TERÇA-FEIRA, 03/02/2026
Publicidade

Em destaque

BOLSONARO CONTRA ESTADÃO E GLOBO: ESSA BRIGA ENTRE PODEROSOS PODE PREJUDICAR O BRASIL?

O assunto ainda ferve, mesmo alguns dias depois de estourar. Verdade ou mentira? Quem falou diz que não disse. Quem gravou, diz que ela disse!

Publicado em 

O assunto ainda ferve, mesmo alguns dias depois de estourar. Verdade ou mentira? Quem falou diz que não disse. Quem gravou, diz que ela disse! O governo acredita que a gravação é verdadeira e, sim, uma confissão da jornalista Constança Rezende, repórter do jornal o Estado de São Paulo, de que há um complô contra o governo Bolsonaro. Toda a mídia, solidária à jornalista, diz que a gravação foi distorcida e que tudo é mentira deslavada.  Que há um noticiário parcial e duro contra o Presidente e seu Governo, não há dúvida alguma. Mas que uma profissional, exatamente da Folha, que junto com a Globo fazem a maior campanha contra um governante em início de gestão desde sempre, teria dito que os dois veículos querem “arruinar” o senador Flávio Bolsonaro e exigir o impeachment do pai dele, o Presidente, no caso do assessor Fabrício Queiroz, aí não! Fosse verdade, seria uma espécie de confissão pública dessa ação planejada.  Claro que, entre a esquerda que domina o jornalismo (ainda e não se sabe até quando!), o assunto está sendo tratado apenas como a divulgação de uma Fake News por Bolsonaro. A intenção seria descontruir a história da jornalista, que teria sido gravada, mas, segundo ela e seus colegas, nada do que foi divulgado teria sido afirmado por ela. A gravação, em inglês, foi feita por um estudante, que estaria analisando as semelhanças entre Donald Trump e Jair Bolsonaro, estourou nas redes sociais e continua sendo assunto nacional e internacional. O próprio Bolsonaro publicou no seu twiter, entre outras afirmações, que “querem derrubar o Governo, com chantagens, desinformações e vazamentos”. A jornalista reafirma que tudo foi destorcido, embora não há como negar que tanto a Folha quanto a Globo abandonaram o jornalismo decente e imparcial, para realizarem uma campanha que busca desconstruir um governo que recém começou, porque seus interesses foram contrariados.

Quem vê todo o vídeo, com as declarações da jornalista da Folha, observa que ela tenta se mostrar influente e importante, como se fosse um grande personagem da mídia. Longe disso. Mas fez questão de parecer. Disse, em determinado momento, que tinha provas contra Flávio Bolsonaro, confessando que as conseguiu ilegalmente, através do COAF. E, também textualmente, falou que o caso poderia destruir Flávio Bolsonaro e causar o impeachment do Presidente. Não falou em nenhum momento que a Folha e a Globo estariam com essa meta, a de destituir o Presidente, mas deixou antever nas entrelinhas que era isso que a série de matérias divulgadas poderia acarretar. Como pano de fundo, a história de um jornal parcial, que, mesmo tendo perdido milhares de assinantes nos últimos anos, ainda é muito influente e da mais poderosa emissora de TV do país, que, sob Bolsonaro, poderá perder milhões e milhões do dinheiro público, como o que a abasteceu desse seu nascimento. É uma briga de gigantes. Espera-se que, nessa guerra, não seja o Brasil quem sai perdendo!

BERON: UM HOSPITAL POR ANO

Um novo hospital de Pronto Socorro por ano. Construído e equipado. Isso é o que representa, no final de 12 meses, os 17 milhões de reais por mês que o Estado de Rondônia está pagando novamente pela dívida canalha e pornográfica do Beron, que já foi paga mais de uma vez e que, pelos cálculos da União, ainda representa um saldo devedor de mais de 1 bilhão de reais. Esses 204 milhões anuais, que inclusive não estavam previstos no orçamento de 2019, já que durante dois anos uma liminar dava direito a Rondônia de não pagar nada, representam um grande baque para os cofres públicos estaduais. Aliás, a batalha por um novo rumo da dívida do Beron tem sido um dos motes principais das constantes viagens do governador Marcos Rocha a Brasília, na busca de uma solução para o caso que está afetando seriamente o contexto da dívida rondoniense. Luiz Fernando Pereira, o secretário da Fazenda do Estado, lamentou que estejamos pagando essa dívida antiga, que corrói as nossas finanças. E destacou ainda que, com todo esse dinheiro, se poderia construir um grande hospital por mês nas principais cidades do Estado. Ao menos por enquanto, não há luz no fim do túnel nessa questão. Continuaremos pagando, até que o assunto seja tratado com justiça e bom senso, por Brasília.

TODOS OS SALÁRIOS GARANTIDOS

Mesmo com os cintos apertados e tendo que controlar cada centavo, segundo comentou, o secretário da Fazenda do Estado garantiu que o pagamento dos servidores até dezembro e o do 13º salário, estão totalmente garantidos. Ele lembrou inclusive que o calendário de pagamento para todo o ano já foi divulgado publicamente e que o dinheiro estará na conta dos mais de 50 mil servidores todos os meses. O que não está sobrando ao Governo, segundo o titular da Sefin, é dinheiro para investimentos, obras e eventuais reajustes salariais. Os agentes penitenciários, que estão em greve geral desde essa terça, querem receber vantagens que, segundo o Palácio Rio Madeira/CPA, é algo impossível de ser atendido. Nas próximas semanas, começará uma mobilização dos professores, a maior categoria do Estado, com mais de 19 mil profissionais, também em busca de melhor salário. Para o Governo, embora as reivindicações sejam, justas, atendê-las seria causar o caos financeiro ao Estado e também burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal. As categorias que irão pedir aumento certamente não querem nem ouvir essa conversa. O governo terá que ter muito jogo de cintura, para conseguir segurar os movimentos, os que já começaram e os que vêm por aí.

UM PRESIDENTE QUE NÃO PARA!

A agenda do presidente da Assembleia, Laerte Gomes, é daquelas de um governante. Nos últimos dias, o deputado que comanda a ALE quase não teve tempo para nada. Realizou uma dezena de reuniões, uma atrás da outra; recebeu inúmeras autoridades, entre as quais o senador Confúcio Moura e o chefe da Casa civil, Pedro Pimentel, com quem teve longos encontros; participou de debates com seus companheiros de parlamento; recebeu-os em grande número e ainda tem sido personagem importante nas conversas com os demais poderes. Duas vezes prefeito e Alta Floresta, deputado reeleito com grande votação e presidente escolhido por 22 dos 23 de seus pares, Laerte é experiente e sabe como administrar as questões políticas. Agora, está demonstrando também suas qualidades de administrador da coisa pública, organizando toda a estrutura da Assembleia, em seu novo prédio. Mesmo com toda a correria, o deputado também se destaca por sua ação parlamentar, apresentando vários projetos e propostas para melhorar a vida dos rondonienses e das comunidades. Trabalhador, obstinado e um negociador na política como poucos, é bom ficar de olho no atual Presidente da ALE. Ele é nome cotadíssimo para disputar a Prefeitura de Ji-Paraná, no ano que vem. Mas que se pense mais longe, em relação a ele. O 2022 não está tão distante assim!

NA ASSEMBLEIA, CHEGANDO A HORA H

Por falar nas relações dos poderes, nos próximos dias se saberá se os discursos de boa vizinhança e apoio mútuo são reais ou só para inglês ver. É que, a partir da semana que vem, o parlamento começa a votar questões de grande importância para os planos de governo que vêm dos lados do Palácio Rio Madeira/CPA.  Dois deles devem entrar na pauta logo. O primeiro é vital para os planos da Sefin, porque trata do pedido de autorização de remanejamento financeiro do orçamento, o que só pode ser feito com o aval dos parlamentares. O outro é uma autorização de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID. O Governo rondoniense quer autorização para financiamento de 27 milhões de dólares para investimentos de 30 milhões (a diferença é a contrapartida que tem que vir dos cofres públicos do Estado), para modernização do seu sistema de arrecadação e gestão fiscal. Terá cinco anos de carência e, segundo a Sefin, quando começar a pagar as parcelas, já terá dinheiro sobrando, pelos avanços que o sistema melhorará a arrecadação. Quando começarem as votações é que se saberá, de verdade, como andam as relações entre os poderes e se a forma diferente de governar de Marcos Rocha vai ou não afetar sua relação com o parlamento. Esperemos para ver, pois…

CONTINUA A GUERRA DA CONTA DE LUZ

Passado o carnaval, que paralisou o país por quase duas semanas, as coisas começam a voltar ao normal. Em Brasília, por exemplo, a bancada federal vai voltar à batalha contra o absurdo preço da energia em Rondônia, Estado que produz energia limpa em abundância, para abastecer o resto do país, mas que seu povo ainda paga caro demais por tê-la em suas casas e empresas. Embora tudo pareça favorecer a Aneel e suas decisões que transformaram o bolso do rondoniense num festival de gastança, por causa da energia que paga, o coordenador da bancada, deputado Lúcio Mosquini afirma que a luta vai continuar. Com decisões judiciais desfavoráveis aos consumidores, resta agora tentativas nas áreas da política, principalmente, para tentar sensibilizar as autoridades para o atentado que está se cometendo contra a população do nosso Estado. Há uma pequena chance de conseguir ao menos uma pequena redução no aumento autorizado, mas isso ainda vai depender de longas e cansativas batalhas pelos corredores do Ministério das Minas e Energia, da própria Aneel e do Palácio do Planalto. 

LADRÕES E BURROS, AINDA POR CIMA!

Mesmo com todas as operações policiais, com a demonstração que o Brasil está mudando, que não só pobres vão para a cadeia; que a corrupção está sendo combatida de várias formas, ainda tem gente que não acredita nisso. E se joga, de corpo, alma e sem vergonhice, nos braços do dinheiro público, com a intenção de arrombá-los e se dar bem. Os exemplos vêm de Câmaras Municipais, de Prefeituras, dos mais diversos órgãos públicos e de instituições que representam suas categorias e que, ao invés de ajudá-las, vivem só tentando encher o próprio bolso com dinheiro ilegal. Muitas vezes deixando um rabo tão grande, atrás de si, que qualquer investigação ginasiana descobre tudo. Imagine-se quando Polícia Federal e Ministério Público entram na jogada, quais as chances desses larápios escaparem impunes? Um desses casos produzidos por idiotas foi denunciado esta semana. Dirigentes do Conselho Regional de Odontologia meteram muita grana no bolso, com mais de 1 milhão e 500 mil reais desviados em quatro anos. E um ex presidente da entidade, que recebeu 500 diárias, quando o ano só tem 365 dias? Além de ladrões, burros!

PERGUNTINHA

O que você acha que vai acontecer com a Venezuela, dominada por comunistas e cubanos; com vários dias vivendo um apagão de energia elétrica; com o povo passando fome e morrendo, sem atendimento e medicamentos?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Alerta do INMET em Porto Velho: risco de chuvas e ventos

Alerta do INMET em Porto Velho: risco de chuvas e ventos

Aviso laranja aponta possibilidade de alagamentos, ventos de até 100 km/h e queda de granizo, orientando moradores a adotarem medidas preventivas.
L

Esposa do cantor Henrique, da dupla Henrique e Juliano, é presa em Orlando após fuga policial

A empresária foi detida por ignorar ordens de parada e dirigir com habilitação inválida na Flórida.
L

Novas regras de combate a golpes via PIX entram em vigor com rastreamento ampliado

O sistema MED 2.0 obriga bancos a bloquearem todas as contas envolvidas em uma fraude, permitindo seguir o dinheiro por várias camadas.
L

Anvisa define regras para cultivo de cannabis e cria ambiente experimental para associações

O novo pacote regulatório publicado nesta terça-feira (3) estabelece as normas para o plantio em solo brasileiro, detalha exigências para pesquisa científica e inaugura um modelo de “sandbox” para testar o fornecimento por entidades de pacientes.
L
Senatran publica novas regras para exames práticos da CNH

Senatran publica novas regras para exames práticos da CNH

O Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular estabelece diretrizes nacionais para tornar as provas mais realistas e acaba com a reprovação automática em manobras.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inscrições para o Fies 2026 começam nesta terça-feira

Inscrições para o Fies 2026 começam nesta terça-feira

Estudantes podem concorrer a mais de 67 mil vagas de financiamento para o ensino superior; o prazo para se inscrever no portal oficial do MEC termina na sexta-feira.
L
Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6x1 na Câmara

Hugo Motta promete avançar debate sobre escala 6×1 na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados destacou a jornada de trabalho e a regulação de aplicativos como prioridades legislativas para o primeiro semestre de 2026.
L
Cármen Lúcia propõe novas regras de conduta para juízes eleitorais

Cármen Lúcia propõe novas regras de conduta para juízes eleitorais

A presidente do TSE apresentará diretrizes para disciplinar o comportamento de magistrados durante as eleições presidenciais, visando garantir a ética e a imparcialidade do pleito.
L
Câmara aprova medida que garante gratuidade do gás de cozinha

Câmara aprova medida que garante gratuidade do gás de cozinha

O novo programa Gás do Povo substituirá o atual Auxílio Gás e deve beneficiar cerca de 15 milhões de famílias de baixa renda em todo o país a partir do mês de março.
L
Prouni libera resultado da primeira chamada para o ano de 2026

Prouni libera resultado da primeira chamada para o ano de 2026

O Ministério da Educação publicou a lista de estudantes selecionados para as bolsas de estudo em instituições privadas; interessados devem conferir os nomes no portal oficial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Cássio Gois impulsiona agricultura familiar em Cacoal: máquinas

Deputado Cássio Gois destinou R$ 410 mil para modernizar a Associação Vida Nova na Linha 10, beneficiando mais de 150 famílias produtoras rurais.
L
Lula envia acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

Lula envia acordo entre Mercosul e União Europeia ao Congresso

O presidente brasileiro oficializou o despacho para que parlamentares analisem o tratado que cria a maior zona de livre comércio do mundo, abrangendo 720 milhões de pessoas.
L
RESENHA POLÍTICA – Marcos Rocha no PSD: filiação redesenha política em RO

RESENHA POLÍTICA – Marcos Rocha no PSD: filiação redesenha política em RO

Governador muda de partido, esvazia o União Brasil e fortalece o PSD como novo polo de poder, enquanto especulações sobre Senado e sucessão ganham força.
L
“Brasil é maior que golpistas”, afirma Lula no Supremo

“Brasil é maior que golpistas”, afirma Lula no Supremo

Na abertura do Ano Judiciário, o presidente exaltou a força das instituições após as condenações da trama golpista e alertou para os riscos das fake news em 2026.
L
Justiça condena Pablo Marçal por divulgar laudo falso contra Boulos

Justiça condena Pablo Marçal por divulgar laudo falso contra Boulos

O influenciador deverá pagar R$ 100 mil em indenização por danos morais após associar o atual ministro ao uso de drogas com documentos forjados durante a eleição de 2024.
L
Publicidade

POLÍCIA

Justiça determina demolição de borracharia no bairro Flodoaldo Pontes Pinto

Justiça determina demolição de borracharia no bairro Flodoaldo Pontes Pinto

O prédio localizado no cruzamento das avenidas Caula e Guaporé ocupava uma área de preservação permanente; a Polícia Militar acompanha o cumprimento da ordem judicial.
10
Suspeito de invasão é detido após abandonar tornozeleira eletrônica

Suspeito de invasão é detido após abandonar tornozeleira eletrônica

Homem identificado como Wesley O. foi localizado com ferimentos graves na mão após invadir imóvel e sofrer suposto choque elétrico em Porto Velho.
12
Homem em situação de rua sofre tentativa de homicídio no Areal

Homem em situação de rua sofre tentativa de homicídio no Areal

Mauro J. S., de 61 anos, foi ferido com golpes de faca na madrugada desta terça-feira em Porto Velho e encaminhado ao Hospital João Paulo II pela equipe do Samu.
16
Idosa fica gravemente ferida após atropelamento na avenida Raimundo Cantuária

Idosa fica gravemente ferida após atropelamento na avenida Raimundo Cantuária

Vítima atravessava a via quando foi atingida por um carro
14
Polícia estoura “Boca do Olhão” e prende dupla com drogas na zona leste

Polícia estoura “Boca do Olhão” e prende dupla com drogas na zona leste

Ação do 5º Batalhão da PM ocorreu no bairro Socialista e resultou na apreensão de maconha, haxixe e material usado no tráfico
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho economiza R$ 368 milhões e amplia investimentos

Porto Velho economiza R$ 368 milhões e amplia investimentos

Gestão da SMCL garante redução de gastos em licitações, captação de recursos federais e mais obras de infraestrutura, saúde e mobilidade no município.
L
Educação em Porto Velho: Semed mantém ações após troca

Educação em Porto Velho: Semed mantém ações após troca

Leonardo Leocádio pediu exoneração da Secretaria de Educação e o adjunto Giordani Lima assume, garantindo continuidade dos projetos na rede municipal.
L
Abadás da Banda do Vai Quem Quer: vendas seguem abertas

Abadás da Banda do Vai Quem Quer: vendas seguem abertas

Interessados ainda podem comprar o abadá por R$ 100 na sede do bloco ou nos supermercados Nova Era, garantindo participação no desfile em Porto Velho.
L
Governo interino da Venezuela amplia diálogo diplomático com os EUA

Governo interino da Venezuela amplia diálogo diplomático com os EUA

Delcy Rodríguez recebeu a diplomata Laura Dogu em Caracas para discutir interesses bilaterais e consolidar a retomada gradual das relações entre Venezuela e Estados Unidos.
L
Curtas em Rondônia: Stephanie Matos retrata ser mulher

Curtas em Rondônia: Stephanie Matos retrata ser mulher

Produções financiadas pela Lei Paulo Gustavo estreiam com olhares sobre violência e sacralidade dos corpos femininos, unindo denúncia, memória e resistência.
L
Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

Raphinha desfalca Barcelona após sofrer lesão muscular

O atacante brasileiro ficará fora dos gramados por cerca de uma semana devido a uma sobrecarga na perna direita, desfalcando a equipe nas quartas de final da Copa do Rei.
L

Nota de pesar: Domingos Rodrigues de Sousa

Domingos Rodrigues de Sousa deixa familiares e amigos enlutados, com uma trajetória marcada pela simplicidade, honestidade e carinho, construída ao longo de sua vida em Porto Velho.
L
Lula oficializa apoio a Michelle Bachelet para a chefia da ONU

Lula oficializa apoio a Michelle Bachelet para a chefia da ONU

O presidente afirmou que, após oito décadas, a organização deve ser liderada por uma mulher, em candidatura conjunta apresentada por Brasil, Chile e México.
L
Mercado reduz projeção da inflação para 3,99% em 2026

Mercado reduz projeção da inflação para 3,99% em 2026

O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central mostra a quarta queda consecutiva na estimativa do IPCA, mantendo o índice dentro da meta oficial.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.