O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) cortou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (10 de dezembro). A nova taxa foi fixada na faixa de 3,50% a 3,75% ao ano. A decisão ocorreu em mais uma votação dividida entre os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).
Apesar do corte, o Fed sinalizou que provavelmente fará uma pausa em outras reduções nos custos de empréstimos. A cautela se deve à busca por sinais mais claros sobre a direção do mercado de trabalho e da inflação, que o Comitê considerou que “permanece um pouco elevada”.
Projeções econômicas para 2026
As novas projeções divulgadas após a reunião do banco central dos Estados Unidos indicaram que a mediana dos formuladores de política monetária prevê apenas um corte adicional de 0,25 ponto percentual em 2026. Esta perspectiva é a mesma de setembro.
O Fed espera que a inflação desacelere para cerca de 2,4% até o final de 2026. A projeção também indica que o crescimento econômico deve acelerar para 2,3%, um ritmo considerado acima da tendência, e a taxa de desemprego deve permanecer em 4,4%, um nível moderado.
Política monetária não predefinida
O Fomc, que fixa os juros, destacou em seu comunicado que avaliará cuidadosamente os dados que estão chegando, uma linguagem historicamente usada para sinalizar uma pausa nas ações de política monetária. O presidente do Fed, Jerome Powell, corroborou a cautela.
“Eu destacaria que, tendo reduzido nossa taxa de juros em 75 pontos-base desde setembro e 175 pontos-base desde setembro do ano passado, a taxa básica está agora dentro de uma ampla faixa de estimativas de seu valor neutro e estamos bem posicionados para esperar para ver como a economia evolui”, disse Powell em coletiva de imprensa. Ele reforçou que “a política monetária não está em um curso predefinido, e tomaremos nossas decisões reunião a reunião”.
A próxima evolução da política monetária dependerá dos dados econômicos, que ainda estão defasados em relação ao impacto da paralisação de 43 dias do governo federal nos meses de outubro e novembro.











































