Carlos Eduardo del Castillo del Carpio sempre atuou como membro forte do governo do presidente Luis Arce, que declinou a reeleição com um anúncio feito na noite do dia 13 de maio. Formado em Direito, del Carpio, 36 anos, nasceu em Santa Cruz de la Sierra (Santa Cruz). Exerceu a função de ministro da Presidência desde o início do governo de Arce, tendo uma importante atuação no combate ao crime organizado, com foco no narcotráfico, na prisão e deportação de criminosos.
Neste fim de semana, após as bênçãos de dirigentes do MAS, liderado pelo presidente do partido, Grover García, o advogado foi às redes sociais declarar que estará disputando as eleições presidenciais de 17 de agosto. “Hoje, o movimento popular e a história da Bolívia nos dão uma oportunidade para defender nossos princípios patrióticos e nosso povo. Estou disposto a aceitar este desafio e ser candidato a presidente”, declarou.
Castillo entra na disputa pelo MAS-IPSP trazendo como vice o líder sindical Milán Berna. Diante do anúncio, o ex-ministro da Presidência pontuou os desafios que terá no pleito, “produto de múltiplos fatores internos e externos, mas também sabemos que estamos à altura deste desafio e, junto com o povo boliviano, vamos vencer todos os obstáculos, porque o povo boliviano é mais forte do que qualquer problema”, disse.
Nas suas redes sociais, o presidente Luis Arce parabenizou a escolha dos nomes pelos dirigentes partidários do MAS. “Saudamos com entusiasmo e otimismo esta decisão e apelamos às organizações sociais, às forças progressistas e de esquerda e ao povo em geral a criarem uma estratégia unitária para assegurar a continuidade do processo de mudança, a existência do Estado Plurinacional e salvaguardar as conquistas da Revolução Democrática e Cultural perante as ameaças de uma direita retrógrada e neoliberal”.
Segundo Castillo, o cronograma com todas as propostas de governo será apresentado nos próximos dias, juntamente com empresários, trabalhadores, camponeses, associações e transportadores. Ao final do comunicado, o candidato agradeceu ao presidente Luis Arce: “Obrigado ao presidente Lucho Arce pela confiança. Ao MAS-IPSP, obrigado às lideranças sociais, obrigado à minha família pelo apoio e obrigado a todo o povo boliviano”, finalizou.

Ao que tudo indica, as eleições que acontecem em agosto terão a disputa de candidatos presidenciais jovens. Além de Castillo, a renúncia de Arce à disputa pela reeleição também trouxe à cena outro nome jovem: o cientista político, sindicalista e cocalero Andrónico Rodríguez, de 36 anos. Tanto Castillo quanto Andrónico são apontados como pretensos candidatos que podem impedir um possível retorno do ex-presidente Evo Morales, que já anunciou sua participação na disputa.