SEXTA-FEIRA, 05/09/2025
Publicidade
SICRED

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE – PARTE 1

Naquela época aqui tinha muita gang. Era gang do trator, gang do pezão e por aí vai, pois essa turma foi pedir pra brincar na nossa quadrilha.

Publicado em 

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Quando decidimos entrevistar o Fernando a intenção era saber sobre o andamento da montagem do Arraial Flor do Maracujá/2018, uma vez que ele é o presidente da Federação de Grupos Folclóricos – Federon, porém, quando começamos a conversar, ele passou a contar a história de como surgiu o bairro Esperança da Comunidade e de como ele foi parar na equipe comandada pelo deputado Ernane Índio.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Deixamos de lado o Fernando dirigente folclórico e passamos a entrevistar o Fernando envolvido com os Movimentos Sociais presidente da Associação do Bairro Esperança da Comunidade, um líder nato, que desde o início das invasões tem dedicado seu tempo, na defesa do povo daquela área da Zona Leste.

Quanto à história do Fernando Rocha folclorista, publicaremos na edição da próxima terça-feira. Ok!

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Zk – O Fernando veio de onde?

Fernando Rocha – Meu nome é Fernando Rocha também conhecido como Fernandão. Nasci no dia 20 de julho de 1956 em Canindé (CE). tive pelo Rio Grande do Sul em 75/76, voltei pra Fortaleza, trabalhei um tempo na Cobal, isso mesmo, fui funcionário público federal.

Zk – Conta como foi sua vinda para Porto Velho?

Fernando Rocha – Na verdade já tinha vindo aqui em 1987 porque meu irmão era garimpeiro e tinha um flutuante e durante minhas férias da Cobal vim pra cá e passei 30 dias dentro do madeirão, ali eu vi muito dinheiro, não tinha miséria, os caras matavam boi e só aproveitava a carne macia, a ossada era jogada no rio. Quando voltei pra Fortaleza falei pra minha mulher, que faleceu ha 12 anos, uma excelente costureira: Lá em Rondônia é bom e ela respondia: “Fernando o Deus de lá, é o mesmo daqui”. Vim de novo em 1988 e o negócio tava melhor, entraram as dragas, o dinheiro em Porto Velho rolava que nem folha no outono era bom demais. De volta ao Ceará falei: Mulher larga essas coisas de costura aí e vamos embora pra Rondônia.

Zk – E se mandou pra cá?

Fernando Rocha – Vim na frente para alugar uma casa o que não foi fácil, minha mulher ficou em Cuiabá e certo dia fui até aquele Conjunto Mamoré/Guaporé e tinha uns pedreiros reformando uma casa e eu disse que iria entrar ali e tal. Eles chamaram o dono da casa e esse dono era o então vereador Mário Jorge que me explicou que ele havia financiado tudo na Caderneta de Poupança do Beron então contei pra ele do meu sacrifício em conseguir uma casa pra alugar e ele me indicou uma senhora que tinha uma casa pra alugar no bairro Eldorado. Isso foi no ano de 1989.

Zk – E a história do clube Botafogo?

Fernando Rocha – Se não me engano, seu Camacho havia morrido e colocaram na televisão que estavam alugando o Botafogo, meu irmão conseguiu vencer a concorrência e assumiu o clube. O Camachinho apresentou uma lista de atrações artísticas tudo do bom e do melhor. Meu irmão ganhou muito dinheiro. Naquele tempo o problema de habitação era sofrível, tanto que a gente passou a morar dentro do Botafogo por não encontrar casa pra alugar. Foi quando aconteceu o caso com o Mário Jorge.

Zk – E o envolvimento com a dança da quadrilha junina?

Fernando Rocha – Eu tinha ido apreciar as apresentações no Flor do Maracujá e achei bonito, apesar de ser muito diferente. No Ceará brinquei no bumba-meu-boi e dancei quadrilha. Perto da nossa casa no bairro Eldorado o Chico Macaco que era dono de posto de gasolina, tinha uma área grande e ele cedeu esse espaço para criarmos nossa primeira quadrilha junina aqui em Porto Velho.

Zk – É verdade que os gangueiros da época brincavam na quadrilha?

Fernando Rocha – Naquela época aqui tinha muita gang. Era gang do trator, gang do pezão e por aí vai, pois essa turma foi pedir pra brincar na nossa quadrilha.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Quando eles chegavam para o ensaio, deixavam as armas facão, escopeta e até foice guardadas lá em casa. Muitas vezes no outro dia eles chegavam se gabando que o fulano não vinha mais brincar porque havia desaparecido pra sempre, mas, nas nossas apresentações eles não brigavam! Essa é força da cultura popular na questão social, coisa que os governantes não querem enxergar. Quem comandava a brincadeira era a Neguinha minha cunhada.

Zk – Como foi que você se tornou em um dos líderes da criação do bairro Esperança da Comunidade?

Fernando Rocha – Soube que o Índio estava organizando uma ocupação nas terras onde hoje é o Esperança da Comunidade e eu que pagava aluguel, resolvi procurar a equipe dele para conseguir um terreno pra construir uma casa. Quando cheguei à reunião, vi que o negócio não estava indo bem, então fiz uma sugestão: Olha precisamos fazer uma coisa organizada, as ruas têm que ter começo, meio e fim, vamos abrir tudo dentro dos padrões que é para depois não termos que ficar desmanchando ou derrubando casas porque ficaram no meio da rua. Diante da minha exposição o índio me convidou para fazer parte da Comissão e eu aceitei.

Zk – Como é a história que o Índio teve a feliz idéia de separar uma área para construir escola, posto de saúde etc.?

Fernando Rocha – Foi durante uma reunião que aconteceu no local onde hoje é a igreja Santa Margarida que o Índio falou: “Gente precisamos reservar um espaço, para servir de área social aonde vamos ter, escola, posto de saúde, campo de futebol, quadra esportiva e praça”. Em 1992 o governador Osvaldo Piana construiu praticamente dentro da mata, a escola Flora Calheiros. Agora não foi fácil para a gente da Comissão, garantir que as pessoas não invadissem essa área, eu mesmo levei uma pedrada na cabeça por não deixar uma pessoa marcar um terreno, eu sabia quem já tinha e quem não tinha terreno. Muitos pegavam pra vender e a gente não deixava que isso acontecesse. Hoje nós temos duas escolas, centro de saúde, sede da associação, dois campos de futebol, quadra esportiva e praça.

Zk – E a participação do Sergio Carvalho?

Fernando Rocha – Quando o Sergio Carvalho era deputado federal, um dia chegou e perguntou: Fernando o que você acha que está faltando construir aqui? E eu respondi um campo de futebol! E ele falou: pensei que você ia pedir uma creche. Sim deputado, precisamos de uma creche também! Você pediu um campo de futebol.

FERNANDO ROCHA: A HISTÓRIA DO BAIRRO ESPERANÇA DA COMUNIDADE - PARTE 1 - News Rondônia

Nosso campo é um dos melhores, tem iluminação boa e o campeonato do Esperança é transmitido pela RedeTV-RO. O Carlinhos Camurça quando foi prefeito beneficiou muito nosso bairro, inclusive ajudou a construiu a sede da nossa associação, são pessoas que precisam ser reconhecidas.

Zk – Como surgiu o nome Esperança da Comunidade?

Fernando Rocha – Essa área era reivindicada pela Novacap que apresentou uma Carta de Aforamento e o resultado foi que foi parar na justiça. Chegou o dia do julgamento da ação. O Índio estrategicamente dividiu a comunidade em duas turmas. Uma foi para a praça Marechal Rondon em frente ao Fórum onde aconteceria o julgamento da ação e a outra comandada por mim e outros companheiros ficou no bairro para evitar qualquer ação de reintegração de posse. A gente ficou reunido no centro onde hoje é a igreja e muitas pessoas nervosas, questionavam se a justiça ia tirar a gente dali e outros diziam: Vamos ter esperança. Nossa comunidade precisa ter esperança. Lembro que o governador Jerônimo Santana ajudou muito, depositou na justiça, o valor de 20 por cento do que era cobrado pela Novacap por isso, até hoje essa área esta sub júdice. Quando ficou tudo mais ou menos resolvido, e criamos a primeira associação, o Índio lembrou que o bairro não tinha nome ainda e então alguém sugeriu que fosse “Comunidade Esperança” que foi questionado, pela pronuncia ficar meio estranha e então colocamos em votação e o nome escolhido foi “Esperança da Comunidade”.

Zk – E a rede elétrica quando foi instalada?

Fernando Rocha – Rapaz, isso gerou muita confusão. Não tinha rede elétrica, porque não tinha nem rua aberta direito e o povo passou a fazer “gato”, puxavam luz da Ceron até com arame farpado e o pior, é que um aproveitava o “gato” do outro e quando vinha o pique da energia, desligava tudo o que muitas vezes gerou vias de fato. Então reunimos e sugerimos que cada grupo de quinze/vinte puxasse uma rede com fiação e instalação dentro dos padrões e assim foi feito. Não foi fácil. Tem uma história interessante.

Zk – Qual?

Fernando Rocha – Ali no Ipanema que hoje está dentro do bairro Igarapé, era assentamento e começaram a querer derrubar as casas, foi então que o Índio teve um idéia genial. Nós pegamos uma velinha de quase 100 anos de idade e colocamos dentro de um barraco. Quando a justiça chegou com uma Pá Carregadeira para derrubar as casas, nós dissemos que num dos barracos tinha uma velinha de 100 anos e ninguém vai tirar ela de lá. O oficial de justiça foi olhar pela fresta do barraco e viu a senhora deitada numa rede, que mal podia se levantar, resultado, desistiram de derrubar as casas. Posso dizer que a abertura dessa área que compreende o Esperança da Comunidade, União da Vitória, e Igarapé foi uma verdadeira conquista do povo contra os poderosos.

Zk – E a história da Quadrilha A Roça é Nossa?

Essa história o Fernando conta na próxima edição, ou seja, terça-feira 26.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Obra da ala cardiovascular do Hospital de Base avança com fiscalização do TCE-RO

Obra da ala cardiovascular do Hospital de Base avança com fiscalização do TCE-RO

Tribunal de Contas de Rondônia acompanha fase final da reforma, garantindo infraestrutura moderna e atendimento de qualidade
L
Prefeitura de Rio Crespo intensifica limpeza urbana e reforça compromisso com cidade limpa

Prefeitura de Rio Crespo intensifica limpeza urbana e reforça compromisso com cidade limpa

Operações de recolhimento de resíduos visam saúde pública, segurança e bem-estar dos moradores
L

Melhores ofertas Black Friday: como aproveitar promoções sem cair em armadilhas

Neste artigo, vamos explorar estratégias para identificar descontos reais, entender as categorias mais procuradas e garantir que suas compras durante a Black Friday sejam inteligentes, econômicas e satisfatórias.
L
Festival de Praia 2025 em Jaci-Paraná promete movimentar a economia e o turismo

Festival de Praia 2025 em Jaci-Paraná promete movimentar a economia e o turismo

Programação do Festival de Praia inclui música, esportes na areia, atividades culturais e comidas regionais nos dias 13 e 14 de setembro
L
Fiscalização do programa Cidade Limpa em Porto Velho conta com apoio da população

Fiscalização do programa Cidade Limpa em Porto Velho conta com apoio da população

Participação da sociedade é fundamental para o sucesso do programa Cidade Limpa, que já recolheu cerca de 80 mil toneladas de lixo na cidade
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazonia Gente e Justiça: Prof Dr Rodolfo Jacarandá

Nesta sexta-feira, dia 05 de setembro, o Programa Amazônia, Gente e Justiça vai receber Rodolfo de Freitas Jacarandá, Advogado, mestre em Filosofia.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Governo de RO destaca ações de 1º a 5 de setembro em saúde, infraestrutura e desenvolvimento

Entre as iniciativas estão revitalização da Ciretran de Guajará-Mirim, Vacinação Sem Fronteira, entrega de calcário a produtores e liderança na competitividade regional.
L

Fonte de Vida Entrevista: Ana Paula Baldez Santos e José de Melo

Nesta sexta-feira, dia 05 de setembro, o Programa Fonte de Vida recebe Ana Paula Baldez Santos: Assistente social e o Maranhense José de Melo: Sociólogo de formação. Com tema folclore Maranhense e suas influências no Brasil, sua origem e tradição.
L
Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Quase 100 mil trabalhadores ainda podem sacar o Abono Salarial de 2023 até 29 de dezembro

Mais de R$ 114 milhões seguem disponíveis para retirada; servidores que tiveram atraso receberão em 15 de outubro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L
ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L

POLÍTICA

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Assembleia Legislativa aprova repasse de mais de R$ 71 milhões do Detran para a Saúde

Recursos serão aplicados em convênios, serviços especializados, assistência farmacêutica e apoio a prefeituras e hospitais
L
Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Deputado Alex Redano anuncia novos investimentos para Ji-Paraná

Recursos destinados à Motolância, Polícia Mirim e infraestrutura rural fortalecem saúde, cidadania e desenvolvimento local
L
Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Alex Redano solicita vistorias em estruturas temporárias para garantir acessibilidade em eventos

Deputado estadual pede que Corpo de Bombeiros e órgãos estaduais fiscalizem palcos e arquibancadas conforme normas da ABNT NBR 9050
L
Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

Projeto de Cristiane Lopes para ampliar voos em Rondônia avança com apoio do ministro

PL da deputada Cristiane Lopes busca abertura do mercado aéreo, aumento da concorrência e redução dos preços das passagens no Norte
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Deputado Coronel Chrisóstomo apresenta requerimentos que ampliam investigações da CPMI do INSS

Parlamentar de Rondônia propôs convocação de Beto Simonetti e investigação sobre o Sindnapi, ligado ao irmão do presidente Lula
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem mata esposa a facadas e foge na zona leste de Porto Velho

Homem mata esposa a facadas e foge na zona leste de Porto Velho

suspeito deixou local após crime no bairro Parque Amazônia.
18
Ladrão é preso após tentar matar morador durante furto de fios em Porto Velho

Ladrão é preso após tentar matar morador durante furto de fios em Porto Velho

Crime ocorreu nesta sexta-feira (5) no bairro Embratel; suspeito foi contido por populares e preso em flagrante pela Polícia Militar.
12
Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

VÍDEO: Rodas de carreta se soltam e atingem caminhão na BR-364

Ocorrência registrada na manhã desta sexta-feira, em Pimenta Bueno, deixou o motorista do caminhão preso às ferragens.
12
Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

VÍDEO: Mãe agride atendente de mercadinho após filho gastar dinheiro em loja

Revoltada, a mulher deu uma chinelada no rosto da vendedora, que se defendeu das acusações.
10
Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

VÍDEO: Homem acusado de roubo é agredido por populares em Porto Velho

Ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira, dia 5 de setembro, na Avenida Pinheiro Machado, bairro Embratel.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como usar automação de mensagens no Instagram para escalar negócios

Descubra como a automação de mensagens no Instagram pode transformar seu negócio digital, aumentar vendas, engajamento e fidelizar clientes com estratégias inteligentes e práticas modernas.
L
Jovens aprendem sobre povos indígenas e preservação da Amazônia em evento do Censipam e Sema

Jovens aprendem sobre povos indígenas e preservação da Amazônia em evento do Censipam e Sema

Atividade em Porto Velho marcou o Dia da Amazônia, com destaque para educação ambiental, reciclagem e valorização da cultura indígena.
L
Porto Velho retoma emissão de Certificado e volta a ter acesso a recursos federais

Porto Velho retoma emissão de Certificado e volta a ter acesso a recursos federais

Após seis anos de irregularidades no Ipam, gestão do prefeito Léo Moraes regulariza CRP e garante convênios, transferências e financiamentos.
L
Ciclos migratórios marcam a história de Porto Velho e moldam desenvolvimento do município

Ciclos migratórios marcam a história de Porto Velho e moldam desenvolvimento do município

Do ciclo da borracha às usinas do rio Madeira, Porto Velho recebeu diferentes fluxos migratórios que transformaram sua economia, cultura e população.
L
Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Prefeitura de Porto Velho valoriza cultura e garante apoio a eventos na capital

Apoio da Prefeitura de Porto Velho fortalece tradições, incentiva artistas locais e garante infraestrutura para festividades culturais em setembro.
L
Dia da Amazônia é celebrado com Tour Cultural em Porto Velho

Dia da Amazônia é celebrado com Tour Cultural em Porto Velho

Programação uniu literatura, educação ambiental e valorização da floresta, com destaque para a obra da escritora Izabel Cristina
L
Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Municípios de Rondônia discutem Plano Decenal de Educação em Jaru

Oficina promovida pelo TCE-RO auxiliou profissionais na elaboração de planos municipais de educação.
L
Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Sema inaugura santuário de abelhas nativas no Parque Natural Raimundo Paraguassu

Projeto pioneiro une conservação ambiental, educação e geração de renda para comunidades locais em Porto Velho.
L
Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Ministro do STF abre prazo para alegações finais de Núcleo 2

Procuradoria-Geral da República e defesa dos réus têm 15 dias para apresentar documentos sobre a trama golpista.
L
Porto Velho recebe desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Avenida Santos Dumont

Porto Velho recebe desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Avenida Santos Dumont

Evento contará com fanfarras de escolas estaduais, forças de segurança e apresentação do Programa Polícia Militar Mirim.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.