QUINTA-FEIRA, 26/03/2026

Em destaque

DETRAN SUSPENDE BLITZ POR 15 DIAS EM DECORRÊNCIA DO CORONAVÍRUS

O anúncio de que as blitz foram canceladas por 15 dias foi feito oficialmente pelo Detran rondoniense, nessa terça.

Publicado em 

É emocionante e ao mesmo tempo assustador. É um desabafo, mas também um alerta a todas as autoridades brasileiras. O Padre Enzo Mangano, um dos religiosos mais respeitados em toda a Rondônia e em outros estados brasileiros, por suas grandes obras sociais, está na Itália. No foco do corona vírus. Quase septuagenário, o Padre Enzo faz parte do maior grupo de risco no seu país de origem, onde, em apenas um só dia, foram registradas mais de 350 mortes. Padre Enzo, criador e mentor, entre outras grandes obras sociais, da Fundação São Thiago Maior, que atende milhares de pessoas da zona leste da Capital rondoniense, gravou um vídeo de 10 minutos, resumindo todo o terror que os italianos estão vivendo. E, mais que isso, alertando não só ao povo do Estado onde viveu grande parte do seu sacerdócio, mas a todos os brasileiros, do terrível risco que é o corona vírus. Em determinado trecho, Don Enzo diz que "como se falava das coisas antes e depois da Segunda Guerra, se falará em breve sobre antes e depois do corona vírus, uma doença devastadora". Ele pede aos brasileiros que pressionem seus governantes para que não subestimem a doença. Que impeçam reuniões públicas, incluindo nas igrejas. "Esse vírus já chegou ao Brasil e vai se espalhar de forma terrível e rápida". O padre Enzo já determinou aos seus colaboradores da São Thiago Maior, que fechem as portas da instituição por pelo menos duas semanas; que não promovam nenhum tipo de reunião; que não realizem as aulas e muito menos os encontros da terceira idade.

É com emoção, com voz embargada que ele fala na situação da sua Itália, onde está atualmente: "os médicos estão morrendo; os enfermeiros, os para sanitários, estão morrendo, estão dando suas vidas para salvar a dos outros". O colapso no sistema de saúde italiano, que estava funcionando, segundo ele, "quase com perfeição", entrou em colapso. "Imagine se essa doença terrível se espalhe por regiões como a Amazônia, como  o Nordeste, que não têm estrutura de saúde pública, o que vai ser da nossa gente?" O padre Enzo lembra que a situação chegou a tal ponto que se ele ficar doente e uma pessoa mais jovem também, o sistema de saúde terá que escolher o mais jovem e que ele morrerá, porque não há como atender a todos. Enfim, é um longo desabafo, um alerta a todas as autoridades brasileiras e especialmente aos rondonienses, onde o religioso, um dos mais queridos que já pisaram nessa terra, atuou por 30 anos. Vale a pena assistir ao vídeo completo. Padre Enzo, mesmo tão longe, continua prestando seus serviços à Rondônia e ao Brasil.

PRIMEIROS CASOS?

Entre esta quarta e a quinta-feira, poderão ser confirmados pelo menos dois casos de corona vírus em Rondônia. O assunto ainda está sendo tratado com todos os cuidados que merece, até para não causar sustos, ao menos até que todos os exames e contraprovas sejam concretizados. Até a manhã desta terça, pelo menos 38 casos continuavam como suspeitos, inclusive os dois, de pessoas que teriam viajado aos Estados Unidos, recentemente. As autoridades da saúde pública estão acompanhando de perto todo o desenvolvimento da situação e as pessoas que apresentaram pelo menos alguns sintomas do corona vírus, já estão em quarentena, em suas casas, já que não há ainda qualquer exame conclusivo. A verdade é que a pandemia corre o mundo. Já registrou a primeira morte no Brasil (em São Paulo) e até a manha da terça, já se registravam mais de 300 casos no país. As medidas que têm sido tomadas desde cedo em Rondônia e o fechamento das escolas (tanto estaduais quanto municipais, além de algumas particulares), ajudam muito no combate à expansão do vírus. Todo o cuidado é pouco…

A DOENÇA JÁ CHEGOU AO ACRE

A doença, infelizmente, está cada vez mais perto de nós. O governo do Acre anunciou na manhã desta terça, os três primeiros casos confirmados de corona vírus, todos em Rio Branco. São duas mulheres e um homem. Dois dos casos foram de pessoas que chegaram de São Paulo e uma terceira mulher que teria chegado de uma viagem recente a Fortaleza. Os casos ainda não podem ser considerados graves, até porque a contaminação atingiu pessoas que não fazem parte do grupo de risco.

https://www.newsrondonia.com.br/noticias/governo+do+acre+confirma+tres+casos+positivos+de+coronavirus/148427

A mulher mais velha tem 50 anos. As outras duas vítimas não chegaram aos 40 anos. O governador do Acre, Gladson Camelli e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, anunciaram os casos e que todos os protocolos em relação à doença estão sendo cumpridos. O inistério da Saúde não confirmou os casos. Todas as escolas, públicas e privadas do Estado tiveram as aulas canceladas. Autoridades da saúde pública de Rondônia estão em contato com os representantes do Acre, para acompanharem os casos de perto. Até o anoitecer desta quarta, nenhum caso havia sido anunciado oficialmente em nenhum dos 52 municípios rondonienses.

VOOS REGIONAIS

As empresas aéreas brasileiras estão vivendo um péssimo momento, por causa da crise do corona vírus. No início da semana, conhecido empresário rondoniense voou para Brasília e Rio de Janeiro, em aeronaves que tinham menos 60 por cento de ocupação. Em tempos normais, a lotação seria completa. Aliás, nessa crise, as pequenas empresas regionais poderão ter benefícios, transportando poucas pessoas para distâncias menores. Outro fator importante que pode beneficiar,  por exemplo, a Rima Transportes Aéreos, apenas como exemplo, aqui mesmo de Rondônia, é seu sistema de transporte aeromédico, que poderá ajudar a salvar vidas, em casos de necessidade de transporte de emergência de doentes. Enfim, a grave crise que assola o mundo inteiro, terá que buscar alternativas para o caso em que a situação se agrave a tal ponto que os países terem que começar a fechar seu espaço aéreo, permitindo apenas voos regionais com menos de 50 passageiros, por exemplo.

SERÁ QUE ESSE PAÍS TEM CURA?

Quando houve a tragédia do Furacão Katrina, aquele que destruiu New Orleans, uma das mais conhecidas cidades dos Estados Unidos, os comerciantes da cidade, que conseguiram ainda manter suas portas abertas, decidiram vender suas mercadorias a preço de custo, para ajudarem aos que haviam perdido tudo. Há inúmeros exemplos de solidariedade, mundo afora, em tempos de tragédias e crises. Não no Brasil. Não em Rondônia. Aqui, uma caixa de máscara de proteção, aquela que os dentistas são habituados a usarem em seus consultórios,  que era vendido até a semana passada a 9,90 reais uma caixa, saltou para "apenas" 50 reais. Cinco vezes mais, em função da necessidade de prevenção do corona vírus. Um litro de álcool gel, que custava – quando muito – 10 reais, saltou, em alguns estabelecimentos brasileiros (e aqui também), a mais de 60 reais. É um crime contra a economia popular, aliás, já denunciada ao Ministério Público, em Porto Velho. A situação, antes de tudo, nos coloca novamente como um país onde os espertalhões aproveitam todas as ocasiões para tirar alguma vantagem, mesmo que seja sobre a desgraça alheia. E, pior: entre essas pessoas, estão, certamente, os que querem um país diferente, mais justo e bla bla bla. Uma vergonha!

OS BÊBADOS ESTÃO LIVRES DAS BLITZ

Ao menos por duas semanas, os bebuns que se habituaram a dirigir depois de ingerir bebidas alcóolicas. estarão livres do bafômetro, que já flagrou centenas de motoristas cometendo esse grave crime de trânsito e colocando a vida de muita gente em perigo. 

Nos finais de semana, há alguns anos, as blitz realizadas tanto em Porto Velho quanto no interior, pegam malandros que iugnoram a segurança e saem pelas ruas, fazendo suas loucuras, depois de tomar umas e outras. Há casos em que o flagrado não conseguia nem ficar de pé, ao sair do carro para fazer o teste do bafômetro. Houve finais de semana que já chegaram a detectar mais de duas dezenas de motoristas com suspeita de embriaguez. Agora, com o enorme risco do corona vírus, não há como realizar os testes com o aparelho chamado de etilômetro, que faz o famoso teste do bafômetro, pelo risco de transmissão da doença. O anúncio de que as blitz foram canceladas por 15 dias foi feito oficialmente pelo Detran rondoniense, nessa terça.

COVARDIA, MAUS EXEMPLOS, IMPEACHMENT…

A covardia sempre foi  uma poderosa dos pseudo democratas, que passaram suas vidas defendendo tudo do seu interesse, menos o que resume as reais necessidades do país. Na crise mundial do corona vírus, um grupo de jornalistas, a grande maioria deles que perdeu a "mamata" dos tempos petistas, começa a pedir a saída de Jair Bolsonaro da Presidência. Há ainda o caso de malucos beleza, como o ator pornô Alexandre Frota, um desequilibrado, a quem Bolsonaro elegeu e deve estar morrendo de arrependimento, mas ele e outros tipos como ele não contam, por descerebrados. Os que contam são os que se dizem democratas e, desesperados pela surra que seus gurus levaram nas urnas; pelos novos caminhos do país; pelo crescimento da popularidade do Presidente; sem terem mais a quem pedir a benção no Poder, querem impor à opinião pública suas teorias de que, ao defenestrar Bolsonaro, estariam defendendo o Brasil. Não deve mesmo ser fácil perder uma eleição nas urnas e ver o país que eles dominaram, apoiando e aplaudindo suas lideranças quadrilheiras, estar mudando radicalmente de rumo. E para melhor. Deve ser de uma profunda tristeza. Os covardes, contudo, formam vozes cada vez menos respeitadas.

LIVRAI-NOS DO MAL PELAS URNAS

Há os que pedem o impeachment de Bolsonaro e o criticam por ter estado no meio do povo, em plena crise do corona, nas poderosas manifestações do último domingo, que "eles", é claro, tentaram diminuir ao máximo. Embora as cenas país afora tenham mostrado a verdade. Calam-se, contudo, quando cometem os mesmos erros, porque não se pode negar que a atitude do Presidente da República foi errada. 

Um exemplo claro disso envolve os presidentes da Câmara e do Senado, ambos, aliás, alvos da fúria de grande parte da população nos protestos do Domingo e que, nas declarações à mídia antigoverno, que sempre lhes dá enorme espaço, inversamente proporcional ao que dão às versões Palacianas, se arvoraram de donos da proteção à saúde pública, atacando o Presidente. Não disseram uma só palavra quando participaram de um evento para mais de 1.300 pessoas, num recinto fechado, na inauguração de mais uma emissora de TV contra o atual governo, a CNN Brasil. Eles não fizeram nada de errado, Bolsonaro, o  "celerado," só ele errou. Quem sabe um dia o Brasil que está mudando pelas urnas não se livra desse tipo de político?

PERGUNTINHA

O que você acha que deve ser feito com comerciantes e empresas que estão aumentando preços de alguns dos seus produtos de forma criminosa, durante a grave crise do corona vírus?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Americanas pede à Justiça o encerramento de sua recuperação judicial

Americanas pede à Justiça o encerramento de sua recuperação judicial

Pedido ocorre três anos após a descoberta de rombo contábil de R$ 20 bilhões; nesta quarta-feira, a 4ª Vara Empresarial do Rio também homologou a venda das marcas Imaginarium e Puket após leilão de unidade de negócios.
L
Vidas femininas não são prioridade em Rondônia

Vidas femininas não são prioridade em Rondônia

O retrocesso tem ajudado a aumentar os casos de violência contra a mulher, pois reforçam que a nossa vida vale menos
L

Crise climática em Rondônia: MPRO promove audiência pública para combater queimadas

Encontro em Porto Velho reuniu instituições e especialistas para discutir ações integradas contra a crise climática e queimadas na Amazônia.
L
Atuação Integrada na Administração Pública é tema do 4º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo

Atuação Integrada na Administração Pública é tema do 4º Encontro de Controles Internos do Poder Executivo

Evento em Porto Velho discute planejamento, gestão e transparência, além de lançar plataforma digital para fortalecimento do controle interno.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 17 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 17 milhões nesta quinta-feira

Apostas para o concurso 2.989 podem ser feitas até as 19h no horário de Rondônia; sorteio ocorre no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa Econômica Federal.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF corta auxílio-moradia e combustível de juízes e membros do MP

STF corta auxílio-moradia e combustível de juízes e membros do MP

Decisão unânime suspende benefícios criados por resoluções administrativas e leis estaduais; Corte definiu lista de “penduricalhos” proibidos e manteve gratificações previstas em lei federal, limitadas a 35% do teto constitucional.
L
STF valida penduricalhos que elevam salários do Judiciário a R$ 78,8 mil

STF valida penduricalhos que elevam salários do Judiciário a R$ 78,8 mil

Decisão do Supremo limita benefícios extras a 70% acima do teto constitucional de R$ 46,3 mil; medida abrange juízes e membros do Ministério Público, mas deve gerar economia anual de R$ 7,3 bilhões com as novas travas.
L
Senado aprova criação do crime de vicaricídio com pena de até 40 anos

Senado aprova criação do crime de vicaricídio com pena de até 40 anos

Texto segue para sanção presidencial após votação nesta quarta-feira; nova legislação tipifica o assassinato de filhos ou parentes como forma de causar sofrimento à mulher, tornando o crime hediondo no Código Penal brasileiro.
L

Dr. Marcelo Almeida explica rinoplastia ultrassônica

Dr. Marcelo Almeida detalha como o uso do Piezo na rinoplastia reduz trauma cirúrgico, preserva tecidos e melhora a definição do nariz.
L
STF decide hoje se mantém prorrogação da CPMI do INSS no Congresso

STF decide hoje se mantém prorrogação da CPMI do INSS no Congresso

Plenário julga liminar do ministro André Mendonça que deu prazo para o Senado ler requerimento de continuidade das investigações; comissão apura descontos indevidos em aposentadorias e supostas irregularidades em empréstimos consignados.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Governo convoca 1,8 mil candidatos para vagas remanescentes do CNU 1

Chamada publicada nesta terça-feira representa 21% do total de postos do “Enem dos Concursos”; Incra, IBGE e Funai lideram o volume de novas convocações federais.
L
Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

Prefeitura lança edital para Procurador Municipal

O prazo para inscrições preliminares deve acontecer de 30 de março a 20 de abril de 2026
L
Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves destina R$ 4,5 milhões a Espigão

Ieda Chaves destina R$ 4,5 milhões a Espigão

Investimentos fortalecem saúde, agricultura e infraestrutura em Espigão d’Oeste, com recursos para ambulâncias, cirurgias, apoio rural e construção de base do SAMU.
L
Alero aprova reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova reestruturação da carreira da Polícia Civil

Deputados aprovaram três projetos que garantem ajuste fiscal, crédito e ampliação de vagas na Classe Especial da Polícia Civil.
L
Servidores da Alero conquistam reajuste salarial e avanços no plano de carreira

Servidores da Alero conquistam reajuste salarial e avanços no plano de carreira

Deputados estaduais aprovam revisão de 5,5% e regras que agilizam a progressão dos servidores
L
STF define teto de 35% para pagamento de penduricalhos no Judiciário e MP

STF define teto de 35% para pagamento de penduricalhos no Judiciário e MP

Decisão unânime limita benefícios extras a R$ 16,2 mil sobre o salário base; medida visa padronizar mais de mil tipos de gratificações e deve gerar economia anual de R$ 7,3 bilhões aos cofres públicos.
L
Governo projeta arrecadar R$ 4,4 bilhões com nova tributação de bets e fintechs

Governo projeta arrecadar R$ 4,4 bilhões com nova tributação de bets e fintechs

Relatório da Receita Federal detalha impacto de medidas aprovadas pelo Congresso para reduzir desequilíbrio fiscal; corte em benefícios tributários deve injetar outros R$ 16,5 bilhões nos cofres públicos ainda em 2026.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende motorista que baleou passageira de aplicativo em briga de trânsito

Polícia Civil prende motorista que baleou passageira de aplicativo em briga de trânsito

Suspeito de 26 anos foi detido em residência no bairro Três Marias durante operação na manhã desta quinta-feira; crime ocorreu em fevereiro, quando o acusado atirou contra o veículo após colisão na zona leste de Porto Velho.
14
Funcionária de restaurante é esfaqueada por ex-patrão em Porto Velho

Funcionária de restaurante é esfaqueada por ex-patrão em Porto Velho

Vítima de 37 anos sofreu tentativa de feminicídio no bairro Socialista após ser mantida em cárcere privado por uma hora; agressor foi preso em flagrante pela Polícia Militar na madrugada desta quinta-feira.
16
Borracheiro é executado a tiros às margens da BR-364 em Porto Velho

Borracheiro é executado a tiros às margens da BR-364 em Porto Velho

Wellington Vieira Vitor foi rendido por dupla em motocicleta na entrada do bairro Jerusalém da Amazônia; criminosos simularam pedido de serviço antes de arrastarem a vítima para a rodovia e efetuarem os disparos.
18
Idoso escapa de atropelamento por ônibus no centro

Idoso escapa de atropelamento por ônibus no centro

Vítima teve escoriações e foi socorrida.
12
Moradores do bairro Porto Cristo interditam a BR-364 em protesto

Moradores do bairro Porto Cristo interditam a BR-364 em protesto

Manifestantes exigem presença do prefeito após receberem ordem de despejo na zona Leste da capital
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Irã analisa proposta dos EUA para fim da guerra, mas descarta diálogo direto

Irã analisa proposta dos EUA para fim da guerra, mas descarta diálogo direto

Plano de 15 pontos enviado por Donald Trump via Paquistão exige interrupção do programa nuclear e corte de financiamento a aliados; Teerã mantém tom de resistência enquanto o Pentágono planeja envio de milhares de soldados ao Golfo Pérsico.
L
Dunlop destaca importância da ergonomia para motoristas

Dunlop destaca importância da ergonomia para motoristas

Ajustes simples melhoram reflexos e reduzem riscos
L
Publicidade