SÁBADO, 21/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22

Por FABÍOLA SINIMBÚ – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero
JUAN SEGUÍ MORENO/FLICKR

Milhares de mulheres de todo o mundo estão reunidas em Nova York para avaliar e revisar o maior tratado multilateral sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim.

A 69ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69) ocorre na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e vai até o próximo dia 22.

Para a coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano, Maria Aparecida Schumaher, a Schuma, diante de uma política global que acentua ainda mais a divisão entre os hemisférios, uma das preocupações em debate é com o andamento das conquistas feministas:

“A gente está diante de uma realidade bastante difícil, em que a gente retrocedeu no mundo. A onda conservadora se ampliou, infelizmente. Eu acho que a delegação brasileira está bastante preparada, tem muita gente da sociedade civil para fazer pressão, mas não depende só da posição do Brasil, depende da posição de outros países que, infelizmente, têm uma posição bastante conservadora e até se fala muito, em muitos momentos, de retrocesso.”

Para a historiadora e pesquisadora de relações de gênero e raciais, Wania Santana, a eleição de Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos e o crescimento da extrema-direita na Europa são fatos que efetivamente devem transparecer neste fórum, mas o Sul Global deve reagir.

“Eu acho que a gente pode ter reações inesperadas de países asiáticos, sinceramente, até mesmo da China. E eu acho que talvez a gente possa se surpreender com uma participação mais ativa de alguns países latino-americanos e também de alguns países africanos. A gente tem que ir preparado para a luta”, reforça.

Relatório

As reuniões da CSW ocorrem logo após a divulgação de um relatório da ONU Mulheres, com um balanço da Plataforma de Ações de Pequim, dos últimos cinco anos, que revelou um retrocesso nos direitos femininos em um quarto dos 159 países que entregaram seus relatórios nacionais.

O relatório brasileiro não foi diferente e demonstrou avanços consolidados como as leis Maria da Penha, a do Feminicídio e da Igualdade Salarial, políticas públicas que distribuem a responsabilização do cuidado, enfrentam a fome e consolidam muitos outros direitos de mulheres e meninas, mas também com muitos entraves.

Para Schuma, os avanços e retrocessos demandam um esforço muito maior de mulheres para que uma ideia se consolide.

“Não se trata só da implementação das políticas. Na verdade, também é necessário uma mudança de mentalidade, na compreensão e nos respeitos aos seres humanos. Todos eles independente da sua raça, etnia, sexo, orientação, território ou localidade onde vivem. Então, o que acaba acontecendo é que quando a gente dá cinco passos para frente, também anda quatro para trás”.

Desigualdades

Na avaliação da Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil, por se relacionarem diretamente com as causas raízes das desigualdades no país, os avanços nas leis e políticas públicas tendem a se consolidar após profundas discussões sobre normas sociais, por isso a importância do Brasil também avançar na qualidade da produção de dados científicos e estatísticos.

“Só é possível trazer elementos, para a discussão na agenda pública, baseados em evidências e dados a partir das interseccionalidades [análise de múltiplos fatores], para poder falar da situação das mulheres na sua diversidade, de mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres quilombolas, com no último Censo”, destaca.

Mesmo com uma jornada muito mais lenta do que o esperado por mulheres e meninas de todo o mundo, a efetividade da Plataforma de Ações de Pequim é uma conquista que deve ser comemorada, afirma Wania Santana.

“É um documento extenso e amplo e que contempla muitos temas e permanece atual, mesmo que precise de aprimoramento em questões que avançamos ao longo do tempo, como debates de enfrentamento ao racismo, direitos da população LGBT+, só pra citar alguns.”

Histórico

A própria construção do tratado internacional, há 30 anos – e dessa agenda que continua a orientar nações de todo o mundo –, retoma uma história de mobilização e participação social feminina.

“Havia um momento político de grande espírito de organização. E é isso que explica, por exemplo, ter sido capaz, aqui no caso brasileiro, de mobilizar mulheres de todos os estados do país na criação dos fóruns estaduais de mulheres, que se reuniram na Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) Rumo a Pequim. Então, nós fizemos esse trabalho de organização por dois anos intensos”, relembra Wania.

A pesquisadora foi uma das ativistas que atuou em duas frentes durante a 4ª Conferência Mundial da Mulher, ocorrida na cidade chinesa de Pequim, em 1995. Na delegação oficial levada pelo governo brasileiro e também no fórum social, que teve naquele ano a atuação de mais de 300 brasileiras representando a AMB.

“Foi uma conferência em um momento onde o feminismo, a mobilização, a organização das mulheres estava ressurgindo. Na verdade, estava começando, porque vários países haviam passado por períodos ditatoriais, períodos com mais dificuldade de expressão. Então, era um momento bastante propício para a participação social”, recorda Schuma.

No Brasil, a familiaridade com conferências das Nações Unidas ganhou força logo após a Eco 92, no Rio de Janeiro.

“Nós fizemos, em julho de 1995, um grande encontro aqui no Rio de Janeiro com a participação de 900 delegadas do Brasil inteiro, onde nós tiramos a Carta das Brasileiras Para a Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher. Nós a encaminhamos ao governo brasileiro, através das instâncias que estavam naquele momento envolvidas com a conferência e, por sorte, a gente tinha uma delegação oficial bastante progressista”, relembra Schuma.

União

A atuação da delegação brasileira também ganhou força com o reforço do movimento feminista de outros países da América Latina e muitos dos debates levados pelo grande bloco foram incluídos na Declaração de Pequim, como os direitos sexuais e reprodutivos no que diz respeito à punição de mulheres.

“Esse foi o grande embate, porque na conferência anterior em 1994, a Conferência do Cairo, essa questão tinha sido considerada um grande avanço. E aí a Igreja Católica, o Vaticano tentou impedir que as propostas do Cairo pudessem estar nessa plataforma”.

As mulheres que representaram o país na luta pelos direitos femininos há 30 amos são unânimes em lembrar que o momento atual é diferente dos desafios já enfrentados, mas diante da possibilidade de mais retrocessos, garantem que haverá resistência.

“Não podemos retroceder sobre a importância de ter mecanismos institucionais para conduzir políticas para as mulheres, como ministérios e secretarias. Não podemos retroceder nos direitos humanos das mulheres, não podemos retroceder no debate sobre mulheres em meios de comunicação, mulheres em meio ambiente, os direitos das meninas e das adolescentes. Não tem como”, diz Wania Santana, ao concluir:

“Nós não seremos abatidas como se fôssemos ovelhinhas em um campo desprotegido. Vai ter luta.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

A companhia aérea oficializou a saída do Chapter 11 com redução bilionária de dívidas e o apoio estratégico das gigantes United e American Airlines.
L
Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

O presidente dos EUA acionou a Lei Comercial de 1974 para contornar a decisão da Suprema Corte; as taxas serão somadas aos impostos de importação já existentes.
L
Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

O presidente americano reagiu à decisão judicial que considerou as taxas globais ilegais; o tribunal entendeu que a Casa Branca ignorou a autoridade do Congresso.
L
Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

O projeto de lei flexibiliza a jornada para até 12 horas diárias e impõe restrições ao direito de greve; o texto retornará ao Senado após sofrer modificações.
L
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista de Milei

A proposta avançou com 135 votos favoráveis e enfrenta resistência de sindicatos, que promoveram greves nacionais contra a flexibilização de direitos.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Artista, cozinheira e referência de amor e fé, Izabel Estela dos Prazeres Queiroz deixa um legado de afeto, generosidade e memórias inesquecíveis para família e amigos.
L
STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

Ministros rejeitaram recursos de oficiais condenados por omissão no 8 de janeiro; pena de 16 anos de prisão deve ser mantida para cinco militares.
L
Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Sintonia 360: Jessica Brasil Cabral e os bastidores entre imóveis, moda e Carnaval

Neste sábado, dia 21, às 09h, o Sintonia 360 entrevista Jessica Brasil Cabral, corretora de imóveis, modelo e apresentadora digital, em um papo sobre carreira, influência e Carnaval.
L
Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 105 milhões neste sábado

O sorteio do concurso 2.975 ocorre às 21h em São Paulo; apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou canais digitais da Caixa.
L
Mata Atlântica se torna modelo global de restauração florestal

Mata Atlântica se torna modelo global de restauração florestal

Estratégias avançadas, como a seleção genética de espécies nativas, aceleram o crescimento das florestas e atraem investimentos do setor privado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Lula sugere que a ONU lidere a regulação da Inteligência Artificial

Em visita à Índia, o presidente brasileiro defendeu que o controle da tecnologia não deve pertencer a grandes plataformas, mas sim servir ao desenvolvimento social.
L
Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Dra. Taíssa visita produtor de hidroponia em Urupá

Deputada esteve no Núcleo Primavera, zona rural de Urupá, e destacou a importância da agricultura familiar para a economia local.
L
Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Emenda de Dra. Taíssa garante novo Banco de Sangue

Com R$ 200 mil em emenda, unidade será inaugurada dia 27 em Guajará-Mirim, após 9 anos sem doações locais.
L
Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Alex Redano pede ação urgente para desabrigados

Deputado solicita ao Governo de Rondônia apoio emergencial às famílias do Bairro da Mangueira, em Costa Marques, atingidas por fortes chuvas.
L
Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Emenda de Cláudia de Jesus destina R$ 50 mil à agricultura familiar

Recurso será usado pela Prefeitura de São Felipe d’Oeste para comprar arado subsolador e apoiar pequenos produtores rurais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Polícia Civil intercepta ônibus e prende foragido em Espigão d’Oeste

Investigado por tráfico de drogas foi detido ao chegar no município; ação estratégica da equipe policial retirou de circulação alvo de mandado judicial.
12
Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Polícia Militar recupera televisão furtada e prende três homens na zona sul

Suspeito confessou ter trocado aparelho por drogas em ponto de tráfico; receptadores foram localizados em diligências conjuntas entre guarnições e a Força Tática.
10
Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Homem é preso após roubo de caminhão e cárcere privado em Candeias do Jamari

Autor confessou ter agido por vingança após demissão; vítima foi amarrada e trancada dentro de casa enquanto o veículo era subtraído na BR-364.
12
Tentativa de homicídio deixa dois jovens feridos em festa no centro

Tentativa de homicídio deixa dois jovens feridos em festa no centro

Vítimas de 15 e 18 anos foram atacadas por um desconhecido próximo às Três Caixas D’água; agressor fugiu e o caso é investigado pela Polícia Civil.
16
Governo de RO investe R$ 28 milhões na Segurança

Governo de RO investe R$ 28 milhões na Segurança

Estado entrega primeira lancha blindada, armamentos, viaturas e tecnologia em cerimônia realizada em Porto Velho.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

Brasil e Índia firmam acordo estratégico sobre minerais críticos e terras raras

A parceria assinada em Nova Delhi visa reduzir a dependência da China e fortalecer cadeias de suprimento resilientes para tecnologias de ponta.
L
Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Presidente da Unafisco presta depoimento à PF em inquérito sobre fake news

Kleber Cabral foi ouvido como investigado após criticar operação contra auditores da Receita; oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
L
BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Novo serviço do Banco Central já foi ativado por 1 milhão de pessoas e funciona como uma barreira obrigatória contra fraudes de identidade em bancos.
L
Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Mercado financeiro registra recorde histórico e queda do dólar após decisão nos EUA

Ibovespa ultrapassa os 190 mil pontos pela primeira vez com o fim das tarifas de Trump; moeda norte-americana atinge o menor valor em quase dois anos.
L
Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Indústria brasileira celebra decisão nos EUA, mas mantém cautela com nova tarifa

Queda do “tarifaço” pela Suprema Corte traz alívio de US$ 21,6 bilhões às exportações do Brasil, porém anúncio de nova taxa de Trump preocupa setores estratégicos.
L
GDF quer usar imóveis públicos para salvar o caixa do Banco de Brasília

GDF quer usar imóveis públicos para salvar o caixa do Banco de Brasília

O projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas em operações com o Banco Master.
L
Brasil busca parcerias com Índia e Coreia para fortalecer audiovisual

Brasil busca parcerias com Índia e Coreia para fortalecer audiovisual

Missão oficial internacionaliza o cinema nacional após o sucesso no Oscar; setor gerou R$ 70,2 bilhões ao PIB e foca em coproduções com gigantes asiáticos.
L
PIB brasileiro cresce 2,2% em 2025 e atinge patamar recorde

PIB brasileiro cresce 2,2% em 2025 e atinge patamar recorde

Prévia da FGV mostra que economia alcançou R$ 12,6 trilhões, mas perdeu fôlego no fim do ano devido aos juros elevados e ao impacto das tarifas americanas.
L
Seleção Brasileira define amistoso contra o Egito antes da Copa

Seleção Brasileira define amistoso contra o Egito antes da Copa

O confronto será disputado em Cleveland no dia 6 de junho, servindo como o último teste oficial uma semana antes da estreia brasileira no Mundial.
L
Rede social X remove postagem de intolerância religiosa após ação da AGU

Rede social X remove postagem de intolerância religiosa após ação da AGU

A plataforma atendeu a uma notificação extrajudicial sobre conteúdo ilegal que atacava judeus e muçulmanos, reforçando os limites da liberdade de expressão.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.