O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país pode “desfazer” acordos comerciais com a União Europeia (UE), Japão e Coreia do Sul se o governo perder um processo na Suprema Corte. O julgamento, que questiona a legalidade das tarifas comerciais, pode, segundo Trump, comprometer a economia americana, tornando o país “incrivelmente pobre” caso a decisão seja desfavorável.
A declaração de Trump, feita durante uma reunião com o presidente polonês, Karol Nawrocki, foi a primeira a sugerir a anulação dos acordos caso o tribunal de recursos dos EUA mantenha a decisão contra as tarifas. Ele argumentou que a imposição das tarifas foi o que abriu caminho para as negociações com seus parceiros comerciais.
Trump ressaltou que os acordos já fechados, como o com a União Europeia, que renderia “quase US$ 1 trilhão”, poderiam ser desfeitos. O governo americano está apelando à Suprema Corte para reverter a decisão que considerou as tarifas ilegais.
A disputa legal gira em torno da autoridade do presidente em impor tarifas sobre a maioria dos parceiros comerciais. A possível anulação dos acordos criaria incerteza no cenário econômico global, afetando as relações comerciais dos Estados Unidos.