QUINTA-FEIRA, 25/12/2025

Em destaque

Convenção tucana pode confirmar Hildon Chaves à reeleição. Não há consenso sobre o vice

Os nomes propostos por Marcos Rogério e Mariana não foram aceitos por Hildon. Um, porque ele acha que não somaria, já que disputaria o eleitorado na mesma faixa dele. Outro, porque Hildon considerou que teria havido uma traição política de parte do personagem.

Publicado em 

Faltam alguns detalhes. Apenas isso. Caso os pequenos impasses já tenham sido resolvidos (se não o forem o projeto corre o risco de não se tornar realidade), a convenção do PSDB desta terça-feira, que se realiza na sede do partido, deve trazer uma grande surpresa: a confirmação do nome do prefeito Hildon Chaves na corrida pela reeleição. Seria o grande fato novo na disputa pela Prefeitura. Ele teria sido convencido a mudar de ideia e renunciar à renúncia de não concorrer, num encontro com alguns pesos pesados da política rondoniense, entre eles o senador Marcos Rogério, seu aliado de primeira hora e a sempre parceira, a deputada federal Mariana Carvalho. Depois de uma longa conversa na última sexta-feira, se não houver mudança radical e os detalhes que ainda faltam serem superados, Hildon vai. Se dependesse da vontade de Hildon, ele abriria mão de tentar a reeleição. Mas ouviu argumentos de que será importante para Porto Velho ter alguém comprometido com a cidade e um gestor, que possa controlar as finanças municipais e não praticar aventuras, no período pós pandemia. Concluir o enorme pacote de obras que começou, foi outro argumento convincente, na busca do convencimento do atual Prefeito da Capital. O que se ouve é que, mesmo a contragosto, sua família também teria dado sinal verde ao projeto. Tudo isso, entretanto, não se baseia em informações oficiais. O colunista tem apenas comentários de bastidores, de personagens confiáveis e importantes, que indicam, inclusive, que poderia haver uma mudança radical na decisão, caso todas as exigências feitas por Hildon Chaves não sejam atendidas, dentro da composição política que ele vai propor.

O que falta então, poucas horas antes da convenção tucana, para que o prefeito atual decida voltar a concorrer? Por enquanto, o maior obstáculo seria em relação ao nome do vice. Os nomes propostos por Marcos Rogério e Mariana não foram aceitos por Hildon. Um, porque ele acha que não somaria, já que disputaria o eleitorado na mesma faixa dele. Outro, porque Hildon considerou que teria havido uma traição política de parte do personagem. Obviamente que os dois nomes não serão divulgados nessa coluna. O leitor atento e que sabe das coisas, pode fazer suas ilações. Então, até a noite dessa segunda, não tinha havido consenso em torno do nome do vice, caso o projeto da reeleição fosse adiante. Não há conversas oficiais e nem declarações públicas sobre o caso. Tudo o que se escreveu aqui, até agora, são assuntos que correm pelos bastidores. O que se pode depreender é que, depois de meses repetindo ora que tinha dúvidas e ora que não seria candidato à reeleição, Hildon Chaves pode atender o apelo do seu partido e partir para a luta eleitoral em busca de mais quatro anos. Até o final do dia, nesta terça-feira, saberemos qual a decisão dele e dos tucanos porto velhenses.

TENDÊNCIA É DE QUE LÉO MORAES NÃO CONCORRA

Agora, a pergunta que fica é: Léo Moraes vai disputar e enfrentar Hildon Chaves, pela segunda vez? O jovem deputado federal, que tem tido uma participação importante na Câmara, andou, aparentemente, em busca de parcerias, com a intenção real de entrar na briga. Uma das provas disso é que Léo procurou outro forte candidato, o advogado e professor Vinicius Miguel, certamente um adversário que disputaria o eleitorado na mesma faixa do parlamentar do Podemos. A proposta seria de que Vinicius abrisse mão de concorrer, apoiasse Léo e em troca teria o apoio dele para uma eventual candidatura à Câmara Federal, em 2022. Os dois não confirmam a conversa, mas também não a desmentem. Léo, contudo, nunca esteve apaixonado por entrar na briga. Além disso, teria sido desaconselhado pela família a não concorrer. A convenção do Podemos será nesta quarta-feira, dia 16 e, então,  tudo ficará claro.

Nela deve se definir, a menos que haja alguma grande surpresa, que Léo Moraes estará fora do processo municipal. A menos, é claro, que haja uma mudança de última hora, o que não é impossível, até porque nada é impossível na política. As coisas estão afunilando para a eleição de novembro.   

PT TEM CANDIDATOS A PREFEITO OU VICE EM 23 CIDADES

Quem imaginou que, neste momento em o eleitorado de centro e de direita cresceram muito e a esquerda está em decadência, que o PT iria desistir de participar das disputas municipais em muitas cidades, entrou pelo cano. O partido vem com candidaturas próprias em pelo menos 18 das principais cidades rondonienses, além de indicar nomes a vice prefeito em outras cinco. O Partido dos Trabalhadores terá candidaturas próprias em Porto Velho, Teixeirópolis, Alta Floresta, Chupinguaia, Costa Marques, Guajará Mirim, Ji-Paraná, Nova Brasilândia, Seringueiras, Vale do Paraíso, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ariquemes, Montenegro, São Miguel do Guaporé e Theobroma. Na Capital, o nome já escolhido e confirmado na convenção do partido será o do servidor público Ramon Cajuí, com Lhano Adorno como vice. Nas cidades em que não estará nas chapas majoritárias, o partido lançará nominatas completas para as Câmaras de Vereadores. O PT não se entrega. Mesmo com todos os problemas e antipatia de grande parte da população, o partido conta com seu eleitorado fiel para chegar às Prefeituras e Câmaras.

DEPUTADO DORME NO CHÃO E PROTESTA CONTRA TAM

Uma foto de um deputado estadual de Rondônia dormindo no chão, bombou nas redes sociais, nesta final de semana. Nada que os brasileiros comuns já não tenham enfrentado, por aeroportos Brasil afora. Depois de ter seu voo cancelado em Brasília (só poderia voltar para casa nesta quarta-feira, quatro dias depois), o deputado Jair Montes botou a boca no trombone, no balcão da TAM, até que foi realocado num voo da Azul. Mas só voaria até Viracopos, em São Paulo e de lá para Cuiabá, antes de conseguir chegar em Porto Velho. Em  Viracopos,  Jair teve que passar a noite no aeroporto, para pegar outro voo para Porto Velho, onde acabou chegando na manhã desta segunda-feira, 19 horas depois de sair da Capital Federal, onde acompanhara autoridades locais à busca de recursos para o Estado. Em Campinas, foi fotografado estirado no chão do aeroporto, apenas com uma pequena almofada como travesseiro. Na chegada,  o deputado gravou um vídeo desancando contra a TAM e contando seu périplo.

NÚMEROS AINDA SÃO ALTOS: 66 MORTES EM OITO DIAS

Oito dias, mais 66 mortes no Estado. Mais de oito a cada 24 horas. Em Porto Velho, na segunda-feira passada, os números apontavam um total de 652 óbitos. Nesta segunda, uma semana depois, já são 677, ou seja, nesse período, a Capital perdeu, para o coronavírus, mais 25 vidas. Embora a média diária tenha caído bastante, em Porto Velho, para pouco mais de três óbitos, eles ainda são muito significativos, até porque uma só vida que se vai já é muito. O número de contaminados, nesses oito dias, também deu um salto. Eram 58. 237 no Boletim173, da segunda passada, dia 7 e saltou para 60.746. Nessa semana, então, tivemos mais 2.509 casos de pessoas contaminadas, numa média de 313 registros diários. Os números estão diminuindo, mas ainda são preocupantes. Há, também notícias bastante animadoras. O número de recuperados, em Rondônia, já bate nos 86 por cento. Há uma semana, tínhamos 49.385 pessoas livres da doença. Oito dias depois, já no Boletim 180, os registros apontaram 52.177 recuperados, ou seja, 2.792 rondonienses a mais que estão curados. Na noite da segunda, temos ainda 7.316 casos ativos; 288 pacientes internados e nada menos do que  184 mil testes, mantendo a média do Estado que mais realizou esse tipo de exame no país, proporcionalmente a sua população.

NAZIF FAZ O ÓBVIO: NÃO CONCORRE À PREFEITURA

O deputado federal Mauro Nazif tentou, ainda, fazer algum mistério. Mas só quem não conhece as coisas da política local poderia imaginar que ele cometeria o grave erro de tentar concorrer novamente à Prefeitura de Porto Velho. Como deputado federal e principalmente como defensor do funcionalismo, sua maior bandeira, Nazif consegue se destacar. Como Prefeito, contudo, sua administração foi muito menor do que todos os que confiavam nele esperavam. Na tarde desta segunda, Nazif realizou um rápido pronunciamento, na sede do seu partido, o PSB, para confirmar que não disputará a Prefeitura, embora tenha afirmado que chegar a essa decisão, tenha sido "muito difícil"!. Nas pesquisas informais e mesmo naquelas que alguns partidos realizaram, com registro na Justiça Eleitoral, Nazif jamais apareceu como um nome viável para voltar a comandar sua cidade. Na política desde 1988, é no parlamento que ele realmente se destaca. Por isso é que continuará na Câmara, segundo ele, defendendo os interesses do Estado, da população e do funcionalismo. O PSB vai fazer aliança com algum outro partido que terá candidatura majoritária, embora ainda não haja nada definido.

TED WILSON É CANDIDATO PELO PARTIDO DE MOURÃO

O ainda pequeno PRTB, que tem como maior nome (e um dos únicos) em nível nacional, o vice-presidente da República, o General Mourão, também lançou candidato à Prefeitura de Porto Velho. Trata-se do ex vereador Ted Wilson, escolhido durante convenção do partido, no sábado. O candidato a vice-prefeito é o pastor Leonardo Luz e a sigla optou por não se coligar com nenhum outro partido. Foram confirmados também 32 nomes para disputar as 21 cadeiras à Câmara Municipal de Vereadores. O partido é presidido, em nível nacional, pela figura folclórica de Levy Fidélix, aquele que aparece apenas nas campanhas presidenciais, onde sempre faz uma votação pífia. Ted Wilson diz que conta com o apoio do General Mourão, para sua campanha. Ted Wilson já foi vereador na Capital por duas legislaturas. Em 2018, ele concorreu ao Senado, pelo partido.

DENÚNCIAS CONTRA LULA: CADA ENXADADA, UMA MINHOCA|!

Já está virando rotina. Cada enxadada, uma minhoca! Mais uma grave denúncia foi feita, nessa segunda-feira, contra o ex Presidente Lula. Aquele mesmo, acusado de chefe de uma quadrilha que assacou os cofres públicos brasileiros; que tem duas condenações em segunda instância, mas que continua soltinho como seu sobrenome, ou seja Da Silva, e, mais que isso, falando como candidatíssimo à Presidente, de novo. Agora, Lula, seu ex ministro Antônio Palocci e o ex presidente do Instituto Lula, são acusados de receberam 4 milhões de reais em propinas, disfarçadas em doações, da famigerada Odebrecht. A Lava Jato afirma ter provas concretas em profusão. A defesa de Lula, claro, nega qualquer irregularidade. Até agora, nos outros processos, a negativa de autoria não deu certo, o que se comprova com as duas condenações em duas instâncias. Será que dessa vez o mesmo argumento vai funcionar?

PERGUNTINHA

Ainda com muitas mortes e casos de contaminação, embora os números estejam diminuindo, você está otimista ou pessimista em relação ao fim da pandemia do coronavírus em Rondônia?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros

Decreto assinado por Lula garante cota de tela nos cinemas a partir de 2026.
L
Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Polícia de Minas procura detentos que fugiram com alvarás falsos

Fraude digital com atuação de hacker permitiu fuga de presos em Belo Horizonte
L
Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Toffoli marca acareação no caso Banco Master para 30 de dezembro

Audiência com investigados faz parte da apuração de fraudes financeiras bilionárias
L
RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

RS e SC entram em alerta para tempestades na véspera de Natal

Alerta de tempestade do Inmet prevê chuva intensa, ventos fortes e granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
L
Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Curta-metragem sobre mulheres quilombolas de Rondônia chega ao YouTube

Documentário valoriza a cultura e o protagonismo feminino na Comunidade de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Josiete Ferreira Herminio

Familiares e amigos se despedem com emoção de Josiete Ferreira Herminio, professora dedicada e referência de amor, alegria e generosidade, cuja vida foi marcada pela educação, fé e cuidado com quem amava.
L
Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Novo salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Reajuste de 6,8% garante ganho real e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, aponta Dieese
L
Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil apreende R$ 1,7 milhão do Comando Vermelho no Amazonas

Polícia Civil intercepta dinheiro que seria usado para financiar a facção criminosa em operação conjunta no Amazonas.
L

Um Natal cheio de alegria e esperança no coração dos rondonienses

O Natal nos lembra que cada gesto de bondade tem força para transformar vidas
L

Danielle Parada Dantas de Melo inspira plateia com palestra sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho

Com abordagem inovadora e inspiração humana, Danielle Parada Dantas de Melo encantou o público ao falar sobre liderança e gestão de pessoas em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Cristiane Lopes encerra 2025 com avanços para Rondônia

Atuação firme de Cristiane Lopes em 2025 garante avanços para Rondônia e reforça mensagem de esperança neste Natal

Deputada federal encerra o ano com conquistas concretas, defesa das famílias rondonienses e compromisso renovado com justiça, desenvolvimento e fé.
L
Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Lula faz pronunciamento de Natal em cadeia nacional nesta terça-feira

Discurso de Natal de Lula deve apresentar balanço do governo e será exibido às 20h30 em rádio e televisão
L
Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Jair Bolsonaro é internado para cirurgia em Brasília

Bolsonaro passará por procedimento médico nesta quinta.
L
Nova Brasilândia entrega 300 cestas básicas com apoio de Cássio Gois

Nova Brasilândia entrega 300 cestas básicas com apoio de Cássio Gois

Ação social garante dignidade e esperança a famílias vulneráveis.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona Leste de Porto Velho

Grave acidente entre dois veículos deixa quatro feridos na zona leste de Porto Velho

Colisão entre caminhonete e carro ocorreu na zona Leste da capital e mobilizou equipes de resgate
14
Apenado é espancado a pauladas na zona leste

Vulgo “Pacheco” acusado de matar irmã de repórter é espancado a pauladas na zona leste

Vítima foi atacada por dois homens no bairro Cascalheira.
16
Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Motorista provoca acidente e fere dois motociclistas

Acidente de trânsito deixa feridos na zona leste.
12
Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Homem é sequestrado e torturado por facção no Cai N’água

Vítima conseguiu fugir após sofrer agressões na região central.
18
Operação conjunta apreende nove motos em ação contra o “Grau” em Cacoal

Operação conjunta apreende nove motos em ação contra o “Grau” em Cacoal

Mandados judiciais miraram direção perigosa e risco à segurança viária.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra a Venezuela

Sergio Danese critica cerco militar norte-americano e defende diálogo para evitar conflito no continente
L
Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

Nota de pesar: Lourival Guimarães Veloso

A cerimônia de despedida será realizada no dia 24/12, a partir das 19h00, na Sala de Homenagem 02 da Funerária Dom Bosco, localizada na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de janeiro

Categoria vota proposta salarial e decide sobre paralisação nacional em assembleias
L
Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Festas de fim de ano devem unir gerações e valorizar idosos

Convívio familiar no Natal reforça pertencimento, memória afetiva e inclusão dos mais velhos nas celebrações
L
Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado causa danos em escola e casas no Rio Grande do Sul

Tornado em Farroupilha destelhou imóveis, mas não deixou feridos nem desabrigados
L

Natal no Parque da Cidade terá sorteio de moto e teatro nesta quinta-feira (25)

Programação natalina da Prefeitura de Porto Velho inclui apresentação do grupo Nova Canaã e sorteio de uma Honda Biz 125 no dia de Natal
L

Parque da Cidade terá horários especiais durante os dias de Natal e Ano novo

Ajustes no funcionamento acompanham a programação natalina e de fim de ano promovida pela Prefeitura
L

Emdur apresenta balanço de ações com foco na manutenção de Porto Velho em 2025

Empresa de Desenvolvimento Urbano registrou quase 15 mil atendimentos em iluminação pública e revitalizou dezenas de praças na capital e distritos
L
Prefeitura lança Atividade Delegada com foco no reforço da segurança em espaços públicos de Porto Velho

Prefeitura lança Atividade Delegada com foco no reforço da segurança em espaços públicos de Porto Velho

Porto Velho é a primeira cidade de Rondônia a implementar a Atividade Delegada para ampliar policiamento em espaços públicos com recursos municipais
L
Conab negocia mais de 170 mil toneladas de trigo em leilões

Conab negocia mais de 170 mil toneladas de trigo em leilões

Operação garante apoio ao escoamento da produção e estabilidade ao produtor.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.