DOMINGO, 22/02/2026

Em destaque

L

Mundo

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Salem Nasser avalia que cessar-fogo foi exigência de Trump para posse

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor
REUTERS/DAWOUD ABU ALKAS/PROIBIDA REPRODUÇÃO

A promessa de cessar-fogo a partir do próximo domingo (19) na Faixa de Gaza não deve interromper o projeto da Grande Israel e a expansão dos assentamentos judaicos ilegais na Cisjordânia. Essa é a avaliação do professor de direito internacional Salem Nasser, especialista em Oriente Médio, Islã e mundo árabe.

O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Direito-SP analisa que o acordo anunciado pelos Estados Unidos (EUA) e pelo Catar foi uma exigência da nova administração da Casa Branca que toma posse no dia 20 de janeiro.

Porém, Salem Nasser pondera que a contrapartida pode ser a ampliação da colonização da Cisjordânia, território palestino, segundo o direito internacional, que conta com mais de 700 mil colonos judeus. Para Nasser, ninguém acredita mais na solução de dois Estados, um palestino e outro israelense, conforme defende a maior parte da comunidade internacional.

A chamada Grande Israel é uma proposta que existe desde o início do movimento sionista, que deu origem ao Estado de Israel e prevê a expansão do país do Rio Nilo ao Rio Eufrates, tomando partes do Egito, do Iraque, da Jordânia, do Líbano e da Arábia Saudita.

Apesar de Tel Aviv não defender essa proposta abertamente, correntes que apoiam o governo defendem, em especial, os grupo de colonos judeus da Cisjordânia e partidos de extrema-direita do país, como o Sionismo Religioso, que compõe o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Confira a entrevista completa abaixo:

Agência Brasil: Por que o governo de Netanyahu ainda não confirmou o acordo de cessar-fogo anunciado? Que hipótese podemos levantar?

Salem Nasser: Em relação a Netanyahu e a Israel, sempre há manobras e cartas escondidas, com a aceitação ou a cumplicidade dos EUA. Minha interpretação é que Netanyahu foi pressionado a conceder um cessar-fogo antes da posse do Trump; aceitou, mas exigiu que este só entrasse em vigor um dia antes da posse, no dia 19.

A desculpa para isso é que ele precisa negociar com seus ministros, especialmente os mais radicais, que veriam no acordo uma concessão; por conta desse faz de conta, justifica ações mais violentas contra a Cisjordânia, como se essas fossem agrados aos ministros para que não abandonem o governo.

Agência Brasil: O que podemos esperar do conflito a partir desse anúncio de cessar-fogo?

Salem Nasser:
A primeira é que o prazo para entrada em vigor do acordo de cessar-fogo assusta; até domingo [19], dá tempo de matar muitos palestinos e cometer muitos massacres. Isso é um sinal de que talvez seja apenas um agrado pontual à vontade de Trump e de que talvez não dure muito.

A segunda é que o contexto mais amplo, com as mudanças na Síria, o envolvimento da Turquia, a suspensão, por enquanto, do envolvimento iraniano, iraquiano, libanês… tudo isso deixa muitas dúvidas sobre o futuro. Mais uma vez, precisamos ver baixar a poeira para começarmos a enxergar.

Agência Brasil: Caso o acordo seja efetivado, como fica a posição do governo de Israel interna e externamente? É uma derrota para as pretensões mais ambiciosas do gabinete de Netanyahu? Afinal, parte do governo defende a imigração de palestinos e a colonização de Gaza.

Salem Nasser:
Até agora, Netanyahu vende para o mundo e para a sua população um discurso de vitória e ele pode mesmo acreditar na vitória. Ele, de fato, infligiu perdas importantes a alguns de seus principais adversários. E também por conta disso nem ele nem seu governo estão dispostos a abandonar as ambições. Pelo contrário, aconteça o que acontecer, eles dependem da continuidade dessas ambições para continuarem a governar.

Um aparente recuo, temporário, em relação ao esvaziamento e à colonização de Gaza pode ser largamente compensado com tentativas de avançar a colonização da Cisjordânia, muito mais importante para o projeto de Grande Israel.

E, de novo, só depois que a poeira baixar, poderemos julgar o quanto Israel e seus apoiadores no Ocidente terão perdido, ou se terão de fato obtido vitórias estratégicas, de longo prazo.

Agência Brasil: Para o Hamas, qual o saldo do cessar-fogo nesses termos? Israel e EUA têm sustentado que o grupo não poderá mais dar as cartas em Gaza e que o governo do enclave seria transferido para a Autoridade Palestina. É factível que ele abandone sua luta?

Salem Nasser:
Primeiro, podemos levar em conta o discurso dos palestinos de Gaza, enquanto comemoravam o anúncio do cessar-fogo: de modo geral, continuam orgulhosos da resistência e da sua capacidade de combater até o último momento. Esse é um crédito do Hamas.

Por outro lado, o tamanho da destruição e da tragédia humanitária coloca limites ao poder do grupo, já que concessões terão que ser feitas a quem quiser ajudar na reconstrução.

Acho uma impossibilidade acabar com o papel do grupo e dos demais da resistência. No entanto, o discurso israelense e americano fala em fazê-lo desaparecer da cena política e militar. Esse choque de perspectivas aumenta a incerteza sobre o futuro desse acordo de cessar-fogo.

Sobre o abandono da luta, como digo, não penso que o Hamas o faça. Mas, ainda que o Hamas deixasse de existir, a questão real é esta: será que os palestinos abandonarão a luta? A resposta é não, simplesmente.

Agência Brasil: É possível antecipar algo em relação ao futuro do conflito após esse cessar-fogo? Blinken [secretário de Estado do governo de Joe Biden] defendeu que esse seria o início da solução de dois Estados. Isso é viável? Ou devemos ter um congelamento da situação atual com Gaza e Cisjordânia abaixo do jugo de Israel?

Salem Nasser:
Veja, eu ouvi partes dos discursos de Blinken e de Biden. É preciso fazer muito esforço para identificar uma frase que não seja mentirosa. Ninguém mais acredita na solução de dois Estados, e os Estados Unidos, que se confessam maiores e melhores aliados de Israel, dispostos a defendê-lo de qualquer perigo, estão em posição de entender que Israel já matou a ideia, em discursos e práticas.

De todo modo, Blinken está de saída, e a impressão que tenho é a de que Trump não está muito preocupado com a ideia de um Estado palestino. Ainda não sabemos se o cessar-fogo com o Líbano vai durar para além do dia 26 próximo, se ainda haverá outras explosões de violência envolvendo o Irã, o Iêmen, o Iraque e, sobretudo, como vai se desenrolar a violência que já está acontecendo na Cisjordânia.

Em resumo, a questão palestina ainda não está enterrada, e o história ainda vai se desenvolver. Acho que Netanyahu e seu governo não podem se dar ao luxo de um “congelamento” da situação atual. Eles precisam seguir seu projeto de Grande Israel para o qual veem hoje as circunstâncias históricas mais propícias.

Agência Brasil: Trump afirmou que trabalhará para ampliar os Acordos de Abraão [documentos firmados entre Israel e Estados árabes para normalização das relações]. Além disso, Blinken defende que é preciso ter o apoio da Arábia Saudita para o pós-conflito. Qual deve ser o papel dos governos do Oriente Médio nesse cenário pós-cessar-fogo?

Salem Nasser:
Trump vai tentar retomar os Acordos de Abraão, que considerou uma das vitórias do seu primeiro mandato. Os acontecimentos de outubro de 2023 pareceram por um momento dificultar os novos acordos, principalmente o da Arábia Saudita, porque ressuscitou a questão palestina e evidenciou as injustiças da ocupação, da limpeza étnica, do apartheid e, depois, do genocídio.

E também porque mostrou uma relativa fragilidade de Israel, cuja força militar era vista como pedra angular do que seria a nova arquitetura da região. Agora, depois de os Estados Unidos terem ajudado Israel a refazer um pouco da sua imagem e depois dos golpes impostos à resistência, talvez surja novamente alguma esperança de atrair os Estados árabes.

Estes, no entanto, só aceitarão normalizar relações se virem atendidos alguns pedidos relacionados aos palestinos. Enquanto isso, os palestinos continuarão a sua luta pelo que pensam ser justo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Conheça Punch: rejeitado pela mãe, ele encontrou apoio em uma pelúcia

Filhote rejeitado pela mãe no zoológico de Ichikawa, no Japão, ganhou um orangotango de pelúcia para ajudar na adaptação ao grupo.
L
Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

Azul conclui processo de reestruturação financeira nos EUA

A companhia aérea oficializou a saída do Chapter 11 com redução bilionária de dívidas e o apoio estratégico das gigantes United e American Airlines.
L
Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

Trump estabelece nova tarifa global de 10% por 150 dias

O presidente dos EUA acionou a Lei Comercial de 1974 para contornar a decisão da Suprema Corte; as taxas serão somadas aos impostos de importação já existentes.
L
Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

Trump promete medidas mais duras para manter tarifas após derrota no STF

O presidente americano reagiu à decisão judicial que considerou as taxas globais ilegais; o tribunal entendeu que a Casa Branca ignorou a autoridade do Congresso.
L
Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

Câmara da Argentina aprova reforma trabalhista do governo Milei

O projeto de lei flexibiliza a jornada para até 12 horas diárias e impõe restrições ao direito de greve; o texto retornará ao Senado após sofrer modificações.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Raimunda Damiana Ramalho dos Santos

Falecimento de Raimunda Damiana Ramalho dos Santos, ocorrido em Porto Velho, deixando um legado de fé, amor à família e dedicação ao próximo, com despedida marcada na Igreja Teu Reino.
L
Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Nota de Pesar: Izabel Estela dos Prazeres Queiroz

Artista, cozinheira e referência de amor e fé, Izabel Estela dos Prazeres Queiroz deixa um legado de afeto, generosidade e memórias inesquecíveis para família e amigos.
L
Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Lula defende multilateralismo e fecha oito acordos estratégicos com a Índia

Presidente brasileiro destaca diversificação comercial como escudo contra o protecionismo global; parcerias abrangem minerais críticos, saúde e pequenas empresas.
L
Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Momento Agro: José Antonio da Silva, o Casa Grande e a vida nas hortas

Neste sábado, dia 21, às 11h, o Momento Agro entrevista José Antonio da Silva, conhecido como Casa Grande, para mostrar como funciona o cultivo, o cuidado e a colheita nas hortas que ele mantém.
L
STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

STF forma maioria para manter condenação da cúpula da PMDF

Ministros rejeitaram recursos de oficiais condenados por omissão no 8 de janeiro; pena de 16 anos de prisão deve ser mantida para cinco militares.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Resultados finais do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos podem consultar notas definitivas e respostas aos recursos a partir das 16h no site da FGV; confirmação de interesse começa na sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Agricultura familiar em Buritis recebe equipamentos de Coronel Chrisóstomo e Valtair Fritz

Deputado federal realiza entrega de maquinários para associações rurais visando fortalecer a produtividade e a economia do município de Buritis
L

Trump mantém investigações contra Brasil e China e volta a acenar com novas tarifas

Mesmo após decisão da Suprema Corte, governo dos EUA diz que seguirá usando a Seção 301 para apurar práticas comerciais e já elevou a tarifa global, aumentando a tensão no comércio internacional.
L
Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Semana do Repórter reforça papel da apuração e da transparência

Profissionais da comunicação em Rondônia debatem a importância da checagem de fatos e os desafios do jornalismo na era da desinformação
L
Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Lula e Modi defendem reforma da ONU e expansão do Conselho de Segurança

Líderes de Brasil e Índia reafirmam parceria para ocupar assentos permanentes e assinam acordos em áreas estratégicas como saúde, minerais e comércio.
L
Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Cássio Gois parabeniza nova Prefeitura de Cacoal e destaca avanço histórico na gestão pública

Da dificuldade à dignidade: Cássio Gois destaca nova Prefeitura como símbolo de respeito aos servidores.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após agredir mulher com pedaço de madeira no bairro Embratel

Homem é preso após agredir mulher com pedaço de madeira no bairro Embratel

Vítima caminhava com a irmã e uma criança quando foi atacada sem motivo aparente; o suspeito fugiu, mas foi localizado por familiares e detido pela PM.
16
Policiais Militares evitam tragédia e apagam incêndio em apartamento

Policiais Militares evitam tragédia e apagam incêndio em apartamento

Cabo I. Silva, Sargento Rocha e Cabo Steffanio agiram rápido ao notar as chamas no bairro Nova Porto Velho; geladeira e teto de PVC foram atingidos.
12
Criminoso é agredido por populares após furtar bicicleta de luxo em Porto Velho

Criminoso é agredido por populares após furtar bicicleta de luxo em Porto Velho

O suspeito foi detido por frequentadores do Espaço Alternativo após levar um veículo avaliado em R$ 5 mil; a Polícia Militar evitou o linchamento.
10
Maconha em ônibus interestadual resulta na prisão de passageira em Vilhena

Maconha em ônibus interestadual resulta na prisão de passageira em Vilhena

Equipes da Polícia Militar apreendem quase 29 quilos de entorpecente em malas de mulher que viajava com filha de dois anos
12
Colisão entre motocicletas deixa motoboy ferido na Avenida Pinheiro Machado

Colisão entre motocicletas deixa motoboy ferido na Avenida Pinheiro Machado

Com o impacto, o motoboy sofreu ferimentos graves na perna direita
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dengue sorotipo 3 volta a circular e acende alerta em Ji-Paraná

Sorotipo que não circulava há 17 anos reaparece no Brasil; população não tem imunidade e risco de casos graves preocupa especialistas
L

Exame toxicológico passa a ser exigido para primeira CNH nas categorias A e B

Nova regra amplia a exigência do exame para quem vai iniciar o processo de habilitação, e o Ceaclin informa que está preparado para atender com coleta rápida, sigilo e laudo dentro da lei.
L

Ceaclin reforça testagem de Mpox após atualização em RO

Após a Secretaria de Saúde atualizar os dados de Mpox em Rondônia, o laboratório Ceaclin confirma estrutura para exames com solicitação médica e orienta a população a buscar atendimento diante de sintomas.
L
Ladrão que furtou tv de lavanderia é esfaqueado na zona sul

Ladrão que furtou tv de lavanderia é esfaqueado na zona sul

Homem é esfaqueado por comparsa de traficante após delatar esquema de receptação de televisor à polícia
14
Operação tapa-buraco em Jacy Paraná recebe melhorias

Operação tapa-buraco em Jacy Paraná recebe melhorias

Equipes da Seinfra priorizam vias de acesso escolar e ruas principais do distrito para garantir segurança no tráfego durante o período chuvoso
L
Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Falta de água gera protesto e bloqueio de via por moradores do Orgulho do Madeira

Manifestantes fecham a Rua Osvaldo Ribeiro para cobrar soluções urgentes sobre a falta de água no condomínio
10
Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Noite de observação astronômica reúne famílias em Porto Velho

Evento gratuito na Praça Jacques Demolay democratiza o acesso à ciência com observação astronômica e telescópios para a comunidade
L
Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Homem morre atropelado por carreta no distrito de Vista Alegre do Abunã

Vítima de 57 anos estava embaixo do veículo e foi esmagada quando o motorista iniciou o deslocamento; o acidente ocorreu na manhã deste sábado na BR-364.
18
Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Governo do DF faz proposta de uso de imóveis como garantia ao BRB

Projeto de lei enviado à Câmara Legislativa prevê o uso de 12 áreas como garantia para levantar R$ 2,6 bilhões após perdas com o Banco Master.
L
Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Família Asfaltão realiza desfile tradicional na comunidade neste sábado

Evento na Rua Jacy Paraná serve como ensaio técnico para o desfile oficial das escolas de samba de Porto Velho, previsto para o mês de abril.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.