Evitar o desperdício é uma forma de cuidar do meio ambiente. Desligar o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, a torneira da pia enquanto escova os dentes e apagar a luz ao sair de um cômodo. São atitudes simples e também excelentes para preservar o meio ambiente. Essas foram algumas das propostas incentivadas em uma palestra realizada na manhã desta sexta-feira, 8 de junho de 2018, em Ji-Paraná, em alusão à semana do meio ambiente, dirigida aos servidores e magistrados da comarca.
Com o tema “Pegada ecológica, uma questão de consumo consciente”, a palestra foi apresentada pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Ulbra, professora Jéssica da Silva, e os acadêmicos Maísa e Lucas, que deram dicas para a preservação do meio ambiente. Ao longo da semana foi aplicado um questionário sobre consumo consciente, cujos resultados foram divulgados na palestra. Entres os questionamentos, hábitos, atitudes e consciência ambiental foram abordados.
Cerca de 40 servidores participaram da palestra. No encerramento houve distribuição de mudas de árvores de espécies frutíferas e ornamentais, ação proposta pelo Núcleo de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça de Rondônia e acatada também pelas comarcas.
Nos dias 28, 29 e 30 de maio, foram distribuídas mudas na capital, em três unidades do Judiciário. As comarcas do interior seguiram cronograma próprio, sempre com a colaboração de viveiros públicos e ONGs.
A atividade em Ji-Paraná, a exemplo do que ocorreu na capital, despertou grande interesse e teve ótima repercussão.