QUINTA-FEIRA, 06/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor

Salem Nasser avalia que cessar-fogo foi exigência de Trump para posse

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Israel pode avançar sobre Cisjordânia com cessar-fogo, diz professor
REUTERS/DAWOUD ABU ALKAS/PROIBIDA REPRODUÇÃO

A promessa de cessar-fogo a partir do próximo domingo (19) na Faixa de Gaza não deve interromper o projeto da Grande Israel e a expansão dos assentamentos judaicos ilegais na Cisjordânia. Essa é a avaliação do professor de direito internacional Salem Nasser, especialista em Oriente Médio, Islã e mundo árabe.

O professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) Direito-SP analisa que o acordo anunciado pelos Estados Unidos (EUA) e pelo Catar foi uma exigência da nova administração da Casa Branca que toma posse no dia 20 de janeiro.

Porém, Salem Nasser pondera que a contrapartida pode ser a ampliação da colonização da Cisjordânia, território palestino, segundo o direito internacional, que conta com mais de 700 mil colonos judeus. Para Nasser, ninguém acredita mais na solução de dois Estados, um palestino e outro israelense, conforme defende a maior parte da comunidade internacional.

A chamada Grande Israel é uma proposta que existe desde o início do movimento sionista, que deu origem ao Estado de Israel e prevê a expansão do país do Rio Nilo ao Rio Eufrates, tomando partes do Egito, do Iraque, da Jordânia, do Líbano e da Arábia Saudita.

Apesar de Tel Aviv não defender essa proposta abertamente, correntes que apoiam o governo defendem, em especial, os grupo de colonos judeus da Cisjordânia e partidos de extrema-direita do país, como o Sionismo Religioso, que compõe o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Confira a entrevista completa abaixo:

Agência Brasil: Por que o governo de Netanyahu ainda não confirmou o acordo de cessar-fogo anunciado? Que hipótese podemos levantar?

Salem Nasser: Em relação a Netanyahu e a Israel, sempre há manobras e cartas escondidas, com a aceitação ou a cumplicidade dos EUA. Minha interpretação é que Netanyahu foi pressionado a conceder um cessar-fogo antes da posse do Trump; aceitou, mas exigiu que este só entrasse em vigor um dia antes da posse, no dia 19.

A desculpa para isso é que ele precisa negociar com seus ministros, especialmente os mais radicais, que veriam no acordo uma concessão; por conta desse faz de conta, justifica ações mais violentas contra a Cisjordânia, como se essas fossem agrados aos ministros para que não abandonem o governo.

Agência Brasil: O que podemos esperar do conflito a partir desse anúncio de cessar-fogo?

Salem Nasser:
A primeira é que o prazo para entrada em vigor do acordo de cessar-fogo assusta; até domingo [19], dá tempo de matar muitos palestinos e cometer muitos massacres. Isso é um sinal de que talvez seja apenas um agrado pontual à vontade de Trump e de que talvez não dure muito.

A segunda é que o contexto mais amplo, com as mudanças na Síria, o envolvimento da Turquia, a suspensão, por enquanto, do envolvimento iraniano, iraquiano, libanês… tudo isso deixa muitas dúvidas sobre o futuro. Mais uma vez, precisamos ver baixar a poeira para começarmos a enxergar.

Agência Brasil: Caso o acordo seja efetivado, como fica a posição do governo de Israel interna e externamente? É uma derrota para as pretensões mais ambiciosas do gabinete de Netanyahu? Afinal, parte do governo defende a imigração de palestinos e a colonização de Gaza.

Salem Nasser:
Até agora, Netanyahu vende para o mundo e para a sua população um discurso de vitória e ele pode mesmo acreditar na vitória. Ele, de fato, infligiu perdas importantes a alguns de seus principais adversários. E também por conta disso nem ele nem seu governo estão dispostos a abandonar as ambições. Pelo contrário, aconteça o que acontecer, eles dependem da continuidade dessas ambições para continuarem a governar.

Um aparente recuo, temporário, em relação ao esvaziamento e à colonização de Gaza pode ser largamente compensado com tentativas de avançar a colonização da Cisjordânia, muito mais importante para o projeto de Grande Israel.

E, de novo, só depois que a poeira baixar, poderemos julgar o quanto Israel e seus apoiadores no Ocidente terão perdido, ou se terão de fato obtido vitórias estratégicas, de longo prazo.

Agência Brasil: Para o Hamas, qual o saldo do cessar-fogo nesses termos? Israel e EUA têm sustentado que o grupo não poderá mais dar as cartas em Gaza e que o governo do enclave seria transferido para a Autoridade Palestina. É factível que ele abandone sua luta?

Salem Nasser:
Primeiro, podemos levar em conta o discurso dos palestinos de Gaza, enquanto comemoravam o anúncio do cessar-fogo: de modo geral, continuam orgulhosos da resistência e da sua capacidade de combater até o último momento. Esse é um crédito do Hamas.

Por outro lado, o tamanho da destruição e da tragédia humanitária coloca limites ao poder do grupo, já que concessões terão que ser feitas a quem quiser ajudar na reconstrução.

Acho uma impossibilidade acabar com o papel do grupo e dos demais da resistência. No entanto, o discurso israelense e americano fala em fazê-lo desaparecer da cena política e militar. Esse choque de perspectivas aumenta a incerteza sobre o futuro desse acordo de cessar-fogo.

Sobre o abandono da luta, como digo, não penso que o Hamas o faça. Mas, ainda que o Hamas deixasse de existir, a questão real é esta: será que os palestinos abandonarão a luta? A resposta é não, simplesmente.

Agência Brasil: É possível antecipar algo em relação ao futuro do conflito após esse cessar-fogo? Blinken [secretário de Estado do governo de Joe Biden] defendeu que esse seria o início da solução de dois Estados. Isso é viável? Ou devemos ter um congelamento da situação atual com Gaza e Cisjordânia abaixo do jugo de Israel?

Salem Nasser:
Veja, eu ouvi partes dos discursos de Blinken e de Biden. É preciso fazer muito esforço para identificar uma frase que não seja mentirosa. Ninguém mais acredita na solução de dois Estados, e os Estados Unidos, que se confessam maiores e melhores aliados de Israel, dispostos a defendê-lo de qualquer perigo, estão em posição de entender que Israel já matou a ideia, em discursos e práticas.

De todo modo, Blinken está de saída, e a impressão que tenho é a de que Trump não está muito preocupado com a ideia de um Estado palestino. Ainda não sabemos se o cessar-fogo com o Líbano vai durar para além do dia 26 próximo, se ainda haverá outras explosões de violência envolvendo o Irã, o Iêmen, o Iraque e, sobretudo, como vai se desenrolar a violência que já está acontecendo na Cisjordânia.

Em resumo, a questão palestina ainda não está enterrada, e o história ainda vai se desenvolver. Acho que Netanyahu e seu governo não podem se dar ao luxo de um “congelamento” da situação atual. Eles precisam seguir seu projeto de Grande Israel para o qual veem hoje as circunstâncias históricas mais propícias.

Agência Brasil: Trump afirmou que trabalhará para ampliar os Acordos de Abraão [documentos firmados entre Israel e Estados árabes para normalização das relações]. Além disso, Blinken defende que é preciso ter o apoio da Arábia Saudita para o pós-conflito. Qual deve ser o papel dos governos do Oriente Médio nesse cenário pós-cessar-fogo?

Salem Nasser:
Trump vai tentar retomar os Acordos de Abraão, que considerou uma das vitórias do seu primeiro mandato. Os acontecimentos de outubro de 2023 pareceram por um momento dificultar os novos acordos, principalmente o da Arábia Saudita, porque ressuscitou a questão palestina e evidenciou as injustiças da ocupação, da limpeza étnica, do apartheid e, depois, do genocídio.

E também porque mostrou uma relativa fragilidade de Israel, cuja força militar era vista como pedra angular do que seria a nova arquitetura da região. Agora, depois de os Estados Unidos terem ajudado Israel a refazer um pouco da sua imagem e depois dos golpes impostos à resistência, talvez surja novamente alguma esperança de atrair os Estados árabes.

Estes, no entanto, só aceitarão normalizar relações se virem atendidos alguns pedidos relacionados aos palestinos. Enquanto isso, os palestinos continuarão a sua luta pelo que pensam ser justo.

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

ONU inicia campanha urgente de vacinação e nutrição em Gaza

Ação liderada por OMS, Unicef e UNRWA começa no domingo (9) com o objetivo de vacinar 44 mil crianças palestinas e avaliar os níveis de subnutrição na Faixa de Gaza.
L
Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

Suprema Corte da Bolívia ordena libertação de ex-presidente Áñez

A Suprema Corte da Bolívia encerrou a detenção da ex-presidente Jeanine Áñez, anulando sua sentença de 10 anos e redirecionando seu caso para um julgamento de responsabilidades.
L
Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

Claudia Sheinbaum é vítima de assédio sexual na Cidade do México

A presidente mexicana Claudia Sheinbaum sofreu assédio sexual em uma caminhada pelo centro histórico, sendo abordada e tocada por um homem que foi detido pela segurança federal.
L
Papa Leão pede "profunda reflexão" sobre tratamento de migrantes nos EUA

Papa Leão pede “profunda reflexão” sobre tratamento de migrantes nos EUA

O pontífice questionou as políticas da administração Trump e enfatizou a necessidade de respeitar os direitos e as necessidades espirituais dos detidos.
L
Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Democrata e muçulmano Zohran Mamdani é eleito prefeito de Nova York

Aos 34 anos, Mamdani torna-se o mais jovem a assumir o cargo desde 1892 e conquista vitória expressiva após campanha acirrada contra republicanos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sete produtores de Rondônia avançam na disputa pelo melhor café do país

Estado mostra sua força na cafeicultura de qualidade, com representantes de Rolim de Moura, Cujubim, Seringueiras e Cacoal entre os finalistas do concurso mais prestigiado do país.
L

SIC 2025: Rondônia apresenta cafés com identidade amazônica e mira a COP 30

O estande de Rondônia na SIC encanta visitantes com cafés especiais, chocolates, frutas e pescados, destacando a força sustentável e inovadora da Amazônia.
L

Senar Rondônia fortalece cafeicultura com assistência técnica e gestão rural

Durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, João Paulo, representante do Senar Rondônia, destacou o papel da assistência técnica e gerencial na valorização dos robustas amazônicos e na transformação da vida dos produtores rurais.
L

Com ajuda do SENAR, produtor de Cacoal colhe frutos do planejamento e leva café de Rondônia à SIC

Arildo Ferreira, da Associação Café Ron de Cacoal, representa Rondônia pela terceira vez na SIC e celebra o sucesso do café de qualidade aliado ao planejamento e à sustentabilidade.
L

De RO para o mundo: capacitação do sistema FAPERON impulsiona cafés robustas amazônicos na SIC

O vice-presidente da Faperon, Alex Guaitolini, destacou na SIC o papel do sistema Faperon, Senar e sindicatos rurais na valorização e capacitação dos produtores de café de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L
Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca sete médicos aprovados em concurso público

Convocação foi publicada no Diário Oficial e prazo para posse termina em 4 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação.
L
Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Governo de RO amplia oportunidades de emprego com mais de 2,8 mil vagas pelo Sine Estadual

Mais de 500 novas oportunidades foram abertas nesta semana em diferentes municípios de Rondônia.
L
Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L

POLÍTICA

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Após solicitação de Pedro Fernandes, DER inicia manutenção da RO-459 em Rio Crespo

Serviço atende indicação do deputado estadual Pedro Fernandes e recupera trecho essencial para o transporte e o escoamento da produção regional.
L
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Parlamentar destacou a importância da universidade pública para o desenvolvimento de Rondônia e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da educação superior no estado.
L

Pedro Fernandes indica criação do Refaz Ambiental para negociar multas e dar segurança jurídica em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) propôs ao Governo de Rondônia a instituição do Refaz Ambiental, um programa específico para negociar e parcelar multas ambientais.
L
Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Programa de Residência e novas regras de custas do TJRO são aprovados pela Assembleia de Rondônia

Deputados aprovaram três projetos do Tribunal de Justiça que tratam de emolumentos extrajudiciais, custas forenses e da criação de programa de residência profissional.
L
Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Deputada Cláudia de Jesus solicita implantação de mamógrafo em hospital de Guajará-Mirim

Parlamentar pediu à Sesau estudo técnico e orçamentário para instalação do equipamento no Hospital Regional Júlio Pérez, ampliando o acesso à saúde da mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Acidente entre carro elétrico e motocicleta deixa mulher ferida em Porto Velho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Pinheiro Machado com a Rua Ananias Ferreira de Andrade, no Bairro Igarapé, Zona Leste; condutora da Biz teria sofrido grave lesão na cabeça.
14

Jogador do Dallas Cowboys, Marshawn Kneeland é encontrado morto após perseguição policial no Texas

O defesa Marshawn Kneeland (24), do Dallas Cowboys, foi encontrado morto após fugir de uma perseguição policial no Texas na quarta-feira (5).
18
PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

PF deflagra a Operação Dupla Face em combate a fraudes previdenciárias no INSS

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no Distrito de Realidade, em Humaitá/AM.
10
Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Ex-deputado Paulo Frateschi é morto pelo filho em São Paulo

Membro histórico do PT, Paulo Frateschi foi agredido a faca em sua casa, no bairro da Lapa, e não resistiu ao ferimento; Francisco Frateschi é o suspeito do crime.
18
PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

PRF em Rondônia apreende quase 14 kg de skunk

A droga foi despachada em um ônibus de viagem intermunicipal
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: V GRETZLER – ME

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L
INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

INCLUSÃO: SALA BRAILLE promove capacitação aos funcionários do TRE RO

Curso ocorre de 3 a 7 de novembro e visa promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência visual no ambiente institucional, em parceria com a ASDEVRON.
L

Agenda News: Grego Original Pub esquenta o fim de semana

Happy hour com entrada gratuita, feijoada com rock e tributos épicos agitam Porto Velho com música e diversão para toda família.
L
Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Entenda como funciona o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF)

Lançado oficialmente na COP30 em Belém, o TFFF é um mecanismo de financiamento inovador que combina capital público e privado para recompensar financeiramente países com florestas tropicais que comprovem a preservação de suas áreas, pagando por resultados.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CAMOR COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENCA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00146.003/2025
L
Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Ex-ministro Onyx Lorenzoni diz à CPMI do INSS que fraude em descontos é antiga e recorrente

Convidado a depor, Lorenzoni, ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, afirmou que já estava ciente do problema de descontos associativos indevidos ao assumir a pasta e defendeu as ações administrativas tomadas pelo governo Bolsonaro.
L
Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Estados do Nordeste apoiam propostas de segurança pública do governo federal

Consórcio Nordeste manifesta apoio à PEC da Segurança e ao Projeto de Lei Antifacção, destacando a necessidade de integração e inteligência para combater o poder financeiro do crime organizado.
L

RESULTADO PARCIAL: Dois cafés acreanos avançam para o Top 15 do Coffee of the Year 2025

Vanderlei de Lara e Wagner Alvares representam o estado na final do principal concurso de cafés do Brasil, reforçando o crescimento da cafeicultura acreana na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L

Cafeicultor do Acre, Wagner Souza, pode levar hoje o Robusta Amazônico ao pódio nacional

Produtor de Acrelândia volta a figurar entre os 30 melhores cafés canéfora do Brasil, destacando o potencial do robusta acreano durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.