SÁBADO, 10/05/2025

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO

Mas se este direito foi descrito, somente foi indicado quem era o refugiado na norma internacional na Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados, que estabeleceu as linhas aplicáveis o exercício de tal tipo de proteção.

Publicado em 

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

Nesta data se comemora o Dia do refugiado. Mas o que é refugiado? Este indivíduo é aquele que busca a salvaguarda territorial de outro Estado por fugir das agressões generalizadas, guerras internas ou externas, casos de ocupação ou dominação estrangeira, violação dos Direitos humanos ou acontecimentos que alterem gravemente a ordem pública interna no seu país de origem, que ocorrem no seu Estado junto com um fluxo massivo de pessoas.

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

Este direito se inicia o seu estabelecimento pelo que ficou descrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 14, sustenta que toda e qualquer pessoa pode procurar e se beneficiar do instituto do refúgio, de forma a regular os fatos que se tornaram corriqueiros em decorrência da II Guerra Mundial. Mas se este direito foi descrito, somente foi indicado quem era o refugiado na norma internacional na Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados, que estabeleceu as linhas aplicáveis o exercício de tal tipo de proteção.

Tal norma não somente descreveu quem era este indivíduo e como este direito deveria ser exercido, como também criou uma agência internacional, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que ficou encarregado de averiguar a implementação deste direito e a sua execução. O refugiado é definido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a partir do que é descrito na Convenção de 1951, em seu art. 1º, onde ficou definido refugiado como aquela pessoa que temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontra fora do país de sua nacionalidade e que não pode ou, em virtude desse temor, não quer valer-se da proteção desse país no qual tinha sua residência habitual em consequência de tais acontecimentos, não pode ou, devido ao referido temor, não quer voltar a ele.

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

A partir desta definição internacional, este direito passou a ser melhor exercido, de forma aos Estados concederem “abrigo, amparo, apoio, enfim, consiste em conceder proteção àquele que foge de seu país porque lá não lhe é conferida a proteção que necessita” (BARBOSA, 2011), como o exercício de uma obrigação internacional, que deveria ser recepcionada pela legislação nacional, para regular como esta salvaguarda deveria se dar, como uma tutela de uma coletividade perseguida ou necessitando de proteção fora das suas fronteiras.

O refúgio, portanto, possui regras bem definidas, importando no estabelecimento de um regime jurídico que assegura os direitos dos refugiados à “proteção internacional”. A partir da percepção de que refugiados são indivíduos, seres humanos, em uma situação única, singular de ofensas generalizadas contra eles e acabam por buscar o resguardo contra estas práticas agressivas, o que os leva a solicitar refúgio, já não conseguem a segurança devida em seus países de origem.

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

A Convenção da ONU de 1951 e seu Protocolo Adicional de 1967, são os pilares que sustentam o regime de proteção aos refugiados de forma globalizada, mas na América, há um importante marco legal sobre o tema, que é a Declaração de Cartagena, norma realizada no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA) que também trata desta mesma temática, descrevendo esses instrumentos legais uma definição universal do que seria o refugiado e assegurando os seus direitos fundamentais, enquanto inclusos na situação específica de refúgio.

Este refugiado busca a salvaguarda do seu direito à vida e de sua integridade se refugiando em outro Estado, que não pode devolvê-lo, já que o colocaria de volta naquela realidade de ofensas, sendo que tal prática é um direito fundamental do indivíduo, que importa na impossibilidade de sua deportação ao país de origem. Este é um princípio importante do Direito internacional de proteção dos refugiados e dos Direitos Humanos, que veda a sua devolução ao Estado de origem, pois tal atitude acabaria por colocar de novo o indivíduo e o seu grupo em condições de implementação de ofensas, tais como torturas, prisões degradantes, violação contra a sua integridade física e até a possibilidade de morte.

Desta forma, o país receptor deve abrigar o refugiado,no caso de perigo fundado da continuidade daquele no seu país de origem, o que demonstra o reconhecimento da proteção ao indivíduo com valores que fundamental à preservação do ser humano, garantindo sua dignidade. Nesta perspectiva, a Constituição brasileira também assegurou este mesmo direito, como meio de dar dignidade da pessoa humana para tais indivíduos, instituindo dessa forma o fundamento legal para a aplicação do refúgio, o constante do art. 1º e 4º da norma constitucional, onde o sistema brasileiro estabelece o resguardo de um conjunto de direitos civis, entre os quais, o respeito aos direitos humanos, a concessão de asilo aos refugiados e a igualdade de direitos entre brasileiros e estrangeiros.

Assim, o instituto do refúgio é implementado na tentativa de solucionar, de maneira justa e humanitária, o problema dos refugiados, contra o abalo da estrutura de determinado país ou região, gerando potenciais vítimas de perseguições e/ou ofensas generalizadas, de forma que estes têm seus direitos humanos ameaçados, sendo objeto de preocupação da comunidade internacional a necessidade de anteparo às pessoas que se encontram nesta situação. Estes indivíduos devem ser protegidos e resguardado, até que possam retornar ao seu Estado de origem pela cessação das condições que importam nas ofensas. Há hoje o quantitativo de quase 50 milhões de pessoas que se encontram espalhadas pelo mundo em condição de refugiados, segundo dados da ACNUR, sendo que o maior quantitativo de pessoas nesta condição está na Tanzânia, um país africano que possui mais de 4 milhões de pessoas refugiadas no seu território, quantitativo que representa quase 10% da sua população atual.

Assim, diferente daquilo que muito pregam os ufanistas e xenófobos, os refugiados são pessoas que precisam de proteção em decorrência das ofensas que estão sofrendo, para que possam ficar até que estas agressões cessarem, como uma forma de cooperação e ajuda internacional entre os Estados. Devemos, portanto, proceder o auxílio ao refugiado pela sua condição de fugitivo de uma agressão, dando-lhe o suporte para que possa exercer os seus direitos, já que os próprios Estados não fizeram a sua parte para impedir que o conflito que gerou a crise de refúgio se resolvesse.

Sobre o Autor:

Advogado. Doutorando em Direito pela UNESA/RJ. Mestre em História pela PUC/RS e Mestre em D. Internacional pela UAA/PY. Especialista em Direito Processual Civil pela FARO – Faculdade de Rondônia e em D. Processual Penal pela ULBRA/RS. Professor de Hermenêutica Jurídica e D. Internacional da FARO e da FCR – Faculdade Católica de Rondônia. Membro do Instituto de Direito Processual de Rondônia – IDPR. Membro da ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional. Ex-Secretário Geral Adjunto e Ex-Ouvidor Geral da OAB/RO. Ex-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RO.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mesmo fora da cota de alerta, operação humanitária no Rio Madeira segue em andamento

A operação segue entregando cestas básicas e água
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

FACER e ACEP debatem ICMS Difal e Regime Especial para bares e restaurantes com a Casa Civil do Estado

A reunião se mostrou bastante produtiva e a FACER está na expectativa de que uma solução seja encontrada para os dois temas tratados durante o encontro na Casa Civil.
L

Rafaela, mãe atípica, recebe apoio da Prefeitura nos cuidados com o filho com TEA

Ônibus multissensorial da Prefeitura faz o transporte da criança até a clínica onde é realizada a terapia
L

Maria Célia celebra o primeiro Dia das Mães em seu novo lar

Após anos vivendo em uma área de risco na Vila Tupi, ela agora se prepara para mudar de vida para o novo endereço
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação da PCRO desmantela rota do tráfico e apreende 564 kg de entorpecentes

As investigações prosseguem no intuito de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa, bem como aprofundar a análise das conexões nacionais e internacionais do esquema desmantelado.
10
Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pagamento dos voluntários do Programa Unidos pela Educação Inclusiva será realizado pela Semed na segunda-feira (12)

Devido a intercorrências nas documentações e contas apresentadas, não foi possível a efetivação do pagamento nesta sexta
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: LOJÃO DO GARIMPEIRO SERVIÇOS E COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS LTDA

Licença Ambiental De Operação A Título Precário Nº 016.00009.006/2025-SUL.
L

Terceira edição da Feira da Mulher do Norte valoriza e apoia o empreendedorismo feminino

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento chega à terceira edição reunindo mais de 40 participantes
L
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.