DOMINGO, 22/02/2026

Em destaque

Sem leitos, cidades de Minas enfrentam explosão de casos de Covid-19

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba entram no limite do sistema de saúde; Estado investiga nova variante do coronavírus

Publicado em 

A alta de casos de coronavírus e a falta de leitos no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro assustam cidades e mobilizam autoridades. Em Coromandel, a prefeitura precisou implantar barreiras sanitárias e toque de recolher para conter o avanço da doença. Enquanto isso, Uberlândia registrou a maior quantidade de mortes por COVID-19 em apenas um dia.

A situação é tão grave que fez o Governo do Estado enviar uma força-tarefa a essas cidades nesta terça-feira (16/02), com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde, Hospital Eduardo de Menezes, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Também sem leitos de COVID-19, Patrocínio fechou o comércio e vetou a venda de bebidas alcoólicas. Em Uberaba, nova variante do vírus foi detectada.

Em Monte Carmelo, onde faltam cilindros de oxigênio, o prefeito Paulo Rocha (PSD) disse, em entrevista ao Estado de Minas, que pessoas que foram a cidades próximas podem ter carregado a COVID-19 e pressionado o sistema de saúde.

Estado de calamidade pública

O decreto publicado pela Prefeitura de Coromandel que impõe o estado de calamidade pública começou a valer nesta terça-feira (16/02). Entre as medidas, a prefeitura anunciou a proibição da circulação de pessoas na cidade após as 20h.

Também devem ser instaladas oito barreiras sanitárias com a finalidade de orientar e fiscalizar a população sobre as medidas de prevenção e contenção ao COVID-19. Ninguém poderá entrar ou sair do município a não ser por motivo justificado. A restrição é válida até 23 de fevereiro.

A cidade soma 1.063 casos positivos para a infecção que já matou 24 pessoas por lá. A Secretaria de Saúde de Coromandel ainda investiga se nove mortes foram causadas pelo novo coronavírus.

De acordo com a prefeitura, não são disponibilizados leitos de UTI e respiradores nas cidades da região suficientes para atendimento à demanda atual de pacientes. Todos os 26 leitos de enfermaria e 7 de UTI estão ocupados.

Durante a visita das autoridades nesta terça-feira (16/02), o secretário de Saúde de Minas Gerais, o médico Carlos Eduardo Amaral, esteve na Santa Casa de Misericórdia local. “O nosso objetivo é ajudar no que for preciso, tanto na organização da regulação, do fluxo de pacientes, quanto na estruturação da assistência”, explicou o secretário.

Recorde de mortes

Logo depois, a equipe também foi a Uberlândia, sede da macrorregião Triângulo Norte, “para avaliar as medidas necessárias de isolamento social, ampliação da capacidade assistencial do número de leitos, e o que se fizer necessário”, observa Amaral. No município, o secretário de Estado de Saúde visitou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Na segunda-feira (15/02), Uberlândia registrou recorde de mortes por COVID-19 em 24 horas. Foram 14 vidas perdidas pela doença e mesmo diante desse cenário, a ocupação de leitos de UTI no município e em toda a Região do Triângulo Mineiro é alta, sempre beirando 100%.

Com o pico de mortes em apenas um dia, a cidade chegou a 897 óbitos em decorrência do coronavírus. Antes disso, o pior dia havia sido em 1ª de setembro de 2019, quando foram confirmadas 11 mortes pela doença.

Ontem, a Câmara Municipal de Uberlândia precisou ser fechada para sanitização extra depois que quatro vereadores da atual legislatura testaram positivo para COVID-19.

Uma assessora parlamentar da casa morreu durante o fim de semana e uma das legisladoras está internada por complicações da doença. O expediente deve retornar hoje ao meio-dia.

Medidas de enfrentamento

Para reforçar as ações de enfrentamento à COVID-19 nessas cidades, o Governo de Minas enviou hoje profissionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), médico infectologista e paliativista do Hospital Eduardo de Menezes da Rede Fhemig e equipe de saúde da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Com a ida da equipe técnica, a SES-MG pretende também avaliar as medidas de biossegurança e manejo clínico dos pacientes. “Esperamos poder ajudar as equipes de saúde municipal e regional na melhoria dos processos de contenção de crise local”, relata a médica infectologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs Minas), Tânia Marcial.

Uma equipe de apoio assistencial e de planejamento da Polícia Militar, com um médico intensivista e uma infectologista, dois enfermeiros, dois fisioterapeutas e um técnico de enfermagem, chegou a Coromandel hoje.

Eles devem permanecer na cidade por 48 horas, quando serão substituídos por outra equipe. A expectativa é de que a troca neste intervalo de tempo seguirá até a estabilização da crise.

Além do apoio assistencial, a Polícia Militar também irá reforçar a fiscalização na cidade devido à restrição provisória da circulação de pessoas.

"A Polícia Militar atuará, além da frente assistencial e de apoio técnico à gestão da crise na saúde local, em ações de preservação da ordem e garantia da lei, especialmente após a prefeitura decretar ‘quarentena’, apoiando o município com nossas guarnições e efetivo, orientando a população sobre a grave situação, auxiliando fiscalizações e, eventualmente, advertindo aqueles que insistirem em descumprir as medidas sanitárias”, informa o coronel Eugênio Valadares, diretor de Saúde.

Falta oxigênio

O prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rocha (PSD) fez no domingo um pronunciamento nas redes sociais em que aborda a falta de cilindros vazios de oxigênio para atender pacientes com o novo coronavírus. Em entrevista ao Estado de Minas, ele afirmou que pessoas que foram a cidades próximas podem ter carregado a COVID-19 e pressionado o sistema de saúde.

“Estamos muito próximos de Caldas Novas, em Goiás, cidade que recebe muitas pessoas da região, então no fim do ano muitas pessoas foram para Caldas Novas, viajaram para outros lugares, e nós estávamos alertando. E tem essa possibilidade de ter carregado a doença sem saber. Até 27 de janeiro, havia 18 mortes na cidade. Hoje, mais que o dobro. Os números de um mês equivalem a um ano, basicamente”, afirmou.

Esgotamento de leitos

Sem mais vagas nos leitos de UTI e enfermaria para casos de COVID-19, a Prefeitura de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, também decretou novas normas restritivas ao comércio na cidade pelo período de 10 dias para tentar conter o avanço do coronavírus na região.

Ainda estão proibidos eventos esportivos e a venda de bebidas alcóolicas. Até o dia 22 de fevereiro, segundo o novo decreto, está permitido no município apenas as aberturas de postos de combustíveis, supermercados, açougues e padarias, mas respeitando todas medidas sanitárias e limite máximo de pessoas, dependendo do tamanho do local.

Transferência de pacientes

No domingo, cinco pacientes das cidades de Coromandel e quatro de Monte Carmelo – onde o prefeito fez um apelo por oxigênio – foram transferidos para Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado.

Foram mobilizados médicos e enfermeiros para a assistência durante o transporte aeromédico, realizado em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros.

A SES-MG informou que as Centrais Regionais de Regulação Assistencial acompanham ininterruptamente as solicitações de vagas, avaliando as condições clínicas dos pacientes para a transferência.

“Não mediremos esforços para que todo cidadão mineiro tenha atendimento. Mas peço à população que faça sua parte. A pandemia não acabou. Portanto, as medidas preventivas devem ser seguidas. Fique em casa sempre que possível”, afirma Carlos Eduardo Amaral.

Nova cepa em Uberaba

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio de seu Laboratório Central (Lacen), identificou uma nova variante do coronavírus, conhecida como P1, em seis pacientes de Manaus que estavam internados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em janeiro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (15/02) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A P1 é derivada da B.1.1.28, uma das mais predominantes no país. Ela possui uma composição única de mutações, que ocorrem principalmente na proteína spike, responsável pela entrada do vírus nas células humanas.

De acordo com a SES-MG, não é possível afirmar que há circulação de novas variantes no estado. Desde o dia 21 de janeiro, o Laboratório Central da Funed tem feito a vigilância genômica para identificar uma possível circulação de variantes da COVID-19 em Minas.

No dia 24 de janeiro, 18 pacientes de Manaus foram transferidos para Uberaba por causa do colapso no sistema de saúde que a capital do Amazonas enfrentou. Oito deles morreram e 10 receberam alta e voltaram para a cidade natal.

Todos passaram por exames para identificar o tipo viral da COVID-19 no dia seguinte em que chegaram em Minas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre

Tosse

Falta de ar e dificuldade para respirar

Problemas gástricos

Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia

Síndrome respiratória aguda severa

Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OAB de Rondônia faz carta aberta pedindo respeito ao processo legal e o fim do Ativismo Judicial

OAB de Rondônia faz carta aberta pedindo respeito ao processo legal e o fim do Ativismo Judicial

O documento encerra com a nona proposta: “uma reforma institucional orientada à confiança, porque nenhuma inovação normativa, procedimental ou tecnológica será legítima se afastar o Judiciário do cidadão e do sentido humano da Justiça”.
L
Coopervags realiza AGO 2026 em Seringueiras/RO e elege nova diretoria

Coopervags realiza AGO 2026 em Seringueiras/RO e elege nova diretoria

Durante a assembleia, foram apresentados os resultados financeiros, relatórios de gestão e as principais ações desenvolvidas ao longo do último ano. O momento também foi marcado pela transparência e pela participação ativa dos cooperados nas decisões que direcionam o futuro da instituição.
L
Embraer e Adani assinam acordo para linha de montagem de jatos na Índia

Embraer e Adani assinam acordo para linha de montagem de jatos na Índia

Parceria estratégica visa a fabricação do modelo regional E175 em solo indiano para atender demanda de 500 novas aeronaves nos próximos 20 anos.
L
Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para R$ 116 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para R$ 116 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.975 sorteadas no sábado; próximo sorteio ocorre na terça-feira com valor milionário.
L

Exame toxicológico passa a ser exigido para primeira CNH nas categorias A e B

Nova regra amplia a exigência do exame para quem vai iniciar o processo de habilitação, e o Ceaclin informa que está preparado para atender com coleta rápida, sigilo e laudo dentro da lei.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Escolas já podem declarar dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025

Escolas já podem declarar dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025

Gestores têm até o dia 30 de março para informar o rendimento e a movimentação dos alunos no Sistema Educacenso; dados impactam o cálculo do Ideb.
L
Brasil e Índia assinam acordo histórico para produção de remédios contra o câncer

Brasil e Índia assinam acordo histórico para produção de remédios contra o câncer

Parceria garante transferência de tecnologia para fabricação de medicamentos de alta complexidade no SUS; investimento brasileiro pode chegar a R$ 10 bilhões em uma década.
L
Trump eleva tarifa global para 15% após derrota na Suprema Corte

Trump eleva tarifa global para 15% após derrota na Suprema Corte

Presidente recorre a lei de 1974 para contornar decisão judicial que derrubou seu “tarifaço” anterior; medida entra em vigor nesta terça-feira.
L
Lula defende que união do Sul Global pode transformar a economia mundial

Lula defende que união do Sul Global pode transformar a economia mundial

Em despedida da Índia, presidente afirma que países em desenvolvimento precisam de parcerias estratégicas para superar a dependência tecnológica e negociar com superpotências.
L
Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam neste domingo

Inscrições para o Mais Médicos Especialistas terminam neste domingo

Programa oferece 1.206 vagas em 16 especialidades prioritárias para o SUS; selecionados podem receber bolsas que chegam a R$ 20 mil mensais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Deputado federal realiza entrega de maquinários para associações rurais visando fortalecer a produtividade e a economia do município de Buritis
L

Trump mantém investigações contra Brasil e China e volta a acenar com novas tarifas

Mesmo após decisão da Suprema Corte, governo dos EUA diz que seguirá usando a Seção 301 para apurar práticas comerciais e já elevou a tarifa global, aumentando a tensão no comércio internacional.
L
Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Profissionais da comunicação em Rondônia debatem a importância da checagem de fatos e os desafios do jornalismo na era da desinformação
L
Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher de 29 anos mata companheiro de 18 com facada no pescoço em RO

Mulher de 29 anos mata companheiro de 18 com facada no pescoço em RO

Vítima foi identificada como Jeferson R.; crime ocorreu após discussão iniciada em um bar na presença dos filhos do casal.
18
Casal é detido após tentar expulsar inquilina à força no bairro São José

Casal é detido após tentar expulsar inquilina à força no bairro São José

Proprietária alega atraso de dois meses no aluguel, enquanto locatária afirma que falta de dados para depósito impediu o pagamento em Vilhena.
10
Colisão fatal na BR-364 deixa motociclista morto e ônibus em ribanceira

Colisão fatal na BR-364 deixa motociclista morto e ônibus em ribanceira

Grave acidente ocorreu na madrugada deste domingo próximo ao posto da PRF, em Ji-Paraná; equipes de resgate socorreram crianças e idosos do coletivo.
18
Casal é preso após agressão mútua e embriaguez ao volante no Aeroclube

Casal é preso após agressão mútua e embriaguez ao volante no Aeroclube

Homem de 40 anos e mulher de 26 terminam na delegacia após confusão em via pública; teste do bafômetro confirmou crime de trânsito do condutor.
10
PM estoura boca de fumo no Aponiã e prende foragido e traficante

PM estoura boca de fumo no Aponiã e prende foragido e traficante

Ação do 1º Batalhão em um ferro velho resultou na apreensão de drogas e materiais de procedência duvidosa; nove pessoas foram abordadas na operação.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crise energética imposta pelos EUA deixa saúde de Cuba à beira do colapso

Crise energética imposta pelos EUA deixa saúde de Cuba à beira do colapso

Bloqueio ao fornecimento de petróleo afeta tratamentos de câncer, serviços de emergência e cirurgias; governo cubano alerta para ameaça à segurança humana.
L
COI nega violação de neutralidade de Gianni Infantino após evento com Trump

COI nega violação de neutralidade de Gianni Infantino após evento com Trump

Presença do presidente da Fifa no Conselho da Paz é vista como apoio ao desenvolvimento esportivo em Gaza e não fere a Carta Olímpica, segundo comitê.
L
Homem é preso após agredir mulher com pedaço de madeira no bairro Embratel

Homem é preso após agredir mulher com pedaço de madeira no bairro Embratel

Vítima caminhava com a irmã e uma criança quando foi atacada sem motivo aparente; o suspeito fugiu, mas foi localizado por familiares e detido pela PM.
16
Policiais Militares evitam tragédia e apagam incêndio em apartamento

Policiais Militares evitam tragédia e apagam incêndio em apartamento

Cabo I. Silva, Sargento Rocha e Cabo Steffanio agiram rápido ao notar as chamas no bairro Nova Porto Velho; geladeira e teto de PVC foram atingidos.
12
Criminoso é agredido por populares após furtar bicicleta de luxo em Porto Velho

Criminoso é agredido por populares após furtar bicicleta de luxo em Porto Velho

O suspeito foi detido por frequentadores do Espaço Alternativo após levar um veículo avaliado em R$ 5 mil; a Polícia Militar evitou o linchamento.
10

Nota de pesar: Raimunda Damiana Ramalho dos Santos

Falecimento de Raimunda Damiana Ramalho dos Santos, ocorrido em Porto Velho, deixando um legado de fé, amor à família e dedicação ao próximo, com despedida marcada na Igreja Teu Reino.
L

Dengue sorotipo 3 volta a circular e acende alerta em Ji-Paraná

Sorotipo que não circulava há 17 anos reaparece no Brasil; população não tem imunidade e risco de casos graves preocupa especialistas
L
Maconha em ônibus interestadual resulta na prisão de passageira em Vilhena

Maconha em ônibus interestadual resulta na prisão de passageira em Vilhena

Equipes da Polícia Militar apreendem quase 29 quilos de entorpecente em malas de mulher que viajava com filha de dois anos
12

Ceaclin reforça testagem de Mpox após atualização em RO

Após a Secretaria de Saúde atualizar os dados de Mpox em Rondônia, o laboratório Ceaclin confirma estrutura para exames com solicitação médica e orienta a população a buscar atendimento diante de sintomas.
L
Colisão entre motocicletas deixa motoboy ferido na Avenida Pinheiro Machado

Colisão entre motocicletas deixa motoboy ferido na Avenida Pinheiro Machado

Com o impacto, o motoboy sofreu ferimentos graves na perna direita
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.