SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

Mais barato, exame prevê diagnóstico de Alzheimer

Uma das boas notícias, no caso, é que o teste pode, potencialmente, tornar o diagnóstico mais simples, barato e portanto acessível a um número muito maior de pessoas.

Publicado em 

Uma técnica que detecta no sangue pequenas quantidades de uma proteína fragmentada, ligada à doença de Alzheimer, pode levar a um exame simples que possibilita o diagnóstico anos antes de aparecerem os sintomas. O estudo foi publicado terça-feira na revista científica Journal of Experimental Medicine e apresentado no mesmo dia na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Chicago (EUA).

Uma das boas notícias, no caso, é que o teste pode, potencialmente, tornar o diagnóstico mais simples, barato e portanto acessível a um número muito maior de pessoas.

Pesquisadores de quatro países liderados pela Universidade de Lund, na Suécia, observaram que os níveis da proteína P-tau-27, abundante no sistema nervoso central e no sistema nervoso periféricos, aumentam durante as etapas iniciais do Alzheimer. Eles estimam que o método, baseado nessa proteína, poderia detectar as mudanças cerebrais até 20 anos antes de aparecerem os sintomas da doença.

Numa avaliação da notícia para o New York Times, o dr. Michael Weiner, pesquisador do assunto na Universidade da Califórnia – e que não participou do estudo – disse que "ainda não é uma cura, não é um tratamento, mas ninguém consegue tratar uma doença antes de ter um diagnóstico. E um diagnóstico preciso, a baixo custo, é algo incrível, um avanço decisivo".

Na mesma linha, o professor de neurologia da Harvard Medical School, Rudolph Tanzi, ponderou também para o jornal americano que "os resultados precisam ser aplicados em testes clínicos com outras populações, incluindo as que representem mais diversidade étnica e racial". Ou seja, não é nada para amanhã. Aguardado há tempos pela comunidade médica, o diagnóstico, para ser usado clinicamente, precisa ainda passar por mais etapas de pesquisa. Cientistas acreditam que, se comprovados os benefícios, técnica poderia estar disponível para uso clínico em três anos.

30 milhões

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a forma mais comum de demência e representa entre 60% e 70% de todos os casos de síndromes envolvendo deterioração de memória, pensamento, comportamento e a capacidade para realizar atividades diárias.

No mundo, segundo os números mais recentes, há cerca de 30 milhões de pessoas afetadas pelo Alzheimer. Perceptível com mais frequência em pessoas acima de 65 anos, a condição começa antes em cerca de 5% dos casos. O tempo médio de vida do paciente vai de três a nove anos e o atendimento a essa população é hoje um dos tratamentos mais caros da medicina nos países desenvolvidos.

"Existe uma necessidade urgente de ferramentas que sejam simples, de baixo custo e não invasivas para esse diagnóstico", disse Maria Carrillo, cientista e porta-voz da Associação de Alzheimer dos Estados Unidos. "A possibilidade de uma detecção precoce, que permita intervir com tratamento antes que a doença cause perdas significativa no cérebro, seria uma grande mudança para os pacientes, para as famílias e também para o nosso sistema de saúde", acrescentou a cientista.

Rastreando a proteína

A doença de Alzheimer é caracterizada pela presença de placas, que formam no cérebro uma proteína chamada amilóide B e aglomeração da proteína tau. Esta é responsável por formar "nós" de fibras nos neurônios dos pacientes. Atualmente, as mudanças cerebrais que acontecem antes da manifestação de sintomas podem ser vistas somente em tomografia por emissão de pósitrons (conhecida pela sigla em inglês, PET) ou medindo as proteínas amilóide e tau no líquido na medula espinhal.

Os cientistas envolvidos na pesquisa já haviam descoberto que um fragmento modificado da proteína tau, conhecido como P-tau-217, se acumula no líquido da espinha (também chamado de líquor ou líquido cefalorraquidiano) dos pacientes antes que apareçam os sintomas cognitivos. Esse fragmento aumenta o progresso da doença e pode prever com precisão a formação de placa amilóide.

Os pesquisadores também estimaram que a P-tau-217 poderia ser encontrado no sangue de pacientes com Alzheimer, embora em níveis muito baixos que dificultariam a detecção.

A equipe desenvolveu um método baseado em espectrometria de massa para medir a quantidade desse fragmento e outros da proteína tau em apenas 4 mL de sangue, mesmo que as amostras sejam tão pequenas e contenham menos de um bilionésimo de grama de P-tau-217.

Os cientistas também perceberam que, como ocorre com os níveis deste fragmento no líquor, os níveis de P-tau-217 no sangue eram muito baixos em voluntários saudáveis, mas se mostravam mais elevados em pacientes com placas amiloides, mesmo naqueles sem sintomas cognitivos. (Com agências internacionais)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Pneus SP926 e SP571 apresentam ganhos de rendimento e ampliam vida útil da carcaça.
L
Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Álvaro Lima de Souza foi o selecionado desta semana na parceria que premia seguidores do portal todos os sábados com peças que valorizam a identidade e a cultura regional.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Servidores municipais agradecem atendimento de pleito histórico após dez anos de reivindicações

Servidores municipais agradecem atendimento de pleito histórico após dez anos de reivindicações

Prefeito Léo Moraes destaca importância do diálogo e reforça compromisso com a valorização do funcionalismo; desvinculação da tabela geral beneficia cerca de 600 servidores
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Prêmio de R$ 63 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

Prêmio de R$ 63 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília; sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e Facebook
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe isenção de ICMS para energia solar em Rondônia

Indicação sugere isenção do imposto sobre energia elétrica compensada por minigeração solar no estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

O suspeito foi localizado no bairro São João Batista com uma bicicleta roubada e um simulacro de arma de fogo após abordar um casal de jovens na zona sul de Porto Velho na sexta-feira.
16
Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (23); investigação aponta ligação com facção criminosa e crimes de tortura ordenados por influenciadora digital.
18
Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Mandado foi cumprido na sexta-feira (23); condenado cumprirá pena em regime fechado por crimes de favorecimento e exploração sexual de vulnerável.
18
Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Colisão ocorreu no trecho urbano da rodovia, próximo à saída para Cuiabá; vítima retornava do trabalho em um posto de combustíveis.
18
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Aracaju com a rua Jamari e mobilizou Bombeiros e Polícia Militar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Modelo híbrido de produção limitada inicia entregas globais e chega ao Brasil.
L
Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Incêndio atinge estrutura de madeira no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Fogo destruiu completamente edificação desativada nos fundos de residência; não houve feridos.
12
Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Quarta colisão do dia é registrada em Rolim de Moura na Avenida Vitória

Motociclista ficou ferido após colisão frontal e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros; motorista do carro permaneceu no local.
12
Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Suspeito de matar sargento da PM em emboscada é preso em Costa Marques

Crime ocorreu em 2017, em Porto Velho; execução teria sido encomendada por líder criminoso ligado a disputas por terras e exploração ilegal de madeira.
14
Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Colisão entre carro e caminhonete mobiliza socorro em Rolim de Moura

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Corumbiara com a Avenida Rio Branco; uma criança foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves.
12
Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Terceiro acidente do dia envolve carro e moto no Centro de Rolim de Moura

Colisão lateral ocorreu durante conversão à esquerda; uma mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada à UPA.
12
Cavalo solto provoca acidente com maloteiro na RO-479, em Rolim de Moura

Cavalo solto provoca acidente com maloteiro na RO-479, em Rolim de Moura

Veículo saiu da pista após colisão próxima ao aeroporto; animal morreu no local e motorista não sofreu ferimentos graves.
16
PM encontra adolescente de 13 anos embriagada em distribuidora de bebidas em Vilhena

PM encontra adolescente de 13 anos embriagada em distribuidora de bebidas em Vilhena

Ocorrência por perturbação de sossego revelou venda irregular de bebidas, presença de menor alcoolizada e apreensão de drogas e produtos sem nota fiscal.
16
PERIGO NA ESTRADA: PRF flagra caminhoneiro drogado na BR-364

PERIGO NA ESTRADA: PRF flagra caminhoneiro drogado na BR-364

Motorista foi abordado em Vilhena após descumprir tempo de descanso e portar maconha, skunk e anfetaminas durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.
14
Chacareiras temem ataque de onça, são ameaçadas por vizinho armado e acionam a PM em Vilhena

Chacareiras temem ataque de onça, são ameaçadas por vizinho armado e acionam a PM em Vilhena

Mulheres foram verificar gado após relatos de onça-pintada na região e acabaram denunciando ameaça com arma artesanal na Linha 2.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.