DOMINGO, 11/05/2025

L

Mundo

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22

Por FABÍOLA SINIMBÚ – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero
JUAN SEGUÍ MORENO/FLICKR

Milhares de mulheres de todo o mundo estão reunidas em Nova York para avaliar e revisar o maior tratado multilateral sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim.

A 69ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69) ocorre na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e vai até o próximo dia 22.

Para a coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano, Maria Aparecida Schumaher, a Schuma, diante de uma política global que acentua ainda mais a divisão entre os hemisférios, uma das preocupações em debate é com o andamento das conquistas feministas:

“A gente está diante de uma realidade bastante difícil, em que a gente retrocedeu no mundo. A onda conservadora se ampliou, infelizmente. Eu acho que a delegação brasileira está bastante preparada, tem muita gente da sociedade civil para fazer pressão, mas não depende só da posição do Brasil, depende da posição de outros países que, infelizmente, têm uma posição bastante conservadora e até se fala muito, em muitos momentos, de retrocesso.”

Para a historiadora e pesquisadora de relações de gênero e raciais, Wania Santana, a eleição de Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos e o crescimento da extrema-direita na Europa são fatos que efetivamente devem transparecer neste fórum, mas o Sul Global deve reagir.

“Eu acho que a gente pode ter reações inesperadas de países asiáticos, sinceramente, até mesmo da China. E eu acho que talvez a gente possa se surpreender com uma participação mais ativa de alguns países latino-americanos e também de alguns países africanos. A gente tem que ir preparado para a luta”, reforça.

Relatório

As reuniões da CSW ocorrem logo após a divulgação de um relatório da ONU Mulheres, com um balanço da Plataforma de Ações de Pequim, dos últimos cinco anos, que revelou um retrocesso nos direitos femininos em um quarto dos 159 países que entregaram seus relatórios nacionais.

O relatório brasileiro não foi diferente e demonstrou avanços consolidados como as leis Maria da Penha, a do Feminicídio e da Igualdade Salarial, políticas públicas que distribuem a responsabilização do cuidado, enfrentam a fome e consolidam muitos outros direitos de mulheres e meninas, mas também com muitos entraves.

Para Schuma, os avanços e retrocessos demandam um esforço muito maior de mulheres para que uma ideia se consolide.

“Não se trata só da implementação das políticas. Na verdade, também é necessário uma mudança de mentalidade, na compreensão e nos respeitos aos seres humanos. Todos eles independente da sua raça, etnia, sexo, orientação, território ou localidade onde vivem. Então, o que acaba acontecendo é que quando a gente dá cinco passos para frente, também anda quatro para trás”.

Desigualdades

Na avaliação da Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil, por se relacionarem diretamente com as causas raízes das desigualdades no país, os avanços nas leis e políticas públicas tendem a se consolidar após profundas discussões sobre normas sociais, por isso a importância do Brasil também avançar na qualidade da produção de dados científicos e estatísticos.

“Só é possível trazer elementos, para a discussão na agenda pública, baseados em evidências e dados a partir das interseccionalidades [análise de múltiplos fatores], para poder falar da situação das mulheres na sua diversidade, de mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres quilombolas, com no último Censo”, destaca.

Mesmo com uma jornada muito mais lenta do que o esperado por mulheres e meninas de todo o mundo, a efetividade da Plataforma de Ações de Pequim é uma conquista que deve ser comemorada, afirma Wania Santana.

“É um documento extenso e amplo e que contempla muitos temas e permanece atual, mesmo que precise de aprimoramento em questões que avançamos ao longo do tempo, como debates de enfrentamento ao racismo, direitos da população LGBT+, só pra citar alguns.”

Histórico

A própria construção do tratado internacional, há 30 anos – e dessa agenda que continua a orientar nações de todo o mundo –, retoma uma história de mobilização e participação social feminina.

“Havia um momento político de grande espírito de organização. E é isso que explica, por exemplo, ter sido capaz, aqui no caso brasileiro, de mobilizar mulheres de todos os estados do país na criação dos fóruns estaduais de mulheres, que se reuniram na Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) Rumo a Pequim. Então, nós fizemos esse trabalho de organização por dois anos intensos”, relembra Wania.

A pesquisadora foi uma das ativistas que atuou em duas frentes durante a 4ª Conferência Mundial da Mulher, ocorrida na cidade chinesa de Pequim, em 1995. Na delegação oficial levada pelo governo brasileiro e também no fórum social, que teve naquele ano a atuação de mais de 300 brasileiras representando a AMB.

“Foi uma conferência em um momento onde o feminismo, a mobilização, a organização das mulheres estava ressurgindo. Na verdade, estava começando, porque vários países haviam passado por períodos ditatoriais, períodos com mais dificuldade de expressão. Então, era um momento bastante propício para a participação social”, recorda Schuma.

No Brasil, a familiaridade com conferências das Nações Unidas ganhou força logo após a Eco 92, no Rio de Janeiro.

“Nós fizemos, em julho de 1995, um grande encontro aqui no Rio de Janeiro com a participação de 900 delegadas do Brasil inteiro, onde nós tiramos a Carta das Brasileiras Para a Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher. Nós a encaminhamos ao governo brasileiro, através das instâncias que estavam naquele momento envolvidas com a conferência e, por sorte, a gente tinha uma delegação oficial bastante progressista”, relembra Schuma.

União

A atuação da delegação brasileira também ganhou força com o reforço do movimento feminista de outros países da América Latina e muitos dos debates levados pelo grande bloco foram incluídos na Declaração de Pequim, como os direitos sexuais e reprodutivos no que diz respeito à punição de mulheres.

“Esse foi o grande embate, porque na conferência anterior em 1994, a Conferência do Cairo, essa questão tinha sido considerada um grande avanço. E aí a Igreja Católica, o Vaticano tentou impedir que as propostas do Cairo pudessem estar nessa plataforma”.

As mulheres que representaram o país na luta pelos direitos femininos há 30 amos são unânimes em lembrar que o momento atual é diferente dos desafios já enfrentados, mas diante da possibilidade de mais retrocessos, garantem que haverá resistência.

“Não podemos retroceder sobre a importância de ter mecanismos institucionais para conduzir políticas para as mulheres, como ministérios e secretarias. Não podemos retroceder nos direitos humanos das mulheres, não podemos retroceder no debate sobre mulheres em meios de comunicação, mulheres em meio ambiente, os direitos das meninas e das adolescentes. Não tem como”, diz Wania Santana, ao concluir:

“Nós não seremos abatidas como se fôssemos ovelhinhas em um campo desprotegido. Vai ter luta.”

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

O depósito armazenava produtos químicos usados em piscinas.
L
Vaticano apresenta assinatura e brasão do Papa Leão XIV com referências à tradição agostiniana

Vaticano apresenta assinatura e brasão do Papa Leão XIV com referências à tradição agostiniana

O brasão escolhido por Leão XIV tem forte inspiração em suas origens agostinianas e representa valores que ele pretende destacar em seu pontificado, como a unidade e a comunhão na Igreja.
L
Índia e Paquistão firmam cessar-fogo após escalada de ataques na Caxemira

Índia e Paquistão firmam cessar-fogo após escalada de ataques na Caxemira

A medida foi anunciada por representantes de ambos os países e divulgada inicialmente pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que parabenizou as partes pela decisão após intermediação norte-americana.
L
Papa Leão XIV será empossado oficialmente no dia 18 de maio na Praça de São Pedro

Papa Leão XIV será empossado oficialmente no dia 18 de maio na Praça de São Pedro

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L

Mulheres celebram o “Dia das Mães” como mães de pets

A data mobiliza reflexões sobre maternidade, afeto e novos arranjos familiares afetivos
L

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Sua meta é disputar a eleição de 2026, para uma cadeira na Câmara Federal.
L

Novo Audi elétrico já está disponível para pré-venda

Aerodinâmica recorde e iluminação digital são destaques do A6 Sportback e-tron
L

Nutrição Animal: Pilar da pecuária moderna em Rondônia

No programa Momento Agro, o zootecnista Rogério Yamashita compartilha experiências e soluções práticas para tornar a criação de gado mais eficiente, lucrativa e sustentável no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher que teve filho morto durante assalto a policial é presa furtando no shopping

Suspeita de 53 anos foi flagrada pelas câmeras ao furtar produtos em duas lojas do Porto Velho Shopping; ela é mãe de Natan, morto em tentativa de assalto a um policial.
10

IDENTIFICADO: Caseiro de chácara é encontrado morto dentro de piscina em Porto Velho

Joel de Almeida Pinto, de 52 anos, teria passado a noite bebendo com amigos antes de ser encontrado sem vida na manhã deste domingo (11).
18

NO BECO: GIRO apreende adolescente que vendia drogas perto da rodoviária em Porto Velho

Menor foi flagrado com porções de drogas, balança de precisão e dinheiro; ele afirmou dividir os lucros com um comparsa conhecido como “Barata”.
10

NA CONVENIÊNCIA: Mulher é esfaqueada pelo marido após sair para beber no residencial Morar Melhor

Marido chega em casa transtornado, agride a esposa com faca e é preso após a vítima buscar ajuda na UPA.
16

Mãe e filha sofrem acidente de moto por causa de buraco aberto na rua

A mulher que pilotava sofreu fratura exposta no pé e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes, corajosas e dedicadas, as mamães rondonienses ajudam a construir um estado mais feliz

O governo de Rondônia homenageia a todas as mamães rondonienses que se dedicam dentro e fora dos seus lares, e em suas batalhas diárias superam desafios e nos inspiram
L

Motoristas responsáveis recebem reconhecimento especial da Iveco

Iniciativa da montadora promove a valorização de motoristas sem infrações e reforça a importância da direção defensiva
L

Pai transforma dor em ação para evitar novas tragédias no trânsito

Programa criado pelo jornalista Lupércio Tomaz recebe apoio da Dunlop Pneus e amplia impacto na segurança viária
L

Aumento do número de parlamentares na Câmara Federal: uma vergonha!

Pois bem, muitos eleitores reclamam da necessidade de renovação do Congresso com a eleição de políticos novos, com cabeças mais arejadas e sem os vícios da velha guarda política.
L

Investir na cozinha é investir na saúde: o impacto dos utensílios na qualidade de vida

No episódio #0102 do podcast “Mais Saúde”, Aline Schmitz, da Royal Prestige, mostra como panelas de qualidade podem transformar a alimentação e promover bem-estar.
L
Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

A 9ª edição do MP Itinerante encerrou na sexta-feira (9), deixando um legado de serviços, acolhimento e cidadania para centenas de famílias ribeirinhas do Baixo Madeira.
L

Motociclista passa direto em curva e bate em poste na zona sul

A moto foi retirada do local, e o piloto permaneceu caído, com suspeita de fratura na perna.
12

Adolescente e comparsa são detidos com caminhonete roubada após perseguição

A vítima foi amarrada e espancada dentro de uma casa abandonada
12

Homem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Segundo uma testemunha, o homem entrou na água e começou a nadar em direção a um boeiro, tentando alcançar um pedaço de madeira que estava dentro d’água.
18
Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

A secretaria Luana Rocha explica que o programa Vencer foi pensado com carinho pela Seas para dar todas as condições para as famílias serem mais prósperas.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.