se importando com qualquer coisa que não seja derrubar um governo legitimamente eleito. Com aliados fortes, inclusive no Ministério Público, no Judiciário e no próprio PSTF (o mais poderoso partido do país, com onze membros que têm superpoderes, acima da Constituição), essa minoria só pensa em  si mesma. Embora já haja centenas de provas de que o tratamento precoce da doença ajuda a diminuir seus efeitos, os opositores ao governo só aceitam os argumentos de quem diz que não há, cientificamente comprovado, um tratamento para a Covid 19. Esse é apenas um exemplo – talvez o principal, de que o que mais importa são as opiniões e não a busca pela vida, pela sobrevivência, pela salvação de milhões de brasileiros. Tudo está politizado, rachando o país. Enquanto isso, nós vamos empilhando cadáveres dos nossos amados familiares e amigos. Lamentável!

MINISTÉRIO QUER LIBERAR POUCAS VACINAS PARA EMPRESÁRIOS

Entrou água no chope. Ou nas vacinas. Isso mesmo! O governo brasileiro teria mudado o critério para autorizar compra de doses por empresas, limitando a cota adquirida pela iniciativa privada a apenas os funcionários de cada uma das organizações que as adquirirem. Nem doses para os familiares dos compradores seriam liberadas. Um exemplo prático: determinada empresa compra 5 mil doses de vacina, mas ela só tem 500 funcionários. Ela receberia, deste total, apenas mil vacinas, para as duas doses aos seus trabalhadores. Todo o demais lote ficaria com o governo. Na proposta anterior, metade das compras seriam para o comprador e metade doadas ao governo, para o pacote nacional de imunização. O Grupo Pensar Rondônia, liderado por empresários como César Cassol e Chico Holanda, já tinham conseguido mobilizar dezenas de empresas para compra de vacinas. Num primeiro lote, pelo menos 85 mil doses seriam encomendas. As empresas ficariam com a metade, cerca de 42.500, para vacinar cerca de 21 mil pessoas. O valor estimado do investimento, em reais, seria na faixa de 7 milhões e 480 mil reais. Nessa nova forma, poderá não haver interesse do empresariado em participar deste projeto.

GOVERNADOR VAI TENTAR REVERTER SITUAÇÃO COM PAZUELLO

Para tentar encontrar uma solução para esse imbróglio, o governador Marcos Rocha vai a Brasília, provavelmente ainda nesta quarta. Ele foi procurado por lideranças empresariais, para que converse com o Ministério da Saúde e busque manter o que estava combinado anteriormente. Rocha terá várias audiências na Capital Federal, incluindo uma delas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que tem se mostrado grande parceiro de Rondônia, mas tentará também uma conversa com o ministro Eduardo Pazuello, para que a cota liberada, na compra pela iniciativa privada, seja aquela que havia sido acordada anteriormente. Enquanto isso, empresas que haviam formado verdadeiros consórcios para juntar dinheiro para a compra das vacinas, já está recuando. Não consideram que seja correta elas bancarem praticamente 80 por cento dos custos, para receberem, em muitos casos, menos de 20 por cento dos imunizantes, As negociações com os laboratórios já estão avançadas e entravam na fase final das negociações, porque as vacinas começariam a ser enviadas já em meados de março. Agora, não se sabe o que poderá acontecer com essa iniciativa, caso o governo não voltar atrás nos seus novos critérios. 

CONTAS REJEITADAS DE HILDON: DEFESA RECORRE DA DECISÃO

Notícia quente da política surgiu essa semana, com a decisão do juiz Johnny Gustavo Clemes, da 20ª Zona Eleitoral, que rejeitou as contas de campanha do prefeito reeleito Hildon Chaves, numa decisão de primeira instância. O magistrado tomou sua decisão num contexto inédito: considerou que pagamentos feitos pela coligação de Hildon, na busca da reeleição, foram acima dos preços de mercado. O juiz Johnny Clemes também não acatou tese da defesa, de que os profissionais contratados o foram por suas qualificações e que não há como regular preços neste contexto. O advogado Bruno Valverde, responsável pela defesa de Hildon neste processo (ele nada tem a ver com a administração municipal, pois atua apenas no caso envolvendo a coligação e a campanha do Prefeito), disse que há ainda vários recursos e que tem certeza de que a Justiça irá acatar os argumentos da defesa. Especialista em legislação eleitoral, já que foi juiz do TRE, o advogado Juacy Loura Júnior também concorda de que não há qualquer risco de que o processo possa causar danos maiores à candidatura do prefeito reeleito. O caso vai andar ainda na Justiça Eleitoral.

MÉDICA FAMOSA EXPLICA O TRATAMENTO PRECOCE DA DOENÇA

Ainda repercute uma entrevista antológica, concedida pela dra. Raíssa Soares, secretária de saúde de Porto Seguro, na Bahia e figura nacional na guerra contra o coronavírus, depois que ela enviou mensagem de pedido de socorro ao presidente Bolsonaro e foi atendida em menos de 48 horas A médica pedia ao presidente kits de medicamentos para tratamento precoce da doença, em sua cidade, quando ainda não era secretária e foi atendida, depois que a mensagem bombou nas redes sociais. Ela participou do programa Papo de Redação, com os Dinossauros, na SICTV/Record, no último sábado. A médica criou um sistema do que é chamado de abordagem preventiva, com os medicamentos já conhecidos (hidroxicloroquina, Ivermectina, azitromicina, zinco, Vitamina D e outros), além de constante acompanhamento do paciente. Os resultados, segundo ela, foram excelentes. A secretária de Porto Seguro deu um show de informações, explicando cada passo desde a profilaxia até a prevenção, garantindo que o número de hospitalizações é extremamente baixo. Afirmou que foram para a UTI, por exemplo, apenas os doentes que não fizeram o tratamento precoce da doença. Raíssa Soares explicou passo a passo como prevenir e combater a doença. A extraordinária audiência do programa destacou ainda o Dinossauro Beni Andrade, a quem ela homenageou com a criação da expressão "abordagem preventiva"! A entrevista está no link https://www.youtube.com/watch?v=7LN3PFUAiRk&ab_channel=CanalSICTV.

SÃO 33 MILHÕES DE REAIS PARA UM CARNAVAL FANTASMA

Parecia uma Fake News, por inacreditável. Infelizmente, a notícia é verdadeira e foi replicada por grandes sites, como os do G1, ligado a Globo e do R7, da Record. Em plena tragédia da pandemia, em pleno fechamento das atividades comerciais na sua cidade, o prefeito Bruno Covas decidiu distribuir, do dinheiro público, nada menos do que 33 milhões de reais para (pasmem!), escolas de samba, blocos e cordões carnavalescos de São Paulo. Verba jogada no lixo para um carnaval fantasma, já que todas as atividades carnavalescas deste ano foram proibidas, por causa dos grandes riscos do coronavírus. Desde o final do ano passado, já se sabia que não haveria carnaval na maior cidade do Brasil. Mesmo assim, numa decisão que é considerada quase um deboche, a Prefeitura distribuiu essa vultosa soma, que, no mínimo, poderia ser utilizada no combate à doença. Para se fazer uma comparação simples, com 33 milhões, o paulistano poderia receber três hospitais fixos de campanha, como os comprados pelo Governo de Rondônia, com mais de 70 leitos comuns e outros 30 de UTI. O sistema paulistano de saúde também está prestes a entrar em colapso. É assim o nosso Brasil!

PANDEMIA: GRUPO EMITE NOTA ÓBVIA DA VOLTA ÀS AULAS

É tipo de manifestação placebo. Nota do Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação em Rondônia, Gaepe, emitiu nota técnica, defendendo a volta das aulas presenciais. Até aí seria uma grande novidade, já que esse tipo de retorno está sob intenso debate, há longos meses. O problema é da complementação da nota, no grupo que é composto por representantes  e entidades como o Ministério Público estadual, o Ministério Público de Contas (?), o Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça. A exigência para o retorno presencial: "deve haver prioridade e urgência na reabertura das escolas, ainda que em sistema híbrido, desde que exista manifestação favorável das autoridades sanitárias e que sejam implementados todos os protocolos destinados a garantir a segurança sanitária no âmbito dos estabelecimentos escolares". Qual a novidade? Até aqui nenhuma, porque é óbvio ululante que as aulas só voltam com o OK das autoridades sanitárias e com todos os cuidados. Depreende-se então que a nota do Gaepe teve apenas uma função importante: a de dizer que a vacinação ou não dos professores não deve influir na decisão da volta das aulas presenciais, mas, ao mesmo tempo, que a imunização deles é importante. Placebo!

O ACRE EMBAIXO D´ÁGUA ESTÁ PEDINDO SOCORRO

Milhares de desabrigadas. Cidades com até 80 por cento de suas casas tomadas pelas águas. Some-se a isso o crescimento da pandemia e um surto de dengue e se terá o quadro desesperador que vive nosso vizinho, o estado do Acre, nesses dias nebulosos de fevereiro de 21. Uma grande frente nacional de solidariedade se mobiliza para ajudar os acreanos, enquanto pelo menos 10 cidades são atingidas em cheio e praticamente todos os rios do Estado tenham saído de seus leitos. O governo decretou estado de calamidade pública, porque o Estado já tem 130 mil pessoas desabrigadas. Com uma população que se aproxima das 850 mil pessoas, esse número representa 15 por cento do total da população. Em Rondônia, os rios também sobem. Em Porto Velho, o rio Madeira já chegou a mais 17 metros, uma cota perigosa. Há também perigo de enchente, principalmente para os ribeirinhos, embora não exista risco, ao menos nesse momento, de uma enchente parecida com a 2014. O prefeito Hildon Chaves decretou estado de alerta. Também, até agora, não há risco de interrupção no tráfego da BR 364, de Porto Velho ao Acre.

PERGUNTINHA

Você, que é idoso, com mais de 60 anos e que ainda não tem a mínima ideia de quando será vacinado, acha que sua salvação chegará a tempo ou já perdeu a esperança?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Senatran publica novas regras para exames práticos da CNH

Senatran publica novas regras para exames práticos da CNH

O Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular estabelece diretrizes nacionais para tornar as provas mais realistas e acaba com a reprovação automática em manobras.
L
Lula oficializa apoio a Michelle Bachelet para a chefia da ONU

Lula oficializa apoio a Michelle Bachelet para a chefia da ONU

O presidente afirmou que, após oito décadas, a organização deve ser liderada por uma mulher, em candidatura conjunta apresentada por Brasil, Chile e México.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de terça-feira (03/02): diálogo e organização orientam o dia

Previsões para terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, indicam foco na comunicação, ajustes na rotina e decisões práticas
L
Prefeitura suspende cobrança de estacionamento na rodoviária de Porto Velho

Prefeitura suspende cobrança de estacionamento na rodoviária de Porto Velho

Taxa anunciada pela concessionária foi suspensa por falta de transparência e ausência de estudos técnicos apresentados à Prefeitura
L
Relação entre tutor e pet vai além de comandos

Relação entre tutor e pet vai além de comandos

Postura, rotina e previsibilidade influenciam diretamente o comportamento animal
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Domingos Rodrigues de Sousa

Domingos Rodrigues de Sousa deixa familiares e amigos enlutados, com uma trajetória marcada pela simplicidade, honestidade e carinho, construída ao longo de sua vida em Porto Velho.
L

Agenda News Folia 2026: Bloco das Kaxorras promete irreverência e diversidade no Carnaval

Homens podem se vestir de mulheres, mulheres podem virar super-heróis, personagens, figuras inusitadas ou qualquer criação que a imaginação permitir.
L
Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

Moraes homologa acordo para militares evitarem prisão

O ministro Alexandre de Moraes validou o pacto de não persecução penal para dois integrantes das Forças Especiais envolvidos em tramas golpistas após condenações brandas.
L
Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

Banco Central inicia novas regras de segurança para o Pix

As medidas que entram em vigor nesta segunda-feira permitem o rastreamento do dinheiro em contas intermediárias e agilizam a devolução de valores em casos de fraude.
L

Primeiro clipe híbrido de Carnaval de Rondônia apresenta “Eu Sou o Lobo Mau”

Produção inédita no estado une gravações reais e Inteligência Artificial, levando a identidade cultural do Norte para o centro da inovação audiovisual brasileira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

“Brasil é maior que golpistas”, afirma Lula no Supremo

“Brasil é maior que golpistas”, afirma Lula no Supremo

Na abertura do Ano Judiciário, o presidente exaltou a força das instituições após as condenações da trama golpista e alertou para os riscos das fake news em 2026.
L
Justiça condena Pablo Marçal por divulgar laudo falso contra Boulos

Justiça condena Pablo Marçal por divulgar laudo falso contra Boulos

O influenciador deverá pagar R$ 100 mil em indenização por danos morais após associar o atual ministro ao uso de drogas com documentos forjados durante a eleição de 2024.
L
Alcolumbre defende paz e independência do Congresso Nacional

Alcolumbre defende paz e independência do Congresso Nacional

O presidente do Legislativo abriu o ano de 2026 pregando o diálogo institucional, mas reafirmou que a busca pelo consenso não significa abrir mão das prerrogativas parlamentares.
L
Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

Lula destaca recordes econômicos em mensagem ao Congresso

O presidente afirmou que o país superou previsões negativas, alcançando a menor taxa de desemprego da história e retirando o Brasil do Mapa da Fome pela segunda vez.
L
Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

Fachin defende harmonia entre Poderes em discurso no Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal participou da abertura do ano Legislativo e destacou que o Judiciário priorizará julgamentos de feminicídio e questões raciais em 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idosa fica gravemente ferida após atropelamento na avenida Raimundo Cantuária

Idosa fica gravemente ferida após atropelamento na avenida Raimundo Cantuária

Vítima atravessava a via quando foi atingida por um carro
14
Polícia estoura “Boca do Olhão” e prende dupla com drogas na zona leste

Polícia estoura “Boca do Olhão” e prende dupla com drogas na zona leste

Ação do 5º Batalhão da PM ocorreu no bairro Socialista e resultou na apreensão de maconha, haxixe e material usado no tráfico
10
Equipe do sgt Machado prende homem armado na zona leste

Equipe do sgt Machado prende homem armado na zona leste

Suspeito foi detido no bairro Rosalina de Carvalho com arma caseira, munições e entorpecentes
10
PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

PRF apreende quase 25 kg de skunk com motoristas em Vilhena

A droga era transportada em um veículo de aplicativo na BR-364; dois condutores acabaram presos em flagrante por tráfico e associação ao tráfico durante a madrugada.
10
Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Brasileiro é assassinado a tiros na Bolívia um dia após chegar ao país

Fernando Vieira de Santana, de 34 anos, foi encontrado com sinais de execução em Santa Cruz, fronteira com Rondônia; autoridades bolivianas investigam o caso.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

O atacante brasileiro ficará fora dos gramados por cerca de uma semana devido a uma sobrecarga na perna direita, desfalcando a equipe nas quartas de final da Copa do Rei.
L
Mercado reduz projeção da inflação para 3,99% em 2026

Mercado reduz projeção da inflação para 3,99% em 2026

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central mostra a quarta queda consecutiva na estimativa do IPCA, mantendo o índice dentro da meta oficial.
L
Reino Unido alerta para risco de pancreatite com emagrecedores

Reino Unido alerta para risco de pancreatite com emagrecedores

A agência reguladora MHRA reforçou a necessidade de atenção aos sintomas de inflamação no pâncreas em pacientes que utilizam medicamentos como Ozempic e Wegovy.
L
Drone agrícola: tecnologia, limites e o alerta que o agro precisa ouvir

Drone agrícola: tecnologia, limites e o alerta que o agro precisa ouvir

Caso no Pará reacende debate sobre uso seguro de drones agrícolas e coloca o DJI Agras T100 no centro da discussão
L

Alerta laranja para chuvas intensas segue até 4 de fevereiro em Porto Velho

INMET aponta risco de alagamentos, ventos fortes e transtornos urbanos na capital até terça-feira
L
Carreta de oftalmologia reduz fila de mais de mil pacientes em Porto Velho

Carreta de oftalmologia reduz fila de mais de mil pacientes em Porto Velho

Unidade móvel do programa “Agora Tem Especialistas” amplia consultas e cirurgias de catarata pelo SUS na capital
L
iFood pode perder liderança no Brasil: especialista alerta

iFood pode perder liderança no Brasil: especialista alerta

ecialista chinês aponta que a chegada da Keeta e o retorno da 99Food devem alterar o mercado de delivery no Brasil, pressionando o iFood a se adaptar.
L
Novas regras de segurança do PIX: devolução de golpes será mais ágil

Novas regras de segurança do PIX: devolução de golpes será mais ágil

A partir desta segunda, bancos devem rastrear transações via PIX com precisão, permitindo recuperar valores desviados e aumentar a prevenção de fraudes.
L
Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Jaru inicia construção de rotatória e amplia sinalização de trânsito

Obras no cruzamento das avenidas Padre Adolpho Rohl e Florianópolis integram projeto de modernização que contempla todos os setores da cidade e o distrito de Tarilândia
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.