O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (18) que vai telefonar para o presidente russo, Vladimir Putin, logo após sua reunião com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky. Trump sugeriu a possibilidade de um encontro trilateral para buscar uma solução definitiva para a guerra. “Acho que, se tudo correr bem, teremos uma ‘trilateral’ e acho que haverá uma chance razoável de acabar com a guerra quando fizermos isso”, declarou.
Segundo Trump, o objetivo é garantir uma paz duradoura, em vez de uma solução temporária. “Não estamos falando de uma paz de dois anos para depois acabarmos nessa confusão de novo. Vamos garantir que tudo fique bem”, afirmou aos repórteres. Ele manifestou a crença de que Putin também deseja o fim do conflito na Ucrânia.
Zelenski apoia iniciativa e busca aliança
Volodymyr Zelensky se mostrou favorável à iniciativa de Trump, destacando que a Ucrânia precisa deter a Rússia e conta com o apoio dos parceiros americanos e europeus. “Estamos prontos para uma aliança trilateral”, afirmou o presidente ucraniano, classificando a proposta como um “bom sinal”.
Trump se encontrou com Zelensky na Casa Branca, com a presença de líderes europeus. A “frente unida” de líderes da Grã-Bretanha, Alemanha, França, Itália, Finlândia, União Europeia e Otan espera apoiar Zelensky em um momento diplomático crucial e evitar atritos como os ocorridos em um encontro anterior.