O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que autoriza o estabelecimento de uma Força Internacional de Estabilização (ISF) temporária em Gaza. O objetivo é restaurar a segurança, garantir o acesso humanitário e iniciar o processo de reconstrução do enclave.
A resolução, de autoria dos Estados Unidos, foi aprovada por 13 votos a favor e a abstenção da China e da Rússia. O texto autoriza a atuação da Força e de um “Conselho de Paz” até 31 de dezembro de 2027.
O Conselho de Paz funcionará como uma “administração da governança de transição” e será responsável por supervisionar a reconstrução e o desenvolvimento econômico.
As responsabilidades da Força Internacional Gaza (ISF) incluem garantir a segurança das fronteiras, proteger civis, facilitar a assistência humanitária e supervisionar o desarmamento do grupo islâmico palestino Hamas e de outros grupos armados.
A Força de Estabilização atuará em conjunto com Israel e o Egito por um período inicial de dois anos.
A resolução menciona ainda a possibilidade de um Estado palestino. Este ponto gerou contestação do lado israelense, que se opõe à solução de dois Estados (Israel e Palestina).











































