A Organização das Nações Unidas (ONU) solicitou ao governo federal o reforço na segurança das imediações da COP30, em Belém. O pedido ocorreu após um protesto na última terça-feira (11), quando um grupo de manifestantes e indígenas tentou ocupar a Zona Azul, área que concentra as negociações da conferência.
O documento foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República. A segurança interna da Zona Azul é de responsabilidade do Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS).
Ampliação do Perímetro de Segurança
Em nota, a Casa Civil informou que todas as solicitações da ONU estão sendo atendidas. Em conjunto com o Governo Estadual e o UNDSS, foi realizada uma reavaliação dos meios e quantitativos policiais para a preservação dos perímetros de segurança.
Entre as medidas tomadas, a Casa Civil destacou:
Ampliação e Reposicionamento de Forças: Houve reposicionamento e ampliação de forças policiais, incluindo a Força Nacional e a Polícia Federal atuando em conjunto na Zona Verde.
Reforço Estrutural: Instalação de gradis, barreiras metálicas e estruturas de contenção adicionais em pontos vulneráveis do perímetro.
Ampliação de Espaço: A ampliação do espaço intermediário entre as Zonas Azul e Verde para aumentar a prevenção de incidentes semelhantes.
Incidentes e Outras Medidas
O protesto que motivou o pedido da ONU ocorreu na terça-feira (11). As entradas e saídas da Zona Azul foram fechadas no início da noite, e seguranças formaram cordões humanos para impedir o avanço dos manifestantes. O incidente resultou em dois seguranças feridos.
Os manifestantes, que carregavam faixas de protesto contra a exploração de petróleo e a favor da Palestina, chegaram a passar pelos detectores de metal antes de serem retirados do pavilhão de acesso. A Zona Azul é considerada território da ONU, sob responsabilidade de segurança da organização.
O governo também aproveitou a força-tarefa para adotar medidas para melhorar a estrutura da conferência, como a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado nas tendas e a correção de goteiras no Media Center e no Posto de Saúde, após o rompimento de calhas.









































