QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Sem leitos, cidades de Minas enfrentam explosão de casos de Covid-19

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba entram no limite do sistema de saúde; Estado investiga nova variante do coronavírus

Publicado em 

A alta de casos de coronavírus e a falta de leitos no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro assustam cidades e mobilizam autoridades. Em Coromandel, a prefeitura precisou implantar barreiras sanitárias e toque de recolher para conter o avanço da doença. Enquanto isso, Uberlândia registrou a maior quantidade de mortes por COVID-19 em apenas um dia.

A situação é tão grave que fez o Governo do Estado enviar uma força-tarefa a essas cidades nesta terça-feira (16/02), com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde, Hospital Eduardo de Menezes, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Também sem leitos de COVID-19, Patrocínio fechou o comércio e vetou a venda de bebidas alcoólicas. Em Uberaba, nova variante do vírus foi detectada.

Em Monte Carmelo, onde faltam cilindros de oxigênio, o prefeito Paulo Rocha (PSD) disse, em entrevista ao Estado de Minas, que pessoas que foram a cidades próximas podem ter carregado a COVID-19 e pressionado o sistema de saúde.

Estado de calamidade pública

O decreto publicado pela Prefeitura de Coromandel que impõe o estado de calamidade pública começou a valer nesta terça-feira (16/02). Entre as medidas, a prefeitura anunciou a proibição da circulação de pessoas na cidade após as 20h.

Também devem ser instaladas oito barreiras sanitárias com a finalidade de orientar e fiscalizar a população sobre as medidas de prevenção e contenção ao COVID-19. Ninguém poderá entrar ou sair do município a não ser por motivo justificado. A restrição é válida até 23 de fevereiro.

A cidade soma 1.063 casos positivos para a infecção que já matou 24 pessoas por lá. A Secretaria de Saúde de Coromandel ainda investiga se nove mortes foram causadas pelo novo coronavírus.

De acordo com a prefeitura, não são disponibilizados leitos de UTI e respiradores nas cidades da região suficientes para atendimento à demanda atual de pacientes. Todos os 26 leitos de enfermaria e 7 de UTI estão ocupados.

Durante a visita das autoridades nesta terça-feira (16/02), o secretário de Saúde de Minas Gerais, o médico Carlos Eduardo Amaral, esteve na Santa Casa de Misericórdia local. “O nosso objetivo é ajudar no que for preciso, tanto na organização da regulação, do fluxo de pacientes, quanto na estruturação da assistência”, explicou o secretário.

Recorde de mortes

Logo depois, a equipe também foi a Uberlândia, sede da macrorregião Triângulo Norte, “para avaliar as medidas necessárias de isolamento social, ampliação da capacidade assistencial do número de leitos, e o que se fizer necessário”, observa Amaral. No município, o secretário de Estado de Saúde visitou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Na segunda-feira (15/02), Uberlândia registrou recorde de mortes por COVID-19 em 24 horas. Foram 14 vidas perdidas pela doença e mesmo diante desse cenário, a ocupação de leitos de UTI no município e em toda a Região do Triângulo Mineiro é alta, sempre beirando 100%.

Com o pico de mortes em apenas um dia, a cidade chegou a 897 óbitos em decorrência do coronavírus. Antes disso, o pior dia havia sido em 1ª de setembro de 2019, quando foram confirmadas 11 mortes pela doença.

Ontem, a Câmara Municipal de Uberlândia precisou ser fechada para sanitização extra depois que quatro vereadores da atual legislatura testaram positivo para COVID-19.

Uma assessora parlamentar da casa morreu durante o fim de semana e uma das legisladoras está internada por complicações da doença. O expediente deve retornar hoje ao meio-dia.

Medidas de enfrentamento

Para reforçar as ações de enfrentamento à COVID-19 nessas cidades, o Governo de Minas enviou hoje profissionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), médico infectologista e paliativista do Hospital Eduardo de Menezes da Rede Fhemig e equipe de saúde da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Com a ida da equipe técnica, a SES-MG pretende também avaliar as medidas de biossegurança e manejo clínico dos pacientes. “Esperamos poder ajudar as equipes de saúde municipal e regional na melhoria dos processos de contenção de crise local”, relata a médica infectologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs Minas), Tânia Marcial.

Uma equipe de apoio assistencial e de planejamento da Polícia Militar, com um médico intensivista e uma infectologista, dois enfermeiros, dois fisioterapeutas e um técnico de enfermagem, chegou a Coromandel hoje.

Eles devem permanecer na cidade por 48 horas, quando serão substituídos por outra equipe. A expectativa é de que a troca neste intervalo de tempo seguirá até a estabilização da crise.

Além do apoio assistencial, a Polícia Militar também irá reforçar a fiscalização na cidade devido à restrição provisória da circulação de pessoas.

"A Polícia Militar atuará, além da frente assistencial e de apoio técnico à gestão da crise na saúde local, em ações de preservação da ordem e garantia da lei, especialmente após a prefeitura decretar ‘quarentena’, apoiando o município com nossas guarnições e efetivo, orientando a população sobre a grave situação, auxiliando fiscalizações e, eventualmente, advertindo aqueles que insistirem em descumprir as medidas sanitárias”, informa o coronel Eugênio Valadares, diretor de Saúde.

Falta oxigênio

O prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rocha (PSD) fez no domingo um pronunciamento nas redes sociais em que aborda a falta de cilindros vazios de oxigênio para atender pacientes com o novo coronavírus. Em entrevista ao Estado de Minas, ele afirmou que pessoas que foram a cidades próximas podem ter carregado a COVID-19 e pressionado o sistema de saúde.

“Estamos muito próximos de Caldas Novas, em Goiás, cidade que recebe muitas pessoas da região, então no fim do ano muitas pessoas foram para Caldas Novas, viajaram para outros lugares, e nós estávamos alertando. E tem essa possibilidade de ter carregado a doença sem saber. Até 27 de janeiro, havia 18 mortes na cidade. Hoje, mais que o dobro. Os números de um mês equivalem a um ano, basicamente”, afirmou.

Esgotamento de leitos

Sem mais vagas nos leitos de UTI e enfermaria para casos de COVID-19, a Prefeitura de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, também decretou novas normas restritivas ao comércio na cidade pelo período de 10 dias para tentar conter o avanço do coronavírus na região.

Ainda estão proibidos eventos esportivos e a venda de bebidas alcóolicas. Até o dia 22 de fevereiro, segundo o novo decreto, está permitido no município apenas as aberturas de postos de combustíveis, supermercados, açougues e padarias, mas respeitando todas medidas sanitárias e limite máximo de pessoas, dependendo do tamanho do local.

Transferência de pacientes

No domingo, cinco pacientes das cidades de Coromandel e quatro de Monte Carmelo – onde o prefeito fez um apelo por oxigênio – foram transferidos para Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado.

Foram mobilizados médicos e enfermeiros para a assistência durante o transporte aeromédico, realizado em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros.

A SES-MG informou que as Centrais Regionais de Regulação Assistencial acompanham ininterruptamente as solicitações de vagas, avaliando as condições clínicas dos pacientes para a transferência.

“Não mediremos esforços para que todo cidadão mineiro tenha atendimento. Mas peço à população que faça sua parte. A pandemia não acabou. Portanto, as medidas preventivas devem ser seguidas. Fique em casa sempre que possível”, afirma Carlos Eduardo Amaral.

Nova cepa em Uberaba

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio de seu Laboratório Central (Lacen), identificou uma nova variante do coronavírus, conhecida como P1, em seis pacientes de Manaus que estavam internados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em janeiro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (15/02) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A P1 é derivada da B.1.1.28, uma das mais predominantes no país. Ela possui uma composição única de mutações, que ocorrem principalmente na proteína spike, responsável pela entrada do vírus nas células humanas.

De acordo com a SES-MG, não é possível afirmar que há circulação de novas variantes no estado. Desde o dia 21 de janeiro, o Laboratório Central da Funed tem feito a vigilância genômica para identificar uma possível circulação de variantes da COVID-19 em Minas.

No dia 24 de janeiro, 18 pacientes de Manaus foram transferidos para Uberaba por causa do colapso no sistema de saúde que a capital do Amazonas enfrentou. Oito deles morreram e 10 receberam alta e voltaram para a cidade natal.

Todos passaram por exames para identificar o tipo viral da COVID-19 no dia seguinte em que chegaram em Minas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre

Tosse

Falta de ar e dificuldade para respirar

Problemas gástricos

Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia

Síndrome respiratória aguda severa

Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho entrega bicicletas a estudantes da rede municipal

Programa Avalia Porto Velho reconhece desempenho escolar e incentiva permanência dos alunos na escola.
L

CDL de Cacoal inaugura Sala Parceiro Sebrae

Novo espaço amplia parceria com o Sebrae e aproxima soluções dos empreendedores locais.
L
Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Entrega da CNH Social é marcada por emoção em Rondônia

Primeiro lote de habilitações gratuitas beneficia 82 condutores em diversos municípios do estado.
L
Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Servidores participam de concurso de ornamentação natalina na Semad

Comissão de secretários irá escolher o departamento mais enfeitado da Secretaria Municipal de Administração.
L
Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Sorteio realizado! Conheça a ganhadora do Combo Sobrancelhas Perfeitas da Depile-se

Com centenas de inscrições recebidas, a grande vencedora do sorteio é Joseane Soares Monenegro, moradora de Porto Velho.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Assembleia aprova crédito para pagamento de militares da reserva e pensionistas

Projeto de lei libera R$ 14,9 milhões à Sesdec para assegurar obrigações previdenciárias.
L
Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Eyder Brasil promove “Um Sonho de Natal” no Residencial Morar Melhor

Evento acontece neste sábado (20), com atividades para famílias, sorteios e programação cultural.
L
Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Coronel Chrisóstomo garante mais de R$ 3 milhões para as Forças Armadas em Rondônia em 2025

Recursos empenhados pelo deputado federal atendem Exército, Aeronáutica e Marinha com reformas, equipamentos e viaturas em Porto Velho.
L
Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

Alero aprova crédito para continuidade das obras do Case de Porto Velho

PL 1207/2025 autoriza liberação de R$ 459,9 mil para fortalecer o atendimento socioeducativo no estado.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante pagamento de R$ 350 mil ao Instituto Padre Ezequiel, em Ji-Paraná

Emenda de Cláudia de Jesus garante pagamento de R$ 350 mil ao Instituto Padre Ezequiel, em Ji-Paraná

Recurso será utilizado na reforma do espaço que vai abrigar as ações sociais da instituição.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

Colisão entre moto e carro deixa motociclista ferido na zona leste

O acidente ocorreu no cruzamento da avenida Rio de Janeiro com a rua da Igreja, resultando no encaminhamento da vítima ao Hospital João Paulo II.
12
Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Idoso é encontrado morto com sinais de violência em Itapuã do Oeste

Em menos de 24 horas, três idosos foram assassinados com sinais de violência extrema no município, gerando um clima de insegurança e medo na população.
18
MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

MPRO e forças de segurança deflagram Operação Audácia VII em três estados

Ação integrada cumpre mandados em Rondônia, Santa Catarina e Paraná contra organização criminosa.
L
Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

O imóvel localizado na rua Sena Madureira foi alvo de chamas em três pontos distintos, levantando suspeitas de que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa.
10
Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

O acidente envolvendo uma motocicleta e um utilitário ocorreu no cruzamento da rua Xapuri com a T-04, mobilizando equipes de trânsito e socorro médico.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

Trump atribui dificuldades econômicas ao governo anterior e anuncia bônus militar

O presidente dos Estados Unidos prometeu um bônus de Natal a 1,45 milhão de militares e defendeu a política de tarifas para impulsionar a economia americana.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.