A oposição peronista ao governo de Javier Milei conquistou uma vitória importante nas eleições legislativas de Buenos Aires, maior província eleitoral da Argentina. O resultado, que representa um revés para o presidente, foi divulgado neste domingo, dia 7 de setembro, e pode influenciar as eleições nacionais de outubro.
Com a apuração de mais de 85% dos votos, a aliança oposicionista Fuerza Patria obteve quase 47%, enquanto o partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), ficou com 34%. O próprio presidente reconheceu a “derrota clara” de sua sigla, prometendo trabalhar para reverter os resultados no futuro.
Celebração e críticas
A ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, figura central da aliança vitoriosa, celebrou a vitória em frente à sua casa em Buenos Aires, onde cumpre prisão domiciliar. Em uma publicação no X, Kirchner provocou Milei e criticou abertamente as políticas do atual governo.
O peronismo saiu vitorioso em seis das oito seções eleitorais que compõem a província. A vitória na região, que concentra 38,6% da população da Argentina, consolida a força da oposição antes das eleições nacionais de outubro.