SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

Estudo indica que eficiência energética pode reduzir custos de projetos de autogeração, como solar

Levantamento realizado pela Comerc ESCO analisa o custo médio das soluções e seus respectivos paybacks, mostrando que a forma mais barata de reduzir os custos com energia é evitando o desperdício

Publicado em 

Produzir mais, utilizando menos recursos. Essa é a prerrogativa dos projetos de eficiência energética, que visam a utilização racional de energia elétrica e que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Segundo a EPE – Empresa de Pesquisa Energética, o país ficou 14% mais eficiente energeticamente entre 2005 e 2018, mas segue sendo um dos que menos investe na modalidade: é o 13º do ranking mundial, com US3,26 per capita, enquanto na Alemanha, no topo do ranking, o investimento é quase 100 vezes maior (US﹩ 318,49 per capita).

Um levantamento realizado pela Comerc ESCO, empresa de eficiência energética do grupo Comerc Energia, mostra que a forma mais barata de disponibilizar o próximo MWh na rede é deixando de consumi-lo – porém mantendo a produção -, substituindo os equipamentos atuais por opções mais eficientes, antes de construir uma nova usina para gerar esse novo MWh, independentemente da fonte.

Para chegar a essa conclusão, foi feita uma comparação entre os custos de implantação de projetos de geração de energia e os custos de implantação de projetos de eficiência energética em diversas aplicações. Os resultados indicaram que ser mais eficiente e economizar energia é mais barato e vantajoso do que gerar energia no mesmo local de consumo.

"Ao analisar o custo da implantação das soluções de eficiência energética – seja ela de iluminação, ar comprimido ou refrigeração -, a economia proporcionada em MWh e o tempo de vida esperado para cada uma delas, sabemos qual seria o "custo" dessa energia. Ao se comparar esse valor com o custo da energia paga pelos consumidores, chegamos à economia proporcionada pelo projeto. Ao analisar mais de 40 clientes de nossa carteira, pudemos comprovar que a economia gerada pela eficiência energética é maior do que a obtida por meio da geração de energia nova no mesmo local de consumo, ou seja, é fundamental ser mais eficiente antes de gerar a sua própria energia", afirma Marcel Haratz, CEO da Comerc ESCO.

Apesar de a autogeração poder oferecer um bom custo-benefício, seja no Mercado Livre ou no Ambiente Regulado, se há desperdício de energia, parte da economia gerada é jogada fora. Supondo que uma empresa consuma mensalmente 1000 MWh e, ao realizar um projeto de eficiência energética, identifique que 20% dessa energia é desperdiçada devido ao uso de equipamentos desgastados ou em mau funcionamento. Seu consumo, na realidade, é de 800 MWh/mês. "Equipamentos desgastados ou de tecnologia ultrapassada consomem muito mais energia do que os modernos. Soma-se a isso os prejuízos causados pela troca constante de peças e por paradas não programadas para conserto desses equipamentos, por exemplo. Substitui-los por equipamentos novos e em perfeito funcionamento resulta em maior produtividade, além da possibilidade de desenvolver um plano de manutenção preventiva e preditiva com monitoramento online", comenta.

Para o CEO da Comerc ESCO, além da atratividade econômica, os projetos de eficiência energética oferecem mais sustentabilidade às operações. "Todos os projetos de eficiência energética reduzem as emissões de CO2, mitigando a pegada de carbono dos nossos clientes e contribuindo não só para a sustentabilidade do negócio, mas do meio ambiente. Eficiência energética deve ser o primeiro passo para otimizar o consumo e os gastos com energia elétrica. Quando o consumidor reduz o desperdício, a economia é garantida – e, caso ele opte por uma solução de autogeração, como solar, haverá economia na implementação do projeto e no custo da energia, além dos benefícios da utilização de energia limpa e renovável. Eficiência energética e geração de energia devem ser complementares" conclui Haratz.

No Brasil, o desperdício de energia é uma realidade com grandes impactos econômicos. Estima-se que, entre indústria e comércio, o país desperdice mais de 23TWh ao ano – o que representa 29% da geração de Itaipu em 2019.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo de sexta-feira (9/1): encerramentos e ajustes finais

Horóscopo de sexta-feira (9/1): encerramentos e ajustes finais

Previsões para sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para concluir pendências, reorganizar prioridades e revisar decisões.
L

Confira quem ganhou o almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L

Visão de Futuro: o alicerce que inspira, dá sentido e conduz organizações, segundo Ernesto Heinzelmann

Empresário alerta que, sem um norte estratégico claro, companhias tendem a operar de forma reativa, perder competitividade e desperdiçar recursos, um erro ainda comum no ambiente corporativo brasileiro.
L

Atividade Delegada tem dado resposta na segurança da capital, combatendo especialmente o uso de entorpecentes em locais públicos

Ação da Prefeitura de Porto Velho flagra uso de drogas no Espaço Alternativo e reforça policiamento ostensivo com apoio da Polícia Militar
L

Fábio Schinayder apresenta o novo Rondônia Reality Show, ambientado em uma fazenda

O influenciador busca inscritos com personalidade forte e habilidade para entreter a internet.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L

Léo Moraes lidera ranking nacional e coloca Porto Velho no topo das capitais

Pesquisa do Instituto Veritá aponta Léo Moraes como o prefeito mais bem avaliado do Brasil, com destaque para transporte e mobilidade em Porto Velho
L

Porto Velho ocupa a 15ª posição no ranking de rebanhos de suínos da Região Norte

Capital de Rondônia ocupa a 15ª posição no ranking regional da suinocultura, segundo dados do IBGE, e reforça potencial do agronegócio local
L
Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Matrícula online para alunos com deficiência na rede estadual de ensino ocorre de 12 a 16 de janeiro, conforme cronograma da Seduc
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, solicita ao STF participação no programa de remição de pena pela leitura, com possibilidade de reduzir até 48 dias por ano.
L
Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Deputado federal solicita transferência do ex-presidente para residência ou assistência médica integral, citando queda recente e riscos à saúde de idosos.
L
Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Ministro alegou motivos pessoais e familiares e deixa cargo após quase dois anos de gestão; secretário-executivo Manoel Almeida assume interinamente.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

Solenidade marca início do biênio 2026–2027 e reforça diálogo entre advocacia e Justiça Eleitoral para eleições seguras e transparentes.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem tenta matar o próprio irmão a golpes de enxada

Homem é preso após tentar matar o irmão com enxada na zona Leste

Tentativa de homicídio entre irmãos foi registrada no bairro Esperança da Comunidade
14
Equipe do sgt Machado flagra adolescente e comparsas com drogas em boca de fumo

Equipe do sgt Machado flagra adolescente e comparsas com drogas em boca de fumo

Ação do 5º BPM flagra trio com crack, cocaína, dinheiro e balança de precisão em ponto de venda de drogas
10
Foragido do Acre condenado por lesão corporal é preso em Porto Velho

Foragido do Acre condenado por lesão corporal é preso em Porto Velho

Policiais do 1º BPM capturaram foragido durante abordagem no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
12
Grávida de nove meses é presa com adolescente de 15 anos por tráfico no Cai N’água

Grávida de nove meses é presa com adolescente de 15 anos por tráfico no Cai N’água

Polícia Militar apreende drogas, balança de precisão e dinheiro durante abordagem na Avenida Farquar
10
BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

Ação desmonta ponto de tráfico conhecido como “boca da janela” no bairro Castanheiras
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Indústria brasileira fica estável: produção não cresce em novembro

Indústria brasileira fica estável: produção não cresce em novembro

Resultado de novembro de 2025 mostra variação zero na produção industrial, com crescimento acumulado de 0,6% no ano, segundo dados do IBGE.
L
Guia atualiza rastreamento do câncer do colo do útero: novas regras

Guia atualiza rastreamento do câncer do colo do útero: novas regras

Fundação do Câncer lança guia que orienta a transição do Papanicolau para o teste molecular DNA-HPV no SUS, com foco em prevenção, diagnóstico precoce e redução de casos.
L
Vacina da dengue do Butantan começa a ser aplicada pelo SUS

Vacina da dengue do Butantan começa a ser aplicada pelo SUS

Imunização em dose única terá início em três cidades a partir do dia 17, com foco em pessoas de 15 a 59 anos, como estratégia inicial de combate à dengue.
L
Gestão de resíduos reduz emissões: cidades podem cortar até 33%

Gestão de resíduos reduz emissões: cidades podem cortar até 33%

Estudo aponta que municípios com tratamento adequado do lixo podem reduzir em até 33,5% as emissões de gases de efeito estufa, com impactos ambientais e sociais positivos.
L
Bia Zaneratto retorna ao Palmeiras: atacante vestirá a camisa 10

Bia Zaneratto retorna ao Palmeiras: atacante vestirá a camisa 10

Após duas temporadas no futebol dos Estados Unidos, a atacante Bia Zaneratto volta ao Palmeiras em 2026; ídola do clube, ela foi campeã e artilheira em 2022.
L
Ranking revela melhores hospitais públicos do Brasil: São Paulo lidera

Ranking revela melhores hospitais públicos do Brasil: São Paulo lidera

Levantamento nacional identifica os 100 melhores hospitais públicos do país; São Paulo concentra 30 unidades de destaque, refletindo estrutura do SUS e critérios técnicos.
L
Governo de Rondônia abre seleção de formadores para política estadual de alfabetização

Governo de Rondônia abre seleção de formadores para política estadual de alfabetização

Edital do Proalfa oferece bolsas para formadores estaduais, regionais e municipais; inscrições seguem abertas até 25 de janeiro de 2026
L

Como identificar se a velocidade contratada atende sua rotina

Entender o uso da internet em casa, testar a conexão e avaliar os equipamentos ajuda a evitar lentidão, travamentos e gastos desnecessários
L
Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Linha de crédito exclusiva para caminhoneiros autônomos e cooperativas estimula sustentabilidade, segurança e indústria nacional.
L
PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

Homem de 35 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de armamento no bairro Nova Esperança.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.