SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

A ORIGEM DO DIA DAS MÃES: COMO O VIÉS COMERCIAL DA DATA FRUSTROU ATÉ A CRIADORA DA HOMENAGEM

No Brasil, a tradição da data já fez com que ela se tornasse a segunda mais importante do ano no comércio, perdendo apenas para o Natal.

Publicado em 

Na BBC – O Dia das Mães pode variar de mês a depender do país, mas são raríssimos os lugares do mundo que não o celebram. No Brasil, a tradição da data já fez com que ela se tornasse a segunda mais importante do ano no comércio, perdendo apenas para o Natal.

Mas poucos conhecem a história que deu início a esse costume de celebrar o amor materno em uma data específica. A tradição veio dos gregos, eles celebravam no início da primavera a mãe de todos os deuses, a deusa Rhea, com homenagens, cultos e presentes.

Mas a oficialização desse costume veio no início do século 20, nos Estados Unidos, por insistência de uma mulher que nunca foi mãe, mas decidiu homenagear a sua com um dia para celebrar sua memória. Anna Jarvis iniciou uma campanha pelo que chamava de “Dia das Mães” em 1905, quando Ann Reeves Jarvis, sua mãe, morreu. Em 1908, ela organizou a homenagem para ela, mesmo sem a oficialização de um “feriado” na data, e passou a militar pela causa.

Sua luta para a oficialização deste dia durou anos. A motivação de Jarvis veio de uma prece que um dia sua mãe lhe mostrou. “Espero e rezo para que alguém, um dia, reconheça um dia em memória das mães, para celebrar o serviço incomparável que prestam à humanidade em todas as áreas da vida”.

Ann Reeves também inspirou a filha com o trabalho que realizou antes de morrer durante a Guerra Civil Americana. Ainda em 1850, no estado de West Virginia, ela criou uma espécie de grupos de trabalho com mulheres para cuidar de soldados e trabalhar por melhorias na saúde pública. Ela chamava esses dias de trabalho de “Dia das Mães”.

Enquanto ela fazia campanha enviando cartas todos os anos para congressistas, governadores, celebridades e pessoas importantes para reservarem um feriado para essa data, os políticos zombavam da situação dizendo que, se oficializassem o Dia das Mães, teriam que instituir também o Dia da Sogra (“Mother in Law Day”, em inglês).

Até que em 1911, todos os estados americanos reconheceram o feriado – três anos depois, houve a oficialização de que em todo segundo domingo de maio seria comemorado o feriado em homenagem às mães.

O desejo de Jarvis havia se cumprido e ela finalmente poderia se orgulhar de ter sido a “mãe” do Dia das Mães. Mas, em pouco tempo, ela percebeu que havia “criado um monstro”. A data comemorativa virou um excelente pretexto para o comércio, que se aproveitou da oportunidade para estimular a compra de presentes.

Viés comercial

A data virou tema principal de campanhas publicitárias no início de maio e ganhou grande apelo na indústria de flores e cartões. A história que deu origem ao Dia das Mães – a luta de Jarvis para homenagear o trabalho da própria mãe e de outras mulheres – era o roteiro perfeito para impulsionar ainda mais as vendas.

Ela detestou o viés comercial em que se encaixou o Dia das Mães e passou a boicotá-lo de todas as formas. A ativista que um dia fez campanha pela criação da data agora se mobilizava pelo fim dela.

“Jarvis considerava que o Dia das Mães era de sua ‘propriedade intelectual e legal’ e não parte do domínio público. Ela queria que esse dia fosse um ‘dia santo’ que nos lembrasse da mãe que colocou as necessidades de seus filhos antes das suas. Ela nunca quis que se tornasse um dia para dar presentes caros e onerosos, como outros feriados se tornaram no início do século 20”, descreveu Katharine Lane Antolini, autora do livro Memorializing Motherhood: Anna Jarvis and the Struggle for Control of Mother’s Day (Em Memória da Maternidade: Anna Jarvis e a Luta pelo Controle do Dia das Mães, em tradução livre).

Katharine Antolini é professora de história e estudos de gênero de uma universidade em West Virginia. Ela mora a cerca de 45 minutos de Grafton, onde está a igreja frequentada por Jarvis e sua mãe, hoje é o Santuário Internacional do Dia das Mães, e pesquisou a origem histórica da data.

Segundo Antolini, Anna Jarvis criticava os “aproveitadores” do comércio a quem chamava de “infratores de direitos autorais, vândalos do comércio e especuladores declarados”. Ela chegou a liderar protestos contra as floriculturas, que aumentavam os preços das flores no mês de maio. Antes de morrer mergulhada em dívidas e depressão, Jarvis confidenciou a uma jornalista: “Eu sinto muito por ter criado o Dia das Mães”.

Decreto de Getúlio e comércio

No Brasil, a oficialização do segundo domingo de maio como Dia das Mães aconteceu em 5 de maio de 1932, por meio de um decreto-lei assinado por Getúlio Vargas.

“O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”, diz o texto da lei.

No entanto, apesar das justificativas emocionais dadas no decreto, o que realmente motivou o governo de Getúlio a oficializar a data foi a influência do comércio.

“Precisava de uma data no primeiro semestre pra fazer frente ao segundo semestre, que tinha o Natal. Essas datas comemorativas são criadas em função do interesse comercial”, explicou à BBC Brasil Altamiro Carvalho, economista da Fecomercio no Estado de São Paulo.

No início, a estratégia para impulsionar as vendas deu certo. Nas décadas de 1960 e 1970, os reajustes aos salários mínimos aconteciam em maio. Por conta da inflação alta da época, esses aumentos eram sempre bastante significativos. Com mais dinheiro no bolso, as pessoas tendiam a gastar mais para presentear as mães.

“Você só pode expandir vendas num padrão muito acima do normal quando existe um aumento de renda correspondente. Por que o Natal é a melhor data? Por causa do décimo terceiro, isso permite que você expanda suas vendas. No Dia das Mães acontecia o mesmo”, pontuou.

Por conta disso, o Dia das Mães ganhou fama de “segunda melhor data do ano” para o comércio. No entanto, segundo o economista, essa máxima já não é verdadeira na maioria dos setores.

“Hoje, maio é o quarto ou quinto melhor mês para o comércio. Ele perde para o segundo semestre. Só para o setor de vestuário, tecido e calçado que continua sendo a segunda melhor data do ano”, diz Carvalho.

Segundo ele, nas décadas passadas, as vendas em maio subiam de 10 a 12% em relação ao mês de abril no Estado de São Paulo. Hoje, porém, essa diferença é de apenas 5%. “Não há mais injeção de recursos em maio, então, por mais que as pessoas queiram presentear, elas abrem mão do consumo em outras atividades para poder comprar o presente”, finalizou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

CNJ determina prazo para regulamentar adicional de penosidade

O Conselho Nacional de Justiça ordenou que o órgão superior da Justiça do Trabalho apresente cronograma e estudos orçamentários para implementar o benefício aos servidores.
L
Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Banda do Vai Quem Quer lança tema de 2026 com foco na cidadania e no voto consciente

Maior bloco carnavalesco da região Norte aposta em mensagem de responsabilidade social no ano eleitoral e reforça campanha de combate à violência contra a mulher.
L
Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Diretor do Banco Central revela falta de caixa no Banco Master

Em depoimento à Polícia Federal, o chefe de fiscalização da autarquia afirmou que a instituição possuía apenas 4 milhões de reais em recursos disponíveis antes de sofrer liquidação.
L
Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

Inscrições para o Prêmio Jabuti Acadêmico seguem abertas

A Câmara Brasileira do Livro recebe até março os registros de obras científicas e didáticas lançadas em 2025, com foco no incentivo à produção intelectual e científica.
L
Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

Número de focos de calor dobra em janeiro e acende alerta

O monitoramento do Inpe registrou mais de 4.300 focos ativos no primeiro mês de 2026, dado que representa quase o dobro da média histórica e um salto em relação a 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bora Ali: Ana Clara Uchôa conta como é viver e viajar pelo Brasil dentro de um carro

A primeira foi de São Paulo até o Rio Grande do Norte, cruzando estados, culturas e paisagens completamente diferentes.
L
Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

Governo e Sesi firmam parceria para ampliar cuidotecas no país

O acordo visa garantir espaços seguros para o acolhimento de crianças enquanto os responsáveis, principalmente mulheres, realizam cursos de qualificação e trabalham.
L
NOVA 364 afirma que cumprirá decisão judicial e suspende cobrança de pedágio

NOVA 364 afirma que cumprirá decisão judicial e suspende cobrança de pedágio

Concessionária informa que recebeu intimação e interrompe a tarifa na BR-364 entre Vilhena e Porto Velho enquanto a Justiça analisa o caso.
L
Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Participantes do Enem relatam falhas no acesso a certificados do ensino médio anunciados pelo Inep

Candidatos afirmam que documento essencial para matrícula em universidades não aparece na Página do Participante, apesar de MEC e Inep garantirem liberação nesta sexta-feira.
L
Inep libera declaração para matrícula no ensino superior via Enem

Inep libera declaração para matrícula no ensino superior via Enem

Documento disponível na Página do Participante permite que candidatos aprovados iniciem processos em faculdades antes da emissão do certificado digital definitivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Lula passa por cirurgia de catarata, recebe alta e retoma agenda na segunda

Procedimento no olho esquerdo foi realizado sem intercorrências em clínica particular de Brasília; presidente ficará em repouso na Granja do Torto até o retorno às atividades.
L
Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Coronel Chrisóstomo acompanha CPMI do INSS em retomada dos trabalhos e depoimento sobre consignados

Comissão reabre atividades em 2026 com convocação de Daniel Vorcaro, do Banco Master, para esclarecer suspeitas de contratos sem autorização de aposentados e pensionistas.
L
Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Justiça Federal suspende pedágio na BR-364 após ação da Aprosoja e críticas de Pedro Fernandes

Liminar interrompe cobrança e sistema Free Flow na principal rodovia de Rondônia, após Justiça apontar falhas contratuais, ausência de obras de segurança e vistoria limitada da ANTT.
L
Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Flávio Bolsonaro: um herdeiro sem projeto para o Brasil

Possível candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência levanta questionamentos sobre sua trajetória, denúncias passadas e ausência de propostas estruturais.
L
Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Deputado Pedro Fernandes garante R$ 200 mil para Hospital de Urupá: medicamentos reforçam centro cirúrgico

Emenda impositiva já depositada na conta da Prefeitura vai assegurar antibióticos, anestésicos e insumos essenciais, ampliando a segurança dos atendimentos no SUS.
L
Publicidade

POLÍCIA

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

Corpos de amigos desaparecidos são encontrados em Porto Velho

A polícia localizou os restos mortais de dois homens em uma área de mata na zona Leste, na mesma região onde o carro das vítimas havia sido abandonado e incendiado.
18
Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Mulher é presa em hospital por envolvimento com o crime organizado

Agentes do Departamento de Homicídios localizaram a suspeita no Hospital Ary Pinheiro, em Porto Velho, onde ela atuava como acompanhante no momento da abordagem policial.
14
PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

PRF reforça fiscalização contra álcool ao volante em Rondônia

A corporação realiza o Dia Nacional de Conscientização Álcool Zero nesta sexta-feira com o objetivo de reduzir acidentes graves causados pela embriaguez em rodovias.
L
Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Homem é preso por abusar de criança em Porto Velho

Agentes da Delegacia Especializada em Porto Velho detiveram um homem que abusava de uma criança de nove anos sob o pretexto de manter um relacionamento afetivo com a vítima.
16
Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Governo de RO reforça fiscalização de monitorados eletrônicos com a Operação Sinal Zero

Terceira fase da operação ocorre em Porto Velho e Candeias do Jamari, com atuação integrada da Polícia Penal e da PM para fortalecer a segurança pública
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração da Razão Social na Licença Ambiental: CARNES TAURANO LTDA

ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL da LICENÇA DE OPERAÇÃO LO Nº 155817
L
Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

Reforma Tributária do Consumo exige atenção dos pequenos negócios em Rondônia

A partir de 2026, micro e pequenas empresas precisam se preparar para novas regras de impostos, com transição gradual até 2033.
L
Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Unidade móvel do Governo Federal inicia atendimentos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com exames e consultas especializadas agendadas pela rede pública.
L
Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

Jornalista Don Lemon é preso em hotel de Beverly Hills

O ex-âncora da CNN foi detido por suposta participação em um protesto contra o serviço de imigração americano, enquanto sua defesa alega perseguição à liberdade de imprensa.
L
Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Programação gratuita reúne música ao vivo, recreação para crianças e lazer para toda a família no principal cartão-postal de Porto Velho, às margens do rio Madeira.
L
Crea-RO promove palestra sobre Saúde Mental em alusão ao Janeiro Branco

Crea-RO promove palestra sobre Saúde Mental em alusão ao Janeiro Branco

Ação reforça o cuidado com os colaboradores e destaca a importância da inteligência emocional para ambientes de trabalho mais saudáveis e humanizados.
L
Usina Santo Antônio conquista nível ouro em certificação ESG internacional: destaque em Rondônia

Usina Santo Antônio conquista nível ouro em certificação ESG internacional: destaque em Rondônia

Hidrelétrica operada pela AXIA Energia recebeu o selo Hydropower Sustainability Standard, que avalia governança, meio ambiente, biodiversidade e condições de trabalho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.