QUARTA-FEIRA, 11/03/2026

Em destaque

CORONAVÍRUS: TESTE DE VACINA DE OXFORD CONTRA COVID-19 CONTARÁ COM DOIS MIL VOLUNTÁRIOS BRASILEIROS

Aplicação começa em junho no Brasil, agora considerado epicentro da pandemia. Grupo já tinha relatado ao G1 um dilema: queda de casos no Reino Unido poderia exigir mais tempo para obter eventual prova de que a fórmula funciona.

Publicado em 

Dois mil brasileiros participarão dos testes para vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A estratégia faz parte de um plano de desenvolvimento global, e o Brasil será o primeiro país fora do Reino Unido a começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars-CoV-2.

Os testes serão conduzidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em São Paulo, os testes em mil voluntários serão conduzidos pelo Centro de Referência para Imunológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com financiamento da Fundação Lemann. No Rio de Janeiro, os testes em outros mil voluntários serão feitos pela Rede D’Or São Luiz, com custo de cerca de R$ 5 milhões bancados pela Rede e sob coordenação do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Dilema da prova de eficácia

Em entrevista exclusiva na quinta-feira (28), a cientista brasileira Daniela Ferreira, que participa do projeto, já tinha adiantado ao G1 o dilema da prova de eficácia: os responsáveis pela pesquisa em Oxford viam com preocupação o impacto da diminuição da curva de casos no Reino Unido na pesquisa (veja o vídeo abaixo). Já naquela época o grupo se organizava para ampliar os testes em uma região com altas taxas de circulação do Sars-Cov-2 para poder acelerar a comprovação da possível eficácia da vacina.

"É uma situação um pouco bizarra, porque você quer que o coronavírus desapareça, não quer que as infecções continuem", diz a chefe do departamento de ciências clínicas da Escola de Medicina Tropical de Liverpool. Para provar mais rapidamente se a fórmula é eficaz, é preciso que os voluntários tenham contato com o vírus e, atualmente, o Brasil é considerado o epicentro da pandemia.

"Um dos fatores limitantes de tudo isso é se a gente vai continuar a ter, nos países em que as vacinas estão sendo testadas, um número de infecção que permite que você teste essa vacina rapidamente", explicou Daniela Ferreira.

Aprovado pela Anvisa

Para ser conduzido no Brasil, o procedimento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio do Ministério da Saúde. Os voluntários serão pessoas na linha de frente do combate ao coronavírus, com uma chance maior de exposição ao Sars-CoV-2. Eles também não podem ter sido infectados em outra ocasião. Os resultados serão importantes para conhecer a segurança da vacina.

Testes já começaram no Reino Unido

Com a previsão otimista de ficar pronta ainda em 2020, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford ofereceu proteção em um estudo pequeno com seis macacos, resultado que levou ao início de testes em humanos no final de abril.

Em humanos, os testes têm apenas 50% de chance de sucesso. Adrian Hill, diretor do Jenner Institute de Oxford, que se associou à farmacêutica AstraZeneca para desenvolver a vacina, disse que os resultados da fase atual, envolvendo milhares de voluntários, podem não garantir que a imunização seja eficaz e pede cautela.

A vacina já está sendo aplicada em 10 mil voluntários no Reino Unido. A dificuldade para provar a possível eficácia está no fato de os cientistas dependerem da continuidade da circulação do vírus entre a população para que os voluntários sejam expostos ao coronavírus Sars-Cov-2.

Outras vacinas em andamento

Relatório publicado no site da Organização Mundial de Saúde (OMS) com dados até esta terça-feira (2) mostra que estão em desenvolvimento pelo menos 133 candidatas a vacina, sendo que dez delas estão na fase clínica, ou seja, sendo testadas em humanos.

Embora os estudos avancem em todo o planeta, muitos especialistas acreditam que a vacina não estará disponível em 2020. Projeções otimistas falam num prazo de 12 a 18 meses, que já seria recorde. A vacina mais rápida já criada, a da caxumba, levou pelo menos quatro anos para ficar pronta.

Outra hipótese contra a qual todos os pesquisadores lutam é a de que uma vacina efetiva e segura nunca seja encontrada. O vírus do HIV, que causa a Aids, é conhecido há cerca de 30 anos, mas suas constantes mutações nunca permitiram uma vacina.

"Está todo mundo muito otimista, mas estudo de vacina é algo muito complicado. A maioria deles para na fase 3, de testes clínicos, pelos problemas que aparecem. É importante discutir essa possibilidade [de não se ter uma vacina]", admite Álvaro Furtado Costa, médico infectologista do HC-FMUSP.

Gustavo Cabral, imunologista que lidera um estudo na USP e no Incor concorda: “A vacina é o melhor caminho profilático [preventivo], mas não é o único caminho, há também os tratamentos. Para o HIV não há vacina e as pessoas que têm o vírus podem ter uma vida normal. Sabemos que aproximadamente 80% das pessoas infectadas com o Sars-CoV-2 não desenvolvem a Covid-19 ou têm sintomas leves. O problema são os outros 20% e o risco de fatalidade, hoje de 6%. Mas há centenas de estudos sobre medicamentos neste momento”, disse.

A busca pela vacina

Para chegar a uma vacina efetiva, os pesquisadores precisam percorrer diversas etapas para testar segurança e resposta imune. Primeiro há uma fase exploratória, com pesquisa e identificação de moléculas promissoras (antígenos). O segundo momento é de fase pré-clínica, em que ocorre a validação da vacina em organismos vivos, usando animais (ratos, por exemplo). Só então é chegada à fase clínica, em humanos, em três fases de testes:

Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;

Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma randomizada (aleatória) e são bem controlados;

Fase 3: ensaio em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos adversos; só então há um registro sanitário.

Depois disso, as agências reguladoras precisam aprovar o produto, liberar a produção e distribuição. Das dez vacinas em testes em fase clínica, algumas aparecem em estágio mais avançado, como a desenvolvida por Oxford, em fase 3.

A vacina do Reino Unido é produzida a partir de um vírus (ChAdOx1), que é uma versão enfraquecida de um adenovírus que causa resfriado em chimpanzés. A esse imunizante foi adicionado material genético usado para produzir a proteína Spike do SARS-Cov-2 (que ele usa para invadir as células), induzindo a criação de anticorpos.

A empresa AstraZeneca já fechou com EUA e Reino Unido para cuidar da produção em escala mundial. O CEO da farmacêutica disse à rede britânica BBC, neste domingo (31), que a população pode ter acesso a 100 milhões de doses da vacina já em setembro.

"De forma prática: é possível que uma vacina fique disponível em cerca de 18 meses por causa do investimento no mundo inteiro. O mundo parou. Mas eu diria que é impossível até setembro", opina o brasileiro Gustavo Cabral.

Álvaro Furtado Costa também recomenda cautela com anúncios muito otimistas sobre vacinas. Ele acredita que não se pode desprezar, por exemplo, que uma novidade nesse campo impulsiona as ações da empresa que a anuncia.

“Quando se começa um estudo de vacina, a fase 1 tem resultados bem preliminares e rápidos, para começar a avaliar se é segura, se não tem grandes efeitos adversos, mas você testa pouca gente. Nas fases 2 e 3, você testa 10 mil, 20 mil pessoas – isso é mais demorado. Aí, você vê se realmente protege. O mundo testou vacinas de HIV que chegaram à fase 3, e ,aí, falharam. É preciso ter calma”, disse Costa.

As iniciativas brasileiras

Duas pesquisas feitas no Brasil aparecem na fase pré-clínica no relatório da OMS.

Um dos projetos é liderado por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor). A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Pesquisador responsável pelo estudo, Gustavo Cabral é imunologista pela USP e pós-doutor pela Universidade Oxford e na Universidade de Berna, na Suíça. Seu grupo trabalha com plataforma de vacina baseada em partículas semelhantes ao vírus (VLP, em inglês). Já há testes com animais.

"Quando um vírus entra nosso corpo, o sistema imunológico ataca. Não queremos utilizar o vírus, queremos usar partículas semelhantes ao vírus. Fizemos com chikungunya, Streptococcus e, agora, Covid-19", explicou o pesquisador.

"Essas partículas são apenas uma base que estimula o sistema imunológico. Nele, a gente coloca alguns pedaços do coronavírus, fragmentos proteicos ou proteína inteira, dando estímulo ao sistema imunológico para produzir anticorpo."

Vacina contra o coronavírus é meta de pesquisa executada por cientistas da USP e do Incor

Também em fase pré-clínica está uma vacina pesquisada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Vacinas (INCTV), que tem base técnica elaborada pelo Grupo de Imunologia de Doenças Virais da Fundação Oswaldo Cruz-MG.

"Nossa técnica consiste em usar o vírus da influenza como vetor vacinal. Como se trata de um vírus defectivo para a multiplicação, ele não causa a doença, mas gera produção de anticorpos. Com esse processo, uma das possibilidades é desenvolver uma vacina bivalente, que possa ser usada contra influenza e contra o coronavírus", explica o pesquisador Ricardo Gazzinelli, líder do Grupo de Imunopatologia da Fiocruz Minas e coordenador do INCTV.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rifa Solidária: Em prol do tratamento oftalmológico de Felipe Matheus Pandolfi

Rifa Solidária: Em prol do tratamento oftalmológico de Felipe Matheus Pandolfi

Para viabilizar o tratamento, a rifa oferece como prêmio um veículo Chevrolet Montana ano 2004/modelo 2005, na cor preta, quitada e pronta para transferência.
L
Afya Ji-Paraná promove ações de saúde com foco em prevenção e atendimento gratuito à população

Afya Ji-Paraná promove ações de saúde com foco em prevenção e atendimento gratuito à população

Iniciativas incluem orientações e serviços de saúde para caminhoneiros e participação em atividades da campanha Março Lilás voltadas à saúde da mulher.
L
Hospital de Amor Amazônia inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

Hospital de Amor Amazônia inaugura Instituto de Ensino e Pesquisa

O projeto visa contribuir com o impulsionamento da ciência na região Norte do Brasil.
L
Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

Avenidas Brasil e Marechal Rondon passam a ter novo fluxo a partir desta quinta-feira (12)

A Prefeitura de Jaru sinalizou as duas avenidas para que a população se adapte ao novo fluxo.
L
Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Canais brasileiros de misoginia no YouTube somam 23 milhões de inscritos, aponta NetLab

Levantamento revela que 80% dos perfis mapeados monetizam discursos de ódio e inferiorização das mulheres.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Única Talks : Juiz Lucas Flores fala sobre direito, desenvolvimento e sustentabilidade

A conversa promete trazer reflexões importantes sobre o papel das instituições jurídicas no enfrentamento das transformações sociais e econômicas da atualidade.
L
Governo pede ao Cade para investigar aumento dos combustíveis

Governo pede ao Cade para investigar aumento dos combustíveis

Senacon apura indícios de práticas anticoncorrenciais após reajustes sem anúncio prévio da Petrobras.
L
Fies 2026: Pré-selecionados da lista de espera têm até quarta-feira para complementar inscrição

Fies 2026: Pré-selecionados da lista de espera têm até quarta-feira para complementar inscrição

Procedimento é obrigatório para garantir o financiamento; prazo encerra às 23h59 de amanhã (11).
L

Agenda News: Melissa Barbosa apresenta o Ballet Fitness para todos

O Agenda News desta terça-feira promete ser uma oportunidade para quem deseja conhecer uma nova forma de atividade física e entender como o Ballet Fitness pode transformar a relação das pessoas com o próprio corpo.
L
custo-de-vida-porto-velho-aluguel-gasolina

Gasolina cara e aluguel nas alturas: custo de vida dispara em Porto Velho

Com gasolina acima de R$ 7 e imóveis cada vez mais caros, Porto Velho enfrenta aumento no custo de vida, com valores que já se aproximam de grandes capitais brasileiras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fachin defende imparcialidade e remuneração constitucional para magistrados

Fachin defende imparcialidade e remuneração constitucional para magistrados

Em meio a tensões no STF, presidente da Corte afirma que o Judiciário deve manter distanciamento das partes e dos interesses em jogo.
L
PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

PGR pede ao STF condenação de deputados do PL por desvios de emendas parlamentares

Julgamento envolve os deputados Josimar Maranhãozinho e Pastor Gil, além do suplente Bosco Costa; sessão será retomada no dia 17.
L
Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Lula cancela viagem ao Chile; ministro Mauro Vieira representará o Brasil na posse de Kast

Cerimônia ocorre nesta quarta-feira em Valparaíso; Palácio do Planalto não divulgou os motivos da alteração na agenda presidencial.
L
Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Votação da regulamentação de aplicativos é prevista para abril na Câmara

Relator descarta valor mínimo para corridas de passageiros; taxa para entregadores segue como principal impasse.
L
Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber assessor de Trump na prisão

Darren Beattie, responsável por assuntos brasileiros no governo dos EUA, planeja visita oficial ao ex-presidente na Papudinha.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Polícia Civil investiga desvio de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

Servidor público é afastado após suspeita de direcionar R$ 9,5 milhões para plataformas de apostas online.
16
BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

BPCHOQUE apreende 21 tabletes de skunk em operação contra o tráfico em Nova Mamoré

Dois homens foram presos em flagrante transportando entorpecentes que teriam Porto Velho como destino final.
12
Polícia Federal investiga "trend" no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Polícia Federal investiga “trend” no TikTok por incitação à violência contra mulheres

Advocacia-Geral da União acionou a corporação após vídeos simulando agressões e feminicídio viralizarem na plataforma.
L
Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

Grave acidente entre BMW e motocicleta deixa motociclista desacordada na região central

A suspeita é de que a condutora do veículo tenha avançado a preferencial.
16
Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Jovem ciclista morre atropelado por caçamba na zona sul

Testemunhas contaram que o jovem seguia de bicicleta em direção à Rua da Beira, quando teria sido derrubado por um caminhão e atropelado pela caçamba que passava ao lado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entrega de kits escolares entra em nova etapa de logística

Entrega de kits escolares entra em nova etapa de logística

Parceria entre Semed e Correios acelera a distribuição de kits escolares para 43 mil alunos da rede municipal de ensino.
L

Recebimento da Licença Ambiental: R. R. ELER – EIRELI

Licença de Operação Nº 043/2026/SEMMA/PMV
L
Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Profissionais da saúde assinam contrato e reforçam atendimento em Porto Velho

Prefeitura oficializa a contratação de novos servidores aprovados em processo seletivo para ampliar a assistência na rede municipal de saúde.
L
Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de epilepsia de difícil controle

Cenobamato é indicado para adultos farmacorresistentes e demonstrou redução significativa na frequência de crises em estudos clínicos.
L
Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Assistente virtual Rô é lançada pelo Governo de RO para agilizar serviços públicos

Nova ferramenta inteligente Maria Rosa, apelidada de assistente virtual Rô, oferece atendimento 24 horas e reduz filas presenciais no Portal do Cidadão.
L

Giro News : Dr. Célio Lopes debate fraudes no INSS

A entrevista promete trazer esclarecimentos importantes sobre direitos, legislação e políticas públicas que influenciam diretamente a vida dos cidadãos.
L
Campanha Conab e UNOPS/ONU destaca histórias de mulheres que sustentam a cadeia alimentar no Brasil

Países da América do Sul se reúnem para discutir soluções as mudanças do clima na agricultura e no abastecimento alimentar

Representantes de nove países debatem cooperação regional e políticas públicas para enfrentar os efeitos de eventos climáticos extremos.
L
Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d'Oeste

Primeiro Empretec Rural de Rondônia capacita produtores e fortalece gestão no campo em Santa Luzia d’Oeste

Seminário do Sebrae, realizado em parceria com a Prefeitura, reúne produtores selecionados por edital da Secretaria de Agricultura em cinco dias de imersão empreendedora voltada ao campo.
L
Resistência do Irã impõe impasse estratégico e pressiona governo Trump por cessar-fogo

Resistência do Irã impõe impasse estratégico e pressiona governo Trump por cessar-fogo

Degradação de sistemas de radares e ameaças ao fluxo de petróleo no Estreito de Ormuz inviabilizam meta de “mudança de regime”.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.