QUARTA-FEIRA, 24/09/2025

Avanço da Covid-19 coloca Porto Velho em alerta total

Para o prefeito o cenário é o resultado das festas de final de ano, as oficiais do município canceladas pelo gestor.

Publicado em 

Ainda durante a primeira onda da pandemia, em março de 2020, renomados infectologistas em todo o mundo, inclusive brasileiros já alertavam para a segunda onda pelo novo coronavírus. Nos alertas, os especialistas sempre se posicionaram, quanto às ações implementadas pelos governos e a conduta da população, com relação aos cuidados práticos no trato da doença.

Onze meses após de o mundo ser sacudido com uma avalanche de registros e mortes pelo Sars-CoV- 2, chegando à marca até está quinta-feira (28) de [2.157.355 de óbitos] a impressão é que nem as autoridades e muito menos os cidadãos aprenderam a se comportarem diante da tragédia.

Em Rondônia, Porto Velho com pouco mais de 500 mil habitantes representa o cenário daquilo que os cientistas condenam. Com medidas pouco eficazes, aliado ao relaxamento da segurança das pessoas em relação à Covid-19, o que se ver atualmente é um problema que tem tudo para acabar em algo gravíssimo.

Na quarta-feira (27) o governo do estado estendeu por mais quatro dias, indo até o sábado (30) o decreto com restrições para o comércio e o toque de recolher, que vai das 20h às 6h da manhã.

Numa entrevista ao site UOL Notícias, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB/RO) declarou que enxergava o futuro da capital pelo avanço da Covid-19, como incerto. “É um sentimento de muita apreensão. Nós estamos tomando as medidas possíveis, mas estamos muito preocupados. Eu não sei o que nos aguarda. Espero que as medidas adotadas [de isolamento social] surtam efeito necessário”, disse.

Ainda segundo o mandatário, caso a Covid-19 continue avançando, os moradores devem se preparar, pois terão dias difíceis. Para o prefeito o cenário é o resultado das festas de final de ano, as oficiais do município canceladas pelo gestor. Mas Hildon esclarece que, quanto às autorizações para a abertura de boates, shows e festas estavam automaticamente liberadas. Nas entrelinhas o que Hildon menciona é que essa “autorização” foi aprovada em decreto pelo próprio governo do estado, mesmo que fazendo “vista grossa” para um problema que na época já era grave. “Lá pelo mês de novembro todo mundo acreditava que o negócio estava acabando, e aí depois do Natal a coisa começou de novo e maior intensidade”, comentou Hildon ao UOL.

Mas em novembro, milhares de pessoas foram às ruas, nas campanhas eleitorais, em todo o Brasil. Especialistas na área de saúde não tem duvidas de que essa avalanche de casos tenha influencia desta época. “Sem dúvidas a situação hoje não é meramente das festas de final de ano, envolve tudo, inclusive as campanhas eleitorais que todo mundo sabe que teve aglomeração, as ruas estão ai para denunciar”, comenta um especialista do hospital Cemetron que prefere não se identificar.

Para o especialista o que houve em Porto Velho foi um relaxamento das medidas, auxiliadas por decretos estaduais que pouco tem interferido no comportamento dos cidadãos. “Não tem como acreditar em medidas em que o cidadão passa o dia fora de casa, bebe durante a noite em bares, (não me refiro aqui aos que trabalham), mas pessoas que estão nas ruas para aglomerar, que não usam máscara, pois é o que mais acontece.  Vá ao [espaço alternativo] para você ver o absurdo que é aquele lugar. Para ser mais claro na minha colocação, não vejo o governo punir ninguém de forma eficaz. Esses decretos são fantasiosos, sempre resguardam um determinado grupo. Quanto às pessoas, muitas perderam o respeito por elas, pelas que morreram,  perderam o respeito por algo que não se cumpre, não existe punição na prática. Se existisse os hospitais não estariam tão lotados quanto estão hoje, e o estado praticamente colapsado”, declara o infectologista.

Em uma declaração feita no sábado (23), Hildon Chaves afirmou que a saúde de Porto Velho havia entrado em colapso. Horas mais tarde o governador Marcos Rocha (sem partido) confirmou a informação. No domingo (24) o governo começou a enviar pacientes doentes com a Covid-19 para tratamento em outros estados. Na mesma entrevista ao site UOL, Hildon expõem um alerta. “A gente não chegou ao ponto de morrer gente na rua, não. Mas se não for feito, é possível que chegue a isso”, disse.

Mas o problema não se resume apenas a Rondônia, o segundo estado a pedir socorro ao governo federal depois do Amazonas. O Estado de Roraima já começa a ser afetado pelo crescente surto da Covid-19. Metade das unidades de saúde dedicada para tratamento aos pacientes com a doença está com 100% dos leitos ocupados. Na quarta-feira (27) o governo de Roraima por meio da Secretária de Estado da Saúde pediu ajuda da Venezuela e Guiana com o objetivo de evitar o mesmo cenário que ocorreu no Amazonas. Da Venezuela o pedido é para que o país ajude no abastecimento de cilindros de oxigênio. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Feirão do Produtor de Jaru reúne mais de 70 agricultores familiares

Evento ocorre às quartas e sábados, oferecendo produtos de alta qualidade e fortalecendo a agricultura familiar no município.
L
TRT-14 implementa novo sistema para sessões virtuais e se torna pioneiro no país

TRT-14 implementa novo sistema para sessões virtuais e se torna pioneiro no país

Tribunal é o primeiro a adotar as novas funcionalidades do PJe de 2º Grau, garantindo mais agilidade, transparência e participação da advocacia.
L

Agenda News: Peeling Gluco Depile-se combate acne e oleosidade

Indicado para todos os tipos de pele, o tratamento oferece resultados visíveis e seguros desde a primeira sessão.
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 54 milhões

Nenhum apostador acerta as seis dezenas do concurso 2918 e próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira.
L
Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

Exército desloca 48 viaturas pelo Rio Madeira para Operação Atlas

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva transporta veículos militares e pessoal em balsas para Manaus, fortalecendo a presença do Exército na Amazônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Ministério da Saúde nega que paracetamol cause autismo

Nota oficial do Ministério da Saúde desmente afirmação feita por Donald Trump, reforçando a segurança do paracetamol e combatendo a desinformação.
L

Momento Empresarial: Fernando Schimilowski, empresário e consultor de negócios

No Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos entrevistar Fernando Schimilowski, empresário, consultor empresarial e gestor de negócios, que acumula 31 anos de experiência profissional e um amplo conhecimento em administração de equipes e operações.
L
Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

Ministério da Saúde muda e recomenda mamografia aos 40 anos

A pasta ampliou as diretrizes do SUS para o rastreamento do câncer de mama, que afeta 23% das mulheres na faixa dos 40 a 49 anos.
L
Empreendedorismo

Coluna do Simpi: Com uma década de atraso, atualização dos limites do Simples e do MEI volta à pauta no Congresso

Congelados há quase dez anos, os limites de faturamento do Simples Nacional e do MEI voltam a ser debatidos na Câmara para garantir justiça fiscal e preservar micro e pequenas empresas.
L

Agenda News: Emoções, identidade e a travessia da perimenopausa

No próximo Agenda News, a conversa é especialmente para você, mulher 40+.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

Último dia para confirmar interesse no CNU 2024

A manifestação de interesse no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2024) tem prazo final hoje. A etapa é obrigatória para que os candidatos aprovados em lista de espera permaneçam habilitados.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois apoia 1ª Agro feira Flor do Café e Rodeio Fest em Ministro Andreazza

Evento reuniu mais de 10 mil pessoas com shows, rodeio e feira agropecuária, movimentando a economia e fortalecendo a cultura local.
L
Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Barroso defende cotas raciais no Judiciário, aponta pesquisa

Relatório mostra que apenas 14,3% dos magistrados são negros no Brasil; presidente do STF e CNJ destaca a importância de políticas afirmativas.
L
Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Moraes envia denúncia da PGR contra Eduardo Bolsonaro à Câmara

Ministro do STF atende a pedido da Procuradoria-Geral da República para comunicar a Câmara sobre a denúncia por coação contra o deputado.
L
Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

Motta espera diálogo com os EUA após encontro entre Lula e Trump

O presidente da Câmara, Hugo Motta, elogiou a abertura de conversa entre os líderes, que pode ajudar a resolver o impasse diplomático e comercial.
L
Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Lula discursa na ONU e aborda Gaza e crise climática

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro a falar na Assembleia Geral da ONU e defendeu soberania e multilateralismo em seu discurso.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é agredida e mordida pelo marido após retirar medida protetiva

Mulher é agredida e mordida pelo marido após retirar medida protetiva

Vítima, de 28 anos, foi espancada e mordida em Vilhena, meses depois de reatar com o agressor e anular a proteção judicial.
12
Homem ameaça matar idoso e o acusa de assédio em Vilhena

Homem ameaça matar idoso e o acusa de assédio em Vilhena

Suspeito, recém-separado, vai até a casa da ex-mulher e confronta idoso que, segundo ele, estaria assediando seu filho de 10 anos.
16
Carreta empurra carro por metros em trecho de rodovia em Vilhena

Carreta empurra carro por metros em trecho de rodovia em Vilhena

Veículo de grande porte atinge e arrasta um Celta na BR-174, na manhã de hoje, em um dos pontos mais movimentados da cidade.
10

Adolescente desaparecida é encontrada morta em carro ligado ao cantor D4vd; polícia investiga

Corpo de Celeste Rivas foi identificado em Los Angeles dentro de um Tesla registrado no nome do músico; caso segue sem suspeitos.
14
Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Ciclista é atropelado por Fiorino após trafegar na contramão em Porto Velho

Acidente grave na Avenida 7 de Setembro deixa ciclista ferido após colisão com Fiorino; vítima seguia na contramão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: PESCADOS RODRIGUES LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Requerimento da Licença Ambiental: DFC COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Interpol apreende US$ 450 mi em operação global contra crimes cibernéticos

Operação Haechi VI, coordenada pela agência policial internacional, recuperou dinheiro e ativos de esquemas de fraude, extorsão e lavagem de dinheiro em 40 países.
L
Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Política de saúde para pacientes reumáticos pode ser modelo nacional

Aprovada pelo CNS, a política busca melhorar a atenção a doenças reumáticas no Brasil com foco em acesso, telemedicina e redução de custos.
L
Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Camex aprova redução de imposto de importação para 15 produtos

Decisão da Camex diminui tarifas para itens não produzidos no Brasil, como baterias e conectores, visando aumentar a competitividade da indústria nacional.
L
Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Inep conclui hoje aplicação de provas do Encceja PPL

Gabaritos devem sair dia 6 de outubro
L
Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Homem agride esposa e é preso com uso de spray de pimenta e mata-leão

Suspeito de 23 anos resiste à prisão após denúncia de agressão contra a esposa no bairro Jardim Santana, zona leste de Porto Velho.
16
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.