SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

L

Mundo

Em posse de parlamentares, presidente eleito de Moçambique pede paz

Deputados eleitos para 10ª Legislatura assumem nesta segunda

Por RTP - 20

Publicado em 

Em posse de parlamentares, presidente eleito de Moçambique pede paz
REUTERS/SIPHIWE SIBEKO/PROIBIDA REPRODUÇÃO

A Assembleia da República de Moçambique deu posse, nesta segunda-feira (13) aos deputados eleitos para a 10ª legislatura. Presente na cerimônia, o presidente eleito, Daniel Chapo, apontou a necessidade de manter a paz e a estabilidade no país, e apelou à colaboração do novo parlamento.

“O apelo que eu queria aproveitar para fazer (…) é realmente a necessidade de mantermos a paz, a estabilidade social, econômica, política ao nível do nosso país, de forma que possamos continuar a desenvolver o nosso país”, afirmou Daniel Chapo, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Maputo, antes do início da cerimônia de investidura.

“Espero uma excelente colaboração [com o novo parlamento]. Como sabe muito bem para além do partido Frelimo temos também o Podemos, vamos ter a Renamo, o MDM, todos estes partidos ou bancadas parlamentares representam os anseios dos moçambicanos. Daí que é muito importante haver um debate aberto, franco”, afirmou ainda o presidente eleito.

Chapo, que toma posse na próxima quarta-feira (20), espera que “nos próximos dias possa continuar este ambiente calmo e sereno que estamos registrando em nossa capital, Maputo, e em função disso se possa realmente criar condições para um ato como este que está ocorrendo hoje”.

Renamo e MDM ausentes

Os partidos Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), forças da oposição, cumpriram o que haviam prometido e não estiveram presentes na cerimônia de posse dos parlamentares eleitos em 9 de outubro.

“O dados apurados indicam que estão presentes nesta sala 210 deputados eleitos, sendo 171 da bancada parlamentar da Frelimo e 39 do partido Podemos, zero da Renamo e zero do MDM”, confirmou o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que dirigiu a investidura dos deputados, na manhã de hoje.

“O partido Renamo entende que esta cerimônia está desprovida de qualquer valor solene e por isso constitui um ultraje social e desrespeito à vontade dos moçambicanos, pelo que não fará parte desta cerimônia de posse”, afirmou no domingo (12) o porta-voz do até agora maior partido da oposição, Marcial Macome, à margem da reunião da comissão política nacional da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Os 250 deputados eleitos para a 10ª Legislatura da Assembleia da República – 28 da Renamo, contra os atuais 60 – foram convocados para tomar posse nesta segunda-feira, na cerimônia solene a ser dirigida pelo atual presidente Filipe Nyusi.

Da mesma forma, os oito deputados eleitos pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) – seis dos quais foram reeleitos – não vão participar da posse, disse no domingo à agência Lusa o presidente do ainda terceiro maior partido, Lutero Simango.

Os acessos ao Parlamento moçambicano, em Maputo, estavam com forte esquema de segurança, com várias barricadas, horas antes da cerimônia de posse.

Da agenda da convocatória da sessão solene constava ainda a eleição do presidente da Assembleia da República para a nova legislatura, cargo atualmente ocupado por Esperança Bias.

A ex-ministra do Trabalho Margarida Talapa, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder e que mantém a maioria no Parlamento), foi eleita pelos deputados para o cargo de presidente da Assembleia da República.

Podemos “soberano”

O presidente do Partido Otimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos) afirmou hoje que se “conformou” com os resultados proclamados pelo Conselho Constitucional, indicando que o partido é “soberano” diante da decisão da dar posse a seus deputados.

“Os partidos são soberanos, alguns podem não nos entender quando dizemos que vamos assumir, mas nós, pela nossa soberania, entendemos que vamos tomar posse porque de fato é muito importante o que vamos fazer hoje”, disse o presidente do Podemos, Albino Forquilha, em declarações à imprensa na entrada do parlamento moçambicano, para testemunhar a tomada de posse dos deputados do seu partido.

Aos jornalistas, Forquilha disse ainda que ao tomar posse, os membros do seu partido passarão a lutar pela “justiça eleitoral” dentro das instituições legais.

“Há irrecorribilidade dos resultados e nos conformamos com a ordem constitucional. A luta passa para outra etapa que é discutir os assuntos no parlamento, por isso achamos que é importante tomar posse”, declarou Albino Forquilha, indicando que os deputados do seu partido vão introduzir uma “nova cultura” de ser e estar no parlamento.

Dois meses e meio de tensão

O processo em torno das eleições gerais ficou marcado nos últimos dois meses e meio por tensões sociais, manifestações e paralisações contestando os resultados que já provocaram quase 300 mortos e mais de 600 baleados.

O principal líder da oposição, Venâncio Mondlane, já apelou a novas manifestações para denunciar o que considera ser uma eleição “roubada”.

Venâncio Mondlane apresentou-se sozinho nas eleições presidenciais, apoiado pelo partido Podemos. Segundo a sua própria contagem, obteve 53% dos votos nas eleições presidenciais e é o “presidente eleito do povo moçambicano”.

Ele então apelou a uma mobilização “pacífica” para rejeitar, uma vez mais, os resultados eleitorais que considera estarem enviesados por instituições eleitorais e judiciais demasiado próximas do governo.

Venâncio Mondlane, de 50 anos, é um antigo deputado e comentarista de televisão. Ele regressou a Moçambique na quinta-feira (9), após dois meses e meio de exílio, para um local não revelado, por temer pela sua segurança na sequência do assassinato de dois dos seus familiares em outubro.

Milhares de apoiadores festejaram o seu regresso à capital Maputo, mas estas manifestações de alegria rapidamente se transformaram em confrontos com a polícia de choque, deixando várias pessoas mortas.

Desde outubro, a violência pós-eleitoral – que evoluiu para um protesto mais generalizado contra o poder e a disfunção do Estado neste país pobre e altamente desigual – causou cerca de 300 mortos, segundo uma ONG moçambicana.

A agitação vem pesando na economia, perturbando o comércio com a vizinha África do Sul e afetando o abastecimento de petróleo, os transportes e a indústria.

No sábado, Mondlane que tem muitos seguidores nas redes sociais postou que, de segunda a quarta-feira, “estes três dias são importantes para decidir o que o povo quer para o seu futuro”.

“Temos de declarar uma greve nacional” e ‘paralisar as atividades durante estes três dias’.

Quando chegou ao aeroporto de Maputo, na quinta-feira, vestindo um terno elegante, óculos escuros e um colar de flores brancas no pescoço, disse estar pronto para o diálogo com as autoridades.

Ex-presidente

O ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano reconheceu que “há muitas coisas que não estão bem” no país, indicando que o parlamento moçambicano deve contribuir na busca de soluções para pôr fim à crise pós-eleitoral.

“Penso que há muita coisa a discutir, há muitas coisas que não estão bem no país, todos sabemos disso, então é preciso encontrar formas de encontrar soluções. Todo o debate deve ser em busca de soluções, recriminação, não recriminação são táticas, mas buscar soluções”, disse Chissano, em declarações à imprensa à margem da posse dos 250 deputados parlamentares.

Nas declarações, Joaquim Chissano disse que caberá ao parlamento debater os acordos políticos para a sua transformação em leis na busca da pacificação do país.

“Sempre discutir para encontrar as melhores soluções, melhores leis que possam ser bem executadas por instituições que o mesmo deve contribuir para que sejam criadas instituições credíveis, para que todos estejamos unidos”, disse Chissano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Tempestade polar em Gaza deixa 11 mortos e agrava crise humanitária

Tempestade polar em Gaza deixa 11 mortos e agrava crise humanitária

Pelo menos 11 mortos e vários feridos foram confirmados após uma tempestade polar em Gaza que causou o desabamento de casas e inundou tendas de milhares de pessoas deslocadas.
L
Japão suspende alerta após terremoto de magnitude 6,9 atingir nordeste

Japão suspende alerta após terremoto de magnitude 6,9 atingir nordeste

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) retirou o aviso de tsunami emitido depois que um terremoto de magnitude 6,9 atingiu o nordeste do país, sendo o segundo grande tremor na mesma região em poucos dias.
L
Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Venezuela classifica apreensão de petroleiro por EUA como roubo e pirataria

Governo de Nicolás Maduro classifica a tomada do navio petroleiro em águas internacionais como “roubo descarado” e acusa os EUA de estarem em um plano deliberado de saque das riquezas energéticas venezuelanas.
L
Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente da Bolívia Luis Arce é detido para depor sobre suposto desvio de dinheiro

Ex-presidente boliviano Luis Arce, que deixou o cargo no mês passado, foi detido pela polícia para prestar depoimento em investigação de suposto desvio de dinheiro; ex-ministra do seu gabinete alega perseguição política.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L

Momento Agro: Engenheiro Agrônomo Henrique da Agromotores no Sábado

Neste sábado, dia 13, às 11h, o Momento Agro traz uma entrevista especial com o engenheiro agrônomo Henrique, da Agromotores, abordando temas essenciais para quem vive e produz no campo, com foco em pastagens bem manejadas, recuperação de áreas degradadas e aumento da eficiência produtiva.
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

CNH sem autoescola: quem já estava matriculado pode pedir reembolso?

A mudança nas regras da CNH reduz exigências em autoescolas e levanta dúvidas sobre devolução de valores pagos por aulas teóricas e práticas ainda não realizadas.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Parlamentar solicita informações detalhadas ao Governo sobre empresas de transporte por aplicativo e o cumprimento das exigências para concessão de isenção do IPVA.
L
Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ladrão se arrepende e devolve sacola após descobrir uniforme de vítima em Porto Velho

Ocorrência de roubo com desfecho inusitado foi registrada por câmera no bairro Igarapé, onde o assaltante retornou para devolver o pertence da vítima ao constatar que era apenas seu uniforme de trabalho, em um caso de ladrão devolve sacola.
14
PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

PM e Canil apreendem 5 kg de maconha em depósito em Rondônia

Ação conjunta da Força Tática e do Canil do 2º BPM, com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 5,6 kg de maconha em uma encomenda que tinha São Paulo como destino, após apreensão de maconha.
10
Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Colisão com três veículos na Avenida Brasil deixa um ferido em RO

Acidente próximo ao Parque Colina envolveu Corsa, Fiat Uno e Toyota Corolla, deixando o motorista do Uno ferido. O condutor do Corsa, que invadiu a contramão, recusou o bafômetro e foi preso pela colisão com três veículos.
16
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em RO

Acidente no cruzamento da Rua T24 com a K4 envolveu um carro Hyundai e uma motocicleta, resultando no motociclista ferido, que foi socorrido pelo SAMU em colisão entre carro e moto em Ji-Paraná.
12
Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Câmera flagra jovem furtando capacete de moto estacionada em Vilhena

Um indivíduo foi filmado por câmera de segurança no bairro Embratel, em Vilhena, furtando um capacete que estava sobre uma motocicleta, após rondar o comércio à procura de oportunidade para cometer o furto de capacete em Vilhena.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

AJEB São Paulo lança coletânea e destaca participação de oito escritoras de Rondônia

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em São Paulo (AJEB-SP) lançou a coletânea “Paulistânea: Ainda Somos Nós?”, que conta com a expressiva participação de autoras rondonienses para fortalecer a escrita feminina no Brasil.
L

Requerimento da Licença Ambiental: NORTE PESCA E NAUTICA LTDA

LAMP – LICENÇA AMBIENTAL DE MÉDIO PORTE
L
Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Morto em confronto com a polícia escapou de chacina em Vilhena em 2022

Rogério Soares da Silva Junior, de 27 anos, foi o único sobrevivente de um ataque com três óbitos há três anos, sendo morto nesta sexta-feira durante a Operação Quimera após escapar de chacina em Vilhena.
10
Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Desigualdades sociais dificultam acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Levantamento revela que crianças de baixa renda, negras e moradoras do Norte e Nordeste enfrentam maiores barreiras para ingresso em creches e pré-escolas.
L
Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Ator de Stranger Things deixa escapar possível spoiler do final e reforça teoria dos fãs

Declaração sugere reviravolta envolvendo Vecna no encerramento da série.
L
Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Jovem é presa após engolir 25 porções de cocaína e passar mal na zona leste

Uma jovem é presa após engolir cocaína em Porto Velho; a suspeita, de 21 anos, foi levada à Policlínica Dr. José Adelino, onde o raio-x revelou as 25 porções do entorpecente em seu corpo.
12
Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.