SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

CORONAVÍRUS: TESTE DE VACINA DE OXFORD CONTRA COVID-19 CONTARÁ COM DOIS MIL VOLUNTÁRIOS BRASILEIROS

Aplicação começa em junho no Brasil, agora considerado epicentro da pandemia. Grupo já tinha relatado ao G1 um dilema: queda de casos no Reino Unido poderia exigir mais tempo para obter eventual prova de que a fórmula funciona.

Publicado em 

Dois mil brasileiros participarão dos testes para vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A estratégia faz parte de um plano de desenvolvimento global, e o Brasil será o primeiro país fora do Reino Unido a começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars-CoV-2.

Os testes serão conduzidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em São Paulo, os testes em mil voluntários serão conduzidos pelo Centro de Referência para Imunológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento da Fundação Lemann. No Rio de Janeiro, os testes em outros mil voluntários serão feitos pela Rede D’Or São Luiz, com custo de cerca de R$ 5 milhões bancados pela Rede e sob coordenação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Dilema da prova de eficácia

Em entrevista exclusiva na quinta-feira (28), a cientista brasileira Daniela Ferreira, que participa do projeto, já tinha adiantado ao G1 o dilema da prova de eficácia: os responsáveis pela pesquisa em Oxford viam com preocupação o impacto da diminuição da curva de casos no Reino Unido na pesquisa (veja o vídeo abaixo). Já naquela época o grupo se organizava para ampliar os testes em uma região com altas taxas de circulação do Sars-Cov-2 para poder acelerar a comprovação da possível eficácia da vacina.

"É uma situação um pouco bizarra, porque você quer que o coronavírus desapareça, não quer que as infecções continuem", diz a chefe do departamento de ciências clínicas da Escola de Medicina Tropical de Liverpool. Para provar mais rapidamente se a fórmula é eficaz, é preciso que os voluntários tenham contato com o vírus e, atualmente, o Brasil é considerado o epicentro da pandemia.

"Um dos fatores limitantes de tudo isso é se a gente vai continuar a ter, nos países em que as vacinas estão sendo testadas, um número de infecção que permite que você teste essa vacina rapidamente", explicou Daniela Ferreira.

Aprovado pela Anvisa

Para ser conduzido no Brasil, o procedimento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio do Ministério da Saúde. Os voluntários serão pessoas na linha de frente do combate ao coronavírus, com uma chance maior de exposição ao Sars-CoV-2. Eles também não podem ter sido infectados em outra ocasião. Os resultados serão importantes para conhecer a segurança da vacina.

Testes já começaram no Reino Unido

Com a previsão otimista de ficar pronta ainda em 2020, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford ofereceu proteção em um estudo pequeno com seis macacos, resultado que levou ao início de testes em humanos no final de abril.

Em humanos, os testes têm apenas 50% de chance de sucesso. Adrian Hill, diretor do Jenner Institute de Oxford, que se associou à farmacêutica AstraZeneca para desenvolver a vacina, disse que os resultados da fase atual, envolvendo milhares de voluntários, podem não garantir que a imunização seja eficaz e pede cautela.

A vacina já está sendo aplicada em 10 mil voluntários no Reino Unido. A dificuldade para provar a possível eficácia está no fato de os cientistas dependerem da continuidade da circulação do vírus entre a população para que os voluntários sejam expostos ao coronavírus Sars-Cov-2.

Outras vacinas em andamento

Relatório publicado no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) com dados até esta terça-feira (2) mostra que estão em desenvolvimento pelo menos 133 candidatas a vacina, sendo que dez delas estão na fase clínica, ou seja, sendo testadas em humanos.

Embora os estudos avancem em todo o planeta, muitos especialistas acreditam que a vacina não estará disponível em 2020. Projeções otimistas falam num prazo de 12 a 18 meses, que já seria recorde. A vacina mais rápida já criada, a da caxumba, levou pelo menos quatro anos para ficar pronta.

Outra hipótese contra a qual todos os pesquisadores lutam é a de que uma vacina efetiva e segura nunca seja encontrada. O vírus do HIV, que causa a Aids, é conhecido há cerca de 30 anos, mas suas constantes mutações nunca permitiram uma vacina.

"Está todo mundo muito otimista, mas estudo de vacina é algo muito complicado. A maioria deles para na fase 3, de testes clínicos, pelos problemas que aparecem. É importante discutir essa possibilidade [de não se ter uma vacina]", admite Álvaro Furtado Costa, médico infectologista do HC-FMUSP.

Gustavo Cabral, imunologista que lidera um estudo na USP e no Incor concorda: “A vacina é o melhor caminho profilático [preventivo], mas não é o único caminho, há também os tratamentos. Para o HIV não há vacina e as pessoas que têm o vírus podem ter uma vida normal. Sabemos que aproximadamente 80% das pessoas infectadas com o Sars-CoV-2 não desenvolvem a Covid-19 ou têm sintomas leves. O problema são os outros 20% e o risco de fatalidade, hoje de 6%. Mas há centenas de estudos sobre medicamentos neste momento”, disse.

A busca pela vacina

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas para testar segurança e resposta imune. Primeiro há uma fase exploratória, com pesquisa e identificação de moléculas promissoras (antígenos). O segundo momento é de fase pré-clínica, em que ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais (ratos, por exemplo). Só então é chegada à fase clínica, em humanos, em três fases de testes:

Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;

Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma randomizada (aleatória) e são bem controlados;

Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos; só então há um registro sanitário.

Depois disso, as agências reguladoras precisam aprovar o produto, liberar a produção e distribuição. Das dez vacinas em testes em fase clínica, algumas aparecem em estágio mais avançado, como a desenvolvida por Oxford, em fase 3.

A vacina do Reino Unido é produzida a partir de um vírus (ChAdOx1), que é uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés. A esse imunizante foi adicionado material genético usado para produzir a proteína Spike do SARS-Cov-2 (que ele usa para invadir as células), induzindo a criação de anticorpos.

A empresa AstraZeneca já fechou com EUA e Reino Unido para cuidar da produção em escala mundial. O CEO da farmacêutica disse à rede britânica BBC, neste domingo (31), que a população pode ter acesso a 100 milhões de doses da vacina já em setembro.

"De forma prática: é possível que uma vacina fique disponível em cerca de 18 meses por causa do investimento no mundo inteiro. O mundo parou. Mas eu diria que é impossível até setembro", opina o brasileiro Gustavo Cabral.

Álvaro Furtado Costa também recomenda cautela com anúncios muito otimistas sobre vacinas. Ele acredita que não se pode desprezar, por exemplo, que uma novidade nesse campo impulsiona as ações da empresa que a anuncia.

“Quando se começa um estudo de vacina, a fase 1 tem resultados bem preliminares e rápidos, para começar a avaliar se é segura, se não tem grandes efeitos adversos, mas você testa pouca gente. Nas fases 2 e 3, você testa 10 mil, 20 mil pessoas – isso é mais demorado. Aí, você vê se realmente protege. O mundo testou vacinas de HIV que chegaram à fase 3, e ,aí, falharam. É preciso ter calma”, disse Costa.

As iniciativas brasileiras

Duas pesquisas feitas no Brasil aparecem na fase pré-clínica no relatório da OMS.

Um dos projetos é liderado por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Pesquisador responsável pelo estudo, Gustavo Cabral é imunologista pela USP e pós-doutor pela Universidade Oxford e na Universidade de Berna, na Suíça. Seu grupo trabalha com plataforma de vacina baseada em partículas semelhantes ao vírus (VLP, em inglês). Já há testes com animais.

"Quando um vírus entra nosso corpo, o sistema imunológico ataca. Não queremos utilizar o vírus, queremos usar partículas semelhantes ao vírus. Fizemos com chikungunya, Streptococcus e, agora, Covid-19", explicou o pesquisador.

"Essas partículas são apenas uma base que estimula o sistema imunológico. Nele, a gente coloca alguns pedaços do coronavírus, fragmentos proteicos ou proteína inteira, dando estímulo ao sistema imunológico para produzir anticorpo."

Vacina contra o coronavírus é meta de pesquisa executada por cientistas da USP e do Incor

Também em fase pré-clínica está uma vacina pesquisada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCTV), que tem base técnica elaborada pelo Grupo de Imunologia de Doenças Virais da Fundação Oswaldo Cruz-MG.

"Nossa técnica consiste em usar o vírus da influenza como vetor vacinal. Como se trata de um vírus defectivo para a multiplicação, ele não causa a doença, mas gera produção de anticorpos. Com esse processo, uma das possibilidades é desenvolver uma vacina bivalente, que possa ser usada contra influenza e contra o coronavírus", explica o pesquisador Ricardo Gazzinelli, líder do Grupo de Imunopatologia da Fiocruz Minas e coordenador do INCTV.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

Tem sortuda na área! Almoço no Peixinn já tem ganhador

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou uma apaixonada pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
MP reforça ações com órgãos de trânsito para manter queda de acidentes no carnaval em Porto Velho

MP reforça ações com órgãos de trânsito para manter queda de acidentes no carnaval em Porto Velho

Reunião com Detran, BPTran, Semtran e Hospital João Paulo II busca ampliar fiscalização da Lei Seca e evitar sobrecarga no SUS durante o período carnavalesco.
L
Com unidades móveis, Prefeitura amplia monitoramento de saúde de 12 mil servidores: prevenção e saúde mental entram no foco da gestão

Com unidades móveis, Prefeitura amplia monitoramento de saúde de 12 mil servidores: prevenção e saúde mental entram no foco da gestão

Programa coordenado pela Semad leva coleta de exames diretamente aos locais de trabalho, inclui aplicativo de acompanhamento e prioriza intervenções precoces para reduzir afastamentos.
L
Banqueiro do Master recusa acesso a celular em depoimento à PF

Banqueiro do Master recusa acesso a celular em depoimento à PF

Daniel Vorcaro alegou necessidade de proteger a vida privada ao se negar a fornecer senhas de aparelho apreendido em investigação sobre fraudes de R$ 17 bilhões.
L
Acareação revela versões opostas de banqueiro e ex-gestor do BRB

Acareação revela versões opostas de banqueiro e ex-gestor do BRB

Depoimentos realizados pela Polícia Federal expõem divergências sobre a origem de créditos bilionários em investigação que apura fraudes financeiras no Banco Master.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sem acertadores, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões

Sem acertadores, Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 115 milhões

Prêmio principal do concurso 2.966 não teve ganhadores nesta quinta-feira, elevando o montante estimado para o próximo sorteio após onze rodadas consecutivas sem vencedores.
L
Caixa encerra cronograma de pagamentos do Bolsa Família de janeiro

Caixa encerra cronograma de pagamentos do Bolsa Família de janeiro

Beneficiários com NIS de final zero recebem o benefício nesta sexta-feira, consolidando o atendimento a mais de 18 milhões de famílias em todo o território nacional.
L

Pregão da Saúde em Rondônia levanta questionamentos sobre tributação e impacto aos municípios

Contratação de transporte inter-hospitalar é alvo de críticas por possível subtributação do ISS e prejuízo à arrecadação municipal
L
Pagamentos da malha fina de janeiro são liberados pelo Fisco

Pagamentos da malha fina de janeiro são liberados pelo Fisco

Mais de 182 mil contribuintes recebem cerca de R$ 403 milhões em restituições residuais após regularizarem pendências com a Receita Federal nesta sexta-feira.
L
Exército realiza seleção para alistamento de homens e mulheres

Exército realiza seleção para alistamento de homens e mulheres

Primeira etapa com participação feminina acontece na próxima quarta-feira em Brasília, marcando uma mudança histórica no processo de incorporação das Forças Armadas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Liminar interrompe cobrança e sistema Free Flow na principal rodovia de Rondônia, após Justiça apontar falhas contratuais, ausência de obras de segurança e vistoria limitada da ANTT.
L
Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
STF levanta sigilo de oitivas sobre irregularidades no Banco Master

STF levanta sigilo de oitivas sobre irregularidades no Banco Master

Ministro Dias Toffoli autoriza acesso a depoimentos de banqueiro e ex-gestor do BRB em inquérito que apura rombo bilionário e tentativa de compra de ativos.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política, pedágio suspenso, obras e eleições acirram debate em Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Crise política, pedágio suspenso, obras e eleições acirram debate em Rondônia

Entre denúncias de corrupção nacional, liminar que interrompeu cobrança na BR-364, investimentos em rodovias e articulações partidárias, o cenário político e social segue em ebulição.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática fecha ponto de venda de drogas em bar na zona leste

Força Tática fecha ponto de venda de drogas em bar na zona leste

Policiais militares prenderam um homem de 39 anos e apreenderam porções de cocaína, maconha e crack durante operação contra o tráfico no bairro Igarapé.
12
Acidente entre duas motos deixa três feridos em RO

Acidente entre duas motos deixa três feridos em RO

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida 25 de Agosto com a Rua H, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar na noite desta quinta-feira.
10
Brutalidade marca execução de jovem em região de mata em Juína

Brutalidade marca execução de jovem em região de mata em Juína

Vítima foi encontrada decapitada e com orelha arrancada; seis adolescentes foram apreendidos pela Polícia Civil sob suspeita de envolvimento no homicídio.
16
Polícia prende suspeitos e recupera veículo em operação na fronteira

Polícia prende suspeitos e recupera veículo em operação na fronteira

Ações do BPFRON em Guajará-Mirim resultaram na prisão de três pessoas por receptação e na recuperação de um Renault Duster furtado durante a Operação Protetor.
14
Moradora pioneira de Vilhena morre aos 69 anos após passar mal

Moradora pioneira de Vilhena morre aos 69 anos após passar mal

Cleusa Alves Reis residia no município há mais de quatro décadas e teve passagens profissionais marcantes em empresas locais e residências de autoridades.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SENAI-RO abre mais de 300 vagas em cursos gratuitos na unidade de Cacoal

SENAI-RO abre mais de 300 vagas em cursos gratuitos na unidade de Cacoal

Inscrições começaram nesta quinta-feira (29) para formações presenciais com início em março, voltadas a jovens de 14 a 23 anos e alinhadas às demandas do setor industrial.
L

Recebimento da Licença Ambiental: WALDEMIR IVAL LOTO

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº 015/2026/SEMMA/PMV
L
Homem dispara dez vezes e mata cão em ponto de ônibus em São Paulo

Homem dispara dez vezes e mata cão em ponto de ônibus em São Paulo

Imagens de câmeras de segurança revelam crueldade em plena avenida na zona leste; crime ocorreu durante discussão e o agressor fugiu logo após os disparos.
16
OMS aponta baixo risco de disseminação do vírus Nipah na Índia

OMS aponta baixo risco de disseminação do vírus Nipah na Índia

Organização Mundial da Saúde confirma que monitoramento de contatos não detectou novos casos após infecções confirmadas, mantendo o alerta em nível reduzido.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CERAMICA TRES IRMÃOS LTDA (CERAMICA VERA CRUZ)

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Operação Flégias desarticula ataque criminoso contra provedores de internet

Operação Flégias desarticula ataque criminoso contra provedores de internet

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de incendiar rede de transmissão em Porto Velho após tentativa de extorsão por facção criminosa contra empresas do setor.
10
Ministério da Fazenda nega alta de impostos sobre reciclagem

Ministério da Fazenda nega alta de impostos sobre reciclagem

Governo esclarece que reforma tributária garante isenção total para catadores e cooperativas, além de permitir o aproveitamento de créditos em toda a cadeia produtiva.
L
Mano Menezes é anunciado como novo técnico da seleção do Peru

Mano Menezes é anunciado como novo técnico da seleção do Peru

Treinador brasileiro assina contrato de quatro anos com a Federação Peruana de Futebol focando no ciclo preparatório para a Copa do Mundo de 2030 na Europa e África.
L

Requerimento de Outorga: CERAMICA TRES IRMÃOS LTDA (CERAMICA VERA CRUZ)

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Brasil Antenado: antenas digitais grátis chegam a RO

Brasil Antenado: antenas digitais grátis chegam a RO

Programa começa em Rondônia e vai instalar parabólicas digitais sem custo para famílias do CadÚnico em quatro municípios, garantindo TV aberta com qualidade digital.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.