FRASE DO DIA:
“A posteridade tornou-se um lugar inseguro para Temer. Não há indicador econômico capaz de atenuar os dissabores de uma visita matutina dos rapazes da PF.” – Jornalista Josias de Souza
1-Modesto: osso duro de roer
Modesto Carvalhosa, um jurista com história de atuação contra a ditadura, a corrupção é crítico do ministro Gilmar Mendes a quem taxou de marginal e que “não tem mais nenhum pudor em defender corruptos”.
Modesto que protocolou seu impeachment promete revidar, pois Gilmar o chamou de senil. A briga é boa, Modesto está na frente por um bigode, Gilmar se defende com o beiço. E eu aqui, “tô rachando o bico de rir” na primeira fila.
“Poder 360”: “O juiz Moro decidiu que José Dirceu deve ir a Curitiba para colocar a tornozeleira eletrônica.” “247”: “O PT divulgou nota condenando a arbitrariedade do juiz Moro contra José Dirceu, atropelando decisão do STF. Moro, que sequer é citado na decisão, intimou Dirceu a ir a Curitiba, para que lhe seja imposta tornozeleira eletrônica".
“Antagonista”: “Moro determinou que José Dirceu vá a Curitiba colocar a tornozeleira eletrônica. Como a execução da pena foi suspensa por decisão da Segunda Turma, medidas cautelares têm de ser retomadas”. Dirceu está preso ou solto? E a tornozeleira é algo provisório, definitivo ou apenas um entalo jurídico?
3-A Globo e as redes sociais
Referencia no mundo da comunicação, a Rede Globo divulgou carta do presidente J.R.Marinho a seus colaboradores traçando a linha de atuação nas redes sociais. Relevante para jornalistas de uma forma geral, serve para não jornalistas e para quem exerce quaisquer atividades.
Nas páginas amarelas a Veja traz o tema com foco científico, a partir de estudos do neurocientista Antonio Damásio, referência em funcionamento do cérebro e sentimentos. Recomendo ambos.
4-Duelo de capa e espada.
A defesa de Lula pediu sua liberdade, mas alegou que inexistia qualquer pedido em relação à inelegibilidade. Entretanto, como os advogados de defesa fizeram referência ao artigo 26-C da Lei Complementar 64/90, que regulamenta a suspensão da inelegibilidade, o ministro Fachin de novo esgrimiu – touché! – o advogado dando-lhe o prazo de cinco dias para confirmar ou não a desistência da oportuna análise da possibilidade do ex-presidente disputar o processo eleitoral.
5-A Pátria de chuteiras
Enquanto você lê esta coluna, o jogo Brasil x México já aconteceu. Achei que deveria aguardar o resultado, mas que diferença faria? O brasileiro comum estará feliz com a vitória retumbante e sofrendo antecipadamente pelo próximo resultado ou morto em vida com resultado nefasto e moendo Neymar, Tite e Temer por extensão.
Na pátria de chuteiras de Nelson Rodrigues só há lugar para o campeão. “O segundo lugar é o primeiro dos perdedores” prega Nelson Piquet.
leoladeia@hotmail.com