SÁBADO, 09/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE – PARTE 2

Quadrilha A Roça é Nossa nasce no Esperança da Comunidade

Publicado em 

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

Conforme o prometido, hoje publicamos a segunda parte da entrevista com o Fernando Rocha. Desta feita, sobre seu envolvimento com o segmento da cultura popular, precisamente sobre a criação da quadrilha junina “A Roça é Nossa” e da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon entidade presidida por ele. “No bairro tinham duas quadrilhas, a Sapé que se transformou em “A Roça é Nossa” e a quadrilha “Flor da Bananeira” que era do Castanheira”. Fernando volta a lembrar o início do Esperança da Comunidade, a colaboração do então vice-prefeito Sérgio Carvalho e como a comunidade conseguiu afastar as gangs. “Sete horas da noite já estava todo mundo recolhido dentro de casa com medo. Era tiro e briga pra todo lado”.

Fernando continua presidente da Associação do Bairro Esperança da Comunidade e também é quem comanda os grupos folclóricos de Quadrilhas e Bois Bumbás como presidente da Federon.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

ENTREVISTA – Segunda parte

Zk – Voltando a história do Esperança. Você lembra quem fazia parte da Comissão?

Fernando Rocha – João Bosco que foi o primeiro presidente da Associação e eu 1º vice, finado Ribinha, o Ceará Camarão, Negão Alcides, eram mais de 15. Tinha o Josué Shoknes e o radialista Águia Azul que andavam com o Índio. Era uma equipe muito atuante. Pra gente conseguir realmente a posse da área, era exigido que a pessoa que ganhasse terreno, construisse em até dez dias, tinha que ser casa de madeira ou alvenaria, nada de lona. Quem não cumprisse perdia o terreno.

Zk – E a Novacap?

Fernando Rocha – A Novacap é uma imobiliária que apresentou uma carta e se denominou dona do terreno e exigiu a reintegração de posse, tinha um advogado que foi Conselheiro do Tribunal de Contas que também dizia que era dono de parte da terra. Hoje ele é advogado da Novacap. o que comprova que os dois sempre andaram juntos.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

Zk – E o que vocês fizeram pra mudar o visual do bairro?

Fernando Rocha – Como disse, aqui não tinha nada, todo mundo se trancava dentro de casa com medo de sair porque o que se ouvia era tiro, briga de gang, a energia era muito pouquinha, era uma escuridão enorme. Na época do Sérgio Carvalho a gente dançava quadrilha num sapezal. Tinha uma área aqui, inclusive uma minha cunhada, quase foi estuprada, ela vinha da escola, naquele tempo o único acesso era pela rua Amazonas a gente estava ensaiando e ela não havia chegado, quando demos fé ela saiu correndo de entro de uma mata alta que tinha, dizendo que tinha um cara com uma arma perseguindo ela.

Zk – E o Sérgio Carvalho o que tem a ver com isso?

Fernando Rocha – Ele era vice-prefeito e assumiu como Diretor do DER Metropolitano no tempo do Raupp; ele desmatou isso aqui e disse: Fernando vocês precisam criar um campo de futebol aqui, porque aonde o homem pisa não cria mato.

Zk – Então! Como nasceu a quadrilha A Roça é Nossa?

Fernando Rocha – Aqui existiam duas quadrilhas a “Sapé” e a “Flor da Bananeira” que era do Castanheira da família Jordão e a gente disputava. De vez em quando saia briga. Aconteceu que essas apresentações se transformaram num arraial aonde a população vinha jogar bingo e com isso, foi afastando as gang. Nossa quadrilha “Sapezal” foi batizada de “A Roça é Nossa”, passou a ser convidada para dançar em arraial de igreja e a gente ia. O Flor do Maracujá pra nós era meio complicado, a gente não tinha condições e eu nem sabia que tinha recurso para quem dançava no Flor.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 2 - News Rondônia

Zk – E como vocês resolveram participar do Flor do Maracujá?

Fernando Rocha – Quando foi um dia, Rubão na época vereador, passando por aqui, viu o nosso movimento e fez o convite pra gente disputar as eliminatórias para o Flor do Maracujá que aconteciam no Arraial Flor de Cacto criado por ele. Era o ano de 2002, eu disse que a gente não tinha condições financeiras e ele até ajudou a comprar os tecidos. Em cima disso, resolvi: Vou ao Ceará ver o que tem de novidade. Cheguei lá com minha irmã, fui a vários arraiais e ela filmando as apresentações das quadrilhas com uma filmadora portátil e eu trouxe pra cá e começamos a estudar os passos e incrementamos na nossa quadrilha. Eu não queria que a nossa quadrilha fosse igual as que já se apresentavam no Flor do Maracujá, tinha que ter um impacto novo.

Zk – E o que Joãozinho da quadrilha Matutos da Cidade Grande disse quando viu a quadrilha de vocês?

Fernando Rocha – Fomos disputar as eliminatórias no Flor de Cacto e quando a quadrilha começou a entrar de mãos dadas, balançando pra cima e pra baixo, ele chegou comigo e perguntou: de onde é essa quadrilha? – É do Esperança da Comunidade! Vocês não saem daqui do Cacto, não é nosso estilo esse tipo de dança. Já o Rubão agiu diferente: “Rapaz que coisa bonita esse estilo da quadrilha de vocês”. Temos um lema, dançamos para agradar a população que nos assiste, sem a preocupação de ser campeão. Ser campeão é consequência de uma boa apresentação. Fomos classificados junto com a JUABP. Dançamos no Maracujá em 2002, 2013 e em 2004 caímos de novo para o Grupo de Acesso e fomos disputar as eliminatórias.

Zk – Qual o motivo da desclassificação?

Fernando Rocha – Fomos homenagear uma área que conhecia muito bem, que era o “Garimpeiro do Madeira”, porém, não soube desenvolver o tema, minha Flor que era um Diamante não abriu direito e dentro tinha um garimpeiro com a bateia. Naquele tempo as eliminatórias eram no mesmo ano e nós fomos disputar no ginásio Dudu e voltamos a subir junto com a “Arrasta Pé de Matutos” do Benevides. Homenageamos Luiz Gonzaga o Rei do Baião e aí tem a história do Gibão.

Zk – Essa história tem a ver com o seu Cangaço. Por quê?

Fernando Rocha – O professor Severino vendo nosso Cangaço la no SESC chegou e solicitou com toda humildade. “Fernando a gente tá querendo incrementar nosso Cangaço e gostaríamos que você nos cedesse o vídeo do Cangaço de vocês”. Convidei o Severino para ir assistir o vídeo lá em casa e nessa, ele levou um Gibão que havia conseguido em Campina Grande, era a coisa mais bonita, era uma cópia muito bem feita do Gibão do Luiz Gonzaga. Só que a Alzanira – Liri minha esposa, que era uma excelente costureira, pegou o Gibão e enquanto o Severino assistia ao vídeo do Cangaço ela vestiu meu genro com o Gibão e fotografou de todos os ângulos. Tanto que quando nós chegamos ao Flor do Maracujá no dia da nossa apresentação, Severino olhou, olhou e disse: “Vocês copiaram o meu Gibão todinho né?”Até hoje tenho esse Gibão guardado lá em casa. Tudo isso é malícia, ele tava olhando meu Cangaço!

Zk – Quantos título a Roça é Nossa tem no Flor?

Fernando Rocha – São três títulos, não é fácil, existe quadrilha mais velha que a nossa e não tem nenhum título no Flor. Batemos muito na trave ficando com o vice-campeonato. Fomos nós que implantamos a quadrilha cantada em Porto Velho. Cantada e coreografada. Tem uma quadrilha aqui que chegou comigo e disse: Seu Fernando eu tenho que imitar o que é bom, tanto que ela está subindo, é a Mocidade Junina do Rodrigo. Antes da gente, as quadrilhas aqui faziam roda, aquele xis era pra lá e pra cá e nós chegamos fazendo as quatro linhas. Me mostre hoje, qual a quadrilha que não dança em quatro linhas!

Zk – Como surge o Fernando líder do movimento folclórico. Presidente da Federon?

Fernando Rocha – Esse negócio de líder está impregnado na minha vida. Fui líder da minha classe quando estudava, fui líder na igreja como Coroinha, tinha meu time de futebol etc. Pra você ser líder, presidente de alguma entidade, você primeiro tem que saber ouvir, ser uma pessoa democrática, Em 2004 sentimos que era preciso ter uma associação para defender as Quadrilhas Juninas. O Moreira me procurou e terminei sendo o vice dele. Depois numa reunião na Associação dos Moradores do Esperança criamos a Federação aí veio o seu Aluízio Guedes quer dizer, juntou os Bois e as Quadrilhas e nasceu a Federon. Fui o primeiro presidente junto com o Severino, ficamos um tempo fora e os grupos vieram nos procurar de novo e então passamos a dividir a direção sempre com um dirigente de boi bumbá. Atualmente somos o presidente e seu Aluízio Guedes o vice.

Zk – E o Flor do Maracujá?

Fernando Rocha – Lutamos para iniciar o Flor do Maracujá 2018 no mês junho, infelizmente não foi possível. A pedido do governador e do prefeito transferimos a abertura XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – do Flor do Maracujá para o dia 27 de julho. Esperamos que a Sejucel cumpra a parte que lhe cabe. Podem ter certeza, com o apoio do prefeito Hildon Chaves e do governador Daniel Pereira, o Arraial Flor do Maracujá deste ano, vai ser dos melhores. Obrigado!

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza reunião histórica entre secretários e novos administradores dos distritos de Porto Velho

Encontro inédito debate demandas dos 13 distritos da capital e reforça compromisso da gestão em estar mais próxima das comunidades
L

Mês da Mobilidade é aberto com lançamento da Cartilha das Calçadas em Porto Velho

Material orienta sobre acessibilidade e padronização; programação inclui ações educativas e campanhas de conscientização ao longo de agosto.
L

BOPE apreende arsenal e desarticula acampamento armado da LCP em Rondônia

Operação da PMRO encontra munição de uso restrito, barricadas e guaritas utilizadas por grupo investigado por crimes graves.
10

Coluna Entre aulas e aventuras: Aprender inglês ou espanhol naturalmente [Learning English or Spanish Naturally]

Dicas e experiências para aprender inglês ou espanhol de forma leve e prática, incorporando o idioma ao dia a dia e tornando o estudo mais divertido.
L

Saúde Urológica Sem Tabus: Dr. Mauro Ângelo orienta sobre prevenção, exames e qualidade de vida em Rondônia

Urologista explica como consultas regulares, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis previnem doenças e melhoram a saúde urinária e sexual de homens e mulheres.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção
L
Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Unidade terá 150 leitos e vai ampliar atendimento, ensino e formação na saúde pública da capital rondoniense
L

“Apanho sem gemer”: Confúcio encerra evento de Lula em tom de desabafo ao antipetismo

Em tom firme, o senador afirmou ser o único parlamentar de Rondônia a reconhecer publicamente as ações do governo de Lula, lamentando a estigmatização política no estado.
L

Lula promete voltar a Porto Velho e dispara contra Bolsonaro: “Enquanto eu viver, ele não governa mais”

Em Porto Velho, Lula promete voltar para entregar obras, como o hospital universitário, e afirma que Bolsonaro não voltará ao poder enquanto ele estiver vivo.
L

Em solo bolsonarista, Lula debocha de Eduardo provoca Bolsonaro e manda recado: Seja homem!

Em Porto Velho, Lula critica Bolsonaro e sua família, rebate governo dos EUA e defende soberania nacional em discurso marcado por provocações e recados políticos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Com apoio da deputada, equipe da Polícia Militar de Rondônia brilha no futsal masculino e eleva o nome do estado no cenário esportivo internacional
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Parlamentar visitou UBS e escola municipal, dialogou com moradores e destacou a importância de políticas públicas para transformar realidades rurais
L
Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Parlamentar destaca aumento de furtos e roubos em residências e comércios e pede ação rápida para garantir segurança e tranquilidade na região central
L
Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Deputada celebra criação do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação, que garantirá recursos para recuperação das vias rurais e fortalecimento da produção local
L
Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Deputada estadual defende regularização fundiária com justiça social e proteção aos agricultores familiares em reunião com MDA e movimentos sociais em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Neuzira Guedes; vítimas foram socorridas ao hospital, uma delas com suspeita de fratura no pé.
12
Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Ulisses Guimarães; vítima foi socorrida por populares e motociclista permaneceu no local.
12
Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Motociclista fugiu sem prestar socorro; vítima foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Uma briga por causa de uma cadeira na Escola Estadual José Chediak, no Parque São Lucas, deixou uma estudante de 17 anos com ferimentos graves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agricultores pais cultivam alimento e valores para Porto Velho

No Dia dos Pais, produtores rurais são homenageados pela Prefeitura de Porto Velho pelo papel essencial na alimentação e no desenvolvimento da cidade.
L

Prefeitura realiza aulão pré-Enem neste sábado no Teatro Banzeiros

Evento gratuito da Prefeitura de Porto Velho oferece revisão completa para o Enem, com 200 vagas preenchidas por inscrições prévias.
L

Biblioteca Francisco Meirelles celebra 50 anos com homenagens e programação cultural

Jubileu de ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles destaca legado cultural e educacional de Porto Velho com eventos ao longo de 2025
L
Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

A iniciativa visa incentivar empresas a adotarem políticas de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
L

Ponte sobre o Rio Mamoré sela integração histórica entre Brasil e Bolívia”, diz Arce

Presidente boliviano Luís Arce celebra início das obras da ponte Guajará-Mirim–Guayaramerín, destacando integração histórica e benefícios econômicos para Brasil e Bolívia.
L
Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Tiago da Silva Viana atua no transporte escolar da zona rural e vê no trabalho uma missão de amor e cuidado com as crianças
L
Prefeitura de Porto Velho atinge 95,91 pontos e se mantém entre as mais transparentes do Brasil

Prefeitura de Porto Velho atinge 95,91 pontos e se mantém entre as mais transparentes do Brasil

Índice do TCE-RO referente a 2025 supera resultado de 2024 e reforça compromisso da gestão com o acesso à informação.
L

Nota de falecimento: Maria Joselma Paulino da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria Joselma Paulino da Silva, lembrada pelo amor à família, pela fé e pela generosidade que marcaram sua vida.
L

Aplaudido em evento de Lula, Léo diz que só quem “ajuda Porto Velho ganha respeito”

Prefeito Léo Morais recebe aplausos ao cobrar melhorias em saúde, saneamento e infraestrutura durante visita de Lula a Porto Velho, defendendo união acima de disputas políticas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.