QUARTA-FEIRA, 20/08/2025
Publicidade

L

Mundo

Em posse de parlamentares, presidente eleito de Moçambique pede paz

Deputados eleitos para 10ª Legislatura assumem nesta segunda

Por RTP - 20

Publicado em 

Em posse de parlamentares, presidente eleito de Moçambique pede paz
REUTERS/SIPHIWE SIBEKO/PROIBIDA REPRODUÇÃO

A Assembleia da República de Moçambique deu posse, nesta segunda-feira (13) aos deputados eleitos para a 10ª legislatura. Presente na cerimônia, o presidente eleito, Daniel Chapo, apontou a necessidade de manter a paz e a estabilidade no país, e apelou à colaboração do novo parlamento.

“O apelo que eu queria aproveitar para fazer (…) é realmente a necessidade de mantermos a paz, a estabilidade social, econômica, política ao nível do nosso país, de forma que possamos continuar a desenvolver o nosso país”, afirmou Daniel Chapo, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Maputo, antes do início da cerimônia de investidura.

“Espero uma excelente colaboração [com o novo parlamento]. Como sabe muito bem para além do partido Frelimo temos também o Podemos, vamos ter a Renamo, o MDM, todos estes partidos ou bancadas parlamentares representam os anseios dos moçambicanos. Daí que é muito importante haver um debate aberto, franco”, afirmou ainda o presidente eleito.

Chapo, que toma posse na próxima quarta-feira (20), espera que “nos próximos dias possa continuar este ambiente calmo e sereno que estamos registrando em nossa capital, Maputo, e em função disso se possa realmente criar condições para um ato como este que está ocorrendo hoje”.

Renamo e MDM ausentes

Os partidos Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), forças da oposição, cumpriram o que haviam prometido e não estiveram presentes na cerimônia de posse dos parlamentares eleitos em 9 de outubro.

“O dados apurados indicam que estão presentes nesta sala 210 deputados eleitos, sendo 171 da bancada parlamentar da Frelimo e 39 do partido Podemos, zero da Renamo e zero do MDM”, confirmou o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que dirigiu a investidura dos deputados, na manhã de hoje.

“O partido Renamo entende que esta cerimônia está desprovida de qualquer valor solene e por isso constitui um ultraje social e desrespeito à vontade dos moçambicanos, pelo que não fará parte desta cerimônia de posse”, afirmou no domingo (12) o porta-voz do até agora maior partido da oposição, Marcial Macome, à margem da reunião da comissão política nacional da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Os 250 deputados eleitos para a 10ª Legislatura da Assembleia da República – 28 da Renamo, contra os atuais 60 – foram convocados para tomar posse nesta segunda-feira, na cerimônia solene a ser dirigida pelo atual presidente Filipe Nyusi.

Da mesma forma, os oito deputados eleitos pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) – seis dos quais foram reeleitos – não vão participar da posse, disse no domingo à agência Lusa o presidente do ainda terceiro maior partido, Lutero Simango.

Os acessos ao Parlamento moçambicano, em Maputo, estavam com forte esquema de segurança, com várias barricadas, horas antes da cerimônia de posse.

Da agenda da convocatória da sessão solene constava ainda a eleição do presidente da Assembleia da República para a nova legislatura, cargo atualmente ocupado por Esperança Bias.

A ex-ministra do Trabalho Margarida Talapa, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder e que mantém a maioria no Parlamento), foi eleita pelos deputados para o cargo de presidente da Assembleia da República.

Podemos “soberano”

O presidente do Partido Otimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos) afirmou hoje que se “conformou” com os resultados proclamados pelo Conselho Constitucional, indicando que o partido é “soberano” diante da decisão da dar posse a seus deputados.

“Os partidos são soberanos, alguns podem não nos entender quando dizemos que vamos assumir, mas nós, pela nossa soberania, entendemos que vamos tomar posse porque de fato é muito importante o que vamos fazer hoje”, disse o presidente do Podemos, Albino Forquilha, em declarações à imprensa na entrada do parlamento moçambicano, para testemunhar a tomada de posse dos deputados do seu partido.

Aos jornalistas, Forquilha disse ainda que ao tomar posse, os membros do seu partido passarão a lutar pela “justiça eleitoral” dentro das instituições legais.

“Há irrecorribilidade dos resultados e nos conformamos com a ordem constitucional. A luta passa para outra etapa que é discutir os assuntos no parlamento, por isso achamos que é importante tomar posse”, declarou Albino Forquilha, indicando que os deputados do seu partido vão introduzir uma “nova cultura” de ser e estar no parlamento.

Dois meses e meio de tensão

O processo em torno das eleições gerais ficou marcado nos últimos dois meses e meio por tensões sociais, manifestações e paralisações contestando os resultados que já provocaram quase 300 mortos e mais de 600 baleados.

O principal líder da oposição, Venâncio Mondlane, já apelou a novas manifestações para denunciar o que considera ser uma eleição “roubada”.

Venâncio Mondlane apresentou-se sozinho nas eleições presidenciais, apoiado pelo partido Podemos. Segundo a sua própria contagem, obteve 53% dos votos nas eleições presidenciais e é o “presidente eleito do povo moçambicano”.

Ele então apelou a uma mobilização “pacífica” para rejeitar, uma vez mais, os resultados eleitorais que considera estarem enviesados por instituições eleitorais e judiciais demasiado próximas do governo.

Venâncio Mondlane, de 50 anos, é um antigo deputado e comentarista de televisão. Ele regressou a Moçambique na quinta-feira (9), após dois meses e meio de exílio, para um local não revelado, por temer pela sua segurança na sequência do assassinato de dois dos seus familiares em outubro.

Milhares de apoiadores festejaram o seu regresso à capital Maputo, mas estas manifestações de alegria rapidamente se transformaram em confrontos com a polícia de choque, deixando várias pessoas mortas.

Desde outubro, a violência pós-eleitoral – que evoluiu para um protesto mais generalizado contra o poder e a disfunção do Estado neste país pobre e altamente desigual – causou cerca de 300 mortos, segundo uma ONG moçambicana.

A agitação vem pesando na economia, perturbando o comércio com a vizinha África do Sul e afetando o abastecimento de petróleo, os transportes e a indústria.

No sábado, Mondlane que tem muitos seguidores nas redes sociais postou que, de segunda a quarta-feira, “estes três dias são importantes para decidir o que o povo quer para o seu futuro”.

“Temos de declarar uma greve nacional” e ‘paralisar as atividades durante estes três dias’.

Quando chegou ao aeroporto de Maputo, na quinta-feira, vestindo um terno elegante, óculos escuros e um colar de flores brancas no pescoço, disse estar pronto para o diálogo com as autoridades.

Ex-presidente

O ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano reconheceu que “há muitas coisas que não estão bem” no país, indicando que o parlamento moçambicano deve contribuir na busca de soluções para pôr fim à crise pós-eleitoral.

“Penso que há muita coisa a discutir, há muitas coisas que não estão bem no país, todos sabemos disso, então é preciso encontrar formas de encontrar soluções. Todo o debate deve ser em busca de soluções, recriminação, não recriminação são táticas, mas buscar soluções”, disse Chissano, em declarações à imprensa à margem da posse dos 250 deputados parlamentares.

Nas declarações, Joaquim Chissano disse que caberá ao parlamento debater os acordos políticos para a sua transformação em leis na busca da pacificação do país.

“Sempre discutir para encontrar as melhores soluções, melhores leis que possam ser bem executadas por instituições que o mesmo deve contribuir para que sejam criadas instituições credíveis, para que todos estejamos unidos”, disse Chissano.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tensão na América Latina com ameaças de intervenção militar dos EUA na Venezuela

Tensão na América Latina com ameaças de intervenção militar dos EUA na Venezuela

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirma que o país tem como se defender de uma possível invasão, enquanto outros governos da região, como o Brasil, se manifestam contra a intervenção.
L
Governo Trump impõe novas sanções a juízes do TPI

Governo Trump impõe novas sanções a juízes do TPI

A segunda rodada de sanções contra o Tribunal Penal Internacional (TPI) atinge quatro novos funcionários por causa de investigações envolvendo líderes israelenses e autoridades norte-americanas.
L
Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

Doenças de mosquitos se tornam “novo normal” na Europa

O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) alerta que o aumento das temperaturas e verões mais longos estão ampliando a transmissão de doenças como a chikungunya e o vírus do Nilo Ocidental.
L
Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

Espanha combate 21 focos de incêndio com cenário mais favorável

A queda nas temperaturas auxilia o trabalho dos bombeiros, embora cinco focos de incêndio permaneçam em situação crítica.
L
Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Desaceleração do degelo no Ártico surpreende cientistas

Pesquisadores relatam que a variação climática natural causou uma pausa no ritmo do derretimento, mas alertam que é um alívio temporário e o aquecimento global continua a ser uma ameaça.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Um vídeo nas redes sociais registra ataque de búfalo a pescadores

Segundo o registro, o ataque aconteceu nas dependências da área da Fazenda da União Pau d’Óleo, no rio Guaporé.
L

Agenda News: Brow Lamination na Depile-se realça a beleza natural com sobrancelhas alinhadas, volumosas e efeito lifting que transforma o olhar

Durante o atendimento na estética, conversei com a especialista Yasmin Costa e conheci de perto os benefícios da Brow Lamination, técnica que valoriza o olhar e eleva a autoestima com segurança e durabilidade.
L
Teste com análise dos olhos pode diagnosticar autismo em 15 minutos

Teste com análise dos olhos pode diagnosticar autismo em 15 minutos

Um novo exame aprovado nos Estados Unidos utiliza o rastreamento ocular para identificar o autismo em bebês, mas médicos brasileiros ressaltam a necessidade de mais estudos e validade da técnica.
L
Governo Lula sofre primeira derrota na CPMI do INSS após articulação de Coronel Chrisóstomo

Governo Lula sofre primeira derrota na CPMI do INSS após articulação de Coronel Chrisóstomo

Presidência e relatoria da comissão ficaram com a oposição após movimentação liderada pelo deputado federal de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento em Vista Alegre do Abunã

Deputada Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento em Vista Alegre do Abunã

Medida busca aumentar a segurança da população diante do crescimento da criminalidade.
L
Dra. Taíssa reconhece legitimidade da pauta dos servidores da educação em sessão da Alero

Dra. Taíssa reconhece legitimidade da pauta dos servidores da educação em sessão da Alero

Parlamentar destaca valorização dos profissionais e solicita melhorias na infraestrutura escolar
L

Flávio Dino afirma que decisão sobre Lei Magnitsky não tem relação com queda da Bolsa de São Paulo

Ministro do STF destacou que Brasil não é obrigado a acatar sanções unilaterais dos EUA aplicadas contra Alexandre de Moraes
L
Deputada Dra. Taíssa participa da entrega do Programa Mais Calcário em Nova Mamoré

Deputada Dra. Taíssa participa da entrega do Programa Mais Calcário em Nova Mamoré

Incentivo fortalece agricultura e garante sustentabilidade na produção rural de Rondônia
L
Dra. Taíssa garante cursos da Escola do Legislativo na 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Dra. Taíssa garante cursos da Escola do Legislativo na 7ª Festa do Leite em Nova Mamoré

Nos dias 28 e 29 de agosto, cursos gratuitos de primeiros socorros e fotografia serão oferecidos à comunidade durante o evento no distrito de Palmeiras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Tutores entram em briga física em Belém após cães se cumprimentarem cheirando o traseiro um do outro

Discussão começou pelo comportamento natural dos cães e evoluiu para agressão entre os donos; vídeo da cena viralizou nas redes sociais
14

“Casos de Família”: participante agride ex-namorada durante programa e é expulso do palco

Episódio do SBT discutia stalking quando Gabriel empurrou a ex-namorada Jasmin; apresentadora Christina Rocha reagiu e pediu contenção imediata
12

PRF dispara oito vezes em carro na BR-040; mulher de 23 anos morre e outra é baleada, diz depoimento

Agente afirmou que tiros foram na altura dos pneus após veículo supostamente tentar fugir; família contesta versão e diz que carro estava parado
16
Influenciador morre durante live após ser alvo de violência e humilhações na França

Influenciador morre durante live após ser alvo de violência e humilhações na França

A morte de Graven ocorreu durante uma transmissão ao vivo, na qual ele foi alvo de violência e humilhações. O caso está sob investigação do Ministério Público de Nice, na França.
18

Cavalo mutilado em Bananal morreu por exaustão após 15 km de cavalgada, diz Polícia

Homem amputou duas patas e desferiu golpes no animal já morto; caso gerou repercussão nacional nas redes sociais
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Linha 35 recebe melhorias em 47 km com parceria entre Governo de RO e Prefeitura de Candeias do Jamari

Linha 35 recebe melhorias em 47 km com parceria entre Governo de RO e Prefeitura de Candeias do Jamari

Obras de infraestrutura na Linha 35, em Vila Samuel, incluem revestimento primário, bueiros e limpeza lateral, beneficiando moradores e produtores.
L
Superação marca conquista da CNH por duas candidatas com deficiência em Ji-Paraná

Superação marca conquista da CNH por duas candidatas com deficiência em Ji-Paraná

Pelo programa CNH Sem Barreiras, Caroline e Jaqueline conquistaram a Carteira Nacional de Habilitação com apoio de veículos adaptados em Rondônia.
L
Custo da cesta básica de alimentos diminui em 15 das 27 capitais brasileiras em julho

Custo da cesta básica de alimentos diminui em 15 das 27 capitais brasileiras em julho

De acordo com a Conab e o Dieese, a queda foi puxada pelo menor preço do arroz, carne bovina, açúcar e feijão.
L
Prefeitura de Jaru inaugura farmácia básica no Setor 08 e amplia acesso a medicamentos

Prefeitura de Jaru inaugura farmácia básica no Setor 08 e amplia acesso a medicamentos

Nova unidade descentralizada vai atender moradores do Setor 08, Jardim Primavera e Jardim Europa, oferecendo mais de 200 tipos de medicamentos.
L
Campanha nacional contra o capacitismo critica preconceito e falta de inclusão

Campanha nacional contra o capacitismo critica preconceito e falta de inclusão

O ativista Ivan Baron, que participou da posse de Lula, une-se à campanha “Xô Capacitismo” para conscientizar a população e combater a discriminação contra pessoas com deficiência.
L
Inscrições para o Enem PPL iniciam em 6 de outubro

Inscrições para o Enem PPL iniciam em 6 de outubro

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) terá suas inscrições abertas para participantes voluntários no período de 6 a 24 de outubro.
L
Preço da cesta básica cai em 15 capitais no Brasil em julho

Preço da cesta básica cai em 15 capitais no Brasil em julho

Pela primeira vez, a pesquisa do Dieese e da Conab analisou todas as capitais, e os dados mostram uma queda generalizada nos preços dos alimentos, com exceção do Nordeste.
L
Cobra exótica é encontrada em caixa enviada pelos Correios

Cobra exótica é encontrada em caixa enviada pelos Correios

Filhote de píton albina, que pode chegar a 6 metros de comprimento, foi localizado por funcionários dos Correios em Indaiatuba, interior de São Paulo.
10
Torcedor do São Paulo morre após passar mal durante jogo

Torcedor do São Paulo morre após passar mal durante jogo

O torcedor, que estava com o filho, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros no intervalo da partida.
18

Brasileira de 38 anos morre por câncer raro ligado a prótese de silicone; médicos alertam sobre acompanhamento

Primeiro caso brasileiro de carcinoma espinocelular associado a implantes de silicone foi registrado no Hospital de Amor, em Barretos (SP)
14
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.