TERÇA-FEIRA, 16/09/2025

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024?

Confira uma análise objetiva dos modelos mais vendidos e suas principais características

Por Sérgio Dias | News Rondônia | ƒ

Publicado em 

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia
Fotos: Divulgação, Mateus Dias e Sérgio Dias

Após abordar SUVs e hatches compactos nas colunas anteriores, esta semana o foco recai sobre os sedãs compactos mais emplacados no Brasil em 2024. O segmento, que se caracteriza pelo equilíbrio entre conforto e eficiência, registrou movimentações significativas no ranking de vendas.

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia
Fotos: Divulgação, Mateus Dias e Sérgio Dias

Com base nos dados de emplacamentos de 2024, destacamos os sete sedãs compactos que mais se destacaram nas vendas. Entre esses, quatro modelos foram avaliados de perto: Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Honda City Sedan e Nissan Versa. Além desses, o Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Toyota Yaris Sedã também aparecem na lista, porém, como não tivemos a oportunidade de testá-los durante o ano, nossas observações sobre eles são limitadas.

O mercado de sedãs compactos em 2024 demonstrou a diversidade de opções disponíveis, atendendo diferentes perfis de consumidores. Os modelos analisados apresentaram qualidades distintas, reforçando a importância da escolha conforme as necessidades individuais de cada comprador

Chevrolet Onix Plus

O líder de vendas no segmento registrou 59.963 unidades emplacadas ao longo do ano. O Chevrolet Onix Plus se destaca pela economia de combustível, pelo pacote de conectividade e pela dirigibilidade equilibrada.

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia
Fotos: Divulgação, Mateus Dias e Sérgio Dias

O modelo oferece central multimídia intuitiva com conexão sem fio para smartphones, proporcionando praticidade no uso diário. Além disso, o motor turbo entrega bom desempenho com consumo eficiente. Entretanto, a ausência de itens de segurança avançados em algumas versões é um aspecto que poderia ser aprimorado.

Volkswagen Virtus

Com 32.368 unidades vendidas, o Volkswagen Virtus manteve uma posição relevante no mercado. O modelo se diferencia pelo espaço interno amplo e pelo desempenho do motor 1.0 TSI, que alia força e eficiência.

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia
Fotos: Divulgação, Mateus Dias e Sérgio Dias

O porta-malas de 521 litros está entre os maiores da categoria, atendendo bem a usuários que necessitam de capacidade extra. Outra vantagem é a iluminação full LED, que melhora a visibilidade e contribui para a segurança. Por outro lado, a ergonomia dos comandos internos poderia ser mais intuitiva, otimizando a experiência do condutor.

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia
Fotos: Divulgação, Mateus Dias e Sérgio Dias

Honda City Sedan

O Honda City Sedan somou 16.369 emplacamentos em 2024. O modelo se destaca pela confiabilidade mecânica e pelo espaço interno bem aproveitado. A segurança é um ponto positivo, com a presença do pacote Honda SENSING, que inclui assistências avançadas de condução, como frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia
Fotos: Divulgação, Mateus Dias e Sérgio Dias

O porta-malas de 519 litros também é um diferencial para a categoria. No entanto, a falta de uma opção de motor turbo pode ser uma desvantagem frente a concorrentes que oferecem essa alternativa.

Nissan Versa

O Nissan Versa, que alcançou 11.628 emplacamentos, teve como destaque a introdução da versão SR, que traz diferenças visuais e equipamentos exclusivos. O modelo oferece bom espaço interno e itens de tecnologia, como a Visão 360° com detector de objetos em movimento.

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia
Fotos: Divulgação, Mateus Dias e Sérgio Dias

A segurança também é reforçada pelo assistente de frenagem inteligente. O design atualizado com detalhes esportivos na versão SR agrega valor ao modelo. O desempenho do motor, porém, poderia ser aprimorado para oferecer maior resposta em acelerações e retomadas.

Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Toyota Yaris Sedã

Embora não tenhamos tido a oportunidade de testar o Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Toyota Yaris Sedã ao longo de 2024, vale mencionar sua presença significativa no mercado. O Fiat Cronos se destacou pela robustez e confiabilidade, o Hyundai HB20S é conhecido pelo design moderno e eficiência, e o Toyota Yaris Sedã é valorizado pela durabilidade e valor de revenda.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Fiat Mobi 2025 recebe nova motorização e mais equipamentos

O Fiat Mobi, um dos carros mais vendidos no Brasil, chega à linha 2025 com novidades significativas. Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o modelo agora está equipado com o motor 1.0 Firefly Flex, proporcionando maior potência e eficiência. As novas versões Like e Trekking estarão disponíveis nas concessionárias em breve.

O Fiat Mobi 2025 se destaca pela eficiência do motor 1.0 Firefly Flex com 75 cavalos de potência, pelo conforto proporcionado pela direção elétrica e pelo ajuste de altura do volante. A conectividade avançada na versão Trekking é um ponto positivo. No entanto, o espaço interno poderia ser melhorado para aumentar o conforto dos passageiros.

Randoncorp anuncia aquisição da AXN Heavy Duty

A Randoncorp anunciou a aquisição das operações da AXN Heavy Duty, com sede em Louisville, EUA. A compra foi realizada através da subsidiária Randon Auto Parts North America LLC e envolve a aquisição de ativos da empresa americana. Anderson Pontalti, EVP Internacional da Randoncorp, destacou a importância da aquisição da AXN para a oferta de soluções inovadoras ao mercado. Segundo ele, a chegada da AXN irá contribuir significativamente para os objetivos da companhia.

Sérgio L. Carvalho, CEO da Randoncorp, ressaltou que a ampliação da presença internacional em mercados resilientes é uma meta contínua da empresa. Carvalho destacou que a expertise do grupo no desenvolvimento de soluções completas para a mobilidade será um diferencial competitivo no mercado norte-americano. Ele afirmou que a aquisição da AXN fortalece a atuação da Randoncorp no segmento de autopeças para OEM de semirreboques na América do Norte.

Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil em 2024

O Volvo FH 540 encerrou 2024 como o caminhão mais vendido do Brasil, pela sexta vez consecutiva, com 7.765 emplacamentos. O modelo permanece na preferência dos transportadores em diversos segmentos, dos leves aos pesados. O segundo veículo mais vendido entre os pesados foi o Volvo FH 460, com 4.956 unidades licenciadas. Os dados foram divulgados ontem pela Fenabrave, entidade que reúne concessionárias de diversas marcas.

“Nosso modelo se destaca pela avançada tecnologia, que resulta em mais segurança, economia e produtividade aos transportadores dos mais diversos segmentos”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões. “É um veículo extremamente robusto, com alta disponibilidade para as mais variadas operações de transporte. Além disso, tem elevado valor de revenda, garantindo aos transportadores retorno financeiro em todo o ciclo de operação do veículo na frota”, assegura o diretor.

GWM apresenta o SUV inteligente WEY 07

A GWM participou pela primeira vez da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas. Durante o evento, a empresa apresentou o novo WEY 07, SUV inteligente equipado com tecnologias de ponta e inteligência artificial NOA (Navegação com Piloto Automático). O WEY é uma marca da GWM, batizada em homenagem ao fundador e CEO Jack Wey.

Com foco na segurança, o WEY 07 incorpora as tecnologias mais avançadas, suportadas por hardware de última geração e um supercomputador, formando o sistema de direção inteligente Coffee Pilot Ultra. Essa configuração robusta permite ao SUV navegar por ruas movimentadas, vias estreitas e estradas rurais ou sinuosas, sem depender de mapas de alta definição. O sistema possui capacidades de tomada de decisão comparáveis a motoristas experientes, realizando trocas de faixas, ultrapassagens e navegação em interseções complexas.

Volkswagen T-Cross lidera vendas de SUVs na América do Sul em 2024

O Volkswagen T-Cross encerrou 2024 como líder de vendas no segmento de SUVs na América do Sul. Com 98.200 unidades comercializadas na região, o modelo consolidou a posição da marca no mercado automotivo mais competitivo da atualidade.

No Brasil, principal mercado da Volkswagen na América do Sul, o T-Cross também foi o SUV mais emplacado, com 83.995 unidades ao longo do ano. Fabricado na planta de São José dos Pinhais, no Paraná, o veículo reafirmou sua relevância no portfólio da marca ao atender às demandas do consumidor brasileiro e sul-americano.

ZF avança em tecnologia de chassis com acordo global

A ZF firmou um contrato significativo com uma montadora global, posicionando-se como a principal fornecedora mundial de componentes de chassis. Este acordo destaca a importância da recém-criada Divisão de Soluções de Chassis da ZF, que está gerando valor para seus clientes e possibilitando a implementação do Veículo Definido por Software com soluções by-wire. Como fornecedora principal de componentes de chassis em todas as regiões, a ZF produzirá em volume tecnologia de brake-by-wire, juntamente com sistemas de direção avançados para uma categoria específica de veículos.

“Estamos orgulhosos em testemunhar a liderança da ZF em tecnologia de chassis gerando valor tangível para nossos clientes. Ao combinar nossos negócios de direção, frenagem, amortecedores e atuadores, bem como nossos negócios de software, em uma única divisão, nosso objetivo foi o de criar a oferta mais completa de produtos e sistemas de Soluções de Chassis do mundo”, afirmou Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e Head da Divisão de Soluções de Chassis.

John Deere destaca inovação em máquinas autônomas na CES 2025

A John Deere participou da CES 2025 em Las Vegas apresentando sua nova geração de máquinas autônomas. As soluções mostradas utilizam inteligência artificial, visão computacional e sensores avançados, buscando maior eficiência e sustentabilidade.

Jahmy Hindman, vice-presidente de Tecnologia da John Deere, afirmou que ampliar o portfólio de tecnologias para máquinas operarem de forma autônoma beneficia toda a cadeia responsável por alimentos, combustível, fibras e infraestrutura. Este é o quinto ano consecutivo que a empresa participa do evento, considerado o maior do setor de tecnologia.

Gilbarco Veeder-Root lança medidor inovador para etanol

A Gilbarco Veeder-Root anunciou o lançamento do Medidor V15, uma inovação destinada ao mercado brasileiro de combustíveis que promete melhorar a precisão e a durabilidade das bombas que operam com alta concentração de etanol. O novo medidor, que agora faz parte da linha Prime de bombas e dispensers para combustíveis, é o primeiro no setor projetado especificamente para atender às exigências dos combustíveis com altas concentrações de biocombustíveis. Esta característica única do Brasil marca uma evolução significativa no mercado de abastecimento do país.

Desenvolvido ao longo de dois anos e submetido a rigorosos testes de campo em postos de combustíveis distribuídos por todo o Brasil, o Medidor V15 foi desenhado para resistir ao desgaste causado pelo etanol em alta concentração, como o E97 (97% de etanol), comercializado regularmente no Brasil. Ao contrário de outros países, onde a concentração de etanol é significativamente menor, o uso extensivo desse biocombustível apresenta desafios únicos para o setor de equipamentos de abastecimento.

Schaeffler apresenta portfólio expandido na CES 2025

A Schaeffler, líder em tecnologia do movimento, exibirá seu portfólio ampliado de produtos e expertise na CES 2025, a maior feira de tecnologia do mundo. Marc McGrath, CEO regional das Américas, afirmou que a participação na CES marca um momento importante para a empresa, destacando a capacidade da Schaeffler de acelerar as mudanças em setores em evolução.

A recente fusão com a Vitesco Technologies, concluída em 1º de outubro de 2024, ampliou a presença global da Schaeffler, adicionando novas unidades industriais e fortalecendo as capacidades de pesquisa e desenvolvimento. As soluções da empresa agora abrangem todo o espectro de movimento, incluindo transmissão de força, geração de energia e sustentabilidade, com destaque para a eletromobilidade.

Fernando Julianelli retorna à HPE Automotores

Fernando Julianelli está de volta à HPE Automotores, empresa responsável pela produção e comercialização de veículos das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil. O executivo foi nomeado Vice-Presidente de Branding e Inovação, função recém-criada com o objetivo de consolidar e inovar as marcas. Julianelli se reportará ao CEO da empresa, Mauro Luis Correia, e será responsável por todos os projetos de marca e inovação.

A experiência de Julianelli na HPE não é nova; ele já atuou por nove anos como Chief Marketing Officer (CMO), liderando os departamentos de Marketing, Comunicação e Eventos. Sua volta é vista como um reforço significativo para os planos da empresa, conforme destacou Mauro Luis Correia, CEO da HPE Automotores.

Quais foram os sedãs compactos favoritos do Brasil em 2024? - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novo centro logístico do Iveco Group marca expansão estratégica no Brasil

Estrutura de R$93 milhões será operada em modelo full service e terá tecnologia de ponta
L

GAC Aion V recebe cinco estrelas em avaliação da Euro NCAP

GAC Aion V recebe cinco estrelas em avaliação da Euro NCAP
L

Yamaha lança TT-R 230 2026 com novo visual e foco em iniciantes

Modelo é lançado com motor de 223cc e preço sugerido de R$ 19.990,00
L

Stellantis reformula estratégia e lança Ram 1500 REV

Grupo reformula sua linha de picapes e aposta em modelo híbrido para o segmento intermediário
L

Audi une luxo, desempenho e tecnologia no A6 Sportback e-tron

Modelo chega na versão única Performance Black com preço a partir de R$ 649.990,00
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

ALE-RO fecha contrato de R$ 12 mil reais para comprar pratos

Assembleia Legislativa de Rondônia destina R$ 12 mil para 100 pratos decorativos em cerâmica com identidade institucional, levantando debate sobre gastos em período de contenção orçamentária.
L

Estados Unidos ameaçam novas medidas contra o Brasil após condenação de Jair Bolsonaro

Secretário de Estado do governo Trump indica que retaliações serão anunciadas em breve.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Oscar 2026 terá O Agente Secreto como representante brasileiro

Dirigido por Kléber Mendonça Filho e com Wagner Moura no elenco, o filme O Agente Secreto é a aposta brasileira na disputa pelo Oscar 2026 de Melhor Filme Internacional.
L
CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

CNU tem nomeação de 279 analistas de infraestrutura

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) para o cargo de analista de infraestrutura são nomeados para assumir suas vagas no serviço público federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L
Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Sine Municipal impulsiona capacitação e geração de empregos em Porto Velho

Entre os serviços oferecidos estão testes de perfil, orientação de carreira e oficinas de elaboração de currículo.
L
Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Dra. Taíssa entrega sala de informática à Polícia Militar Mirim de Guajará-Mirim com investimento de R$ 150 mil

Emenda parlamentar da deputada garante 16 computadores e mobília, fortalecendo a formação de jovens do projeto na cidade.
L
Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Dra. Taíssa destina mais de R$ 14 milhões em emendas para Guajará-Mirim entre 2023 e 2025

Investimentos contemplam saúde, educação, esporte, cultura, segurança e setor produtivo, reforçando o compromisso da deputada com a população local.
L
Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Depoimento de “Careca do INSS” é cancelado após decisão da defesa de não comparecer à CPMI em Brasília

Investigado por esquema bilionário de desvios no INSS desistiu de falar ao Congresso; defesa alega prioridade a depoimento na Polícia Federal.
L
Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Vereadora Sofia Andrade tem projeto contra poluição visual aprovado na Câmara de Porto Velho

Lei proíbe afixação irregular de cartazes e banners em espaços públicos e privados, prevendo multas e destinação de recursos ao meio ambiente.
L
Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa participa de reunião do Conselho Comunitário em Vista Alegre do Abunã

Deputada estadual reforça compromisso de ouvir a população e buscar soluções para as demandas apresentadas no distrito de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Populares imobilizam adolescentes após assalto no Parque da Cidade em Porto Velho

Jovens de 14 e 15 anos roubaram bicicleta de um adolescente de 16.
10
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido no centro da capital

Acidente entre Fiorino e motocicleta ocorreu na Avenida Nações Unidas; vítima sofreu escoriações e foi levada ao hospital pelo Samu.
12

Duas pessoas morrem após inalar gases tóxicos em carro em Alagoas

O caso, inicialmente tratado como homicídio, foi esclarecido após a perícia constatar sinais de intoxicação nos corpos
18

Casal é preso por torturar crianças e forçá-las a comer como cachorros

As vítimas eram submetidas a diversas violências, como comer comida do chão e ajoelhar sobre tampinhas de garrafa
16

Jovem mantida em cárcere por 7 dias foi estuprada e resgatada no Distrito Federal

A jovem relatou ter sido estuprada por um dos criminosos e foi encontrada com outras três pessoas, incluindo um homem de 64 anos
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Vistos para a ONU em espera para delegação brasileira

Ministro Marcelo Marotta Viegas confirma que o Brasil ainda aguarda a liberação de vistos para a ONU por parte dos EUA, a uma semana do início da Assembleia Geral.
L
Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Pesquisa da FGV aponta baixa percepção de perda de emprego

Sondagem do Mercado de Trabalho da FGV mostra que mais da metade dos brasileiros não teme a perda de emprego nos próximos seis meses, refletindo o cenário de mercado aquecido.
L
Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Brics saúde em pauta para reforçar parcerias e cooperação

Institutos nacionais de saúde de países do Brics se reúnem no Rio de Janeiro para propor novas ações conjuntas em saúde, buscando enfrentar desafios e fortalecer a preparação para futuras emergências.
L
Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

Agenda de Lula na ONU foca em Palestina e clima

O presidente Lula participa da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York com foco na questão palestina, crise climática e defesa da democracia.
L
Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Prefeitura de Jaru aprova lei que proíbe músicas com teor sexual e apologia a drogas em escolas

Projeto aprovado pela Câmara veta execução de músicas impróprias em atividades escolares; prefeito Jeverson Lima deve sancionar medida.
L
Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Dra. Taíssa solicita execução do Programa Plante Mais em Jacinópolis para fortalecer agricultura familiar

Deputada estadual pede à Seagri que distrito de Nova Mamoré seja contemplado com o programa, ampliando produção e garantindo segurança alimentar.
L
Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

Fissura labiopalatina: governo de Rondônia leva orientações a profissionais de Ji-Paraná

II Programa Nufis Itinerante acontece de 16 a 18 de setembro, capacitando cerca de 250 profissionais de saúde da região central do estado.
L
lixo-comunista-filha-do-ministro-do-stf-edson-fachin-sofre-cusparada-e-insultos-em-ataque-de-odio-na-ufpr

“Lixo comunista”: filha do ministro do STF Edson Fachin sofre cusparada e insultos em ataque de ódio na UFPR

Melina Fachin, diretora do Setor de Ciências Jurídicas da universidade, foi agredida ao deixar o campus em Curitiba
L
Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

Prisão de Bolsonaro tem escolta questionada por Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, solicitou explicações à Polícia Penal do DF sobre a escolta que levou o ex-presidente Jair Bolsonaro ao hospital, com retorno imediato à sua prisão domiciliar.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo de diretor e vice-diretor escolar

Interessados podem se inscrever até 23 de setembro para cargos em escolas municipais da zona urbana e rural
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.