A linha 2026 do Honda HR-V reafirma a relevância do modelo entre os SUVs compactos vendidos no Brasil. O modelo, que completou dez anos de produção nacional, mantém quatro versões — EX, EXL, Advance e Touring — e segue como um dos produtos de maior importância da Honda no país. Em 2024, o HR-V ocupou a sexta colocação entre os SUVs compactos mais vendidos, com pouco mais de 50 mil unidades emplacadas. Já no acumulado de 2025 até outubro, o modelo ultrapassou a marca de 52 mil unidades, alcançando a terceira posição no ranking de emplacamentos.
A trajetória do HR-V reflete a consolidação do segmento, que continua a liderar o mercado brasileiro de automóveis. O modelo disputa espaço com nomes como Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks e Hyundai Creta. A Honda aposta em uma linha com duas opções de motorização — 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, para as versões EX e EXL, e 1.5 DI VTEC Turbo Flex, para as versões Advance e Touring — ambas acopladas ao câmbio CVT com simulação de sete marchas.



O HR-V 2026 recebeu aprimoramentos visuais e funcionais. O design foi atualizado com novo para-choque dianteiro e grades frontais exclusivas por versão. As versões Advance e Touring agora contam com rodas de 18 polegadas e novos conjuntos ópticos com iluminação full LED. No interior, o modelo traz central multimídia de 8 polegadas com tela flutuante e painel digital TFT de 7 polegadas em todas as versões. Itens antes restritos às versões superiores, como carregador por indução e volante revestido em couro, agora estão disponíveis também nas versões de entrada.


A evolução do HR-V inclui melhorias ergonômicas, adoção de novos materiais e reforço do pacote de segurança. O modelo continua a oferecer o sistema Magic Seat, que permite diferentes configurações para o transporte de volumes. Em todas as versões, estão presentes seis airbags, assistentes de estabilidade e tração, controle de descidas e monitoramento de pressão dos pneus. As versões Advance e Touring acrescentam o sistema de conectividade myHonda Connect e o conjunto de assistências à condução Honda Sensing, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência e manutenção de faixa.
A minha avaliação foi realizada com a versão Touring, a topo de linha, equipada com o motor 1.5 VTEC Turbo Flex de 177 cavalos e torque máximo de 24,5 kgfm, sempre associado ao câmbio CVT. A proposta dessa versão é oferecer o mais alto nível de conteúdo da gama, unindo desempenho, tecnologia e conectividade. Entre os diferenciais estão o sistema Honda Sensing, tampa do porta-malas com acionamento elétrico e função Hands Free, ajuste elétrico do banco do motorista e novas rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado.


O HR-V Touring traz também sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, partida remota, ar-condicionado Dual Zone com saídas para o banco traseiro, carregador por indução e seleção de modos de condução — Normal, ECON e Sport. O pacote é completado pelo myHonda Connect, que permite acionar e monitorar funções do veículo pelo smartphone, e pelo painel digital TFT de 7 polegadas com informações completas de condução.
Durante a avaliação, percorri trechos urbanos e rodoviários. No uso urbano, o comportamento do HR-V Touring se mostrou adequado às condições de tráfego intenso da capital paulista, com boa resposta do conjunto motor e câmbio nas retomadas. A visibilidade elevada, os sensores e as câmeras de ré auxiliaram as manobras em áreas de estacionamento e vias estreitas. O sistema start-stop e o modo ECON contribuíram para otimizar o consumo de combustível em deslocamentos curtos.
Na estrada, o percurso incluiu um trajeto longo entre São Paulo e Campos do Jordão, com passagem por cidades do interior. Nesse trecho, foi possível observar a estabilidade do conjunto e o funcionamento do modo Sport, que altera o gerenciamento do câmbio CVT para respostas mais rápidas. O isolamento acústico se mostrou eficiente nas velocidades de cruzeiro, e o conjunto de suspensão absorveu bem as irregularidades do asfalto, mesmo com o veículo carregado.
O sistema de assistência à condução Honda Sensing atuou de forma discreta, oferecendo alertas de manutenção de faixa e correção de trajetória quando necessário. O controle de cruzeiro adaptativo manteve distância segura em relação aos veículos à frente, principalmente em trechos de serra com tráfego variável. O freio de estacionamento eletrônico e o assistente de partida em rampas garantiram praticidade nas paradas e retomadas.
Ao longo da viagem, o conforto interno foi um destaque. Os bancos dianteiros, com tecnologia de estabilização corporal, ofereceram bom apoio durante longos períodos de condução. O sistema de ar-condicionado Dual Zone manteve temperatura uniforme na cabine, enquanto os ocupantes traseiros contaram com ventilação dedicada e conexões USB. A central multimídia de 8 polegadas com integração sem fio para Apple CarPlay e Android Auto funcionou de forma estável, facilitando o uso de aplicativos de navegação e música.
O porta-malas com acionamento elétrico e função Hands Free facilitou o acesso durante as paradas, especialmente com bagagem. A praticidade do sistema Magic Seat permitiu ampliar o espaço interno conforme a necessidade de carga. O recurso é útil em viagens e no transporte de objetos maiores sem comprometer o conforto dos passageiros.
Entre os pontos positivos do HR-V 2026 estão a eficiência do conjunto motriz, o pacote de segurança Honda Sensing e o nível de conectividade proporcionado pelo myHonda Connect. Como ponto a ser aprimorado, o espaço destinado aos ocupantes traseiros poderia oferecer um pouco mais de área para as pernas, considerando o porte do veículo e seu posicionamento entre os SUVs compactos.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Librelato apresenta Furgão Frigorífico com foco em eficiência térmica e robustez estrutural
A Librelato anunciou o lançamento oficial de seu novo Furgão Frigorífico, ampliando sua atuação no segmento de transporte refrigerado. O modelo foi apresentado durante a Fetranslog 2025, em Chapecó (SC), e representa a entrada da empresa em um mercado estratégico, com foco em soluções para cargas sensíveis à temperatura.
“O Furgão Frigorífico representa um passo importante para a Librelato, pois amplia nosso portfólio e nos permite oferecer uma solução completa também para o transporte de cargas refrigeradas”, afirmou João Librelato, Diretor Comercial e Marketing da empresa. Segundo ele, o projeto foi desenvolvido com base em engenharia especializada e parcerias estratégicas, visando atender aos mais altos padrões de qualidade e eficiência térmica.
FPT Industrial apresenta soluções multienergéticas na Agritechnica 2025
A FPT Industrial, marca do Iveco Group especializada em powertrain, marcou presença na Agritechnica 2025, em Hannover, entre os dias 9 e 15 de novembro. A empresa levou ao evento uma gama de soluções voltadas à descarbonização e à eficiência energética no setor agrícola, com destaque para motores híbridos, elétricos e movidos a combustíveis alternativos.
“Este ano, a Agritechnica nos vê desempenhando um papel ainda mais relevante na indústria, com novas empresas confiando nos nossos produtos”, afirmou Sylvain Blaise, presidente da Unidade de Negócios de Powertrain do Iveco Group. Segundo ele, a confiança de novos clientes é reflexo direto do valor agregado dos motores FPT aos fabricantes de equipamentos originais. Blaise também destacou que o reconhecimento externo impulsiona a equipe a seguir investindo em inovação, qualidade e sustentabilidade.
Renault lança Boreal no Brasil com motor turbo e conectividade Google
A Renault iniciou as vendas do SUV Boreal no Brasil, disponível nas versões evolution, techno e iconic, com preços a partir de R$ 179.990. O modelo, posicionado no segmento C-SUV, é o segundo lançamento da marca no país dentro do plano estratégico International Game Plan 2024-2027 e foi apresentado oficialmente em outubro de 2023, no Rio de Janeiro.
“O Boreal chama a atenção por onde passa e já surpreendeu pelo design e tecnologia. O eficiente motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm e câmbio EDC de dupla embreagem úmida com seis marchas proporciona excelente prazer ao dirigir, o que torna o Boreal um veículo único em seu segmento”, afirmou Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault do Brasil.
DAF amplia garantia de fábrica para trem de força a partir de outubro de 2025
A DAF Caminhões anunciou a extensão da garantia de fábrica para o trem de força de toda a sua linha de veículos, válida para modelos adquiridos a partir de outubro de 2025. A nova cobertura passa a ser de três anos e inclui os motores das famílias PX, voltados a caminhões semipesados, e MX, destinados a aplicações rodoviárias e vocacionais de maior potência.
Segundo Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões, a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a confiabilidade de seus produtos. “É fundamental que o cliente tenha total tranquilidade ao escolher um DAF, sabendo que está adquirindo um produto robusto, eficiente e respaldado por uma marca que acredita na inovação e na qualidade como pilares da sua atuação no Brasil”, afirma.
Traton Group inaugura corredor de emissão zero no Brasil
A inauguração do primeiro corredor de transporte rodoviário com emissão zero no Brasil marca uma nova etapa na mobilidade de cargas entre Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto e-Dutra, apresentado durante a COP30 em Belém, é resultado da coalizão entre o Traton Group, Volkswagen Truck & Bus, empresas de logística, fornecedores de infraestrutura e o governo brasileiro.
“Eletrificação é o futuro do transporte”, afirmou Andreas Follér, Chief Sustainability Officer do Traton Group. “Mas precisamos ser realistas: o caminho pela frente é longo. É por isso que o e-Dutra importa. Não estamos na COP30 em Belém com promessas – estamos com progresso. O e-Dutra não é apenas um projeto; ele prova que a transformação é possível quando trabalhamos juntos.” A iniciativa integra o programa Global Green Road Corridors e propõe a descarbonização do transporte de cargas pesadas entre as duas maiores cidades do país.
Ford lança picape híbrida com mais de 800 quilômetros de autonomia
A Ford apresentou a picape Maverick Hybrid 2025 ao mercado brasileiro com tração AWD, motor elétrico aprimorado e autonomia superior a 800 quilômetros. O modelo chega com atualizações em design, tecnologia, segurança e conectividade, mantendo o preço da versão Tremor, R$ 239.900,00.
“A nova Maverick Hybrid foi projetada para oferecer uma experiência completa ao usuário, unindo o melhor em capacidade, tecnologia, equipamentos e eficiência”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. A picape amplia a linha Maverick, que registrou crescimento de mais de 200% nas vendas no terceiro trimestre, impulsionado pelas versões Lariat Black e Tremor.
Conheça as soluções da ZF para tratores elétricos e autônomos
A ZF apresenta na Agritechnica 2025, maior feira mundial do setor agrícola, sua visão para o futuro da agricultura, com soluções que integram eletrificação, segurança, conectividade e inteligência embarcada. No estande a empresa exibe tecnologias voltadas à eficiência operacional e à sustentabilidade, com destaque para transmissões, sistemas de freio, radar de alta resolução e plataformas digitais.
A empresa reforça seu compromisso com a transformação do setor ao oferecer sistemas modulares e integrados que atendem às demandas de diferentes classes de veículos e arquiteturas tecnológicas.
Gisele Tort assume liderança da manufatura na AGCO Argentina
Gisele Tort, gerente de Operação da AGCO Argentina, passou a liderar a manufatura da companhia em 2025, após construir uma trajetória em diversas áreas da empresa. A presença feminina na indústria e no agronegócio tem se ampliado nos últimos anos, com profissionais assumindo posições estratégicas em setores historicamente masculinos.
“Na AGCO, o aprendizado e o crescimento são promovidos com oportunidades em posições que podem ser tradicionalmente associadas a determinados gêneros ou perfis profissionais. Isso contribui para que todos estejam em condições de igualdade diante das oportunidades de desenvolvimento”, afirma Gisele. Ela iniciou sua carreira na empresa em 2016, na área de Compras, onde desenvolveu relações com fornecedores e adquiriu visão estratégica da cadeia de suprimentos.
Leapmotor C10 estreia no Brasil com versões elétrica e Ultra-Híbrida
A Leapmotor iniciou as vendas do SUV C10 no Brasil, oferecendo ao mercado duas versões com tração exclusivamente elétrica: uma elétrica (BEV) e outra Ultra-Híbrida com tecnologia REEV. O modelo é o primeiro SUV comercializado no país com essa configuração, que utiliza um motor a combustão apenas como gerador de energia, sem interferir na tração, que permanece elétrica em todas as situações.
“A Leapmotor não faz concessões, e o nosso foco sempre é atender a todos os nossos públicos. O C10 é o único SUV do Brasil a oferecer tanto uma opção elétrica quanto uma Ultra-Híbrida, ambos movimentados exclusivamente por um motor elétrico, resultando em mais conforto e prazer ao dirigir aos nossos clientes. Este é o primeiro capítulo de uma história de pioneirismo que a nossa marca, junto com Stellantis, irá construir no Brasil em uma estratégia de longo prazo para a região”, afirma Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul.
Pirelli desenvolve pneus exclusivos para o McLaren W1
A Pirelli anunciou o fornecimento exclusivo de pneus para o novo supercarro McLaren W1, modelo híbrido que entrega até 1.275 cavalos de potência e 1.340Nm de torque. O veículo será equipado com três tipos de pneus desenvolvidos sob medida: P Zero R, P Zero Trofeo RS e P Zero Winter 2, todos fabricados com mais de 50% de materiais de base biológica e reciclados, índice certificado pela Bureau Veritas.
“O desenvolvimento dos pneus para o W1 representa um avanço técnico e ambiental significativo”, afirmou um executivo da Pirelli. O projeto envolveu colaboração direta entre as equipes de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli e da McLaren, desde a concepção virtual até os testes físicos em pistas na Itália, Espanha e Suécia. A simulação de condução foi utilizada nas fases iniciais para otimizar o desempenho em diferentes condições climáticas e de superfície.









































