TERÇA-FEIRA, 21/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Salem Nasser avalia que cessar-fogo foi exigência de Trump para posse

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor
REUTERS/DAWOUD ABU ALKAS/PROIBIDA REPRODUÇÃO

A promessa de cessar-fogo a partir do próximo domingo (19) na Faixa de Gaza não deve interromper o projeto da Grande Israel e a expansão dos assentamentos judaicos ilegais na Cisjordânia. Essa é a avaliação do professor de direito internacional Salem Nasser, especialista em Oriente Médio, Islã e mundo árabe.

O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Direito-SP analisa que o acordo anunciado pelos Estados Unidos (EUA) e pelo Catar foi uma exigência da nova administração da Casa Branca que toma posse no dia 20 de janeiro.

Porém, Salem Nasser pondera que a contrapartida pode ser a ampliação da colonização da Cisjordânia, território palestino, segundo o direito internacional, que conta com mais de 700 mil colonos judeus. Para Nasser, ninguém acredita mais na solução de dois Estados, um palestino e outro israelense, conforme defende a maior parte da comunidade internacional.

A chamada Grande Israel é uma proposta que existe desde o início do movimento sionista, que deu origem ao Estado de Israel e prevê a expansão do país do Rio Nilo ao Rio Eufrates, tomando partes do Egito, do Iraque, da Jordânia, do Líbano e da Arábia Saudita.

Apesar de Tel Aviv não defender essa proposta abertamente, correntes que apoiam o governo defendem, em especial, os grupo de colonos judeus da Cisjordânia e partidos de extrema-direita do país, como o Sionismo Religioso, que compõe o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Confira a entrevista completa abaixo:

Agência Brasil: Por que o governo de Netanyahu ainda não confirmou o acordo de cessar-fogo anunciado? Que hipótese podemos levantar?

Salem Nasser: Em relação a Netanyahu e a Israel, sempre há manobras e cartas escondidas, com a aceitação ou a cumplicidade dos EUA. Minha interpretação é que Netanyahu foi pressionado a conceder um cessar-fogo antes da posse do Trump; aceitou, mas exigiu que este só entrasse em vigor um dia antes da posse, no dia 19.

A desculpa para isso é que ele precisa negociar com seus ministros, especialmente os mais radicais, que veriam no acordo uma concessão; por conta desse faz de conta, justifica ações mais violentas contra a Cisjordânia, como se essas fossem agrados aos ministros para que não abandonem o governo.

Agência Brasil: O que podemos esperar do conflito a partir desse anúncio de cessar-fogo?

Salem Nasser:
A primeira é que o prazo para entrada em vigor do acordo de cessar-fogo assusta; até domingo [19], dá tempo de matar muitos palestinos e cometer muitos massacres. Isso é um sinal de que talvez seja apenas um agrado pontual à vontade de Trump e de que talvez não dure muito.

A segunda é que o contexto mais amplo, com as mudanças na Síria, o envolvimento da Turquia, a suspensão, por enquanto, do envolvimento iraniano, iraquiano, libanês… tudo isso deixa muitas dúvidas sobre o futuro. Mais uma vez, precisamos ver baixar a poeira para começarmos a enxergar.

Agência Brasil: Caso o acordo seja efetivado, como fica a posição do governo de Israel interna e externamente? É uma derrota para as pretensões mais ambiciosas do gabinete de Netanyahu? Afinal, parte do governo defende a imigração de palestinos e a colonização de Gaza.

Salem Nasser:
Até agora, Netanyahu vende para o mundo e para a sua população um discurso de vitória e ele pode mesmo acreditar na vitória. Ele, de fato, infligiu perdas importantes a alguns de seus principais adversários. E também por conta disso nem ele nem seu governo estão dispostos a abandonar as ambições. Pelo contrário, aconteça o que acontecer, eles dependem da continuidade dessas ambições para continuarem a governar.

Um aparente recuo, temporário, em relação ao esvaziamento e à colonização de Gaza pode ser largamente compensado com tentativas de avançar a colonização da Cisjordânia, muito mais importante para o projeto de Grande Israel.

E, de novo, só depois que a poeira baixar, poderemos julgar o quanto Israel e seus apoiadores no Ocidente terão perdido, ou se terão de fato obtido vitórias estratégicas, de longo prazo.

Agência Brasil: Para o Hamas, qual o saldo do cessar-fogo nesses termos? Israel e EUA têm sustentado que o grupo não poderá mais dar as cartas em Gaza e que o governo do enclave seria transferido para a Autoridade Palestina. É factível que ele abandone sua luta?

Salem Nasser:
Primeiro, podemos levar em conta o discurso dos palestinos de Gaza, enquanto comemoravam o anúncio do cessar-fogo: de modo geral, continuam orgulhosos da resistência e da sua capacidade de combater até o último momento. Esse é um crédito do Hamas.

Por outro lado, o tamanho da destruição e da tragédia humanitária coloca limites ao poder do grupo, já que concessões terão que ser feitas a quem quiser ajudar na reconstrução.

Acho uma impossibilidade acabar com o papel do grupo e dos demais da resistência. No entanto, o discurso israelense e americano fala em fazê-lo desaparecer da cena política e militar. Esse choque de perspectivas aumenta a incerteza sobre o futuro desse acordo de cessar-fogo.

Sobre o abandono da luta, como digo, não penso que o Hamas o faça. Mas, ainda que o Hamas deixasse de existir, a questão real é esta: será que os palestinos abandonarão a luta? A resposta é não, simplesmente.

Agência Brasil: É possível antecipar algo em relação ao futuro do conflito após esse cessar-fogo? Blinken [secretário de Estado do governo de Joe Biden] defendeu que esse seria o início da solução de dois Estados. Isso é viável? Ou devemos ter um congelamento da situação atual com Gaza e Cisjordânia abaixo do jugo de Israel?

Salem Nasser:
Veja, eu ouvi partes dos discursos de Blinken e de Biden. É preciso fazer muito esforço para identificar uma frase que não seja mentirosa. Ninguém mais acredita na solução de dois Estados, e os Estados Unidos, que se confessam maiores e melhores aliados de Israel, dispostos a defendê-lo de qualquer perigo, estão em posição de entender que Israel já matou a ideia, em discursos e práticas.

De todo modo, Blinken está de saída, e a impressão que tenho é a de que Trump não está muito preocupado com a ideia de um Estado palestino. Ainda não sabemos se o cessar-fogo com o Líbano vai durar para além do dia 26 próximo, se ainda haverá outras explosões de violência envolvendo o Irã, o Iêmen, o Iraque e, sobretudo, como vai se desenrolar a violência que já está acontecendo na Cisjordânia.

Em resumo, a questão palestina ainda não está enterrada, e o história ainda vai se desenvolver. Acho que Netanyahu e seu governo não podem se dar ao luxo de um “congelamento” da situação atual. Eles precisam seguir seu projeto de Grande Israel para o qual veem hoje as circunstâncias históricas mais propícias.

Agência Brasil: Trump afirmou que trabalhará para ampliar os Acordos de Abraão [documentos firmados entre Israel e Estados árabes para normalização das relações]. Além disso, Blinken defende que é preciso ter o apoio da Arábia Saudita para o pós-conflito. Qual deve ser o papel dos governos do Oriente Médio nesse cenário pós-cessar-fogo?

Salem Nasser:
Trump vai tentar retomar os Acordos de Abraão, que considerou uma das vitórias do seu primeiro mandato. Os acontecimentos de outubro de 2023 pareceram por um momento dificultar os novos acordos, principalmente o da Arábia Saudita, porque ressuscitou a questão palestina e evidenciou as injustiças da ocupação, da limpeza étnica, do apartheid e, depois, do genocídio.

E também porque mostrou uma relativa fragilidade de Israel, cuja força militar era vista como pedra angular do que seria a nova arquitetura da região. Agora, depois de os Estados Unidos terem ajudado Israel a refazer um pouco da sua imagem e depois dos golpes impostos à resistência, talvez surja novamente alguma esperança de atrair os Estados árabes.

Estes, no entanto, só aceitarão normalizar relações se virem atendidos alguns pedidos relacionados aos palestinos. Enquanto isso, os palestinos continuarão a sua luta pelo que pensam ser justo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nazista de foto icônica de 1941 é identificado após mais de 80 anos

Nazista de foto icônica de 1941 é identificado após mais de 80 anos

Historiadores confirmam que Jakobus Onnen, da SS, aparece apontando arma para judeu na imagem do Holocausto.
L
Donald Trump ameaça taxar China em 155% e sinaliza nova negociação

Donald Trump ameaça taxar China em 155% e sinaliza nova negociação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, volta a pressionar Pequim com a ameaça de tarifas pesadas, mas indica que pode visitar a China em 2026 para retomar o diálogo.
L
Colômbia convoca embaixador dos EUA após ameaças de Donald Trump

Colômbia convoca embaixador dos EUA após ameaças de Donald Trump

Em meio a uma disputa escalonada por ataques a supostos barcos de drogas, a Colômbia convocou seu embaixador nos Estados Unidos após o ex-presidente Donald Trump ameaçar aumentar tarifas e interromper pagamentos ao país sul-americano.
L
Acidente de avião de carga em Hong Kong mata dois funcionários

Acidente de avião de carga em Hong Kong mata dois funcionários

Um avião de carga Boeing 747 saiu da pista ao aterrissar no aeroporto de Hong Kong nesta segunda-feira (20), atingiu um veículo de patrulha e causou a morte de dois funcionários de segurança.
L
Papa Leão realiza primeira reunião com vítimas de abuso sexual

Papa Leão realiza primeira reunião com vítimas de abuso sexual

O Papa Leão XIV recebeu sobreviventes de abuso sexual do clero, membros do grupo Ending Clergy Abuse, para um diálogo significativo no Vaticano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Anwar Daoud Badran

Homenagem a Anwar Daoud Badran, palestino jordaniano radicado em Porto Velho, lembrado pela bondade, fé e amor à família, inspiração para amigos e comunidade.
L

Jovem News entrevista Marcos Bruno nesta segunda-feira

Com presença marcante nas redes e participação em diversas campanhas, Marcos Bruno compartilha experiências sobre sua trajetória.
L

Unir promove corrida para universitários, servidores e comunidade

I Corrida Cross – Circuito Campus UNIR, um evento dedicado à promoção da saúde e do bem-estar.
L

In Foco: Noite do Bicho está de volta em edição histórica com DJ Daniel Campos e Ricardo Jr

DJ Alex Marcks, vindo diretamente de Manaus – AM, reconhecido como um dos melhores DJs do Brasil, será o convidado especial da noite.
L
Prazo para diploma médico do Revalida 2025/2 começa hoje

Prazo para diploma médico do Revalida 2025/2 começa hoje

Candidatos da primeira etapa do Revalida 2025/2 devem enviar o diploma médico até sexta-feira (24) para avançar à próxima fase do exame nacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Empregada Doméstica em Porto Velho, Salário R$ 2.000,00

Residência particular em Porto Velho (RO) contrata uma empregada doméstica para atuar em tempo integral, com registro formal e benefícios.
L

Vaga de emprego para Vendedor Interno em Porto Velho, Salário R$ 1.600,00

A empresa Safe Whey, especializada em nutrição esportiva e suplementos, está contratando um Vendedor Interno para atuar em meio período na unidade localizada no bairro Nova Porto Velho.
L

Vaga de emprego para Analista de Marketing e Design em Porto Velho, Salário R$ 2.413,42

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando um Analista de Marketing e Design para integrar sua equipe criativa em Porto Velho, Rondônia.
L

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L

POLÍTICA

Alto Paraíso substitui ponte de madeira por tubos de aço corrugado com emenda de Pedro Fernandes

Alto Paraíso substitui ponte de madeira por tubos de aço corrugado com emenda de Pedro Fernandes

Obra garante mais segurança e trafegabilidade para moradores e produtores rurais do município.
L
Lula lança Programa Reforma Casa Brasil e foca em moradias para "invisíveis"

Lula lança Programa Reforma Casa Brasil e foca em moradias para “invisíveis”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira (20 de outubro de 2025) o Programa Reforma Casa Brasil, uma iniciativa que prevê financiamento de a partir de R$ 5 mil para reformas e ampliações de moradias.
L
Deputado Alex Redano prestigia comemoração dos 48 anos de Ariquemes

Deputado Alex Redano prestigia comemoração dos 48 anos de Ariquemes

Evento contou com shows nacionais, festival gastronômico, feira de artesanato e reforçou o desenvolvimento cultural e turístico da cidade.
L
Brasil reafirma compromisso com a Coalizão Global pela Justiça Social.

Brasil reafirma compromisso com a Coalizão Global pela Justiça Social

Ministro Luiz Marinho destaca políticas de trabalho decente, igualdade salarial e justiça fiscal em reunião da OIT.
L
STF derruba decisão de Barroso sobre aborto legal por enfermeiros

STF derruba decisão de Barroso sobre aborto legal por enfermeiros

O placar de 8 a 1 formado nesta segunda-feira (20) suspendeu a autorização para enfermeiros realizarem abortos legais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem assassinada com tiro na cabeça e corpo desovado é identificada

Jovem assassinada com tiro na cabeça e corpo desovado é identificada

A vítima, identificada como Yriane Carletto do Nascimento, de 22 anos, foi morta em um bar na Linha 21 e seu corpo foi abandonado próximo a uma ponte na Linha 35, em Candeias do Jamari.
18
Grave acidente entre viaturas da PRF deixa policiais feridos na BR-364

Grave acidente entre viaturas da PRF deixa policiais feridos na BR-364

Um gravíssimo acidente envolvendo duas viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi registrado na tarde desta segunda-feira (20 de outubro de 2025) na BR-364, no trecho entre Itapuã do Oeste e Ariquemes. Pelo menos três policiais ficaram feridos, e uma das viaturas capotou, ficando destruída.
16
PRF recupera caminhonete roubada e adulterada em Ariquemes

PRF recupera caminhonete roubada e adulterada em Ariquemes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia recuperou uma caminhonete com registro de roubo e furto, que apresentava sinais de adulteração de identificação veicular. O veículo havia sido subtraído no Rio de Janeiro e foi interceptado na BR-364, em Ariquemes.
12
Jovem é assassinada com tiro na cabeça em Candeias do Jamari

Jovem é assassinada com tiro na cabeça em Candeias do Jamari

O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira, na região conhecida como Linha 21, no distrito de Rio Verde. De acordo com as primeiras informações apuradas, a jovem foi executada com um tiro na cabeça dentro de um bar.
18
PF desarticula fraude no Enamed; criminosos cobrariam R$ 140 mil

PF desarticula fraude no Enamed; criminosos cobrariam R$ 140 mil

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação R1 para desmantelar uma organização criminosa que tentou fraudar a prova do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) de 2025 no último domingo (19). O grupo cobraria R$ 140 mil por candidato aprovado na residência médica.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do Dia da Alegria em Campo Novo de Rondônia

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do Dia da Alegria em Campo Novo de Rondônia

Circuito Tarde de Lazer reuniu crianças, famílias e atividades culturais no município.
L
Hospital de Jaru registra nascimento de gêmeos de parto natural

Hospital de Jaru registra nascimento de gêmeos de parto natural

Alanna e Adson chegaram ao mundo com saúde e atenção humanizada da equipe médica.
L
Pré-venda do Renault Boreal começa com bônus, vantagens exclusivas e reservas online

Pré-venda do Renault Boreal começa com bônus, vantagens exclusivas e reservas online

O SUV marca o segundo lançamento do plano global International Game Plan 2027 e pode ser reservado por R$ 1.000,00
L
Liberdade de imprensa se deteriora nas Américas, diz SIP, com piora nos EUA

Liberdade de imprensa se deteriora nas Américas, diz SIP, com piora nos EUA

Um relatório da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) aponta uma deterioração da liberdade de imprensa em quase todo o continente, destacando que a situação é especialmente alarmante nos Estados Unidos devido à pressão governamental.
L
Gordura "invisível" no abdômen e no fígado pode causar danos silenciosos nas artérias

Gordura “invisível” no abdômen e no fígado pode causar danos silenciosos nas artérias

Um estudo da Universidade McMaster, no Canadá, revela que o acúmulo de gordura visceral e hepática aumenta o risco de obstrução arterial, mesmo em pessoas com peso normal, o que desafia o IMC como única medida de saúde.
L
Azeite Ouro Negro é proibido pela Anvisa por fraude e origem desconhecida

Azeite Ouro Negro é proibido pela Anvisa por fraude e origem desconhecida

O governo federal, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu a venda e uso de todos os lotes de azeite Ouro Negro, que foi desclassificado por fraude e teve sua origem classificada como desconhecida.
L
Ambientalistas acionam Justiça contra licença de petróleo na Foz do Amazonas

Ambientalistas acionam Justiça contra licença de petróleo na Foz do Amazonas

Pesquisadores e ONGs criticam a autorização do Ibama para a Petrobras perfurar na Foz do Amazonas, alertando que a exploração de petróleo agrava a crise climática e prejudica a imagem do Brasil na COP30.
L
TRT-14 promove 3ª Semana de Integração da SETIC com foco em inovação.

TRT-14 promove 3ª Semana de Integração da SETIC com foco em inovação

Evento destaca uso de inteligência artificial e fortalece governança e cultura organizacional.
L
Prefeitura qualifica primeiros administradores distritais eleitos em Porto Velho

Prefeitura qualifica primeiros administradores distritais eleitos em Porto Velho

Capacitação envolve gestão, ética, controle de gastos e liderança para fortalecer a administração nos 13 distritos da capital.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.