SEXTA-FEIRA, 21/11/2025

Em destaque

L

Mundo

Em posse de parlamentares, presidente eleito de Moçambique pede paz

Deputados eleitos para 10ª Legislatura assumem nesta segunda

Por RTP - 20

Publicado em 

Em posse de parlamentares, presidente eleito de Moçambique pede paz
REUTERS/SIPHIWE SIBEKO/PROIBIDA REPRODUÇÃO

A Assembleia da República de Moçambique deu posse, nesta segunda-feira (13) aos deputados eleitos para a 10ª legislatura. Presente na cerimônia, o presidente eleito, Daniel Chapo, apontou a necessidade de manter a paz e a estabilidade no país, e apelou à colaboração do novo parlamento.

“O apelo que eu queria aproveitar para fazer (…) é realmente a necessidade de mantermos a paz, a estabilidade social, econômica, política ao nível do nosso país, de forma que possamos continuar a desenvolver o nosso país”, afirmou Daniel Chapo, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, em Maputo, antes do início da cerimônia de investidura.

“Espero uma excelente colaboração [com o novo parlamento]. Como sabe muito bem para além do partido Frelimo temos também o Podemos, vamos ter a Renamo, o MDM, todos estes partidos ou bancadas parlamentares representam os anseios dos moçambicanos. Daí que é muito importante haver um debate aberto, franco”, afirmou ainda o presidente eleito.

Chapo, que toma posse na próxima quarta-feira (20), espera que “nos próximos dias possa continuar este ambiente calmo e sereno que estamos registrando em nossa capital, Maputo, e em função disso se possa realmente criar condições para um ato como este que está ocorrendo hoje”.

Renamo e MDM ausentes

Os partidos Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e Movimento Democrático de Moçambique (MDM), forças da oposição, cumpriram o que haviam prometido e não estiveram presentes na cerimônia de posse dos parlamentares eleitos em 9 de outubro.

“O dados apurados indicam que estão presentes nesta sala 210 deputados eleitos, sendo 171 da bancada parlamentar da Frelimo e 39 do partido Podemos, zero da Renamo e zero do MDM”, confirmou o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, que dirigiu a investidura dos deputados, na manhã de hoje.

“O partido Renamo entende que esta cerimônia está desprovida de qualquer valor solene e por isso constitui um ultraje social e desrespeito à vontade dos moçambicanos, pelo que não fará parte desta cerimônia de posse”, afirmou no domingo (12) o porta-voz do até agora maior partido da oposição, Marcial Macome, à margem da reunião da comissão política nacional da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Os 250 deputados eleitos para a 10ª Legislatura da Assembleia da República – 28 da Renamo, contra os atuais 60 – foram convocados para tomar posse nesta segunda-feira, na cerimônia solene a ser dirigida pelo atual presidente Filipe Nyusi.

Da mesma forma, os oito deputados eleitos pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) – seis dos quais foram reeleitos – não vão participar da posse, disse no domingo à agência Lusa o presidente do ainda terceiro maior partido, Lutero Simango.

Os acessos ao Parlamento moçambicano, em Maputo, estavam com forte esquema de segurança, com várias barricadas, horas antes da cerimônia de posse.

Da agenda da convocatória da sessão solene constava ainda a eleição do presidente da Assembleia da República para a nova legislatura, cargo atualmente ocupado por Esperança Bias.

A ex-ministra do Trabalho Margarida Talapa, da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder e que mantém a maioria no Parlamento), foi eleita pelos deputados para o cargo de presidente da Assembleia da República.

Podemos “soberano”

O presidente do Partido Otimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos) afirmou hoje que se “conformou” com os resultados proclamados pelo Conselho Constitucional, indicando que o partido é “soberano” diante da decisão da dar posse a seus deputados.

“Os partidos são soberanos, alguns podem não nos entender quando dizemos que vamos assumir, mas nós, pela nossa soberania, entendemos que vamos tomar posse porque de fato é muito importante o que vamos fazer hoje”, disse o presidente do Podemos, Albino Forquilha, em declarações à imprensa na entrada do parlamento moçambicano, para testemunhar a tomada de posse dos deputados do seu partido.

Aos jornalistas, Forquilha disse ainda que ao tomar posse, os membros do seu partido passarão a lutar pela “justiça eleitoral” dentro das instituições legais.

“Há irrecorribilidade dos resultados e nos conformamos com a ordem constitucional. A luta passa para outra etapa que é discutir os assuntos no parlamento, por isso achamos que é importante tomar posse”, declarou Albino Forquilha, indicando que os deputados do seu partido vão introduzir uma “nova cultura” de ser e estar no parlamento.

Dois meses e meio de tensão

O processo em torno das eleições gerais ficou marcado nos últimos dois meses e meio por tensões sociais, manifestações e paralisações contestando os resultados que já provocaram quase 300 mortos e mais de 600 baleados.

O principal líder da oposição, Venâncio Mondlane, já apelou a novas manifestações para denunciar o que considera ser uma eleição “roubada”.

Venâncio Mondlane apresentou-se sozinho nas eleições presidenciais, apoiado pelo partido Podemos. Segundo a sua própria contagem, obteve 53% dos votos nas eleições presidenciais e é o “presidente eleito do povo moçambicano”.

Ele então apelou a uma mobilização “pacífica” para rejeitar, uma vez mais, os resultados eleitorais que considera estarem enviesados por instituições eleitorais e judiciais demasiado próximas do governo.

Venâncio Mondlane, de 50 anos, é um antigo deputado e comentarista de televisão. Ele regressou a Moçambique na quinta-feira (9), após dois meses e meio de exílio, para um local não revelado, por temer pela sua segurança na sequência do assassinato de dois dos seus familiares em outubro.

Milhares de apoiadores festejaram o seu regresso à capital Maputo, mas estas manifestações de alegria rapidamente se transformaram em confrontos com a polícia de choque, deixando várias pessoas mortas.

Desde outubro, a violência pós-eleitoral – que evoluiu para um protesto mais generalizado contra o poder e a disfunção do Estado neste país pobre e altamente desigual – causou cerca de 300 mortos, segundo uma ONG moçambicana.

A agitação vem pesando na economia, perturbando o comércio com a vizinha África do Sul e afetando o abastecimento de petróleo, os transportes e a indústria.

No sábado, Mondlane que tem muitos seguidores nas redes sociais postou que, de segunda a quarta-feira, “estes três dias são importantes para decidir o que o povo quer para o seu futuro”.

“Temos de declarar uma greve nacional” e ‘paralisar as atividades durante estes três dias’.

Quando chegou ao aeroporto de Maputo, na quinta-feira, vestindo um terno elegante, óculos escuros e um colar de flores brancas no pescoço, disse estar pronto para o diálogo com as autoridades.

Ex-presidente

O ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano reconheceu que “há muitas coisas que não estão bem” no país, indicando que o parlamento moçambicano deve contribuir na busca de soluções para pôr fim à crise pós-eleitoral.

“Penso que há muita coisa a discutir, há muitas coisas que não estão bem no país, todos sabemos disso, então é preciso encontrar formas de encontrar soluções. Todo o debate deve ser em busca de soluções, recriminação, não recriminação são táticas, mas buscar soluções”, disse Chissano, em declarações à imprensa à margem da posse dos 250 deputados parlamentares.

Nas declarações, Joaquim Chissano disse que caberá ao parlamento debater os acordos políticos para a sua transformação em leis na busca da pacificação do país.

“Sempre discutir para encontrar as melhores soluções, melhores leis que possam ser bem executadas por instituições que o mesmo deve contribuir para que sejam criadas instituições credíveis, para que todos estejamos unidos”, disse Chissano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

Zelensky recebe plano dos EUA para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano recebeu o esboço de um acordo que incluiria concessões territoriais e restrições militares, e espera discutir a iniciativa com Donald Trump nos próximos dias.
L
China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

China zera importação de soja dos EUA; Brasil registra alta de 29%

Em meio às tensões comerciais, a China não importou soja norte-americana pelo segundo mês seguido em outubro, e as compras do Brasil representaram 75% do total, atingindo 7,12 milhões de toneladas.
L
Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

Alemanha promete 1 bilhão de euros para Fundo Florestas Tropicais

A ministra Marina Silva anunciou em Belém que o aporte alemão foi confirmado, elevando o total prometido ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) para mais de US$ 6,5 bilhões.
L
Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

Trump assina lei para divulgar arquivos sobre Jeffrey Epstein

O presidente dos EUA, Donald Trump, sancionou a legislação que ordena a liberação dos documentos do Departamento de Justiça sobre a investigação do agressor sexual, apesar de ter se oposto à medida anteriormente.
L
ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

ONU aprova Força Internacional Gaza para estabilização

O Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução dos EUA para criar a Força Internacional Gaza e um “Conselho de Paz”, visando a reconstrução e segurança do enclave.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Ensino digital será obrigatório nos municípios a partir de 2026

Municípios que desejam receber recursos do VAAR devem adotar a BNCC da Computação no ensino básico.
L
Porto Velho Luz começa nesta sexta-feira com noite inclusiva para PCDs

Porto Velho Luz começa nesta sexta-feira com noite inclusiva para PCDs

Primeira noite será exclusiva para pessoas com deficiência, com acesso antecipado e ambiente adaptado.
L
Caminhada pela Adoção mobiliza população em Porto Velho

Caminhada pela Adoção mobiliza população em Porto Velho

Ação do TJRO e da Prefeitura reúne comunidade no Espaço Alternativo para incentivar a adoção.
L
INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

INSS passa a exigir biometria para novos benefícios

Cadastro biométrico será obrigatório no INSS a partir de 21 de novembro para combater fraudes.
L
Receita libera consulta a restituições da malha fina

Receita libera consulta a restituições da malha fina

Receita libera consulta a restituições da malha fina
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula indica Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Advogado-Geral da União foi escolhido para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
L
Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Pista de caminhada no Estádio Aglair Tonelli recebe ordem de serviço em Cacoal

Investimento destinado por Cássio Gois atende demanda antiga da comunidade.
L
Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Cristiane Lopes acompanha uso de maquinários que ampliam produção no Joana D’Arc

Emenda já reforça infraestrutura rural e garante avanço para famílias agricultoras.
L
Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Lula agradece gesto dos EUA e busca reduzir tensão bilateral

Presidente vê redução de tarifas dos EUA como passo relevante e diz esperar “zerar celeuma” nas relações comerciais.
L
Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Lula celebra retirada de tarifas pelos EUA

Presidente diz que decisão reforça respeito entre países.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por adulterar sorvete de colega de trabalho com sêmen

O suspeito de 42 anos foi preso por importunação sexual após câmeras de segurança flagrarem o ato em um estabelecimento comercial na Região Metropolitana de Curitiba.
16

Padrasto é preso no DF por estuprar e amarrar enteados de 11 e 13 anos

O homem de 31 anos foi detido em Samambaia, após as vítimas revelarem à mãe os abusos que ocorriam há cerca de dois anos.
16
Professora é assaltada no portão de casa após receber dinheiro na zona sul

Professora é assaltada no portão de casa após receber dinheiro na zona sul

A professora contou que estava em casa quando escutou alguém chamar no portão, e ao abrir foi rendida por dois bandidos. A dupla anunciou o roubo, dizendo saber que a vítima havia acabado de receber um dinheiro.
10

Mulher é importunada sexualmente dentro de posto de saúde no Ceará

O caso de assédio ocorreu em Nova Olinda (CE) na manhã desta quarta-feira (19/11), onde um homem se aproximou da vítima por trás, a agarrou e lambeu seu pescoço enquanto ela estava na fila.
16
Homem é atacado a facadas na zona leste

Homem é atacado a facadas na zona leste

Populares que passavam pelo local avistaram o rapaz caído no chão, sangrando bastante, e sem condições de falar quem teria cometido o crime ou a motivação.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: EDIVANIA DA SILVA PANTOJA

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02384.007/2025-SUL
L

Recebimento de Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO PENTA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO (LAO).
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: L H M DE A SALLES LTDA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.02398.007/2025-SUL
L
Nota de pesar: Mauricio Izaias do Nascimento

Nota de pesar: Mauricio Izaias do Nascimento

Apaixonado por pescaria e por uma boa conversa, ele era daqueles homens que transformavam cada encontro em um momento de alegria, companhia e aprendizado.
L

Recebimento da Dispensa de Licença Ambiental: TREINER ACADEMIA LTDA

DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL N.º 016.02394.007/2025-SUL
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: UILSON BARBERSHOP LTDA

Dispensa de Licenciamento n.º 016.02404.007/2025-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.