SÁBADO, 09/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO

Mas se este direito foi descrito, somente foi indicado quem era o refugiado na norma internacional na Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados, que estabeleceu as linhas aplicáveis o exercício de tal tipo de proteção.

Publicado em 

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

Nesta data se comemora o Dia do refugiado. Mas o que é refugiado? Este indivíduo é aquele que busca a salvaguarda territorial de outro Estado por fugir das agressões generalizadas, guerras internas ou externas, casos de ocupação ou dominação estrangeira, violação dos Direitos humanos ou acontecimentos que alterem gravemente a ordem pública interna no seu país de origem, que ocorrem no seu Estado junto com um fluxo massivo de pessoas.

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

Este direito se inicia o seu estabelecimento pelo que ficou descrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 14, sustenta que toda e qualquer pessoa pode procurar e se beneficiar do instituto do refúgio, de forma a regular os fatos que se tornaram corriqueiros em decorrência da II Guerra Mundial. Mas se este direito foi descrito, somente foi indicado quem era o refugiado na norma internacional na Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados, que estabeleceu as linhas aplicáveis o exercício de tal tipo de proteção.

Tal norma não somente descreveu quem era este indivíduo e como este direito deveria ser exercido, como também criou uma agência internacional, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que ficou encarregado de averiguar a implementação deste direito e a sua execução. O refugiado é definido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a partir do que é descrito na Convenção de 1951, em seu art. 1º, onde ficou definido refugiado como aquela pessoa que temendo ser perseguida por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, se encontra fora do país de sua nacionalidade e que não pode ou, em virtude desse temor, não quer valer-se da proteção desse país no qual tinha sua residência habitual em consequência de tais acontecimentos, não pode ou, devido ao referido temor, não quer voltar a ele.

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

A partir desta definição internacional, este direito passou a ser melhor exercido, de forma aos Estados concederem “abrigo, amparo, apoio, enfim, consiste em conceder proteção àquele que foge de seu país porque lá não lhe é conferida a proteção que necessita” (BARBOSA, 2011), como o exercício de uma obrigação internacional, que deveria ser recepcionada pela legislação nacional, para regular como esta salvaguarda deveria se dar, como uma tutela de uma coletividade perseguida ou necessitando de proteção fora das suas fronteiras.

O refúgio, portanto, possui regras bem definidas, importando no estabelecimento de um regime jurídico que assegura os direitos dos refugiados à “proteção internacional”. A partir da percepção de que refugiados são indivíduos, seres humanos, em uma situação única, singular de ofensas generalizadas contra eles e acabam por buscar o resguardo contra estas práticas agressivas, o que os leva a solicitar refúgio, já não conseguem a segurança devida em seus países de origem.

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO, UM DIA DE SOLIDARIEDADE E COOPERAÇÃO - News Rondônia

A Convenção da ONU de 1951 e seu Protocolo Adicional de 1967, são os pilares que sustentam o regime de proteção aos refugiados de forma globalizada, mas na América, há um importante marco legal sobre o tema, que é a Declaração de Cartagena, norma realizada no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA) que também trata desta mesma temática, descrevendo esses instrumentos legais uma definição universal do que seria o refugiado e assegurando os seus direitos fundamentais, enquanto inclusos na situação específica de refúgio.

Este refugiado busca a salvaguarda do seu direito à vida e de sua integridade se refugiando em outro Estado, que não pode devolvê-lo, já que o colocaria de volta naquela realidade de ofensas, sendo que tal prática é um direito fundamental do indivíduo, que importa na impossibilidade de sua deportação ao país de origem. Este é um princípio importante do Direito internacional de proteção dos refugiados e dos Direitos Humanos, que veda a sua devolução ao Estado de origem, pois tal atitude acabaria por colocar de novo o indivíduo e o seu grupo em condições de implementação de ofensas, tais como torturas, prisões degradantes, violação contra a sua integridade física e até a possibilidade de morte.

Desta forma, o país receptor deve abrigar o refugiado,no caso de perigo fundado da continuidade daquele no seu país de origem, o que demonstra o reconhecimento da proteção ao indivíduo com valores que fundamental à preservação do ser humano, garantindo sua dignidade. Nesta perspectiva, a Constituição brasileira também assegurou este mesmo direito, como meio de dar dignidade da pessoa humana para tais indivíduos, instituindo dessa forma o fundamento legal para a aplicação do refúgio, o constante do art. 1º e 4º da norma constitucional, onde o sistema brasileiro estabelece o resguardo de um conjunto de direitos civis, entre os quais, o respeito aos direitos humanos, a concessão de asilo aos refugiados e a igualdade de direitos entre brasileiros e estrangeiros.

Assim, o instituto do refúgio é implementado na tentativa de solucionar, de maneira justa e humanitária, o problema dos refugiados, contra o abalo da estrutura de determinado país ou região, gerando potenciais vítimas de perseguições e/ou ofensas generalizadas, de forma que estes têm seus direitos humanos ameaçados, sendo objeto de preocupação da comunidade internacional a necessidade de anteparo às pessoas que se encontram nesta situação. Estes indivíduos devem ser protegidos e resguardado, até que possam retornar ao seu Estado de origem pela cessação das condições que importam nas ofensas. Há hoje o quantitativo de quase 50 milhões de pessoas que se encontram espalhadas pelo mundo em condição de refugiados, segundo dados da ACNUR, sendo que o maior quantitativo de pessoas nesta condição está na Tanzânia, um país africano que possui mais de 4 milhões de pessoas refugiadas no seu território, quantitativo que representa quase 10% da sua população atual.

Assim, diferente daquilo que muito pregam os ufanistas e xenófobos, os refugiados são pessoas que precisam de proteção em decorrência das ofensas que estão sofrendo, para que possam ficar até que estas agressões cessarem, como uma forma de cooperação e ajuda internacional entre os Estados. Devemos, portanto, proceder o auxílio ao refugiado pela sua condição de fugitivo de uma agressão, dando-lhe o suporte para que possa exercer os seus direitos, já que os próprios Estados não fizeram a sua parte para impedir que o conflito que gerou a crise de refúgio se resolvesse.

Sobre o Autor:

Advogado. Doutorando em Direito pela UNESA/RJ. Mestre em História pela PUC/RS e Mestre em D. Internacional pela UAA/PY. Especialista em Direito Processual Civil pela FARO – Faculdade de Rondônia e em D. Processual Penal pela ULBRA/RS. Professor de Hermenêutica Jurídica e D. Internacional da FARO e da FCR – Faculdade Católica de Rondônia. Membro do Instituto de Direito Processual de Rondônia – IDPR. Membro da ABDI – Academia Brasileira de Direito Internacional. Ex-Secretário Geral Adjunto e Ex-Ouvidor Geral da OAB/RO. Ex-Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RO.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura realiza reunião histórica entre secretários e novos administradores dos distritos de Porto Velho

Encontro inédito debate demandas dos 13 distritos da capital e reforça compromisso da gestão em estar mais próxima das comunidades
L

Mês da Mobilidade é aberto com lançamento da Cartilha das Calçadas em Porto Velho

Material orienta sobre acessibilidade e padronização; programação inclui ações educativas e campanhas de conscientização ao longo de agosto.
L

BOPE apreende arsenal e desarticula acampamento armado da LCP em Rondônia

Operação da PMRO encontra munição de uso restrito, barricadas e guaritas utilizadas por grupo investigado por crimes graves.
10

Coluna Entre aulas e aventuras: Aprender inglês ou espanhol naturalmente [Learning English or Spanish Naturally]

Dicas e experiências para aprender inglês ou espanhol de forma leve e prática, incorporando o idioma ao dia a dia e tornando o estudo mais divertido.
L

Saúde Urológica Sem Tabus: Dr. Mauro Ângelo orienta sobre prevenção, exames e qualidade de vida em Rondônia

Urologista explica como consultas regulares, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis previnem doenças e melhoram a saúde urinária e sexual de homens e mulheres.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção

Rondônia terá seu primeiro hospital universitário: a assinatura de um acordo de cooperação na presença de Lula deu o pontapé inicial para a construção
L
Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes assina contrato para construção do 1º Hospital Municipal Universitário de Porto Velho

Unidade terá 150 leitos e vai ampliar atendimento, ensino e formação na saúde pública da capital rondoniense
L

“Apanho sem gemer”: Confúcio encerra evento de Lula em tom de desabafo ao antipetismo

Em tom firme, o senador afirmou ser o único parlamentar de Rondônia a reconhecer publicamente as ações do governo de Lula, lamentando a estigmatização política no estado.
L

Lula promete voltar a Porto Velho e dispara contra Bolsonaro: “Enquanto eu viver, ele não governa mais”

Em Porto Velho, Lula promete voltar para entregar obras, como o hospital universitário, e afirma que Bolsonaro não voltará ao poder enquanto ele estiver vivo.
L

Em solo bolsonarista, Lula debocha de Eduardo provoca Bolsonaro e manda recado: Seja homem!

Em Porto Velho, Lula critica Bolsonaro e sua família, rebate governo dos EUA e defende soberania nacional em discurso marcado por provocações e recados políticos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Dra. Taíssa celebra conquista da PMRO: Rondônia fica em 3º lugar nos EUA no World Police & Fire Games

Com apoio da deputada, equipe da Polícia Militar de Rondônia brilha no futsal masculino e eleva o nome do estado no cenário esportivo internacional
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda no distrito de Rio Pardo e reforça compromisso com comunidades distantes

Parlamentar visitou UBS e escola municipal, dialogou com moradores e destacou a importância de políticas públicas para transformar realidades rurais
L
Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Deputado Alex Redano solicita reforço urgente no patrulhamento policial no Centro de Porto Velho

Parlamentar destaca aumento de furtos e roubos em residências e comércios e pede ação rápida para garantir segurança e tranquilidade na região central
L
Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Dra. Taíssa destaca avanços para estradas vicinais de Rondônia com aprovação do FITHA

Deputada celebra criação do Fundo para Infraestrutura de Transporte e Habitação, que garantirá recursos para recuperação das vias rurais e fortalecimento da produção local
L
Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Durante debate sobre Lei 14.757/2023, Cláudia de Jesus cobra segurança jurídica para pequenos agricultores familiares

Deputada estadual defende regularização fundiária com justiça social e proteção aos agricultores familiares em reunião com MDA e movimentos sociais em Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Idoso sofre acidente em colisão entre motocicletas na Zona Leste de Porto Velho

Batida ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Neuzira Guedes; vítimas foram socorridas ao hospital, uma delas com suspeita de fratura no pé.
12
Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Criança é atropelada por moto na saída de escola na zona leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro Ulisses Guimarães; vítima foi socorrida por populares e motociclista permaneceu no local.
12
Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Ciclista sofre traumatismo craniano e motociclista foge após atropelamento na zona leste

Motociclista fugiu sem prestar socorro; vítima foi levada em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Briga em escola termina com estudante ferida a tesouradas na zona leste de SP

Uma briga por causa de uma cadeira na Escola Estadual José Chediak, no Parque São Lucas, deixou uma estudante de 17 anos com ferimentos graves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agricultores pais cultivam alimento e valores para Porto Velho

No Dia dos Pais, produtores rurais são homenageados pela Prefeitura de Porto Velho pelo papel essencial na alimentação e no desenvolvimento da cidade.
L

Prefeitura realiza aulão pré-Enem neste sábado no Teatro Banzeiros

Evento gratuito da Prefeitura de Porto Velho oferece revisão completa para o Enem, com 200 vagas preenchidas por inscrições prévias.
L

Biblioteca Francisco Meirelles celebra 50 anos com homenagens e programação cultural

Jubileu de ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles destaca legado cultural e educacional de Porto Velho com eventos ao longo de 2025
L
Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

Dr. Fernando Máximo propõe PL para dar oportunidade de trabalho a pessoas com autismo e TDAH

A iniciativa visa incentivar empresas a adotarem políticas de inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.
L

Ponte sobre o Rio Mamoré sela integração histórica entre Brasil e Bolívia”, diz Arce

Presidente boliviano Luís Arce celebra início das obras da ponte Guajará-Mirim–Guayaramerín, destacando integração histórica e benefícios econômicos para Brasil e Bolívia.
L
Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Motorista de Porto Velho leva mais de 50 alunos à escola todos os dias, incluindo a própria filha

Tiago da Silva Viana atua no transporte escolar da zona rural e vê no trabalho uma missão de amor e cuidado com as crianças
L
Prefeitura de Porto Velho atinge 95,91 pontos e se mantém entre as mais transparentes do Brasil

Prefeitura de Porto Velho atinge 95,91 pontos e se mantém entre as mais transparentes do Brasil

Índice do TCE-RO referente a 2025 supera resultado de 2024 e reforça compromisso da gestão com o acesso à informação.
L

Nota de falecimento: Maria Joselma Paulino da Silva

Familiares e amigos se despedem de Maria Joselma Paulino da Silva, lembrada pelo amor à família, pela fé e pela generosidade que marcaram sua vida.
L

Aplaudido em evento de Lula, Léo diz que só quem “ajuda Porto Velho ganha respeito”

Prefeito Léo Morais recebe aplausos ao cobrar melhorias em saúde, saneamento e infraestrutura durante visita de Lula a Porto Velho, defendendo união acima de disputas políticas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.