SÁBADO, 10/01/2026
Publicidade

Em destaque

DETRAN SUSPENDE BLITZ POR 15 DIAS EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS

O anúncio de que as blitz foram canceladas por 15 dias foi feito oficialmente pelo Detran rondoniense, nessa terça.

Publicado em 

É emocionante e ao mesmo tempo assustador. É um desabafo, mas também um alerta a todas as autoridades brasileiras. O Padre Enzo Mangano, um dos religiosos mais respeitados em toda a Rondônia e em outros estados brasileiros, por suas grandes obras sociais, está na Itália. No foco do corona vírus. Quase septuagenário, o Padre Enzo faz parte do maior grupo de risco no seu país de origem, onde, em apenas um só dia, foram registradas mais de 350 mortes. Padre Enzo, criador e mentor, entre outras grandes obras sociais, da Fundação São Thiago Maior, que atende milhares de pessoas da zona leste da Capital rondoniense, gravou um vídeo de 10 minutos, resumindo todo o terror que os italianos estão vivendo. E, mais que isso, alertando não só ao povo do Estado onde viveu grande parte do seu sacerdócio, mas a todos os brasileiros, do terrível risco que é o corona vírus. Em determinado trecho, Don Enzo diz que "como se falava das coisas antes e depois da Segunda Guerra, se falará em breve sobre antes e depois do corona vírus, uma doença devastadora". Ele pede aos brasileiros que pressionem seus governantes para que não subestimem a doença. Que impeçam reuniões públicas, incluindo nas igrejas. "Esse vírus já chegou ao Brasil e vai se espalhar de forma terrível e rápida". O padre Enzo já determinou aos seus colaboradores da São Thiago Maior, que fechem as portas da instituição por pelo menos duas semanas; que não promovam nenhum tipo de reunião; que não realizem as aulas e muito menos os encontros da terceira idade.

É com emoção, com voz embargada que ele fala na situação da sua Itália, onde está atualmente: "os médicos estão morrendo; os enfermeiros, os para sanitários, estão morrendo, estão dando suas vidas para salvar a dos outros". O colapso no sistema de saúde italiano, que estava funcionando, segundo ele, "quase com perfeição", entrou em colapso. "Imagine se essa doença terrível se espalhe por regiões como a Amazônia, como  o Nordeste, que não têm estrutura de saúde pública, o que vai ser da nossa gente?" O padre Enzo lembra que a situação chegou a tal ponto que se ele ficar doente e uma pessoa mais jovem também, o sistema de saúde terá que escolher o mais jovem e que ele morrerá, porque não há como atender a todos. Enfim, é um longo desabafo, um alerta a todas as autoridades brasileiras e especialmente aos rondonienses, onde o religioso, um dos mais queridos que já pisaram nessa terra, atuou por 30 anos. Vale a pena assistir ao vídeo completo. Padre Enzo, mesmo tão longe, continua prestando seus serviços à Rondônia e ao Brasil.

PRIMEIROS CASOS?

Entre esta quarta e a quinta-feira, poderão ser confirmados pelo menos dois casos de corona vírus em Rondônia. O assunto ainda está sendo tratado com todos os cuidados que merece, até para não causar sustos, ao menos até que todos os exames e contraprovas sejam concretizados. Até a manhã desta terça, pelo menos 38 casos continuavam como suspeitos, inclusive os dois, de pessoas que teriam viajado aos Estados Unidos, recentemente. As autoridades da saúde pública estão acompanhando de perto todo o desenvolvimento da situação e as pessoas que apresentaram pelo menos alguns sintomas do corona vírus, já estão em quarentena, em suas casas, já que não há ainda qualquer exame conclusivo. A verdade é que a pandemia corre o mundo. Já registrou a primeira morte no Brasil (em São Paulo) e até a manha da terça, já se registravam mais de 300 casos no país. As medidas que têm sido tomadas desde cedo em Rondônia e o fechamento das escolas (tanto estaduais quanto municipais, além de algumas particulares), ajudam muito no combate à expansão do vírus. Todo o cuidado é pouco…

A DOENÇA JÁ CHEGOU AO ACRE

A doença, infelizmente, está cada vez mais perto de nós. O governo do Acre anunciou na manhã desta terça, os três primeiros casos confirmados de corona vírus, todos em Rio Branco. São duas mulheres e um homem. Dois dos casos foram de pessoas que chegaram de São Paulo e uma terceira mulher que teria chegado de uma viagem recente a Fortaleza. Os casos ainda não podem ser considerados graves, até porque a contaminação atingiu pessoas que não fazem parte do grupo de risco.

https://www.newsrondonia.com.br/noticias/governo+do+acre+confirma+tres+casos+positivos+de+coronavirus/148427

A mulher mais velha tem 50 anos. As outras duas vítimas não chegaram aos 40 anos. O governador do Acre, Gladson Camelli e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, anunciaram os casos e que todos os protocolos em relação à doença estão sendo cumpridos. O inistério da Saúde não confirmou os casos. Todas as escolas, públicas e privadas do Estado tiveram as aulas canceladas. Autoridades da saúde pública de Rondônia estão em contato com os representantes do Acre, para acompanharem os casos de perto. Até o anoitecer desta quarta, nenhum caso havia sido anunciado oficialmente em nenhum dos 52 municípios rondonienses.

VOOS REGIONAIS

As empresas aéreas brasileiras estão vivendo um péssimo momento, por causa da crise do corona vírus. No início da semana, conhecido empresário rondoniense voou para Brasília e Rio de Janeiro, em aeronaves que tinham menos 60 por cento de ocupação. Em tempos normais, a lotação seria completa. Aliás, nessa crise, as pequenas empresas regionais poderão ter benefícios, transportando poucas pessoas para distâncias menores. Outro fator importante que pode beneficiar,  por exemplo, a Rima Transportes Aéreos, apenas como exemplo, aqui mesmo de Rondônia, é seu sistema de transporte aeromédico, que poderá ajudar a salvar vidas, em casos de necessidade de transporte de emergência de doentes. Enfim, a grave crise que assola o mundo inteiro, terá que buscar alternativas para o caso em que a situação se agrave a tal ponto que os países terem que começar a fechar seu espaço aéreo, permitindo apenas voos regionais com menos de 50 passageiros, por exemplo.

SERÁ QUE ESSE PAÍS TEM CURA?

Quando houve a tragédia do Furacão Katrina, aquele que destruiu New Orleans, uma das mais conhecidas cidades dos Estados Unidos, os comerciantes da cidade, que conseguiram ainda manter suas portas abertas, decidiram vender suas mercadorias a preço de custo, para ajudarem aos que haviam perdido tudo. Há inúmeros exemplos de solidariedade, mundo afora, em tempos de tragédias e crises. Não no Brasil. Não em Rondônia. Aqui, uma caixa de máscara de proteção, aquela que os dentistas são habituados a usarem em seus consultórios,  que era vendido até a semana passada a 9,90 reais uma caixa, saltou para "apenas" 50 reais. Cinco vezes mais, em função da necessidade de prevenção do corona vírus. Um litro de álcool gel, que custava – quando muito – 10 reais, saltou, em alguns estabelecimentos brasileiros (e aqui também), a mais de 60 reais. É um crime contra a economia popular, aliás, já denunciada ao Ministério Público, em Porto Velho. A situação, antes de tudo, nos coloca novamente como um país onde os espertalhões aproveitam todas as ocasiões para tirar alguma vantagem, mesmo que seja sobre a desgraça alheia. E, pior: entre essas pessoas, estão, certamente, os que querem um país diferente, mais justo e bla bla bla. Uma vergonha!

OS BÊBADOS ESTÃO LIVRES DAS BLITZ

Ao menos por duas semanas, os bebuns que se habituaram a dirigir depois de ingerir bebidas alcóolicas. estarão livres do bafômetro, que já flagrou centenas de motoristas cometendo esse grave crime de trânsito e colocando a vida de muita gente em perigo. 

Nos finais de semana, há alguns anos, as blitz realizadas tanto em Porto Velho quanto no interior, pegam malandros que iugnoram a segurança e saem pelas ruas, fazendo suas loucuras, depois de tomar umas e outras. Há casos em que o flagrado não conseguia nem ficar de pé, ao sair do carro para fazer o teste do bafômetro. Houve finais de semana que já chegaram a detectar mais de duas dezenas de motoristas com suspeita de embriaguez. Agora, com o enorme risco do corona vírus, não há como realizar os testes com o aparelho chamado de etilômetro, que faz o famoso teste do bafômetro, pelo risco de transmissão da doença. O anúncio de que as blitz foram canceladas por 15 dias foi feito oficialmente pelo Detran rondoniense, nessa terça.

COVARDIA, MAUS EXEMPLOS, IMPEACHMENT…

A covardia sempre foi  uma poderosa dos pseudo democratas, que passaram suas vidas defendendo tudo do seu interesse, menos o que resume as reais necessidades do país. Na crise mundial do corona vírus, um grupo de jornalistas, a grande maioria deles que perdeu a "mamata" dos tempos petistas, começa a pedir a saída de Jair Bolsonaro da Presidência. Há ainda o caso de malucos beleza, como o ator pornô Alexandre Frota, um desequilibrado, a quem Bolsonaro elegeu e deve estar morrendo de arrependimento, mas ele e outros tipos como ele não contam, por descerebrados. Os que contam são os que se dizem democratas e, desesperados pela surra que seus gurus levaram nas urnas; pelos novos caminhos do país; pelo crescimento da popularidade do Presidente; sem terem mais a quem pedir a benção no Poder, querem impor à opinião pública suas teorias de que, ao defenestrar Bolsonaro, estariam defendendo o Brasil. Não deve mesmo ser fácil perder uma eleição nas urnas e ver o país que eles dominaram, apoiando e aplaudindo suas lideranças quadrilheiras, estar mudando radicalmente de rumo. E para melhor. Deve ser de uma profunda tristeza. Os covardes, contudo, formam vozes cada vez menos respeitadas.

LIVRAI-NOS DO MAL PELAS URNAS

Há os que pedem o impeachment de Bolsonaro e o criticam por ter estado no meio do povo, em plena crise do corona, nas poderosas manifestações do último domingo, que "eles", é claro, tentaram diminuir ao máximo. Embora as cenas país afora tenham mostrado a verdade. Calam-se, contudo, quando cometem os mesmos erros, porque não se pode negar que a atitude do Presidente da República foi errada. 

Um exemplo claro disso envolve os presidentes da Câmara e do Senado, ambos, aliás, alvos da fúria de grande parte da população nos protestos do Domingo e que, nas declarações à mídia antigoverno, que sempre lhes dá enorme espaço, inversamente proporcional ao que dão às versões Palacianas, se arvoraram de donos da proteção à saúde pública, atacando o Presidente. Não disseram uma só palavra quando participaram de um evento para mais de 1.300 pessoas, num recinto fechado, na inauguração de mais uma emissora de TV contra o atual governo, a CNN Brasil. Eles não fizeram nada de errado, Bolsonaro, o  "celerado," só ele errou. Quem sabe um dia o Brasil que está mudando pelas urnas não se livra desse tipo de político?

PERGUNTINHA

O que você acha que deve ser feito com comerciantes e empresas que estão aumentando preços de alguns dos seus produtos de forma criminosa, durante a grave crise do corona vírus?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Força Penal Nacional tem atuação prorrogada em Porto Velho por mais seis meses

Força Penal Nacional tem atuação prorrogada em Porto Velho por mais seis meses

Presença federal no sistema prisional da capital de Rondônia foi estendida por mais seis meses, com foco em treinamento e prontidão operacional.
L
Planejamento para 2026: seis lições de sabedoria para guiar o novo ano

Planejamento para 2026: seis lições de sabedoria para guiar o novo ano

Reflexões de líderes, escritores e pensadores inspiram ações que valorizam tempo, paciência, paz e afeto nas relações pessoais e profissionais.
L
Horóscopo de segunda-feira (12/1): foco e retomada gradual

Horóscopo de sábado (10/1): pausa consciente e ajustes internos

Previsões para sábado, 10 de janeiro de 2026, indicam um dia propício para desacelerar, refletir e fortalecer o equilíbrio emocional
L

Pedágio eletrônico passa a funcionar na segunda-feira; saiba com cadastrar o veículo

Novo modelo elimina necessidade de parada em cancelas
L

Pelo 3° ano seguido, Sicredi é líder em atendimento no Prêmio Reclame AQUI 2025

Reconhecimento nacional reforça o compromisso da instituição com a qualidade e a experiência dos associados.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia R$ 13,5 milhões neste sábado

Concurso 2.958 terá transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook das Loterias Caixa; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Dólar cai a R$ 5,36 com desaceleração do emprego nos EUA

Após dados mostrarem criação de apenas 50 mil empregos em dezembro nos EUA, dólar recua e bolsa brasileira fecha acima de 163 mil pontos, impulsionada por fatores internos e externos.
L
Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Carnaval 2026 de Porto Velho tem programação oficial e identidade visual apresentadas

Programação começa com o Baile Municipal e segue até os desfiles das escolas de samba, com valorização da cultura local
L
Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Governo de Rondônia divulga calendário de pagamentos e garante previsibilidade aos servidores

Calendário de pagamentos de 2026 define datas para servidores ativos, aposentados e pensionistas, incluindo o 13º salário.
L

Chuvas intensas atingem Rondônia e previsão indica fim de semana chuvoso

Modelos meteorológicos apontam domingo como o dia mais chuvoso, com risco de pancadas fortes em várias regiões do estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Primeiro‑ministro do Canadá visitará o Brasil em abril

Mark Carney aceitou convite de Lula após telefonema em que ambos condenaram o uso da força contra a Venezuela e defenderam cooperação política e comercial.
L
Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Governo avalia isenção de tributos para Copa Feminina de 2027

Pedido da Fifa inclui benefícios fiscais, nova Lei Geral da Copa e ajustes na legislação eleitoral para viabilizar o torneio no Brasil.
L
Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa garante R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos distritos de Porto Velho

O investimento visa agilizar o socorro médico em regiões remotas e reafirma a luta diária da parlamentar pela melhoria do sistema público de saúde em Rondônia.
L
Dra. Taíssa garante R$ 250 mil para exames de imagem em Alto Paraíso

Dra. Taíssa garante R$ 250 mil para exames de imagem em Alto Paraíso

Emenda da deputada para custeio de tomografias e ressonâncias, fortalecendo a saúde pública de Alto Paraíso
L
Deputado Cássio Gois garante R$ 570 mil para construção de praça coberta em Cacoal

Deputado Cássio Gois garante R$ 570 mil para construção de praça coberta em Cacoal

Recurso assegurado pelo deputado viabiliza praça coberta com playground no bairro Vista Alegre, ampliando lazer e qualidade de vida
L
Publicidade

POLÍCIA

Agressão em loja no centro de Vilhena: funcionária é atacada

Agressão em loja no centro de Vilhena: funcionária é atacada

Discussão no ambiente de trabalho terminou em agressão física e verbal, com ofensas diante de colegas, mobilizando a Polícia Militar e levando envolvidos à Unisp.
14
Homem assassinado em Alta Floresta do Oeste: crime no bairro Redondo

Homem assassinado em Alta Floresta do Oeste: crime no bairro Redondo

Homicídio ocorreu em via pública enquanto a vítima estava em uma motocicleta, mobilizando Polícia Militar e perícia, com investigações conduzidas pela Polícia Civil.
16
Homem assassinado a tiros em Alta Floresta: vítima portava arma

Homem assassinado a tiros em Alta Floresta: vítima portava arma

Crime em plena luz do dia mobilizou as polícias Militar e Civil no bairro Redondo, onde a vítima foi encontrada morta ao lado de uma motocicleta após ser atingida no rosto.
18
Idosa mineira elogia atendimento após acidente em Vilhena

Idosa mineira elogia atendimento após acidente em Vilhena

De passagem pela cidade, mulher de Belo Horizonte foi atendida na UPA e gravou vídeo agradecendo a agilidade e o cuidado da equipe de saúde.
12
Homem agride colega de trabalho e é levado à Unisp em Vilhena

Homem agride colega de trabalho e é levado à Unisp em Vilhena

Funcionária relatou ofensas reiteradas e agressão física dentro de loja no centro da cidade, na presença de outros empregados.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Regina Nazaré da Silva

Nota de pesar: Regina Nazaré da Silva

Mulher ativa, alegre e cheia de energia, Regina Nazaré da Silva deixa um legado de amor, convivência e fé, com cerimônia de despedida marcada na capital.
L
Homem é preso por violência doméstica e estupro conjugal em Vilhena

Homem é preso por violência doméstica e estupro conjugal em Vilhena

Suspeito não aceitava separação, ameaçou matar a esposa e mantinha relações sexuais sem consentimento; criança autista presenciou brigas.
18
Polícia flagra adolescentes bebendo e usando drogas em festa funk em Vilhena

Polícia flagra adolescentes bebendo e usando drogas em festa funk em Vilhena

Menina de 14 anos contou à PM que fuma maconha desde os 11; denúncia anônima levou à apreensão de bebidas e entorpecentes no bairro Belém.
14
Produtores de Rondônia podem ampliar mercado com nova política do cacau

Produtores de Rondônia podem ampliar mercado com nova política do cacau

Lei nº 15.337 reforça crédito, tecnologia e sustentabilidade, criando cenário favorável para a cacauicultura rondoniense e a abertura de novos mercados.
L
CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

CNH 2026: renovação automática e gratuita já está em vigor

Benefício vale apenas para CNH digital e para motoristas sem infrações; condutores acima de 70 anos ficam fora da regra.
L
Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Volta às aulas: famílias reaproveitam material escolar

Pesquisa aponta que 88% sentem impacto no orçamento e adotam economia, com reutilização de itens, troca de marcas e compras híbridas para reduzir gastos em 2026.
L
Bando é preso com moto roubada após perseguição na zona leste:

Bando é preso com moto roubada após perseguição na zona leste

Criminosos tentaram fugir e se esconder em residência, mas foram localizados pela Polícia Militar.
14
homem-e-preso-apos-agredir-a-propria-mae-em-porto-velho

Homem é preso após agredir a própria mãe em Porto Velho

Confusão ocorreu dentro da residência da família, no bairro Jardim Santana, após consumo de bebida alcoólica.
14
Jujutsu Kaisen retorna e divulga calendário na Crunchyroll:

Jujutsu Kaisen retorna e divulga calendário na Crunchyroll:

Nova temporada estreia com episódios duplos e marca o início do arco Jogo do Abate, considerado um dos mais violentos e decisivos da série.
L
INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026

Datas de depósitos levam em consideração o número final do cartão de benefício; consulta aos valores pode ser feita pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.