QUARTA-FEIRA, 10/09/2025
Publicidade
SICRED

L

Mundo

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero

Encontro ocorre na sede da ONU até o próximo dia 22

Por FABÍOLA SINIMBÚ – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em Nova York, mulheres avaliam maior tratado sobre igualdade de gênero
JUAN SEGUÍ MORENO/FLICKR

Milhares de mulheres de todo o mundo estão reunidas em Nova York para avaliar e revisar o maior tratado multilateral sobre igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, a Declaração e a Plataforma de Ação de Pequim.

A 69ª Comissão sobre a Situação das Mulheres (CSW69) ocorre na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e vai até o próximo dia 22.

Para a coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano, Maria Aparecida Schumaher, a Schuma, diante de uma política global que acentua ainda mais a divisão entre os hemisférios, uma das preocupações em debate é com o andamento das conquistas feministas:

“A gente está diante de uma realidade bastante difícil, em que a gente retrocedeu no mundo. A onda conservadora se ampliou, infelizmente. Eu acho que a delegação brasileira está bastante preparada, tem muita gente da sociedade civil para fazer pressão, mas não depende só da posição do Brasil, depende da posição de outros países que, infelizmente, têm uma posição bastante conservadora e até se fala muito, em muitos momentos, de retrocesso.”

Para a historiadora e pesquisadora de relações de gênero e raciais, Wania Santana, a eleição de Donald Trump, como presidente dos Estados Unidos e o crescimento da extrema-direita na Europa são fatos que efetivamente devem transparecer neste fórum, mas o Sul Global deve reagir.

“Eu acho que a gente pode ter reações inesperadas de países asiáticos, sinceramente, até mesmo da China. E eu acho que talvez a gente possa se surpreender com uma participação mais ativa de alguns países latino-americanos e também de alguns países africanos. A gente tem que ir preparado para a luta”, reforça.

Relatório

As reuniões da CSW ocorrem logo após a divulgação de um relatório da ONU Mulheres, com um balanço da Plataforma de Ações de Pequim, dos últimos cinco anos, que revelou um retrocesso nos direitos femininos em um quarto dos 159 países que entregaram seus relatórios nacionais.

O relatório brasileiro não foi diferente e demonstrou avanços consolidados como as leis Maria da Penha, a do Feminicídio e da Igualdade Salarial, políticas públicas que distribuem a responsabilização do cuidado, enfrentam a fome e consolidam muitos outros direitos de mulheres e meninas, mas também com muitos entraves.

Para Schuma, os avanços e retrocessos demandam um esforço muito maior de mulheres para que uma ideia se consolide.

“Não se trata só da implementação das políticas. Na verdade, também é necessário uma mudança de mentalidade, na compreensão e nos respeitos aos seres humanos. Todos eles independente da sua raça, etnia, sexo, orientação, território ou localidade onde vivem. Então, o que acaba acontecendo é que quando a gente dá cinco passos para frente, também anda quatro para trás”.

Desigualdades

Na avaliação da Ana Carolina Querino, representante da ONU Mulheres no Brasil, por se relacionarem diretamente com as causas raízes das desigualdades no país, os avanços nas leis e políticas públicas tendem a se consolidar após profundas discussões sobre normas sociais, por isso a importância do Brasil também avançar na qualidade da produção de dados científicos e estatísticos.

“Só é possível trazer elementos, para a discussão na agenda pública, baseados em evidências e dados a partir das interseccionalidades [análise de múltiplos fatores], para poder falar da situação das mulheres na sua diversidade, de mulheres negras, mulheres indígenas, mulheres quilombolas, com no último Censo”, destaca.

Mesmo com uma jornada muito mais lenta do que o esperado por mulheres e meninas de todo o mundo, a efetividade da Plataforma de Ações de Pequim é uma conquista que deve ser comemorada, afirma Wania Santana.

“É um documento extenso e amplo e que contempla muitos temas e permanece atual, mesmo que precise de aprimoramento em questões que avançamos ao longo do tempo, como debates de enfrentamento ao racismo, direitos da população LGBT+, só pra citar alguns.”

Histórico

A própria construção do tratado internacional, há 30 anos – e dessa agenda que continua a orientar nações de todo o mundo –, retoma uma história de mobilização e participação social feminina.

“Havia um momento político de grande espírito de organização. E é isso que explica, por exemplo, ter sido capaz, aqui no caso brasileiro, de mobilizar mulheres de todos os estados do país na criação dos fóruns estaduais de mulheres, que se reuniram na Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) Rumo a Pequim. Então, nós fizemos esse trabalho de organização por dois anos intensos”, relembra Wania.

A pesquisadora foi uma das ativistas que atuou em duas frentes durante a 4ª Conferência Mundial da Mulher, ocorrida na cidade chinesa de Pequim, em 1995. Na delegação oficial levada pelo governo brasileiro e também no fórum social, que teve naquele ano a atuação de mais de 300 brasileiras representando a AMB.

“Foi uma conferência em um momento onde o feminismo, a mobilização, a organização das mulheres estava ressurgindo. Na verdade, estava começando, porque vários países haviam passado por períodos ditatoriais, períodos com mais dificuldade de expressão. Então, era um momento bastante propício para a participação social”, recorda Schuma.

No Brasil, a familiaridade com conferências das Nações Unidas ganhou força logo após a Eco 92, no Rio de Janeiro.

“Nós fizemos, em julho de 1995, um grande encontro aqui no Rio de Janeiro com a participação de 900 delegadas do Brasil inteiro, onde nós tiramos a Carta das Brasileiras Para a Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher. Nós a encaminhamos ao governo brasileiro, através das instâncias que estavam naquele momento envolvidas com a conferência e, por sorte, a gente tinha uma delegação oficial bastante progressista”, relembra Schuma.

União

A atuação da delegação brasileira também ganhou força com o reforço do movimento feminista de outros países da América Latina e muitos dos debates levados pelo grande bloco foram incluídos na Declaração de Pequim, como os direitos sexuais e reprodutivos no que diz respeito à punição de mulheres.

“Esse foi o grande embate, porque na conferência anterior em 1994, a Conferência do Cairo, essa questão tinha sido considerada um grande avanço. E aí a Igreja Católica, o Vaticano tentou impedir que as propostas do Cairo pudessem estar nessa plataforma”.

As mulheres que representaram o país na luta pelos direitos femininos há 30 amos são unânimes em lembrar que o momento atual é diferente dos desafios já enfrentados, mas diante da possibilidade de mais retrocessos, garantem que haverá resistência.

“Não podemos retroceder sobre a importância de ter mecanismos institucionais para conduzir políticas para as mulheres, como ministérios e secretarias. Não podemos retroceder nos direitos humanos das mulheres, não podemos retroceder no debate sobre mulheres em meios de comunicação, mulheres em meio ambiente, os direitos das meninas e das adolescentes. Não tem como”, diz Wania Santana, ao concluir:

“Nós não seremos abatidas como se fôssemos ovelhinhas em um campo desprotegido. Vai ter luta.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump anuncia morte do ativista Charlie Kirk após ataque a tiros

VÍDEO: Trump anuncia morte do ativista Charlie Kirk após ataque a tiros

O líder conservador e aliado de Donald Trump, Charlie Kirk, não resistiu aos ferimentos após ser baleado durante um discurso na Universidade Utah Valley, nos Estados Unidos.
18
Flotilha de ajuda a Gaza relata segundo ataque de drone em dois dias

Flotilha de ajuda a Gaza relata segundo ataque de drone em dois dias

A Global Sumud Flotilla (GSF) denunciou um novo ataque contra um de seus barcos em um porto na Tunísia.
L
Macron nomeia Sebastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

Macron nomeia Sebastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

A nomeação do aliado conservador, Sebastien Lecornu, contraria as expectativas de uma guinada à esquerda e busca dar continuidade à agenda de reformas.
L
Polônia abate drones russos em seu espaço aéreo pela primeira vez

Polônia abate drones russos em seu espaço aéreo pela primeira vez

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, ativou o Artigo 4 da OTAN após o incidente, classificando-o como uma “provocação em grande escala”.
L
Israel assume ataque contra líderes do Hamas em Doha, no Catar

Israel assume ataque contra líderes do Hamas em Doha, no Catar

Explosões foram ouvidas na capital do Catar, local que sedia negociações de cessar-fogo em Gaza.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Bajaj dobra capacidade produtiva com expansão da fábrica em Manaus

Bajaj dobra capacidade produtiva com expansão da fábrica em Manaus

Parcerias estratégicas e novos investimentos elevam produção anual para 48 mil motocicletas no Polo Industrial de Manaus.
L
Voto de Fux descarta crime de organização criminosa

Voto de Fux descarta crime de organização criminosa

Ministro Luiz Fux, do STF, vota contra a tipificação do crime de organização criminosa na ação penal sobre suposta trama para manter Bolsonaro no poder.
L

RONDÔNIA: INMET emite comunicado sobre chuvas intensas e baixa umidade do ar

Comunicado abrange parte de Rondônia, do Amazonas e todo o Acre.
L
Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

Luiz Fux vota para anular processo contra Bolsonaro por cerceamento de defesa

O ministro, que já havia questionado a competência do STF, afirmou que o grande volume de dados e o pouco tempo para análise prejudicaram a defesa dos réus.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli defende proteção a caminhoneiros contra penalizações indevidas

Jaime Bagattoli defende proteção a caminhoneiros contra penalizações indevidas

Senador propõe PEC 22/2025 para corrigir contradições na lei e garantir segurança jurídica e infraestrutura aos caminhoneiros
L
Câmara aprova urgência para vale-refeição de entregadores

Câmara aprova urgência para vale-refeição de entregadores

Projeto de Lei que garante o pagamento de R$ 20 por dia para trabalhadores de aplicativos teve aprovação na Câmara e segue para votação em plenário.
L
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para fortalecer direitos e igualdade de gênero em Rondônia

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para fortalecer direitos e igualdade de gênero em Rondônia

Novo órgão terá atuação no combate à violência, discriminação e promoção da cidadania feminina, absorvendo atividades do Chameron.
L
Dr. Santana prestigia inauguração do novo Centro de Distribuição e da 12ª loja Gazin em Porto Velho

Dr. Santana prestigia inauguração do novo Centro de Distribuição e da 12ª loja Gazin em Porto Velho

Evento reuniu autoridades e empresários; Gazin amplia atuação em Porto Velho com novo Centro de Distribuição e 12ª loja, gerando empregos e investimentos.
L

Investimentos em infraestrutura de Escolas Famílias Agrícolas são solicitados por Cláudia de Jesus

Requerimento da deputada estadual pede reformas, ampliações e construção de quadras e salas em unidades de cinco municípios rondonienses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vídeo maker de vereador é preso com arma em veículo oficial na BR-364

Vídeo maker de vereador é preso com arma em veículo oficial na BR-364

Polícia Rodoviária Federal flagrou quatro homens com pistola calibre 9mm em carro da Sesai
10
Polícia Militar prende suspeito de tráfico em operação no bairro São Sebastião 2

Polícia Militar prende suspeito de tráfico em operação no bairro São Sebastião 2

Ação da Patrulha Tático Móvel resulta na apreensão de drogas, dinheiro e materiais utilizados na comercialização ilícita.
10
Mulher é derrubada de bike elétrica após motorista abrir porta em Porto Velho

Mulher é derrubada de bike elétrica após motorista abrir porta em Porto Velho

Acidente na Avenida Abunã deixa mulher de 45 anos ferida
12
Idoso morre eletrocutado em propriedade rural na BR-364 em Porto Velho

Idoso morre eletrocutado em propriedade rural na BR-364 em Porto Velho

No entanto, na casa do idoso ficou ocorrendo curtos circuitos no padrão de energia, momento que vítima tentou desligar o disjuntor e acabou morrendo eletrocutado.
18
Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por homicídio em Calama

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por homicídio em Calama

Após diligências, as equipes localizaram e prenderam os investigados, que foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como contratar um consórcio com segurança

Evoy Consórcios destaca pontos essenciais para garantir segurança na adesão
L
Numerologia revela portais energéticos e desafios no dia 9/9/2025

Numerologia revela portais energéticos e desafios no dia 9/9/2025

Data traz repetição do número 9, associado ao fechamento de ciclos, à energia de Marte e a possíveis rupturas em diferentes áreas da vida
L
Fux vota pela absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier

Fux vota pela absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, um dos réus envolvidos na tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022.
L
Estratégia e técnica: Jackson Chediak transforma a defesa criminal em Rondônia

Estratégia e técnica: Jackson Chediak transforma a defesa criminal em Rondônia

O advogado Jackson Chediak se tornou referência no cenário jurídico de Rondônia, destacando-se por sua combinação de estudo aprofundado e estratégias precisas, que o levaram a atuar em alguns dos casos mais emblemáticos do estado.
L

A escola do tempo: lições de paciência, por Clotilde Rocha

Fala-se de paciência como se fosse apenas uma virtude de vitrine. No entanto, na vida real, ela é mais que palavra repetida em sermões e conselhos: é uma disciplina que só o tempo ensina.
L
Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto Velho

Estudantes do Major Guapindaia realizam homenagem às mulheres vítimas de feminicídio em Porto Velho

Alunos criaram memorial simbólico com cartazes, poesias e laços lilás como parte de campanha de conscientização contra a violência de gênero.
L
Câmara aprova urgência de projeto que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação

Câmara aprova urgência de projeto que libera R$ 1,5 bi para saúde e educação

PLP permite uso de recursos do Fundo Social do Pré-Sal fora do cálculo de meta fiscal e pode ser votado direto no plenário.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AGE: COOPERATIVA MISTA AGROECOLOGICA DA AMAZONIA

dia 22 de setembro de 2025
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGE INSTALAÇÃO: CONDOMÍNIO SANTORINI RESIDENCE CLUB

Instalação Condominio – Eleição do Síndico – Eleição Subsindico – Eleição Conselheiros – Deliberação e aprovação previsão orçamentaria
L
Ministro Fux vota por condenar Mauro Cid por abolição da democracia

Ministro Fux vota por condenar Mauro Cid por abolição da democracia

Em seu voto, o ministro do STF, Luiz Fux, considerou que, mesmo sendo delator, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro teve participação ativa na trama golpista de 2022.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.