SEXTA-FEIRA, 20/02/2026

Em destaque

Sem leitos, cidades de Minas enfrentam explosão de casos de Covid-19

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba entram no limite do sistema de saúde; Estado investiga nova variante do coronavírus

Publicado em 

A alta de casos de coronavírus e a falta de leitos no Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro assustam cidades e mobilizam autoridades. Em Coromandel, a prefeitura precisou implantar barreiras sanitárias e toque de recolher para conter o avanço da doença. Enquanto isso, Uberlândia registrou a maior quantidade de mortes por COVID-19 em apenas um dia.

A situação é tão grave que fez o Governo do Estado enviar uma força-tarefa a essas cidades nesta terça-feira (16/02), com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde, Hospital Eduardo de Menezes, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Também sem leitos de COVID-19, Patrocínio fechou o comércio e vetou a venda de bebidas alcoólicas. Em Uberaba, nova variante do vírus foi detectada.

Em Monte Carmelo, onde faltam cilindros de oxigênio, o prefeito Paulo Rocha (PSD) disse, em entrevista ao Estado de Minas, que pessoas que foram a cidades próximas podem ter carregado a COVID-19 e pressionado o sistema de saúde.

Estado de calamidade pública

O decreto publicado pela Prefeitura de Coromandel que impõe o estado de calamidade pública começou a valer nesta terça-feira (16/02). Entre as medidas, a prefeitura anunciou a proibição da circulação de pessoas na cidade após as 20h.

Também devem ser instaladas oito barreiras sanitárias com a finalidade de orientar e fiscalizar a população sobre as medidas de prevenção e contenção ao COVID-19. Ninguém poderá entrar ou sair do município a não ser por motivo justificado. A restrição é válida até 23 de fevereiro.

A cidade soma 1.063 casos positivos para a infecção que já matou 24 pessoas por lá. A Secretaria de Saúde de Coromandel ainda investiga se nove mortes foram causadas pelo novo coronavírus.

De acordo com a prefeitura, não são disponibilizados leitos de UTI e respiradores nas cidades da região suficientes para atendimento à demanda atual de pacientes. Todos os 26 leitos de enfermaria e 7 de UTI estão ocupados.

Durante a visita das autoridades nesta terça-feira (16/02), o secretário de Saúde de Minas Gerais, o médico Carlos Eduardo Amaral, esteve na Santa Casa de Misericórdia local. “O nosso objetivo é ajudar no que for preciso, tanto na organização da regulação, do fluxo de pacientes, quanto na estruturação da assistência”, explicou o secretário.

Recorde de mortes

Logo depois, a equipe também foi a Uberlândia, sede da macrorregião Triângulo Norte, “para avaliar as medidas necessárias de isolamento social, ampliação da capacidade assistencial do número de leitos, e o que se fizer necessário”, observa Amaral. No município, o secretário de Estado de Saúde visitou o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.

Na segunda-feira (15/02), Uberlândia registrou recorde de mortes por COVID-19 em 24 horas. Foram 14 vidas perdidas pela doença e mesmo diante desse cenário, a ocupação de leitos de UTI no município e em toda a Região do Triângulo Mineiro é alta, sempre beirando 100%.

Com o pico de mortes em apenas um dia, a cidade chegou a 897 óbitos em decorrência do coronavírus. Antes disso, o pior dia havia sido em 1ª de setembro de 2019, quando foram confirmadas 11 mortes pela doença.

Ontem, a Câmara Municipal de Uberlândia precisou ser fechada para sanitização extra depois que quatro vereadores da atual legislatura testaram positivo para COVID-19.

Uma assessora parlamentar da casa morreu durante o fim de semana e uma das legisladoras está internada por complicações da doença. O expediente deve retornar hoje ao meio-dia.

Medidas de enfrentamento

Para reforçar as ações de enfrentamento à COVID-19 nessas cidades, o Governo de Minas enviou hoje profissionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), médico infectologista e paliativista do Hospital Eduardo de Menezes da Rede Fhemig e equipe de saúde da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

Com a ida da equipe técnica, a SES-MG pretende também avaliar as medidas de biossegurança e manejo clínico dos pacientes. “Esperamos poder ajudar as equipes de saúde municipal e regional na melhoria dos processos de contenção de crise local”, relata a médica infectologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs Minas), Tânia Marcial.

Uma equipe de apoio assistencial e de planejamento da Polícia Militar, com um médico intensivista e uma infectologista, dois enfermeiros, dois fisioterapeutas e um técnico de enfermagem, chegou a Coromandel hoje.

Eles devem permanecer na cidade por 48 horas, quando serão substituídos por outra equipe. A expectativa é de que a troca neste intervalo de tempo seguirá até a estabilização da crise.

Além do apoio assistencial, a Polícia Militar também irá reforçar a fiscalização na cidade devido à restrição provisória da circulação de pessoas.

"A Polícia Militar atuará, além da frente assistencial e de apoio técnico à gestão da crise na saúde local, em ações de preservação da ordem e garantia da lei, especialmente após a prefeitura decretar ‘quarentena’, apoiando o município com nossas guarnições e efetivo, orientando a população sobre a grave situação, auxiliando fiscalizações e, eventualmente, advertindo aqueles que insistirem em descumprir as medidas sanitárias”, informa o coronel Eugênio Valadares, diretor de Saúde.

Falta oxigênio

O prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rocha (PSD) fez no domingo um pronunciamento nas redes sociais em que aborda a falta de cilindros vazios de oxigênio para atender pacientes com o novo coronavírus. Em entrevista ao Estado de Minas, ele afirmou que pessoas que foram a cidades próximas podem ter carregado a COVID-19 e pressionado o sistema de saúde.

“Estamos muito próximos de Caldas Novas, em Goiás, cidade que recebe muitas pessoas da região, então no fim do ano muitas pessoas foram para Caldas Novas, viajaram para outros lugares, e nós estávamos alertando. E tem essa possibilidade de ter carregado a doença sem saber. Até 27 de janeiro, havia 18 mortes na cidade. Hoje, mais que o dobro. Os números de um mês equivalem a um ano, basicamente”, afirmou.

Esgotamento de leitos

Sem mais vagas nos leitos de UTI e enfermaria para casos de COVID-19, a Prefeitura de Patrocínio, no Triângulo Mineiro, também decretou novas normas restritivas ao comércio na cidade pelo período de 10 dias para tentar conter o avanço do coronavírus na região.

Ainda estão proibidos eventos esportivos e a venda de bebidas alcóolicas. Até o dia 22 de fevereiro, segundo o novo decreto, está permitido no município apenas as aberturas de postos de combustíveis, supermercados, açougues e padarias, mas respeitando todas medidas sanitárias e limite máximo de pessoas, dependendo do tamanho do local.

Transferência de pacientes

No domingo, cinco pacientes das cidades de Coromandel e quatro de Monte Carmelo – onde o prefeito fez um apelo por oxigênio – foram transferidos para Divinópolis, na Região Centro-Oeste do estado.

Foram mobilizados médicos e enfermeiros para a assistência durante o transporte aeromédico, realizado em parceria com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros.

A SES-MG informou que as Centrais Regionais de Regulação Assistencial acompanham ininterruptamente as solicitações de vagas, avaliando as condições clínicas dos pacientes para a transferência.

“Não mediremos esforços para que todo cidadão mineiro tenha atendimento. Mas peço à população que faça sua parte. A pandemia não acabou. Portanto, as medidas preventivas devem ser seguidas. Fique em casa sempre que possível”, afirma Carlos Eduardo Amaral.

Nova cepa em Uberaba

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), por meio de seu Laboratório Central (Lacen), identificou uma nova variante do coronavírus, conhecida como P1, em seis pacientes de Manaus que estavam internados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em janeiro. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (15/02) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

A P1 é derivada da B.1.1.28, uma das mais predominantes no país. Ela possui uma composição única de mutações, que ocorrem principalmente na proteína spike, responsável pela entrada do vírus nas células humanas.

De acordo com a SES-MG, não é possível afirmar que há circulação de novas variantes no estado. Desde o dia 21 de janeiro, o Laboratório Central da Funed tem feito a vigilância genômica para identificar uma possível circulação de variantes da COVID-19 em Minas.

No dia 24 de janeiro, 18 pacientes de Manaus foram transferidos para Uberaba por causa do colapso no sistema de saúde que a capital do Amazonas enfrentou. Oito deles morreram e 10 receberam alta e voltaram para a cidade natal.

Todos passaram por exames para identificar o tipo viral da COVID-19 no dia seguinte em que chegaram em Minas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre

Tosse

Falta de ar e dificuldade para respirar

Problemas gástricos

Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia

Síndrome respiratória aguda severa

Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Azul fecha acordo de US$ 200 milhões com American e United

Azul fecha acordo de US$ 200 milhões com American e United

Investimento das companhias norte-americanas faz parte do plano de capitalização para a saída da empresa brasileira do processo de recuperação judicial.
L
Programa Hackers do Bem abre 25 mil vagas em cibersegurança

Programa Hackers do Bem abre 25 mil vagas em cibersegurança

Iniciativa gratuita do governo federal busca reduzir o déficit de profissionais no setor e não exige conhecimento prévio para os cursos de nivelamento.
L

Quais perguntas fazer sobre a segurança do prédio ao comprar um apartamento?

Descubra o que avaliar para atestar a proteção dos moradores, garantindo mais tranquilidade durante a rotina
L

Semijoias como negócio: critérios técnicos que elevam giro e margem

Com mais trabalhadoras por conta própria e um consumidor mais cauteloso, a revenda de semijoias exige foco em qualidade técnica, mix consistente, precificação estratégica e pós-venda para sustentar valor e recompra.
L

10 dicas para escolher roupas infantis no verão

Guia prático reúne critérios de tecido, modelagem e acabamento para garantir conforto térmico, liberdade de movimento e durabilidade no vestuário infantil durante o verão.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

MEC divulga calendário de pagamentos do Pé-de-Meia 2026

Benefício para estudantes do ensino médio público terá início em 26 de fevereiro, com parcelas de até R$ 1.200 para frequência e participação no Enem.
L

Agenda News Folia 2026: Sargento Eder Feitoza fala sobre o Bloco Tô de Folga

Criado com uma missão muito clara, oferecer aos policiais militares, que passam o Carnaval trabalhando, um dia inteiro para aproveitar a festa, o bloco cresceu, ganhou identidade própria e hoje é parte do calendário carnavalesco da cidade. O nome, que começou como uma brincadeira, virou marca registrada e símbolo de um dia de descanso, música e celebração.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

MEC divulga resultado da pré-seleção do Fies para 2026

Candidatos pré-selecionados na chamada única devem complementar a inscrição no portal oficial até o dia 24 de fevereiro para garantir o financiamento.
L

Agenda News: Grego Original Pub agita Porto Velho com rock e feijoada

Happy Friday e Feijuka com Rock garantem música boa, promoções especiais e diversão no Grego Original Pub neste fim de semana
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

Vereador Dr. Gilber visita News Rondônia para alinhar parcerias estratégicas

O parlamentar foi recebido pelo CEO Mauro Brisa na sede do jornal eletrônico para fortalecer o diálogo institucional e projetos conjuntos.
L
CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

CPMI do INSS: Chrisóstomo cobra rigor

Depoimento de Daniel Vorcaro na CPMI do INSS marca nova etapa das investigações sobre descontos indevidos e pressiona por justiça aos aposentados.
L
Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Suprema Corte de Washington autoriza processos contra a Amazon

Quatro famílias acusam a varejista de negligência ao vender nitrito de sódio utilizado em suicídios, alegando que a empresa ignorou riscos conhecidos.
L
RESENHA POLÍTICA – Federação PP–União: crise agita RO

RESENHA POLÍTICA – Federação PP–União: crise agita RO

Movimentos rumo ao PSD pressionam a federação PP–União em Rondônia e colocam Maurício Carvalho no centro da disputa por vaga à Câmara Federal.
L
Nova Prefeitura de Cacoal marca avanço histórico

Nova Prefeitura de Cacoal marca avanço histórico

Inauguração da nova Prefeitura de Cacoal no Complexo Beira Rio Genésio Lima simboliza valorização dos servidores e modernização da gestão pública.
L
Publicidade

POLÍCIA

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Moradores fazem protesto com fogo na Zona Leste de Porto Velho por falta de água

Bloqueio ocorre na Avenida Amazonas com Rua Humaitá, bairro Socialista, para pressionar autoridades sobre abastecimento suspenso há dias.
16
PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

PRF em Rondônia registra queda de acidentes no Carnaval 2026

Operação focou em alcoolemia e fiscalização de trânsito; acidentes graves caíram 50% e não houve mortes durante o feriado.
12
Passageira é baleada após briga no trânsito

Passageira é baleada após briga no trânsito

Jovem de 23 anos foi atingida na boca durante discussão entre motorista de aplicativo e condutor de HB20
16
Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Carnaval de 2026 registra maior violência nas rodovias desde 2020

Balanço da PRF aponta 130 mortes e quase 1,5 mil feridos durante o feriado, com aumento nos acidentes graves em relação ao ano anterior.
L
Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Segurança detém homem por furto em loja no centro da capital

Um suspeito de 40 anos foi preso nesta quinta-feira após ser flagrado furtando uma caixa de som em um estabelecimento comercial na Avenida Sete de Setembro.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – IEE Paulo Saldanha: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EIEEF Wem Canum Oro Waram: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença e Outorga – IEE Carmela Dutra: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga- EEEFM Professora Maria Laurinda Groff: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental – EIEEF Top Aran Oro Waram Xijein: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – E.E.E.F. Teodoro de Assunção: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Ceeja Prof Doralice Sales Cavalcante: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EEEF Paul Harris: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Rondônia registra 4 casos confirmados de Mpox e alerta à população

Rondônia registra 4 casos confirmados de Mpox e alerta à população

Autoridades de saúde reforçam prevenção e orientam buscar atendimento ao notar lesões na pele ou sintomas suspeitos.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EEEF Jaime Barcessat: RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEDUC

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO e de OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.